Família Franco

A família Franco é um sobrenome de origem portuguesa, bastante conhecido no Brasil. Se você é portador deste nome, vai gostar de saber um pouco da história da família Franco, que está dentro dos sobrenomes mais comuns no Brasil. Veja abaixo algumas informações logo abaixo.

O sobrenome Franco, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Franco

O Sobrenome Franco é de origem portuguesa. Trata-se de um sobrenome toponímico, ou seja, de origem geográfica. Tudo começou quando Guilherme de “La Courne” fundou uma vila em Portugal, como o nome de Vila franco, onde passou a viver e constituiu sua família.

O sobrenome Franco surgiu quando o neto de Guilherme de “La Courne”, Gonçalo Anes, filho do seu primogênito nasceu. Mais tarde, ao se tornar senhor da Vila Franco, ele adotou Franco como seu sobrenome, passando a se chamar Gonçalo Anes Franco.

Outra provável origem é a história de que o sobrenome Franco vem do germânico Frank. Nome do povo germânico que usava franchos (lança) provavelmente para conquistarem sua liberdade. A palavra Franco era sinônima de “Livre”.

Curiosidades

O Brasil possui uma linhagem de Franco bastante numerosa. Este sobrenome bastante popular, é bem fácil de ser encontrado e está dentro dos sobrenomes mais comuns por aqui.

Mas é importante lembrar que a família Franco, tem origem em Portugal, de onde vieram para o Brasil. Na Espanha também a uma linhagem de Franco bastante importante e numerosa. Ao contrário do que pode parecer, este sobrenome não é brasileiro.

Variantes do sobrenome Franco

Não foram encontradas variantes conhecidas para o sobrenome Franco. Desde que se firmou como está atualmente, ele não sofreu alterações.

Brasão da Família Franco

Há registros de que o Brasão de armas foi concedido a Gonçalo Anes franco no ano de 1954, quando passou a pertencer à família Franco.

O Brasão da família Franco é constituído de duas cores. São elas: vermelho e branco. Ele é um brasão simples, sem muitas “informações”. O escudo é na cor vermelha e possui algumas listras na cor branca. No centro do escudo há três coras que provavelmente representam o senhor da Vila Franco Gonçalo Anes Franco, seu avô Guilherme de “La Courne” fundador da Vila Franco e seu pai filho primogênito de Guilherme.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

80 respostas para “Família Franco”

  1. alguem com parentesco de elena camarine franco e benedito franco eram de pedreira interior de sao paulo…. gostaria de conhecer meus parentes por que nao conheco ninguem da parte da minha mae….nao estou sendo intereceiro…so queto saber quem sao e com estao

  2. gostaria muito de conhecer meus parentes de parte de mãe… pois não conheço nenhum deles… só sei que minha vó chamava Elena camarine franco e meu avo benedito franco e eram da regiao de pedreira interior de São Paulo.. isso é só o que eu sei pelas palavras de minha mãe….

  3. A origem da família FRANCO no Brasil data de pouco mais de 200 anos. Três irmãs galegas que vieram da ilha da Madeira, Portugal. Uma teria ido para Minas, outra para São Paulo e outra para Goiás.
    Há pouco mais de 10 anos, no cartório eleitoral em Belo Horizonte, o atendente comentou comigo que é (naquele momento) a segunda mairo família do Brasil. Então perguntei qual a maior. A resposta foi Calvacante que no nordeste é muito grande. Falou que Silva não é uma só família. O ramo da minha família se localiza no sul de Minas Gerais, nos municípios de Machado, Campestre, Botelhos e Poços de Caldas. Há um livro sobre a família Franco que tem a genealogia dos Francos e relatas as famílias entrelassadas como Lago, Junqueira e outras.

  4. Sou Taciana Franco, filha de José Macrino Franco, meu avô, João Batista Franco trabalhava na rede Ferroviária Great Western, não tenho maiores informações, apenas que meu avô tinha duas famílias e a minha Bisa era descendente de índio.

  5. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS OBRIGADA

  6. Boa tarde a todos. Me chamo Luiz Carlos Ribeiro Franco. Filho de Jorge Faustino Franco e neto de Arlindo Faustino Franco.Eu,meu pai e meu avô somos aqui do estado do Rio de Janeiro. Gostaria muito de encontrar meus parentes aqui.Se poder ajudar em alguma informação e se alguém puder me ajudar também. Fico muito grato.

  7. Eu, sou de Maracaju – MS, também procura minhas origens, fiquei contente de ler os comentários, e continuem postando quem sabe fazemos um encontro da Familia Franco no MS.

  8. Um breve comentário.Este Inácio Franco veio de Portugal pra Diamantima, casando aí com uma negra açoriana, indo pra Vila Rica, Poços de Calda, aí estourou a Inconfidecia Mineira, pois eram cunhado de Cláudio Manuel da Costa, daí vieram para o estado de São Paulo, mais precisamente para a cidade de São João da Boa Vista,por aí, esparramou para o Paraná,todo o estado de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e daí para o Brasil afora.

  9. Oi,eu sou zelia franco…meu pai se chamava arthur franco,eu tenho um irmao vivo e tres faleceram…o nome do meu irmao e Milton franco,nao sei muito sobre minha familia no exterior,mas em minha cidade existem poucos

  10. Luiz Henrique Franco, estava lendo seu comentário, meu nome é Carlos Jose Franco da Mota e observei que seu ancestral viveu na região de Nanuque a Montes Claros e extremo Sul da Bahia, a região que minha família estabeleceu foi na cidade de Vitoria da Conquista, BA próxima da região que você citou.

    1. If anybody has a problem with this, I have an answer to the debate once and for al028#&3l;..Help me win the lottery and I’ll pay $100 Million for a copy of Action Comics Number 1. There, controversy ended. Superman wins.

  11. sempre tive orgulho de ter os sobre nomes monteiro franco, dois nomes que remetem aos meus antepassados que vieram da Espanha e portugal; e criaram raízes aqui, orgulho demais.

  12. A origem mais plausível que encontrei para o sobrenome Franco, foi a da origem germânica, que eram um tribo que depois conquistou uns territórios na europa e virou a Gália, que no fim a frança, depois se espalharam pela europa toda , Espanha, Portugal, italia, e então vieram para o Brasil.. Meu minha avó se chama Brígida Souza Franco, e meu Trisavô explorou e viveu na região de MG entre Nanuque a Montes Claros e extremo Sul da Bahia.

    1. RAMONA FRANCO

      QUE LEGAL Luiz HENRIQUE…..MEU AVÔ SE CHAMAVA Joaquim Ferreira franco, e viveu em Eunápolis na Bahia que fica no extremo sul da Bahia ate seu falecimento…..e durante a juventude viveu em santo Antonio do jacinto e Almenara em Minas gerais em zona rural…..
      Ele era conhecido por Joaquim PITÚ.

      1. Bom dia Ramona, interessante é que eu achava que na Bahia, haveria poucos Francos, mas pelo seu comentário e o de Luiz Henrique, a região que corresponde entre sul/sudoeste da Bahia e norte de Minas Gerais, existe sim um ramo (ou vários) porque Vitoria da Conquista,BA, cidade onde minha família se estabeleceu a varias gerações, fica justamente nessa região

    1. Meu nome é Taciana Franco, sou de Recife-PE, meu pai era José Macrino Franco, meus tios José Anisio Franco, José Cesário Franco, Gerôncio Antão Franco, José Amaro Franco e Pedrina Franco. Meu tio José Anisio Franco tinha um filho chamado José Amaro Franco que morava em Jacuipe – Alagoas, não tenho maiores informações.

  13. Olá, Sou Kal Willian JFranco, filho de Priscilla aparecida Franco e neto de Cirso Tadeu Franco. Minha mãe nasceu em Bauru – SP, e gostaria de saber se alguém conhece o meu avô – Cirso Tadeu Franco, procuramos ele há muito tempo, e não tenho muitas informações sobre ele, aparentemente ele era do sul do Brasil também. Se alguém tiver informações sobre o nome agradeço.

    contato: kalwillian@gmail.com

  14. sou descendente de familia franco meu bisa vô foi prefeito de sao bemto do sul e campo alegre foi o primeiro ele se chama Francisco Bueno Franco se alguem tiver imformação para me pasar agradeço .

  15. Meu nome é Felipe Franco, bisneto de Mathias Soares Franco,imigrante espanhol que junto a seus irmãos chegaram em Balsa Nova – PR, região de Campo Largo – PR e segundo informações houve um desentendimento entre a família que após isso se espalharam pela região sul do Paraná.
    Meu bisavô Mathias Soares franco foi fundador de uma localidade chamada Pontilhão por volta de 1900, sendo que meu avô Ildefonso Ferreira Franco nasceu em 1910 e povoaram a região.

    1. Meu nome é Cristina Franco. Não sei muito sobre meus parentes, sei que são de Santa Catarina. Meu pai é Altamiro Franco e tem um irmão chamado Antônio, uma irmã chamada Laudelino e mais nada. Se alguém souber algo, por favor, poste aqui.

  16. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS OBRIGADA

    1. Olá Dayana!!! Sou Lenice correa Tavares
      Não sei porque mas sinto que somos parentes simples mente pelo relatório que publicou se puder te ajudar…..

  17. Meu avô João Franco e minha avó Anita Cecchini e minha bisa Angela Cecchini vieram da Itália e foram morar em Santa Maria.não sei se já tinham filhos mas tiveram vários inclusive meu pai.Gostaria muito de saber mais sobre meus antepassados.

    1. Olá amigo, também tenho o sobrenome Franco, sou do sul minas, meu bisa também se chamava João Franco e minha bisa se chamava Florinda Franco, ele vieram da Itália por volta de 1900 para morar no sul de minas, alguns tempo depois, meu bisa deixou minha bisa e foi morar no Paraná e por lá constituiu outra família. No sul de minas a família Franco é bastante numerosa.

      1. Então, é bem possível que meu avô veio jovem do sul, só ouço falar de antepassados do sul do Brasil, geralmente que vieram direto da Itália ou Portugal.

        Fico grato!!

      2. Oi Jaciel, de que cidade exatamente você é de Minas? Estou a procura de Sueli Franco, eu nasci em Passos, mas acredito que ela está morando aos redores. Talvez você possa me ajudar!!!

      3. Olá, meu triavô chamava Innocencio Franco. Ele foi do sul de Minas para o interior de São Paulo, região de Jaú e Bocaina.
        Meu bisavô Luiz Franco nasceu em Jaú em 1911.
        Minha avó Maria de Lourdes nasceu em Barra Bonita.
        Pesquiso a origem da família Franco.
        Acredito na possibilidade de ser de origem italiana.

      4. Olá sou Taciana Franco de Recife-PE, o nome do meu pai era José Macrino Franco e meu avô, João Batista Franco, esse trabalhava na rede Ferroviária da Great Western.

      1. That first game is Bob Cole’s supper time. I’m convinced his line-up is in braille. I hear people complain about Edwards but does he know who’s on the ice at least? At 79 or so Bob’s better days are behind him. I wo;2dn&#8l17ut want him calling a horse race. ” I’m not sure who got the win. But Gary those horses were flying.”

    1. Sim, a família Franco é judia. Originária de Navarra, na época pertencente à Castela, desceram para Portugal, junto com os Navarros e Ulhoas, no século XIII, havendo primeira referência aos Francos na chancelaria de D. Dinis, quando doa terras a uns judeus, entre eles o “judeu Franco”.
      A sinagoga dos judeus espanhóis expulsos em 1493, no Porto, foi em uma casa emprestada pela família Franco.
      Seguindo o método correto para apurar a origem judia dos portugueses, encontra-se vários Francos processados pela Inquisição portuguesa.
      Vamos encontrar os Francos como cristaos-novos em Portugal e Espanha, e como judeus na Holanda, França, Alemanha, Polônia, Marrocos, Turquia, países dos Balcãs e Palestina. Os que preservaram o judaísmo saíram da Península após a Expulsão na Espanha e após a Conversao Forçada e, 40 anos depois, a implantação da Inquisição portuguesa.
      Durante a Shoa, foram mortos mais de 500 Francos e Frankos ( corruptela nos países do leste europeu e Balcãs).

  18. Olá a todos, me chamo Kassiana da Silva Franco. Sou natural de Curitiba no Paraná. Meus avós José Francisco Franco e Maria da Silva Franco ambos natural da cidade de Campo Largo no Paraná também. Infelizmente ambos já faleceram, e não consigo informações tão rápido. Se alguem souber de algo e ter curiosidade, por favor, entre em contato. Obrigada desde já.

    1. Olá… Minha família…segundo q meus avós comentaram são de origem espanhola. Meu nome é Edina Franco da Silva, meus avós eram de Inácio Martins. Meu avô Aleixo Gonçalves Franco, e avó Edelsina Amancio Nunes…

        1. Olá Dana, me chamo Renato Martins Franco Junior meu bisavô Domingo Bos Franco e minha bisavó Adelina Franco Fusto vieram desta província.Estou na região do Vale do Paraíba, Taubaté são Paulo Você é parente de Diego Willian ? Se alguém se interessar e quiser mais informações meu email é reti80@hotmail.com

  19. Tenho 55 anos e há mais ou menos 6 anos , por acaso, conversando com meu pai que nasceu em 1932, e este me disse que quando ele foi registrado seu sobrenome deixou de ser Silveira Franco para ser simplesmente Silveira, desde então estou tentando descobrir minha linhagem verdadeira, muito obrigada pelas informações!

    1. Olá , meu nome é Victor franco sou bisneto de Balbina da Silveira franco ,ela era mineira ,mas a origem do nosso sobrenome é da linhagem espanhola

      1. De onde vc é Victor Franco??Meu pai é da família Franco,dos arredores da cidade de Caratinga MG.Sei que em Caratinga tem uma família por sobrenome Silveira Franco e são parentes de meu pai,mas nao tenho contatos com todos!

  20. a familia Franco como sempre será a melhor irmãos e irmãs obrigado por existirem mesmo que não seja de sangue quero de Dizer que eu considero todos os francos do Brasil ass: cabo Lucas FRANCO campo grande cap. mato grosso do sul.

  21. Oi! Sou Fernanda da Cruz Franco filha de Damião de Souza Franco meus avós paternos Chamavam Domingos de Souza Franco e Maria Avelina de Jesus, eles eram de Minas Gerais, faleceram quando meu pai era jovem e ele veio para São Paulo com outra família e perdeu contato com os Irmãos enfim não conheço nenhum parente por parte de pai e gostaria de conhecer se alguém conhece alguns desses Francos entre em contato comigo por favor, fernandacfranco@hotmail.com

    1. A minha avó e da família franco, e com a nossa família tem um livro que conta toda história da família, e tem também toda descendência até a minha tia

    2. olá fernanda meu nome é agnoelson mas me chamam por “guido”,a história da sua familia se confunde um pouco com a da minha avó, Sebastiana franco, meu pai, Domingos Franco Santos, me conta que minha avó era filha de portugueses, e seus irmãos moravam em são paulo e que ela nunca mais os viu…

    3. I guess that th&2ee#8r17;s not a pretty good idea to compose the essay topic by your own efforts! In fact, it is faster to buy the academic essay from service, because that will save time and money.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *