Família Diniz

A família Diniz tem grande popularidade no Brasil. Sua história de origem é bastante interessante e você pode conferir essas curiosidades, variantes e modelos de brasão dos Diniz logo abaixo.

O sobrenome Diniz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Diniz

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar. O nome que deu origem ao sobrenome seria Dinis ou Denis. Desse modo, os filhos do Sr. Dinis ficaram conhecidos como “Fulano filho do senhor Dinis”, o que posteriormente passou a se abreviar e ser disseminado aos descendentes como Diniz.

Dinis, o nome que deu origem ao sobrenome, é uma forma menor de Dionísio, que seria um nome francês. Estes dois foram utilizados como nome e posteriormente o menor ganhou forma de sobrenome de família.

Curiosidades

O nome Dionísio também ficou bastante conhecido por representar o deus do vinho na mitologia Grega. Esta também pode ser o começo de uma origem para este sobrenome.

Variantes do sobrenome Diniz

Dentre as variantes mais comuns para este sobrenome, podemos destacar o Dinis. Este é uma das maneiras mais antigas de se representar esta família e, de certa forma, também a mais original.

Brasão da Família Diniz

Pela sua história de origem, se percebe que este é um nome que pode ter vindo de diversos lugares diferentes. Por este fato, é necessária a conclusão de que podem existir diversos brasões para um mesmo sobrenome. Estes não são da mesma origem, mas não deixam de representar a família Diniz.

Um dos brasões encontrados para esta família é feito de um escudo partido em três partes. As duas primeiras estão lado a lado na parte superior do escudo. A primeira leva uma espécie de ave na cor preta com as asas abertas. A segunda um leão de vermelho. A terceira e maior parte é feita de listras nas cores vermelha e branca.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

59 respostas para “Família Diniz”

  1. Olá , me chamo DEOLINDA MAROZZI DA SILVA, meu pai chamava-se RUBEM DINIZ DA SILVA , minha mãe CAROLINA MAROZZI DA SILVA. Estou à procura de parentes por parte de meu pai. Sei que meu avô paterno chamava-se ARNALDO e minha avó DEOLINDA, oriundos de Portugal.

  2. Oi Gilberto tudo bem, fui que coloquei essa mensagem procurando por parentes do meu avô Daniel Diniz de Andrade, são de Maranguape, somos descendentes de Portugueses. Eu recebi um livro com 8 gerações dos Diniz de Andrade, posso te ajudar. Meu facebook é Maria Gatto, sou do Rio de Janeiro. Entre no meu face, para conversamos, meu avô tinha 9 filhos e Jacinto era um deles. Também morei em Vaz Lobo, kkk

    1. Oi Gilberto tudo bem, fui que coloquei essa mensagem procurando por parentes do meu avô Daniel Diniz de Andrade, são de Maranguape, somos descendentes de Portugueses. Eu recebi um livro com 8 gerações dos Diniz de Andrade, posso te ajudar. Meu facebook é Maria Gatto, sou do Rio de Janeiro. Entre no meu face, para conversamos, meu avô tinha 9 filhos e Jacinto era um deles.

    1. Ola meu avô se chamava José Diniz de Andrade, filho de Daniel Jose de Andrade e Francica Gomes Diniz. Ele tinha um irmao chamado Jacinto. Se essas pessoas sao comuns pra voce. Me envie uma msg.

  3. me chamo Gildo Diniz *meu pai Gilson Diniz filho de Amando Diniz e Luzia Toledo Diniz

    meu Avo natural de TRAZ OS MONTES PORTUGAL os pais do meu avo tinhao videiras em
    traz os montes meu avo aqui no brasil teve 4 filhos // geraldo/*oswaldo/gilson e jacira
    radicouse em B H onde onde fundou as primeira lavanderias posteriormente veio para o
    Rio de Janeiro no bairro de vaz lobo onde fundou 2 tinturaria trazendo seus 4 filhos procuro
    descendentes dos mesmos* contatorecantodabruna@gmail.com

  4. Bom meu nome é Beatriz Diniz, sou neta de Francisco Ferreira Diniz e de Mailde Moreira Balbino Diniz, minha familia é de Minas Gerais de Santo Antonio Do Rio Grande e de Resende RJ, gostaria de saber mais sobre a origem da minha familia. O Diniz da minha vó não é mesmo do meu avô, achei engraçado os dois serem Diniz mais nãos serem parentes…

    1. Boa Tarde!! Sou de Bom Jardim de Minas! Meu nome é Rubens José Diniz, em nossa Cidade tem 2 familias de Diniz. Nessa Regiao de Liberdade, Bocaina de Minas e Aiuruoca tem Diniz por toda parte.

      1. Tbm tenho familia em Liberdade, Bocaina, Mirantão, Aiuruoca, Santo Antonio, Maringua, Maromba, lote 10, vixiii é muito lugar que a familia esta

    2. Eu sou Adelci Diniz . A família Diniz, veio da Itália, quatro irmãos da Itália um ficou em São Bento da Paraíba e outro no jatobá na pb e outro em Caraúbas dos Dantas e outro em pau dos ferros.

  5. Bom meu nome é Beatriz Diniz, sou neta de Francisco Ferreira Diniz e de Mailde Moreira Balbino Diniz, minha familia é de Minas Gerais de Santo Antonio Do Rio Grande e de Resende RJ, gostaria de saber mais sobre a origem da minha familia.

      1. Olá, minha família tem origem no Cerá, na cidade de Jucás. Mais precisamente minha avó foi nascida em São Mateus, Jucás, Ceará. O pai dela chamava-se Manoel Alvez Diniz e a mãe Maria Etelvira de Queiroz. Será que algum de vcs tem alguma pista?

  6. Olá me chamo Helena Diniz , minha família interior de Goiás , meus avós paternos são . Valdete Machado Diniz , Luisa Diniz. Gostaria muito de descobri mas sobre minha família sei que meus tataravos era de Portugal .

    1. Bom dia, Valdete. Gostaria que me informasse a origem do “Machado Diniz”, se é dos avós paternos ou maternos, bem como o nome deles.

  7. Olá , me cham Silvio Romeu da Silva Diniz , meu pai Silvio do Amaral Diniz , meu avô Sebastião Nunes Diniz e meu bisavô Serafim Nunes Diniz .. meu avo Sebastião foi do exercito no anos 30 e trabalhou também com vendedor Singer , nossa familia está concentrada em Ourinhos- SP e Londrina norte do PR , meu avô teve vários irmãos que viveram na região de Ipaussu, Chavantes, Ribeirão Claro .. se tiver alguém ai que se familiarize de um oi ….

    1. OPA TUDO BEM ME CHAMO FELIPE DAMASCENO. ESTOU PESQUISANDO MEUS ANTEPASSADOS, E NO MEIO DA PESQUISA DESCOBRI QUE MEU TATARAVO JOAQUIM DAMASCENO QUE ERA DA REGIAO DE OURINHOS SP. E O INTERESSANTE E QUE ELE TINHA O SOBRENOME DINIZ. E AINDA NAO DESCOBRI O PORQUE DA MUDANCA DE SOBRENOME. VOCE SABE ALGUMA COISA A RESPEITO.

  8. Sou de Maringá, noroeste do Paraná, porém a origem de minha família e da Zona da Mata de Minas Gerais, Manhumirim, Manhuaçu, família tradicional do início do século XX!!!!

  9. Olá me chamo silvio amancio diniz
    a minha avó chama dorantina diniz
    adoro este sobre nome
    Sempre que posso estou pesquisando para tentar descobrir algo novo sobre ele grande abraço a todos DINIZ

  10. Djair Geraldo Diniz filho de José Geraldo Diniz filho de Maria Mota Diniz, todos dá região Nordeste do Brasil e minha Avó ainda foi escrava. Gostaria de saber o início dá História dá Família Diniz no Nordeste.

  11. Meu tataravó se chamava augusto Diniz costa que teve um filho ( dentre outros) que se chamava Lorival Diniz costa Martinez. Ele teve uma filha (dentre outros) que se chamava Maria Isabel que é minha avó. A família Diniz também gerou a familia Martinez.

  12. Meu nome é Levi Malta Diniz, meu pai era Leoclides Malta Diniz e meu avô Francisco Malta Diniz, Nasci no Rio de Janeiro, mas meu pai nasceu em Bom Jesus de Itabapoana, interior do Estado do RJ. Não sei onde meu avô nasceu, muito menos o seu pai, meu bisavô. Não conheço os outros parentes de meu avô nem de meu pai, somente os Diniz que tiveram origem a partir de meu pai: filhos, netos, bisnetos, etc. Se algum Diniz tiver parentesco, peço que entre em contato pois tenho vontade de conhecer.

    1. Levi, um amigo meu (Ewerton) está procurando informações sobre o bisavô dele. O nome do bisavô é Francisco Malta Dinis. O avô do meu amigo, que foi filho do Francisco, tbm nasceu em Itabapoana. Vc descobriu algo sobre o Sr. Francisco?

  13. Meu avô se chamava manduca Diniz da cruz veio de Portugal muito pequeno foi criado em Niterói RJ casou com minha avó que era índia teve que laçar -la

    1. Oi Sandra minhha história é um pouco parecida com a sua tbm tenho Diniz e meu bisavô tbm era Português e minha bisavô uma Índia que foi laçada por ele.

  14. Meu nome é ANTONIO DINIZ, devo ter muitos homônimos no Brasil.
    O mais importante tive o meu ancestral como ” REI DE PORTUGAL ”
    Dom Dini[s/z], o rei Lavrador
    (1261 – 1325)
    Sexto rei de Portugal (1279-1325), nascido em Lisboa, conhecido como o Rei Trovador ou o Rei Lavrador, devido a ter prestado grande dedicação ao desenvolvimento da agricultura. Filho de Afonso III e de sua segunda mulher, Beatriz, e neto de Afonso X de Castela, casou-se com Isabel de Aragão, posteriormente chamada a Rainha Santa pelas suas excepcionais virtudes. Desde cedo foi preparado para ser rei pelo seu pai e quando subiu ao trono português, aclamado em Lisboa (1279), impôs sua autoridade e consolidou a unificação administrativa e cultural da nação. Quando subiu ao trono imediatamente procurou normalizar a situação com a Igreja Católica, jurando ao Papa Nicolau III proteger os interesses de Roma em Portugal. Extinguiu a Ordem do Templo e criou a Ordem de Cristo ligada à Ordem dos Templários. Foi essencialmente um rei administrador e não guerreiro, pois embora tenha se envolvido na guerra com Castela (1295), desistiu dela em troca das vilas de Serpa e Moura. Pelo Tratado de Alcanises (1297) firmou a Paz com Castela, definindo-se nesse tratado as fronteiras atuais entre os dois países ibéricos. Para estimular a agricultura, distribuiu terras a colonos, mandou construir canais e secar pântanos e limitou os privilégios territoriais da igreja e, por isso, foi cognominado O Lavrador ou O Rei-Agricultor. Começou a interessar-se também pelo desenvolvimento do comércio marítimo e aperfeiçoamento dos processos de navegação e contratou marinheiros italianos para virem trabalhar em Portugal e fez convênios comerciais com outros monarcas. Durante seu longo reinado, o comércio também prosperou, com o aumento da extração de metais, a proteção às feiras e a reorganização da Marinha. Beneficiou a literatura e mandou traduzir livros latinos e árabes, inclusive a Geografia de Razis. Adotou o vernáculo nos documentos oficiais e, com o apoio do Papa, criou a primeira universidade portuguesa (1290), que funcionou entre Lisboa e Coimbra, até se fixar nesta última cidade como a famosa Universidade de Coimbra. Começou a usar-se a língua portuguesa nos documentos escritos e foi o primeiro rei português a assinar os seus documentos com o nome completo. Provavelmente o primeiro rei português não analfabeto, foi poeta e protetor de trovadores e jograis e também apelidado de O Rei-Poeta ou O Rei-Trovador pelas cantigas que compôs e pelo desenvolvimento da poesia trovadoresca a que se assistiu no seu reinado. Compôs cerca de 140 cantigas líricas e satíricas, e permaneceu no poder até sua morte, em Santarém, e está sepultado no Convento de São Dinis, em Odivelas. Apesar de ser um bom rei, os últimos anos do seu reinado foram marcados por conflitos internos. O herdeiro, futuro D. Afonso IV, achou que o rei favoreceria seu filho bastardo, Afonso Sanches, e entrou em conflito com o pai, mas não chegou a haver guerra civil.

  15. Bem, faço parte da família Diniz… procuro saber mais a fundo quais meus ancestrais… Meu Bisavô chamava-se Joaquim Pereira Diniz… Casado com Julia do Espirito Santo (acho eu) seus filhos eram Pedro, Rosendo, Sebastião… Segundo relatos… eles eram de Faxinal – Pr

  16. NÃO SATISFIZ MINHA CURIOSIDADE, INCLUSIVE DINIZ, DESIGNA FAMÍLIAS SEM ENTRELAÇAMENTOS ENTRE SÍ, POR ISSO GOSTARIA DE SABER SE TEEM UMA ORIGEM COMUM, E COMO DESCOBRIR-SE OS VERDADEIROS DINIZ E SUA PRIGEM

    1. bom dia.eu procuro primos no brasil por parte da minha avó de portugal,se chamava maria amalia diniz gaiao,tinha uma ervanaria em portugal,se alguem se identeficar envie email

      1. O nome do avôda minha mãe era Francisco Diniz Cravo,era de Portugal, veio para o Brasil muito novo, só restou minha mãe dos 3 irmãos, hoje ela está com 68 anos, creio q o Diniz era por parte da mâe dele, mas minha mãe não lembra do nome dela. Voce conseguiu alguma informação.

          1. Ops,escrevi errado…. meu avô Luiz Diniz Cravo era filho de José Diniz Cravo…. é o José que eu acho que pode ser irmão/filho do Francisco Diniz….. se souber, me mande um email prisvianna@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *