Família Lacerda

A família Lacerda possui uma grande predominância aqui no brasil, mas ao contrário do que muita gente pensa, a sua origem não é brasileira. Saiba tudo sobre a origem dos Lacerda, suas curiosidades, variantes e brasão.

Origem da Família Lacerda

O sobrenome possui origem na Espanha e o seu significado é bem engraçado, talvez pegando a muitos leitores Lacerda de surpresa.

A alcunha nasceu a partir do espanhol “La Cerda”, cuja tradução para o português não difere muito. Em nossa língua, La Cerda tem como significado “a cerda” ou “pelo grosso”.

Segundo dados históricos, originalmente, o nome surgiu através de D. Fernando La Cerda, filho mais velho do Rei Afonso X e D. Violante de Aragão. La Cerda nada mais era do que um apelido dado ao filho do rei, que quando criança, possuía pelos grossos em seu peito. Foi assim que nasceu o sobrenome que conhecemos hoje como Lacerda.

Curiosidades do sobrenome Lacerda

Apesar de ser um sobrenome de origem espanhola, infelizmente, nos dias atuais não há registros de famílias portadoras do sobrenome na Espanha.

Quem ocupa o lugar de primeiro lugar com o maior número de pessoas com o sobrenome Lacerda é o Brasil, com 192.639 habitantes. A Angola fica em segundo lugar no ranking, com 4.602 habitantes. Já o terceiro lugar fica para Portugal, com 4.396 indivíduos.

Conheça os demais países onde há registros da família Lacerda:

– Moçambique;

– Estados Unidos;

– Alemanha;

– Bolívia;

– França;

– Argentina;

– Inglaterra.

Variantes do sobrenome Lacerda

O sobrenome possui algumas variantes, que estão espalhadas por todo o mundo. Veja a seguir as variantes de Lacerda mais populares:

– Laserda;

– Lacerd;

– Lacerdo;

– Lazerda;

– Lacerati;

– Lacerta.

Brasão da Família Lacerda

O brasão família Lacerda é formado por um escudo partido, sendo o primeiro cortado de vermelho com a ilustração de um castelo de ouro, a segunda divisão com um leão vermelho e a terceira repartição em azul, semeado de flores-de-lis nas cores branca.

Acima do escudo há um capacete de um cavaleiro medieval prateado. Envolvem a cabeça e o escudo plumas nas cores vermelha e branca.

Veja o brasão da família Lacerda: https://old.picapauentalhes.com.br/placas/imagens/brasao-lacerda.jpg

30 Replies to “Família Lacerda”

  1. MINHA BISAVO ORANDINA LACERDA , TINHA UM IRMAO PAULO LACERDA E UMA IRMA Vastina Bittencourt Lacerda
    ELES NASCERAM EM SANTA CATARINA MAS OS PAIS SAO DO CEARA JOSE LACERDA E MARIA DO CARMO

  2. Eu, sou Nilton Oliveira Lacerda este sobrenome e de meu avô paterno Murilo Alexandre Lacerda, eu tenho orgulho deste nome Lacerda.

  3. oii meu nome e deborah rivero lacerda acioli minha mae e elda rivero lacerda santos e meu vo materno e dirceu lacerda santos ele veio de portugal para o brasil moro atualmente em presidente prudente sp tenho 13 anos e presiso saber minhas raises para uma pesquisa da escola se puder me ajudar ficaria grata

  4. A minha família também é dos Lacerda, moro aqui em Votuporanga/sp.
    Tenho tia e primos em São paulo/Guarulhos e Araraquara, com alguns não temos muito contato.
    Meus avós paternos chamavam LEOPOLDO MARQUES DE LACERDA E PALMYRA FRANCO DE LACERDA(eram primos de 1o. grau).
    Se algum dos lacerda conheceram meu pai ELIZEU LACERDA, favor enviar e-mail.

  5. Meus ancestrais Lacerda vieram de Portugal, por volta de 1880, uma família grande de uma matriarca viúva, com muitos filhos e filhas, compraram muitas terras no interior da Paraíba. Não sabemos nada da história da família em Portugal. Alguém sabe qual é a região que tem Lacerdas em Portugal??

    1. Eitxa que bom te encontrar. Minha tia com seus mais de 80 anos conta que nossos LACERDA veio de Paraíba. Somos do interior de alagoas. Mas moro em Maceió desde pequena.
      Estou escrevendo a história dos Lacerdas se tiveres mais detalhes agradeço.
      Meu bisavô era João Lacerda foi ele que veio de Paraíba pra o interior de Alagoas

  6. Quando nasci, tinha um tufo de cabelo no gogó. Meu nome é Paulo Lacerda, e sei que o filho do rei da Espanha, nasceu com um tufo de cabelo no peito. Será que eu poderia ter alguma descendência?

  7. EU LUCIONICOLAO LOURENÇO FILHO DE NORIVAL NICOLAOLOURENÇO NETO DE LINDOLPHONICOLAOLOURENÇO ECLARINDA MARIA IZABEL DE ONDE SAO MEUS DECENDENTE PODERIA ME RESPONDE

  8. Meu avô que é inglês se chama Marshall Lacerda, mas o pai dele, também inglês se chamava Alfred Lacerd.
    Por que essa adaptação do nome?
    Será que consigo mudar?

  9. Meu avô chamava-se Santolino Pedroso de Lacerda e era de Dom Feliciano, registrado em Encruzilhada. Não sei o nome do pai dele, mas talvez algum parente saiba.

  10. Procuro um ancestral, trisavô Joaquim Pedroso de Lacerda, pai de meu bisavô Boaventura Pedroso de Lacerda e avô de meu avô paterno, Teodoro de Azevedo Lacerda. A maioria dos descendentes eram de Encruzilhada do Sul, Santo Amaro e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.
    Agradeço qualquer informação sobre os nomes citados.
    Obrigada,
    Beatriz Verona

    1. Meu avô chamava-se Santolino Pedroso de Lacerda e era de Dom Feliciano, registrado em Encruzilhada. Não sei o nome do pai dele, mas talvez algum parente saiba.

    2. Meu avô se chama Francisco Pedroso de Lacerda, e o pai dele, meu bisavô, se chama Adolfo Pedroso de Lacerda, seguiu para meu pai Leandro Lacerda e eu, Lennon Lacerda. Meu bisavô nasceu em Encruzilhada do Sul. Eu também gostaria de saber minha origem por parte do avô. Por parte de minha avó é Portuguesa, a por parte de mãe africana e italiano.

  11. A pesquisa deixa claro, mas não diz diretamente, que a maioria, se não todos os Lacerdas de pelo menos Brasil, Angola e Moçambique, talvez até dos outros países, tem ORIGEM PORTUGUESA, pois não é à toa que os países que mais representantes tem desse nome são países lusófanos. Inclusive, é bom lembrar que na época de Fernando de Lacerda, morto em 1275, não existia o país Espanha, mas sim vários reinos independentes, com línguas distintas e que começariam a se unir somente a partir do casamento dos reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela em 1469, enquanto Portugal já era o mesmo país que conhecemos hoje desde 1139, data de sua independência e em 1297 determinação de suas fronteiras como na data atual. Além disso, tanto Fernando de Lacerda como seu pai Afonso x de Leão e Castela eram falantes de galaico-português, tendo inclusive o rei escrito as famosas Cantigas de Santa Maria neste idioma.

    1. Faz sentido esse seu comentário, afinal o idioma português como conhecemos hoje é diferente do que chamamos português arcaico que tem elementos que se assemelham ao espanhol atual. São línguas que derivam de uma raiz muito próxima. E esse fato curioso de não haver Lacerdas na Espanha ou em países colonizados pelos espanhóis me faz crer que esse é um sobrenome genuíno português e não espanhol, ao contrário do que sugerem as histórias contadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *