Família Gomes

A família Gomes tem o seu espaço por aqui. Esta não é uma familia com o sobrenome mais popular, mas está entre os que costumam ser mais populares. Confira abaixo informações sobre a origem, o brasão e curiosidades da família Gomes.

O sobrenome Gomes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gomes

Sobrenome de origem portuguesa que provavelmente vem de uma abreviação do visigodo Gomoarius. Seu significado é Homem de guerra, o qual por vezes foi utilizado como nome próprio. Dessa forma, pode se classificar este como um patronímico, ou seja, derivado do nome do fundador deste tronco familiar ou de o nome próprio de uma pessoa.

O nome que deu origem a este sobrenome é Gomo ou Gome. Este, como já foi dito, pode ser ou não do fundador da família. O que pode acontecer também é de os descendentes de Gome terem adotado o sobrenome, uma vez que a terminação “es” pode significar “filho de”.

Curiosidades

O sobrenome Gomes é considerado relativamente popular no Brasil. Sua grande notoriedade é vista em países hispânicos, com a variante Gomez.

Variantes do sobrenome Gomes

Dentre as variantes que já foram registradas podemos destacar Gomizi, Gomiz, Gomez, Guemes, Gómez, entre outros. Os Gomez são bastante conhecidos em países hispânicos. As variantes mais conhecidas dentre estes são Gomez e Gomes.

Brasão da Família Gomes

O brasão da família Gomes possui algumas caracteristicas básicas oficiais. Fora isso, pode-se encontrar algumas diferenças nos modelos de brasão. Ele é constituído de um escudo em azul que possui em seu interior uma ave com o seu ninho e filhotinhos. Seu timbre possui a mesma ave do escudo dos dois lados com o que parecem ser gotas de sangue no bico. Em cima é possível ver uma armadura de ferro e vermelho.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

197 respostas para “Família Gomes”

  1. Boa tarde a Todos!

    Meu nome é Vitor D.Gomes.

    Meu pai José Vitor Gomes.

    Meu Avô paterno Jucelino Bruno Gomes e avó Maria Rita de Jesus.
    da parte de meu pai não conheço ninguem e hj busco conhecer.

    Meu Pai vem de Minas Gerais e estava a 40 anos em São Paulo

  2. Estou procurando qualquer informação sobre MARIA DE LOURDES GOMES ou de algum parente, ela morava há 40 anos atrás na Cidade de ITAOBIM em MINAS GERAIS. Ela seria mãe do meu namorado. Edson Gomes

  3. Meu nome e’ Eny Gomes da Silva, filha de Geraldo Gomes da Silva. Ele saiu de casa muito novo, teve apenas um contato com seu irmao: Raimundo Gomes da Silva. Meu pai e filho de: Amelia Gomes da Silva e Selvino Tereza da Silva, nao temos contato com ninguem da familia. Gostaria de ter noticias dos nossos familiares.
    Meus avos separaram e teve outros filhos do segundo casamento tambem.
    Aguardo contato: Watsap 69993392945.

  4. SOU GILENO W M GOMES PAI ISADEQUEL GOMES QUE ERA FILHO DE JOSE GOMES FILHO JOAO PEDRO GOMES SOU DE MAIRINQUE SP . MEU PAI DE BERNADINO DE CAMPOS MEU AVO DE BRUMADO BAHIA E MEU BISO

  5. Sou nascido em São Paulo SP,Meu nome é Arlindo Gomes Jr, meu Pai se chamava Arlindo Gomes e ele tinha dois irmãos: Silvano Gomes e Mário Gomes.
    Meu avô chamava-se Manoel Gomes e vinha da cidade de Bragança Paulista, lá pelos anos 1930.

    Alguém sabe mais informações?

  6. Seria interessante saber de parentes nunca soube meu pai imigrou para o sul e se recusava a falar deles seu nome era raimundo paulo gomes de bodoco-PE, parece-ME DE UMA FAZENDA PAU D’ALHO.ANISIOPAULOGOMES@HOTmail.com

  7. Tenho Gomes tanto pela parte do meu pai que vem de Januaria – MG quanto da minha mão que é do interior de São Paulo, provavelmente Bebedouro.

    Procuro alguma pessoa da familia da minha mãe Nadir Gomes:

    Pai: José Gomes
    Mãe: Antônia Gomes

    Filho(a)s:

    Alice Gomes
    Nadir Gomes
    Nair Gomes
    Nelci Gomes
    Sinval Gomes

    Avó paterna: Júlia
    Filho:Bernadino

    Avó materna: Benedita

    Quem tiver alguma informação favor entrar em contato pelo e-mail: cadu.gomfer@gmail.com

    1. Olá Carlos,
      Conheço a cidade que se refere, no caso meu avô possui o sobrenome Gomes, sabe informar se na família possui o sobrenome Bitencourt também? Pois conheço um nair e benedita, ambas parentes(mãe e filha), com o Bitencourt mas não sei se possuem o sobrenome gomes ambas também são parentes do meu avô, então todos fazem parte da mesma família.

  8. Olá, gostaria de contribuir com algumas informações sobre o brasão dos Gomes.
    Na minha família, estudamos a heráldica dos Gomes e identificamos a imagem contida nele.
    A ave retratada trata-se de uma cegonha e ela está ferindo o próprio peito com o bico para alimentar sua prole com seu sangue, traduzindo o sacrifício e esforço de um Gomes em prol de seus familiares e descendentes.

    1. magnífico!! meu pai Elpidio Carlos Gomes – casado com Nair – meu avô Matheus Gomes casado com Alberta Nastrini e viviam em Poços de Caldas. Meu bisavô Antonio Gomes casado com Luiza de Nóbrega, vieram de Ilha da Madeira Portugal e viviam em Serra Azul
      São Paulo, onde meu bisavô veio a falecer. Minha bisavó por parte da pai foi para Poços de Caldas e depois foi viver com a irmã de meu avô tia Maria, não tenho noticias de onde veio a falecer. Se tiverem alguma informação por favor watsapp 19987155474

  9. Eu sou Felipe Campos e estou procurando o Filho do meu avô José Maria Gomes. Chamavam ele de Francisquinho e o nome dele é Francisco Gomes Neto. Meu avô disse que ele ficou no Rio de Janeiro e disse que ele gostavá de tocar violão. Quem souber de algo. Por favor avisarandi no whatsapp
    Número=5593984098602

  10. Pesquisou um pouco sobre meus sobrenomes e tenho Gomes na minha familia o nome do meu pai é Washington Gomes Claudino e uma vez eu fiquei sabendo por uma pesquisa que fiz que todos Gomes da Silva ou Gomes silva derivam da mesma familia todos.

      1. Q interessante, minha mãe e Gomes da Silva e toda a família dela e de Garanhuns/PE e ela tem uns Tios que são de Cambé/PR. Onde conseguiu essa informação que todos Gomes da Silva/Gomes Silva são todos da mesma ‘família’ linhagem ?

  11. Olá. Meu avô se chama Adezio Gomes, se casou com minha avó Jacira Coura, meu pai se chama José Carlos de Souza Gomes nascido no Paraná. Gostaria de conhecer meus parentes e minha árvore genealógica, se alguém conhecer algum destes nomes citados acima. Entre em contato 92 99290-2221

  12. Eu sou Elson Nascimento Gomes filho de Augustinho Roseno Gomes é filho de Raimundo Roseno Gomes que é filho de José Roseno Gomes que são do Tianguá CE.
    Uma família que guardam o nome Gomes, falando de serem descendentes de italiano.
    Acredito que se gerou da Itália para Portugal porque na minha pesquisa pelo brasão foram homens guerreiro assim como esses descendentes cearenses aonde a coragem e ousadia era orgulho e batia no peito, tem alguém dessa família de cearense.

  13. Meu nome é Cícera Gomes Pereira,meus pais se chamam Maria Gomes da SIlva e Dino Pereira dos Santos. Avós maternos se chamavam Rita Gomes da Silva e João Gomes… Avós paternos chamavam de Maria Pereira o do meu avõ ñ recordo.

      1. Sou da família Gomes do interior do RN o berço fica aqui na fazenda São Miguel município de Currais novos
        Meu contato 84 987611790 Fábio Gomes.

  14. Sou Doracy Gomes filha de Elpidio Carlos Gomes. Me avô paterno Matheu Gomes e meu bisavô Antonio Gomes casado com Luiza de Nóbrega. Vieram de PORTUGAL. Ilha da Madeira.

  15. Olá,

    Gostaria de obter informações sobre meus bisávos maternos Belizário Gomes da Silva e Isabel Maria da Conceição (Prováveis emigrantes), meus avós Amélia Gomes da Silva e Antonio Gomes da Silva ( Sobral e Varjota).
    Meus avós paternos Guiomar Cosmo da Silva e Henrique Paulo da Silva, moravam em Pacajus- CE, meu pai é Elenilson Paulo da Silva e mãe Ana Mirta Gomes da Silva. Obrigada

  16. Procuro Laura Gomes, que a mais de 40 anos não vemos ela

    Pai: Ermelido Gomes de Souza
    Mãe: Geracina Ferreira de Medeiros

    Obs. Laura pode está registrada com o nome da madrasta
    Bertulina Pereira de souza
    a Laura tem outros irmãos, são eles: Ilda, Ana, Maria, Nauzira, Tereza, Damazio, Joarez, Jose, Expedito.

  17. Eu gostaria de poder encontra a familia da minha avo Luzia Gomes do Nascimento segundo informação ela era de Pernambuco foi casada com Joaquim Paz de Lira.
    sou da cidade de Varzea Paulista.

  18. Meu nome é Geisla, procuro meu pai Jose Gomes dos Santos alagoano nascido na cidade de ANADIA, minha avó se chama Lafira,porém não o conheci, gostaria muito de ter noticias dele

  19. BOM DIA ESTOU À PROCURA DE INFORMAÇÕES SOBRE FÉLIX FERREIRA GOMES (PORTUGUÊS DE NASCIMENTO) QUE, SEGUNDO CONSTA, MOROU INICIALMENTE EM SÃO PAULO E, DEPOIS, EM 1881 ESTEVE NO RS EM SÃO JERÔNIMO, ONDE TEVE UM FILHO CHAMADO JOÃO FERREIRA GOMES, QUE, POSTERIORMENTE, CASOU-SE E TEVE FILHOS, DENTRE ELES MINHA MÃE INOCÊNCIA FERREIRA GOMES (QUINCOZES). QUEM SOUBER ALGO POR FAVOR ME ENVIE A INFORMAÇÃO POR E-MAIL OU POR WHATS (67) 99141:0041?

    1. Meu nome e: Celi Gomes de Oliveira.
      E o nome do meu pai era: Luiz Gomes de Oliveira.
      Ele era do Crato Ceará.
      Gostaria muito de conhecer meios irmãos, que sei que tenho; mas não os conheço.

    1. BOM DIA ESTOU À PROCURA DE INFORMAÇÕES SOBRE FÉLIX FERREIRA GOMES (PORTUGUÊS DE NASCIMENTO) QUE SEGUNDO CONSTA MOROU INICIALMENTE EM SÃO PAULO E, DEPOIS, EM 1881 ESTEVE NO RS EM SÃO JERÔNIMO, ONDE TEVE UM FILHO CHAMADO JOÃO FERREIRA GOMES, QUE, POSTERIORMENTE, CASOU-SE E TEVE FILHOS, DENTRE ELES MINHA MÃE INOCÊNCIA FERREIRA GOMES (QUINCOZES). SABE ME DIZER ALGO SOBRE ELE (FÉLIX)?

    2. Olá Brenda tudo bem sou a Naiana Gomes Ferreira .. meu Pai (in memory) Dorvalino Gomes Ferreira ♥️♥️♥️?será que temos graus parentesco??? Meu wats 19 982326422 sou de limeira SP

  20. eu me chamo Eni Raimunda GOMES O NOME DO meu pai É Antônio Raimundo Gomes QUE BOM CONHECER MINHA ORIGEM , NASCI EM MT GROSSO TENHO ORGULHO DO MEU SOBRENOME

  21. Procuro por parentes em Portugal,a família é Gomes e o nome do meu pai já falecido era João Antonio Gomes, filho de Domingos José Gomes e Rosa Luísa de Barros, o irmão era Antonio José Gomes.Meu pai veio para o Brasil mas o irmão era de Arcos de Valdevez em Portugal. Devo ter parentes como primos, tios.

  22. Meu nome é Maria Cristina Gomes
    Muito bom saber a minha
    decendecia
    Meu avô paterno se chamava José Anastácio Gomes
    Sou de vitória de santo antão
    Que bom vê que a família Gomes
    E finita não conheci a minha vó paterno ……?????

  23. e eu quero encontrar parentes do meu pai joaquim rodrigues de souza ele morava no rio de janeiro e depois que ele faleceu a atual mulher dele fujiu com os filhos mais novos com toda a herança da familia , mais não quero saber de herança , mais sim dos meus irmão pq. que ele trabalhava no quartel de frei caneca no rio de janeiro, quero e faço questão de conheçer meus irmãos, o dinheiro acaba mais eles continua vivendo amo eles sem nem conhece-los, mais te rougo maria mim escreva ou quem souber noticias deles, mim comunica um grande abraço!!

  24. Meu nome é Doracy Gomes, Meu pai Elpidio Carlos Gomes, Meu avô Matheus Gomes. Meus bisavós Antonio Gomes e Luiza de Nóbrega, vieram de Portugal Ilha da Madeira e viveram em Poços de Caldas e Serro Azul. Se tiver alguém da família por aí. Me avise por favor

  25. Olá! Sou Valéria Lúcia Gomes, nascida em Brasília DF. Sou filha de Antônio Gomes, do Rio de Janeiro. Minha avó paterna Ana Rosa da Conceição. Infelizmente não tenho muitas informações sobre a família de meu pai, pois houve alguns problemas e se afastaram. Tenho tios chamado João Gomes, que deixou a família no Rio e constituiu outra em Minas Gerais. E outro tio chamado pelo mesmo nome de meu pai, Antônio Gomes.

    1. Olá Valéria
      Meu nome é Velti Gomes
      Só à nível de curiosidade, meu bisavô era Antonio Gomes. Mas se estivesse vivo, já estaria com mais de 100 anos.
      E também sei pouco sobre ele. Só sei que ele morava no Rio e ficou viúvo na década de 70. Com minha bisavó (Maria Gomes) ele teve apenas uma filha (Ivone Gomes), que se estivesse viva, já teria mais ou menos 80 anos de idade.

      Mas espero que tenha sucesso na sua busca!!

  26. me chamo danilo gomes pereira minha avo era maria jose gomes casou com manoel pereira da silva ela de arcoverde ele de custodia pe

    1. Oi Danilo, sou Jacqueline Gomes Cardeal e meus pais nasceram em Pe (Salgueiro e Terra Nova). Respondo ao seu comentário pq acredito que existe a possibilidade de sermos parentes rs

    2. Olá, sou Jacqueline Gomes Cardeal
      filha de Antônio Alexandre Cardeal e Izabel Terezinha Gomes, ambos nascidos em Pe (mãe em Salgueiro e pai em Terra Nova).
      Meus avôs são maternos são Therezinha da Cruz Gomes e Antonio Joaquim da Cruz,
      Bisavôs por parte de mãe são a José Manoel Gomes e Antônia Gomes da Cruz e Joaquim Gomes da Cruz e Jacinta Josepha dos Santos.
      Meus avôs são maternos são Raimundo Alexandre Silva e Maria Clara Cardeal.

      Suspeito que tenho descendência portuguesa ou espanhola

  27. Oi Meu nome é Manoel Gomes Ferreira, o nome de minha falecida avó era Francisca Gomes de Oliveira e de meu Falecido avô era Simão José de Oliveira, ambos avós Maternos. Eles sairam do Ceará fugindo da seca por volta de 1930 e se instalaram em São Pedro do Piauí. A cidade de onde eles registraram minha mãe chama-se Tauá. Gostaria muito de Saber quem foram meus bisavós Maternos. Moro em São Paulo no litoral sul numa cidade chamada Itanhaém. Gostei muito de saber o significado do sobrenome de minha mãe, que quando solteira chamava-se Francisca Gomes De Oliveira como minha vó e hoje chama-se Francisca Gomes Ferreira e está com 84 nos. Qualquer notícia de possíveis familiares seria muito bem vinda.

  28. BOA NOITE PARA TODOS GOMES
    ME CHAMO LUIS GOMES MENDES NASCIDO EM ASSARÉ CEÁRA E MEUS PAIS MARIA HELENA GOMES TAMBÉM NASCIDA EM ASSARÉ E MINHA AVO ALEXANDRE GOMES CASAU SE COM MEU AVO MANOEL ALEXANDRE GOMES TAMBÉM DESSA REGIÃO E MEU BISAVO ANTONIO ALEXANDRE GOMES E CASOU SE FILOMENA PROCURO INFORMACÕES A RESPEITO DE PARENTES NA REGIÃO DO CEARA, ATUALMENTE MORO EM APARECIDA DE GOIANIA
    email-lgmendes.eletrica@hotmail.com

  29. Olá Gomes… minha família é do interior do Ceará, moraram em Baturité, Quixeramobim entre outra cidades.. Meu avó se chamava Manoel Gustavo e minha avô Maria Lucia. Meus tios são Elienai, Elienilda, Elizama, Eliseu, Eliete, Eliade e Elienilza. atualmente moro Em São Luís, Maranhã.

    1. Maria Lucia Gomes Pereira, descobri que o Gomes é da família de minha avó. Ele é uma mameluca e seu pai vivei até os 101 anos..Meu avô a conheceu em Baturité.

  30. Olá Gomes…
    Me chamo Daianny Gomes e Sou
    amazonense, nascida no município de Coari, próximo da capital Manaus, no momento resido em Itaituba-Pará, migrei Pará cá ha 3 anos e meio com Meu marido e filha, pois Meu esposo é daqui, não tenho nem um parente aqui e até o momento ainda nao conheci nem um Gomes nesta cidade.
    Meu Gomes veio do meu avô José Tavares Gomes, nascido em 1952 na Vila de Alvarães fica no municipio de Tefé-Amazonas filho de Dona Otília Tavares Gomes e seu Raimundo Gomes Oliveira, (nascidos também na vila de Alvarães-Tefé) não sei mais informações, pois meu avô mesmo foi quem se registrou no município de Coari em 1971 ja tinha 19 anos… Coari foi onde meu avô casou-se com minha avó e construiu família.

  31. Sou Rosangela Gomes da Silva….meu pai Manuel Gomes da Silva….meu avôs paternos…Severino Gomes da Silva e Maria da Conceição ….meu pai nascido na Paraíba .queria encontrar parentes.Obrigado.

    1. Sou Paulo Henrique Ferreira gomes, meu pai Francisco gomes da silva, nascido na paraiba porém criado em Brasilia, Meu avó Manoel Gomes nasceu na paraíba porém na vida adulta migrou para Brasilia, morou em Marizopolis onde era comerciante e tinha como apelido Manoel Custodio . será que somos parentes? rsrs

    2. Olá, meu nome é Joseli Da Silva Gomes, moro em Aparecida na Paraíba, meu pai José Valter Gomes e a mãe dele se chamava Maria Tereza da Conceição, ambos moravam em Mamanguape na Paraíba. Faz uns 23 anos que perdi o contato deles, quem puder ajudar ❤

  32. Boa tarde ,meu nome é crivalmir gomes , e sou aqui de Criciúma SC , meu pai ,Osvaldo gomes ,filho de Manoel gomes coelho. se por ventura tem alguém dessa família ,deixe um recado, tenho duvida, gomes é português ou espanhol

    1. Olá,sou Anderson L.Gomes sou de Curitba,mas meu pai é de Sombrio-SC,o nome dele é Adeodato Gomes e uma boa parte de nossa familia se encontra em Araranguá-SC e região.
      Nosso sobrenome vem de Portugal.

    2. Oi. Meu nome é Benedita Gomes. Meu pai ñ conheci. Mas tinha o mesmo nome do seu pai . Fiquei curiosa. Nasci em guaruja e fui dada a uma família c 7 meses. É nunca mais soube de mais nada.

      1. Meu nome é Doracy Gomes. Sou filha de Elpidio Carlos Gomes, avô Paterno Matheus Gomes e bisavô Antonio Gomes e Luiza de Nóbrega. Os bisavós são de Portugal. Iha da Madeira. Coincidentemente tenho um tio Osvaldo Gomes, mas nascido em Poços de Caldas.

  33. Meu nome é Carlos A. Oliveira Gomes, meu pai Olivio Francisco Gomes nascido em Taiuva-SP; meu avô Antonio Francisco Gomes, avó Maria thereza da Conceição ambos do estado de minas, irmão de meu pai Armelindo F. Gomes e Aparecida Francisco Gomes os demais tios não conheci.
    Gostaria de contatos dos familiares

  34. Angela gomes coelho. Estou em frança gostava de encontrar primos que estao paranguay vila isabel chama-se luciana gomes da silva e o seu irmao eduardo gomes da silva a sua mae chama-se clarinda gomes da silva se alguem conheser me ter o corrente deixar uma mensaiguem no meu facebook angela tinhela

  35. Meu nome é Nilton Gomes. meu pai era Nilson Gomes, filho de Graciliano Gomes naturais de Alagoas, eu nasci em Recife – PE, meu avô foi casado com Evangelina Gomes. não tenho mais dados só estes.

  36. Meus parentes:
    Joaquim gomes e conceição do Espírito Santo (guarda beira alta)
    Filhos Adelina, Margarida, António e Manoel Gomes.
    Pais francisco gomes e Maria da Conceição.
    António Luís e Margarida do Espírito Santo.
    Irmãos vindos para o Brasil:
    Francisco Gomes casado com Cristina de Jesus
    João nascimento,
    Lucinda Espírito Santo casada com Seraphin Lopes,
    Manoel gomes,

  37. sou Cácia Gomes mas do RGS. não conheci ninguém além de meu pai Adão Pereira Gomes. Gostaria muito de saber se tenho tios ou primos da parte do meu pai, o pai dele se chamava Otacilio Gomes.

    1. Cácia, sou Orlando Gomes Franco de Rio Pardo/RGS. Minha avó veio do Uruguai (Adelaide de Oliveira Gomes) que casou no Brasil com Vittor Ferreira Gomes, eram primos, sendo que o pai dela era brasilieiro e tinha migrado para o uruguai. Ambos já falecidos, ficando parentes em Rio Pardo, Butiá e no Uruguai nas cidades de Trinta e Tres, Durazno e Tacuarembó , esta ´ultima, cidade de origem! orgofra@gmail.com

  38. meu nome é: Delcino Martins Gomes, pais: Walter martins gomes , avos paternos: Antonio Martins Gomes e Evangelina portugal Martins. avos imigraram para o Espirito SAnto e depois foram para o interior de Minas Gerais, se alguem souber mais informações favor me contactar

  39. O meu nome é Aderval Pires Gomes, meus Avós paternos são: Antonio da Silva Goes e Mariana da Silva Gomes, (ambos já falecidos há muito tempo) meu pai Elizio da Silva Gomes, (também já falecido) moramos muito tempo na Região de Presidente Prudente/SP. Meus avós eram do interior da Bhaia, minha mãe sempre dizia que eles eram da região de Ourives, Sussuarana, Vargem Torta, uma região não muito distante de Vitória da Conquista, como acho que tenho alguns parentes naquela região, gostaria de ter alguma contato pessoalmente ou por e-mail, (adervalgomes73@gmail.com).

  40. BOM

    TENHO UM DILEMA QUE PRECISO DE RESOLVER:
    Procuro os familiares de Manuel Gomes de apelido Brito ou Abelheira de Abiul concelho de Ansião em Portugal ele imigrou para o Brasil em 1914 sei que teve filhos pelo que deve ter netos e já bisnetos e viveu em Santos mais precisamente em Rua de São Bento.
    Qualquer informação onde está sepultado era muito importante.
    Aguardo contato caso alguém conheça ou tenha conhecido esta família?

  41. Desculpa que eu escrevo tudo errado. Sou Brasileira mais cresci nos EUA. Eu estou fazendo minha árvore genealógica e nao consigo acha nada da minha bisavo Antonia Gomes de Castro que naceu em Brodosh mais acho que realmente os documentos estao errados e pra dizer Brodowski, Sao Paulo em cerca de 1900-1910 Ela casou com meu bisavo Joquim de Souza de Minas Gerais nacido cerca 1900-1910. Alguma informacao sobre a Antonia Gomes de Castro seria muita agradecida.
    Flavia de Souza
    flaviabrazuca1@gmail.com

  42. sou João Lucas de Souza Gomes, herdei esse nome da minha vó cujo também herdei do meu pai, acho que praticamente minha família toda é de um interior de pernambuco cujo nome da cidade se chama Floresta, meu avô era conhecido com zé gomes e minha vó é conhecida como vozinha ou vó banda, mas seu nome é ferdinanda, quem tiver parentesco cmg ou acha que tem, vamos conversar…

  43. Olá , Meu nome é Renato Gomes da Silva Júnior , Meu pai : Renato Gomes da Silva e meu avô: Walter Gomes da Silva nunca me disseram a nacionalidade dos meus sobrenomes (Gomes e Silva) e queria saber se alguém é da Bahia (Cotegipe) e saber como eu faço pra ter dupla nacionalidade pelos meus sobrenomes serem ambos Portugueses ,se alguém puder me ajudar desde já agradeço.???

  44. Olá , Meu nome é Renato Gomes da Silva Júnior , Meu pai : Renato Gomes da Silva e meu avô nunca me disseram a nacionalidade dos meus sobrenomes (Gomes e Silva) e queria saber se alguém é da Bahia (Cotegipe) e saber como eu faço pra ter dupla nacionalidade pelos meus sobrenomes serem ambos Portugueses ,se alguém puder me ajudar desde já agradeço.???

    1. Boa tarde Ivanaldo, você é de onde?
      O nome do meu pai é Paulo Gomes do Nascimento nascido em Esperança na Paraíba.
      Não conheço ninguém da família dele.

  45. Cara Adriana, tbm sou da família Gomes….inclusive meus ancestrais também tem o oliveira e são de mg
    Segundo minha tia são descedentes de italianos….tbm estou em busca da genealogia….achei bastante coisa no site “geni” entre em contato pathy_net@hotmail.com

  46. Oi, boa noite.
    Procuro ancestrais da família Gomes em Minas.
    Minha sogra se chamava Carmem de Oliveira Coelho, o Coelho é o nome de casada.
    Seus pais eram:
    Lino de Oliveira Gomes e Maria Amélia Gomes.
    Não sabemos de qual cidade do estado de Minas Gerais
    Fico no aguardo de algum contato.
    Obrigado, Adriana Coelho.

    1. Oi meu nome e Genivaldo eu não conheci minha avó mas nome dela era amelia o nome do meu avô vou confirmar com meu pai se e dino ou lino quem sabe nos somos primos

  47. Procuro familiares de Inacio Gomes, casado com Maria de Lourdes da Silva, tiveram 3 filhos, Maria Aparecida Gomes, Roque Gomes e Reinaldo Gomes( falecido), que tem dois filhos do primeiro casamento, ultima noticia que moravam em Joaçaba – SC.

    Agradeço por qualquer informação.

  48. Me chamo Flavio e meu sobrenome é Gomes. Meu avô Francisco Ruas e minha avó Amélia Ruas Gomes. Ele natural de Chaves em Portugal veio para o Brasil casou com minha avó. Tenho vontade de conhecer Portugal e a cidade de Chaves berço da familia.

  49. Bom dia a todos, meu nome e joao Batista Gomes da Silva, Eu estava procurando informacoes a respeito de Como adquirir a cidadania European e me deparei com uma historia muito interecante a respeito da familia Gomes. Sou uma mistura de trez familias familia Rufino, familia Torres e familia gomes, meus irmaos tem o sobrenome Torres descendentes do meu avo materno, Pedro Luis de Torres, minha avo Materna tem o sobrenome Rufino, Francisca Maria Rufino, Eu erdei o sobrenome Gomes do meu pai, Anastacio Gomes da Silva, Somos todos nascidos no interior de pernambuco regiao da zona da mata, Bonito. Nao Moro mais neste local mais todos os familiares com os respectivos sobrenomes Moran nesta localidade.

  50. Para os alquimistas o pelicano era um símbolo da regeneração. Na antiga seita cristã, o Pelicano era considerado o símbolo do Salvador. Isso devido lenda que relata que essa ave dilacerando o peito, derrama seu sangue para para manter viva sua prole. (Homem de guerra)
    Não é de se estranhar, portanto, que a Maçonaria nos seus Altos Graus (REAA) tenha adotado o Pelicano como Símbolo para o Grau de Cavaleiro RosaCruz, grau eminentemente cristão.

  51. Olá meu nome é João António de Oliveira Gomes, meu pai era Francisco Gomes, meu avô João Geraldo Gomes, bisavô era Manoel Augusto Gomes e meu trisavô Francisco Matos Gomes, tenho um filho chamado Francisco Gomes 😉 O sobrenome Gomes é mais usual no norte de Portugal, sobretudo no Minho e Trás-os-Montes. Muito provavelmente de origem visigoda (povo celta vindo da Europa mais a norte), Braga (minha cidade) foi capital do Reino Visigodo alguns séculos antes da formação de Portugal. Braga é uma cidade com cerca de 2000 anos, mais velha que Portugal, fundada pelos romanos com o nome de Bracara Augusta, basicamente é a conjugação do nome “Bracarae” povo que habitava a região, bastante lutador e aguerrido com o nome do imperador (Cesar) Augusto. Grande parte da emigração portuguesa no Nordeste do Brasil é originária do Minho e zona do Douro. Aconselho quem poder a conhecer estas regiões e a sua história.

    1. Olá João Gomes, meu nome é Fernando dos Anjos. Sua família é da mesorregião da Zona da Mata em Minas Gerais?
      Procuro descendentes/ascendentes da família da Francisca … Gomes, minha bisavó materna (por volta de 1850). Ela foi casada com José Apolônio dos Anjos, de Chapéu D’Uvas, hoje em dia distrito de Juiz de Fora, também Zona da Mata – MG.

    2. Oi…
      Bom dia!!!
      Meu nome é Adriana e tenho parentes Oliveira Gomes vindos de Minas Gerais e Portugal.
      Você tem conhecimento de Lino Oliveira Gomes? Ele foi casado com Maria Amélia Gomes, seus filhos foram: Carmem Oliveira Coelho, minha sogra, Jovelina, Elpidio. Desejo saber se vc faz parte da minha família que tanto desejo encontrar!!!
      Fico no aguardo,
      Adriana.

  52. Olá.
    Sou Naor Massarutti Gomes. Meu pai é Adelino Gomes, filho de José Pedro Gomes e Maria Tereza da Conceição. Tinha um irmão chamado Amado Gomes. Ele nasceu em Itaporanga-SP. O avô de meu pai tinha o nome de Adão Gomes e na cidade que ele nasceu eles eram conhecidos pelo apelido de Tomé. Uma outra cidade que ele morou na juventude foi Santana do Itararé. Ele casou-se com minha mãe de família Italiana chamada Massarutti em Jundiaí do Cinza-PR.

    1. Olá, é Adelino Gomes somente? Pq me u avo se chamava, Adelino Gomes da Cruz e sua ex esposa era Coraci Rodrigues da Luz, pais de Ana Maria Gomes da Cruz, natural de Tocantinia , To. Q é minha mãe. Me chamo Patricia Gomes da Cruz. Se alguem souber alguma informação… procuro pelos meus familiares… minha mãe n fala sobre eles… obs. Meu Avo separou de minha avó… unica infomacao q tenho. Ele formou outra família.

  53. Meu nome é gomesjfg, sou da linhagem mais antiga de Numância, minha família rodou o mundo como escrava até meu tarara avô conseguir fugir com sua família para o Brasil, aqui fixou residência, isso não significa liberdade pois mais de 1500 anos cativos não esquecemos nossas lendas e histórias, não esquecemos nossa língua matre, falamo galego celta.
    Descobrimos ser uma das três famílias sobreviventes do massacre de numância.

  54. Não me assino com gomes mais minha esposa sim.muito orgulho pois sou descendente de um senhor aqui do sertão pernambucano que se chamava saturnino gomes sà..ele teve quatro filhos e a única mulher desses era minha vida maria saturnino..

  55. li os comentarios aqui gostei de saber estas coisas e verdade gomes e uma familia guerreiras batalhadoras…sempre em lutas costantes mais nao param de lutar Deus abensoe a todos Gomes amem.

  56. nao sei voceis mais eu gosto muito do meu nome e sobrenome tem tudo aver comigo o brasao ali…intao sou uma brasileira portuguesa…que Deus abensoe todos da familia Gomes amem…

  57. Ola, me chamo Gisele Gomes, sou natural do parana, mas sei que meu Sobrenome veio de meu Bisavo Francisco Gomes que veio de Viseu Portugal entre 1914 e 1922, para residir e trabalhar na cidade de Ipaussu e Quata em São Paulo, devido a um desentendimento de familia meu antonio aparecido gomes se desligou da familia e nada sabemos destes entes queridos que o tempo apagou de nossas memorias, hoje meu avo infelizmente ja é falecido e levou com ele os nomes de seus irmãos que eram 8 homens e 1 mulher, gostaria muito de encontrar esses familiares e resgatar um pouco da historia de minha familia, por favor se vc é algum descendente de Francisco gomes portugues da cidade de Viseu, que tenha nascido na cidade de ipaussu ou quata entre em contato comigo no e mail gigomes2009@hotmail.com. Deus os abençoe.

    1. Boa tarde Gisele,
      Chamo-me Sandra C. Gomes Viegas, procuro alguna irmãos do meu avô (Paulo Lopes Gomes) natural da aldeia de Pindo -Penalva de Castelo da zona de Viseu. Conheci apenas 2 irmãos do meu avô (Maria de Lurdes Lopes Gomes e Manuel Frederico Gomes). Se por acaso tiver mais dados que possamos confrontar agradecia.

      1. Boa noite,minha avó chamava-se Adelaide Gomes e era do Rio Grande do Norte.Gostaria de saber das minhas origens.Moro em Belém,sou paraense.

  58. Me chamo André Gomes e sou do Rio de Janeiro, meu pai também carioca, chamava-se Paulo Gomes o nome veio do meu avô, Manoel Barbosa Gomes, imigrante português da cidade do Porto!

    1. Ola, Margareth !!

      O nome de Meu bisavô e João Gomes da Silva e o nome de Meu Avô e Geovani Gomes da Silva, Sei que meu avô viveu algum tempo no Paraná e depois mudou-Se para Pernambuco; acho que podemos ser parentes

    2. Olá Margareth,sou casada com Aparecido Gomes da Silva e ele não conhece afamilia do pai dele que se chamava João Gomes da Siva natural de Pernambuco.Mas eles moravam no Paraná,onde meu marido nasceu..Gostaria de saber alguma noticia

  59. Meu nome Gomes, veio do meu bis-avó que também veio de Portugal a séculos atrás, e eram de Pernambuco, e meu avó foi morar na Bahia, e assim ficamos baianos da região de Irecê.

      1. Olá Vinicius Gomes, meu nome é Fernando dos Anjos. Sua família é da mesorregião da Zona da Mata em Minas Gerais?
        Procuro descendentes/ascendentes da família da Francisca … Gomes, minha bisavó materna (por volta de 1850). Ela foi casada com José Apolônio dos Anjos, de Chapéu D’Uvas, hoje em dia distrito de Juiz de Fora, também Zona da Mata – MG.

      1. Oi Telmo, boa noite.
        Procuro ancestrais da família Gomes em Minas.
        Minha sogra se chamava Carmem de Oliveira Coelho, o Coelho é o nome de casada.
        Seus pais eram:
        Lino de Oliveira Gomes e Maria Amélia Gomes.
        Não sabemos de qual cidade do estado de Minas Gerais
        Fico no aguardo de algum contato.

        Obrigado, Adriana Coelho.

    1. Olá Bruna Gomes, meu nome é Fernando dos Anjos. Sua família é da mesorregião da Zona da Mata em Minas Gerais?
      Procuro descendentes/ascendentes da família da Francisca … Gomes, minha bisavó materna (por volta de 1850). Ela foi casada com José Apolônio dos Anjos, de Chapéu D’Uvas, hoje em dia distrito de Juiz de Fora, também Zona da Mata – MG.

    2. Oi Bruna, boa noite.
      Procuro ancestrais da família Gomes em Minas.
      Minha sogra se chamava Carmem de Oliveira Coelho, o Coelho é o nome de casada.
      Seus pais eram:
      Lino de Oliveira Gomes e Maria Amélia Gomes.
      Não sabemos de qual cidade do estado de Minas Gerais
      Fico no aguardo de algum contato.
      Obrigado, Adriana Coelho.

    1. Olá Ana Paula Gomes, meu nome é Fernando dos Anjos. Sua família é da mesorregião da Zona da Mata em Minas Gerais?
      Procuro descendentes/ascendentes da família da Francisca … Gomes, minha bisavó materna (por volta de 1850). Ela foi casada com José Apolônio dos Anjos, de Chapéu D’Uvas, hoje em dia distrito de Juiz de Fora, também Zona da Mata – MG.

  60. legal esses comentarios… também tenho o sobrenome gomes,sou de natal rn meu pai se chamava pedro gomes mais era da paraiba,por conhecidencia meu avó materno tambem era gomes,gosaria muito de saber de onde vem o meu sobrenome,pois sou aqui do nordeste,mais tenho tracos europeus as pessoas sempre me perguntam se eu sou daqui mesmo. morro de curiosidade!!!

    1. Também sou do RN, de Caicó e tenho sobrenome Gomes… O meu avô, que tem noventa e um anos, me disse que nossa família se mudou para cá em 1900… Quando estava pesquisando em outras fontes a origem dessa família, descobri que ela é oriunda das Penínsulas Itálica e Ibérica, na qual há informações que dizem que, na Itália, eram uma família nobre e constituídas de cristãos novos, ou seja, judeus convertidos(obrigados a se converterem) à religião cristã.

      1. Bom saber, Ana. Sou Fábio Cabral Gomes da Silva, neto de Cícero Feliciano Gomes. Moro em São Gonçalo/RN. Meu whats é 84 – 994745134. Mandei mensagem para o professor Bráulio Gomes, do IFCE, solicitando mais informações sobre nossa família, ele escreveu um livro sobre a genealogia dos Gomes. Aguardo contato. Obrigado. Vou contactar o Brandon Lee Gomes.

  61. adorei saber um pouco mais sobre o significado do sobrenome gomes.Meu nome é Carina dos Santos Gomes e sou bisneta de italianos,sou grata por saber q este sobrenome tm como identificação a força pois sou uma pessoa muito batalhadora q corre atrás de seus ideais e nunca desisti.

  62. Meu Gomes veio de Portugal, de meu avô Português, Manuel Gomes. Me orgulho muito da origem portuguesa e estou feliz em ver que temos um brasão tão imponente

  63. Sou tataraneto de João José Gomes, natural de Bananal, São Paulo, consegui o registro de casamento de seu filho, meu bisavô Manoel José Gomes, mas as pesquisas param nos registros paroquiais, que tem uma burocracia, para ter acesso. Se alguém tiver ascendência de familiar Gomes, da cidade de Bananal. e tiver mais informações. agradeço

    1. Sou Gomes da Paraíba, meu pai chama-se Manoel José Gomes, mas também é Paraibano. Não tenho muita certeza, mas acho que tenho um parente de nome João José Gomes.

  64. O meu gomes veio dos dois lados da família
    Do meu pai q herdou do meu avô, e da minha mãe que herdou do pai dela meu avô. Ambos são do nordeste minha mãe pernambucana e meu pai veio da paraiba. Eu nasci e moro no rio de janeiro. Bom não sei se é conhecidencia mas acho meu estranho se forem todos da mesma família e não sabiam seila rsrs.

  65. Está é uma família tradição muito batalhadora eu sou cearense de fortaleza meus país são português minha mãe nasceu Aldeia estrela do norte e meu pai nasceu Macedo cavaleiros em Portugal são todos gomes

    1. Estou muito feliz de saber dessas historias. Eu sou do Rio de Janeiro e o nome Gomes veio da minha Avó que até onde eu sei nasceu no Espirito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *