Família Giovanini

A família Giovanni possui um sobrenome de origem italiana e incomum no Brasil, com poucas pessoas assinando esse nome. Adiante veremos a origem da família, suas curiosidades, as variantes de escrita e o brasão correspondente.

Origem da Família Giovanini

            A origem do sobrenome Giovanini é italiana, da região da Reggio Calabria, na Calábria, ao sul do país. O primeiro documento histórico encontrado com citação dos Giovanini é muito antigo, do século XVI, e fala sobre Francesco Giovanini e o seu filho Paolo, no ano de 1579. Essa família tem a história de ter muitos cavaleiros e advogados, pessoas ligadas às leis.

Por volta de 1650, um cavaleiro passou a fazer parte da nobreza da cidade de Reggio Calabria. Acredita-se que uma família com uma pessoa chamada Giovanini passou a ser denominada dessa forma, fazendo com que o sobrenome surgisse para se referir à aquelas pessoas do clã familiar. Muitos nomes da época se originaram dessa maneira.

Curiosidades do sobrenome Giovanini

            No Brasil, o sobrenome Giovanini tem maior incidência nos estados que receberam os imigrantes italianos, que são os seguintes:

  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul.

No mundo, além do Brasil e da Itália, o nome Giovanini aparece nos lugares em que os italianos foram recebidos, como:

  • Argentina;
  • Estados Unidos;
  • México;
  • Uruguai;
  • Espanha;
  • Alemanha;
  • França;
  • Ilhas Virgens.

Variantes do sobrenome Giovanini

            Há algumas variações de escrita para o sobrenome Giovanini, como vemos em: Giovannini (da Itália); Giovanniti (da Itália); Giovannizio (da Itália); Giovannola (da Itália); Giovannone (da França, da região da Bretanha); Giovannu (da França); Giovano (da Itália); Giovanoli (da Itália); Giovardo (da Itália); Giove (da Itália) e Giovedi (da Itália). No Brasil as grafias Giovannini e Geovanini também são encontradas.

Brasão da família Giovanini

            As cores predominantes do brasão são as seguintes: vermelho, amarelo, azul, cinza e prata. Há um cavaleiro coroado representando a nobreza da família, e no escudo vemos três lírios dourados um ao lado do outro e uma meia lua cinza na parte azul, e listas cinza na parte vermelha.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

23 Replies to “Família Giovanini”

  1. Gostei muito da origem e um pouco da história do sobrenome Giovannini (ou como é escrito no Brasil Giovanini).
    Sou Adriana Giovanini, bisneta de Santo Giovannini vindo da Itália. Moro no interior de São Paulo.

  2. OLÁ,BOA TARDE SOU PEDRO R.FARIAS AUGUSTO, SOU BISNETO DE JOSEPH GIOVANNINI
    MINHA AVÓ SE CHAMA ARGENIA GIOVANNINI E MINHA MÃE SE CHAMA NATALINA GIOVANNINI
    MEU PRIMO JÁ PEGOU O BRASÃO DA FAMILIA QUANDO ELE FOI NA ITALIA.

  3. Bom dia Celso creio que somos parentes pois meu trisavô Victório Giovannini veio da Itália e foi para Rio Claro com sua esposa e filha Victória Giovannini ( minha bisavó) poderíamos entrar em contato sou de Mogi das Cruzes /São paulo 11 98188-6176

  4. Olá! Meu bisavô veio da Itália e ficaram lá mais irmãos . Nunca mais se reencontraram. Casou-se aqui no Brasil. Meu avô era Domingos Camilo Giovanini. Estamos encaminhado a cidadania italiana, mas falta comprovar a procedência de onde veio o antepassado. Sou Sônia Giovanini de Frederico Westphalen/RS e também tenho interesse em conhecer minha história.

  5. Olá! Meu bisavô veio da Itália e ficaram lá mais 7 irmãos. Nunca mais se reencontraram. Casou-se aqui no Brasil. Meu avô era Domingos Camilo Giovanini. Estamos encaminhado a cidadania italiana, mas falta comprovar a procedência de onde veio o antepassado. Sou Sônia Giovanini e também tenho interesse em conhecer minha história.

  6. Tenho conhecimento que minha bisavó Victoria Giovannini veio da Itália com seus pais e irmãos e nasceu no navio vindo pro Brasil nasceu em águas brasileiras. Seus pais são Victorio Giovannini e Mariana Giovannini. Desembarcaram no Brasil e foram para Rio Claro.

    1. Boa tarde, Sara e outros seria interessante criar um grupo no zap…..FAMILIA GIOVANNINI, seria melhor e mais rápido, para trocarmos informações….

  7. Sou Marcos Giovanini, filho de Maurilio Giovanini, meu avó tem o nome de Fortunato Giovanini, este ultimo veio da Itália. Meu pai é nascido em Sertãnzinho, interior de São Paulo onde temos muitos parentes. Meu irmão Marcelo Giovanini esta fazendo um levantamento da nossa arvore genealógica para descobrir mais informações de familiares e também levantando documentos para conseguir a dupla cidadania Itáliana.

  8. Sou Ana Rosa Giovanini, filha de Sebastião Giovanini, neta de Victorio Antonio Giovannini e bisneta de Santo Giovannini, este que veio da Itália. Nosso nome também foi modificado pelo cartorário que registrou meu pai. Santo Giovannini se fixou em Mirassol/SP, onde faleceu em 1984. Victório Antonio Giovannini é ausente desde 1954.

  9. Boa tarde, meu nome é Celso Giovanini Filho, sobrenome paterno, meu avô Antônio Giovanini, filho de Victório Giovannini natural de Rio Claro/SP, oque sei é que o correto em nosso sobrenome é “GIOVANNINI”, pretendo requerer cidadania Italiana, e retificar meu sobrenome, como alguns primos o fizeram, meu pai residia no Paraná, agora resido em Campo Grande/MS, sou Engenheiro Agrônomo e Advogado e tenho o maior orgulho do nosso nome.

    1. Olá Celso, tudo bem? Vc é bisneto de Victório Giovannini. Poderia me dizer o nome dos pais dele? Meu avô paterno, Victorio Antonio Giovannini, é ausente desde a década de 1950 (faria 100 anos em 2019). Agradeço se puder me responder. Um abraço.

    2. Bom dia Celso creio que somos parentes pois meu trisavô Victório Giovannini veio da Itália e foi para Rio Claro com sua esposa e filha Victória Giovannini ( minha bisavó) poderíamos entrar em contato sou de Mogi das Cruzes /São paulo 11 98188-6176

  10. Sou uns dos Giovanini, mas é muito complicado aqui no Brasil saber a origem do nome, até mesmo porque os cartórios erravam muito na hora do registro do nome, meus tios cada um foi registrado com uma grafia diferente um do outro. Um é Giovanini, outro Giovannini e eu sai Giovaninni. Qual o correto?

  11. minha avó chamava EMA JACOMO FAZOLI, MEU PRIMO COM MAIS DE 80 ANOS DISSE, QUE O SOBRENOME ORIGINAL SERIA GIOVANINI, ESTRANHO, SE PROCEDE?

  12. Ola tambem tenho o sobrenome Giovannini. Procuro alguem que tenha Aleixo Giovannini no nome ou saiba de um Aleixo Giovannini que deve ter falecido por volta de 1920 ou 1930.Obrigada

  13. boa tarde tenho esse sobrenome herdado de meu avô paterno que veio bebe para o Brasil fico encantada em entender mais nossa descendência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *