Família Lana

A família Lana é pouco conhecida no Brasil. Este não chega a ser um sobrenome tão raro de se encontrar, mas não é popular. Confira abaixo as informações, curiosidades e modelo de brasão que encontramos dos Lana.

O sobrenome Lana, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lana

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como tendo sua origem na profissão do fundador inicial deste tronco familiar.

A palavra Lana vem do latim e significa lã. Tal palavra também era utilizada para designar a pessoa que trabalha como mercador de lã, como inicialmente ele era conhecido como “Fulano, o Lana”. Seus filhos passaram a ser conhecidos como “Sicrano filho do Lana” e dai para frente tal designação foi sendo passada de pai para filho.

É possível que este tenha uma origem classificada como patronímica, uma vez que Lana também é utilizada como nome próprio e derivado de uma palavra que era utilizada como nome próprio. Há relatos de que este pode ser um nome derivado de Allan.

Curiosidades

Lana é uma palavra usada não somente como sobrenome, mas sim como nome. É possível dizer que este é mais usado como nome do que sobrenome. Ele é um nome feminino na maioria dos casos, embora é possível encontrar homens portando este nome.

Variantes do sobrenome Lana

Não são encontradas variantes para Lana. Este é um sobrenome simples e pequeno. Ao longo do tempo ele foi disseminado como é até hoje, sem alterações na grafia.

Brasão da Família Lana

O brasão encontrado da família Lana é bem característico e original. O modelo conta com um escudo sem nenhum símbolo, partido em três partes em que as duas primeiras estão lado a lado na parte superior do brasão. Elas estão coloridas de prata e vermelho da esquerda para a direita. A última parte é inferior e maior que as outras duas, feita de preto, sem detalhes.

brasao-sobrenome-familia-lana

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

25 respostas para “Família Lana”

  1. Meu avô se chama Vicente Inácio de Lana, nascido em Ervália MG. Alguém conhece esse nome? Estamos levantando a nossa árvore genealógica.

  2. Bom dia! Meu avô se chamava AGOSTINHO MENDES DE LANA, e ele afirmava que sua mãe era ITALIANA. Ele morava em Ervália – MG.

  3. Boa noite pessoal.
    Procuro por descendentes do meu tataravô
    Joaquim Marques de Lanna
    Esposa
    Verônica Angélica horta
    Região de Dionísio , Marliéria e Jaguaraçu.
    Zap 989729661

  4. Boa noite

    Estou pesquisando a origem da minha tataravó Maria Inacia de Lana esposa Francisco Tavares de Faria sei que ela vivia na região de São Miguel do Anta Coimbra e Viçosa,seu filho meu bisavó José Tavares de Faria faleceu com 75 anos em 17/07/1981 descobri um arquivo de pesquisa feita pelo estado do Espirito Santo dizendo que

    ordem 19381 -sobrenome LANA -nome Pietro – 39 anos (Só )- navio Provence -data28 Out 1896 – local E. Ferro Sul ES

    ordem 19382-sobrenome LANA -nome Antonio -37 anos (Só) -navio Provence -data 2 8 Out 1896 – local E. Ferro Sul ES

    Poderia me ajudar caso tenha informação sobre os Lana de MG nessa região e data?

    Meu telefone 24 999450836 vivo watsap email fhenryk-22@hotmail.com

    facebook Fábio Henrique de Souza Oliveira Volta Redonda RJ

  5. Meu nome é Isabel Fernandes de Lana, minha família está em Santo André-SP, meu pai está hoje com 96 anos e se chama João Fernandes de Lana, é de Curvelo-MG, ele tinha uma irmã chamada Geralda Fernandes de Lana e um irmão José Fernandes de Lana, que moravam em Belo Horizonte, onde conheci três primos Geraldo, Gercino e Juraci, o patriarca se chamava Antonio Fernandes de Lana, já me disseram que o Lana era espanhol. Adoro ser da família Lana.

  6. Boa noite!
    Meu nome é Solange Cristina lana, de acaiaca/ Felipe dos Santos/ Barra Longa, estas são as cidades de minha família!
    Gostaria muito de ter contato com a família Lana!

  7. Os Lanas de Minas Gerais são de origem Francesa e vieram para o Brasil no século XVI (conforme informação do site da família Lana de Minas Gerais). Já os Lanas de Santa Catarina vieram para o Brasil por volta de 1880, veio somente uma família Lana lideradas pelo patriarca Felice Lana (com esposa e 6 filhos) oriundos da vila de Zanengo, pertencente à cidadezinha de Grumello Cremonese ed Uniti, na Província de Cremona, na região da Lombardia, norte da Itália. Eles se estabeleceram na localidade chamada Barracão na cidade de Brusque/SC (hoje Barracão pertence a cidade de Gaspar/SC).
    Pesquiso à bastante tempo sobre a família Lana (descendentes de Felice Lana). Para mais informações estou à disposição no facebook.

  8. Tenho pesquisado os Lana há mais de dois anos. Posso afirmar que tenho vários indícios que o Lana da minha família não é de origem francesa. Porque as pessoas insistem em afirmar isto. Só existe uma família Lana no Mundo?

  9. O sobrenome francês LANNES é do local de origem, derivado do nome do lugar, onde um homem viveu ou possuía terras. Nesse exemplo, o sobrenome LANNES vem de uma comuna francesa na região administrativa da Aquitânia, no departamento Lot-et-Goronne (em francês Lot-et-Garonne e sua capital é a cidade de Agen.

    LANNES vem da palavra francesa “LANNE”, que de fato fez parte do dialeto local dessa região e significa “Wasteland or Moor”, sendo seu equivalente no francês moderno “LANDE”. Este sobrenome pode ser encontrado tanto no plural quanto no singular, sendo o plural o mais comum. LANDES é um departamento da França localizado também na região da Aquitânia e sua capital é a cidade de Mont-de-Marsan.

    A palavra LANNE tem sido usada para dar nome à algumas vilas na França, devido ao fato de que elas são ou poderiam ter sido situadas numa área de *Charnecas.

    Ainda pertencentes à mesma família estão os Lanes, Lande, Landes, Delannes, Delanes e Lannes de Montebello. Os Lanna e Delanna tiveram seus sobrenomes trocados devido a alguns acontecimentos históricos que podem ser vistos dentro da segunda ala deste site. Apesar disso, todos os sobrenomes descritos aqui pertencem à uma única família em caráter universal; ou seja, todos são “primos”.

    Um dos possuidores desse sobrenome é o General Jean Lannes, Duque de Montebello, um dos responsáveis pelas grandes conquistas de Napoleão Bonaparte.

    No país Basco Francês este sobrenome é conhecido como LA LANNE e na parte flamenga da Bélgica é escrito como Delanne ou De Lanne.

    No Brasil, por ser um país rico em misturas de raças, encontra-se todos eles. Mas, mesmo sendo registrados de forma diferente, todos sabem que estão ligados pela mesma história e pelos laços de sangue.

  10. Adorei. A origem do meu sobrenome Lana, vem de meu avô materno José Lana, que residia em Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares.

    1. Olá, Edimar de Lana Melo. Minha mãe tb é LANA e estou pesquisando a família. Vc sabe o nome de seu bisavô e trisavô? Com certeza é o mesmo Lana do vale do aço. A família é numerosa na região. Obrigada

      1. Oi kenismar. Sou de Timóteo. Cidade vizinha a Ipatinga. Meu avô José Isabel de Lana. Tenho alguns parente em Ipatinga mas não os conheco bem. So sei da minha tia avó que se chama Paulina.

  11. JEAN DE LANNE, artista francês,nasceu em Bayone, França, onde foi batizado em 1675. É o avô de todos os Lanas mineiros e também dos Costa Santos da zona do Carmo. Veio para o Brasil em 1696 casando no Rio de Janeiro com MARIA DE JESUS em 07/09/1696 na Igreja de São José da Freguezia de N. Sª da Candelária do Rio de Janeiro, com Dona Maria de Jesus.
    Transferiu-se depois para Minas tendo residido em Antônio Dias de Vila Rica, Cachoeira do Campo e em São Bartolomeu.
    Seu nome nos documentos que encontrei, aparece como Jean de Lanne ora Jean Delanne. Já no registro de Batismo e casamento dos seus filhos e netos o nome vem traduzido – JOÃO DE LANA ou LANNA.
    Do seu casamento descobri as seguintes filhas:
    – CATARINA DE JESUS LANA
    – Margarida de Jesus Lana
    – Maria de Jesus Lana
    – Mariana de Jesus Lana
    – Quitéria de Jesus Lana

    Do livro Genealogias das famílias do Rio do Carmo – MG – Cônego Trindade.

    1. Boa noite
      Estou pesquisando a origem da minha tataravó Maria Inacia de Lana esposa Francisco Tavares de Faria sei que ela vivia na região de São Miguel do Anta Coimbra e Viçosa,seu filho meu bisavó José Tavares de Faria faleceu com 75 anos em 17/07/1981 descobri um arquivo de pesquisa feita pelo estado do Espirito Santo dizendo que

      ordem 19381 -sobrenome LANA -nome Pietro – 39 anos (Só )- navio Provence -data28 Out 1896 – local E. Ferro Sul ES

      ordem 19382-sobrenome LANA -nome Antonio -37 anos (Só) -navio Provence -data 2 8 Out 1896 – local E. Ferro Sul ES

      Poderia me ajudar caso tenha informação sobre os Lana de MG nessa região e data?

      Meu telefone 24 999450836 vivo watsap email fhenryk-22@hotmail.com

      facebook Fábio Henrique de Souza Oliveira Volta Redonda RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *