Família Fuhrmann

O sobrenome Fuhrmann é de origem alemã e bastante raro de se encontrado no Brasil, com poucas pessoas registradas. A seguir, falaremos sobre a origem da família Fuhrmann, algumas curiosidades, variantes gráficas e o brasão correspondente.

Origem da Família Fuhrmann

            O sobrenome Fuhrmann é de origem alemã, de origem antiga e cristã. Os documentos mais antigos com o registro dessa família aparecem no período de 1346 a 1378. O termo em alemão “vuorman” quer dizer transportador ou carroceiro, e também pode derivar da palavra alemã “vëren”, que significa liderar ou transportar.

Então podemos afirmar que essa família tem o seu nome baseado em uma origem ocupacional, que remete à uma profissão ou atividade. Essas palavras eram muito usadas na Alemanha no período de 1100 a 1500, aproximadamente.

Curiosidades do Sobrenome Fuhrmann

No Brasil, encontramos a família Fuhrmann especialmente nos estados em que a imigração alemã foi forte, como:

  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul.

No mundo, percebemos que também há presença de pessoas com esse sobrenome nos países em que a imigração alemã esteve presente, além de Brasil e Alemanha, que são os seguintes:

  • Estados Unidos;
  • Áustria;
  • França;
  • Argentina;
  • Polônia;
  • Austrália;
  • Suíça;
  • Canadá.

Outro ponto que podemos citar é que existem diversos empreendimentos no Brasil com o nome de Fuhrmann, como uma loja de chocolates em Curitiba, uma confecção de roupas em São Paulo e uma loja dedicada à música no interior paulista.

Variantes do Sobrenome Fuhrmann

            Existem algumas variações de grafia do sobrenome Fuhrmann, como veremos a seguir: Fuhrmeister (da Alemanha); Fuhs (da Alemanha); Fuhszagel (da Alemanha); Füht (da Alemanha); Fuica (da Espanha, da região de Biscaia); Fuille (da Espanha); Fuingariño (da Espanha); Fuini (da Itália); Fuino (da Itália) e Fujero (da Itália).

Brasão da Família Fuhrmann

            O brasão da família Fuhrmann possui as seguintes cores em sua composição: branco, vermelho, azul e amarelo. Podemos observar um cavaleiro com armadura segurando o escudo. No escudo, podemos ver uma torre vermelha, com fundo branco, e o final verde, representando a grama, um ambiente tradicional, antigo e bucólico.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

9 respostas para “Família Fuhrmann”

  1. Olá
    Pesquisando meus familiares Schutt encontrei o sobrenome Furman na lista de passageiros do navio Zeealandia em novenbro de 1929 no porto do Rio de Janeiro ambas familas constam como romenos.
    Meus ancestrais eram alemães de Borodino Bessárabia, quem quiser ou tiver informaçãoes para compartilhar estou a disposição.

  2. Muito bom, mas gostaria de saber a orígem deste sobrenome mais a fundo, assim como , se os fuhrman são de originalmente judeus-alemães, nascidos em Varsóvia ou outro lugar da europa.
    Parabens pela postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *