Família Furlan

Se você é descendente dos Furlan, vai gostar de saber um pouco mais sobre as curiosidades dessa família. Veja logo abaixo algumas informações.

O sobrenome Furlan, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Furlan

Furlan é um sobrenome Italiano, conhecido principalmente no norte do país. Ele não é muito conhecido no Brasil, assim como outros sobrenomes de origem Italiana. Os primeiros antepassados foram chegar ao Brasil somente na década de 80. Isso é relativamente cedo se for levar em conta a história dos outros nomes por aqui.

As origens históricas deste sobrenome referem-se a uma pessoa chamada Furlano, oriunda de uma cidade chamada Friuli, região do extremo norte oriental da Itália. Dessa forma, este pode ser tanto um sobrenome toponímico, quanto patronímico. Toponímica pela origem geográfica e patronímica pela origem vinda do nome do fundador da família.

Esta cidade, que é muito antiga, recebe o nome de Forum Julii e fundada pelo imperador Caius Julius Caesar (103-44 ac.).

Curiosidades

Os primeiros imigrantes a chegarem ao Brasil saíram da Itália aproximadamente no ano de 1989, para trabalhar nas colônias de café.

Na Itália encontra-se atualmente o sobrenome Furlan em centenas de municípios. Acredita-se que em aproximadamente mais de 700 municípios há descendentes do sobrenome Furlan. Ele é concentrando, sobretudo na região nordeste e norte da Itália onde originou o sobrenome.

Vêneto, Friuli-Venécia, Giulia, Trentino-Alto Ádige, Lombardia, Piemonte e Lácio são alguns dos vários municípios com pessoas que herdaram este sobrenome.

Variantes do sobrenome Furlan

Furlan, apesar de não ser um sobrenome comum e simples, é pequeno e bem especifico. Ele é oriundo de um nome pessoal e com o passar do tempo sofreu muitas alterações gráficas (Furlano, Foriulli, etc.) até se definir como Furlan.

Brasão da Família Furlan

O Brasão da Família Furlan é simples quando comparado a outros brasões. Mesmo assim é um brasão marcante e bem colorido. Ele é constituído por cores fortes e chamativas como o vermelho, preto, prata, azul e amarelo. No timbre do brasão tem-se uma armadura preta de metal, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

111 respostas para “Família Furlan”

  1. Estou a procura de algum descendente de Giulia Giovanna Macarini nascida na Itália, na província de Bérgamo em 19/11/1888, passando a ser chamada no Brasil de Júlia Maccarini. Se instalou na cidade de Nova Veneza – SC

    Ela casou com meu bisavô Giovanni Furlan em 28/04/1930 em Orleans – SC, ele também nasceu na Itália, na província de Treviso em 29/08/1875, no Brasil ele passou a ser chamado de João Furlan.

    Ele era filho de Giovanni Batista Furlan e de Pierina Cesconetto.

    Ela era filha de Ambrósio Guiseppe Maccarini e de Margherita Catterina Marchetti.

    Preciso encontrar a certidão de casamento no civil de João Furlan e Júlia Maccarini e o óbito dele, sendo que já procurei por vários cartórios da região sul de Santa Catarina e nada encontrado. Preciso para fins de cidadania.

    Se alguém souber onde localizar essas certidões eu agradeço muito.

  2. Olá pessoal! Não herdei o sobrenome mas minha avó paterna se chamava Rosalia Furlan da Silva, morava no Rio Grande do Sul na cidade de Frederico Westphalen. Meu pai nasceu na cidade de Restinga Seca- RS mas creio que ainda criança mudou para Vicente Dutra. Depois de adulto veio para o Paraná, onde estamos até hoje. Ainda tem as irmãs da minha avó, irmãs mais novas dela que estão em No Pr, uma se chama Irene e a outra Cecília. Creio que alguns parentes vivam em Sc e sei de duas primas do meu pai que hoje vivem na Italia. Vou buscar mais informações e trago aqui para ver se alguém tem alguma ligação com meus antepassados. Boa sorte na procura de vocês!

  3. Meu bisavô se xamã Luís furlam minha avó Ana furlan minha mãe pascoalina Gambara Narciso eu cesar narciso neto e bisneto do furlan do gambara e narciso descendentes de italianos estou montando a minha árvores geológica

  4. Olá, sou Rose Furlan.
    Meus bisavós paternos vieram da Itália
    José Furlan e Cecília Luccati, escolheram a cidade de Jundiaí para viver e criar os filhos. Não sei de muita coisa,mas adoraria saber por onde andam todos

    1. Olá, Rose. Minha família materna também são Furlan, de Louveira. Será que somos parentes? Meu avô chama Guerino Furlan.

    2. Olá pessoal!Eu TB sou Furlan com muito orgulho.Meus bisavós paternosTB vieram como imigrantes.Eu gostaria muito de conhecer meus antepassados italianos ou mesmo algum parente aqui no Brasil.Meu bisavô era Luiz Furlan e sua esposa Paschoal Furlan meu avô filho deles era Giocondo Furlan e minha avó Laurentina Corrêa Furlan que era portuguesa. Eu sou de Assis interior de SP e sei que meu avô tinha parentes na cidade de Botucatu SP.Inclusive meu pai José Furlan nasceu em São Manoel que é próximo de Botucatu.Se alguém quiser falar cmg (18) 99759-8542 Será um prazer trocarmos informações sobre os Furlan s 🌸💙🌸💙🌸

    1. Il Friuli e Veneto, sono stati sotto il dominio Austriaco per molti anni. Origini Furlan sono del Nord Est Italia, Friuli, Veneto e Trentino.
      Furlan sono emigrati in varie regioni italiane dopo la guerra 1915/18 perché poveri.
      Nelle Americhe sono partiti molti alla fine del 1800 e inizi del 1900 e anche dopo la seconda guerra 1945.
      Buona Domenica a Voi.
      Tiziano Furlan dal Veneto .

  5. Oi galera,

    sou bisneta de Adolpho Furlan, meud tataravós Luis Furlan e Maria Furlan. Alguém aí conhece ?
    Meu zap +55 139 91705598. Bjs á todos.

  6. Sou neta de Aparecida Pizzo e Gentilio Furlan, estamos procurando familiares, sabemos que tem alguns em São Paulo, não seu a cidade, e sei que tem em dourados também.

  7. Jeeesuus…Achei que nem tivesse muitos Furlan´s…kkkk
    Meu falecido avô veio de SP pra morar aqui no interioor do interioor do RS.
    O nome dele é Carlos Agostinho Furlan, e meu bisavô é Guerino Furlan. Que se acusem os meus parentes aí..hahahaha

  8. Bom dia, sou descendente da familia Furlan, porém não consigo localizar ninguém, a familia não sabe muita coisa, minha bisavó era Herminia Furlan filha de João Furlan e Emilia Marcolina Furlan, vieram todos da Itália, porém a familia não sabe quase nada sobre mais parentes, eles passaram boa parte da vida em Capão Bonito/sp interior.
    Se alguém souber alguma coisa [email protected].

  9. oi sou Elisângela Furlan sou binesta de italiano meu bisa se chamava Mariano furlan casado com Maria Antonia Rodrigues.meu avô filho dele ,Hermelindo Furlan casou-se pela 1ªvez com Lurdes Alegre tiveram 1 filho.Duilio Furlan e depois de ficar viuvo casou com minha avó Rosa Martins tiveram 5 filhos. A unica coisa que sabemos é que meu avô é da cidade de Amparo e veio com um pessoal para Estiva Gerbi para trabalhar nas instalações da ceramica Gerbi.Não sabemos de mais nada minha avó não conheceu a familia de meu avô aliás não sabia de nada se alguém saber de alguma coisa de onde vieram ,se meu avô teve irmãos.Seria legal saber.

  10. Ola meu nome é Gislaine Furlan Silva
    Filha da Valeria Cristiane Furlan
    Sou Neta do Luiz Furlan que se casou com a Sr Ernestina Costa Furlan.
    Meus Bisavos sao Adolpho Furlan que era casado com a Sr Cacilda de Souza e meus triavôs Luiz Furlan e Maria Furlan…Algum FURLAN aqui ja tentou ou conseguiu nacionalidade Italiana
    Zap 11981009701

  11. Sou Mariza Furlan moro no Paraná, filha de Huberto Furlan e Darcy Bauer Furlan, meus avós paternos Pedro Furlan e Helena Furlan Santa Catarina.

    1. Olá Mariza!
      Estou procurando parentes do sobrenome Furlan, especialmente de Helena Furlan, que seria irmã do meu falecido avô, Carlos Agostinho Furlan entre outros, e filhos de Guido Furlan.

  12. QUERIA MUITO SABER SOBRE A FAMÍLIA FULAN QUE SÃO DESCENDENTES DE ITALIANOS E DIZ NÃO SEI SE E VERDADE MAIS DIZ QUE E SÓ UMA FAMÍLIA COM ESTE SOBRENOME ENTÃO SOMOS TODOS PARENTES MINHA VO VEIO BEBE DA ITÁLIA O NOME DELA ERA JOCELINA FULAN ELA FALAVA UM POUCO DA LINGUÁ ITALIANA SE CASO ALGUÉM SAIBA DE MAIS ALGUMA COISA ENTRE EM CONTATO PELO MEU FAC FICAREI MUITO FELIZ E GRATA DESDE JÁ MUITO OBRIGADO E UM BEIJÃO PARA NOS FULAN

  13. Pessoal,

    Estou procurando minhas raízes TD que sei é que meu bisavô Luigi Furlan casado com Olympia Orlandi Furlan vieram da Itália e viveram em Santa Rita do Passa Quatro.
    Depois foram para região de Uchôa / Potirendaba
    Deixou 11 filhos entre eles meu avô
    Antônio Furlan que viveu na Região de Potirendaba / São José do Rio preto e depois vieram apara São Paulo

    Informações entrem em contato
    [email protected]

    1. Boa tarde Rodrigo,meu Bisavô Ângelo Furlan chegou da Itália e foi morar com minha bisavó na Região de Santa Rita do Passa Quatro,onde em 1904 nasceu meu avô que por lá ficou,se casou e tiverem seus filhos,inclusive meu pai que era Santarritense (já falecido). Será que seu bisavô Luigi poderia ser irmão do meu bisavô Ângelo Furlan ?
      [email protected]

  14. Meu nome é Maria Cecilia Furlan, sou filha de Ernesto Furlan e o pai dele chamava-se Luiz Furlan casou-se com Elvira Riva por volta dos anos 20. Luiz Furlan residiiu no bairro do Ipiranga em SP por muito tempo. Alguem tem algum conhecimento da origem deste ramo dos Furlan?

  15. ola tem algum Furlan da descendência de João Furlan e Matilde Piveta? eles eram meus bisavós se tiver gostaria de obter mais informações. obr.

  16. Nossa descobri que tem muitos Furlan no Brasil
    Me chamo Cintia J. Furlan, filha de Ademar A. Furlan (RS)
    Neta de Aldevino Furlan (SC)e Bisneta de Augusto Furlan com Ilda Fernandes furlan
    Sei queque em algum ponto da historia vieran de navio da Italia para o Brasil.
    quem tiver e poder passar mais informações desta grande geneologia dos Furlan fico aradecida . [email protected]

  17. FAMÍLIA!! sou Alessander Furlan, 45 anos, e 4 irmãos!! filho de Vitorio Aparecido Furlan (Cido), meu avô com mesmo nome de meu Pai, sem ter o APARECIDO, sou da capital de SP, bairro PENHA, meus tios, são: LUIZ (BARRETOS),demais todos em capital, SEBASTIÃO, LUZIA, JOÃO, ANTONIO, BENEDITO, HELIO.

  18. Olá primaiada kkk sou de Pirassununga mas moro em SP, meus antepassados chegaram aqui pelo.ano de 1900, muito diferente do que diz o artigo, e assim o que deu grana a ele foi a pinga, mas tbm foi o que acabou com eles, quando a cachaça perdeu mercado se afundaram em dividas, se alguém quiser saber mais sobre a família tem um site chamado family search mto bom abraços vamos marcar um encosto de Furlanzada kkkkabs

  19. meu nome é Matheus Furlan
    Sou bisneto de italianos também meu bisa se chamava mateus furlan ( mesmo nome q eu) minha bisa se chamava angelina, a grande maioria ocupa o interior de são paulo mesmo, meus parentes proximos são de piracicaba sp deve ter uns 40, minha mãe nasceu lá ( jacqueline furlan filha do romeu furlan) hoje moramos na capital. um abraço á todos porque pelo jeito somos todos primos kkkkkk kkkkkkk

  20. Bom dia, meu nome é Graziela Furlan sou neta de Alziro Furlan alguèm tem alguma informação pra me passar?Meu avô morava em Umuarama paraná não sei o nome dos pais dele.

  21. a familia Furlan foi morar em colonias perto de santa rita do passa quatro e agora estao vivendo la e eu tambem era de la existem 45 parentes furlan q eu conheca em santa rita do passa quatro

    1. João Pedro,

      Tbm sou descendente dos Furlan de Santa Rita do passa Quatro. Gostaria de trocar informações.

      Como se chama seu avô e bisavô.

      Vamos nos falar abs

    1. a familia Furlan foi morar em colonias perto de santa rita do passa quatro e agora estao vivendo la e eu tambem era de la existem 45 parentes furlan q eu conheca em santa rita do passa quatro

      1. João Pedro,

        Tbm sou descendente dos Furlan de Santa Rita do passa Quatro. Gostaria de trocar informações.

        Como se chama seu avô e bisavô.

        Vamos nos falar abs

  22. Olá, meu avô era italiano e dele tenho o sobrenome Fulã, mas nunca acho esse sobrenome em sites, será q ele é uma variação do Furlan? Gostaria muito de saber, quem souber por favor me avisa. Gracias

    1. Olá Milene, esse sobrenome Fulã na verdade não existe, eu nunca ví. Com certeza houve erro no cartório de registros ao pronunciar o sobrenome ao escrevente mas, voce pode consertar isso. Procure seus antecedentes até encontrar o sobrenome correto.
      Sou Reginaldo Furlan, nascido em Sorocaba SP, neto de Italiano e estou indo embora para a bela Italia.

  23. Mais uma Furlan aqui gente, sou Gidraete Furlan,sou filha de José Furlan,moro em cachoeiro de Itapemirim,Espirito santo, conhecida como terra do Rei,cantor Roberto Carlos pois ele nasceu aqui,mais vamos ´lá, meus avós vieram da Itália,meu pai conta que vieram em três irmãos,mais se perderam no navio,onde pai dele, conseguiu chegar em Anchieta cidade do estado do Espirito santo,hoje ja encontramos bastante Furlans por aqui,temos até um time de futebol que participamos em torneios entre famílias,muito legal,o melhor temos coleções de troféus rsrs,que tal nos organizar e fazer uma festa para juntar toda Furlanzadas,fica ai a dica.BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS

  24. Boa noite a todos
    Sou Julia Maria Furlan, Filha de Santo Furlan.
    Há muito procuro pela família do meu tio João Furlan(irmão do meu pai), casado com Sra. Adelia de Paula.
    Meus avós eram Luiz Furlan e Maria Piovezan Furlan.
    Meus tios sairam de Potirendaba, interior do Estado de São Paulo e foram para o estado do Paraná, não sei ao certo para qual cidade…
    Meu pai, já um tanto sem memória, com 92 anos, em alguns momentos diz que foram para São João do Caiuá, em outros diz que foram para Londrina, em outro, para Maringá…Portanto, não sei ao certo.
    Se tiver alguém que seja descendente(Neto, bisneto) do Sr. João Furlan e Sra. Adélia de Paula, entrar em contato… pode ser pelo Facebook, em meu nome…
    Grata
    Julia Maria Furlan

  25. Meu nome é José carlos Furlan meu avô veio da Itália casado com antonia montagner também mourou em santa Rita do pasa quanto seu nome é mariano Furlan de santa Rita foi para Tejupá onde eu não hoge moro em sp

    1. Jose Carlos, por acaso o seu avo é o Sr. Mariano Furlan??? Se for, sua avó Antonia Montagner é irmã de meu avô Giovanni Montagner

    2. José Carlos, voce sabe ou tem alguem que saiba o porque dos Furlan e Montagner ter saido de Santa Rita do Passa Quatro, indo se instalar em Piraju/Tejupa

  26. alguém sabe informar o porque da família Furlan ter saído de Santa Rita do Passa Quatro indo se instalar na região de Piraju/Tejupa

  27. Olá meu nome é Carina bisneta de Joao Baptista Furlan casado com Emilia Cancian Furlan, onde sou neta de Elda Furlan Teixeira estou fazendo a genealogia da familia, e como minha avó veio da italia preciso de uma pesquisa minuciosa, para realmente saber a origem de meus bisavos e antepassados!!! vou ser eternamente grata!!! forte abraço!!!

  28. Olá , também sou Furlan
    Meu nome é Marcia Gomes Furlan,
    Sou filha de João Furlan, que é
    Filho de Jacinto Furlan.
    Moro no Paraná.
    Gostaria tambem de encontrar parentes de minha avó paterna,
    que tambem é Italiana , ela se chamava : Adelia Pinotti Furlan
    bjus Furlans

    1. Marcia, olá, também sou Furlan com muito orgulho. Sou Ilda, tia da Graziela acima meus bisavós vieram da Itália no final do século 19 ou meados do século 20 e meus avós são: Judith Maria Pinotti e José Herminio Furlan, já falecidos desde os anos 40. Moro em Campinas, mais tenho outros 11 irmãos,espalhados pelo país, conheço todos os meu tios e tias por parte do meu pai, em primeiro grau, mas não conheço as tias e tios de meu pai. A última vez que estive na Itália a 2 anos, fui informada que nossa família era do Veneto,já estive lá, e que só existe uma familia Furlan no mundo, então somos todos parentes. No Brasil, no Uruguai e nos Estados Unidos temos muitos parentes.

  29. Meu nome é Elisa Furlan.
    Meu avós paternos vieram da Itália.
    Alberto Furlan e Zoraide Valério Furlan.
    Grande parte da minha família se concentra em São José do Rio Preto e imediações.
    Porém sei que há agregados que moram no Paraná.
    Gostaria muito de conhecer mais pessoas desse clã Furlan.
    Obrigada e beijo à todos os Furlan.

  30. Olá sou do Espírito Santo me chamo Cinara Furlan e aqui tem muitos Furlan!!
    Essa informação que os primeiros antepassados chegaram na década de 80 (1.980) está completamente errada!!

    1. Concordo contigo Cinara,meu nome Tania Furlan sou neta de Angelo Furlan e Albina Scariot Furlan que vivian em Laranjairas do Sul e foram para Cruzeiro do Oeste,PR,e foram para o Brasil da década de 40,um abraço,somos muitos no Parana e Santa Catarina!

  31. Olá! Sou Anselmo Furlan Junior, meu avô veio da Itália da cidade de Pádova em 1913. Morou em Santa Rita do Passa Quatro, SP e depois em definitivo em Cafelândia, SP.

    1. Marcia, olá, também sou Furlan com muito orgulho. Sou Ilda, tia da Graziela acima meus bisavós vieram da Itália no final do século 19 ou meados do século 20 e meus avós são: Judith Maria Pinotti e José Herminio Furlan, já falecidos desde os anos 40. Moro em Campinas, mais tenho outros 11 irmãos,espalhados pelo país, conheço todos os meu tios e tias por parte do meu pai, em primeiro grau, mas não conheço as tias e tios de meu pai. A última vez que estive na Itália a 2 anos, fui informada que nossa família era do Veneto,já estive lá, e que só existe uma familia Furlan no mundo, então somos todos parentes. No Brasil, no Uruguai e nos Estados Unidos temos muitos parentes.

      1. ola tudo bem vc esteve em Veneto estou a procura de luis Furlan certidao de nascimento dele na Italia os pais dele sao José Furlan e Catharina Furlan se vc lembra de algum desses nomes la em Veneto

    1. Oi Edilson tudo bem??!!! meu nome é Carina sou bisneta de Joao Baptista Furlan casado com Emilia Cancian Furlan, sou filha de Maria Cristina Teixeira Dozzi Tezza filha de Elda Furlan Teixeira, estou fazendo a genealogia da familia vamos trocar informações?!!! Obrigada grande abraço!!!

  32. sou bisneto de Francesco Antonio FURLAN, nascido no imperio Austro Hungaro em março de 1882 em San Fogliano que passa a ser territorio Italiano após a 1ª guerra mundial- vindo para o Brasil com 6 anos de idade, foram para Mogi Mirin, SP. ( fazendas de café) e meu bisavo veio constituir familia em sampa no bairro do limão.

  33. Oiii tenho um amigo que se chama Gustavo Furlan, e mora em são Paulo tbm, mais Axu que pisei na bola com ele, agora vou tentar sair daqui do interior de minas, na esperança de encontrar ele em são Paulo e pedir desculpas pessoalmente, eu sei que vcs não tem nada a ver com isso ” sem ser o nome” rsss mais já que tá todos falando algo.rss

  34. Eii boa noite!!! Sou do ES de uma cidade chamada Vargem Alta, nossa família Furlan é enorme!!! Quem sabe um dia podíamos reunir os Furlans do Brasil todo! Aqui somo bastante festeiros rsrs

    1. OLÁ. SOU MAIS UM FURLAN.
      MEU BISAVO, VICENZO FURLAN, NASCEU EM MUZILI, VIZINHA DE SAN DONÁ DE PIAVI, PROVINCIA DE VENEZIA.
      NASCEU EM 25.11.1873, CASOU-SE EM 25.11.1893 COM ANTONIA SCOMPORIN E FALECEU EM 16.08.1942.
      ESTAMOS EM PIRAJU, NO ESTADO DE SÃO PAULO DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBE-LOS.

      ADEMIR FURLAN-PIRAJU

      1. Ademir, seu bisavô é pai de Angelo Furlan que foi casado com Elisa Montagner minha tia. estou tentando descobrir o porque a família Furlan e Montagner saíram de Santa Rita do Passa Quatro e foram para a região de Piraju/Tejupá. Você saberia dizer ou conhece alguém que saiba?

      1. Olá Valdemir, também sou Furlan, qual era o nome de seu bisavô e por acaso você sabe dizer se algum irmão ou primo dele se radicou em Santa Catarina? Abraços

  35. gostaria saber mais sobre família furlan. meu avô santo furlan veio da italia quando os italianos vieram de maquina a vapor viagem levou 36 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *