Família Grossi

Se você é da família Grossi, vai gostar de conferir um pouco mais sobre a origem, história, variantes e modelo de brasão. Veja tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Grossi, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Grossi

O sobrenome Grossi, teve origem na Itália, advindo de um supra nome pertencente à categoria de sobrenomes que são baseados em sua única característica física, ou então um atributo pessoal do progenitor. Neste caso particular, o sobrenome Grossi é derivado evidentemente do adjetivo Grossi referindo-se à dimensão física do portador original. Desse modo, esse pode ser considerado como sendo de origem de uma alcunha, ou apelido. Uma vez que estes se dão por características físicas do fundador da família.

Uma das primeiras referências deste nome é a documentação de uma família que tinha o nome Grossi e que se estabeleceu em Ravena no século XV, proveniente originalmente de Randello. Foi Pietro Grossi o primeiro a chegar a Ravena no ano de 1400 e lhe foi dada como recompensa pelos serviços à República a posse de Brusabecco, uma propriedade confiscada de Polentani. Também Battista e Andrea Grossi serviram no exército juntamente com Pietro.

Ao que se sabe, em 1512 outro personagem de nome Pietro Grossi era Dicario (pessoa que serve a Cúria) e Francesco di Pietro era Senador e membro da magistratura, como juiz. Outros notáveis portadores deste nome foram o histórico Giovanni Grossi nascido em 1404 e Giovanni Battista Genaro Grossi (1766-1801), jurisconsulto, tradutor e histórico da arte.

O sobrenome Grossi foi introduzido nos Estados Unidos junto com outros da família de Angelo Grossi, que chegou a Nova Iorque procedente de Napoli a bordo do navio Alesia em 18 de maio de 1889.

Curiosidades

O uso dos modernos sobrenomes teve origem no princípio da Idade Média. Depois do fim do Império Romano, um dos primeiros países ocidentais a instituir o uso dos sobrenomes hereditários foi a Itália.

Existem documentos que colocam em evidência como estes sobrenomes hereditários foram usados pelos nobres da República de Veneza no século X e XI.

Variantes do sobrenome Grossi

Dentre as variantes de Grossi, podemos destacar Grosso e De Grossi. Essas não são tão usadas quanto o sobrenome que estamos tratando, mas foram importantes para a construção do mesmo, que hoje é disseminado entre os descendentes dessa família.

Brasão da Família Grossi

Um dos brasões encontrados da família Grossi se constitui de azul, com um leão de ouro que possui uma cruz entre seus braços. Seu timbre é composto por duas espadas cruzadas postas de cima para baixo.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

41 respostas para “Família Grossi”

  1. Sou Eloisa Franco Brilha e meu avô era Giuseppe Grossi filho de Pietro Grossi e Angela Bompan .Chegaram ao Brasil em fins do sec.XIX .Casou-se com Angela Saladini filha de Silvio Saladini e Antonia Malvassara . Trabalharam em fazendas sendo a última cidade em que trabalharam São Simão de onde vieram para S.P. na década de 1920 onde viveram até partirem para a casa de Deus . Por coincidência casei-me com um neto de italianos , sobrenome Briglia .

  2. Sou luciene grossi, filha de nelsom grossi e neta de antonieta grossi, meu bisavô veio da Itália para mariana, chamava romualdo grossi, moramos em senhora de oliveira mg

  3. SOU BISNETO DO ITALIANO JOSÉ GROSSI, QUE CHEGOU AO BRASIL- SÃO PAULO – AOS 18 ANOS DE IDADE, VINDO TRABALHAR NA FAZENDA DUMONT, ONDE SE CASOU E CONSTITUIU SUA FAMÍLIA.
    MOROU EM SANTA ADÉLIA NO INÍCIO DA FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO EM 1907 NAS TERRAS DOADAS POR DR LUÍS SANTOS DUMONT.

  4. Ola tambem sou decendente dos grossi embora meus pais nao tenha colocado em meu sobrenome minha mãe Maria de lordes grossi filha de jordão grossi que era imigrante da italia fiquei muito feliz por saber um pouco da historia dos meus decendentes

  5. Ola entre no grupo da família grossi no facebook.
    Meu Facebook. Rodrigo oliveira grossi (grossi Rodrigo
    Fiz a cidadania na italia e possuo alguns documentos se precisarem.

    1. Meu sonho sou veronica Grossi hoje dia 23 de novembro estou hospedado em minha casa um primo italiano ..meu sonho e ir para Itália mais n sei nem onde comeco

  6. Sou Alexandre Grossi, filho de Célio Grossi e Ruth Grossi, neto de João Grossi e Anunciata Grossi, emigrantes vindo para o Brasil no ano de 1880. Família concentrada nos Estados de: São Paulo, Rio e Minas Gerais.

  7. Sou da família Grossi também. Gostaria de saber se tenho direito a cidadania italiana e se alguém aqui já conseguiu ou está em processo para conseguir. Sou neto de Nadir Grossi. Sei que ela é da região de Úba, acho que Santa Bárbara do Tugurio mas mora há muitos anos em Belo Horizonte. Acho que o nome do pai dela era Francesco Grossi. Se alguém conhecer essa parte da família e puder me fornecer mais informações, agradeço. Desde já obrigado.

  8. Estou procurando a respeito do meu pai que se chamava Darcy Assis Grossi.Não conheci seus irmãos, só o vi três vezes.Sei que sua família é de Ubá – MG.Tenho uma foto de uma sobrinha dele mas não a conheci,o nome dela é Maria Aparecida Grossi.Quero muito conhecer algum parente.Sei também que uma das suas irmãs tinha uma hospedaria em Ubá.Meu pai trabalhou em uma empresa de ônibus de nome Tracbel,fazia o intinerário Bairro das Indústrias/Centro,o proprietário desta empresa era cunhado dele.Se alguém souber de alguma informação,por favor me chame no Facebook.Obrigada.

  9. Boa noite, estou a procura dos descendentes dos irmaos do meu antenato, seus nomes eram Alessandro Paolo Grossi, Angelo Domenico, e seus primos Pietro, Etorre e Luigi, caso alguem se sinta familiar com esses nomes entrar em contato, lembrando que pode ter havido modificacoes nos nomes quando vieram ao Brasil, como Pietro = Pedro, Luigi = Luiz etc..

  10. ola me chamo maria grossi gonçalves, sou filha de francisco grossi e sou nascida em congonhas de campos mg, e gostaria de saber como fazer para pesquisar a cidade onde meu pai nasceu e saber da descendencia da familia. se alguem puder me ajudar

    1. olá sou Cristiane Grossi, esposa de Vilasio Grossi, estamos em buscar de Valentin Grossi, italiano casado com Mathilde Moraes, paranaense e achamos um óbito em Antonina de Francisco Grossi, talvez seja o que vocês estão buscando

  11. Me chamo Mauricio Grossi Coura, neto de Francisco Grossi Primo e Abigail da Paixão Grossi de Barbacena (MG). Se alguem se identifica ou conhece este “braço” da familia, vamos conversar a respeito. Abçs

  12. Olá!!! Tudo bem? Gostaria, se possível, saber o contato da pessoa ou empresa que confeccionou o escudo com madeira. Achei o acabamento muito bonito e quero confeccionar o da minha família. obrigado!!!

  13. OLÁ estou buscando a história de minha família, me Chamo Danubia Maria Grossi, se alguém conheceu ou souber algum fato importante de meus Avós ( Jõao Grossi e Maria Ramos Grossi) eles viveram um tem em São Paulo depois vieram para Paranavaí Pr .por favor entrem em contato. é muito importante pra mim Obrigado !!

  14. Nilson dos Santos Grossi, filho de Luiz Grossi e neto de Ciriaco Grossi e Angelina (Cavo) ou Lacavo Grossi, adorei saber desta parte da historia de meu nome. Se alguém souber como se consegue a cidadania Italiana por favor me da um Alo!

  15. SOU NETO DO ITALIANO JOSÉ GROSSI, QUE CHEGOU AO BRASIL- SÃO PAULO – AOS 18 ANOS DE IDADE, VINDO TRABALHAR NA FAZENDA DUMONT, ONDE SE CASOU E CONSTITUIU SUA FAMÍLIA.
    MOROU EM SANTA ADÉLIA NO INÍCIO DA FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO EM 1907 NAS TERRAS DOADAS POR DR LUÍS SANTOS DUMONT.

  16. Faço parte dessa história, também. Sinto-me honrado em saber de meus antepassados. Sou José Maria Carvalho Grossi, com meus trisavós Gilseppe Grossi e Luisa Pieri Grossi que nasceram viveram e morreram na Itália pelos idos de, antes de 1800 a 1870 aproximado. Meu bisavó, Alberto Grossi, italiano, que veio para o Brasil em 1859, casando com a brasileira mineira Guilhermina Olympia Grossi, e meu avó Francisco Grossi que nasceu no Brasil em 1870.

    1. Olá José Maria, temos parentesco estreito, Gilseppe Grossi e Luiza Pieri foram meus tataravós, meu antenato é Guilherme Grossi, casou-se em Silveirânia-MG, tiveram um filho chamado Geraldo/Geraldino que é meu bisavô. Procuro mais informações. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *