Família Do Patrocínio

A maioria dos sobrenomes registrados aqui no Brasil, mesmo os mais populares não possuem origem tupiniquim. Eles vêm do estrangeiro, mais especificamente de Portugal, Itália, Espanha e Japão. Isso se dá devido a colonização feita quando o país foi descoberto.

Sendo assim, os colonizadores trouxeram seus familiares para o Brasil e passaram a morar aqui, e, posteriormente, constituir família.

Origem da Família Do Patrocínio

A origem do sobrenome Do Patrocínio é bíblica, e tem como significado “nobre do povo que se converteu aos ensinamentos de Cristo”.

Como é possível notar, o sobrenome nada mais é do que uma variação da alcunha Patricio, cujo significado é a nobreza distinta e aristocrata.

Curiosidades do sobrenome Do Patrocínio

Infelizmente, são poucos os países que possuem membros da família Do Patrocínio nos dias atuais. Mais especificamente, há apenas registros de indivíduos com este sobrenome em cinco países. O Brasil, é o território com o maior número de pessoas pertences a família Do Patrocínio, com 620 famílias.

Os demais países e seus respectivos números de famílias são:

– Venezuela (100 famílias);

– França (3 famílias);

– Congo (1 família);

– Espanha (1).

O que podemos perceber com este número é que, ao redor do globo, a família Do Patrocínio está se extinguindo, sendo a maior predominância no Brasil (que ainda assim não é alta, considerando os demais sobrenomes comuns no país).

Segundo dados, a alcunha do Patrocínio é o 375.237° sobrenome mais popular do mundo.

Variantes do sobrenome Do Patrocínio

Diferente da maioria dos sobrenomes, a alcunha Do Patrocínio possui poucas variantes, possuindo apenas três, mais especificamente. São elas:

– De Patrocínio;

– Dupatrocionio;

– Petrocione;

– Patrician;

– Patricio;

– Petrosion.

Todas estas variantes possuem bastante força também nos Estados Unidos.

Brasão da Família Do Patrocínio

Apesar de ser um sobrenome bem antigo, infelizmente não há registros da existência de um brasão da família Do Patrocínio. Mesmo com ferramentas como a internet que facilitam as buscas, não obtivemos nenhum resultado. O único brasão que encontramos foi o da família Patricio, que inclusive possui dois brasões.

O número de pessoas que carregam este sobrenome é muito baixo, o que é uma pena, pois um dia, ele poderá passar a ser raro ou inexistente.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

34 respostas para “Família Do Patrocínio”

  1. Meu nome e Valter Patrocínio, descendente do José Patrocínio, minha família é toda de São Paulo, segundo relatos temos parentes no Rio de janeiro Paraná e Rio grande de sul

    Meu Watts 942294044 quem tiver informações sobre favor nos ajudar, somos parte da família negra de jose do patrocínio,.pois mesmo se casou 02 vezrs, sua primeira mulher era branca e a segunda era negra

    Abs

  2. Sou neta do José Lucinda e Maria Dominga Ribeiro, que faleceram antes de eu nascer, e o meu pai falava de um parente da minha mãe que se chamava José do Patricínio, só não sei o grau de parentesco, e morava no interior de Castro, Paraná. Mas eu era muito pequena, e não cheguei a conhecê-lo, e hoje já estou com 59 anos, e também gostaria de encontrar a minha genealogia.

    1. Oi Bom dia.
      Sou da família Patrocínio.

      O Patrocínio aqui, no Brasil, veio por meio de José do Patrocínio.

      Pobre político, que ficou rico e foi um homem muito importante no Rio de Janeiro.
      Grande empresário.

  3. I have noticed you don’t monetize origemdosobrenome.com.br,
    don’t waste your traffic, you can earn extra cash every month with new monetization method.
    This is the best adsense alternative for any type of website (they approve all websites), for more details simply search in gooogle: murgrabia’s tools

  4. Gente bom dia!

    Estou procurando meus familiares, pois sei que família é a maior herança que temos.
    Minha mãe é josefa francisca de Santana;
    Filha de: Joaquim José de Santana
    Maria Francvisca da Conceição

    Avós da minha mãe por parte de pai:
    Manoel Joaquim de Santana
    Josefa Maria da Conceição

    Avós da minha mãe por parte da mãe
    Manoel Dias da Costa
    Josefa Francisca de Santana

    Somos do estado de Pernambuco.
    Meu e-mail: [email protected]

  5. Eu sou Márcia do patrocínio e minha avó chamava maria marina pereira do patrocínio e avô era José luiz do patrocínio
    Procuro minha família

  6. Tenho Patrocinio dos Santos no nome. Meu avô é Pergentino Patrocinio dos Santos, sempre viveu na região nordeste do Brasil (alí por Gameleira-PE). Busco conhecer a linhagem anterior à meu avô..

  7. Tenho Patrocinio dos Santos no nome. Meu avô é Pergentino Patrocinio dos Santos, sempre viveu na região nordeste do Brasil (alí por Gameleira-PE). Busco conhecer a linhagem anterior à meu avô.

  8. Meu avô se chamava José Patrocínio Eliziario, de origem italiana, nascido entre 1880 a 1900, falecido entre 1994 a 1997, morava no norte do Espírito Santo, Rio Bananal, Colatina, estou em busca de parentes, q tenham informações de onde estar a certidão dele, não sei se nasceu na Itália ou nasceu aq, pois estou em busca da minha cidadania italiana, qualquer informação é muito valiosa, podem m enviar email para [email protected]

  9. Meu nome é Cristiano Gonçalves Patrocinio, filho de Geraldo de Jesus Patrocinio que e filho de Carmita de Jesus Patrocínio cc pessoa desconhecido. Ela era filha de Arminda de Jesus cc Augusto Patrocinio. Ela era Índia acho e ele parece que era português.

    [email protected]

    1. Boa tarde tudo bem?
      Meu nome é Nicolas Teixeira, sou filho de Ary de Jesus Patrocínio Teixeira e neto de Carmita de Jesus Patrocinio.

      Segunda certidão de nascimento da Sra. Carmita, o Sr. Augusto Patrocinio era português, você sabe dizer de qual cidade?

      Estou em busca de minha nacionalidade portuguesa e esta informação é vital para encontrar a certidão do Sr. Augusto

      [email protected]

  10. Meu nome é Jenaina Eliziário, gostaria de saber mais da minha origem, meu avô se chamava Jose Patrocínio Eliziário, e minha avó Maria Francisca de Alcântara Paiva, quem souber de algo pode me enviar email [email protected]

  11. Bom dia! Gostaria de informação sobre meu bisavô que se chamava Antônio José da Rocha era casado com Cecília Estefânia da Rocha que era de Aracati no Ceará. Meus tios me informaram que ele era italiano e veio Ao Ceará conhecer a Cecília.

  12. oi Ricardo meu nome é Eliana Brucci e minha avó era Eliza Gonçalves Brucci filha de Rosa Patrocinio de Jesus e de Sebastião Gonçalves dias eles eram de Ribeirão Preto – Sp.
    Minha mãe também chamava se Eliza Brucci ela Faleceu em 2016 e morava em Franca.
    Ela me dizia que a a avó dela a Rosa que é minha Bisa era de Minas e Biso da Bahia. E que eles tiveram minha avó de filha a e outra filha Chamada Maria Gonçalves Dias que foi morar em Sp.
    Talvez a gente seja parente.
    Um abraço.

  13. Meu nome é JOAQUIM CARLOS FELIX BRAGA PATROCINIO. Moro em TOMAR PORTUGAL de onde descendo dos PATROCINIOS que já cá moram á bastantes anos quantos e que não sei.

    1. oi Regina meu nome é Eliana Brucci e minha avó era Eliza Gonçalves Brucci filha de Rosa Patrocinio de Jesus e de Sebastião Gonçalves dias eles eram de Ribeirão Preto – Sp.
      Minha mãe também chamava se Eliza Brucci ela Faleceu em 2016 e morava em Franca.
      Ela me dizia que a a avó dela a Rosa que é minha Bisa era de Minas e Biso da Bahia. E que eles tiveram minha avó de filha a e outra filha Chamada Maria Gonçalves Dias que foi morar em Sp.
      Talvez a gente seja parente.
      Um abraço.

  14. Meu avo o nome del era jose de carvallo reis y minha av María de mnezes reis o país Divino reís de menezes mis avos era de origen portugués me gustaría saber mis origen

  15. Meu avô se chamava Patrocinio..
    Faleceu a muitos anos..
    Ele era da cidade de Jequitai Minas Gerais..
    Luto para encontrar algum familiar..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *