Família Figueiredo

A família Figueiredo é bem reconhecida no Brasil. É fácil encontrar descendentes dessa família por aqui. Se você é um dos muitos descendentes dos Figueiredo, vai gostar de ver abaixo algumas curiosidades e informações desse sobrenome.

O sobrenome Figueiredo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Figueiredo

O sobrenome Figueiredo é de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sua geologia refere-se a um lugar onde há figueiras (árvores de figo), conhecido por Figueiral.

Outra provável origem para este sobrenome está relacionada a uma lenda ocorrida por volta do ano 783. Segundo a lenda, um cavaleiro arrancou o tronco de uma figueira para salvar donzelas em perigo.

O cavaleiro era Goesto Ansures. Ele salvou donzelas cristãs de cativeiros quando eram conduzidas pelos mouros para pagamento do tributo de cem donzelas destinadas a concubinas do Rei Córdova. Os Mouros eram povos oriundos do Norte da África, que invadiram a Península Ibérica, onde hoje está localizado Portugal e Espanha, e dominaram toda a região. O herói arrancou o tronco de uma figueira e assim expulsou os inimigos e libertou as moças do cativeiro.

Curiosidades

O cavaleiro Goesto Ansures apaixonou-se por uma das damas que ele salvou do cativeiro. Posteriormente casou-se com uma delas. Inicialmente tomou Figueereido como sobrenome. Posteriormente, depois de alterações gráficas, firmou-se Figueiredo.

Variantes do sobrenome Figueiredo

Existem duas variantes para o sobrenome dessa família. São elas: Figueiredo ou Figueredo. As duas variantes são bem reconhecidas e comuns de se encontrar. No Brasil, Figueiredo é a grafia mais popular para o sobrenome.

Brasão da Família Figueiredo

Muitas vezes a maioria das famílias possui mais de um brasão. Isso ocorre pelo fato de algumas famílias criaram a sua própria identidade. Foram encontrados muitos brasões relacionados a esse sobrenome. Veja a descrição do que parece ser mais original logo abaixo.

No centro do brasão há um escudo vermelho com cinco folhas de figueira na cor verde. No timbre tem-se uma armadura, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal. Esta armadura está presente na maioria, ou em todos os brasões encontrados.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

79 respostas para “Família Figueiredo”

  1. Olá sou Geraldo, filho de Raimundo Marques da Silva, nascido em Belo Horizonte MG em 18/09/1944 filho de José Figueredo da Silva e de dona Algusta de Figueredo. Gostaria de encontrar alguém que tenha informações. Atualmente moro em Dourados MS

  2. ola ! Sou CINARIA GOMES FIGUEIREDO ,filha de TITO GOMES FIGUEIREDO E ANA INACIO GOUVEIA , NETA DE NORBERTO GOMES FIGUEIREDO e LUZIA ALVES MUNIZ.

  3. Olá , estou a procura dos familiares de Portugal… Sei que meu bisavô véi com o irmão pra cá de Lisboa ele veio para fronteira de Santana de Livramento e outro para Rio de janeiro!

  4. Alguem tem avô ou bisavô por nome de Bertolino Gomes Figueredo?casado com Luzia Alves Munis…estou a procura da ninha parentela?….eu sou Arlindo Alves Munis?

  5. Olá Familia, chamo-me Neventon Figueiredo de Porto Alegre, RS..é uma enorme alegria saber de tantos parentes, e sentir orgulho de tão nobre familia…Quem sabe um dia possamos reunir essa grande nação figueiredo..Um forte abraço aos Figueiredos de todos os rincões…

  6. Poxa agora que comecei a procurar mais pelo meu sobrenome e estou vendo que realmente o Figueiredo e muito forte mesmo por ter começado a pesquisar agora nao sei muito ainda porem meu Figueiredo veio de meu avô Valdivino Alberto de Figueiredo nascido em MG.

  7. A todos os brasileiros de sobre nome FIGUEIREDO e todos os outros espalhados pelo mundo, um grande abraço e muito, muito orgulho de pertencer a esta grande FAMÍLIA, cujo brasões de armas e sua História, podem ser vistos na Net. É toda uma descoberta!

    1. A todos os interessados em saber mais sobre a família FIGUEIREDO aqui deixo mais pormenores, que julgo interessantes. Trata-se da lenda que envolve o nosso sobrenome: O rei Mauregato, de Astúrias, filho de D. Afonso, o católico, pretendeu e conseguiu usurpar o trono a seu sobrinho e para isso pediu e obteve o auxílio das tropas do Califa de Córdova, Abd-el-Ramán, em 783, mediante o vergonhoso tributo de 100 donzelas para os harens mouriscos. Essas donzelas eram escolhidas por gente de armas e depois conduzidas ao seu destino. Iam elas por território lusitano quando um nobre cavaleiro e a sua gente caíram inopinadamente sobre a escolta e conseguiram livrar as pobres donzelas das suas garras. Dizem alguns cronistas que isto aconteceu no meio de um figueiral e por esse motivo foi atribuído ao cavaleiro o nome de Figueiredo e ao lugar o nome de “Figueiredo das Donas”, povoação portuguesa que ainda hoje existe.

  8. É impossível sabermos quantos FIGUEIREDOS haverá espalhados pelo mundo, mas aqui em Portugal posso afirmar que somos centenas. Se contarmos os brasileiros, eu diria que formamos uma nação. E todos nós pertencemos a uma só família que, lá pelo século oitavo, se instalou na região norte de Portugal, onde criaram seus filhos e dos quais todos nós descendemos. Figueiredo das Donas é uma pequena povoação do concelho de Vouzela e distrito de Viseu, que se julga ser o berço desta nossa grande família. Recomendo a todos que vejam na NET o brasão da FAMÍLIA FIGUEIREDO e a sua história. Existem vários sites e diferentes brasões de armas, que têm em comum as cinco folhas de figueira perfiladas de ouro em campo vermelho.

  9. O meu nome é Francisco Figueiredo da Rosa e também eu quis saber quem teriam sido os meus antepassados. O que averiguei é que todos os Figueiredo somos descendência de uma família muito antiga de apelido Figueroa que, procedente da Galiza- Espanha, se instalou a norte de Portugal, mais concretamente na região de VISEU. Que o dito sobrenome se deriva da palavra “figueira” e que em Portugal foi chamado de Figueredo ou Figueiredo.
    Mas segundo a Heráldica Lusitana, a origem do nome procede de Goesto Ansures, cavaleiro lendário que teria libertado várias donzelas das mãos de um grupo de mouros que as conduziam como reféns para pagamento de um tributo anual de cem donzelas nobres destinadas a concubinas do rei de Granada, conforme um acordo de vassalagem feito com o rei Mauregato de León. A luta travou-se num pomar de figueiras, ou seja, num figueiral ou figueiredo, como então se chamaria. Este acontecimento levou a que o local ficasse conhecido como Figueiredo da Donas, actual freguesia do concelho de Vouzela. O cavaleiro apaixonou-se então por uma das prisioneiras, casaram e dela teve um filho chamado Goeiro Martins de Figueiredo, que viveu nos reinados de D. Afonso II, D. Sancho e D. Afonso III. Um seu descendente foi Gonçalo Garcia de Figueiredo, que era Senhor de Micleira e tutor do infante D. João de Portugal.
    Um dos fundadores dos muitos ramos da família Figueiredo foram D. João de FIgueiredo, sendo Vasco Esteves de Figueiredo, Senhor da Torre, um nobre muito importante a que aludem as “Inquirições” do rei D. Diniz, feitas no ano 1284, com informações de carácter económico, administrativo, social e eclesiástico, passando pela onomástica e toponímia. Foram seus filhos Gil, Lourenço, Afonso e Garcia Vásquez de Figueiredo, que deixaram longa geração. Um outro D. João de Figueiredo serviu os reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela, sendo capitão dos “Cem Lançadores” na conquista de Granada. Devido às suas valorosas acções, o rei D. João III recompensou-o em acto público com um Brasão de Armas, mostrado por aclamação no dia 8 de Outubro de 1528.
    Um portador, também ele famoso, da família Figueiredo foi Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto, no Brasil, nascido em 1837 e que foi Senador, Deputado, Ministro do Comércio Interior e Presidente do Concelho em 1889, durante a Monarquia. Foi também um dos responsáveis pela formação e proclamação da República do Brasil.

    Fonte: Armorial Lusitano

    Armorial Lusitano

  10. Procuro Narcisio figuereiredo , MAriana figueiredo, diogo figueieido. Ambos sao de natal rio garnde do norte, a mais de 2 decadas não tenho noticiais deles, se aguem conhecer por favor entrar em contato comigo, obrigada. qualquer imformacao será bem vinda.

  11. Olá. Meu nome é Jonathan Carlos Figueiral Ribeiro, sou descedente de Português. O bisavô da minha mãe, era Italiano e a Bisavó de Portugal.

  12. Sou Filha de Wania Figueiredo, neta de Aluízio de Figueiredo (nascido no Rio de Janeiro/RJ em 1925), Bisneta de Antônio Pereira de Figueiredo e Elvira do Sacramento. Meu avô falava sempre que era parente próximo (primo) do Ex-presidente Figueiredo. Gostaria de conhecer meus parentes Figueiredo desta linhagem, saber quem mais faz parte da minha genealogia.

    Agradeço se puderem me ajudar!

  13. Sou Deive Figueiredo, neto de José Figueiredo Neto e Margarida Felinto Diniz Figueiredo, meu avô era filho de João Figueiredo e Maria… n lembro.
    Sei que minha família se divide entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Provavelmente, se você é um Figueiredo e mora nesses estados, somos parentes!
    Abçs o/

  14. Sou JUVÊNCIO FIGUEIREDO NETO meu bisavô DEMETRO FIGUEIREDO(de origem escrava), meu avô JUVÊNCIO DEMETRO FIGUEIREDO, minha avó MARIA FRANCISCA DOS ANJOS(ambos nascidos em RIO DE CONTAS/BA, meu pai MANOEL LUCIO FIGUEIREDO, mudou-se de sua terra natal para Presidente Bernardes/SP em 1935 .

  15. Olá Figueiredo’s , me chamo Guilherme Figueiredo, meus ancestrais instalaram-se em Divisa Nova – MG, a cidade é infestada de Figueiredo mais concentrada na area rural, pois dedicavam-se à cultura do Café e pecuaria ( fazedeiros Fortissimos ) na Região, segundo histórias tinham até alguns pistoleiros (justiceiros) , Meu Bisavô se Chamava Pedro Alcântara de Figueiredo ( parente de dom pedro? não sei.. rsrs) grande Abraço aos companheiros de sobrenome..

    1. Me chamo Angelo Roberto Ribeiro sou bisneto de Maria Emerenciana Figueiredo residente na zona rural de Divisa Nova neto de Maria Gabriela de Figueiredo . Os Figueiredos foram 3 irmãos que vieram de Portugal.

  16. Meu nome é Stanley Figueiredo. Sobre as minhas origens, sei que meu bisavô cujo nome é Dimas Justiniano de Figueiredo, é originado de Portugal, veio morar no Brasil ainda na infância.

    Abraço a todos os Figueiredos do Brasil (e do Mundo)

  17. O nome Figueiredo se originou na região de Viseu no centro de Portugal e de lá, após os descobrimentos se espalhou por todo o mundo. Sou português e os Figueiredos do meu município, em Portugal são todos parentes e acredito que nós Figueiredos sejamos também todos consanguinios, portanto um grande abraço para todos vocês aqui do estado de São Paulo.

  18. Oi sou Emanuel Carlos Souza Figueiredo, filho de Manoel Figueiredo e neto de Norma dias Figueiredo, um grande salve a família luso-brasileira, da+lhe Vascão

    1. Sou filha de Manoel Fulgêncio Reis Figueiredo, neta de Dalva Reis de Figueiredo e Clóvis Barros de Figueiredo. Todos já falecidos. Meu pai, Manoel, nasceu em Jacobina – Bahia, mas veio para Pernambuco com apenas 1 ano de idade.

  19. Maria do Socorro Figueiredo de Andrade

    Sou de Alagoas , descendente do MUNICIPIO de VIÇOSA . Meu pai PEDRO MAURICIO DE FIGUEIREDO. Familia nobre e tradicional.

  20. Eu sou Jailson Nunes Barros , Neto de Luzia Figueredo nascida em 1898 no estado de pernambuco. Nascida na cidade de Exu -Pe. Gostaria de saber se nessa região ainda tem gente da familia Figueredo.

  21. Sou de Niterói, atualmente residente em Macaé. meu nome é Roberto Figueiredo, tb sou da Famila Figueiredo neto de Jose Figueiredo

  22. Olá sou Cláudio de Figueiredo, neto de Luiza Cândida de Figueiredo. Eta família grande. Parabéns a todos os Figueiredos

  23. Olá. Sou Alexandre Gomes de Figueiredo Campos. Sou Figueiredo, e me alegro em saber que tenho sangue guerreiro correndo naa veias. Abraços a todos. Meu bisavô Egídio Gomes de Figueiredo, veio de Traz os Montes.

  24. Olá, sou Felipe Figueiredo. Manhuaçu MG, atualmente moro em Salvador… Pretendo conhecer um pouco mais da origem de meu sobrenome, pois, quem sabe consigo uma cidadania européia?!

  25. Meu avô era João Gomes Figueiredo… minha Maria Perciliana Alves Munis… minha avó registrou o meu pai sem o sobrenome do meu avô… fiquei muito triste de perder um sobrenome tão forte e de tradição… mas fica pra história… somos da região Norte de Minas e Sul da Bahia… hoje moro em São Sebastião SP… Meu nome ARLINDO ALVES MUNIS… ABRAÇO A TODA FAMÍLIA FIGUEREDO…

      1. Sou Figueiredo do Sudoeste Baiano, mais Especificamente de RIO DE CONTAS/, meu avô JUVENCIO DEMETRO FIGUEIREDO,Minha avó Maria Francisca dos Anjos, mudaRAM-SE NOS ANOS 30 PAR O OESTE PAULISTA, PRES PRUDENTE, PRES, BERNARDES

    1. Sou Alexandre Gomes de Figueiredo Campos. Bisneto de Egídio Gomes de Figueiredo, de Traz os Montes. Prazer em compartilhar informação relevante. Sou de Niterói Rio de Janeiro.

      1. Sou da família figueiredo,minha bisavó a saudosa Maria Figueiredo,natural de rio de contas Bahia, minha avó Loisa figueiredo, de apelido luzia, casada por duas vezes, natural de São Jorge do engenho em Ilheus Bahia,minha saudosa mãe, D francisca figueiredo do Carmo, procuro algum familiares em Portugal, eu gostaria de conhecer um membro da minha família, porque ate agora só conheci minha mãe, nem um dos meus avós cheguei a conhecer! vivo a procura deles,que são da liagem de Jorge de figueiredo do engenho de santana, em ilheus!

    1. Pela lógica somos todos da mesma família o sobrenome foi criado após o casamento goesto ansures ele criou o sobrenome Figueereido após a vinda do sobre nome aqui para o Brasil fizemos so uma adaptação para Figueiredo e Figueredo mais somos de uma linhagem so pq o sobre nome foi criado por uma só pessoa é espalhado aqui no Brasil na época q os portugueses vinheram trouxeram muitas família de Portugal para ajuda a colonizar o Brasil então pela lógica somos de umas linhagem só FIGUEIREDO

      1. Felipe: A adaptação do nome familiar (FIGUEIREDO) ou (FIGUEREDO) foi feita em Portugal há já muitos séculos. E sim, o sobrenome é de uma só linhagem. Ou seja, todos pertencemos a uma só FAMÍLIA.

    2. Jasmine: todos os FIGUEIREDO são aparentados uma vez que descendem de uma só família portuguesa. Recomendo que vejas na Net o Brasão de armas da família e sua história. Vais sentir orgulho em ser uma de nós!

  26. Sou celio figueiredo.é vejo que somos muitos.que legal.talves sejamos todos parenteres.poisnao é possivel que alguem colocou esse sobre nome sem ser um.isso vem de linhagem.65 999253841 para nos conhecermos e saber mais sobre nossa origem.abraços

  27. Sou Demetrius Figueiredo, filho de Anotnio Francisco Figueiredo e neto de Serafim Figueiredo (natural de Traz os Montes). Residimos em Guaratinguetá-SP.

    1. Olá. Meu nome é Alexandre Gomes de Figueiredo Campos. E segundo minha mãe, Neide Gomes de Figueiredo, o meu bisavô Egídio Gomes de Figueiredo, Português, veio de Traz os Montes. Rapaz. Este sobrenome é muito misterioso. Tive 19 tios avós, e 1 avô, pai a minha mãe, de nome: Nelson Gomes de Figueiredo, que não conheci, também. E muitos primos, inclusive um deles, foi bi campeão mundial, em 1962, no Chile, e jogou com Pelé. Ele foi jogador do Fluminense. Seu nome é Altair Gomes de Figueiredo, e está com aproximadamente 80 anos. Foi um prazer passar-lhe tais informações.

      Grande abraço.

      Alexandre Gomes de Figueiredo Campos.

      21 964 660 728 zap ou agdfc2@hotmail.com

    1. Isto é possível porque os nossos antepassados se estenderem pelo território nacional mas também para a Galiza e Astúrias, havendo alguns cujos sobre nomes foram ligeiramente modificados, tais como: FIGUERIDO E FIGUEREIDO. São muito poucos, mas restam ainda uma minoria.

  28. O sobrenome Figueredo ou Figueiredo são da mesma familia? mesmo mudando ou faltando a letra? Alguem consegue me dizer se um figueiredo veio vários para o Brasil ou foi se formando familias com esse nome?

    1. Mª Talita: O sobrenome FIGUEREDO ou FIGUEIREDO pertencem a uma só família e foi levado pelos portugueses para todos os cantos do mundo.

  29. Diomedes Saraiva de figueiredo . Moro.em.sao Paulo capital tenho muito orgulho do meu sobrenome. Segundo o que conta a história o primeiro figueiredo adotou esse sobrenome porque ele lutava contra os mouros que haviam invadido a península ibérica com um galho de “figueira” preso a ? orelha. Isso era para dá sorte?. O brasão da família e lindo! Abraço a todos os figueiredos do mundo ? outro dia falando com um americano ele me falou que o vizinho dele em new york tem o sobrenome figueiredo. Estamos em.muitos países do mundo! Abraço a todos!

  30. Ola SOu a Liliana Figueiredo os meus avos do distrito de viseu … o meu avo de sao cipriano e a minha avo de sabugosa (tondela) … tenho muita pena porque nao conheco ninguem para alem deles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *