Família Dornelas

A família Dornelas é pouco conhecida no Brasil. Por aqui este é um sobrenome que pega uma pequena parte da população, mas sua história de origem é bem consistente. Alguns sobrenomes possuem histórias muito abertas, o que permitia que muitas famílias surgissem com o mesmo sobrenome, mas este não é o caso dos Dornelas. Confira abaixo informações sobre a origem do sobrenome Dornelas, variantes ortográficas e brasão da família.

Origem da Família Dornelas

Dornelas é um sobrenome que surgiu em Portugual trata-se de família muito antiga por lá. A família tem por solar a honra de Ornellas ou Dornelas, na terra de Entre Homem e Cávado, no concelho de Amares, distrito de Braga, de onde surgiu o sobrenome. Este, portanto, pode ser considerado um toponímico, ou seja, tem sua origem derivada de uma região, uma localidade.

Existiram outras famílias Dornelas pela Europa e algumas delas até mesmo utilizavam outras variantes ortográficas para se identificar. O sobrenome original era Ornellas e os integrantes da primeira família tinham como sobrenome D’Ornellas, ou De Ornellas, que era a região em questão que deu origem ao sobrenome.

Curiosidades do sobrenome Dornelas

O sobrenome Dornelas e todas as suas variações são pertencentes a uma mesma origem. É possível que esta seja uma família só e que desde o começo até os dias de hoje possuem os mesmos integrantes passando o sobrenome de geração para geração. As mudanças na ortografia são só questão de evolução do sobrenome e não obrigatoriamente porque a família não seja a mesma.

Variantes do sobrenome Dornelas

As variantes ortográficas para Dornelas são Dornelles, Dorneles, Dornellas, Dornelas, Ornellas e Ornelas. Todas estas variantes pertencem à mesma família e, portanto, tem o mesmo brasão. A grafia mudou e evoluiu ao longo do tempo, mas em uma boa chance de os membros da família serem descendentes diretos uns dos outros.

Brasão da Família Dornelas

Como já foi dito, o brasão das armas da família Dornelas é um só, seja para qualquer variante que o sobrenome tiver. Este é um brasão bem característico e pela descrição você será capaz de reconhecer facilmente. O escudo do brasão é feito de azul, com duas sereias separadas por uma faixa transversal dourada. Nesta faixa há três flores-de-lis na cor vermelha.

Este é o brasão oficial da família Dornelas e qualquer variação poderá ser desconsiderada como representante deste sobrenome.

28 Replies to “Família Dornelas”

  1. Suzi Dornelles também sou do RS meu avô era João Dornelles, herdamos esse sobrenome da minha bisavó mãe dele. Sou de Lajeado RS mas natural de Bagé RS

  2. Olá, sou Karina Dornelas de Campinas, SP e tenho familiares em Coromandel – MG. Tenho realizado a genealogia da minha família. Se puderem me escreve. Quem sabe não conseguimos trocar informações.

  3. Dornelles – É um toponímico e vem de Dornelas, uma freguesia portu-guesa do Conselho de Aguiar da Beira. Provavelmente o nome da fregue-sia seja uma corruptela da palavra dorna, que é uma vasilha que se utiliza-va para pisar uvas. Os primeiros a usar o nome, usavam D’ornelas, Orne-las, passando com o tempo para a forma Dornelles. Espalharam-se pelas ilhas açorianas e Madeira. É um sobrenome muito singular, pois só há 21.000 pessoas no mundo todo que o usam, sendo que a maioria quase que absoluta no Brasil (20.000). Por volta de meados do século 17 já exis-tia um famoso fidalgo e politico açoriano de nome Francisco Ornelas da Câmara. Quando da vinda dos casais açoriano ao sul do Brasil, veio um João de Ornelas e Souza. Seu filho, também João, já registrado Dornelles, veio para taquari e é – muito provavelmente – o ancestral da D. Cândida Dornelles, mãe do Presidente Getúlio Dornelles Vargas.

  4. Ornelas com um Ellen por erro de grafia o Ornelas e de origem de minha mãe Braga do meu pai estarei em Portugal em fevereiro de 2020 no Porto e em Braga e tambem em uma Villa próximo a região de Braga chamada dor nas pois observei que coincidentemente minhas origens portuguesas remontam a está região e muito próximas a Villa chamasse dornas e fica próxima a Braga Norte de Portugal segundo também observei através do gabinete portugues de leitura no Rio de Janeiro que dornas é a origem dos Ornelas e ai o que já se sabe de todo o caminho até os três irmãos que foram para o Brasil e se dividiram entre sul sudeste e Nordeste minha origem é do irmão do sudeste no Rio de Janeiro o que inclui os de Minas haja visto Nivaldo Ornelas grande saxofonista e que o conheci acredito que possa ter acrescentado algo e gostaria de obter mais informações sobre as famílias ornelas e Braga obrigado

  5. Olá estou procurando meus antecedentes, minha bisavó chamava-se Maria Dornellas nascida em Lisboa por volta de 1896, casada com José Pereira. Vieram p o Brasil entre 1914/18 fugindo da 1a guerra mundial

    1. Oi Maria, meu avô se chamava João Silvestre Dornelas, filho de Dionísio Dornelas, até onde sei ele era de sete lagoas MG, a senhora por acaso conheceu ou ao menos já ouviu falar de algum deles?

  6. Boa tarde , meu nome é Washington dornela , já meu avô , Isaltino Sebastiao Dornelas , erro de cartório , no sobre nome de meu falecido pai , Paulo Defon Dornela, moro em Campinas SP , gostaria de ir em Portugal onde foi fundada a família Dornelas orgulho desse sobrenome.

    1. ola Rosania, eu estou procurando por regsitros de minha Bizavó nascida em Lisboa pro volta de 1880, no ano de 2020 devo viajar a Portugal par tentar encontrar na Conservatoria ou Torre do Tombo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *