Família Galvão

A família Galvão tem sua origem incerta. Nada se confirma quando se trata da origem desta família. Galvão não é um sobrenome que carrega muitas curiosidades. Se você quer conhecer um pouco da história dessa família, veja abaixo algumas informações relacionadas ao sobrenome Galvão.

O sobrenome Galvão, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Galvão

Galvão é um sobrenome português. Pouco se sabe sobre a origem dessa família, pois na verdade sua origem é incerta. A princípio, para alguns, o sobrenome Galvão era originário da palavra gavião, ave de pequeno porte. Já outros acreditavam que o sobrenome Galvão surgiu da palavra carvão.

Há registros de que esse sobrenome poder ter vindo do latim Galbanus, que é o nome de uma planta sempre verde. Outros indícios apontavam que o sobrenome Galvão vinha de Gaulês Gwalwanus, espécie de falcão branco.

Outra provável origem era que Galvão fosse uma família inglesa – e que trazia suas origens da família “Galvim” que viviam em reinos ingleses.

Curiosidades

Uma curiosidade interessante é que no Brasil encontra-se uma linhagem bem populosa da família Galvão. Este é um sobrenome comum e fácil de encontrar, apesar de não possuir muita popularidade como outros sobrenomes, por exemplo, Silva ou Souza.

Variantes do sobrenome Galvão

Para maioria dos sobrenomes são encontradas variações na grafia, mas não é sempre que isso acontece como no caso da família Galvão. Não foram encontradas variações para essa família. Muitas vezes isso ocorre por tratar-se de sobrenomes simples e específicos.

Brasão da Família Galvão

O brasão de armas da família Galvão é constituído por três cores. São elas: preto, vermelho e prata. É um escudo divido em duas partes. Na primeira parte, de cor prata, tem uma ave que lembra uma águia preta e ela está com as asas abertas, já a outra parte é de cor vermelha. No timbre, a mesma ave do escudo em cima de uma armadura.

 

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

77 Replies to “Família Galvão”

  1. Sou GALVÃO, bisneto de ANTONIO DE MATTOS GALVÃO e ROSA DE MATTOS GALVÃO, sou neto de ESMÉRIO DE MATTOS GALVÃO, moramos em Mato Grosso na cidade de Cuiabá, desde 1889, qdo chegaram ao BRASIL, levaram 6 meses, tinham 11 filhos, sendo que 1 filho , com o nome de EUCLIDES DE MATTOS GALVÃO se perdeu na cidade do Rio de Janeiro e nunca apareceu , saímos do Rio de Janeiro fomos para Fortaleza-Ceará e depois fomos Minas Gerais e no dia 20 de maio de 1888 voltamos para o Rio de Janeiro e no ano seguinte viemos para conhecer Mato Grosso, e estamos aqui na cidade de Cuiabá- Centro onde todos casaram e constituiram as suas famílias. Queremos dizer que Mato Grosso e a cidade de Cuiabá nos acolheu muito bem, fizemos muitos amigos, e aqui estamos multiplicando os GALVÃO.
    Sabemos que somos de origem Portuguesa com ascendência inglesa, e viemos para o Brasil para ficar. Gostaria de fazer um encontro inicialmente através de e-mail com todos os GALVÃO do BRASIL e da Europa para promovermos um encontro entre os GALVÃO do mundo….
    O meu E-mail é [email protected]
    Benedito GALVÃO

  2. Sou Maria Catarina Galvão, meu pai Cláudio Galvão, filho de Teobaldo Galvão, minha bisavó era Maria Galvão e um dos irmãos dela, Gedeão Galvão, da região de Jaguaquara, interior da Bahia. Moro atualmente em Salvador/BA, gostaria de saber mais sobre a ancestralidade da família. Em Jaguaquara há vários Galvão, sobrenome e personalidades fortes haha
    Se quiser entrar em contato por email ([email protected]) ou facebook.

    Abraço!

  3. Olá à todos! Só um adendo sobre o brasão publicado acima do sobrenome Galvão. Na realidade este brasão pertence à família Costa Galvão, vejam q ele se divide em duas partes. pois é uma junção das duas famílias… os Costa e os Galvão, pq o brasão da família Costa é a parte da direita (as costelas) e o da família Galvão (o gavião), na junção destas duas famílias, por ocasião de um matrimônio, surgiu então a família Costa Galvão a qual faço parte e os quais imigraram para o Brasil…

    O problema é que muitos ao se casarem, colocaram em seus filhos apenas a parte Galvão… deixando de lado o Costa!

    É certo que somos antiquíssimos, inclusive pelo fato de que meu Avô Paterno (pai do meu pai), nasceu em 1871 e seu nome era Sebastião da Costa Galvão e meu bisavô (q era mais antigo ainda. rs…) se chamava Guilherme da Costa Galvão e vieram de Minas Gerais para o estado de São Paulo

  4. Sou neto de José Emilio Galvão Freire, que era residente na zona rural no local chamado Borges,
    hoje municipio de Pirangussu. perto de ITAJUBÁ (MG). Tenho em mãos o livro a Historia de Cunha,
    que fica no vale do Paraiba e proxima a Parati(MG). Ha mencão, no livro, das familias Galvão de Franca e
    Galvão de França, que se entrelaçaram e deram inclusive origem ao primeiro santo brasileiro que é
    o frei Galvão , de Guararingueta. Segundo o autor do livro, João J.de Oliveira Veloso, esse pessoal, vindo
    de Portugal, entraram por Parati, se estabelizaram em Cunha e se espalharem pelo vale do Paraiba e
    Sul de Minas.

    1. OLA BOA NOITE, ESTOU NA BUSCA DE ANTEPASSADOS QUE TAMBEM VIVERAM EM ITAJUBA, REGIAO DOS BORGES, BUSCO OS PAIS,AVOS, BISAVOS DE FRANCISCO DE SALLES GALVAO FREIRE, CASADO COM ANNA CANDIDA DE JESUS (PAIS DA ANNA FORAM JOSE BITENCOURT E GERTRUDES NEVES BITENCOURT) UM DOS FILHOS DE FRANCISCO ERA SALVADOR CIRYLO DE SALLES, SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR NESTA BUSCA, FICO DESDE JA AGRADECIDO.

  5. Acho que deveríamos nos reunir! Achei muito bom saber sobre a origem! Meu nome é Maria Eugênia Galvão e estou pesquisando a origem do meu bisavô, Jonas Galvão. Sou de Goiânia e tem muuuuito Galvão aqui em Goiás. A família aqui é grande!

  6. A família Galvão descende diretamente de Sir Gawaine! Cavaleiro, paladino e templário! Com os templários buscando abrigo em terras portuguesas, o nome foi aportuguesado para Galvão! Claro, nesse caso já eram descendentes do primeiro Sir Gawaine!

  7. Sr. Philipe Delon C.Galvão,
    Somos todos da mesma familia, somos antiquíssimos neste mundo de Deus! Sempre os Galvão primaram pela honestidade, são corajosos, mas tem defeitos, que carregamos na descendência, temos o DNA da bebida no sangue. Muitos bebem muito, mas são de bom coração. Somos uma única familia. imensa. Minha mãe recebeu o documento do Estado brasileiro, da descendência de Pedro Alvares Cabral o descobridor do Brasil. São duas famílias no Brasil que são descendestes de Cabral. A outra eu não me lembro, por que faz mais de 40 anos que minha mãe recebeu o documento do Estado Brasileiro pela descendência. Existe uma outra família com outro sobrenome que também é descendente de Cabral. Os Galvão, ou Galvão de França, são todos descendentes de CABRAL. Todos os seus Galvão são descendentes de CAbral. Vieram de Portugal. Foram templários, temos descendência de ingleses, Franceses e portugueses.
    abraços, vc e todos nós somos parentes.
    boa noite,
    escrevam.
    Uma curiosidade que soube a pouco tempo: O pai do cantor Fábio Jr. é Galvão, vejam voces!

    1. Sou de São Raimundo Nonato Piauí …Nossa família Galvão de França aqui e grande. Mais a origem nossa e da Bahia e Pernambuco…E essa questão de DNA no álcool e verdade kkkk todos aqui bebem muito.

  8. Minha mãe herdou o sobrenome *GALVÃO e tbm *Cabral.
    Fico feliz pelas as histórias do meu abre nome…
    Parabéns há tds os Galvão…

  9. Legal essas curiosidades! Amei saber mais sobre minha família. Sou Juliana de Castro Galvão, de Muriaé, Minas Gerais. Achei que estavámos somente na região sudeste, mas pelo que vi, estamos no Brasil inteiro. Viva Galvão.

  10. Sou bisneta de Laura Galvão, neta de Francisco da Costa Galvão e filha de Lidérico Valdise Galvão. Segundo meu pai contava, minha bisa veio de Portugal e morava na reigião de Amargosa e Santo António de Jesus mais precisamente em Brejões. Não conheci outros parentes pois meu pai era filho único e minha bisa também só teve um filho. Gostaria de saber mais sobre os Galvão desta região.

    1. Boa Noite!

      Meu nome é Cristóvão Melo Galvão, sou natural de Santo Antônio de Jesus, Ba. Meu pai era Sálvio Silvio Nicodeme Galvão, era natural de Castro Alves, Ba. Temos muitos parentes ainda em Santo Antônio e em Tabuleiro do Castro, próximo de Amargosa.

      Sds.

  11. Me chamo Marcelo José Galvão, filho de José abdias Galvão e Teresinha Torres de Souza Galvão, sei que tenho muitos parentes no Nordeste, cidade natal de meus pais, eu sei o nome do meu avô que mora no Pernambuco, em Araripina
    Abdias Inácio Galvão

  12. Olá sou Galvão do Rio Grande do Norte mais precisamente de jardim do Seridó, a origem aqui na nossa região foi justamente em currais novos como foi comentado aqui! No século passado irmãos do meu bisavô foram p Amazônia e nunca mais se houviu falar deles! Aqui no no Rio Grande do Norte os Galvão são numerosos em todas as regiões do estado e tbm na Paraíba!

    1. Olá Francisco,

      Meu nome é Frankembergen Galvão, sou neto de Rosa Galvão Ramalho, seu pai, meu bisavô ANTONIO PINHEIRO GALVÃO era de Currais Novos, ele veio para Roraima no início do século XX, por volta do ano de 1905, quando nosso Estado ainda era Município do Amazonas.
      Ele veio com mais dois irmão: MANOEL PINHEIRO GALVÃO E DOMINGOS PINHEIRO GALVÃO.

      Meu email. [email protected] e Whatsaapp 95-98114-6338

      Mora em Boa Vista, Capital do Estado de Roraima.

  13. O cara do site de nada sabe! A família Galvão descende toda da linhagem Gawaim ou Gawaine inglesa. Sir Gawaine está presente na literatura inglesa mais precisamente entre os cavaleiros do Rei Artur, a lenda da távola redonda.etc. Mas é certo que Sir Gawaine na idade média integrava o grupo dos cavaleiros templários, que depois de entrarem em desgraça por toda a Europa, foram abrigados em terras portuguesas próximo ao Castelo dos Diniz, e segundo a lenda o Infante D.Henrique era protetor dos seus descendentes que aportuguesaram o nome para Galvão – pela fonética.!

  14. Olá, sou Marco A. Galvão, de Vitória da Conquista, Bahia, vi aí alguns Joel e uma Miriam, coincidentemente o nome de minha mãe e meu tio, irmão da minha mãe.

    Não conheço a origem dos Galvão, gostaria muito de conhecer o início dessa família no Brasil.

  15. Ao Sr.Ari GALVÃO,

    Somos descendentes de Ingleses e Escoceses e também de Franceses.Esta Familia veio para França, em logo da morte de Jesus.Somos antiquíssimos.Nossos acestrais foram TEMPLARIOS, após a perseguição aos templarios, que ficaram muito ricos, carregando ouro e pedras preciosas dos Arabes, preservando o local do sofrimento de Cristo, permaneceram na em Jerusalem por anos e anos.Cada vez que voltavam a Europa, compravam e construiam castelos para seus soldados, isso entre outras centenas de cavaleiros templarios.Fugiram para Portugal em virtude da perseguição do Rei da França. Foram acolhidos alguns deles pelo Rei de Portugal na época que era templario. Mudaram os nomes. E receberam a denominação de CAVALEIROS DE .CRISTO, por serem católicos fervoroso defensores da fé cristã.Os cavaleiros de Cristo da Familia GALVAN de França, vieram da França para Portugal e lá se estabeleceram com seus castelos e soldados, apoiados pelo Rei Henrique e depois Chamados os por outros reis de Portugal.Tendo em razão o sobrenome em Portugal muitos ainda conservam o Gavão de França, são os Galvão que vieram da França -fugindo com todos seus bens, deixando os catelos para o Rei da França.Se instalaram em Portugal. Pedro Alvares Cabral descende da familia Galvão de França. O Pai e avô foram Templários O descobridor do Brasil, esteve aqui com 30 anos de idade, comandou 15 caravelas, perdeu duas já nas canárias e aportou hoje chamado Porto Seguro (Baia de Porto seguro) no dia 22 de abril de 1500. Permaneceram todos aqui por 10 dias e rumaram para India passando pela cabo das tormentas, já descoberto por um Português. Foi comprar especiarias na Índia e fundar um entreposto de especiarias para Portugal.Todo português em Portugal, sentem muito orgulho desta família POrtuguesa por serem corajosos e honestos.O humor não são lá essas coisas, são bravos e temperamentais, mas são honestos e muito inteligentes. Ninguem nesta vida,os ofendeu e ficou vivo para contar.No cano do revolver eles nunca brincaram, se sacar e para matar!!!

  16. Sou herdeiro do sobrenome “Galvão”.
    Minha família antes de chegar ao Brasil vivia em Portugal, então após a imigração instalou-se na região Nordeste do país onde tempos mais tarde fez parte do grupo de “lampião”, antes disso e durante… alguns vieram para região Norte, precisamente para o Pará e se instalaram na região Bragantina e nos espalhamos por quase todo o estado.
    Próximo a cidade onde vivo existe uma Vila de interior onde residem mais de 200 Galvões e são todos meus parentes de primeiro, segundo e terceiro grau.
    Além de que também temos outro parentes que residem no RJ, SP e região Sul.
    Talvez sejamos realmente todos parentes. 🙂

    Sds.

    Ps: Podem me procurar no face pelo meu nome e talvez até descobriremos parentesco.

    1. Eu sou Victor Hugo B. Galvão, sou do RJ, meus avós por parte de pai vieram do Ceará, fiquei feliz em descobrir que descendo de uma família com uma grande história

      1. Olá também sou do RJ, sou Juliana P. Galvão, meu pai era José Jorge Ferreira Galvão. Nunca tive muito contato com os parentes dele, mas acredito que eles vieram desta região. Muito legal saber que posso ter parentes por esse lado do país.

  17. Lizonete Galvão

    Sou filha de dois Galvão meu pai e minha mãe tem o sobrenome GALVÃO moro no nordeste e todos Galvão que residem por aqui são parentes e o único sobrenome que tenho Galvão

    1. Meus bisavós, tataravos vieram da ilha da madeira ficaram no interior de São Paulo plantando café no final do seculo 19.Alguns primos da meus avós foram para o Paraná depois.Tinham alguns costumes estranhos Só se casavam entre primos. Mas o meu bisavô quebrou o protocolo, foi deserdado. Assim fiquei sabendo. Agora se é verdade ou não, não sei.

  18. eu tem sobrenome de galvão por parte de meu pai e avô, não conheci meus bisavós e nem os tataravós, mas estou interessado em descobria minhas origens

    1. Sou da família Galvão, li que a origem começou com três imigrantes portugueses, um foi para a região sul, outro para a região norte e outro para a região nordeste, então deu origem a família Galvão Galvão no Brás. Mas depois houve imigração da mesma família em Portugal. No meu caso meu avô foi imigrante da família Galvão de Portugal para o Brasil, veio para Niterói, onde o tio era português e proprietário de uma fazenda
      Creio que uma coisa é certa, quem tem o sobrenome Galvão tem origem da mesma família Galvão originária de Portugal, sendo assim, soube que todos os Galvão no Brasil tem grau de parentesco.
      Inclusive soube que a famosa Angélica descobriu que é prima distante de Galvão Bueno, pelo sobrenome.
      Tomei conhecimento pela internet que a família Galvão no Brasil mantém encontros anuais.
      Se vc é Galvão então somos primos distantes.

      Joel Rodrigues Galvão

  19. Bem bosta o texto desse site, Galvão surgiu de carvão ou Gavião, kkk, pode não ser verdade mas prefiro a versão da Wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Gauvain

    Gauvain ou Gawain (em português: Galvão) é uma personagem da literatura medieval, um dos Cavaleiros da Távola Redonda. É geralmente descrito como sobrinho do rei Artur e tem um papel importante em quase todas as obras relacionadas com o Ciclo Arturiano.

  20. Sou Frankembergen Galvao, neto de Rosa Galvão, já falecida, ela nasceu em Roraima em 1913, mas seu pai Antonio Pinheiro Galvão, veio para essa região no final do século XIX, ele e mais dois irmãos Manoel e Domingos. Vieram de Currais Novos – Rio Grande do Norte.
    A família cresceu e é uma das famílias tradiconais do Eatado.
    Se alguém tiver alguma informação para compartilhar a respeito, agradeço.

    1. Os pais de meu pai q eram galvao vieram do Rio Grande do Norte, somos 6 irmãos,5 mulheres é um homem, gosto muito do meu sobrenome GALVÃO.

  21. Meus bisavós eram Galvão e vieram da Ilha da Madeira.Eles ficaram no interior de São Paulo na plantação de café. E outros foram para o interior do Paraná. Até hoje temos este sobrenome. Este sobrenome é repassado para a minha familia,desde o século retrasado (19).

    1. populamos o interior, vejo que como é um sobrenome muito antigo fica difícil de levantar toda história, mas aos poucos vamos juntando essa longa e bela arvore genealógica, tenho conhecido que tem o sobrenome Galvão mas não é, foi lhe dado por sua mãe por pagamento de promessa a frei Galvão, então continuamos a procura.

  22. Tenho vontade de descobri a origem da familia Galvão.
    Faço parte dessa familia, o que sei é que dois irmãos cuja nacionalidade era da Holandeza, fugindo de guerras foram para Portugal e de lá vieram para o Brasil, no Brasil se separaram, um foi para o Norte e o outro foi para o Sul.

  23. Sou o Presidente da https://pt-br.facebook.com/Galvaoamericadosul
    Sou pesquisador genealogista , tambem de heraldica , temos todas as provas necessarias para constestar como esse dessa pagina sobre a familia dinastica referida , nos temos 20 variantes , grafia original inicial e Gawain , filho of King Lot from scotland, tambem temos suporte de mais 2 associaçoes como mais de 350 anos de existencia , cujo nome e / Gauvin des L´europe / e gauvin des amerrique , Canada , tudo oficializadoe reconconhecido por institutos de genealogia e heraldica da Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *