Família Garcia

A família Garcia é muito reconhecida no Brasil. Por aqui, a sua popularidade é alta, mas existe um país onde os descendentes tem mais força. Confira abaixo um pouco da história, curiosidades e modelos de brasão dos Garcia.

O sobrenome Garcia, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Garcia

Este é um sobrenome português de provável origem ibérica. A forma Garcias dá a ideia de que este seja um patronímico, ou seja, derivado de um nome próprio, assim como Garcez. Esta é só uma das origens deste sobrenome, que teve outra maneira de ser constituído.

Alguns historiadores afirmam que este vem do basco Harsea (o urso). O que acontece é que provavelmente ele tenha vindo também de gartzea (o jovem). Por isso, há uma certa confusão entre os historiadores sobre a verdadeira origem dos Garcia.

É possível que todas as origens apresentadas sejam verdadeiras. Desse modo, estas são famílias independentes que possuem o mesmo sobrenome, mas não o mesmo sangue.

Curiosidades

Na Espanha, este sobrenome é bastante popular. Há uma estimativa de que 5% dos espanhois sejam descendentes dos Garcia.

Variantes do sobrenome Garcia

Em documentos antigos foram encontrados registros das variantes Garsia, Garsea e Garcea.  Garcez, Garce, Garcey, Garseso, Garcés, Garsía, Garcíaz, Carcía também são outras formas. Mesmo assim, a mais utilizada, popular nos dias de hoje é Garcia ou García.

As outras grafias mostradas anteriormente também podem ser encontradas, mas com certa dificuldade. Desde que Garcia se firmou como está, as famílias passaram o sobrenome atual aos descendentes.

Brasão da Família Garcia

O brasão encontrado para a família Garcia de Portugual é feito de prata, com três leopardos de vermelho, armados e lampassados de azul, um sobre outro. Este é um dos modelos encontrados que , ao que parece, é o mais original desta família.

Outros modelos de brasões são encontrados. Existe até mesmo um modelo em que uma garça é encontrada no escudo, fazendo referencia a outra provável origem deste sobrenome. Uma característica bem comum nesses brasões é a cor vermelha.

brasao-sobrenome-familia-garcia

brasao-sobrenome-familia-garcia-espanha

brasao-sobrenome-familia-longo-2

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

75 Comentários

  1. Marli says:

    Parentes por parte de pai…Ramos Garcia meu avô era Joaquim Ramos Garcia casado com Rita Leonor….

  2. JULIANA DE OLIVEIRA RIMOLI says:

    MEU AVô MATERNO SE CHAMAVA JULIO GARCIA DE OLIVEIRA VEIO DE MINAS GERAIS PARA MATO GROSSO ATUALMANTE MATO GROSSO SO SUL

  3. Olha minha avó e Garcia, mais ela não veio de família boa, ou não tem descendentes ricos (que eu saiba) minha avó por parte de mãe e Alves, ela disse que a avó dela era de família boa e que fugiu (com um homem sem dinheiro) já fui zoada na escola (não considero bullyng) mais eles achavam estranho o meu sobrenome, sendo assim uma bela combinação Esther Alves Garcia.

    Tenho 11 anos.

  4. Jacson says:

    Meu bisavô era do Rio Grande do Sul, chamado Joaquim Jorge Garcia e foi para o amazonas trabalhar na borracha.
    Gostaria de saber sobre os futuros parentes e conhecê-los sou Jacson Carlos Garcia Lobato.
    [email protected]
    Podem entrar em contato.

  5. sID gARCIA says:

    Pa Puta Que Pariu Todos os Garcias Homens!
    SID GARCIA

  6. José Aleixo Garcia de Carvalho says:

    Nas pesquisas que venho desenvolvendo, filhos de João Garcia Pereira moraram no RS, enquanto um filho, José Garcia Pereira, morou em Iguatama-MG.
    Aqui se multiplicou e se espalhou, mas existem vários Grupos de Garcias, sem descobrir a verdadeira conexão entre eles. Meu e-mail: [email protected]
    Conheço os livros: IGUATAMA, História e Genealogia, muito focado nos Garcias, de onde sou originário; o livro GARCIA FRADES, focando um grande número de Garcias da região de Campo Belo (MG), onde existem outros Garcias. É um terceiro livro, DESBRAVADORES DE SERTÕES, focado em Garcia Leal que do Sul de Minas, foram para São Paulo e hoje muito espalhadas pelos dois Mato Grosso.
    Estou escrevendo: NOSSA HISTÓRIA – Raízes, muito focado no Grupo de Iguatama, mas recuando até o ano de 1400.
    Originários de Açores, como outros grupos, mas que ao virem para o Brasil, vieram para Iguatama, outros para a região de Catalão e Goiandira em Goiás, e um grupo destes foi para o Rio Grande do Sul.
    É muito importante, para serem localizados, mencionarem nomes completos de pais, avós, bisavós e até trisavós, para não falar nos tetravós, etc.

  7. tuba says:

    a parada e o seguinte. Não quero saber de brasão nem sobre nome. o que eu quero saber e se eu estou com fome. Eu me chamo Espedito Nogueira Garcia.aperte a gata que ela mia no fôrevis do bahia.

  8. Sandra Lauria says:

    Meu avô paterno era José Gregório Garcia casado com Jovita Martins. Teve duas filhas, Teresinha e Marta, ambas Garcia Martins. Estou procurando minha tia Marta e descendentes. Sandra, email:[email protected]

  9. Eduardo Garcia says:

    Boa noite eu me chamo Eduardo Adelino Garcia filho de Ismael dos Santos Garcia neto de Sebastiao. Garcia bisneto de Bento Garcia e ai vai mas gostaria de saber as afinidades os parentescos de todods os Garcia inclusive na espanha. C alguem sabe como descubro isso desde ja fico muito agradecido

  10. Míriam Salete Garcia says:

    Sou Míriam Salete Garcia, meu avô era Valdomiro Melo Garcia, meu Bisavô era Antônio Marra Garcia e Maria Garcia, meu tataravô era José Emídio Garcia e Genésia Garcia. Meu vô Francisco de Paula, e tataravó Mirene. Todos moraram em Miraí/ MG. Se alguém souber de algo, meu Zap é 69 99242-7072 ou [email protected]

  11. Paulo Garcia says:

    Sou Paulo Garcia , Neto de João Garcia , Meu vó nasceu na Província de Belver ! Se Alguém Conhecer Uma Forma de Obter Mas Informações sobre ele favor entrar em contato pelo email [email protected] .
    Quero fazer minha Dupla Cidadania !
    Acredito quê Sejamos Muitos os Garcia Espalhado Neste Mundo !

  12. Elaine says:

    Bisavó chamava se Helena Garcia Pontes ou alguns registros aqui somente Helena Garcia casada com Lúcio Veríssimo.Ela faleceu em Ourinhos SP.
    Minha avó Cezarina Garcia se vc tiver alguma informação me ajude.

  13. Patty says:

    Bisavó chamava se Helena Garcia Pontes ou alguns registros aqui somente Helena Garcia casada com Lúcio Veríssimo.Ela faleceu em Ourinhos SP.
    Minha avó Cezarina Garcia se vc tiver alguma informação me ajude.

  14. Daniel Augusto Andrade Silva says:

    Boa tarde! Meu nome é Daniel Augusto Andrade Silva, moro em Franca-SP. No início deste ano descobri que, por parte de minha mãe, sou descendente dos Garcias. Desde meu bisavô até meu quinto avô todos possuiam o sobrenome Garcia de Andrade. No mês de julho último descobri que meu quarto e quinto avós foram registrados em Pitangui, ou melhor, pelo menos meu quarto avô fora registrado em Pitangui. Descobri que estes eram naturais do Patafufo ou Pará de Minas.
    São eles:
    Venâncio Garcia de Andrade – bisavô – (Franca/SP – 1872);
    Felicíssimo Garcia de Andrade – tresavô – (Franca/SP – 1830);
    Joaquim Garcia de Andrade – quartavô – (Pitangui/MG – 1800) e
    José Garcia de Andrade – quintavô – (Pitangui/MG – aprox. 1766).
    Descobri que nesta época, séc 18, havia um fluxo migracional advindos de Portugal, mas precisamente das ilhas dos Açores para o Brasil. Os Estados do Sul, São Paulo e Minas receberam vários migrantes portugueses inclusive os de sobrenome Garcia.
    Segundo algumas informações históricas mostram que os Garcias portugueses chegaram no Brasil no início do séc 18 e os Garcias espanhóis no final do séc 19.
    Se alguém tiver alguma informação sobre os Garcias nos registros de Pitangui-MG meu email é [email protected]
    Att
    Daniel

  15. Lazara Garcia says:

    Meu nome é Lazara Garcia filha de generosa Maria de Jesus meu pai selvino Garcia meus irmãos Joaquim Francisco José todos Garcia me ajudem a encontrar alguém meus irmãos moravam na cidade de Rosário quando vim embora com meu esposo para mato grosso do sul moro na cidade de coronel sapucaia sozinha não tenho nem um parente de meu sangue aqui e tive filhos obrigado Deus abençoe nós natural de Congonhas PR

  16. Lazara Garcia says:

    Como vi vários nomes com sobrenome Garcia estou procurando alguém que conheça Joaquim Garcia Francisco Garcia última vez que tive notícias moravam em rosário PR meu nome é Lazara Garcia e não vejo eles a mais de 30 anos estou sozinha sem nenhum parente de meu sangue estou morando em Cel Sapucaia MS meu esposo faleceu n tenho filhos já a 4 meses por favor se alguém conhece me ajuda número de contato 067996135943 obrigada

  17. Lola Garcia says:

    O meu Garcia não tem nada a ver com o Brasil tampouco Portugal. Os meu avô José Estéban García Pérez é originário da Andalucía, sul da Espanha, casado com a minha avó, também espanhola, Antonia Urbaneja. A grande parte das pessoas cujo sobrenome é Garcia não têm vínculos diretos com a Espanha, mas sim com Portugal. Muitos destes já estão aqui desde o princípio do Brasil.
    Alguém saberia me dizer que, mesmo aqueles que não têm ascendência espanhola direta, são meus parentes distantes? Obrigada desde já.

    • Joao Luz garcia says:

      Tambem tenho curiosidade meu pai se chamava Jose Garcia Sanchez originario de Murcia

      Espanha

      casado com minha mãe que era de Barcelona, quem sabe somos parentes.

    • José Reginaldo Garcia says:

      Boa noite!
      Meu nome é José Reginaldo Garcia e meu avô veio da Espanha com 6 anos de idade. Ele é da região de Andalucía/Sevilha e seu nome Angelo Garcia Fernandes. Vou a Espanha esse ano pesquisar um pouco mais. Obrigado!

  18. Luciana says:

    Meu avô chamava João Candido Garcia Casada minha avó Maura Fonseca Garcia. Alguém conhecer familia cidade Guapé MG. Fico no aguardo.

  19. Daniel Augusto Andrade Silva says:

    Boa noite família garcia! Meu é Daniel Augusto Andrade Silva, sou de França SP. Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre meu quarto-avô, o né dele era Joaquim Garcia de Andrade. Sei que ele nasceu ente os anos de 1792 e 1801 e era das Gerais como consta no censo de Franca de 1835. Gostaria de saber se alguém possui informações sobre de quem eram seus pais e local de nascimento. Sua esposa, minha quarta-avó se chamava Quirina Barbosa da Silva, filha de Antônio Barbosa Sandoval.
    Obrigado a todos.
    Abraços

  20. Thalisse Garcia says:

    Sou neta de Idelzuite Garcia de Luna e Joaquim Bernardo de Luna.Farias Brito Ceará

  21. José Paulino Garcia says:

    Amélia o meu avô é filho de Manoel Garcia de Sousa e Rosa Marques Valimbo, eles é de São Paulo SP, meu avô José Garcia veio de são Paulo com 18 anos e constituiu família aqui em Mato Grosso do Sul, antes Mato Grosso, a uns 110 anos atrás​ e nunca voltou a São Paulo pra ver a família e eles também não procuram, acredito que não sabiam do paradeiro dele. Moro em Costa Rica MS.

  22. Amelia says:

    Sou filha de Braulino Garcia, seu pai se chamava Manoel Garcia e a Mãe Maria,parece que era da silva, como não os conheci e meus pais também não vivem mais fica difícil descobrir minha arvore genealógica.Se alguém puder me auxilia eu agradeço. Ela nasceu em Taquari R.S. Me chamo Amelia M. Garcia

    • Luiz Gustavo Garcia says:

      Olá,
      Sou Luiz Gustavo Garcia, meus avós se chamavam Manoel da Silva Garcia e Maria Emília Lopes da Silva de Taquari-RS.
      Também não tenho contato com ninguém!!!

    • José Aleixo Garcia de Carvalho. says:

      Nas pesquisas que venho desenvolvendo, filhos de João Garcia Pereira moraram no RS, enquanto um filho, José Garcia Pereira, morou em Iguatama-MG.
      Aqui se multiplicou e se espalhou, mas existem vários Grupos de Garcias, sem descobrir a verdadeira conexão entre eles. Meu e-mail: [email protected]

  23. leide Garcia says:

    Sou Leide Daiana Garcia Viasdeski Soares meu avô paterno era Octaciio Garcia de Moura somos do Rio Grande do Sul da região das missões caso alguem saiba mais alguma coisa sobre os parentescos

  24. pamela says:

    Oi sou pamela lai garcia adorei a pesquisa ?

  25. Lucas Garcia says:

    Uma história engraçada é que o nome do meu pai é García e na hora dele me registrar ele não colocou o acento, minhas duas irmãs mais velhas tem o acento.

  26. Deoclides garcia da silveira says:

    eu tambem sou garcia e tenho muitas curiozidades arrespeito disso, sou de uma familía, de muitos parentesco aqui de Rolante e riozinho, rs um abraço a todos garcias;;

  27. Veronica says:

    Tambem sou Garcia.Nao moro no Brasil mas nao conheco meus primos tbem.Vamos criar um grupo no what’s app?

    • Vinicius Garcez says:

      Bom me chamo Vinicius Garcez, tenho interesse sim em conhecer minhas origens, esta ai meu whats’ 075991718910

    • Luis Felipe Cavalcante Garcia José says:

      Sou Luis Felipe Cavalcante Garcia Jose, Garcia veio do meu Avô, gostaria de saber mais tbm, tenho interesse no grupo meu numero +55 (11) 95759-4451

  28. roberto says:

    Roberto Garcia
    Sou de SP, acredito que seja espanhol, adoro este país abraços a todos os Garcias

  29. Descendente dos GARCIA espanhois. Erradicados em SÃO PAULO, porem moro em MINAS NASCIDO EM MINAS, BELO HORIZONTE mas Español de sangue quente. Como sempre.!

  30. Matheus Garcia says:

    Minha meu avô paterno vem da família Garcia.

  31. Gerson Garcia says:

    Sou cabo verdiano

  32. Sergio da Silva Garcia says:

    Silveira Garcia, tem alguém ai?? de Divino de Carangola MG

    • Márcio Garcia says:

      Sergio, boa noite! Meu nome é Marcio Garcia, filho de Luiz Garcia (Manhumirim – MG), avó Laudionor Garcia era de Caratinga – MG. Moro no RJ, mas grande parte está em Manhuaçu.

      • Beatriz de Fátima Garcia says:

        Meu avô se chamava Luiz Garcia, de origem espanhola, ele veio para o Brasil, minha avó Tereza Batistela Garcia, Italiana. meu pai se chama Luiz Alcides Garcia ele nasceu em Cianorte- PR atualmente ele mora em São José dos campos- SP ele se mudou pra cá há +- 36 anos. Tem bastante Garcia aqui em são José dos campos e em são Paulo também, um abraço a todos garcia, quem quiser add meu whatsapp (12)98855-1649 Beatriz de Fátima Garcia .

    • RONDINELIO GARCIA says:

      Eu sou Garcia de Divino Mg e meu pai é silveira também achou a familia rsrrs

  33. BRUNA GARCIA VIEIRA says:

    Estou confusa Garcia é sobrenome português ou espanhol???????

    • Bom de acordo com as pesquisas que fiz, fui buscar as mais remotas possiveis, até onde consegui ver, a origem é ESPANHOLA, mas como voce, tambem ja ouvi dos que falam das partes PORTUGUESAS, seria ideal voce começar a investigar a origem da sua familia pelos mais velhos pesquisando pelo sobre nome, buscas em cartorios e pesquisas de euradicas.

      *Pelo que entedi qualquer GARCIA que seja a origem vem da espanha, é um erradicado da FAMILIA. Desde o inicio tanto para os GARCIA quanto para outras familias manter-se unicamente em um lugar era muito dificil, o clima, os governos, as guerras, assassinos, mercenarios, muitas familias se desvincularam de suas raizes e se espalharam por outras terras.

  34. Leda garcia says:

    Meu pai e João garcia de almeida, meu avô abilio garcia, muito legal no fundo todos nos garcia samos desentende de uma só família muito legal

  35. Rafaela says:

    Olá, meu pai era Rubens Garcia, mas infelizmente perdi o contato com a família após o falecimento do meu pai, pois eu era muito pequena.
    Gostaria muito de conhecer meus primos.

  36. asheey says:

    q loko vey e os garciaaaa tamo junto scarlat e nois na fita e os play boy no dvd kkkkk

  37. Garcia é sobrenome espanhol…affff

    • Rafaela says:

      Sei que tenho um primo Beto, sua mãe se chamava Judite?

    • Márcio Garcia says:

      Não tenho muita certeza em que a origem do Garcia seja unica e puramente de origem da Espanha. Em minhas lembranças, minha bisavó, era descendentes de Portugueses, tinham comercio (açougue), moravam em São Cristóvão e eram Vascaínos …. Ainda hoje passo pela enorme casa de dois andares que se tornou uma empresa.

  38. Beto Garcia says:

    Minha Mãe era garcia. Também quero conhecer minhas priminhas garcia.

  39. gillian says:

    noss eu nem sabia dessa historia do meu sobrenome muito legal

  40. Mauricio Garcia says:

    Quem for garcia me chama no waths 7381978060 ?? quero conhecer minhas primas

  41. Roseli Bento Garcia says:

    Garcia é um sobrenone espanhol

  42. giovanna says:

    não tem brasao? como assim?

  43. felipe says:

    Garcia portugues? jajajaja é um sobrenome espanhol !!!!!!!!!!

  44. joão vitor says:

    MELHOR DE TODOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSS

  45. Garcia e o melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário