Família Fantin

Veja a seguir os relatos a respeito do surgimento do sobrenome Fantin. Se você pertence a essa família, vai se encantar com sua origem, as curiosidades, as variantes e o belíssimo brasão.

O sobrenome Fantin, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Fantin

O sobrenome Fantin tem origem italiana. Segundo as pesquisas históricas foram encontradas duas prováveis origens para o seu surgimento. Alguns genealogistas defendem a ideia de que o sobrenome surgiu da alcunha do portador que era chamando de “Enfant” que significa criança.

De acordo com os relatos esse era o nome dado aos jovens nobres antes receberem o título de cavaleiro. Ainda não se sabe a procedência da variação do nome para o sobrenome “Fantin” nesse caso. A segunda hipótese é que o sobrenome surgiu a partir do oficio do portador que era um soldado que andava a pé, ou seja, membro das tropas de infantaria.

Nesse contexto, o sobrenome Fantin é derivado de Fantino que é um diminutivo de “fante”. Este vem do latim infans ou infantis (menino). Provavelmente, as pessoas que exerciam também esta profissão de soldado receberam esse sobrenome.

Curiosidades

O primeiro registro oficial encontrado com o sobrenome Fantin foi o de casamento de Mathurine Fantin e Rene Le Braire em 1649.

Variantes do Sobrenome Fantin

O sobrenome Fantin inclui várias variações, entre elas Fanti, Fantinato, Fanton, Fantacci, Fantoli, Fancello, Fancel, Fantus, Fantoni e Fanty.

Brasão da Família Fantin

O brasão da Família Fantin tem o timbre o virol azul com amarelo. O timbre possui quatro penas. Agregado ao elmo metálico tem os paquifes que se alongam até os lados do escudo e são da mesma cor que o virol. O escudo possui o esmalte azul com um faixa amarela. Na parte superior da faixa tem o desenho de três flores-de-lis e embaixo delas duas cabeças de crianças. E do outro lado da faixa tem uma flor vermelha com quatro pétalas.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

18 respostas para “Família Fantin”

  1. Olá
    Meu nome é Renata Fantin sou bisneta do Italiano Primo Fantin, ele veio da cidade que se chamava Ca Emo agora se chama Adria fica na região de Vêneto, ele foi para o Brasil na época da guerra e desembarcou no Porto de Santos e foi para o interior de São Paulo.

    Estou a busca de mais informações.
    Gratidão

  2. Ola sou barbara meu avô era ispedito fantino gostaria de saber que ele e descendente de italiano o meu pai dizia q ela era descendente de italiano

  3. Olá Márcio Fantin e Fábio Luiz Fantin tambem sou Fantin sou Natural de Arroio dos Ratos RS minha família veio também da Itália gostaria de saber mais sobre os Fantin meus tataravós eram gêmeos um desembarcou aqui no sul o outro foi para região da Bahia

  4. Sou descendente da família Fantin e tenho uma foto do meu Bisavô com os seus filhos, sendo o meu avô sendo o Luiz Roberto Fantin posso lhe passar um e-mail em PDF com os descendentes que vieram da Itália, sendo:
    Alessandro Antonio Fantin nascido em 12/06/1875 faleceu em 07/02/1937;
    Carlota A. Fantin Nascida em 19/05/1876 e faleceu em 18/12/1940.

    Ambos vieram da Itália.

    1. Olá Antonio Carlos,
      tudo bem contigo??
      Meu nome é Tatiane Triches.
      Então estou entrando em contato pq estou fazendo pesquisa para uma amiga sobre sua família.
      tu tem mais dados da família??
      sabe de onde vieram da Itália???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *