Família Dantas

O sobrenome Dantas não está entre os mais populares no Brasil, mas não chega a ser um sobrenome estranho ou raro. Com uma história bastante parecida com a da maioria dos sobrenomes, este tem origem que se difere apenas pelo fato de que é derivado de um outro sobrenome. Confira logo abaixo a história de origem do sobrenome Dantas, informações sobre o brasão da familia, curiosidades e mais.

Origem da Família Dantas

O sobrenome Dantas é português e de origem toponímica, ou seja, origem geográfica. Ele foi dado através da região de Antas em Portugual. Inicialmente, o sobrenome era Antas ou de Antas. Passado o tempo, a família foi se ramificando e o sobrenome evoluiu para Dantas (D’Antas). Mesmo um sobrenome sendo a evolução do outro, dos dois possuem caracteristicas diferentes na família, como o modelo de brasão, que é parecido, mas não igual.

No Brasil a familia Dantas tem tradição na região Seridó do Rio Grande do Norte. Por lá fundaram a cidade de Carnaúba dos Dantas. Os Dantas ainda possuem alguns representantes da família original nas regiões sul e sudeste do país.

Curiosidades do sobrenome Dantas

Os sobrenomes toponímicos têm, em grande parte das vezes, o prefixo “de”, que significa que a família veio de algum lugar, que são provenientes de alguma região. No caso dos Dantas este prefixo se juntou ao que antes era a região de Antas, dando assim um novo rumo a família.

Variantes do sobrenome Dantas

Não existem variantes conhecidas para Dantas desde que o sobrenome foi estabelecido como tal. Antes do surgimento e reconhecimento, pode se encontrar sobrenomes como “D’Antas”, “Antas” ou “De Antas”. Depois do surgimento de Dantas, o sobrenome passou a ser espalhado dessa forma em todos os cantos do mundo”

Brasão da Família Dantas

O brasão das armas oficial da família Dantas é feito de um escudo vermelho com seis losangos prateados colocados em cruz, quatro em pala e três em faixa. De cada lado do escudo tem-se um leão dourado, em duas patas segurando uma espada que passa entre os braços da cruz.

Um outro modelo de brasão dos Dantas é descrito de um modo parecido com o anterior. As cores dos losangos são azuis com bordas duradas e não há leões dourados. Este brasão, no entanto, é mais antigo e pertence à família Antas.

24 Comentários

  1. Edilson Dantas says:

    Sou Edilson Dantas Lopes, bisneto de Luis Soares Dantas de Elesbão Veloso PI. Tem muitos Dantas nessa região. Me orgulho de ter esse sobrenome. Família honesta e integra.

  2. Laurenice França says:

    Meu nome de solteira, Laurenice Dantas de França. Meus pais são Cirilo Dantas de França e Tereza de Jesus de França de São José de Piranhas, Paraíba. Mas o nome de solteira de minha mãe era Tereza de Jesus Tavares Lira. Moramos em Teresina, Piauí.

  3. david dantas says:

    Eu amo meu nome dantas toda minha familia se chama dantas esse no dantas e pelo meu pai david dantas .

  4. Gildete says:

    Gildete Dantas

    Eu sou natural de Nova Floresta na Paraíba, meu Pai é natural de Picuí PB minha mãe natural de Angicos no RN ele Gentil Dantas filho de José Cassimiro Dantas proveniente de Carnaúba dos Dantas no RN, minha Mãe Odete Dantas filha de Manoel Cassimiro Dantas irmão do meu avô paterno também proveniente da cidade de Carnaúba dos Dantas. Sou Dantas dos dois lados e amo minha origem.

  5. César Augusto says:

    Meu nome é César Augusto Soares Dias, sou de Natal RN, não herdei o sobrenome Dantas do meu pai que se chama VENÂNCIO DIAS DANTAS, ele nasceu em Currais Novos e a mãe (Josefa Maria do Espírito Santo Dantas) dele é de Carnaúba Dos Dantas.
    Gostei muito da história, ansioso em contar a ele.

  6. Fábio Dantas says:

    Boa noite amados e amadas!

    Eu me Chamo Fábio Dantas, sou natural da Cidade de Currais Novos e tendo Carnaúba dos Dantas como terra do meu pai. Aproveitando o assunto aqui abordado, tive a oportunidade de ter estudado a Árvore Genealógica da família por 5 gerações! Um estudo que durou quase 6 anos. Me orgulho porém, de poder fazer parte dessa honrosa família e dividir com os demais Dantas a experiência adquirida desde a raíz familiar até meados do século XIX.

    Um grande abraço a todos!

  7. Nilce Alves Dantas says:

    Meu nome é Nilce Dantas, sou paraense. O sobrenome vem de meu pai João Dantas. Não conheço ninguém da família dele. Sei que tenho tia e tios, meus avós paternos já faleceram.Gostaria muito de conhecer o restante dos meus familiares. Gosto muito desse sobrenome e adorei conhecer a história.A familia do meu pai é de vigia-PA.

  8. NICODEMOS DANTAS says:

    Sou Dantas, origem do meu pai EDUARDO DANTAS DO NASCIMENTO, primeiro casamento teve 20 filhos, segundo casamento com minha mãe MARIA FERNANDES DANTAS teve 27 filhos. Moramos no entorno de Brasília, então tem muitos parentes espalhados Brasil a fora rsrs…

    • Everson says:

      Eu sou Everson Dantas Neto de Manoel Dantas só que eu não sei nada sobre os irmãos e pais do meu avô ele já faleceu moro interior de São Paulo Sorocaba meu avô Manuel Dantas quando veio do Nordeste para São Paulo casou-se com a minha avó Benedita dos Santos Bueno naquela época quem mandava era os homens então ele registrou os filhos só no nome dele só com sobrenome dele aí meu pai registrou eu e a minha irmã também só com sobrenome Dantas que é o sobrenome do meu avô que provavelmente pai do meu avô também registrou a ele só no nome dele complicado né kkk

  9. Francisco IVO DANTAS Cavalcanti says:

    Apesar de meu DANTAS não ser o último nome só uso ele, ou seja, IVO DANTAS.
    Sou Juiz Federal do Trabalho aposentado e PROFESSOR TITULAR DE DIREITO CONSTITUCIONAL na Faculdade de Direito do Recife (UFPE).
    O DANTAS é de minha mãe, filha de VIRGÍLIO OTÁVIO PACHECO DANTAS nascido em Ceará Mirim, Rio G.do Norte.

  10. Otimo isto minha familia esta concentra en goias .somos dantas .vamos organizar un encontro .ja vos digo en goias ja somamos pra mais de 300 dantas …sejam ben vindo

  11. Renealdo Dantas says:

    Boa Tarde,
    Gostaride saber mais sobre a geanologia do Cassimiro Justino Dantas, se alguém tiver essa informação ficaria muito grato.

    Renealdo Dantas

  12. Mirian says:

    Amei a história toda, sou Mirian Marques Dantas que vem do meu avô paterno que era Raul Alves Dantas. Felicidades a todos os Dantas!!!!!!

  13. Reginaldo Dantas Araujo says:

    O Brasão com o animal “ANTA” foi inventado por alguém no Brasil sem instrução sobre o real sobrenome D’antas visto que o mesmo é de origem portuguesa e o animal “ANTA” só existe nas Américas.

  14. adelcy modesto teodorp says:

    não assino com o sobre nome dantas,mais tinha muito curiosidade pra saber mais sobre esse sobre nome,revendo em sobre nomes da minha familia,descobri que meu a vó por parte de minha mae,tinha o nome de José Antonio Dantas,e nao tenho mem uma pista mais sobre origen,do meu a vó fiquei muito feliz e orgulhosa da historia desse sobre nome

  15. Aloisia Dantas says:

    amei saber a origem do meu sobrenome

  16. Sou ERIVONALDO DANTAS DA SILVA muito bom sabermos de onde vem às nossas raízes por não somos nada no futuro se não reconhecemos nosso passado pôr que e olhando para traz que fazemos o nosso futuro porque não há futuro sem lembranças do passado seu muito orgulhoso. De ter um nome forte que ao decorrer do tempo ainda existe parabéns a todos os Dantas que ainda dão continuidade a um nome ou sobre no mais de 500 anos parabéns para.nos é viva os Dantas
    0

  17. Thiago Dantas says:

    um dantas sempre paga suas dívidas

    • Cristina Chaves Dantas says:

      Com certeza.!!! A honestidade e um patrimônio Dantas Cristina Dantas Filha de Epson Mota Dantas neta de Manuel da Silva Dantas bisneta de Francisco Barreto Dantas

  18. Suzan Dantas says:

    Adorei saber um pouco da mibha origem

  19. REGINALDO DANTAS DO NASCIMENTO says:

    Eu sou um dos Dantas meu nome Reginaldo Dantas gostei muito da história colocarei esse brasão em Meu colete

  20. IsabelDantas says:

    oie eu sou uma Dantas achei muito legal a Historia *-*

Deixe um comentário