Família Lacerda

A família Lacerda possui uma grande predominância aqui no brasil, mas ao contrário do que muita gente pensa, a sua origem não é brasileira. Saiba tudo sobre a origem dos Lacerda, suas curiosidades, variantes e brasão.

Origem da Família Lacerda

O sobrenome possui origem na Espanha e o seu significado é bem engraçado, talvez pegando a muitos leitores Lacerda de surpresa.

A alcunha nasceu a partir do espanhol “La Cerda”, cuja tradução para o português não difere muito. Em nossa língua, La Cerda tem como significado “a cerda” ou “pelo grosso”.

Segundo dados históricos, originalmente, o nome surgiu através de D. Fernando La Cerda, filho mais velho do Rei Afonso X e D. Violante de Aragão. La Cerda nada mais era do que um apelido dado ao filho do rei, que quando criança, possuía pelos grossos em seu peito. Foi assim que nasceu o sobrenome que conhecemos hoje como Lacerda.

Curiosidades do sobrenome Lacerda

Apesar de ser um sobrenome de origem espanhola, infelizmente, nos dias atuais não há registros de famílias portadoras do sobrenome na Espanha.

Quem ocupa o lugar de primeiro lugar com o maior número de pessoas com o sobrenome Lacerda é o Brasil, com 192.639 habitantes. A Angola fica em segundo lugar no ranking, com 4.602 habitantes. Já o terceiro lugar fica para Portugal, com 4.396 indivíduos.

Conheça os demais países onde há registros da família Lacerda:

– Moçambique;

– Estados Unidos;

– Alemanha;

– Bolívia;

– França;

– Argentina;

– Inglaterra.

Variantes do sobrenome Lacerda

O sobrenome possui algumas variantes, que estão espalhadas por todo o mundo. Veja a seguir as variantes de Lacerda mais populares:

– Laserda;

– Lacerd;

– Lacerdo;

– Lazerda;

– Lacerati;

– Lacerta.

Brasão da Família Lacerda

O brasão família Lacerda é formado por um escudo partido, sendo o primeiro cortado de vermelho com a ilustração de um castelo de ouro, a segunda divisão com um leão vermelho e a terceira repartição em azul, semeado de flores-de-lis nas cores branca.

Acima do escudo há um capacete de um cavaleiro medieval prateado. Envolvem a cabeça e o escudo plumas nas cores vermelha e branca.

Veja o brasão da família Lacerda: https://old.picapauentalhes.com.br/placas/imagens/brasao-lacerda.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

5 respostas para “Família Lacerda”

  1. Procuro um ancestral, trisavô Joaquim Pedroso de Lacerda, pai de meu bisavô Boaventura Pedroso de Lacerda e avô de meu avô paterno, Teodoro de Azevedo Lacerda. A maioria dos descendentes eram de Encruzilhada do Sul, Santo Amaro e Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.
    Agradeço qualquer informação sobre os nomes citados.
    Obrigada,
    Beatriz Verona

  2. A pesquisa deixa claro, mas não diz diretamente, que a maioria, se não todos os Lacerdas de pelo menos Brasil, Angola e Moçambique, talvez até dos outros países, tem ORIGEM PORTUGUESA, pois não é à toa que os países que mais representantes tem desse nome são países lusófanos. Inclusive, é bom lembrar que na época de Fernando de Lacerda, morto em 1275, não existia o país Espanha, mas sim vários reinos independentes, com línguas distintas e que começariam a se unir somente a partir do casamento dos reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela em 1469, enquanto Portugal já era o mesmo país que conhecemos hoje desde 1139, data de sua independência e em 1297 determinação de suas fronteiras como na data atual. Além disso, tanto Fernando de Lacerda como seu pai Afonso x de Leão e Castela eram falantes de galaico-português, tendo inclusive o rei escrito as famosas Cantigas de Santa Maria neste idioma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *