Família Fonseca

Confira a seguir a trajetória da família Fonseca, que teve duas origens e se espalhou pelo mundo. Se você pertence a esta família, vale a pena conferir sua origem, as curiosidades, as variantes e o brasão dos Fonseca.

O sobrenome Fonseca, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Fonseca

O sobrenome Fonseca possui duas origens. Em Portugal, Fonseca é classificado como toponímico. Ele deriva do catalão “Fontseca” cujo significado é “fonte seca”. No século XIII, na época de D. Sancho I em Portugal, o primeiro a adotar o sobrenome Fonseca foi Afonso Gonçalo da Fonseca e deu origem a vários descendentes.

A outra origem dessa família vem da Espanha e provem da linhagem dos Riba Douro, que são os descendentes de D. Moninho Viegas, conhecido como o Gasco. Ele se casou com dona Valida Trocosendes e tiveram um filho (D. Rodrigo Garcia), que foi morto na conquista de Riba Douro. D. Rodrigo teve dois filhos e um deles foi chamado de D. Garcia Rodrigues, que ficou conhecido como Fonseca por causa da região onde morava.

Embora sejam retratadas duas possíveis origens para esse sobrenome, a mais aceita é a de Portugal, por ser mais antiga e todos os sucessores de Afonso repassarem o sobrenome Fonseca.

No Brasil, um dos membros mais importantes foi Hermes Rodrigues da Fonseca (“Marechal Hermes”) o oitavo Presidente do Brasil.

Curiosidades

Um dos descendentes da família Fonseca foi Fernão Martins de Affonseca, que seguiu o caminho de seus antecessores e foi senhor do couto em Leomil. Com essa sucessão de familiares no mesmo cargo surge os Coutinho, que é uma derivação do apelido couteiro. Fernão era conhecido por esse apelido. Nessa linha de raciocínio os Coutinho são descendentes dos Fonseca.

Variantes do Sobrenome Fonseca

O sobrenome Fonseca tem algumas variantes por ter se espalhado por vários países. Os mais conhecidos são Fonséque, Fonsecha, Fonsega, Fonsecca e Affonseca. Atualmente existem vários descendentes dessa família espalhados pelo mundo. No Brasil o mais popular é Fonseca.

Brasão da Família Fonseca

O Brasão da família Fonseca é constituído por um escudo de esmalte amarelo com a representação de cinco estrelas vermelhas com sete pontas. O seu timbre é constituído por uma armadura de um cavaleiro, com um boi vermelho na parte superior. No boi há uma estrela perto do pescoço. A cor amarela faz referência ao ouro, à soberania e ao poder, enquanto a vermelha representa a guerra.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

236 respostas para “Família Fonseca”

  1. Olá à todos!

    Me chamo Pablo M. Gonçalves Fonseca, filho de Raimundo Gomes da Silva Fonseca (In Memoriam). Os pais dele: Cleonice Gomes da Silva Fonseca e Jomar Gomes da Silva Fonseca (In Memoriam). Uma única irmã, Jonice Gomes da Silva Fonseca (In Memoriam). Não sou associado à Abradjin ainda, mas sei que ambos os nomes de família (parte de pai “Fonseca” e mãe “Gonçalves” constam na lista oficial que indica ascendência sefardita. Além de querer manter a história da família arquivada meu intuito é entrar com pedido de cidadania portuguesa, porém, se não for pelo viés de pesquisa e levantamento da documentação de parentes próximos, ainda não possuo capital disponível para o investimento. Alguém me daria uma “luz” em caso de ter mais informações? Somos de Salvador, Bahia.

  2. Olá, parentes!
    Após ler todos os comentários aqui, percebi que nenhum parente meu está a procura de outros parentes.
    Meu pai (Eugênio Ernesto da Fonseca) nasceu em Barbacena (1913), o pai dele (Joaquim Dimas da Fonseca), nasceu em 1871, o avô de meu pai (Dimas Batista Fonseca), não tenho a data de nascimento, mas consta que nasceu em União Barbacena.
    Meu pai tinha vários irmãos, mas não conheci nenhum, pois ele veio para o Paraná aos 30 anos de idade e nunca mais teve contato com a família. Pouco sei sobre as mulheres da família, apenas que a minha avó (Carlota Maria de Jesus),era italiana (ou descendente) e morre queimada quando meu pai tinha apenas 6 meses de idade. Esse é um dado importante porque marca a família, então algum primo pode ter essa recordação marcante. Meu pai tinha duas irmãs e um (ou mais irmão), ele falava muito de um irmão, Dimas Fonseca, nome do avô deles.
    Meu interesse é saber se nossos ancestrais vieram de Portugal ou da Itália, pois sei que também tem Fonseca na Itália, mais especificamente, na Cecília, e se somos descendentes de judeus.
    Se alguém tiver alguma informação, agradeço.
    Vilma Fonseca.

    1. Ola vilma eu me chamo ary a c fonseca. Neto de jose augusto da fonseca e levina ferreira da fonseca ambos de barbacena mg, minha cidade natal. Meu tios por parte de meus avos acima sao joao Fonseca gutemberg fonseca avelino fonseca newton fonseca maria fonseca iolanda fonseca e meu pai jose Carlos fonseca todos de barbacena mg

      1. Olá, Ary. Tudo bem? Só hoje eu vi a sua mensagem. Muito interessantes as informações que você me passa. Talvez tenhamos algum parentesco. O fato de meu pai ter vindo embora para o Paraná por volta de 1933 me impede de saber os nomes de meus tios. Talvez o seu avô seja irmão do meu avô. Mas depende da época. Em suas pesquisas sobre os Fonsecas, percebeu se existem outras famílias em Barbacena e se sim, em qual época? Se você é jovem não saberá dizer, mas talvez seu avô saiba o nome do pai dele. Talvez seus tios sejam meus primos. Agradeço pelas suas informações, vou continuar pesquisando e retorno aqui para qualquer novidade. Se você puder fazer o mesmo seria legal. Obrigada!

  3. Olá, parentes!
    Após ler todos os comentários aqui, percebi que nenhum parente meu está a procura de outros parentes.
    Meu pai (Eugênio Ernesto da Fonseca) nasceu em Barbacena (1913), o pai dele (Joaquim Dimas da Fonseca), nasceu em 1871, o avô de meu pai (Dimas Batista Fonseca), não tenho a data de nascimento, mas consta que nasceu em União Barbacena.
    Meu pai tinha vários irmãos, mas não conheci nenhum, pois ele veio para o Paraná aos 30 anos de idade e nunca mais teve contato com a família. Pouco sei sobre as mulheres da família, apenas que a minha avó (Carlota Maria de Jesus),era italiana (ou descendente) e queimada quando meu pai tinha apenas 6 meses de idade. Esse é um dado importante porque marca a família, então algum primo pode ter essa recordação marcante. Meu pai tinha duas irmãs e um (ou mais irmão), ele falava muito de um irmão, Dimas Fonseca, nome do avô deles.
    Meu interesse é saber se nossos ancestrais vieram de Portugal ou da Itália, pois se que tbm tem Fonseca na Itália, e se somos descendentes de judeus.
    Se alguém tiver alguma informação, agradeço.
    Vilma Fonseca.

  4. Olá a todos da família Fonsêca, sou a Cybelle, se tiver alguém no nosso meio que tenha alguém da família que já foi da cidade de Quipapa, Pau Ferro- Pé (interior), favor entrar em contato comigo.
    Bjs família ?
    Facebook Cybelle Janes Fonsêca

  5. O meu avo foi registrado com o nome Leomil Correia da Fonseca filho de Leopoldo da Fonseca filho de quem eu não sei.

  6. Gostei muito dos comentários, pois sou Fernandes da Fonseca do interior de Sergipe . Meus avós eram proprietários rurais lidando com pecuária e engenho de açúcar .

  7. Gostei muito dos comentários, pois sou Fernandes da Fonseca do interior de Sergipe . Meus avós eram proprietários rurais lindando com pecuária e engenho de açúcar .

  8. Eu me chamo CLAYTON QUIRINO DA FONSECA, FILHO DE ADEMIR QUIRINO DA FONSECA, NETO DE HERONDINO QUIRINO DA FONSECA, BISNETO DE JOÃO QUIRINO DA FONSECA. TÊM ALGUÉM DA MINHA LINHAGEM AI OU QUE CONHECE???

  9. Olá
    Meu nome é Viviane Fonseca
    Sou filha de Nivea da Gama Fonseca
    Neta de Horácio Fonseca nascido em Santa Rita de Jacutinga filho de José Jacinto da Fonseca.
    Irmão de João Fonseca ,José Fonseca.
    Eu Moro em Barra Mansa Rj.
    Gostaria de buscar minha raízes.

    1. Ola viviane. Eu me chamo Jose Murilo Cerilo Fonseca, filho de Guilherme Melo Fonseca. E neto de vital felipe da fonseca. O meu zap é 73 9 88970137.

  10. Sou de Granja, zona norte do Ceará, não sabia deste viés judaico dos Fonsecas, de fato, é uma família espalhada nos quatro cantos do Brasil. Abraço à todos.

    1. ola Fonsecas!!!! meu nome é Nathalia Fonseca martins e procuro por parentes!!!rsrsrs Sou do extremo sul da Bahia
      como minha mãe é adotiva não sabe de muitas informações, mais vai ai umas que ela consegue lembrar…. se alguem se identificar com aas informações entre em contato via email.: Milk.fms@gmail.com
      minha mãe: Maria rita Fonseca Martins santos
      Mae: Lindaura Fonseca
      Avó: Filomena maria de jesus soares
      Avô: Bevenute Fonseca
      Pai de minha mãe: domicio antonio Martins
      Tia da minha vó por parte de mãe: Ana Fonseca conhecida por “donana” que morava em Salta de Visa ( morreu aos 105 anos mais ou menos,
      e parentes da região de Almenara, Jacinto Jordânia.
      abraços

  11. Olá Sou Israel Ramos da Fonseca, moro em Araçatuba-SP, meu pai Abraão Rodrigues da Fonseca
    Minha avó Ajuda Rodrigues da Fonseca
    Avô Alaúdes Rodrigues da Fonseca, sei que ele é natural de Cuiabá

    1. Olá Wanderson Rodrigues, me chamo Cybelle J. F da Fonsêca, meu avô José Rodrigues da Fonsêca e bisavó João Rodrigues da Fonsêca, meu bisavô teve mais quatro filhos,
      Josefa Rodrigues da Fonsêca, Artur Rodrigues da Fonsêca, Francisco Rodrigues da Fonsêca,
      Antônio Rodrigues da Fonsêca e meu avô José? Será que tem alguém que você conhece?

  12. Será que consigo mesmo encontrar minhas raízes?
    Material como, fotos, registros de lugares, nomes mais ligado como do meu avô:
    José Cassimiro da Fonseca

  13. A família da Fonseca é grande no Piauí e no Maranhão. Meu tetra avos eram Aureliano José da Fonseca e Umbelina M. Souza Fonseca. Meus bisavós eram João Viana da Fonseca e Carmina Soares da Fonseca. Meus avós: Durval Soares da Fonseca e Maria Thereza Soares da Fonseca. Meus pais: Reynaldo Soares da Fonseca e Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca.
    Origem: Amarante – Piauí e São Francisco – Maranhão
    Depois : São Luís – Maranhão
    Hoje: Brasília -DF
    Eu: Gabriel Campos Soares da Fonseca

  14. Meu nome é Willerson Rodrigo da Fonseca , meu pai Jorge Augusto da Fonseca , Antônio Galdino da Fonseca nascido em Visconde do Rio Branco MG veio para Belo Horizonte e se casou com Francisca Augusta da Fonseca ,tenho interesse em conhecer parentes !!! w3vemdas@gmail.com

  15. Boa tarde sou filha de Maria aparecida pedrosa.procuro minha avó raimunda maria de jesus filha de jose fonseca e ana fonseca. Sei que minha avó morava em Santa tereza em Belo Horizonte. Meus bisavós são:José fonseca e ana fonseca. Estou há procura de minha avó. Cujo o sobrenome de solteira era Raimunda maria de jesus. Bom ela deu minha mãe com 3 meses de idade para senhora Maria do Carmo Rodrigues. Procuramos ela há 40 anos .a última vez que minha mãe viu ela minha mãe tinha 6 anos.hoje minha mãe se encontra com 66 anos.se alguém puder me ajudar agradeço. 31 992546220 viviane

    1. Sou trineto de Gustavo Rodrigues da Fonseca. Pelas informações que meu pai disse não sei se temos um parentesco próximo mas meu triavó veio de Frutal-MG. Me chamo Higor Guimarães da Fonseca email higor89_1 @hot….

  16. Sou de Brasilandia MS, aqui nossa Família Fonseca é a maior da cidade. Meus avós são Diocleciano Augusto Fonseca e João Augusto da Fonseca. Bisavó Israel.
    Meu WhatsApp 67996958500

    Emerson Fonseca

  17. Estou buscando mais informações sobre o meu avô Alcino Liberato da Fonseca.
    Moro em BH – Minas Gerais. Ele adotou o meu pai em 1967 na cidade de BH.

  18. Sou Orlando Henrique da Fonseca. Meu avô chamava Alcino Liberato da Fonseca. Estou procurando mais informações sobre a nossa origem. Sou de Sabará/MG

  19. Sou Francisco José da Fonseca Costa, neto de Francisco José da Fonseca Jr., bisneto de Francisco José da Fonseca que dá nome
    a Av Professor Francisco Fonseca em Bacaxá, Saquarema. Nascido em São Paulo, filho de Aparecida V. da Fonseca.
    Busco Fonsecas originários dessa raiz.

  20. Olá,meu nome é Sarah Fonseca Gonçalves,neta de Olívia Clara da Fonseca e Sebastião Anastácio da Fonseca,meus avós são naturais de Liberdade,sul de Minas Gerais.
    Procuro por mais parentes.

  21. Olha me chamo Kaio Marlon Fonseca de Deus
    Meu pai se chama evani Fonseca de Deus
    Avo: João de nedino Fonseca de Deus
    Avó: Maria dos anjos Fonseca
    Alguém mais com Fonseca de Deus
    Somos natural de formosa Go

  22. Sou de Belo Horizonte,MG, minha avó Rita Lopes de Oliveira é filha de José Lopes da Fonseca (nascido 1904) e de Jordelina Teixeira de Miranda ambos da capital mineira. No entanto não tenho muitos dados sobre eles.
    Se alguém puder me ajudar, agradeço.
    cristiano.juliatti@gmail.com

    1. Boa tarde,
      Sou Fonseca Junior, minha desenfencia é portuguesa.
      Sou sobrinho tataraneto de Deidoro da Fonseca. Vc também está na árvore Genealógica?

    2. Parentes vc tem nos kilos aqui para o piaui ,me vahamo Marnyo Fonseca Carreiro Barbosa e o fonseca eo carreiro sao de origens nobres de portugal,espanha e italia!!!

  23. Oi me chamo Francilena Inácio Barbosa da Fonseca, meu pai franquelino Barbosa Fonseca meus avós Geraldo Fonseca da Silva e Maria da Conceição Barbosa da Fonseca meu pai nasceu em Presidente Juscelino MG,e eles moravam em povoado do capão, presidente Juscelino MG, ainda tenho muitos familiares que moram lá tem os Barbosa e os Fonseca e tem os Barbosa da Fonseca.meu tio se chamava Geraldo Magela Barbosa Fonseca e outros tios,teve um tio que saiu de casa novo contava minha vó e ele nunca volto se não me falhe a memória era Antônio Barbosa Fonseca , parece que ele tinha uma mecha de nascença no cabelo.

    1. Oi meu nome é Daniely e minha mãe é Natalícia Barbosa da Fonseca nascida em guairaça/PR filha de Pantaleão Barbosa da Fonseca . Pantaleão tem origem de nascença na Bahia/ BR

  24. Eu sou Elias Rosa Fonseca, atualmente no Pará, mas, sou da enorme família Fonseca, de Minas Gerais. Sou filho de Walmir Luiz da Fonseca, meu avô é Adélio Luiz da Fonseca, meu bisavô foi Pedro Luiz da Fonseca, mais conhecido como “Pedro Barroso”, e meu tataravô foi Joaquim Luiz da Fonseca. Da região de Patos de Minas, Minas Gerais. Da minha avó paterna, Maria Francisca da Silva Fonseca, só sei que ela é filha de Joaquim Júlio da Silva, também da região de Patos de Minas.
    Meu contato é 94 991574859.
    Gostaria de saber mais descendentes, pra montar uma árvore genealógica.

      1. Boa noite. Sou John Fonseca filho de Antonio Fonseca neto de Fernando Serafim da Fonseca. Bisneto de Cecília da fonseca tataraneto de Antero da Fonseca (Senhor do Bonfim – Ba)

        1. Oi boa noite, sou da família Fonseca de Jequié Bahia, o meu avô se chamava Cláudemiro Fonseca Almeida. É minha avó se chamava Higina Oliveira Fonseca o meu pai se chama Antônio Oliveira Fonseca

  25. Meu nome é Francilena inacio Barbosa da Fonseca , filha de franquelino Barbosa da Fonseca neta de Geraldo magela Barbosa da Fonseca e Maria Conceição da Fonseca, são do povoado do capão município de Presidente Juscelino Minas gerais .

  26. Meu nome é Francilena inacio Barbosa da Fonseca , filha de franquelino Barbosa da Fonseca neta de Geraldo magela Barbosa da Fonseca e Maria Conceição da Fonseca, são do povoado do capão município de Presidente Juscelino

  27. Meu nome é Francilena inacio Barbosa da Fonseca , filha de franquelino Barbosa da Fonseca neta de Geraldo Barbosa da Fonseca e Maria Conceição da Fonseca, são do povoado do capão município de Presidente Juscelino

  28. Sou Francilena Inácio Barbosa da Fonseca,filha de franqueou o Barbosa da Fonseca,neta de Geraldo Barbosa da Fonseca e neta de Maria da Conceição da Fonseca eles são do povoado do capão município de Presidente Juscelino.

  29. Olá ,Sou Joziana Apda Alves da Fonseca.
    Meu pai nasceu em 29/04/1930 Capelinha Minas .
    Meu pai João Alves da Fonseca Neto
    Minha Vó Cecilia da Cruz Conceição
    Meu avó Luis Alves da Fonseca
    Meu Bisavo João Alves da Fonseca.
    Estou a procura da Familia dele, pois não conheci ninguêm.

  30. Sou Joziana Apda Alves da Fonseca.
    Meu pai nasceu em 29/04/1930 Capelinha Minas .
    Meu pai João Alves da Fonseca Neto
    Meu avó Luis Alves da Fonseca
    Meu Bisavo João Alves da Fonseca.
    Estou a procura da Familia dele, pois não conheci ninguêm.

  31. O meu nome é Fábio de Morais Rodrigues, o nome de meu avo materno era Benedito Fonseca de morais ex combatente da 2 guerra mundial,o nome de seu pai era Benedito Fonseca de Moraes e sua mãe era Antónia Fonseca Mendes .Sou uma pessoa paciente
    mas não temo muita coisa de onde vem a origem de minha familia

  32. Me chamo Marizete Fonseca, sou neta de José Soares da Fonseca, que tem irmãos com o nome de Maria Helena, Vicente, Osvaldinho… Meu bisavô se chamava João Soares da Fonseca, todos eram da região de patos de Minas!

    1. ola Fonsecas!!!! meu nome é Nathalia Fonseca martins e procuro por parentes!!!rsrsrs Sou do extremo sul da Bahia
      como minha mãe é adotiva não sabe de muitas informações, mais vai ai umas que ela consegue lembrar…. se alguem se identificar com aas informações entre em contato via email.: Milk.fms@gmail.com
      minha mãe: Maria rita Fonseca Martins santos
      Mae: Lindaura Fonseca
      Avó: Filomena maria de jesus soares
      Avô: Bevenute Fonseca
      Pai de minha mãe: domicio antonio Martins
      Tia da minha vó por parte de mãe: Ana Fonseca conhecida por “donana” que morava em Salta de Visa ( morreu aos 105 anos mais ou menos,
      e parentes da região de Almenara, Jacinto Jordânia.
      abraços

  33. Eu sou de Pão de açúcar Alagoas,o meu bisavô se chamava Joaquim fonseca,o meu avô chamava se Benedito Rodriguez da Fonseca que aqui na minha cidade temos,um número bastante considerável,somos maioria de sobre nome,e gostaria de conhecer mais essa descendência. Obrigado

  34. Bom dia , sou bisneto de Celestino florindo Fonseca , nascido em Portugal , e Neto de João Fonseca que nasceu em Massachusetts usa.. e filho de Lúcia Helena Fonseca nascida no Brasil…….se alguém puder me ajudar preciso saber mais sobre ambos e familiares .att. Bello

  35. Me chamo Márcio da Costa Fonseca Junio sou de Penha-SC,Meu avô paterno era Milton Fonseca,tenente ex-combatente da segunda guerra,com parentes em Laguna-SC e Rio de Janeiro…Tenho muita curiosidade sobre minha genealogia…Meu contato é 047-984082908

  36. ola Fonsecas , sou luis d. fonseca ,ate onde sei vieram navios lotados de Fonsecas da terra da fonte seca em Portugal e na sua maioria ou praticamente todos foram levados para MG onde ate hj e a maior concentraçao dassa familia posteriormente com a expansao da cultura do cafe para os estados do sul começaram a descer pelo Pais em busca de terras ferteis . sou da cidade de Tomazina no norte pioneiro de PR o chamado norte velho , existem muitos fonsecas distribuidos naquela regiao principalmente em Tomazina , vou deixar meu zap .. 41999924620 , tenho muito interesse no assunto .. meu pai era Jose henrique da fonseca , meu avô joaquim henrique fonseca , so sei ate ai , qualquer coisa façamos contato , obrigado

    1. Meu nome é Marcos Henrique Cabral Fonseca meu pai Gervásio rocha Fonseca Filho de vadomiro rocha Fonseca e filho de José Henrique Fonseca Filho de João José da Fonseca ,da Bahia recôncavo , acho distante mais quem sabe

    2. Olá, Luis.
      Você tem razão, são muitos descendentes de Fonseca, principalmente de MG, mas percebe-se que tem uma linhagem bem definida no nordeste (descendentes de Mal. Deodoro da Fonseca e Hermes da Fonseca), tem uma outra forte no Rio Grande do Sul.
      Meu pai veio para o Paraná trabalhar na lavoura de café, ele tinha cerca de 30 anos de idade, nasceu em Barbacena. Tenho documento do pai dele, Joaquim Dimas da Fonseca, nascido em Lima Duarte. Quero encontrar a origem de meu bisavó, triavó, para saber se vieram de Portugal, se eram judeus, etc.
      Um abraço.

  37. Boa noite!
    Meu nome é Daniel Augusto Andrade Silva, sou da cidade de Franca-SP, estou fazendo minha árvore genealógica e recentemente descobri que um dos meus quinto avós era da familia Fonseca, seu nome era Matheus Coelho da Fonseca, capitão. Foi juiz ordinário e vereador aqui na cidade Franca no início do séc. 19. Era casado com Maria Thereza da Assumpção e um de seus filhos, o que não possuía Fonseca no sobrenome era meu quarto avô Francisco de Paula Coelho. Gostaria de saber informações sobre os ascendentes dele. Reza que ele casou-se em Congonhas do Campo.
    Qualquer informação sobre meu quinto avô envie msg para emai: danielarq.urb_habitar@yahoo.com.br

  38. em portugal procuro parentes de Joaquim Fonseca

    Antonio fonseca
    Jose Fonseca
    Aldino Fonseca

    Ambos sao irmaos

    o que se sabe e que joaquim Fonseca veio para o brasil na cidade de Sao sebastiao da boa vista no Para em 1910 aproximadamente
    onde casou com Francisca LOpes da silva

    e tiveram 6 filhos. voltou para portugal depois onde faleceu

  39. MEU NOME CLAYTON QUIRINO DA FONSECA, MEU PAI ADEMIR QUIRINO DA FONSECA, MEU AVÓ HERONDINO QUIRINO DA FONSECA MEU TEL 13 988351920. VAMOS MANTER O CONTATO E REFORÇAR O LAÇOS DAS NOSSAS ORIGENS

    1. Poderíamos fazer um grupo no whats, e assim, aprofundar mais nesse assunto de árvore genealógica.
      Quem estiver interessado é só ir deixando o número logo abaixo.

  40. Meu avo era Salatiel da Fonseca Leal, morava na regiao de Andrequice/Tres Marias/ Corinto MG. Gostaria muito de saber dos meus descendentes.

  41. Meu avo era Salatiel da Fonseca Leal, morava na regiao de Andrequice/Tres Marias/ Corinto MG. Gostaria muito de saber dos meus descendentes. Meu pai conta que alguns irmãos vieram Portugal e se espalharam pelo Brasil. Mas não sei nome de nenhum. Tenho muita vontade de conhecer minha historia .

  42. Meu avo era Salatiel da Fonseca Leal, morava na regiao de Andrequice/Tres Marias/ Corinto MG. Gostaria muito de saber dos meus descendentes. Meu pai conta que alguns irmãos vieram Portugal e se espalharam pelo Brasil. Mas não sei nome de nenhum. Tenho muita vontade de conhecer minha historia .

  43. me chamo Tarcisio de Andrade Correa Fonseca

    filho de José Maria da Fonseca.

    neto de : Antonio Leite da Fonseca e Maria Aparecida da Fonseca.

    Todos de Santa Rita De Jacutinga MG e região .

    Não conheço muita coisa sobre a minha familia Fonseca.

  44. Procuro parentesco com Bueno da Fonseca, ou Fonseca dos Anjos, ou só Fonseca mesmo, que sejam de MG, pois meu avó é filho de Ramiro Bueno da Fonseca. Nomes que meu avó lembra, Alexina mãe dele faleceu ele era bebe. Julieta madrasta que teve vários filhos com Ramiro, e Vitalina…se alguem puder me ajudar encontrar agradeço.

    1. Davino Moreira da Fonseca, veio p Belo Horizonte quando seus pais morreram, eram 9 irmãos e com 10 anos perdeu contato, hoje ele tem 70 anos. se alguém souber, vou pegar dados completos Obrigada.

  45. Sou Silmara Alves Fonseca nascida em Guaraniaçu Paraná.
    Sou filha de Eloir Alves Fonseca nascido em Laranjeiras do Sul Paraná.
    Sou neta de João Fonseca Da Silva nascido em Laranjeiras do Sul Paraná e Bisneta de Dolores Fonseca da Silva nascida em São Paulo.

  46. Tem muita gente de Minas Gerais da família Fonseca, meus avós paternos eram mineiros. João Teixeira da Fonseca e Custódia Emília da Conceição. Sou do RJ.

    1. Olá Elizabeth! Seu avô João Teixeira da Fonseca, deve ter sido irmão do meu falecido pai… Francisco Teixeira da Fonseca nascido em Santa Barbara/MG. Lembro de outro irmão dele de nome David Teixeira da Fonseca. Morava em Belo Horizonte.
      Também tenho o sobrenome da Fonseca.

  47. Meu vô Dario Rocha da Fonseca casou com sua prima de primeiro grau, sendo minha vó, Judith Valença da Fonseca.

    Pais do meu avô José da Rocha Campos e Jardelina Octaviana da Fonseca.
    Pais da minha avó João Archanjo da Fonseca e Valdivina Valença da Silva.

    Pais de Jardelina e João Archanjo São Grabriel Archanjo da Fonseca e Constância Maria de Jesus.

    Pais de Gabriel Arcanjo da Fonseca São Anna VIctoria da Fonseca e Antonio Góis do Nascimento. Ela falecida em 1873. Rio Real Bahia

  48. olá gente me chamo Humberto Fonseca natural de BELO HORIZONTE mais além da minha avó uma tia e primos desconheço qualquer parentesco fonseca pois minha avó JUDITE FONSECA saiu de casa jovem é perdeu todo e qualquer contato com seus familiares e hoje em dia fico buscando na internet perguntando ela mais a memória já é frágil e ela se recorda de poucas coisas.

  49. Também sou descendente de Fonseca. Sou do Espirito Santo e não tenho contato com mais ninguém da minha família Fonseca além de meus irmãos.

  50. Trisavo Florêncio martinho da Fonseca ,bisavô, Antônio martinho da Fonseca, e avó Pedro Martinho da Fonseca,todos natural de Salesópolis.

  51. Meu sobrenome é da Fonseca, minha família por parte de pai é da Fonseca.
    Meu avô se chamava José Lourenço da Fonseca e minha vó Cileia Rosa da Fonseca. Minha bisavó Maria da Fonseca. Meu avô sempre falava que ele tinha parentes em Portugal…

    1. Oi Joana. Tudo bem? Me chamo Renan Lourenço da Fonseca. Meu falecido bisavô se chamava Clodoaldo da Fonseca, nasceu em Alagoas. Meus tios contam que antes ele tinha mais um sobrenome, que era Lourenço, mas foi retirado no registro. Vi que o nome do seu avô tem “Lourenço da Fonseca” e fiquei curioso para saber se eles eram parentes. O Lourenço no meu nome é por parte da minha mãe, que por ironia do destino acabou se casando com um Fonseca, voltando o sobrenome. Meus tios também contam que os Fonseca de Alagoas eram parentes do Marechal Deodoro da Fonseca. Gostaria muito de saber se essa informação é verdadeira. Se quiser entrar em contato comigo e trocar mais informações sobre os Fonseca, por favor, entre em contato.
      Meu email: renan.l.fonseca@gmail.com

      Um abraço!

  52. Meu bisavô se chamava Angelo custódio da Fonseca e veio de Portugal para o Brasil no século 19. Meu avô nasceu no Maranhão em 1900 e se chamava Emídio silva fonseca.

  53. Meu pai:Vicente Peixoto da Fonseca : Natural de Minas Gerais.Eu quero muito saber a origem do Fonseca do meu nome.

  54. Também sou Fonseca com orgulho. Meu nome é Elias Rosa Fonseca, filho de Walmir Luiz da Fonseca, neto de Adélio Luiz da Fonseca, bisneto de Pedro Barroso Fonseca, família oriunda de Patos de Minas, MG.

    1. Elias meu avo era de patos de minas. seu nome jose juliao fonseca ,minha avo maria luiza de jesus,sinhainha, meu parente nunca os conheci ,sinto o solidao enorme nao seu nada da minha familai nao tenho o que comemorar,tenho 58 anos minha avo teve , filhos geralda didico,ze maria que era meu pai ele morreu qqdo era pequena por fim divino ,usamos tambem o sobrenome paula ,minha avo era conhecida mARIA DOS CAETANOS,

  55. Minha avó se Chamava Maria José da Fonsseca Gomes.
    Foi Casada com José Maria Gomes.

    Ela de Gouveia MG -Ele de Diamantina MG.

    Sei pouco sobre ela é estou em busca de resgatar a história de minha família.
    Se alguém souber de algo!

    Obrigado.

  56. Sou Adriano Fonseca, médico, ultilizo o nome fonseca em homenagem ao meu avô que foi médico, teve 7 filhos e nenhum seguiu medicina. Eu, neto mais velho, resolvi estudar medicina e apesar de ter o fonseca como nome do meio( adriano fonseca silva) adoto o nome de ADRIANO FONSECA.

  57. ola eu sou Abel da Fonseca junior, meu pai Abel da fonseca, Meus avos paternos eram José da Fonseca e Isaura da Fonseca…….Meus tios avô(ó) e fillhos se desencrontraram pós-guerra mundial e da Angola, mas todos deste lado da família fonseca temos uma pinta de bom tamanho no lado esquerdo do rosto….se vc também tem vc pode ser meu parente e não sabe……………………….KKKKKKKKKKKKKKKK

    1. Também sou de uma enorme família Fonseca, oriunda de Patos de Minas, MG. Os Luiz da Fonseca, meu pai e o meu irmão têm uma pinta no lado esquerdo do rosto, mais ou menos do tamanho de um botão de camisa, na altura da bochecha e coberta de pêlos. Eu também tenho, mas bem menor a mancha e com menos pêlos. Rsrs. Eu sou Elias Rosa Fonseca, filho de Walmir Luiz da Fonseca, neto de Adélio Luiz da Fonseca e bisneto de Pedro Barroso Fonseca. Minha família ainda mora praticamente todos na cidade de Patos de Minas.

  58. Meu nome é Simone Leite Fonseca meus avós são Antonio Cabral da Fonseca e Aristenes Carvalho Fonseca, não sei quase nada sobre meus antepassados. Sei q eles eram do interior do ES, Presidente Kennedy.

    1. Se seu bisavô (não conheço esse parentesco “pizavó”) era Deodoro da Fonseca ( e não Teodoro!) ele foi o Proclamador da República e 1o Presidente do Brasil ( e não o fundador!!!)

  59. Meu nome Eumodan Raimundo da Fonseca sou do rio grande do norte minha liagem vem do meu avó que vem da liagem de Hermes da Fonseca oitavo presente do Brasil

      1. Então… kkkkkk Não sei! kkkkkk
        Mas todos da família do meu avô tem esse acento no FonsÊca…
        Eu acho que foi erro na hora do registro, que era muito comum antigamente.

  60. Sou Fonseca erdo o sobrenome dos meus bisavós Pedro Fonseca e Antônia Fonseca de São Vicente de Ferrer interior de são luis do Maranhão.
    Todos os anos fazemos o encontro da Família Fonseca . ??

  61. Minha bisavó casou-se com João Barbosa da Fonseca, minha avó se chama Iracema da Fonseca, sou filha de Fonseca mas não assino Fonseca, tenho a descendência no sangue.

  62. Romilde Rosa Fonseca

    sou nascida em central de minas em minas gerais meu pai era Manoel Jose Da Fonseca Filho tenho muito orgulho de ter o sobrenome Fonseca fico feliz de ter uma familia tao grande que os Fonseca!!!

    1. Olá Romilde. Nos meus ancestrais, tem o mais antigo aqui da região, que deu origem a família, que era o coronel Manoel José da Fonseca.
      Sou do RS, Santo Ângelo, região das Missões.
      Whats 055 9162-5025.

  63. Eu também tenho o sobrenome Fonseca. Meus avós são de Ouro Preto Minas Gerais. Francisco Leonardo da Fonseca e Ana Maria Fonseca.tenho o maior orgulho de se chamar Ricardo Fonseca.

    1. Olá, Ricardo.
      Você encontrou seus parentes? Sua mensagem é de 2016 e eu estou lendo agora. Meu pai é de Barbacena, por isso penso que podemos ser descendentes dos mesmos bisavós. Na sua família existe comentários sobre Barbacena ou Lima Duarte? meu avô nasceu em Lima Duarte (Joaquim Dimas da Fonseca) e meu pai nasceu em Barbacena (Eugênio Ernesto da Fonseca), em 1913. Não estou tão interessada em conhecer parentes, mas em saber de onde vieram meus bisavós. Obrigada.

  64. Somos descendentes desta família que desde do século 13 existe na Terra, nós temos direitos também da fortuna desta nossa grandíssima família; e porque temos que ser pobres? Temos como reclamar nossa Herança? Senão, então de nada me vale ter sobrenome….

  65. Eu me chamo Carlos Alberto Fonseca Vargas. Eu nasci em Santa Cruz, na Bolivia. Meu pai é brasileiro. Ele se chama Eraldo Fonseca e moraba em Florianópolis faz muito tempo. Eu gostaria de conhecer meus tios, minhas tias, primos. Meu email: carlosfonseca@uagrm.edu.bo

  66. Olá! !!
    Sou descendente dos quaresma fonseca de Minas Gerais, no entanto sou natural do estado do Paraná. Filho de Antônio Quaresma Fonseca, de Joaima – MG.

  67. Sou de Sergipe Hoje moro no norte do Brasil, casada com indígena, recebi o nome da etnia dele, mas não deixei retirar meu lindo sobre nome. Agora me chamo Rosangela Fonseca dos Santos Jarawara

  68. Ola! Sou alexandre Fonseca . De poa . Minha avó é eva da Fonseca de lajeado RGS E minha mãe é ana Maria Fonseca… Tbm de lajeado só eu já coloquei no mundo 3 filhos e duas filhas Fonseca e eles me deram 4 netos Fonseca …. Ó gloria….

    1. Olá ! Sou da família Fernandes da Fonseca também do município de Boquim em Sergipe. Minha família foi fundadora da cidade e é muito numerosa . Em Boquim tem outra família com o mesmo sobrenome, mas não é parente da minha. Conheço pessoas da família Franca .

      1. Essa família Franca é muito grande em Boquim, Sergipe . Também sou da família Fernandes da Fonseca de Boquim, fundadora da cidade Você deve ser parente da minha . Se você não sabe, mas originalmente, somos Fonseca Doria . Século dezenove é que se uniu aos Fernandes.

      2. Essa família Franca é muito grande em Boquim, Sergipe . Também sou da família Fernandes da Fonseca de Boquim, fundadora da cidade Você deve ser parente da minha . Se você não sabe, mas originalmente, somos Fonseca Doria . Século dezenove é que se uniu aos Fernandes. Estou no momento respondendo a pessoa que procura sua família

      3. Essa família Franca é muito grande em Boquim, Sergipe . Também sou da família Fernandes da Fonseca de Boquim, fundadora da cidade Você deve ser parente da minha . Se você não sabe, mas originalmente, somos Fonseca Doria . Século dezenove é que se uniu aos Fernandes. Estou no momento respondendo a pessoa que procura sua família . Quem são seus pais e avós ?

  69. Olá. Meu nome é Herbeth Fonseca e sou de São Luis no Maranhão. O meu Fonseca herdei do meu pai. Heider Duarte Fonseca, que o herdou de seu pai. Abraço a todos os Fonseca deste Brasil.

  70. Sou Paulo Sérgio Fonseca, de Salvador, parte dos Fonsecas aqui na Bahia são da cidade de Irará, o meu Fonseca é da parte paterna.

    1. Sou da Bahia meu nome é Marcos Henrique Cabral
      Fonseca Filho de Gervásio rocha Fonseca morou em Castro Alves , filho de vadomiro Henrique Fonseca da região de Amargosa e filho de José Henrique Fonseca e filho de João José Henrique da Fonseca

    1. Qual era o nome de seu avô? Também procuro meus parentes da fonseca, meu pai já é falecido e chamava-se Pedro Antonio da Fonseca

    1. Olá, sou Fonseca e minha família é de São Sebastião do Alto-RJ
      Meu pai se chamava Francisco Teixeira da Fonseca e minha avó Brandina Teixeira da Fonseca. Ele tinha irmãos de nome Sebastião Teixeira da Fonseca, Joaquim Teixeira da Fonseca, Branca Teixeira da Fonseca e José Fonseca acho q era o nome do pai dele.
      Procuro familiares Fonseca dessa região do interior do Rio.

    2. Olá, sou Fonseca e minha família é de São Sebastião do Alto-RJ
      Meu pai se chamava Francisco Teixeira da Fonseca e minha avó Brandina Teixeira da Fonseca. Ele tinha irmãos de nome Sebastião Teixeira da Fonseca, Joaquim Teixeira da Fonseca, Branca Teixeira da Fonseca e José Fonseca acho q era o nome do pai dele.
      Procuro familiares Fonseca dessa região do interior do Rio. ?

    1. Gostaria de mais informações sobre os seus Fonseca ,meu nome é Marcos Henrique Cabral Fonseca sou do recôncavo meu pai Gervásio rocha Fonseca Filho de Valdomiro Henrique Fonseca e filho de José Henrique Fonseca e filho de João José da Fonseca , segundo meu professor de história Marcelo Fonseca rocha Medrado alguns Fonseca da minha região vinheram de Pernambuco , gostaria de informações da sua família de Isac Fonseca

      1. Olá me chamo Pamela Michele da Fonseca minha bisavó era Dalila da Fonseca e era de Recife PE.
        A família Fonseca do Pernambuco é de origem judaica. Judeus portugueses que durante a inquisiçao foram obrigados a se converter ao cristianismo e receberam um sobrenome português cristão.
        Aqui no Brasil foram chamados de cristãos novos para serem diferenciados dos cristãos verdadeiros.
        Aqui no Brasil eles continuaram praticando o judaísmo em casa mas nas ruas, na sociedade eles diziam e agiam como cristãos.

    2. Essa família Franca é muito grande em Boquim, Sergipe . Também sou da família Fernandes da Fonseca de Boquim, fundadora da cidade Você deve ser parente da minha . Se você não sabe, mas originalmente, somos Fonseca Doria . Século dezenove é que se uniu aos Fernandes. Estou no momento respondendo a pessoa que procura sua família . Quem são seus pais e avós ? Você tem a linhagem ? Estou pesquisando isso no momento

  71. Sou bisneta de um Fonseca que saiu de Portugal da freguesia de Queirã do concelho de Vouzela e distrito de Viseu , estou a procura de descendentes

    1. De onde vc é Soraya? Tb sou Fonseca e estou a procura dos meus antepassados. Meu Avô Salvador dos Santos Fonseca e meu bisavô Ernesto dos Santos Fonseca

    2. Qual é o nome dele?

      meu bisavô
      chama JOÃO FERREIRA DOS SANTOS , Ele nasceu em Uberlandia morreu em Anicuns-GO. Já o meu tataravô se chama JOSÉ FERREIRA DA FONSECA.

  72. Sempre tive a curiosidade de saber sobre meu sobrenome ,por que minha bisavó era portuguesa e agora estou muito mais feliz por saber que sou descendente de uma família nobre e que minha família faz parte da história do Brasil ! Obgd aos desenvolvedores dessa Cite.

    1. Eu sou Francisco José da Fonseca Costa e sou do mesmo eixo, bisneto da Av. Francisco Fonseca e neto Francisco José da Fonseca JR.
      Me contate.

  73. Tb tenho Fonseca e sempre tive curiosidade de saber mais sobre o nome Fonseca Linhagem azul e coisa de nobre (Alice Albano Fonseca)❤❤

    1. Aqui no nordeste os Fonseca são de origem judaica
      Pernambuco, Rio grande do norte, Paraíba.
      Se vc tem parentes vindos dessa região muito provavelmente vc tbm é descendente de judeus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *