Família Gatto

A palavra gato no Brasil é conhecida pelo animal doméstico. Contudo, existe uma variante desta palavra que é utilizado como sobrenome. Confira logo abaixo a história de origem, modelos de brasão e mais da família Gatto.

O sobrenome Gatto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gatto

Este é um sobrenome de origem italiana. Sua origem deriva de uma alcunha (apelido) do portador inicial, fundador da família. A palavra vem do latim cattus, que originalmente significava filhote de animal. Com a introdução do gato doméstico no império romano, ideia importada do Egito antigo, este felino passou a ser designado pelos romanos como cattus.

Como sobrenome relembra um apelativo relacionado com os atributos deste animal, na época era tradição assumir nomes e sobrenomes de animais, pois os antigos acreditavam que assim encarnariam suas qualidades, como a vigilância, a sagacidade, a esperteza, a agilidade e a destreza do gato.

Este sobrenome, pelo que consta nos registros, surgiu na Itália e também em Portugual. Pode ser que este tenha surgido em outros países, uma vez que o gato é um animal comum, domestico desde os primórdios da humanidade.

Variantes do sobrenome Gatto

Das variantes para o sobrenome Gatto, a mais comum, popular é a grafia Gato. Provavelmente esta surgiu com o tempo, de forma a simplificar o sobrenome. É mais provável que tenha caído um T do que adicionado um.

Brasão da Família Gatto

Foram encontrados dois modelos de brasão para esta família: um para a família Gatto da Itália e um para a família Gato de Portugual. Outros modelos de brasão podem ser encontrados para essas famílias. Mesmo vindo de uma origem comum, cada família possui a sua particularidade, o que torna diversa esta linhagem.

Na Itália, o escudo é feito de ouro, com um gato de preto. Ele está sobre um gramado, verde obviamente, com uma faixa branca entre duas faixas pretas logo abaixo.

Outro modelo de brasão encontrado é feito ouro, com dois gatos de azul, passantes, um sobre o outro. Também possui bordadura de vermelho, carregada de oito crescentes feitas de prata.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

13 Replies to “Família Gatto”

  1. Minha irmã adotiva se chama Adriana gato e não conhece o pai estamos procurando informações sobre a família gato ela nasceu na cidade de Bagé

  2. Maria Valentina Gatto
    Meu bisavô Luiz Gatto Italiano veio da Província da Itália minha bisavó Rosa Gatto da família Dávila do mesmo lugar da Italia

  3. Minha avó por parte de pai se chamava Beatriz Melo Gato. Gostaria muito de conhecer algum parente da parte do meu pai, pois não conheço exceto meus primos filhos da irmã do meu pai.

  4. O sobrenome do meu pai era Gato, falecido a vários anos, morava em Braz Cubas, Mogi das Cruzes.
    Não o conheci pois, minha mãe separou dele em 1965/66 e foi morar em Conselheiro Lafaite/MG.

  5. Meu sobrenome é Gatto, meu bisavô Ernesto Gatto e família vieram da Itália. Na cidade de Leme SP, a rua do hospital (Santa Casa) foi dada o seu nome em homenagem a ele.

  6. Meu bisavó Ernesto Gatto italiano, na cidade de Leme SP, a rua em que fica o hospital da cidade foi dada o nome dele em sua homenagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *