Família Gusmão

Todo mundo hoje em dia tem um pouco de curiosidade sobre suas origens. Por este modo, muitas pessoas buscam saber sobre o brasão e origem de suas famílias. Conheça logo abaixo algumas informações sobre a família Gusmão.

O sobrenome Gusmão, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gusmão

Sobrenome de origem espanhola, classificado como sendo um toponímico, uma vez que sua origem é geográfica.

Na Espanha, a linhagem deste nome, provém de um cavaleiro que povoou na aldeia de Guzman. Seus primeiros descendentes foram Nuño Pérez de Guzmán, Pedro de Guzmán e Juan Nuñes de Guzmán. É uma das famílias mais ilustres e estendidas da Espanha. Pertence a ela o patriarca S. Domingos.

Sua chegada a Portugual vem dos fidalgos espanhóis que deixaram vasta descendência não só no reino como no Brasil. Por aqui é conhecida a figura do Padre Bartolomeu de Gusmão.

Curiosidades

Provem do germânico Guthmann ou Gudhmann que significa homem (mann) de deus ( Guth, Gudh).

Outra possível origem da palavra é Gutismann que significa homem dos bens, proprietário. Ou também pode ser visto homem apto (goths) para as armas.

Variantes do sobrenome Gusmão

Em espanhol pode ser encontrado Guzmán. Já em alguns documentos do português arcaico encontramos Guzmão e Gozman. É possível que ainda tenha pessoas com este sobrenome nas famílias mais tradicionais na Europa.

Brasão da Família Gusmão

De azul, com duas caldeiras xadrezadas de ouro e de vermelho, uma sobre a outra, com três serpentes de outro em cada uma das asas. Ele tem bordadura de prata, carregada de oito mosquetas de preto.

Este é o brasão oficial da família Gusmão, podendo sofrer algumas alterações que não intervém na originalidade do mesmo. Qualquer outro brasão que não tenha essas caracteristicas básicas não é considerado verdadeiro ou então é pertencente à uma outra família advinda da mesma origem.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

202 Comentários

  1. PAULO says:

    PAULO FERNANDES DE GUSMÃO JUNIOR MACEIÓ AL

  2. Diego Gusmão Marcelli says:

    Que honra, conhecer todos os Gusmão. Sou Diego Gusmão de Wenceslau Braz – Paraná. Adoraria, saber mais também…

  3. Marcelo Gusmão says:

    Meu nome é Marcelo Gusmão descendente de minha mãe filha de peruanos e portugueses que foram para Manaus, mas depois disso perdeu-se contato com parentes distantes.

  4. Salvador Gusmão de Lima Júnior says:

    Alguém parente de NADIR GUSMAO, SALVADOR GUSMAO DE LIMA?

    • Patrícia says:

      Eu não conheço a história da minha família! Porém, no túmulo do meu pai, no Rio de Janeiro, tem alguém enterrado com o sobrenome Lima !

  5. Ademy Neves Gusmão says:

    Em 08/01/2016, eu publiquei uma pesquisa sobre os meus antecedentes dessa nossa Família Gusmão. Ainda tinha um tio por parte de Pai, o qual ainda era o único vivo. Hoje publico que esse meu tio Amintas Neves Gusmão faleceu no dia 25/04/2018. Que Deus o tenha.

  6. Jandira Soares Pimentel says:

    Alguém descendente de Amelia Roza de Gusmao? Foi casada com Bento Correa de Mello. Eram meus bisavós. Eram os pais de Antonio Camilo Justino, meu bisavô. De Minas Gerais . Não sei a cidade.

  7. Me chamo Gabriel Maia gusmao moro em vitoria es gostaria de conhecer parentes que ainda não conheço..❤

  8. ROSILENE GUSMÃO says:

    BOA TARDE,

    ME CHAMO ROSILENE GUSMAO, SOU NASCIDA EM ALFREDO CHAVES/ES E ATUALMENTE MORO EM ANCHIETA/ES. MEU AVÔ SE CHAMAVA DELFINO GUSMÃO.
    GOSTARIA DE MANTER CONTATO COM A FAMILIA.

  9. OLA MEU NOME VALERIA HYANDARA A.GUSMÃO SE TIVER ALGUM GRUPO NO ZAP FAMILIA GUSMÃO ME ADC 92 991403655 TENHO INTERESSE EM SABER MAIS DA FAMILIA …MEU FACE https://www.facebook.com/hyandara

  10. Priscila Gusmão Sales says:

    Ninguém aqui teve como parente Valdemar Gusmão Sales, por favor???

  11. José Antônio de Salles Gusmão says:

    Meu nome é José Antônio de Salles Gusmão meu pai é José Gusmão filho e meu avô José Gusmão todos de Niterói RJ

  12. erica gusmão says:

    oi….sou Erica Gusmão …amei ler cada relato dessa familia maravilhosa…que o SENHOR JESUS abençoe nossos familiares sempre!!!!!!

  13. MILCA CELIA GUSMÃO says:

    Milca Célia Gusmão :
    A nossa família é a que se pode dizer GRANDE, literalmente Grande. Não existe Gusmão que não tenha origem espanhola . De norte a sul de leste a oeste da terra todos são de origem espanhola . Meu pai sempre dizia, que ele era descendente de INGLÊS e de sangue azul. Isto, antes de se falar em internet. Nasci na zona da mata Mineira , Manhuaçu, meu pai de Vermelho Novo. Sou uma Gusmão, Sou bisnete Joaquim José de Gusmão, Meu pai, o chamava de Padrin Gusmão, Padrin Gusmão teve como filho LUIZ GUSMÃO que criou família em Governador Valadares e adjacência, AUGUSTO GUSMÃO, JUSTINO GUSMÃO, TIA DONINHA e meu aVô SIMPLICIO BERNARDINO DE GUSMÃO. Augusto(Augustinho, como era mais conhecido) e Justino vendiam animais e se mudaram para o norte de minas. Tia avó Doninha e meu vô, permaneceram nos arredores de Caratinga. Meu avô Simplício B de Gusmão casou-se com LEONTINA FERREIRA DA NÓBREGA tiveram sete filhos CAETANO, BARTOLOMEU, ANTONIO, JOÃO FERREITA GUSMÃO, MARIA GUSMÃO, ANGÉLICA e meu pai JOSÉ ANTERO DE GUSMÃO. Quando meus pais se mudaram para o RJ, eu tinha seis anos de idade. Se tiver alguém, que tenham tio avô com nomes iguais aos meus, por favor, entre em contato pelo whatsapp 61 996743359.

  14. Abraão says:

    Rapaz salve salve família !!! Família grande satisfação me chamo Abraão Diego Gusmão mor em Vitória espírito santo se alguém quiser trocar ideia da família tá ae meu zap 27-98821-2951 vlw !!! Abraços e feliz Natal e um próspero ano novo !!!!

    • ROSILENE GUSMÃO says:

      Boa tarde, sou Rosilene Gusmão, sou nascida em Alfredo Chaves e hoje moro em Anchieta ES. Estou organizando um encontro da família Gusmão. Vamos conversar sobre o assunto!

  15. Patrícia says:

    Sou Patrícia Gusmão, família oriunda do Rio de Janeiro!
    Moro em Brasília e gostaria de saber mais sobre a origem do nome!

  16. joão Gusmão Junior says:

    olá sou de vitória ES, meu nome é João Gusmão junior, fico feliz em pertencer a essa maravilhosa família.

  17. Elson Gusmão says:

    Ola pessoal !! Sou Elson Gusmão , filho de Elzevir Nunes Gusmão , neto de Nicecio Noronha Sobrinho e de Geni Nunes Gusmão .Sei que minha avó é natural de vitória da Conquista e que minha bisavó se chamava Norlinda Nunes Gusmão . Um abraço a todos os Gusmões espelhados por esse Brasil!!!

  18. Luciana Santana Gusmão says:

    Olá meu nome é Luciana Santana Gusmão , o sobrenome Gusmão é de meu pai que se chama Dionisio Gusmão está com 70 anos, meu avô paterno se chamava Francisco Gusmão faleceu aos 74 anos em 1996, meus bisavós eram espanhóis ,minha bisavó paterna faleceu no ano de 1979 aos 105 anos, meus familiares Gusmão tem em Sorocaba sp, Presidente Prudente sp, Maringá pr, Osvaldo Cruz sp, manaus ms, goiania, curitiba pr, Londrina pr.

  19. Marcilene says:

    Olá,tbm sou da Família Gusmão.
    Moro em Areal- RJ

  20. Elias Martins says:

    Estou procurando por alguém que tenha informações sobre Pedro Gusmão, ele está na minha árvore genealogica, mas não tenho a data de nascimento nem de falecimento. O filho dele é Francisco Pedro Gusmão, nasceu em 1878 em Dom Pedrito, RS. Se alguém tiver as informações meu e-mail é [email protected].

    • Luciana Santana Gusmão says:

      O meu avô se chamava Franscisco Gusmão ,não me lembro se tinha Pedro no sbrenome dele ,meu bisavós eram espanhóis moravam com uma irmã de meu avô que morava em Adamantina e são todos falecidos meu avô. Faleceu no ano de 95 .

  21. ROBSON SILVA GUSMÃO says:

    “””ESSA FAMÍLIA É REALMENTE IMENSA””””””

  22. Regiane says:

    Minha irmã por parte de mãe Daguimar silva Gusmão procurar por seus tios e tias primos etc.. ela é filha de Agenor Gusmão de Oliveira.. filho de Ernestina Gusmão Cunha.. todos de Vitória da Conquista Bahia. qm souber por favor entre em contato. Whatssap 11954652727.

  23. Rafael Gusmão says:

    Família Grande!

  24. Irenildes says:

    Minha mãe era Jasmira Almeida Gusmão, de Conquista. Muito rebelde, saiu de Conquista e veio p Itabuna e conheceu meu pai, Irenio Dias Nery. Juntaram-se num amor colorido e eu nasci. M mãe me entregou a meu pai e disse q ia voltar p Conquista, mas não voltou. Meu pai me registrou só com o sobrenome dele. Conheci m mãe em S Bernardo com 37anos de idade. Doente C AVC. Só sei q pertenço á família Gusmão, pq eu criança, lembro de uns primos já adultos que me consideravam mas não sei nome de nenhum descendente. Tenho muito orgulho de pertencer a essa família. Meu nome hj, de casada é : Irenildes Dias (meu pai) Ribeiro(marido). Abraços a todos parentes.

  25. ivandro de almeida gusmão says:

    sou da familia gusmão do rio de janeiro, nossa familia e a mais tradicional dentro do corpo de bombeiros militar do estado do rio de janeiro-cbmerj, pois meu bisavo foi o primeiro pistonista da banda de musica, e meu avo, tio avo, pai, tios , primos e primas e irmão, todos somos militares desta ilustre corporação, que assim como nosso nome e sagrada. hoje são mais de vinte militares ostentando o nome ¨gusmão¨em suas fardas.

  26. Olá sou Juveline Gusmão, filha de Quersone Gusmão e neta de Juvenal Oliveira Gusmão, bisneta de Ozório Gusmão, sou da bahia, sino muita vonatde de encontrar os irmãos e parentes do meu avô, se tiver grupos no whatsapp, me coloquem por favor 🙂

  27. Milena Gusmão says:

    Oi. Meu nome é Milena eu moro em Ilhéus – Ba estou em busca de pessoas que tenham o nome da avó Helena Souza Gusmão. Minha mãe se chama Ivonete Souza da Silva Gusmão esta em busca de seus irmão que viu pela última vez em Itapetinga-Ba. Minha Mãe é Natural de Poções saiu de lá com 5 anos de idade para viver em Itapetinga com seus irmão e minha avó Helena de lá minha avó veio para Ilhéus com minha mãe Ivonete e Janete minha tia, já é falecida e minha avó também e minha mãe busca pelos seus outros irmão que ficaram morando em Itapetinga com o pai deles. Se alguém poder ajudar eu agradeço. favor entra em contato elo email: [email protected]/[email protected]/ (73)988433415

  28. Maria Patrícia Gusmão de Carvalho Costa says:

    Ola me chamo Maria Patrícia gusmão,tbm pertenço a essa grande família que não sei onde começou,só sei que minha bisavó que morava na Bolívia faleceu com quase cem anos,e erdei este nome dela ,e minha vó veio para Rondônia muito nova ,e meus parentes que tbm são dessa família moram a maioria na Bolívia,porém não os conheço,um abraço a todos que levam este nome Gusmão.

  29. Neila Gusmão says:

    Sou Neila Gusmão, filha de Luiz Corrêa de Gusmão Junior (93 anos), filho de Luiz Corrêa de Gusmão (meu avô paterno) nascido em Recife, militar, faleceu aos 40 anos em 1935 como tenente do exército servindo na Escola Militar do Realengo (RJ) hj Academia Militar de Agulhas Negras. Ele participou da Revolução Constitucionalista de 1932 em SP de onde retornou com um ferimento acidental …vindo a falecer no Hospital Miltar do RJ um ano depois. Meu bisavó paterno se chamava Gentil Gusmão casado com Júlia Cândida Maciel de Gusmão.

    • Thereza Christina Gusmão de Burgos says:

      Oi, Neila ! Meu nome é Thereza Christina Gusmão de Burgos. Meus bisavós paternos são Gentil Gusmão e Júlia Candida Maciel de Gusmão. A minha mãe quando solteira se chamava por Júlia Candida Maciel de Gusmão Neta. Meu avó materno é João Corrêa de Gusmão. Ele teve dois filhos com a primeira esposa, mas se separaram e ele foi para o Rio de Janeiro na década de 1920, quando encontrou a mãe de minha mãe. Depois ele voltou para Pernambuco com minha mãe e o filho mais velho, deixou ele com a mãe deles e saiu “fugindo” com minha mãe para não ser encontrado, pois a minha avó biológica, uma portuguesa de nome Conceição, queria ir com minha mãe para Portugal. Até onde eu sei o meu avô (que era formado em Direito e que já tinha estudado no Mosteiro de São Bento em Olinda) chamou um irmão dele para ajudar e este com a esposa de meu avô acabaram se envolvendo, motivo pelo qual meu avô João foi pára o Rio. Ele e minha mãe ainda procuraram pelos dois filhos de meu avô, um eu sei que era da Marinha, mas eles disseram que já tinham dito aos filhos que o pai deles (João Correia de Gusmão) já havia falecido e pediu para eles não aparecerem mais. Meu avô faleceu em 27 de novembro de 1973 e minha mãe em 31 de outubro de 2014. Somos primas. Sempre ouvi falar de vô Gentil e de mãe Júlia, como minha mãe a chamava. Quanto ao meu avô João, passou a vida tentando esconder minha mãe da mãe biológica. Número para contato: 82 34215899 (Thereza). Aguardo a sua ligação.

    • Oi Neila. Sou filho de Julia Candida Maciel de Gusmão Neta.
      Com certeza somos parentes.
      Gostaria de contatar pois perdemos contato com os Gusmão.
      Me chamo Carlos Alberto Gusmão
      [email protected]

    • Thereza Burgos says:

      Me chamo Thereza Christina Gusmão de Burgos, bisneta de Gentil Gusmão e de Julia Cândia Maciel de Gusmão. Meu avô materno é Joao Correa de Gusmao e minha mãe Júlia Candida Maciel de Gusmão Neta, nome de solteira.Vo Gentil e vo Júlia tiveram 21 filhos, mas se criaram 18. Desejo entrar em contato com você e resgatar laços de família. Meu e-mail: [email protected]
      Telefone: 82 34215899

    • Cristina Maria Gusmão says:

      Olá Neila, nasci Cristina Maria Gusmão, embora hoje não tenha mais o Gusmão no nome devido ao casamento. Meus bisavós maternos também se chamavam Gentil Gusmão e Júlia Cândida Maciel de Gusmão e meu avô era de Recife. Moro em Salvador. Se puder, por favor, entre em contato. Gostaria de saber mais da minha família de origem. [email protected]

      • Carlos Alberto Gusmao de Burgos says:

        Estamos procurando por descendentes dos filhos do meu bisavo Gentil Correa de Gusmao e Julia Candida Maciel de Gusmao que moravam em Olinda(Pe).
        Dos 18 filhos deles conhecemos os nomes de apenas 10: JOAO CORREA DE GUSMAO, LUIZ CORREA DE GUSMAO. MARIA BENEDITA CORREA DE GUSMAO. ALBERTINA CORREA DE GUSMAO, YVONNE CORREA DE GUSMAO, GENTIL CORREA DE GUSMAO FILHO, OTACILIA CORREA DE GUSMAO, ESMERALDA CORREA DE GUSMAO E BEATRIZ CORREA DE GUSMAO.
        Contatar pelo email [email protected]. Me chamo Carlos Alberto Gusmão de Burgos. Grato.

  30. Robson Fernandes Gusmão says:

    Moro em Itambé-Ba, cidade próxima à Vitória da Conquista (50km) e um fato interessante é que a família Gusmão é reconhecidamente uma das famílias mais respeitadas e admiradas da Bahia. Hoje o prefeito de Conquista é Hérzem Gusmão, o vice-prefeito de itambé José Moura Gusmão, são exemplo. Um fato curioso é que boa parte dos descendentes daqui de Conquista são Gusmão com Gusmão. Muitos casais formados por primos entre sí. Por exemplo: Meu bisavó Osório da Silva Gusmão era casado com sua prima Semírames Ferraz Gusmão, e tantos outros casamentos aconteceram por aqui.

  31. Gleuber Ferreira says:

    Olá Família GUSMÃO,
    Sou genealogista aqui em Vitória da Conquista e trabalho no Fórum há mais de 16 anos como pesquisador e arquivista. Nas minhas constantes pesquisas, encontrei um documento muito importante dessa família Gusmão. Trata-se do inventário e TESTAMENTO do patriarca dessa família que é Plácido da Silva Gusmão. Em seu testamento ele diz ser natural da cidade de Arassuay província de Minas Gerais e que era filho legítimo de Joaquim da Silva Gusmão e Antonia Maria do Espirito Santo e que ele teve com sua esposa Isidora Joaquina de Santana, 20 filhos dos quais 5 deles morreram sem deixar descendência. Plácido da Silva Gusmão falecera no dia: 04-09-1879 e sua esposa Isidoria no dia:14-01-1882. O Joaquim pai de Plácido faleceu em: 28-06-1816 no Riachão do Gavião próximo a Vitória da Conquista e Placido tinha 18 anos quando o pai morreu. Este e muitos outros documentos que eu encontrei mostra que a história dessa família Gusmão aqui em Vitória da Conquista está um pouco diferente como diz muitos históriadores que escreveram sobre Plácido. Mais detalhes pelo meu e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp 77 98844 -4826. Um abraço a todos Gusmão!

  32. Ademy Neves Gusmão says:

    Aracy, boa tarde!

    Já que você tem a sua árvore des 1658, você pode descrevê-la até a sua geração, assim saberemos mais sobre a família Gusmão. É importante pra gente.

  33. ARACY DE GUSMÃO APOLONIO says:

    TENHO MINHA GENEALOGIA DESDE 1658, QUANDO DOMINGO FELIPE DE GUSMÃO VEIO PARA O BRASIL , EM PERNAMBUCO. MEDICO PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, DE ESTIRPE ILUSTRE DA CIDADE DE TAVEIRO NO REINO DE ALGARVE ONDE CASOU-SE EM 1696 COM MARIA IGNACIA TAVARES DE LYRA ,FILHA DO CAPITÃO MÓR DE UNA E SEVINHANHEM FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA, NATURAL DA CIDADE DE BRAGA PORTUGAL. TIVERAM 18 FILHOS

    • Renato Almeida Silva (Gusmão) says:

      Oi Aracy, tudo bem? como faço para entrar em contato contigo? segue meu email: [email protected]

    • Marília Gusmão says:

      Olá Aracy!
      Sou Marília Santos de Gusmão aqui de Alagoas, aqui a família Gusmão também é grande só que muitos não se reconhecem como parentes. Meu bisavó era Minervino Nominando de Gusmão e tínhamos em mãos uma patente do exército assinada por Dom Pedro II , concedendo a ele uma elevação no cargo que exercia. Doamos o documento para o museu da cidade.

      • Steven Rodrigues Albuquerque de Gusmão says:

        Olá Marília, eu me chamo steven Gusmão e acho que o seu bisavô Minervino Nominando de Gusmão é o meu Trisavô. ele era do engenho Guaribas em Porto Calvo AL? porque se for somos parentes em comum.

    • Oi Aracy. Gostaria de contatar contigo pois o meu Gusmao vem dos meus bisavos que moravam em Olinda. Gentil Correa de Gusmao e Julia Candida Maciel de Gusmao.
      Meu email [email protected]

  34. Ademy Neves Gusmão says:

    A família Gusmão é tão grande, que fica difícil responder, mas existem Gusmão aí no ES, que você pode pesquisar no Face, um deles é o meu primo Leo Gusmão, cantor e compositor.

  35. Anaira Gusmao says:

    Sou da familia Gusmão do estado do Espírito Santo.
    neta de Maria José Gusmão e Manoel Gusmão, ambos de Pancas – ES. Moro em Vitória, se alguém conhecer membros da minha família, gentileza entrar em contato.
    [email protected]

  36. Daniela Ferreira Gusmão says:

    Grande família Gusmão.
    Sou Daniela Ferreira Gusmão, nascida em Rio Branco/AC, filha de Estácio Lopes Gusmão, nascido em Guajará-Mirim/RO, e D. Maria Olinda Ferreira Gusmão, neta de Francisco Gusmão, que nasceu em Pernambuco. Tenho dois irmãos, Ismael e Gabriela.
    Meu avô tinha um irmão, meu tio-avô, apelidado de Sabá, que foi para o Rio Grande do Sul e a família não teve mais notícias, portanto tenho primos que ainda não conheço mas gostaria de manter contato.

  37. Paullini says:

    Oiiiiiiiiiii eu também tenho o sobrenome Gusmão..Paullini Gusmão..Se tiver um grupo de whatsap me coloquem por favor 😉 33 999667480.

  38. Ivanildo da Silva Gusmão says:

    Sou natural de São Luis-MA filho de Ivaldo Serejo Gusmão e Helena da Silva Gusmão hj moro em Limeira SP Abraçosss Gusmãozada

  39. Vitor Gusmão says:

    Procuro informações sobre o ramo da família Gusmão estabelecido na região de Caratinga-MG.
    O antepassado mais distante que tenho registro nasceu por volta de 1880 e chamava-se Simplício Bernardino de Gusmão, casado com Leontina Ferreira da Nóbrega. Teve sete filhos: Caetano, Bartolomeu, Antônio, Maria, João, José e Angélica.

  40. Gabriel Gusmão says:

    Boa Noite , Meu nome é Gabriel Elias Gusmão Lopes , Filho de Karla Sousa Gusmão , Familia enorme em Vitoria da Conquista-BA .

  41. Ernane nelson says:

    Ernane Nelson Antunes Gusmão….moro na grande Salvador mas morei muito tempo em V.Conquista e nasci em Pedra Azul.Mg.Sou filho de Nelson Gusmão Cunha e Alice Antunes Gusmão.Neto de Balduino Francisco Cunha e Ana Vitória da Silva Gusmão
    Descendente direto de Tertuliano e Plácido Gusmão..meu tetravo .
    Sou médico ..professor aposentado da Fac Medicina da Bahia..email [email protected]
    Tenho 22 livros publicados em verso e em prosa
    .sendo um deles o Jiboeirices…aspectos sociológicos e folclóricos do sudoeste baiano.

    • Marilene Sales de Carvalho says:

      Olá, boa noite.
      gostaria de fazer minha arvore, e me deparei com este site.
      Meu nome é Marilene Sales de Carvalho, meu avó José Gusmão, e meu bisavo Candido Sales, creio que temos um grau parentesco .

      grata,
      [email protected]

  42. Cleidiana Gusmão says:

    Meu nome e Cleidiana Gusmão filha de Maria madalena Gusmão neta de Jose dias de Gusmão e Julia Barbosa dos Santos e bisneta de António Ilias Gusmão Justina pereira de Andrade

  43. Ailton says:

    Sou pesquisador de nomes e sobrenomes. Gostei muito das informações e participações de todos. Abraços

  44. Bruna says:

    Oi, gente. Meu nome é Bruna e minha mãe procura pelo avô dela que se cham Erpidio Gusmão. Ou Elpidio Gusmão. Ele mora em Sacramento – Minas Gerais… até onde sabemos. Temos esperanças de co segui contato. Se souberem de algo, favor entrem em contato. Meu email é: [email protected]

    • Jordelio says:

      Ola:Bruna boa noite
      Olha eu meu primo chamava erpidio gusmao era subrinho do meu avô
      Nao sei se é msm que vcs procura.no final de 2012 em vaio óbito com quase 91 anos de idade. Era morava rm vitória da conquista bahia…..

      • Bruna says:

        Jordelio, meu avô era filho dele, se chamava Josemar… você tem contato com outros filhos dele? Minha mãe tem muita vontade de conhecer a família paterna.

  45. Bruna says:

    Oi, gente. Não sou uma Gusmão, mas minha mãe procura pelo avô dela há muitos anos. Ele se chama Erpidio Gusmão. Ou Elpidio. Algo bem nesse rumo. É de Minas Gerais, achamos que da cidade de Sacramento. Bom, se algum de vocês souber algo a respeito dessa família, ficaremos muito gratos! Vou deixar meu email disponível: [email protected]

  46. Antonio Gusmão says:

    Meu nome é Antonio Paulo de Gusmão ,Moro em Juiz de Fora MG, mas sou natural de Manhuaçu Minas Gerais( Meus pais , Joaquim Paulo de Gusmão e Maria Máxima de Gusmão. Meus avós paternos eram Maria do Carmo de Jesus e Luiz Carlos de Gusmão). Meu pai conta que meu avô gostava de tocar viola em folia de Reis baste conhecida nesta região. Abraços a todos os Gusmãos espalhados pelo o Brasil.

  47. Fernanda Milena Gusmão says:

    Meu nome Fernanda Milena Gusmão, nasci em Santa Inês na bahia , mais moro em feira de Santana Bahia . a origem de meu avo Benedito Gusmão é. Da cidade de entre rios na bahia e mais tem muito mais pessoas do que ja imaginei , eu faço a historia de minha familia e convido a todos a fazerem parte deste grande trabalho. Meu Whatsapp 7581497656

  48. Michelle says:

    Sou Michelle Gusmão, sou de Recife. Meu pai Manoel Gusmão, nasceu em Paudalho. Foram 8 irmãos, q alguns ficaram por lá, e dois foram p o Rio de Janeiro, meu tio Tonheira e tia Carmelita, ambos já partiram.
    Abraços a todos.
    A Família Gusmão é grande mesmo.

  49. Pedro Nascimento Gusmão says:

    Sou Pedro Nascimento Gusmão,moro em Guarulhos são Paulo, há muito tempo.
    Nossa família Gusmão eh muito, muito, grande aqui e em muitas cidades espalhadas pelo estado.Somos realmente numerosos………….

    Meu avó paterno nasceu na cidade de Castro Alves na Bahia. (Saudoso Narciso Gusmão).

    Abraços a esta grande família espalhadas no mundo, porque não!

  50. Marcelo Gusmão says:

    Bom dia, meu nome e Marcelo Gusmão, sou filho de Jose Salvador Gusmão neto de Benedicto Gusmão. Sou de São Paulo Capital.

  51. Priscila Gusmão Sales says:

    Oi gente sou filha de Valdemar Gusmão Sales e Josefa Coelho Braga se alguém conheceu entre em contato comigo por favor este é o meu whatsap 27981535482. Estou a procura dos meus parentes. Obg!

    • Manoel Coelho Braga says:

      Priscila, meu pai, Manoel Coelho Braga, está a procura de sua irmã com o mesmo nome da sua mãe (Josefa Coelho Braga) estamos entrando em contato contigo.

  52. Maécia Gusmão. Sales says:

    Ola sou Maécia Gusmão Sales, filha de Sandra Gusmão Sales, sendo meus avós maternos Valdemar Gusmão Sales e Josefa Coelho Braga.
    Achei mt interessante saber q existe mt gusmões por todo o Brasil..

  53. Gusmão says:

    MEU NOME ANDERSON GUSMÃO SOU FILHO DE SILVANA GUSMÃO E NETO FERNANDO GUSMÃO SOU DE RECIFE PE

  54. Mariana Gusmão says:

    Olá, tbm sou de família Gusmão, moro em MG, e em minha cidade o pessoal aqui de casa sao os únicos com sobrenome Gusmão. meu pai se chama Marcus Gusmão, filho de Egídio Gusmão. Se criarem o grupo no whats MSM me chamem no e-mail, pois tbm quero participar. Beijos.
    [email protected]

  55. Luiz Gusmão says:

    Meu nome é Luiz Carlos Gusmão de Oliveira (Gusmão da minha Mãe), moro em Belém do Pará.
    Minha Mãe se chama Júlia Gusmão, 80 anos de idade, nascida no município de Bequemão, Maranhão. Ela saiu do município muito nova para trabalhar em casa de família, morou no Rio de Janeiro, Ceará e por último veio para Belém/PA, onde conheceu meu Pai (já falecido). Ela me conta muitas histórias de quando era nova e morava em Bequemão e fala muito da Mãe, Tios e Irmãos.
    Eu gostaria muito de encontrar a família dela e meu sonho é ir até Bequemão e tentar encontrar alguém.
    Se alguém souber de alguma notícia o meu e-mail é [email protected] e o sapp (91) 98903-6303

  56. José Mucio Gusmão Porto says:

    Sou José Mucio Gusmão Porto, nascido em Nanuque -MG, filho de Cirene Gusmão Porto, nascida em Vitória da Conquista. Moro e fui criado no Rio de Janeiro.

    Parte da história da família Gusmão, que povoa todo nosso país:

    Tertuliano da Silva Gusmão, o “Velho Terto”, como era chamado pelos familiares e amigos, era um dos 16 filhos de Plácido da Silva Gusmão, o primeiro Gusmão de Conquista. Tertuliano, nascido em 1831 e falecido em 1919, era pai de Justino da Silva Gusmão, José da Silva Gusmão (Juca), Laudicéia Gusmão, Melânia da Silva Gusmão (casada com Cândido Sales), Olívia Gusmão, dentre outros. Foi correligionário político do Coronel Gugé. Junto aos irmãos teve por herança a fazenda “Santana”, que abrangia todos os terrenos dos lugares “Felícia”, “Lagoa de Baixo”, “Santa Rita” e “Jatobá”. A fazenda “Felícia” foi comprada por seu pai, o alferes Plácido da Silva Gusmão, conforme escritura do Livro de Notas nº 2, às folhas 20 e 21, do Tabelionato do 1º Ofício desta Comarca, datada de 28 de junho de 1843.

    Tertuliano era fazendeiro e também comerciante de gado, ou boiadeiro, como chamavam esse tipo de profissional. Formada a boiada, era conduzida por terra até regiões próximas a Salvador, onde o gado era vendido. Numa dessas viagens, lá para o fim do século XIX – 1898/99, ele esteve acampado num lugar chamado Areias (atual Urandi), quando lhe apareceu um jovem que se identificou como pastor evangélico. Ele contou as perseguições e ameaças que esteve sofrendo naquela cidade pelos inimigos do Evangelho. Tendo solicitado pousada em seu rancho, Tertuliano lho concedeu de boa vontade. Terminados os negócios, chegou o dia da despedida. Em sinal de reconhecimento e gratidão aquele jovem ofereceu a Tertuliano uma Bíblia, uma raridade naquela época. Retornando a Conquista Tertuliano não perdeu tempo: leu logo o livro com sua família e foi aos poucos atraindo parentes e amigos.

    Tertuliano, então, fundou a primeira igreja protestante nesta cidade, embrião da Primeira Igreja Batista de Conquista, organizada no dia 4 de fevereiro de 1900 numa casa de adobe, por ele construída, em frente à sua residência, na fazenda “Felícia”.

    Gusmão: uma das primeiras famílias-tronco da cidade

    A segunda e tradicional família conquistense é a família Gusmão, fundada pelo paulista Plácido da Silva Gusmão, no início do século XIX. Plácido chegou no “Sertão da Ressaca” após uma longa viagem de São Paulo até Minas Gerais. Ele e seu irmão, Manoel da Silva Gusmão, eram comerciantes de animais, principalmente de cavalos. Em 1812 dirigiram-se ao norte de Minas Gerais para realizarem a compra destes animais para vendê-los em seu estado. Na segunda viagem chegaram à região de Araçuaí, onde fizeram compras e obtiveram informações de que no Estado da Bahia (Província naquela época), no lugar chamado Santo Amaro, havia bom preço para a vendagem de cavalhadas. Plácido, então, tomou a iniciativa de prosseguir viagem, mas seu irmão resolveu voltar. De comum acordo dividiram a compra dos animais já realizada; Plácido rumou para a Bahia, trazendo com ele a parte dos animais que lhe coubera.

    Veio ter no Arraial da Conquista, situado ao pé da serra do periperi, aonde havia boa pastagem para seus animais e resolveu “fazer uma parada” para dar descanso à cavalhada e seguir depois para Santo Amaro, ponto final de sua viagem. Plácido foi ao lugar chamado Choça (a oito quilômetros do arraial) para contratar o aluguel de uma pastagem para a sua cavalhada e nas idas ao lugar teve o ensejo de ver uma das filhas do dono da fazenda, que lhe causou boa impressão; o nome dela era Isidora Joaquina de Santana, filha de Lourenço da Cruz Prates. Casaram-se poucos meses depois, e tiveram 16 filhos. Da família-tronco vieram: os Gusmão Cunha (Dona Ernestina, Jeremias e Nelson) e Gusmão Sales (Gerson, entre outros).

    • Eliel Freitas says:

      Olá José Múrcio

      Você tem alguma informação dos descendentes?

      Procuro Orácio Santanta Gusmão e Marcelina Santana Gusmão que são ascendentes diretos.

    • Sheyla Gusmão says:

      Olá, meu nome é Sheyla Gusmão, moro em Nanuque, e gostaria de conhecer mais da minha família Gusmão, seu q tenho alguns parentes em vitória da conquista mas não os conheço

    • Jane Machado says:

      Boa noite, José. Estou em busca das origens da família do meu marido e a sua história me chamou a atenção. Até o momento o que sei é que a.minha sogra que se chamava Olivia Geraldo Gusmão nasceu em um distrito em Mantenha – MG e foi criada pelo seu tio João Justino Gusmão após a mãe ser assassinada juntamente com o.seu irmão Anacleto Gusmão. Como alguns nomes são semelhantes a sua árvore genealógica acredito que vocês possam ter algum vínculo. Qual a origem da sua família? Espanhola?

    • IZADORA SALES CARDOSO says:

      Sou neta de dalmir gusmão sales
      minha bisa josefa e tertuliano algo assim .
      alguém tem vê alguma semelhança nesses nomes.
      pois não conheço ninguém, meu vô foi embora minha mãe era pequena .

    • IZADORA SALES CARDOSO says:

      Essa história foi a única que relata algo que mw deu esperança de achar minha família.

  57. sandra says:

    Oiii genteee….. Eu Me Chamo Sandra Cristina Gusmão….. Meu Pai Eh D Minas E Seu Nome Eh Raimundo Matias Gusmão Derrepende Somos Parentes De Algum De Vcs….. Hã Amei Saber Que Gusmão Eh De Origem Espanhola De Família Muito Fortes…. Exemplo Meu Pai Um Homem Super Forte E Inteligente

  58. Geisiane Prates says:

    Minha avó chama-se joana angelica Prates Gusmão, sempre a ouvi contar histórias dessa família, lembro me de ouvi la falar em Jovelina Gusmão, Laudiceia Gusmão, e já a ouvi falar de Argemiro também. Bom saber algumas informações dos ancestrais. Ela dizia também que essa família era muito conhecida por ser valente.

  59. Marcos Alexandre Gusmao says:

    Boa noite : nasci aqui em SP e meu nome e MARCOS ALEXANDRE GUSMAO filho de Luiz Alexandre Gusmao e neto de Manoel Alexandre Gusmao , nao conheco mas ate onde sei tenho familia em Pernanbuco cid . de Flores onde meu pai nasceu gostaria de conhecer meu familiares

    • Eduardo Henrique Olimpio De Gusmao says:

      kkkkk Flores? Meu pai era de lá tb. Sou de Natal-RN, mas minha familia se estende de Pernambuco até Bahia. Toda vez que vou para a regiao de flores/serra talhada/triunfo encontro primos novos rsrsrsrs

  60. Fatima neves says:

    Eu sou neta de aldalgisa gusmao que casou com Jose neves

  61. Ademy Neves Gusmão says:

    Pesquisando a milha linhagem direta, descobri que os meus pentavós (5º) foram Joaquim da Silva Gusmão, casado com Antônia Maria do Espírito Santo, deles nasceram Manoel da Silva Gusmão, Plácido da Silva Gusmão e outros filhos. Plácido casou-se com Isadora Joaquina de Santana, (meus tataravós). Deles nasceram 16 filhos, dentre eles, Tertuliano da Silva Gusmão, fundador da 1ª Igreja Batista de Vitória da Conquista-BA, e, Maria do Rosário da Silva Gusmão, a qual casou-se com Antônio da Costa Neves (meus triavós). Deles, nasceram filhos que não os nomes, apenas o de Antônio Neves Gusmão, que casou-se com Felismina (meus bisavós). Deles nasceram filhos que só sei os nomes de João Neves Gusmão, que casou-se com Jovelina (meus tios avós) e Celso Neves Gusmão, que casou-se com Clemência Tupi Fonseca, (meus avós). Deles nasceram: Antônio Neves Gusmão (o mesmo nome do meu bisavô), Zequinha Neves Gusmão, Rosalina (Rosa) Neves Gusmão, um tio de apelido Macuco (todos já falecidos) e Amintas Neves Gusmão (o único tio vivo). Antônio Neves Gusmão, (meu pai) casou-se com Josefina Pinheiro dos Santos, (saiu Santos, entrou Gusmão). Deles Nasceram: Ademy Neves Gusmão, (Eu em 28/03/1951) e meus irmãos, Adeny Pinheiro Gusmão, Adenildo Pinheiro Gusmão, Gildene Pinheiro Gusmão, Sirlene Pinheiro Gusmão, Gildaiz Pinheiro Gusmão, Serliene Pinheiro Gusmão (falecida) Selmo Pinheiro Gusmão, Gildo Antônio Pinheiro Gusmão, Kátia Silene Pinheiro Gusmão (falecida) e Kleber Pinheiro Gusmão). Agora os meus descendentes: Fabiano Neves Gusmão (meu filho primogênito). Casei com Mariana Andrade Gusmão, de nós nasceram Carlos Henrique Andrade Gusmão, Thiago Augusto Andrade Gusmão e Luana Flávia Andrade Gusmão. Fabiano casou-se com Wanda Barbosa. Nasceram Kamilly Garbosa Gusmão e Marx Fabiano Barbosa Gusmão (meus netos). De Carlos Henrique, nasceu Vitor Gusmão Merlo. Aí está o relato de meus ancestrais e descendentes.

    • Junior says:

      Ademy… vc já ouviu falar em Cassiano da silva Gusmão, pai de Eudóxia da Silva Gusmão.
      pelo que estou pesquisando minha descendência tbm origina da sua. meu e-mail [email protected] , a todos que tiverem mais informações estarei a disposição.

    • lorena says:

      alguém aqui conhece Laudilino Gusmão ?

    • IZADORA SALES CARDOSO says:

      Sou izadora sales cardoso
      neta de dalmir gusmão sales da cidade de Vitória da conquista.
      venho ao espírito santo a procura de pedras preciosas. Após 4 anos com minha vó ele foi embora deixando minha mãe pequena.
      sou gusmão sales é não conheço ninguém.
      Por favor quero ter primos

  62. Fernando Peres Gusmão says:

    Sou do Sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, região de Campanha. Bom ouvir falar deste sobrenome, tenho muito orgulho. Por aqui não somos muitos. Meus cumprimentos a todos.

  63. SIR Tiago Gusmão says:

    Sou do Rio de Janeiro Copacabana e moro em Vitória Jardim da Penha/ES aposentado CEF.
    Costumo ir ao Rio ver os primos tôdos com sobre nome Gusmão e primas. Ok

  64. Sávio S. Gusmão says:

    Sou de Vitória da Conquista-BA, alguém mais é de lá? Ou do extremo sul da Bahiq e do norte de Minas Gerais?

  65. Tatiana Bitencourt Gusmão says:

    Minha mãe era de Araçuai, filha de Anita Jovelina

  66. Silvania says:

    Minha avó paterna se chamava Ermina Gusmão somos de Minas gerais.

    • sergio says:

      olá minha sogra é da familia buarque de gusmão e ela diz que gusmão são todos ligados pelo laço de família. Gostaria de saber se você tem conhecimento sobre essa família muito importante da cidade de Santos?

  67. João Gusmão says:

    Que bom, a nossa família sempre honrando a querida Vitória da Conquista, hoje muito bem representada pelo bravo guerreiro, Herzem Gusmão. Glória Deus

  68. Paulo Gusmão de Santana says:

    Sou da Familia Gusmão de Cuiabá – MT, muito bom saber que existe mais Gusmão em todo Brasil, gostaria de saber se alguém, conseguiu descendência europeia, meu email: [email protected]

  69. Alexandre Henriques Gusmão says:

    Legal sou do Rio de Janeiro, a família do meu pai é de Teófilo Otoni – MG

  70. Loiva Flores da Costa says:

    Sou. filha de Inocencia de Gusmão Costa. Meu avô chamava-se Antonio Soares de Gusmão. Sei que nasceu em Minas Gerais, filho de um Gusmão e de Dona Leopoldina. Tinha irmãos: Osório, Isaura e mais uma irmã que não sabem me dizer o nome. Minha tataravó chamava-se Brigida. Se alguém conhecer, gostaria de mais informações. obrigada

  71. Júlio César Gusmão dos santos says:

    Também sou um gusmão nato, minha avó, chamava-se Elza Gusmao de Oliveira, do Sul da Bahia, espalhados toda parentela em Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista, nome muito conhecido nestas redondezas os Gusmãos, ela irmã de Minervino Gusmao de Oliveira, foi 1º delegado se não me engano contado pela minha mãe, Miriam Gusmao de Oliveira casada com Júlio Joaquim dos Santos. Nossas origem do país da Espanha nome de família nobre da Espanha, vindos para o Brasil atracando na Bahia, temos vários parentes espalhados pelo Brasil a fora em cada estados do nosso Brasil, moro no Rio de Janeiro, sou carioca e tenho o maior orgulho de ser um Gusmão, minha avó era ligada as artes, pintava quadros, desenhava e era musicista, tocava violão, banjo e bandolim e tive o privilégio de puxá-la com os mesmos dons.

  72. Edvania Gusmao De Vasconcelos says:

    Como é bom saber um pouco da origem do meu sobrenome. Meus pais, Geruza Maria de Vasconcelos e Aurino Gusmao de Vasconcelos são do estado de Pernambuco. Meus avós são Bartolomeu Gusmao de Vasconcelos e Caetana dos Santos Vasconcelos, infelizmente falecidos. Se alguém tiver ou souber de algum desses nomes favor responder. E viva os Gusmãos rsrs

  73. João Antônio Azevedo de GUSMÃO says:

    Sou filho de José Cardoso de Gusmão, que é neto do Cap De Dragões, de mesmo nome, proprietário de grandes estâncias no RS. Foi político e guerreiro guarnecendo a fronteira sul brasileira.

  74. joel Gusmão says:

    Deveríamos fazer um grupo só com os Gusmão oq VC acha seria de mais… Se gostarao da ideia ai vai meu whatsapp (92) 993569224

  75. Joel Gusmão says:

    Meu DEUS e muito massa saber que a origem de nossos nomes e real . rsrs muito interessante saber que o nome Gusmão e nobre. Sou de manaus amazonas.

  76. Rafael Gusmão says:

    Sou de Itapetinga,Bahia. Orgulho de ser um Gusmão!!

  77. Priscila Gusmão says:

    Sou neta de Júlio Gusmão, filha se Antônio Eduardo Gusmão. Sou de Borborema, interior de São Paulo. Meu pai dizia que meu avô veio de Minas Gerais.

  78. Aqui deixo, abaixo, para vocês o relato da família Gusmão de origem brasileira.

    Preciso, para trabalho que estou fazendo, de antepassados Gusmão em Portugal, de preferência em Coimbra por volta de 1700 e 1800. Por favor enviem o que souberem.

    A família Gusmão estabelecida na Vila do Porto de Santos, hoje Cidade de Santos, teve como seus fundadores Francisco Lourenço, original do Porto, médico (cirurgião-mor do presídio) e homem de negócios, e D. Maria Alvares, original da própria Vila do Porto de Santos. Desta união nasceram doze filhos.

    Ainda criança Alexandre, como seus irmãos homens, Simão e Bartolomeu, estudou no Colégio de Belém, em Cachoeira (Bahia), cujo fundador e diretor era o protetor da família, padre Jesuíta e escritor Alexandre de Gusmão.

    Apesar de todos terem tido a mesma base educacional, Alexandre e Bartholomeu foram os que mais se sobressaíram. Com o ensino inaciaciano ele e seus irmãos saíram munidos duma base segura para os estudos superiores.

    Alexandre, por orientação do padrinho, passou para o Colégio das Artes, ainda na Bahia, onde completou em três anos seus estudos de Latim e Lógica, Metafísica e Ética, Retórica e Filosofia, distinguindo-se como “filósofo excelente”.

    Bartolomeu, dez anos mais velho, tornou-se padre e instalou-se em Lisboa – para onde Alexandre, em 1710, também iria.
    Conhecido como “o padre voador” por ter inventado e fabricado, em 1709, o primeiro balão aerostático, por ele batizado de “Passarola”, foi um grande inventor e conhecedor da física e da matemática de seu tempo.

    Mesmo já vivendo na Espanha, fugindo do Santo Ofício, manteve por muito tempo uma forte ligação com D. João V. Tal fato ampliou a possibilidade de inserção de seus demais irmãos nos mais altos cargos eclesiásticos, sociais e políticos deste governo.

    Alexandre de Gusmão é o maior exemplo de seu prestígio: não seguiu a vida religiosa e, no entanto, foi um dos principais personagens do governo joanino , hoje considerado o Avô da Diplomacia Brasileira .

    Instituto Histórico e Geográfico de Santos – http://www.ihgs.com.br/cadeiras/patronos/alexandredegusmao.html
    Itamaraty – http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_das_Rela%C3%A7%C3%B5es_Exteriores_(Brasil)#Hist.C3.B3rico