Família Duarte

Os Duarte são família conhecida aqui no Brasil. Pode ser que todos não tenham a mesma origem e ancestrais, mas a história de surgimento da família é basicamente a mesma. Confira abaixo algumas informações, curiosidades e brasão da família Duarte.

O sobrenome Duarte, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Duarte

Este é um sobrenome que ganhou a sua forma em Portugual, embora as suas palavras de origens não tenham surgido por lá. Ele é classificado como um patronímico, uma vez que deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar.

O nome Duarte é uma modificação da forma antiga, mais arcaica: Eduarte. Este pode vir tanto do francês Edouart, quando do Inglês Edward. Como nome próprio ele era mais utilizado como uma variação de Eduardo, nome este bastante popular no Brasil. Assim os filhos do Sr. Duarte passaram a serem conhecidos apenas como “Fulano Duarte” – e assim se propagou ao longo dos tempos.

Curiosidades

O nome que deu origem ao sobrenome (Edward, Edouart, Eduardo) tem o significado de guardião.

Variantes do sobrenome Duarte

Mesmo com tantas variantes no nome próprio que deu origem ao sobrenome, o mesmo não ganhou muitas formas durante o tempo. Por onde foi disseminado entre os descendentes, o mesmo permaneceu Duarte. Este também é um fato curioso, uma vez que suas palavras de origem possuem muitas variações e traduções para outras línguas.

Brasão da Família Duarte

Um dos brasões encontrados para a família Duarte é feito de um escudo partido em quatro. A primeira e a quarta parte possuem um grifo de ouro, enquanto a segunda e terceira são feitas de xadrez em vermelho e ouro. Por cima destas quatro partes se vê um novo escudo de prata com uma rosa vermelha.

Este é um escudo bem bonito e fácil de reconhecer. Confira logo abaixo algumas fotos de modelos de escudos da família Duarte. Não deixe de reparar nas diferenças e principalmente nas semelhanças entre eles.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

130 respostas para “Família Duarte”

  1. Sou da família Durante meu nome e Daniel José Duarte
    E gostaria de saber quem foram meus antepassados…só sei de uma história que minha avó contava de 2 irmãos gêmeos de vieram de Portugal mais não me lembro de mais ND agora não sei se dela ou do meu avô esse sobre nome alguém puder me ajudar

  2. Olá sou lucas carlos duarte sou da família duarte tmb.ate o momento q encontrei de minha família.ate o casamento de meus trisavós eles são de itajuba mg. Estou em portugal e gostaria muito de saber de onde saiu esta minha família.daqui de portugal.meu trisavô. Chama João bento duarte.meu bisavô chama Benedito bento duarte.e meu avô chama Benedito bento duarte filho.e meu pai se chama Antonio Carlos duarte .q trouxe a mim Eu que sou lucas carlos duarte.mais até o momento não encontrei.e meu sonho saber de onde saiu a família duarte daqui para mg brasil.se alguém puder me ajudar entre em contato comigo.

  3. Oi Sintia, sou da família Duarte e há muito tempo meu pai tinha um tio que morava no Rio de Janeiro por nome Samuel Duarte que foi Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. O nome do meu pai é Francisco Duarte e o nome do meu avô é João Vital Duarte. A maior parte dos meus parentes moram na cidade de Esperança e Campina Grande na Paraíba. Meu pai está com 102 anos e ainda vivo Graças a Deus. Meu nome é Maria Aparecida Duarte, moro em João Pessoa-Paraíba.

  4. Achei vário papéis que o Sr. Manoel Duarte de Lima, perdeu enfrente de minha casa.
    Eu estou em Piracicaba, será que alguém conhece este senhor??
    Para eu poder devolver tais boletos, pagos???

  5. Boa noite,

    Me chamo Marcelo Duarte de Araújo Júnior e estou à procura de informações sobre o meu avô paterno, Arlindo Duarte de Araújo e do meu bisavô, que aparentemente se chama Antero Duarte de Araújo, meu pai não chegou a conhecer o meu bisavô então ele não tem certeza se este é o nome dele, e o irmão mais velho do meu pai, meu tio, João Batista Duarte, disse que é provavelmente esse mesmo. Meu bisavô já era falecido quando o meu tio nasceu. O meu bisavô é Italiano, segundo os meus tios, mas eu acredito que talvez ele seja de Origem Espanhola ou Portuguesa, por causa dos sobrenomes. Estou à procura das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, para que eu possa dar entrada ao visto de Dupla Cidadania. E também gostaria de encontrar familiares, quando eu era mais novo meu pai comentou que existem alguns parentes que desapareceram e até hoje nenhum dos meus tios conseguiram reencontrá-los. Agradeço a qualquer tipo de ajuda! 

  6. Boa noite,

    Me chamo Marcelo Duarte de Araújo Júnior e estou à procura de informações sobre o meu avô paterno, Arlindo Duarte de Araújo e do meu bisavô, que aparentemente se chama Antero Duarte de Araújo, meu pai não chegou a conhecer o meu bisavô então ele não tem certeza se este é o nome dele, e o irmão mais velho do meu pai, meu tio, João Batista Duarte, disse que é provavelmente esse mesmo. Meu bisavô já era falecido quando o meu tio nasceu. O meu bisavô é Italiano, segundo os meus tios, mas eu acredito que talvez ele seja de Origem Espanhola ou Portuguesa, por causa dos sobrenomes. Estou à procura das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, para que eu possa dar entrada ao visto de Dupla Cidadania. Agradeço a qualquer tipo de ajuda!

  7. Samuel Durick partiu de Lubeck, Alemanha com seus três filhos: Petrus, Jacobus e Holbein, em 1789. Foram para Portugal, onde trabalharam num sítio de Leopordino Almeida. Após três anos em Portugal, eles aprenderam português e mudaram de nome. Petrus Durick passaou a se chamar Pedro José Moreira; Jacobus Durick passou a se chamar João José Moreira; e Holbein Durick passou a se chamar Manoel José Duarte. Em 1782 Leopordino Almeida migrou para o Brasil trazendo consigo os alemães da família Durick. Partiram de Portugal direto para a Bahia. Se estabeleceram na região de Aratuípe, Jaguaquara, Amargosa e Sul da Bahia. Manoel José Duarte (Holbein Durick) é o patriarca da nossa família Duarte, é o meu Bisavô. Enfim, a minha família Duarte não tem nenhuma raiz em Portugal. Estamos tentando localizar a origem do velho Samuel Durick para descobrir onde nasceu meu bisavô Manoel José Duarte (Holbein Durick). Precisamos resgatar o sobrenome Durick para podermos, enfim, provar nossas raízes europeia, para posteriormente pleteiar à cidania europeia. Alguém tem alguma pista ou dica para me passar? Fico agradecido!

  8. Bom Dia ,Primeiro é bom esclarecer que Duarte era nome próprio ate 1500.Tivemos o rei de Portugal Duarte de AVIS também denominado Duarte Primeiro(1495) cujo irmão Henrique de Avis conhecido por Henrique de Sagres fundador da escola náutica com este nome e onde formaram Pedro A CABRAL,Vasco da Gama e dezenas de outros.Neste caminho existem milhares de nomes próprios Duarte na Espanha Portugal Inglaterra e Brasil (Duarte Coelho ,Duarte da Costa,Governadores em Pernambuco).
    Pela universidade do Milho Braga Portugal os primeiros sobrenome surgiram em Dume,Braga por volta de 1600 com os pais de Domingas Duarte e Pascoa Duarte.Pesquisando estes nomes temos 8.146 pessoas no Brasil com Este sobrenome Duarte,ate agora.Obrigado .Aldeysio Duarte

  9. FAMILIA DUARTE, DE PENA FIEL – RIO MAO PORTUGAL, BERÇO DA NOBREZA PORGUGUESA. DUARTE MOREIRA, por sinal com residencia ainda hoje em PETROPOLIS, MARIA ALICE MOREIRA DUARTE, RESID. RUA ALICE, PETROPOLIS. Avo JOAQUIM DUARTE, residiu em P.PORA a epoca da COMPANHIA MATE LARANJEIRA…..

  10. Olá
    Também sou da família Duarte
    Eu Minha família moramos em Divinópolis do Tocantins e nas demais cidades do estado

  11. Olá!

    Meu nome é Célia Fernandes Duarte, meu pai é da familia Duarte (Deusdete Monteiro Duarte e minha avó Ana Duarte São miguel), sou de Botumirim MG, não sei nada do passado da minha família, mais gostaria muito de saber sobre minhas origens, lendo aqui fiquei bastante confusa a respeito da origem do sobrenome Duarte.
    Vou deixar meu Email pra qualquer coisa
    celiasantos2029@gmail.com

    Obrigado!

    1. Sou Antonio Gilson Duarte de Oliveira, minha mãe Maria Jose Duarte Oliveira e meu Tio Jose Duarte Amorim, filhos de meu avo Manoel Duarte todos de Alagoas. Tenho primos no rio de Janeiro mas vi apenas uma vez.

  12. Sei que meu bisavô veio de Portugal com 5 irmãos, um foi para São Paulo, outro para Salvador,outro porto Alegre, outro Rio de janeiro e ele ficou em Joanésia MG.
    Minha bisavó era espanhola

    1. Nossa o nome do meu bisavô é José Duarte de Lima ,meu avô Israel Duarte de Lima somos paraibanos e levamos o nome completo de meu pai Ismael Duarte de Lima

    1. Uaaau quantos Dias Duarte!
      Minha irmã e eu levamos esses dois sobrenomes; Dias (da mãe) Duarte (do pai). Nosso bisavô era Pedro Leandro Duarte.

    1. Oi eu sou Duarte toda a minha família é Duarte meus avós vieram da cidade de Caculé BA e foram pra são Paulo e depois pró Paraná PR meu contato whatsapp 47997040125

  13. Eu sou Gabriel Duarte e meu avo era Antonio Maria Duarte ele veio ainda pequeno fugindo da guerra de Pombal para são Paulo mais precisamente em Perus, se alguém tem uma história parecida me chama no Email estava querendo encontrar parentes distantes

    gabrielduarte432@gmail.com

  14. E o meu sobrenome que é DUARTIS? Fiquei confusa. Meu avó e meu pai são do Ceará, da cidade de Lavras da Mangabeira: José de Paula Duartis e Francisco de Paula Duartis. Sempre quis saber a origem do meu sobrenome!

  15. Gostaria de fazer a história dos meus antepassados portugueses que vieram para o Brasil, e sei que vocês têm informações: Meu avô é Joaquim Domingos Duarte – Armador nasceu em 1850 e falecei em 1894 aos 44 anos. Meu endereço e: Lpjoppert@gmail.com. fico muito agra-
    decida.

  16. Os Duarte deve ter origem direta dos dois países pois Portugal era no princípio província espanhola o primeiro rei de Portugal era príncipe da Espanha a família deve ter ramificações nos dois países e a origem chega com certeza como todas as outras até Adão…

  17. Amigos familiares distantes porque na verdade os somos eu sou descendente dos Duarte do R.S que pelo que sei as raízes são de Ortigas Uruguay se tiver mais pessoas que tenham ligação genealógica com este se poder entrar em contato comigo agradeço. O nome da minha mãe é Juraci Duarte Silveira.

    1. Meu whats 997241897…Meu pai eh Duarte…Descendentes de Dário Duarte de encruzilhada do Sul…Queremos fazer a árvore..Se alguém souber de origens.. Agradeço

  18. Eu sou um Duarte nascido em São Luís, Maranhão. Minha mãe e meu avô são Duarte e nasceram em São Vicente Ferrer-MA. Depois foram para os povoados de São João Batista, Raposa e Enseada dos Bezerros-MA. Estamos escrevendo um livro sobre a árvore genealógica da família Duarte, aqui no Maranhão. Estou viajando aos interiores maranhenses em busca de parentes e informações. Meu contato: (98) 983003373 -Tim – watts.

  19. Em Itaocara muitas famílias Duarte. Meu Pai Monclar Henriques Duarte e Dulce Campos Duarte.
    Moncléa Campos Duarte Pinheiro
    Moacyr Campos Duarte (Matheus e Sissa Ribeiro Duarte)
    Antonio Jose Campos Duarte (Milena, Getter e Maysa Lannes Duarte)
    Monclar Henriques Duarte Filho (Myrcea e Sanya Linhares Duarte)
    Gilberto Campos Duarte (Thomáz e Manoella Goulart Duarte)
    Marluce Campos Duarte
    Edir Campos Duarte (Carlos Alberto e Carolina Duarte)
    Mauricio Campos Duarte
    Marcelo Campos Duarte (Felipe e Lucas Amaral Duarte)
    Abraços a todos os parentes que apesar de varias origens terminamos todos no minimo primos mesmo distante.

    1. Curiosamente meu pai é nascido em um destrito de itaocara e minha bisavó é sebastiana duarte pinheiro, estou atras da origem do nosso sobrenome, podemos ser parentes, edtive semana passada no cartorio a procura de documentos

  20. Boa noite.

    Meu nome é Juliano Duarte e tenho uma pessoa na família querendo fazer um livro sobre a nossa história, só que na verdade eu queria saber se alguém puder me ajudar meus país são de uma cidade na Bahia chamada Caetité e busco mas informação para saber de qual grau eu sou e se posso tirar meus documentos realmente de cidadão Português.

  21. Boa tarde, sou Junior Duarte do interior de são Paulo, estou escrevendo um livro sobre um Duarte e sua família, Duarte é português que teve uma linhagem de Dão Duarte de Portugal estabelecida em Sevilha na Espanha no ano de 1509, quem quiser entrar em contato meu email é dhestudios@hotmail.com
    Assim que tiver pronto posso dispor a todos.
    Abraços
    Junior Duarte

      1. Sou Sandra Cristina Duarte neta de João da Cruz Duarte e Bisneta de José Duarte e tataraneta de José Duarte. Origem da zona da Mata MG, mais precisamente de uma região de sitiantes próximo à cidade de Ponte Nova. Também gostaria de rastrear a origem da família.

  22. Eu sou de Pilar-Al meu bisavô era Joaquim Duarte, minha avó era Izaura Duarte, meu nome Luiz de França Duarte, onde Luiz de França vem de meu avô, que era paulista, segundo minha avó, seu pai Joaquim Duarte era dono de engenho, mas a historia se perde, por não tomarem conhecimento e levantamento da historia do sobre nome ¨Duarte. Não tenho certeza mas, o Luiz com ¨Z¨ no final tem algum significado, o França e outro significado e o Duarte, outro, expliquem_me.

  23. A origem do apelido (sobrenome) Duarte é controversa. Porém em minhas pesquisas, pude confirmar que há várias interpretações, sendo que, a mais correta afirma ser Duarte, um nome de família que surgiu em Portugal, mas este mesmo foi uma variante de origem Britânica. Eu sou portuguesa, moro em Lisboa e posso afirmar que Duarte surgiu como apelido (sobrenome, nome próprio) e não como primeiro nome. Com o passar dos anos, as pessoas colocam Duarte nos filhos, embora a origem seja apelido.
    Sei que no Brasil, quando leem “nome próprio” significa nosso primeiro nome, porém em Portugal nos referimos ao apelido, que no Brasil chamam sobrenome.
    Quanto a dizerem que é de origem espanhola, discordo totalmente, pois morei por mais de 10 anos na Espanha, e todos quando viam meu apelido já sabiam que eu era portuguesa. Não se encontram espanhóis com este apelido, salvo quando são também descendentes de portugueses, pois não esqueçamos de que os dois países são vizinhos e com história partilhada em muitos séculos. Inclusive, quando morei em Madrid, fui aos registros fazer alguns documentos e automaticamente eles fizeram uma pesquisa e nos documentos que recebi continha explicação da origem de meus apelidos, onde “Duarte” é confirmado como origem Luso.
    Sendo assim, acho muito agradável que pessoas encontrem seus familiares distantes, conheçam um pouco de seu passado, mas não levem muito a sério tudo o que aparece na internet. Há muitos equívocos enormes pela internet.

    1. Que informações valiosas, não uso o sobrenome, mas minha origem familiar é Rita de Duarte de Souza minha mãe e Benedito Ferreira Dias, e estou pesquisando sobre a origem dessas famílias. E pelo que vejo, tanto Duarte como Dias teve origem em Braga, Portugal.

  24. O meu sobrenome é Duarte e sou da zona da raia alentejana junto à Mértola quanto mais antiga a família mas ampla a sua descendência. Tanto em número como a nível geográfico. Do que sei a origem dos Duarte teve origem na zona da actual Andaluzia. Junto da fronteira com portugual.

  25. Olá, sou um Duarte tbm e com muita honra, pesquiso e estudo bastante história das famílias, até que então pude concluir que cada individuo com o mesmo sobrenome possuem sim alguma ligação por mais que seja beeeeeeem distante, porém constituem uma só família! O que sei dos meus antecedentes é que meu tataratataravô ARCANJO DUARTE veio de Portugal para a cidade de Araguari – MG, porém se mudou pro municipio vizinho Catalão – GO, onde todos da minha família residem até hoje.

    1. Sou silvana cristina duarte de oliveira ,herdei oliveira do meu ex marido . O pai do meu pai ha falecido chamava Celso Amancio Duarte e minha vo Derly dos Reis Duarte , sugundo minha mae a familia do meu pai veio de curvelo e depois todos espalharam tem parente ate no rj , me lembro a meu avo falava muito de potugal , gostaria de encontrar respostas sobre a descendencia .

  26. Boa tarde, minha avó Jacy Duarte veio de São Francisco do Sul SC, a Mãe dela se chamava Liana Duarte, e continuou no em São francisco, minha vó veio para o Rio de Janeiro, mas Perdeu contato com a família, se alguém puder ajudar, meu e-mail: nandasuggar@gmail.com e meu whats e 21 973359624.

    1. Meu nome é sintia sou da família Duarte, junto com alguns parente que mora no nordeste e Rio de Janeiro estamos investigando a origem do Duarte. Temos um um grupo da família. Ficamos todos curiosos pra saber a nossa origem. O meu email sintiahaibara@hotmail.com caso queira se juntar a nós será bem vindo.

    1. nossa… que interessante josé manoel, será que somo parentes? minha mãe nasceu em murici, e também temos o sobrenome Duarte, porém é da parte da família do meu avô materno… mais não temos conhecimento de nenhuma familia dele… eu nunca o conheci, sei que ele já é falecido

  27. Sou rodrigo duarte de sousa. Origens gaúchas. Meu bisavô foi o coronel Gumercindo Duarte. Junto com o general miguel da costa,foram membros da revoluçao de 30. Seus filhos,um deles meu avô,eram militares. Parecem honrar as insígnias militares de seus brasões. Meu avô,Carlos Glicério Natividade Duarte,era terceiro sargento de cavalaria do exército. Minha mãe,rosana t. silocchi duarte,neta desse coronel revolucionário no RS. Sei que antes de meu bisa, eram todos castelhanos,que adentraram o nosso país. Passo fundo,alegrete,santana do livramento,porto alegre,florianópolis, os primos que sei estarem. mas somos todos duartes primos,ou desde escócia,frança,espanha ou portugal.

    1. Bom dia
      Amigo acho que somos primos, sou de Poa e não sei muito sobre meu avô, (avô Paterno) ele era um bugre com cara de castelhano, quando ele faleceu eu era bem pequeno, mas lembro bem do rosto pois herdamos a fisionomia.]
      Meu pai nao fala muito e talvez nem saiba muito também só sei que ele tem muitos irmãos espalhados no RS 51 994252088 Leonel Duarte

    2. Saudações parente distante pois somos Duarte de São Gabriel R.S estou fazendo a genealogia da família e sei que nossos antepassados são de Ortigas Uruguay , gostaria de trocarmos informações , minha vó é Jaci Duarte Silveira e o pai dela era Adelicio Duarte.
      Meu email para contato Clairsud@gmail.com

  28. Muito bom , também sou uma
    Duarte filha de Zacarias Antônio Duarte e Maria lzaura da Concepção Duarte.nascida em Alagoas ,cidade anadias

  29. Eu sou jaqueline ,duarte vinheram de Portugal três irmãos um ficou em Alagoas manoel duarte e os dois ficaram em Pernambuco e isto que eu sei dos meus decendentes, gostaria de saber mais de meu decendentes .

  30. Boa noite, sou também um Duarte, descente de um Duarte de Alagoa Nova (Brejo da Paraiba), Bisneto de Antônio Duarte, neto de Geraldo Duarte Antonino residente em Santa Maria da Boa Vista-PE. Onde aqui construímos uma bela família por mérito de um torneiro mecânico que veio de Serra Branca- PB prestar serviços para a antiga comissão do Vale do São Francisco hoje CODEVASF, aonde conseguimos formar um grande grupo político (preservando as origens) em titulado Família Duarte

  31. Não tem pra onde ir a descendência partiu de Portugal e de lá migraram o Brasil e outros países então na descendência só então família Duarte tem que se unir pra tudo descendência do Rei Duarte de Portugal

  32. Miriam Duarte
    miinha familia é Duarte do litoral do Paraná, Morretes. uma cidade litoranea de 17mil habitantes, onde todos os Duarte são parentes. Imagino que nossa descendencia seja pela colonização pelos portugueses quando aqui chegaram pelo mar cidade de Paranagua.

  33. A origem do nome e/ou sobrenome Duarte tem, provavelmente, várias vertentes.
    Vamos a elas:
    1. Escócia/Irlanda: há um castelo na Escócia cujo nome é Castelo Duart. Tem esse nome porque aquele lugar tinha esse nome. E as gentes do lugar, naquela época, por volta de 1200, eram alcunhadas como “fulano + Duart”. Dali teriam saído, expulsos ou como emigrantes, várias dessas famílias ou indivíduos para várias partes do mundo. Estabelecendo-se, primeiramente nos arredores e posteriormente em outros reinos (Inglaterra, França, Portugal, Espanha e suas colônias mais tarde.
    2. O nome Duarte teve várias derivações ao longo desses séculos: Duart (e ou) -> Edward -> Edouard -> Eduarte -> Duarte, tanto como nome próprio quanto como sobrenome.
    Portanto, a origem de DUARTE é vária não é simples.
    E, como se trata de nome/sobrenome muito antigo/arcaico, sempre haverá polêmica.
    Obrigada.

  34. Minha família Duarte Costa
    Waldith Duarte / Delmari Silvestre Costa
    Filhos e Netos – Jussara Duarte ( Maraisa Duarte, José Henrique Duarte), Ricardo Duarte, Nadja Duarte, Fátima Duarte (Marcelo Duarte, Douglas Duarte, Mariana Duarte) Cesar Duarte (Felipe Duarte, Júlio Duarte, Yasmin Duarte) Sandra Duarte (Amanda Duarte) Dayse Duarte (Danielly Duarte, Denise Duarte, Wellinton Duarte) Andrea Duarte ( Anderson Duarte, Rafael Duarte, Luiza Duarte) Andre Duarte
    fora todos os bisnetos que levam Duarte como o último a nascer Charlie Duarte… todos levam Duarte Cost. Duarte da minha avó e Costa do meu avô. .. Recife-PERNAMBUCO \o/

    1. Meu nome é Gabriel Duarte pereira, eu me orgulho do meu nome e até mesmo de suas origens, como tudo nessa vida, existe o bom e o ruim, mas se formos parar para pensar só nas coisas ruins não nos orgulharemos de nada!
      Pare alguns minutos e reflita, quantos Duartes ja não morreram como heróis em guerras, quantos Duartes não salvaram vidas, até mesmo nos Duartes que nos deram a vida, nossos pais DUARTE!
      SINTA ORGULHO POR ESSAS PESSOAS !
      UM ABRAÇO!

  35. Saudações.
    Gostaria de informações como posso conseguir o visto ou passaporte de portugal. meu nome é João Duarte dos Santos. Moro no Brasil, mas desejo morar em portugal. meus avós paternos são portugueses, mas não tenho nenhum documentos deles. podem me ajudar.

    1. Bom dia,Visto temporario por 10 anos somente se provar avo,pai filho portugues.Existem Duarte em Braga,Panoias e Dume(em 1760 PASCOA).Na univ do Minho ,Braga, pagando se E$30,00 se tem a origem. Tambem em Guimaraes(mesma Universidade) e Porto(em 1660 DOMINGAS)..Obrigado

  36. Apelido de origem patronímica ,derivado do nome próprio Duarte, isto é, começado a usar por alguém cujo pai recebeu em baptismo esse nome próprio. nasceram assim várias famílias tanto em Portugal como em Espanha, em cujas Chancelarias, aliás, as armas aqui mencionadas foram registadas.Os genealogistas espanhóis apontam-lhe como mais remotas origens a Andaluzia, sabendo-se que foi de Sevilha que passaram às Canárias e daí à América do Sul, aí se fixando D.Pedro Cerrón Duarte fundador do grande Morgado de Arucas.Em Portugal vários foram os Duarte que se distinguiram quer no Reino quer em África, India, ou Brasil, merecendo dos nossos Reis diferentes Mercês Régias. Foi o caso de Bento Madeira Duarte, de Stª Cruz, Guimarães, que recebeu de D.João IV em 1680, Alvará de escudeiro e cavaleiro Fidalgo, ou de Vicente Duarte, de Portimão, filho de outro Vicente Duarte que teve também Alvará de Escudeiro Fidalgo em 1656, ou de João Gomes Duarte, de Leomil, que recebeu em 1646 Alvará de Moço de Câmara com a condição de ir à India.

  37. Bá eu gostaria muito de saber realmente qual a origem da família Duarte pois eu sou Claudiomiro Silveira Duarte.alguém teria a certeza para nos dar essa informação correta? Uns dizem ser de origem Portuguesa outros de origem Espanhola.

    1. Saudações.
      Gostaria de saber como posso conseguir passaporte ou visto portugues. meu nome é João Duarte e moro no Brasil. Desejo morar em portugal. Voce pode me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *