Família Feitosa

Veja a seguir a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da grandiosa Família Feitosa. Essa família possui vários descendentes importantes que são retratados no livro de Aécio Feitosa.

O sobrenome Feitosa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Feitosa

A família Feitosa tem origem toponímica e vem do latim Filictosa, que significa terra com muitas plantas. Provavelmente o fundador dessa família possuía terras férteis para o cultivo de seus alimentos e criação de animais.

Nessa época era comum as pessoas serem chamados pelo nome das cidades, nome do oficio que exerciam, nome dos pais, entre outros. E com o passar do tempo eles se transformaram em sobrenomes. No Brasil, a maioria das pessoas que pertencem a Família Feitosa descende de João Alves Feitosa, século XVII.

Ele era um sesmeiro, proprietário de terras doadas pelos capitães donatários que tinham recebidos elas de Portugal com o intuito de povoá-las, mas como eram extensas áreas o melhor método foi reparti-las em sesmarias. Esse método evitaria as possíveis invasões de estrangeiros. Os descendentes de João formaram uma das famílias mais poderosas e influentes da época.

Curiosidades

Segundo os genealogistas, os descendentes dos Feitosa que vieram para o Brasil eram uma mistura de europeus, com árabes e mulçumanos – uma verdadeira mestiçagem. E a tendência foi se miscigenar mais ainda no país.

Uma das figuras mais conhecidas dessa família foi o Coronel Manoel Martins Chaves, um verdadeiro cangaceiro. A família Feitosa foi tão conhecida que um de seus descendentes, Aécio Feitosa escreveu um livro chamado, “Feitosas Genealogia – Histórias Biografias” no ano de 1999, para retratar a vida de sua família.

Variantes do Sobrenome Feitosa

O sobrenome Feitosa tem as variantes Feitama e Feitsma, mas Feitosa é a grafia mais conhecida e com um maior número de registros.

Brasão da Família Feitosa

O Brasão da Família Feitosa é dividido em quatro quadrados, sendo dois com a parte inferior arredondados. Nesses quadrados são representadas três figuras que provavelmente eram importantes para o patriarca dessa família.

Para descrever os desenhos foi utilizada a sequência da esquerda para a direita, de cima para baixo. No primeiro quadrado tem o desenho de uma águia com duas cabeças, no segundo três brasões com esmalte vermelho e uma cruz branco no centro, no terceiro o desenho de um castelo. Por último três conchas de ostras. O esmalte do fundo desse brasão é todo vermelho.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

173 respostas para “Família Feitosa”

  1. Olá, me chamo Denis Feitosa, meu pai se chama José Ermano Feitosa, filho de Joaquim Alves Feitosa, esposo de Macionila Feitosa
    Poxa vários sobrenomes parecidos em
    Família é grande de mais!!!
    Gostaria de entrar em algum grupo aí da nossa família
    66999320688

  2. Eu sou CARLOS ALBERTO DIÓGENES DE CASTRO, advogado e historiador, filho de Ana Diógenes de Castro e José Cavalcante de Castro. Minha mãel era filha de CICERO CAVALCANTE DE CASTRO, sobrinha legitima de CRISTINA CAVALCANTE CASTRO, prima legitima de FRANCISCO DE CASTRO FEITOSA, neta de JOSÉ CAVALCANTE DE CASTRO, o qual era imão legitimo de HERMÍNIO ALVES FEITOSA, o qual tinha 16 irmãos espalhados pelo nordeste. A exemplo dos Feitosas a família DIÓGENES promove encontros e conta com livros acerca da genealogia da família como a origem dos TÁVORA, DIÓGENES E PINHEIRO e segundo A HISTORIA, OS FEITOSAS CHEGARAM AO Cearà NO SECULO 18, NA ÉPOCA DAS CHARQUEADAS. Aportaram em Icó-CE com uma expedição denominada Homens do São francisco (28 famílias) que vinha do Pernambuco e era chefiada pelo navegador Bartolomeu Nabo, o qual seguiu viagem e deixou Seu sub-comandante DOMINGOS PAES BOTÃO, QUE era meu ancestral dos Diógenes, que era PROPRIETÁRIO DA FAZENDA SANTA ROSA (ANTIGA JAGUARIBARA) e vinha nesta expedição 03 Feitosas, incluído João Alves Feitosa, que apos uma guerra entre a família Monte e Feitosa AS MARGENS DO riacho do sangue, depois denominado Frade e ATUALMENTE Solonópole, foram remanejados PARA A REGIÃO DOS INHANMUS, SENDO 24 DATAS DE TERRAS DOADAS pelo capitão Mor DOMINGOS PAES BOTÃO AO CEL. LOURENÇO ALVES FEITOSA. FAVOR ME ADICIONAR NO GRUPO, pois A família Castro hoje é siononimo de Feitosa em muita parte DESTE BRASIL como Rio grande do Norte e Ceará e tenho muitos irmãos que se assinam com Feitosa e Castro e outros somente com Feitosa e somente com CASTRO.

  3. Sou Ednilson Feitosa de Souza……O Feitosa vem por parte de meus avôs maternos.Sou neto de Osório Feitosa e Alice Soares Feitosa. Ambos naturais da Bahia. Me orgulho do nome é sou chamado pelo sobrenome Feitosa e não por Souza que herdei de meu pai. MEU e-mail: edy_fesouza49@hotmail.com

  4. Sou Carla Feitosa Carvalho E Minha avò E avó materno Isabel da Conceição Feitosa E Samuel Feitosa mora na Espanha acerca de Portugal me interesse Bastante quem quiser compartilha Algo me ADICIONa 34642121841

  5. Meu nome é Elias Feitosa de Juazeiro do norte / CE. Minha mãe chamava se Maria das dores Feitosa ela era da Paraiba. Favor me adicionar no grupo dos Feitosa
    Meu watssap é (98)981858659

  6. CARLOCCI FEITOZA, fiz um tour na semana passada 09 a 14/05/2018 pelo norte de Portugal, e passei na cidade de PONTE DE LIMA, que era uma região que se chamava “MINHIO” que foi erguida pelos romanos . Fiquei sabendo que lá tem família dos feitosas, mas, não pude ir la devido ao cronograma da excursão. Tirei foto dos que sobrou da muralha romana e do Marco em granito e de sua inscrição em latim. Lá tem um rio limpo. Tenho fotos.

  7. Existe em Portugal a Vila dos Feitosa, Região de Ponte de Lima, na Freguesia do Minho! O Brasão que consta como pertencente a Familia Feitosa, A Cabeça de Águia, não se refere ao Povo Árabe e nem s tampouco aos Mouros! O nosso Patriarca João Alves Feitosa era sim de Família Judia! Saiu fugido da Inquisição Cristã em Portugal e chegou ao Brasil onde casou-se com Ana Gomes Vieira, também de Origem Israelita, tiveram dois Filhos Francisco Alves Feitosa E Lourenço Alves Feitosa! Em Maceió (Alagoas) existe o Bairro dos Feitosa! Francisco Alves Feitosa e Lourenço Alves Feitosa foram para o estado do Ceará onde ocorreu a miscigenação existente até os dias de Hoje! Você encontra resposta para tudo isso falado na Cidade do Porto (Norte de Portugal). A Origem da Família Feitosa é sim Israelita e não Árabe e nem Moura!

  8. ola sou Tatiana Neto Feitosa, filha de Maria de jesus Neto Feitosa, gostei das historias que li sobre a origem do meu sobrenome si tiver grupo pode mim colocar por favor?meu contato (94)998849565

  9. Aqui está a possível origem da nossa família, digo isso também, devido a alguns comentários que vi aqui na página. Em resumo, a origem desse sobrenome é espanhola e depois se propagou para a Italia e Portugal, por fim no Brasil:

    “Antica e nobile famiglia di origine spagnola, di chiara ed avita virtù, propagatasi in Italia, più precisamente in Lombardia, nel XVI secolo, ma con importanti nuclei anche in Portogallo. A partire dal 1498, infatti, lo stato di Milano fu conteso dal regno di Francia e da quello di Spagna e dal 1536 fu sotto la dominazione spagnola ed è proprio in questo periodo che, dalla Spagna, un cospicuo ramo della famiglia passò nel milanese. L’origine di tal cognominizzazione, al dir di autorevoli genealogisti, andrebbe ricercata nel latino “Filictosa”, con il significato di “terra ricca di piante e frutti”, probabilmente in relazione ai possedimenti terrieri del nucleo familiare originario. D’altronde, tal famiglia, nel dispiegarsi dei lustri, sempre è riuscita a produrre una serie di uomini che hanno reso illustre il suo nome, nei pubblici impieghi, nelle professioni liberali ed ecclesiastiche e nel servizio militare. Fra questi, senza nulla levar al valore degli”

    Fonte do texto entre aspas: https://www.heraldrysinstitute.com/cognomi/Feitosa/Italia/idc/825946

  10. Por incrível que pareça, não achei ninguém com esse sobrenome na minha genealogia, antes da minha avó e antes dos irmãos dela :O. Falo isso, porque trabalho em uma central, e la tenho acesso a dados pessoais de qualquer pessoa, desde que eu saiba o nome completo e cpf é claro. Então, como eu ia dizendo, não sei bem o que aconteceu, porque a mãe de minha bisavó era FERREIRA DE LIMA e o pai dela era BORGES ROCHA e minha bisavó ta com nome de casada que é RAIMUNDA FERREIRA GONÇALVES. Ou esse sobrenome surgiu na minha genealogia homenageando alguém… ou aconteceu um erro no cartório de registro… ou ainda, outra possibilidade, da mãe de minha bisavó e minha bisavó ter mudado o último sobrenome quando casadas….

  11. Sou Raimundo Guilherme Pereira Feitosa, filho de Waldemar Dias Feitosa e neto de Guilherme Dias Feitosa. Moro em Santarém-Pa. Meu avô veio do Ceará, Inhamuns no início do século passado, me contaram que não foi para participar de uma briga entre famílias( desavença que ceifou muitas vidas), conheceu minha avó em Monte Alegre-Pa e veio pra Santarém se estabelecer no Rio Arapiuns. Era um exímio marceneiro, construía embarcações, rodas d’água e engenhos de madeira. Morou e trabalhou na Serra do Piraquara, Lago Grande da Franca , depósito foi para Belterra, projeto da borracha de Henry Ford…tenho muito orgulho dessa família, gostaria de participar do grupo ( 93 991320654).

    1. Olá sou Rosângela de Souza Almeida, neta de Cecília Alves do Nascimento, não sei nada sobre minha avó, só que ela era pernambucana, filha de Francisco Álvares do Nascimento e Josefina Alves do Nascimento, gostaria de saber a cidade dela em Pernambuco, para buscar mais informações sobre meus familiares.

  12. ola mim chamo jessica soares pois procuro por um tio chamado Francisco feitosa meu tio tem um irmão chamado Jorge e uma irma chamada maria eunice eles sao de arapiraca alagoas segundo a historia que minha vo maria eunice mim conta e que ele sai de casa ainda pequeno depois que meu bisa vo deu uma pisa nele depois disse ele nunca mais deu noticia se alguem souber de alguma informação por favor entre em contato meu zap (082)9-8154-6941 desde ja agradecemos

  13. ola mim chamo jessica soares pois procuro por um tio chamado Francisco feitosa meu tio tem irmão chamado Jorge e irma chamada maria eunice eles sao de arapiraca alagoas segundo a historia que minha vo maria eunice mim conta e que ele sai de casa ainda pequeno depois que meu bisa vo deu uma pisa nele depois disse ele nunca mais deu noticia se alguem souber de alguma informação por favor entre em contato meu zap (082)9-8154-6941 desde ja agradecemos

  14. Boa noite.
    Sou Luiz Alves Feitosa Jr, filho de Maria de Fátima da Costa Feitosa e Luiz Alves Feitosa, meu avós por parte de pai são Hermínio Alves Feitosa e Joaquina Alves Feitosa, desconheço minha descendência acima deles.

  15. Boa tarde, que legal saber que nossa família é tão grande, meu nome é Luciete Feitosa Cuhan, meus avós já falecidos eram João Feitosa e Joana dos Reis Feitosa, meu avô era de uma família vinda de Inhamuns CE, e vocês sabiam que uma das características dos Feitosa é ter nariz grande e afilado? rs rs… Todo Feitosa que conheço tem orgulho de ser um FEITOSA.

  16. OLa me chamo Alan adan feitosa Gomes moro em São Paulo mais preciso Bragança Paulista minha família veio do Ceará meu bisavô se chamava Sebastião Mendes feitosa morreu em 1957 com 78 anos e minha bisavó se chama Maria Cândida feitosa, e minha avó Maria Augusta feitosa se alguém tiver um parentesco ou algo do tipo deixo meu número (11)991781810 pode me colocar no grupos

    1. minha família também e Mendes Feitosa e veio do Ceara, o Mendes veio da minha avó e meu avô Feitosa, sou Eduardo Mendes Feitosa

    2. Também sou Mendes Feitosa, Mendes vem da minha avó e Feitosa do meu avô, os dois são do Ceara, eu sou Eduardo Mendes Feitosa de SP

  17. Que legal fiquei muito contente quando li esse artigo. Como é importante a gente saber que existe tanto Feitosa nossos membros. Quero muito fazer parte desse grupo meu telefone é : 979403133.
    Meu pai Raimundo Bezerra Feitoza e minha mãe Adalgisa Bezerra Feitosa.

  18. Olá, sou tataraneta de Virgílio Alves Feitosa, essa família é por parte de meu pai, porém não recebemos esse nome, mas temos parentesco. Gostaria de saber um pouco mais. Se alguém for parente do meu tataravô tbm e souber um pouco mais da história. Estre em contato…
    Somos de CONCEIÇÃO DA BARRA – ES

    Meu e-mail: sabrina_balbinoo@hotmail.com
    (27) 9 9908-8103

  19. Boa noite, meu nome é Francisco Taumaturgo Alves de Sousa Júnior, meu bisavô era Bianor Carrilho Feitosa, era da gema como se diz, somos Leite e Feitosa, famílias que andam juntas, misturadas. Temos muitos parentes próximos no Ceará e Paraíba.Adiciona aí no grupo (89) 99903-2211

  20. Olá! Sou José Alexandre Feitosa filho de natalício Alexandre Feitosa e neto de Vitorino Alexandre Feitosa, nascemos no estado de Pernambuco gostaria de participar do grupo afinal de contas também sou um Feitosa com muito orgulho!!

  21. Oii sou Kemille Feitosa Govino e eu moro em Palmas-To e nunca tinha me passado pela cabeça que meu sobrenome tinha uma origem tao glamurosa e agora sei por conta de um trabalho da escola e me adicionem por favor
    (63) 98470-6905

  22. Rutmar Pontes rutpontes@gmail.com
    Meu Pai Joaquim Antonio de Sousa, neto de Manuela Feitosa, de Tauá, região do Inhamuns, Ceará.
    Minha bisavó Manuela Feitosa, era sobrinha neta de João Alves Feitosa. Por ser proibido o casamento de Feitosa principalmente descendentes de índios (que infelizmente foram exterminados por eles), minha bisavó desobedeceu, e o mesmo foi morto, ela aborrecida com a família Feitosa, fugiu com minha avó bebê para a a Região da Serra de Baturité, e fez um juramento: que ia riscar o nome Feitosa de sua família, e deu o sobrenome Sousa (talvez de seu marido índio). Colocou o nome de minha avó (nada haver kkkk), Benedita Maria da Conceição – meu Pai (e seus Irmãos),Joaquim Antonio de Sousa, filho de um Judeu (errante, vindo de Portugal, professor), Manuel Joaquim de Maria. Só que ela, Manuela Feitosa, era tão apaixonada pela família e tinha tanta mágoa, contou toda a história para os netos, que hoje comprovamos em artigos e livros exatamente como ela contou. Meu Pai tinha tanta paixão que nos levou pra morar em Tauá em 1959. eu tinha três anos de idade, amava aquela região, em Tauá. Minha mãe era filha da cidade de Nova Russas, das famílias portuguesas Torres e Pontes. nós gostaríamos de ter em nosso nome Feitosa, somos apaixonados pela Família por causa de nossa bisavó, mulher forte, guerreira, que soube ajudar a criar os netos com amor por Deus; ela era prima de Jovita Feitosa. Meu verdadeiro nome deveria ser, Rutmar Torres Pontes Feitosa! Um forte abraço á nossa família FEITOSA!

  23. iolanda Feitosa moro no Ceará,tb sempre tive curiosidade de saber a origem do meu sobrenome.

    me add no grupo por favor,whats app 88994436154

  24. Felicidade para todos os Feitosa que Deus nos proteja meu avo Manuel Euclides Feitosa avo Maria da Pureza Feitosa natural de Sergipe cidade Propia. moro em Sao Vicente S.P.

  25. se alguem quiser comunicar-se comigo meu nome é,Salomao Elias Teixeira Feitosa,filho de Bernardo de Castro Feitosa,e neto de Elias Feitosa de Castro Jucá,eMaria Noronha Feitosa,já falecidos,e eu,residente em Lima campos,maranhao.
    whatsapp: 99 981797665

  26. se alguem quiser comunicar-se comigo meu nome é,Salomao Elias Teixeira Feitosa,filho de Bernardo de Castro Feitosa,e neto de Elias Feitosa de Castro Jucá,eMaria Noronha Feitosa,já falecidos,e eu,residente em Lima campos,maranhao.
    whatsapp: 99 981797665

  27. Meu nome é Edilson Feitosa de Menezes e sou de Rondônia mas meu sobrenome Feitosa vem do meu avô nordestino por parte de pai. Foi bom saber da história da família Feitosa, agora vou atrás do meu sobrenome por parte da minha mãe Menezes q também existe muitos por ai rs.

    1. OI MEU NOME É ROSANGELA CRUZ DOS SANTOS,MEU PAI ALEXANDRE MENESES DOS SANTOS DE JACOBINA,OS PAIS DELE SAO MARIA FEITOSA DE MENESES E JOSÉ PAIXAO DOS SANTOS,SE VC TIVER ALGUMA INFORMAÇAO A MAIS PARA EU PODER ENCONTRAR PARENTES DISTANTES ,ME AVISE.

  28. Meu Nome é Lorena Sueidy Feitosa sou baiana e meus bisavôs chamavam-se Acelino Dionizio da Silva e Maria dos Prazeres Feitosa da Silva, minha avó chama-se Rosemira Feitosa da Silva tem 95 anos, vindos de Portugal e Ceará. Todas as gerações herdou o Feitosa… Meu contato 74 99962-9241

  29. Me chamo Danilcy Feitosa sou de Fortaleza herdei este sobrenome do meu pai que se chama Ebson Feitosa tendo como avós paternos Edesio Vitorino Feitosa e Francisca Augusta Viana se tiver algum grupo do whatssap gostaria de fazer parte (88)99867 7654.

  30. Olá não imaginava que tinha tantos feitosas pelo Brasil mais pelo pouco que sei da história nem todos os feitosa são descendentes dos que povoaram o sertão dos inhamuns Ceará que são esses que o texto acima se refere meu nome é david solano feitosa Abraço a todos e meu contato eh 86 988599370

  31. Me add no grupo por favor… Sou Aline Alves Feitosa. Meu Pai Abmael Pedro Feitosa, nasceu em SP, porém meu avô Pedro Feitosa, é Cearense. Meu whattsapp é 62983239648

  32. Oi meu nome e Carolina da Silva Feitosa, filha de Carlos Alberto Alves Feitosa e neta de Manoel Alves Feitosa, meu filho e Lucas Feitosa moramos na Nova Zelandia.

  33. Pessoal sou Elias Feitosa Epifanio, filho de Maria das Dores Feitosa. Gostaria de fazer parte do grupo. meu watssapp é 11 972240851. Abraços

  34. Boa noite, Feitosas.
    Sensacional o quando de informações sobre os Feitosas, eu também sou um. Me chamo Antonio Feitosa dos Santos Junior, filho de Antonio Feitosa dos Santos e neto de João Feitosa e Maria Feitosa, moro em Santos/Sp , mas meu pai e avos paternos são da cidade de Arcoverde/PE.

    Grande abraço a todos.

    1. seus familiares tb morarao em bom Conselho no sítio Santo André aqui em Pernambuco eu busco uns parnetes da minha tia zap 087996272642

  35. Olá muito interessante esta matéria cheia de conhecimentos sobre a origem deste sobrenome , me chamo: Sheila Feitosa, tenho este sobrenome por parte de mãe herdado por meu avô Cícero Feitosa nasceu em alagoa do ouro .

    1. Como eo nome do seu avo?
      Meu pai e João feitosa alves o nome do meu avo e cicero Mourao qe foi trocado por feitosa.
      Por um acaso tem alguma coisa em comum entre os dois..meu pai ja ta cm 85 ano e qe encontra seus irmãos antes de descansar..
      095991585385 whats pra contato

  36. Boa tarde. Meu nome é Acácio Alves Feitoza sou de Brasília meu pai da Paraíba gostaria de saber se realmente pertenso acessa família pois o.meu Feitoza é com Z

    1. Olá familiares com sobrenome Feitosa! Me chamo Marcia Alves Feitosa,sempre tive a curiosidade de saber a origem do meu sobrenome,Meus avós paternos eram João da Matta Feitosa e Joanna Cardoso Feitosa,sendo meu pai Osvaldo Cardoso Feitosa eu não cheguei a conhecer meus avós mas quem os conheceu falam que eu sou a neta que mais se parece com ele pelo porte físico,meu pai nasceu em Juazeiro Est.da Bahia,meus avós maternos eram José Alves Santiago e Otila Alves Santiago,sendo minha mãe Alaide Alves Feitosa Nascida em Garanhuns Est.de Pernambuco,meus pais se conheceram em São Vicente SP onde casaram e tiveram 8 filhos e no ano de 1965 qdo eu era um bebê eles deixaram São Vicente com destino ao interior de São Paulo onde boa tarte dos filhos ainda vivem,se alguém se enquadrar nesses sobrenomes de meus avós e quiserem contato deixo aqui o meu whats. (18) 981056388 desde já agradeço e que tenhamos a sorte de encontrar alguém com laços de sangue! ??

  37. Luan eu quero participar do grupo do whatsapp quem sabe encontre parte de minha família sou Feitoza do meu pai que era Feitoza com Z mas que seu pai meu avô era com S então foi erro de cartório meu zap é 091 9212-1482

    1. Engraçado que minha família também ocorreu esse mesmo erro, uns foram registrados com A outros com Z erro do cartório. Meu pai Raimundo Bezerra Feitoza. Sou de Natal R/N.

  38. Meu nome Antonio Feitosa: tenho muito orgulho por integrar a raiz da familia mais importante e honesta deste Brasil. Meu telefpne para contatos (086) 3233-0716. Alias, procuro uma prima maiorde 50 anos e que queira um compromisso serio. Tenho situacao definida e sou viuvo.Um forte abraco p/todos (as) Feitosas

    1. Oi Antônio, você quer manter os costumes de família, minha avó e meu avó maternos eram primos Feitosa, sendo ela de Belém e ele do Ceará, sítio panelas, minha mãe conta muitas histórias e lembra do nomes de muitas famílias da época. É um prazer conversar com outros da família Feitosa, sendo que a minha família não sei se por erro de grafia é com “z”, minha avó era com “s” . Um abraço .meu nome é Denilce Feitoza, do RJ.

  39. Oi meu nome é Bernardo matos Feitosa ii neto de Aurino ribeiro Feitosa e esmeraldina Alves Feitosa oriundos da região dos inhamuns tauá cocsi e Parambu se poder bota lá no gp do whts 88996721640

  40. Olá familia abençoada!
    Pessoal, acho que sou o único FEITOSA daqui que mora em Brasília! Olha, fico feliz que nossa família tem uma (ou até várias) histórias, isso é legal, nos dá uma espécie de “lugar” na história da humanidade.
    Sou o Carlos Feitoza, moro em Brasília, mas como não poderia deixar de ser, nasci no Nordeste, especificamente em Paulo Afonso na Bahia. Minha família é quase toda de Sergipe, mas tem gente em Maceió, Jeremoabo, Paulo Afonso, Salvador, Ilhéus, Itabuna, Fortaleza, São Paulo e não lembro mais.
    Esse é o nosso brasão: http://www.ngw.nl/heraldrywiki/index.php?title=Feitosa
    Qualquer coisa, entrem em contato no meu e-mail: emaildofeitoza@gmail.com (claro, né!).

    Grande abraço à todos.
    Ah! Quero fazer parte do grupo do WPP.

    1. No caso do brasão de Feitosa de Ponte de Lima, observe a coroa murada, significa que o brasão foi criado para uma vila, a Vila Feitosa, do município de Ponte de Lima, e não para uma família. O curioso é que o próprio brasão de Ponte de Lima é descrito, ainda, como Vila, mas a murada do brasão é de cidade.

  41. Muito bom conhecer a origem de nossa família, e mais importante ainda saber o quanto contribuímos para o crescimento e engrandecimento da nossa nação, pois, FEITOSA está em todo lugar. Sou da cidade de ÓBIDOS no oeste parabéns, onde meus bisavós se instalaram vindo do Ceará, e hoje temos incontáveis Feitosa.

  42. Olá, eu também sou Feitosa. Herdei da minha a vó que era cearense, e sou Alves por parte do meu avô que também era Cearense. Fiquei admirada pela dimensão da nossa família. Atualmente moro em Macapá meus avós moravam no Maranhão Manoel Alves e Maria Feitosa Alves. Se alguém souber algo a mais sobre esta família gostaria de obter mais informações.

  43. Olá sou uma Feitosa também é tenho os filhos que também é feitosa. Quero fazer parte desse grupo do watsap ok. Meus dependentes migraram do Ceará para a Bahia. Onde eu moro.

  44. A quantidade de descendentes dos Feitosas ,espalhados pelo o Brasil e pelo mundo,já
    deve chagar a milhões .
    A busca de um troco original,é provavelmente impossível
    Porem não custa tentar.

    .

  45. oii gente, que legal meu nome e maria elenice oliveira feitosa e por incrivel que pareça o nome do meu avo parte de pai se chamava manuel martins e ele morreu muito antes de eu nasce , achava o meu sobrenome feio , mudei de indeia

  46. Boa Noite, sou Feitosa mais pelo que sei minha avó Maria Alves Feitosa filha de Augustinho Feitosa, morava em Minas Gerais, lugarejo chamado Durandé.
    Alguém sabe desta imigração para esta lado de Minas

  47. Oi meu nome é Maria josé Feitoza Barros econfesso que eu adorei conhecer a origem do meu sobrenome Feitoza meu feitoza deve esta com erro de cartorio pois meu avô era Tiburcio Valeriano Feitosa morava em Pernambuco. Estou ansiosa para nesses comentários descobrir mais parentes meus. meu zap é 91 980877084

  48. Gostaria de saber mais dessa história meu Avô é Manoel Erasmo Feitos do inhuamus (CE) , infelizmente perdemos o contato com ele , último contato que minha vó Idelzuite Rodrigues sua primeira esposa que se casou com ele no dia 15/06/1969 teve foi há muitos anos atrás quando ela teve há notícia que ele foi para Goiás (GO) meu nome é Giovanna Erasmo Feitosa minha mãe sua filha Maria Aricelia Erasmo Feitosa e minha tia Terezinh Erasmo Feitosa. Se alguém tiver alguma notícia por favor chamem no whatsapp que é +55 (11)93012-4304

    1. Gostaria de saber mais dessa história meu Avô é Manoel Erasmo Feitos do inhamus (CE) , infelizmente perdemos o contato com ele , último contato que minha vó Idelzuite Rodrigues sua primeira esposa que se casou com ele no dia 15/06/1969 teve foi há muitos anos atrás quando ela teve há notícia que ele foi para Goiás (GO) meu nome é Giovanna Erasmo Feitosa minha mãe sua filha Maria Aricelia Erasmo Feitosa e minha tia Terezinh Erasmo Feitosa. Se alguém tiver alguma notícia por favor chamem no whatsapp que é +55 (11)93012-4304

  49. Sou Ricarte Feitosa , inicialmente falar sobre nossa família é especial ,não daria tempo Pois a história é grande e complexa ,somos de origem portuguesa ,os Feitosa ficçaram residência inicialmente no ceara na região dos inhamus e temos livro que conta a nossa história e foi tem de um doutorado

  50. Meu pai walter alves feitosa e minha mae maria jose feitosa, são cearences, minha avó beatriz de almeida feitosa faleceu com 101 anos, dizia ela que conhecia lampião, vim a saber a veracidade de suas palavras, pois meu avo antonio alves feitosa era cabra de lampião, tudo se concretizou quando me presenteou com uma adaga de prata daquela época, infelizmente ate hoje não sei onde se encontra tamanha reliquia. Abs em todos os Feitosa!!!

  51. Olá, estou impressionada com a dimensão da família Feitosa, sempre me orgulhei do meu sobrenome mais não sabia que existia histórias de guerreiros e essa mestiçagem toda. Meu avô que nos deu o sobrenome, seu nome era AFONSO ALVES FEITOSA, nascido e criado em garanhuns/PE, um homem de personalidade forte, lutador e guerreiro, tenho imenso orgulho do meu avô. Acredito que deveríamos criar um grupo no watsapp para cada um contar sua história e nos encontrarmos. Adorei saber que existe essa longa história.

  52. Olá sou um Feitosa, porém, e sou paranaense, por relatos da minha família, meu avó é decendente de algum Feitosa Cearense, e se casou com minha vó uma paulista… e vieram para o sul tentar a vida…dos Feitosas conheço só os paranaenses, que tenho contato, tio e Ms, e primos e SC

  53. Eu sou da familia Feitosa meu pai conta que minha vovó era índia meu avo pegou ela na mata ainda criança e amansou ela por ser muito brava.logo que ficou moça meu avo casou cm ela por esse motivo deram o sobrenome mourão.por minha avo ter sido amarrada em um mourão por índia brava.mas por causa de uma confusão de duas familias no Ceará. Foi trocada o sobrenome mourão por Feitosa.e assim a familia se separou.se alguem conhece essa historia e pertence a essa familia me avise meu pai tem um sonho de antes de morrer conhecer algum dos seus irmão.o nome dele e João Feitosa Alves.

    1. oii..tb tenho sobrenome Feitosa,achei interessante seu relato pois a minha avó(falecida),se chamava Grinalra alves feitosa,sempre nos contava que sua mãe era india¨catada a laço¨,me pareceu bem similar ao relato da sua avó e coincidentemente tb tem o sobrenome ALVES e FEITOSA.Não conheço muito dessa historia,mas sei que eles eram de Pernambuco.

  54. Olá Feitosas… Meu pai, Antonio Feitosa, saiu Ceará na região do Crato e foi para são Paulo, a procura de trabalho. Isso a mais de 70 anos atrás. Moro em Curitiba e estou tentando repassar para o meu filho a grandeza e também o respeito ao nosso sobrenome.
    Pretendo no futuro visitar a localidade de Feitosa em Portugal. Abraço a todos.

  55. Gostaria de saber mais sobre o meu sobrenome, sei muito pouco, meu avó paterno é da cidade de Guarabira, alguém sabe me dizer se a família Alves Feitosa é muito grande ?

    1. Oie Magda boa noite, TB nasci em jardim Ceará e tenho Feitosa no nome. Meu avo se chamava Domingos casado com dona Iracema todos com sobrenome Feitosa, sera que temos algum parentesco?

  56. Sou um FEITOSA me chamo Juarez Araujo FEITOSA filho de Juarez bastos feitosa ,eu pai nasceu em TARAUACA (AC) meus avós paternos são CICERIO SARAIVA LEÃO FEITOSA nascido em PEDRA BRANCA (CE) e minha avó era MARIA BASTOS FEITOSA nascida em ITAPAJE (CE) ela é descendente da familia PINHEIRO BASTOS. Se alguem souber me dar noticias dos meus antecedentes por favor. meu watzap é 92 99117-1919 tim.

  57. CRIEI UM GRUPO PARA MEMBROS DA NOSSA CLÃ. QUEM INTERESSAR, DEIXAR O NUMERO ABAIXO, QUE EU VOU ADICIONAR.

    MAS, POR QUE CRIEI O GRUPO? VEJA ABAIXO OS MOTIVOS.

    Olá a todos. O nosso sobrenome “Feitosa”, tem uma origem meio que incerta.

    1 È mais conhecido por ser de origem portuguêsa, por ter uma localidade chamada de Freguesia Feitosa, do conselho de ponte de Lima.

    2 O site Heraldy Institute, revela que o sobrenome é de origem italiana, cuja nobreza é Nobili

    3 Outra provável origem seria Espanhola, em que mostra a primeira pessoa que adotou esse sobrenome, no ano de 1591.

    E agora tenho um update por parte do “Diego Feitoza”, dizendo que o sobrenome não é de origem Portuguêsa, apenas por ter uma localidade com este nome, e o mesmo infere que o brasão da nossa familia tem origem bizantina e Irlandesa, que em sua familia há indicios de alguém com origem portuguesa, sendo somente italiana e Francêsa.

    1. Olá Luan Feitosa! Sou Marcia Alves Feitosa deixei um comentário acima,mas gostaria de acrescentar que tive ou tenho 2 Tios por parte de pai e uma Tia,meus tios eram Milton Cardoso Feitosa e Lorival Cardoso Feitosa os quais eu não conheci,e tenho uma tia Neusa Feitosa que eu conheci,morava em ilha bela litoral SP Mas tbm não tenho contato. Deixo meu whats ok (18) 981056388 desde já agradeço!

    2. Oi Luan , sou Denilce Feitoza, do RJ, minha mãe de várzea alegre, Ceará, sítio panelas, e minha avó era de Belém, e meu avó era do Ceará, ambos primos com sobrenome Feitosa. Add ai no grupo: 55 21 983590804. Um abraço.

  58. Desde de pequeno tenho curiosidade pelos sobrenomes. E aqui neste site, com conteúdo abundante, encontrei as origens dos dois. Fiquei logo feliz em saber tal importância dos dois. Feitosas e Costas, importantes na história do Brasil, e principalmente da história do meu Nordeste. Sou um Feitosa da Costa de Pernambuco. Sou Feitosa por parte materna, onde (Ainda não pesquisei muito) minha avó é Feitosa de Pesqueira – PE. A história dos Feitosas é de homens com terras. História que se bate com a da minha avó, visto que sua família, tem terras, na vila em que minha avó nasceu. Dizem também que minha avó descends de índios, aí está parte eu já não posso afirmar, já que ela sofre de mal de Alzheimer, e sua família é um pouco distanciada para eu fazer tais pesquisas. Tenho uma curiosidade com os sobrenomes, pois, não sei se posso me considerar descentes dessas famílias aqui que vou citar os nomes e sal tradicionais, os Ferreiras e os Pereiras, ambas por parte de pai. Não me considero um Ferreira e nem Pereira, por não ter tais sobrenomes no meu nome. Mas, meu pai disse uma vez que eu sou sim um: Feitosa, Ferreira, da Costa, e Silva. Ambas minhas famílias descendem de áreas rurais, os Feitosas e os Costas. Não reconheço muitos personagens da história na minha família, por não pesquisar. Mas, minha avó paterna e o meu tio, contaram certa vez que o cangaceiro Lampião, seria primo nosso. E que, certa vez ele se instalou com seu bando nas terras da minha família paterna. São histórias bem interessantes as dos meus sobrenomes, que eu pretendo pesquisar, e quem sabe um dia escrever um livro (aproveitar a tecnologia em que temos) sobre os Feitosas, Costas, Ferreiras e Pereiras. Sempre tive orgulho de levar os sobrenomes Feitosa e Costa, vou ter ainda mais depois de ler os artigos do site. E espero respostas da pergunta se posso me considerar um Ferreira e Pereira. Abraços! Feitosa da Costa, Arcoverde, Pernambuco.

  59. Sou um Feitosa, fiquei sabendo que sou da árvore genealógica dos Feitosas, judeus, fugidos da guerra, da Espanha para o Brasil. Alguém já ouviu essa versão?

    1. Nunca ouvi ou vi este tipo de versão. Como pode ver, foi apresentado no texto ácima, que ocorreu uma verdadeira mestiçagem. Tem um site, que exclama a primeira pessoa com esse sobrenome em algum lugar, datado em 1591, na espanha. Se essa data for a mais antiga referente a esse sobrenome, no que concerne a existência, a origem é espanhola. Aqui o link: http://www.surnamedb.com/Surname/Feitosa

    2. Sou Anna Feitosa e já ouvi sim , que a família descende de judeus que vieram para terra nova para fugir da inquisiçao. E os hábitos religiosos de meu bisavó, avó eram judaico .Essa história procede sim.

    1. A águia de duas cabeças com fundo amarelo e de origem Bizantina, e com a tomada dos turcos o acréscimo da lua crescente simbolo predominante na cultura Islâmica. A águia tbm traz o simbolismo de que a família detinha poder do Oriente ao Ocidente através de glórias em guerras, com isso tendo poder e riqueza.
      Porém não ha provas nenhuma de que a familia seja de portugal, até porque não é, simplesmente dizem isso devido haver um local la chamado de Vila Feitoza. Digo isso porque meu tataravôs são Italianos por parte de pai e mãe. Bisavôs são italianos e francês. Em resumo pode dizer que não há portugueses na minha arvore a no minimo 4 gerações ou mais.
      Também ha uma explicação para o Feitosa e o Feitoza.

      1. Eu tenho parentes na familia, tanto feitosa como feitoza. Minha bisavó, pessoa mais antiga que eu conheci da minha familia com esse sobrenome, era feitosa, depois aliterou o da minha vó para feitoza. E assim por diante. O meu como pode ver, é arcaico, já de alguns primos meus, é com Z.

        1. Corrigindo: Por incrível que pareça, não achei ninguém com esse sobrenome na minha genealogia, antes da minha avó e antes dos irmãos dela :O. Falo isso, porque trabalho em uma central, e la tenho acesso a dados pessoais de qualquer pessoa, desde que eu saiba o nome completo e cpf é claro. Então, como eu ia dizendo, não sei bem o que aconteceu, porque a mãe de minha bisavó era FERREIRA DE LIMA e o pai dela era BORGES ROCHA e minha bisavó ta com nome de casada que é RAIMUNDA FERREIRA GONÇALVES. Ou esse sobrenome surgiu na minha genealogia homenageando alguém… ou aconteceu um erro no cartório de registro… ou ainda, outra possibilidade, da mãe de minha bisavó e minha bisavó ter mudado o último sobrenome quando casadas….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *