Família Fontoura

Veja a seguir a origem e as curiosidades da família Fontoura. No Brasil, uma das figuras mais importantes dessa família foi Vicente de Fontoura que ficou conhecido por ter uma vida ligada à política no sul do país.

O sobrenome Fontoura, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Fontoura

O sobrenome Fontoura é de origem portuguesa e como boa parte dos sobrenomes, possui raiz toponímica. Segundo os relatos da época, os Fontoura provem de uma expressão portuguesa. “Fonte áurea” faz referência ao limonita, um importante minério de ferro na forma estalactítica que ficava no fundo da água.

A expressão citada deriva do latim cujo significado é fonte de ouro. Levando em consideração o contexto, limonita, na forma de pó, tem a cor castanha amarelada, lembrando assim a cor do ouro.

O patriarca dessa árvore genealógica provavelmente morava perto desta fonte que foi a base para dar início a essa grandiosa família.

Curiosidades

No Brasil, Vicente de Fontoura foi uma das pessoas mais importantes dessa família. Ele era um homem ligado à política do país e um admirador das ideias iluministas difundidas por filósofos como Jean Jacques Rousseau e Voltaire.

Fontoura participou da Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. O resultado dessa guerra foi o surgimento da República Rio-Grandense. Desse modo, Fontoura foi agraciado com o cargo de chefe de polícia da comarca de Rio Pardo e depois ocupou outros cargos importantes.

Variantes do Sobrenome Fontoura

O sobrenome Fontoura não teve alterações. Sua grafia permaneceu a mesma em todos os países. Isso permite que árvore genealógica dessa família seja uma das mais fácies de ser desvendada.

Brasão da Família Fontoura

brasao-sobrenome-familia-fontoura

O brasão desta família é partido ao meio, colorido nas cores verde e branco. O lado esquerdo é verde e tem a representação de uma fonte de água na cor amarela, que faz alusão a origem do sobrenome. Já o lado direito é representado pela cor branca e possui o desenho de uma árvore com uma bandeira na parte superior e de um animal embaixo.

70 Replies to “Família Fontoura”

  1. Olá meu nome é Lilian Aires Fontoura, o sobrenome Aires é materno.
    o Fontoura é paterno, Pedro Argemiro Fontoura, meus avós paternos eram: Avelina Ribeiro da Costa/ Climério Antonio Fontoura, estou pequisando para inscritos dos meus antepassados. Rondonópolis MT, e mail: [email protected]

  2. A origem do nome Fontoura é muito antigo.
    Na verdade o sobrenome correto é “Mouton”.
    Por volta do ano 1200, o Rei Filipe ” O Belo”, da França, juntamente com o papa Inocêncio III, resolveram acabar com a ordem dos Templários.
    Fugindo a perseguição, alguns foram parar nas Astúrias. E para não serem descobertos,”traduziram seus nomes para o idioma local.
    Moutom então, virou “Carneiro”.
    Na sua nova vida, esta família dedicou-se ao cultivo de amoreiras para o produção de seda. Produto valorizadíssimo naquela época tanto por sua beleza, como por sua utilização bélica.
    Com a prosperidade dos negócios, construíram uma fonte dourada (talvez ouro ou imitando-o) na frente da sua casa.
    Devido a isso, aliado a sua importância econômica e militar, pois ajudaram a combater e expulsar os turcos da península, ficaram conhecidos como os “Carneiro da Fonte de Ouro” ou ” Carneiro da Fonte d’Ouro” e finalmente o atual “Carneiro da Fontoura”.
    O primeiro e único Carneiro da Fontoura que veio de Portugal e teve filhos no Brasil, foi João Carneiro da Fontoura, o terceiro filho de uma família responsável pela Torre do Pico Sacro em Portugal, que desembarcou aqui no Brasil no ano de 1700 junto com a Bandeira de Fernão Dias Paes Leme.
    Estes embrenharam-se para as Minas Gerais, onde fundaram a localidade de “Curral dele Rey”, hoje conhecido por Belo Horizonte.
    Quem quiser mais informações pode entrar em contato comigo.

  3. Olá, eu sou a Jéssica Fontoura, filha de Rogério Fontoura e Lea Fontoura, neta de Ary Fontoura ( in memoriam desde ). Tenho curiosidade para saber de toda árvore genealógica dos Fontouras, até chegar em mim.

  4. MEU PAI É AGENOR PAES FONTOURA A MÃE DELE É LEDAVILMA FONTOURA E A AVÓ É ANA PAES FONTOURA CASADA COM AGENOR PAES FONTOURA AMBOS FAMILIARES DE COXIM E PEDRO GOMES CIDADES DE MATO GROSSO DO SUL.

  5. Sou Haroldo Macedo Fontoura, neto de Samuel Fontoura, Português, que se instalou no Estado do Pará e lá constituiu família com minha avó que era India e professora de uma tribo no interior. Somos uma Família grande hoje no Pará e no Maranhão.

    1. Olá Haroldo, boa tarde!
      Me chamo Juliana, e a família da minha mãe é do Pará… Talvez vc possa me dá uma luz, o nome do meu avô era Ernesto da Motta Fontoura

  6. Boa tarde! Me chamo Juliane da Fontoura, a maioria da minha família é de Pelotas RS
    Capão do Leão RS
    OUTRAS CIDADES DO SUL, MAS HOJE TEM RJ, SP como fazer a árvore geneologica

  7. Pessoal, muito Bom dia, meu pai fez um trabalho de busca pelas origens da família e está publicado no site “FAMILIA FONTOURA – REMINISCÊNCIAS” …tem toda a origem da família Carneiro da Fontoura que é oriunda da Espanha, que posteriormente migraram para o norte de Portugal ; se caso alguém tiver interesse, pode entrar em contato com meu pai pelo e-mail [email protected] ou pelo meu watts (48)9966-3632

  8. Chamo-me Camila Fontoura, filha de Renê Gomes Fontoura. Tinha uma tia muito bonita com o mesmo nome que o seu mas tbm da tempo que não ouço falar.

  9. Eu Olivia fontoura da silva estou a procura da minha irmã .Luiza foi doada pelos meus pai josé fontoura de aquino:mae Rosa gonçalves de aquino para uma familia por favor preciso encontrar tem mas de 50anos que não ha vejo a quardando . Em bom jesus de Itabapoana

  10. Sou Valdemir Fontoura, filho de Senhorinha Rute Fontoura, neto de Antonio Adriano e Faustina Fontoura, procura parentes na região de Mamoré, Campo Morão PR.

  11. Oi, me chamo Luana Helena de Castro Fontoura. Quero saber mais sobre minha origem. Meus pais são Jonathas Macedo Fontoura e Ana Cecília Bentes de Castro. Moro em Belém do Pará. Bom… Acho que é isso aí.

    1. Sou Vitória Fontoura, meu avô Sebastião Fontoura e a família sairam do ES e vieram para São Gonçalo/RJ . O nome da rua onde eles moram é Manoel Fontoura 😯 Ele tinham muitos irmãos, mas a família ficou toda por aqui. Amo a família Fontoura e sinto muito orgulho dela! Pena que só nasceram mulheres e o sobrenome não vai perpetuar!

    1. Oi minha vó se chamava Paulina alves da fontoura masceu na cidade de seberi rs por volta dos anos de 1912 n tenho certeza filha de Ana manoela da fontoura

  12. Ola
    Meu nome é Eva Vilma Fontoura moro em Cuiabá Mato Grosso quero saber muito da minha origem quem puder ajudar-me ficarei grata

  13. olá, sou a Daniela Fernanda Fontoura, meu pai se chama clementino fontoura, ele nasceu em Tupanceretã(Jóia)que hoje se não me engano pertence ao município de Íjui. Atualmente moramos em Novo Hamburgo RS, mas somos de Tenente Portela, mas tem uma parte da família que mora em Íjui,talvez sejamos parentes.?

  14. Eu sou Eliene Fontoura sou do interior da Bahia de Mucuri e a família Fontoura é muito conhecido aqui a família Fontoura e é grande aqui
    Temos muito orgulho deste sobre nome
    Gostaria também de conhecer todos

    1. Eu sou.adelisa fontoura dos santos neta de antonio fontoura natura de mucuri moro em minas.gerais bh minha mae maria dalva fontoura naci em mucuri moro em minas

        1. Boa tarde! Me chamo Juliane da Fontoura, a maioria da minha família é de Pelotas RS
          Capão do Leão RS
          OUTRAS CIDADES DO SUL, MAS HOJE TEM RJ, SP

  15. Meu nome é Maria Luísa e gostaria de saber alguma informação do meu avo materno, Joaquim Fontoura. O q sei dele é q morava em Portugal e chegando em Santos, mudou-se para uma cidade no interior de SP chamada Cravinhos.Casou-se com Antonia Pretel Fontoura.
    Desde já, agradeço por alguma informação.

  16. Boa noite! Meu nome é Joel Fontoura, filho de João Demétrio Fontoura e neto de Donato Baptista Fontoura.
    O pai de meu avô chamava-se João Baptista da Fontoura e a mãe do meu avô chamava-se Letícia Fontana da Fontoura, meu avô nasceu em Taquari/RS e atualmente moramos em Estrela/RS.
    Estou procurando saber o nome de meu bisavô, para questões de dupla cidadania.
    Se alguém souber algo sobre esta ramificação da família ficaria muito agradecido.
    Desde já muito obrigado e parabéns à todos por este grandioso sobrenome!

    1. Sou Neiva Fontoura Da Fontoura meu avô paterno se chamava Antonio Ananias Martins da Fontoura é minha vó paterna se chamava Cândida Corrêa da Fontoura eram de Passo novo perto de Alegrete procuro meus primos filhos do tio Jose e Esmeralda

  17. Olá, boa noite. Sou neta de Rufino Rodrigues Fontoura, natural de São Borja. Procuro descendentes dos irmãos do meu avô. São os seguintes:
    José Rodrigues Fontoura
    João Rodrigues Fontoura
    Amador Rodrigues Fontoura
    Valdomiro Rodrigues Fontoura
    Elvira Rodrigues Fontoura
    Amália Rodrigues Fontoura
    Guiomar Rodrigues Fontoura
    Clotildes Rodrigues Fontoura
    Alzira Rodrigues Fontoura
    Marcolino Rodrigues de Oliveira, deste tive o prazer em conhecer o filho, Epitácio, do Rio de Janeiro.
    Gostaria muito de conhecer parentes próximos.

    1. Minha bisavó se chamava Alzira Fontoura, minha avó Antônia Fontoura de Lima. Minha bisa morava em Andira – PR . Já falecida há 30 anos, não sei nada sobre seus irmãos e minha avó já faleceu também.

      1. Meu bisavô Manoel Fontoura morava em Carangola/MG, vendeu sua propriedade e depois comprou um terreno em Iúna/ES. Herança ficou para o seu primogênito Benjamin Fontoura. Quem era os irmãos de meu bisavô???

  18. ARNALDO UBIRATAN GOMES FONTOURA, nascido em São Luiz Gonzaga Rs filho de Telmo Praxedes Fontoura que era filho de Pedro Castilhos Fontoura

  19. Ola sou Antenor Fontoura Hoffmann sou de Gramados-RS mas atualmente estou no RJ fico feliz em conhecer a Historia da familia Fontoura, ainda mais em saber tmb sobre a familia por parte de mae que é Hoffmann.

  20. Boa noite meu nome Rene Fontoura Barbosa, sou bisneto do SR Maciel Fontoura que é filho de Joao fontoura moro em Manhumirim MG, gostaria de conhecer mais membros desta familia.

    1. Oi sou Gualter Nogueira.Meu bisavô também tinha esse nome e era da mesma região que vc citou,qual o nome da sua bisavó?Eu procuro por parentes.

    2. Meu pai Júlio Fontoura, nasceu em Manhumirim, meu avô se chamava Clodorvil Fontoura de Moraes. Meu pai faleceu em Ipanema Mg, terra onde reside grande parte de seus familiares.

  21. Sou da família Fontoura e moro em cachoeira de Macacu RJ,se um dia tivesse um em contato aqui por perto gostaria de se avisado para poder saber mas sobre essa família que eu não sei nada minha vó não me contou sobre a família dela ,o nome dela ela Jarmelinda Fontoura e me contou na o brigacao de conhecer meu passado sabe de onde vem , só sei que o pai dela ela portuguese mas nada…… Meu ZAP vou deixar aqui ( 21 ) 975789693

  22. Minha mãe e Maria do Carmo da Fontoura neta de Amancia da Fontoura, procura familiares em Ijui e antiga Jóia. Fone pra contato (51)82318825.

    1. olá, sou a Daniela Fernanda Fontoura, meu pai se chama clementino fontoura, ele nasceu em Tupanceretã(Jóia)que hoje se não me engano pertence ao município de Íjui. Atualmente moramos em Novo Hamburgo RS, mas somos de Tenente Portela, mas tem uma parte da família que mora em Íjui,talvez sejamos parentes.?

  23. oi paulo gostaria que me ajudasse a achar joao fontoura costa de sao sepé, irmao de calixto fontoura costa,gostariamos de encontra-lo meu esposo rafael é sobrinho neto dele!!!qualquer informação 55 84096396

  24. Oi paulo, estava fazendo uma pesquisa e vi que vc estava procurando por Fontoura em São Sepé
    Meu avô Chamava -se Mariano Alves Fontoura
    Meu pai é Cleber Alencar Ilha Fontoura

    1. jean favor entra em contato comigo pelo cel 51 96 70 62 73 ou res 51 3671 32 47……………… CAMAQUÃ RS OU FECE paulinho falcetta moreira

    2. jean favor entra em contato comigo pelo cel 51 96 70 62 73 ou res 51 3671 32 47……………… CAMAQUÃ RS OU FECE paulinho falcetta moreira tua avó sera que não é irmã de ADOLPHINA SANTOS FONTOURA ???? OU PRIMA PARENTE ME LIGA.

  25. SOU FILHO DE ‘JULIETA ” E PROCURO FAMILIARES ONDE LEMBRO RESIDIREM EM SÃO SEPE RIO GRANDE DO SUL…………CONTATO 51 96 70 62 73 ………….

  26. ” procuro familiares de JULIETA SANTOS FONTOURA,na cidade de SÃO SEPÉ RIO GRANDE SUL…FILHA DE ” ADOLPHINA SANTOS FONTOURA…….. entra em contato com ” ANTONIO PAULO MOREIRA ” OU NO FACE……’ PAULINHO FALCETTA ” OU PAULINHO KILING ” ………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *