Família Gonçalves

O sobrenome Gonçalves é um dos mais populares no Brasil. Por aqui, não só o sobrenome é encontrado em grande parte da população como também pode ser visto nos nomes de artistas muitos famosos tanto na música, quanto no teatro, etc. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem da família Gonçalves e curiosidades sobre este sobrenome.

Origem da Família Gonçalves

O sobrenome Gonçalves surgiu em Portugual, embora há também variantes gráficas de outros países. Este é um sobrenome de origem patronímica, ou seja, derivado do nome do pai, fundador da família. Sobrenomes assim ganham forma quando os filhos passam a ser reconhecidos como “Fulano filho de Gonçalves” o que posteriormente se tornará “Fulano de Gonçalves” e então, “Fulano Gonçalves”.

Com o crescimento populacional cada vez maior, chegou uma época na história que não era mais possível reconhecer uma pessoa apenas por seu primeiro nome. Dessa forma, as caracteristicas de uma família, como o nome do pai ou o lugar de onde vieram, passaram a ser forma de reconhecimento especifico, dando assim origem aos sobrenomes.

Não se sabe ao certo em que região de Portugal surgiu o sobrenome Gonçalves, uma vez que há a possibilidade do sobrenome ter surgido em regiões diferentes em um curto espaço de tempo, dificultando assim a investigação da história.

Curiosidades do sobrenome Gonçalves

No Brasil o sobrenome Gonçalves é bastante comum e algumas famílias mais tradicionais são reconhecidas pelo sobrenome acompanhado de outros, como Gonçalves da Câmara, Silva Gonçalves e Veiga Gonçalves.

Por se tratar de um sobrenome comum entre os Brasileiros, também é possível ver algumas cidades que levam o sobrenome, como Gonçalves, Bento Gonçalves, Ribeiro Gonçalves e Antônio Gonçalves. Todos estes são nomes de brasileiros que tiveram valor significativo para a história do país e foram homenageados dando seus nomes para cidades.

Variantes do sobrenome Gonçalves

Das variantes do sobrenome Gonçalves podemos destacar a forma espanhola Gonzalez, o inglês Gosalves e a grafia mais arcaica do sobrenome que é Gonsalvez. O último é um sobrenome raro de ser encontrado tanto no Brasil quanto em outros cantos do mundo.

Brasão da Família Gonçalves

O brasão da família Gonçalves é bem simples e fácil de ser reconhecido. Ele é um modelo de brasão bem característico que representa, aparentemente, a maioria das famílias com este sobrenome, exceto aquelas que possuem um próprio brasão. Ele é feito de um escudo verde com uma faixa transversal da esquerda para a direita, de baixo para cima na cor prata. Dentro da faixa se encontram dois leões na cor roxa.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

106 respostas para “Família Gonçalves”

  1. Boa noite! Meu nome é Taís Bárbara Gonçalves Santos filha de Ana Angélica Goncalves Santos
    nascida em Salvador-BA neta João Souza Gonçalves nascido no Prado-BA. Estou estudando minha árvore genealógica

  2. Busco informações de Leonardo Gonçalves Lages (nascido em 1878) vindo de Portugal (Mondim de Basto) em torno de 1911, com Maria da Costa Pena (nascida em 1865) e com duas crianças: Paulo (nascido em 1899) e Francisco (nascido em 1909).

  3. Gostaria de encontrar os familiares do meu avô, ele se chamava José Gonçalves de Araújo, morreu há uns 40 anos, conheci um irmão dele que se chamava Luiz Gonçalves de Araújo e morava em Goiânia e faleceu há uns 3 anos.. se alguém souber alguma coisa, me avisa paulacristinafsilva@hotmail.com

  4. Meu nome é Robson sou bisneto de Sebastião Gonçalves e Julia Gonçalves se alguem estiver alguma informação sobre alguma filha Délis que se chama Emília Gonçalves onofra Gonçalves e Maria Gonçalves a irmã deste três nomes que sitei aí está procurando por elas se chama Matilde Gonçalves se alguém estiver alguma informação pode entrar em contato comigo neste números 031 997107616

  5. Procuro a familia de minha mae Dalva Gonçalves da Silva ,natural de Bom Conselho PE. Meu avo era Abilio Gonçalves da Silva e sua esposa Maria Senhorinha da Conceição. moravam em Sitio Feijao

  6. Gostaria de saber mais sobre os meus antelassados sou goncalves. Meu avo se chamava mario goncalves a minha avo tereza alzira goncalves seus filhos jose mario da silva goncalves e meu tio se chama celio e tudo oq eu sei gostaria d saber mais …obrigada

  7. Gostaria de saber mais xos mehs antelassados sou goncalves. Meu avo se chamava mario goncalves a minha avo tereza alzira goncalves seus filhos jose mario da silva goncalves e meu tio se chama celio e tudo oq eu sei gostaria d saber mais …obrigada

  8. Minha mãe se chama Maria de Lourdes Gonçalves, nasceu em Guaraci no Paraná, filha de Vicente José Gonçalves a mãe dela Conceição Rosa Reis, tinha 4 irmãos de nome José, Antônio, Aparecida e Luzia, ela foi dada no Paraná com 3 anos de idade e foi trazida para Goiânia, a vida toda ela procurou pro esses parentes, minha mãe nasceu em 12/01/1952, provavelmente seus pais são falecidos (deduzo pela idade), porém acredito que deverá ter irmãos e sobrinhos que ela ficaria imensamente feliz em os conhecer.

  9. Boa noite . sou tatara neto de Joaquim Gonçalves sua esposa se chamava dacildes Vi eira . Estou a procura dos familiares do vou tratará vo . Por favor entre em contato: 21
    983010838

  10. Boa tarde, meu avô tem Sobrenome Gonçalves, gostaria de saber outros parentes dele, o nome do Pai dele é Manoel Antonio Gonçalves e esposa Alzira Gonçalves da Luz, viveram em Canoinhas e áreas proximas em Santa Catarina, nome do meu Avô é Augusto Gonçalves, tem 80 e poucos anos, há relatos de que fugia da guerra do contestado, e quando teve a segunda guerra fugiu para não ir, meu avô foi casado com Donaria de Oliveira Gonçalves, filha de Vitorino Oliveira e Mariada Da Luz Camargo.
    Se alguém tiver algum parentesco proximo meu email: jeanp.luiz@gmail.com

  11. Gostaria de encontrar ,a família do meu bisavô, Domingos Gonçalves Ferreira,veio de Portugal, para o Brasil, morou em um distrito de Pesqueira, que deu o nome de vila Cimbres, teve uma filha la ,e foi para Pedra de Buíque,casou com uma índia, nome Cristina.A esposa Cristina ,teve 3filhas ,Ester,Euvira, Eulália, A Cristina esposa, faleceu de parto,casou com Francisca Porto, teve uma filha, Maria de Lourdes.Maria de Lurdes casou com um Pontual teve 2filhos.Morou no Rio de Janeiro até sua morte.Minha avó, foi do casamento com a índia, Eulália Gonçalves, quando casou ficou Eulália Gonçalves Maia.Pedra de Buíque, Pernambuco Brasil, foi para Garanhuns quando casou com Francisca Porto, Garanhuns Pernambuco Brasil, Maria de Lourdes Pontual filha de Francisca Porto, foi para o Rio de Janeiro, Brasil.Eu antes de casar, era Walkiria Maria Gonçalves de Albuquerque.

  12. Bom dia! Procuro familiares da minha avó. Ela se chama Elizabete Ferreira Gonçalves, filha de Joaquim Gonçalves Ferreira com a senhora Francisca. Ele teve uma primeira esposa que não aí dizer o nome. Eram Pavão de Minas em Minas Gerais. Tenho uma única foto dele. Teve filhos que se chamavam Vanilto, Vanusa e Vanderlei. Se alguém souber notícias, serei muito grata. lerianesamaral@gmail.com

  13. Alguém de Lorena?

    Meu avô….. José Gonçalves dos Santos, nascido em 1898 em Lorena e falecido em Belo Horizonte. Filho de Theodoro Luis Gonçalves e Jospha Maria da Conceicao. Sei que meu avô teve uma irmã chamada Maria Gonçalves. Mas nunca conheci ninguem. Essa familia da Maria ficou por SP…

  14. Boa tarde, minha vizinha está a procura de Horácio Gonçalves dos Santos e Rosalina Alves Belo,ela são os pais de Antônio Gonçalves dos Santos em Juara mato grosso.
    Os pais dele mora ou morava no Parana.
    Qualquer coisa ligar no 66-35565320 falar com Juliana,no período da manhã.

  15. Sou bisneto de Lindolfo Gonçalves de oliveira e neto de Benedito Gonçalves de oliveira meu bisavô era das bandas da mata do sino onde hoje fica Juruaia e meu avô era de Muzambinho todas as duas cidades são no sul de minas.

  16. Olá, sou bisnete de Manoel Gonçalves de Almeida, que fora casado com Virgilina Florêncio da Silva.O que sei é que viveram e Niquelândia, Goiás e tiveram muitos filhos.Se alguém dessa família puder me contactar agradeço.Morgannarainha @gmail.com.

  17. Olá, não tenho muitas informações e como meu pai já é falecido fica mais difícil ainda, seu nome era Herley Carlos Gonçalves Filho de Ilarina Gonçalves apelidada de dona Morena que era filha de índios, meu pai foi criado por seu padrinho que só sei o primeiro nome, Rubem, meu pai era nasceu no Espírito Santo e ainda tem sobrinhas dele lá, que são filhas de Wanderley Gonçalves já falecido
    Meu Facebook e Deborah Gonçalves

    1. Boa noite. Vc teria algum grau de parentesco com o senhor Joaquim Gonçalves Ferreira, Dona Celestina, Dona Francisca. E tbm Vanderlei, Vanusa e Vanildo? De onde vc é?

  18. Sou Esther, moro no Rio de Janeiro, filha de Miguel Gonçalves de Oliveira Neto, natural de Natal-RN. Origem da família do meu pai é da cidade de Touros-RN. Bisavô Miguel Gonçalves de Oliveira. Tenho parentes em Natal. Tia do meu pai Mirtês Gonçalves e primos. Quem mais acha que é dessa família?

    1. Meu Bisavô chama se Lindolfo Gonçalves de Oliveira era da mata do sino atual Juruaia MG e me avô o filho dele era Benedito Gonçalves de oliveira tive
      informações de que ele tinha irmãos por nome de Manoel Gonçalves, Luiz Gonçalves, José Gonçalves, João Gonçalves e Maria cambraria entre outros.

  19. Sou Gonçalves ! A quem interessar na cidade de Alegre – ES tem Gonçalves e lá foi escrito um livro pela família Bravo que conta a história de todas as famílias que chegaram vindo de Portugal e Espanha no século passado . O nome do livro é NOSSAS RAÍZES escrito por Carlos Magno Rodrigues Bravo , aquém interessar !

  20. Olá! Estou a procura do senhor SALVADOR GONÇALVES filho de Manoel Gonçalves e Soledade Lourenti Prado (falecidos) este senhor é pai de meu esposo Marcos Custódio Gonçalves e há anos temos tentado encontrá-lo. Moramos em São Paulo. Se alguém souber meu e-mail é: goncalvessilmara8@gmail.com. Abs à essa grande Família…

  21. Meu avô, Miguel Alves Gonçalves a maior parte da descendência dele filhos,netos e bisnetos são daqui de MS, Dourados, Campo Grande , Jardim, Guia Lopes se alguém se identifica ,dá um toque aqui mesmo.

  22. Olá meu Alessandra sou filha de Lorisvaldo Gonçalves Bispo e ele está procurando alguns parentesco…sua mãe se chama Delma Fernandes de Oliveira e seu pai Vivaldo Gonçalves Bispo ele morava em Itamaraju BA veio de lá muito jovem e desde de então não sabe mais notícias de nenhum parentesco. Se alguém souber entrar em contato pelo email sandyduarty@gmail.com

  23. Maria de Lourdes Gonçalves ferreira filha de Sebastião Gonçalves ferreira e neta de João Gonçalves ferreira , meus pais são de minas gerais gostaria de saber minhas origens. Meus pais foram de minas para Goiás na cidade de anapolis, e mais tarde para são Paulo

    1. sou Rosilene Marques Gonçalves ,filha de João Gonçalves de Sena nascido em Tarumirim e Ornelina Marques ,Gonçalves,nome de solteira Carmosina Marques de Almeida,Nascida em Baldim,Avós Ana Pedro celestina ,Joaquim Marques de Almeida e Alzira secundino de sena e Joaquim Gonçalves de sena.sei que tenho tios em Sao Paulo,em Governador valadares por parte de pai ,de mãe em Minas Gerais Alcino,e Maria (tia Mariinha)

  24. Meu sobrenome é composto, tem Vasco por parte de minha mãe e Gonçalves por parte de meu pai, gostaria muito de saber a origem dos sobrenomes.

  25. BOA TARDE ESTOU A PROCURA DOS IRMÃO DA MINHA mãe
    GENI CARVALHO
    NASC. 04/06/1948
    FILHA DE : ARGEMIRO CARVALHO e MARIA LEOPOLDINA DE CARVALHO
    AVÓS PARTERNOS: MANOEL CARVALHO e ELVIRA ROSA
    AVÓS MATERNO: JOÃO FRANCELINO e AMBROZINA GOLÇALVES
    FOI REGISTRADO NO CARTÓRIO NOGUEIRA NO DIA 28/11/1967
    TERMO: 29.182
    LIVRO: 25
    FOLHA: 212 EMCONTAGEM / MINAS GERAIS

      1. Oi Samara
        Minha mãe é Maria Lúcia Golçalves, filha de Joaquim Gonçalves que morou em Inhamuns l e Maria Lais Gonçalves que Morava em Taua. Prima Welington Gonçalves Pereira, Udson Gonçalves Pereira, José Uelber Gonçalves Pereira, de Taua também, conhece alguém?

  26. Boa Noite pessoal sou da Família Gonçalves e consegui achar cartões de imigração de meus parentes no site FamilySearch. o site é de graça o seu acesso e pesquisa. Tenho encontrado muitos registros da família gonçalves por lá abraço. deixei a dica 😉

  27. Estou a procura de minhas origens, minha bisavó Emília Gonçalves veio de Portugal, da cidade de Porto, veio de navio com a irmã gêmea dela (que não sei o nome) ela ficou no Rio de Janeiro e separou da irmã que foi para Manaus, se alguém souber me mande um email.
    obrigada! carlamuriae@yahoo.com.br

  28. Sou Cláudia Maria goncalves filha de josefina neta goncalves avós Maria Isabel da Silva e avô jose mariano goncalves nunca conheci meus parentes biológicos e hoje vivo. Em outra familia só sei que minha mãe veio da Bahia para belo horizonte então a minha familia por parte de mãe e sei que meu pai e estrangeiro

  29. Olá. Meu nome é Vander Carlos Gonçalves. , meu pai Narciso Gonçalves natural de Berilo MG. Ele veio para o Paraná com seus irmãos muito novo. Hj ele tem 73 anos e fala q tem uma prentela muito grande nesta cidade. Caso alguém q estiver lendo e for da região achar q tem parentesco gostaria q etrasse em contato comigo. Obrigado.

  30. MEU SOBRENOME É GONÇALVES MEU AVÔ VEIO DE PORTUGAL PARA O BRASIL COM 17 ANOS O NOME DELE É LUIZ GONÇALVES ELE ERA DE UMA CIDADE EM PORTUGAL VILA DO POMBAL

    UM ABRAÇÃO PRA TODOS OS GONÇALVES

  31. Meu avô se chamava Antônio Gonçalves Ferreira não sei em que cidade nasceu, mas meu pai Luiz Gonçalves Ferreira era natural de Água Boa MG

  32. Sou Marina Gonçalves,filha de Francisco Gonçalves de carvalho de Cataguases MG.
    Pai falecido,a única coisa que sei que tenho um tio com nome de Manoel Gonçalves de Carvalho ambos filhos de Arminda Simões,lembro que meu tio Manoel tem duas filhas,adoraria ter notícias deles.

  33. sou neto de Joaquim Felix Gonçalves, meu bisavô Joaquim Gonçalves dos Reis foi um dos fundadores do distrito de Felicina,em açucena MG.Sempre quis saber mais sobre minha família, a origem.

  34. Meu nome é Leandro Valério Gonçalves , meu avô chamava-se Francisco Gonçalves , da cidade de Pindamonhangaba e Cunha , interior de SP.

  35. Me chamo Cácia Gonçalves, sei muito pouco de onde veio a familia do meu avô , que hoje já é falecido e se chamava Sebastiāo Gonçalves da Silva , e sou natural de Cerro Negro Santa Catarina.

  36. Minha mae se chamava arlete goncalves dos santos ela tinha um irmao que se chamava bolivar goncalves dos santos e o utro esmael que eu me lembre minha vo se chava dijanira goncalves dos santos eram de tibagi PR.

  37. Sou Renato Gonçalves meu avô era Manoel Gonçalves da Silva do interior de Goiás ele morreu eu tinha 2 anos sei pouco da origem da minha família nasci e cresci em Rondonópolis MT hoje moro na capital Cuiabá
    renatoapg85@gmail.com whats 065-99315-3169

  38. Estou impressionada como a grande parte das pessoas que tem o sobrenome “Gonçalves” estão ou veio do MG, Paraná ou Rio Grande do Sul.
    Estou a procura de parentes também. Minha família possui o sobrenome “Gonçalves de Assis”

      1. Ola tudo bem meu avo Benedito Gonçalves de Oliveira tinha parentes em Guaxupé, Muzambinho e o Pai dele meu Bisavô Lindolfo Gonçalves era da Mata do sino Juruaia. Meu whatsapp é 44984416899 se puder entre em contato comigo para que possamos conversar

    1. rsrsr Eu não teria tanta certeza… Na minha cidade sertão de pernambuco, quase todo mundo é Gonçalves. E por aqui na região é uma das maiores famílias.

  39. meu Nome é Raquel Gonçalves SIlveira Barbosa Meu avô Dorvino Gonçalves ele nasceu em Minas Gerais porem teve seus filhos no Paraná em Siqueira campos Com minha avó Nercina Candido Gonçalves

  40. Me chamo Leandro Gonçalves dos Santos, moro no Maranhão, mais minha família por parte de Gonçalves e de origem de Brejo Santo Ce, minha Vó se chama Odete Amâncio Gonçalves, família grande nesta cidade!!

    1. Me chamo Leandro Gonçalves dos Santos, moro no Maranhão, mais minha família por parte de Gonçalves e de origem de Brejo Santo Ce, minha Vó se chama Odete Amâncio Gonçalves, família grande nesta cidade!!

  41. Meu nome é Marcos Eduardo Gonçalves, sei que sou descendente de portugueses por parte de minha mãe , dona deste sobrenome lindo, seu bisavô era um importante e famoso Barão em MG nos tempos do café riqueza nacional, tenho primos, tios em Maringá e em MG muitos aos quais nem sequer os conheço. Minha mãe chamava se Carmelina Antonia Gonçalves e sua mãe Sebastiana.

  42. me nome assis bhasil goncalves filho de jose osvaldo goncalves filho de alzira goncalves filhade maria da gloria goncalves filha de maria evituvirgem goncalves.
    todos pelo que fui informado de sao borja riu grande do sul

  43. MEU PAI SE CHAMA ROMARIO DA SILVA GONCALVES ELE E DO PARANA E MINHA MAE HELENA DA ROSA ELA E DO PARANA. EU SOU DE AMAMBAI MATO GROSSO DO SUL.

  44. Meu nome é Rosana de CAssia Gonçalves, filha de Anizio Gonçalves e tudo que sei é que tinha parentes proximos a Chapada Diamantina. Gostaria de saber informações sobre meus avós paternos.

    1. Engraçado, meu pai se chama Anizio Gonçalves da Silva, ele é da Bahia, região de Xique-Xique. Eu nasci em Goiás, e herdei o sobrenome Gonçalves Filho.

      1. Olá Anízio, tb sou Gonçalves, apesar de não carregar o sobrenome. Sou de Pilão Arcado-BA, vizinha de XX. Poderia me dizer se já ouviu falar q descende de Julião Gonçalves, Gasparino, Maria Joana, Aurelina ou Deonilia?
        Muito obrigada desde já.

      1. Olá, eu também sou Sandro Gonçalves de Oliveira, meu pai é Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, meu avô Antonio Gonçalves de Oliveira, meu bisavô Joaquim Gonçalves de Oliveira, todos nascidos em Itiúba-Ba sendo que meuTrisavô Manoel Gonçalves de Oliveira é de nacionalidade Portuguesa.

        1. A família de meu avô tem Gonçalves sou neto de Benedito Gonçalves de Oliveira de Muzambinho e bisneto de Lindolfo Gonçalves de Oliveira natural da Mata do Sino região de Juruaia.

        2. oi, meu pai se chama SEBASTIAO GONÇALVES DE OLIVEIRA irmao de antonio gonçalves de oliveira eles se separam em rondonopolis mt. nao conheci ninguem da familia do meu pai ,

        3. oi, meu pai se chama SEBASTIAO GONÇALVES DE OLIVEIRA irmao de antonio gonçalves de oliveira eles se separam em rondonopolis mt. nao conheci ninguem da familia do meu pai

        4. oi sou filha de Sebastiao Gonçalves de Oliveira irmao, de Antonio Gonçalves de Oliveira, Eles se separam em rondonopolis mt.nao conheço ninguem da familia do meu pai

  45. Sou Abelina Gonçalves Arruda

    Procuro minha família:

    ANITA GONÇALVES ARRUDA
    MARIA DAS DORES GONÇALVES ARRUDA
    RIVODALVO GONÇALVES ARRUDA

    Somos filhos de:

    MANOEL LIMA ARRUDA
    ADELINA GONÇALVES ARRUDA

    Moramos em Atalaia MG, viajamos a cavalo, passamos por pedra Azul ES. EU AINDA ERA CRIANÇA.
    E finalmente me lembro de morar com os meus pais em Belo Horizonte MG, próximo da AV. António Carlos.

  46. Meu nome e Delco batista goncaves de lima .fillo de Daniel goncalves de lima gostaria de encontrar parentes do pai obrigado atodos que coloborar

  47. olá,meu avó se chamava JOSÉ PINTO GONÇALVES,casado com NASCIMENTA PAIS veio morar no Paraná,no periodo de guerra ,por volta de 1932 ,se tiver alguém que tenha alguma informação de possíveis familiares dessa árvore genealógica ,por favor ,me avisem,obrigado.
    Pedro Paulo Pais.

    1. Olá meu nome é Camila Gonçalves dos Santos minha vó veio do rio grande do sul para o Paraná por essa época … O nome dela é Joaquina Gonçalves dos Santos?

  48. Meu pai se chama Joseilton Gonçalves nasceu em camamu Bahia e mudou se para Salvador ainda jovem tem uma irmã chamada Ivanildes por parte d pai e mae,mas nao conheço seus irmãos por parte so de pai, se alguém conhecer ficarei feliz em ter noticias

  49. Muito Bom saber as origens do meu sobre nome. Meu pai se chamava: Adair Candido Goncalves.
    E ele sumiu no mundo… ele era da cidade de Goiania…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *