Família Ferrari

A família Ferrari tem o seu reconhecimento aqui no Brasil, embora a maior popularidade esteja concentrada na Itália. Confira abaixo algumas curiosidades da história de origem, variações e modelos de brasão dos Ferrari.

O sobrenome Ferrari, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ferrari

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é derivado de uma espécie de apelido, uma característica do portador inicial deste nome. Esta era uma pessoa que tinha como profissão o artesanato que tem o ferro como principal material. Também era possível encontrar ferreiros com funções mais comerciais que artísticas. Portanto, o nome de família Ferrari se origina do latim faber ferrarius (ferreiro).

O exercício desta atividade por parte de um patriarca no final do Império Romano ou no inicio da idade média era comum em algum ponto da península itálica. Assim, isso deu origem a este sobrenome e acabou sendo um dos sobrenomes mais difundidos em toda a Itália e outras partes da Europa.

Curiosidades

A origem de Ferrari é italiana, embora suas variações sejam advindas de outros países também na Europa. Pelo que parece, este foi um sobrenome que se disseminou e foi ganhando suas traduções em diversos países. Além de traduções, novas famílias foram formadas com outros brasões, fazendo os Ferrari ganharem sua própria identidade.

Variantes do sobrenome Ferrari

O sobrenome Ferrari, na verdade, é uma forma variada de Ferreira, que é o original e mais popular de todos eles. Podemos encontrar outras variações para Ferrari são Herrera ou Herreira na língua espanhola, Ferrara na língua italiana e Smith língua inglesa. Todas essas são variações de acordo com a sua história de origem.

Brasão da Família Ferrari

Agora com identidade própria, o escudo da família Ferrari não é o mesmo de suas origens espanholas ou portuguesas. Este é constituído todo de azul com sete flores-de-lis de ouro. Elas estão postas três de cada lado do escudo e uma no centro inferior.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

83 respostas para “Família Ferrari”

  1. Não tenho sobrenome Ferrari, mas o nome de solteira de minha mãe e Ligia Ferrari cancela. Filha de Geralda Ferrari cancela e neta de José Ferrari e Catarina Rogeri. Alguém sabe a cidade de origem ou tem algum parentesco?

  2. Pessoal, boa noite, peço desde já desculpas por incomodar o site e o grupo da familia Ferrari. Não sou uma Ferrari, mas estou ajudando uma Ferrari a encontrar a cidade correta de origem, os dados que possuo são: nome do antenato PIETRO FERRARI filho di MICHELE FERRARI e ADELIA FERRARI. Ele nasceu entre 1882 e 1884, no Brasil casou com a MARIA BETTEORO BETTIATO OU ATÉ MESMO BERTIATTO no ano de 1906, seu filho é o PACIFICO FERRARI nascido em 10/09/1918. Peço por gentileza que quem tiver informações sobre essa pessoa ou puder nos ajudar a localizar a cidade correta de nascimento agradeço desde já. Deixo o meu contato para quem conseguir nos ajudar: ANA PAULA SANTINI – +39 3475688366.

    Agradeço pela atenção e pela ajuda.

    Att.
    ANA PAULA SANTINI

    ADMINISTRADORES: se por acaso essa mensagem não puder ser posta no ar, peço que me avisem que retiro sem problemas.

    1. olá sou Fhelipe Ferrari, radicado em Curitiba-PR. existe uma forma de achar sim! Por exemplo a minha raiz dos Ferrari é radicada em Palermo na Itália. foi de lá que meu tataravô Maximilianno Ferrari Esposo de Maria Chiara (variante de Clara) começaram a família. De lá eles decidiram vir ao Brasil por conta de dificuldades na profissão de ferreiro. Sem condições financeiras muito favoráveis de voltarem para a Itália eles fixaram Morada em Rio Negro que faz divisa com o Estado de Santa Catarina. Meu bisavô Sr Alceu Ferrari nasceu lá em Rio Negro e veio a Curitiba tratar de negócios. Até os sete anos de idade ele só falava italiano (tradicional). Conheceu já em Curitiba a Senhora Eduvirgens Alves, minha finada bisavó. que posteriormente iria suprimir seu sobrenome Alves para assinar somente o Ferrari. me coloco a disposição para achar a cidade de origem desta prima rs. basta que me mandem um e-mail em [email protected]. Sou grato por ser Ferrari amo nossa história. somos todos parecidos kkkk abraço fraterno.
      ATT FHELIPE FERRARI
      DIRETOR DA JUNTA ACADÊMICA DE DIREITO DELLA LEGENDARIA FAMIGLIA FERRARI
      PALERMO ITÁLIA- SÍCILIA- MARANELLO- BRAZIL

  3. Olá quero saber sobre Ferdinandi Ferrari bisavô é preciso saber se alguém tem alguma informação ele era casado com Maria Farroni
    Ele veio da Calábria preciso saber qual região

  4. sou nery caetana de almeida …facebook ..nery Almeida… filha de Raimundo tome de almeida e Maria da ferrucidade nery…neta de jose Mateus nery e Emília Don’ nes…bisneta de Luiz nery e josefina FERRARI NERY… Meu bisavós chegaram da italia em 02 outubro 1888… fixaram em Eugenopolis MG..

  5. Notícias da família Ferrari. João Ferrari. Casado com Roza Giroliati. Tiveram Luiza Ferrari.
    João faleceu por volta de 1931. E Luiza Ferrari. Nasceu em 1909 viveram em Carmo da cachoeira minas gerais

  6. Meu bisavô é João Ferrari ( Giovanni Ferrari na Itália) casou com minha bisavó Roza Giroliati ( não sei se tem outras variáveis) tiveram minha vó Luiza Ferrari.em 1909
    Viveram na região de Carmo da cachoeira. MG. Ele faleceu por volta de 1931.
    Alguém tem alguma afinidade.

    1. Erika, tudo bem?
      Estou procurando um Ferrari perdido na minha árvore genealógica, mas tenho poucas informações.
      Meu bisavô se chamava Geraldo Ferrari e era de MG, nasceu em 1912. Não sei ao certo se era seu pai ou seu avô que veio da Itália, mas tenho vaga lembrança dele se chamar João.
      Poderia entrar em contato?
      [email protected]

  7. Olá meu Bisavô veio da Itália. No Brasil está registrado João Ferrari. Nas pesquisas descobrir que na Itália é Giovanni Ferrari.
    Morreu por volta e 1931. Viveu em Carmo da cachoeira-Mg. Era casado com Roza Giroliati.( Não sei se teoutra escrita)Tiveram minha avó em 1909 Luiza Ferrari.

    Alguém tem alguma ligação.

  8. Procuro Familiares de Domingos Ferrari ou Domenico Ferrari
    Esposa- Ana Venera Pernna – Falecida em Avaré
    Filha – Catharina ou Catarina – nasceu e faleceu em Avaré – SP

  9. A familia de minha esposa é Ferrari , eles vieram pelo Espirito Santo em 8/3/1878 de Veneto , Verona
    Pietro Ferrari , pai Luigi Ferrari e mãe Rosa Fazolla

  10. Sou Ferrari por parte de meu Avô e Moretti por parte de minha Avó meu Avô Moretti foi Comendador da Italia aqui no Brasil na ciadade de Jandaia do Sul-PR
    Gostaria de saber tudo sobre!!

  11. Boa tade.Sou Cleuza maria Ferrari.Meu Bisavo Leonardo Ferrari nascido na Italia sua e4sposa Maria Boselli ambos Italianos .Meiu Nono Teodolindo Ferrari no Brasil esta como Olindo ferrari.Meu pai Arturo Ferrari falecido. Estou a procura de pararentes dos mesmos.Me4u Bisavo Veio no Navio Bearne saiu do porto de Genova Italia em 1888 c para o Porto de Santos Fixaram residencia em Estado de S p.Gostaria de saber se tenho parentes q alguem dos Ferrari fazem parte desta familia .Ficarei agradecida.Abraços.

    1. Minha bisavó era josefina Ferrary nery …Casada com Luiz nery…. veio em 1888 …chegaram aos 02 de outubro. … todos esses nomes minha mãe contava histórias…portanto me identifico com as histórias contada por cada descendentes…

  12. Minha Bisa era Brasilina Ferrari (1889), única filha da familia de imigrantes nascida no Brasil (sua mãe engravidou no navio), tinha uma irmã Eugênia e a família se estabeleceu em SP-Capital (Pinheiros), quem tiver qualquer informação de irmãos, estamos construindo nossa genealogia!

  13. Meus bisavos pela parte de mãe são Celeste Ferrari e Emilia Furlan Ferrari e Jão Fontolam e Emilia Pelegrin Fontolan, alguem que possa identificar de que cidade eles vieram por gentileza ??? Sou Carminie Ferrari

    1. Meu nome é Rafael Ferrari, sou filho de Antonio Carlos Ferrari e neto de Joffre Ferrari nascido em Cachoeiro de Itapemirim no ES.
      Não sei nada sobre nossos antepassados que vieram do norte da Itália e desembarcaram no Porto de Anchieta ou Itapemirim no estado do ES.
      Gostaria de saber notícias dos meus antepassados Ferrari e até mesmo marcarmos um encontro .
      Meu contato é :
      [email protected] e a página http://www.grupoferrari.com.br

    2. me chamo Fhelipe Ferrari kkkkk como é as coisas né estou montando minha arvore para pegar a doppia citatinanza direito do todos os Ferrari no Brasil.

  14. Meu bisavô se chamava João Ferrari faleceu por volta de 1973 foi casado com Ginebra Bomjorno. Se alguém tiver alguma informação por favor avise! Desde já obrigada

    1. Danielle. Meu bisavô chamava João Ferrari. Ele faleceu por volta de 1931. Era casado com Roza Giroliati. Mas a tradução nos cartórios era muito precárias.
      Eles viveram na região de Carmo da cachoeira- MG. Teve minha avó Luiza Ferrari. Não sei se teve mais filhos.
      Será que temos alguma ligação.

    2. Danielly meu bisavô chamava João Ferrari. Ele casou com Roza Giroliati. Não sei se tem outra forma de escrever. Ele faleceu por volta de 1931. Teve uma filha Luiza Ferrari. Não sei se teve mais filhos. Eles viveram em Carmo da cachoeira. MG.

  15. Ola, sou da família ferrari e tenho um livro sobre nós, com a nossa árvore genealógica. Todos os anos nós da familia ferrari temos um encontro em Bento Gonçalves.

      1. Boa noite, meu avô chamava Ângelo Ferrari e minha avó , Maria Feltrin Ferrari. Viveram na região de Andradina,Sao Paulo. Alguém tem alguma notícia. Favor mandar um email. Andrea Ferrari de Araújo

    1. Tem um Angelo Ferrari, irmão de Santo Ferrari, que foi meu bisavô. Viveu no sul do Brasil e era filho de Antonio Ferrari e Paola Groppo.

      1. Adalberto neste mesmo registro da família Ferrari. Tinha o chefe de Família Giovanni Ferrari.
        No Brasil é João Ferrari.
        Meu bisavô é João Ferrari. Faleceu por volta de 1931.
        Viveu em Carmo da cachoeira-Mg.e era casado com Roza Giroliati. Não sei se tem uma outra tradução.
        Porque nas pesquisas já vi que Roza poderia ser Maria.
        Será que temos alguma ligação

      2. Olá! Meu bisavô chamava João Ferrari ( na Itália Giovanni Ferrari.) Ele era casado com Roza Giroliati. Tiveram minha avó Luiza Ferrari em 1909. Meu bisavô faleceu por volta de 1931. E viveu em Carmo da cachoeira-Mg.
        No museu do imigrante. Consta nesta família. Angelo, santo, Margherita, Maria( que estou investigando se passou a ser Roza) e Paola.
        Você sabe se eles viveram nesta região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *