Família Liberal

Se você pertence à Família Liberal, vai se apaixonar mais ainda pela sua origem. Confira a seguir o contexto em que ela foi criada.

O sobrenome Liberal, diferente de tantos outros, surgiu no Brasil. Os antecessores dessa família são uma miscigenação de europeus com índios, mas o portador do sobrenome Liberal nasceu no Brasil e foi considerado um notável nacionalista.

Origem da Família Liberal

A família Liberal foi criada no Brasil. Segundo os registros da época, João Ferreira do Valle foi o fundador desse sobrenome. Os genealogistas traçaram sua árvore genealógica e perceberam que sua família veio do casal Estevam Barbosa (cacique) e Rita da Estrela. Desse modo, essa família era indígena e foi se miscigenando ao longo dos séculos.

De acordo com fatos, resumindo a árvore genealógica, Antônia Maria do Carmo Lopes Barreira, filha de Antônia e Balthazar Lopes Barreira, foi casada com Alferes Antônio Ferreira do Valle. Assim como seus pais também tiveram dez filhos, entre eles João Ferreira do Valle.

João tornou-se capitão das Milícias e foi casado duas vezes. Sua primeira união foi com Maria do Theodora do Carmo e um de seus filhos foi João Segismundo Ferreira do Valle que nasceu dois meses depois que foi proclamada a Independência no Brasil. João Segismundo, assim como seu pais seguiu a carreira militar. Ele se casou com Maria da Conceição Pereira e o pai de sua esposa também era um Coronel do Exército.

Nesse período haviam o Partido Conservador e o Partido Liberal. O sogro de João Segismundo era Conservador e João Liberal. Desse modo, fica subentendido que entre eles existia um conflito mesmo sendo parentes. Por esse motivo tumultuoso, João rompe com sua família e registra seu nome como João Segismundo Liberal e transmite o sobrenome Liberal a seus descendentes.

Curiosidades

No ano de 1845 quando Coronel Joaquim José Pereira saia de uma sessão da Câmara de Cascavel foi assassinado. Nesse contexto, a Família Liberal criada por João Segismundo ganha uma maior notoriedade, pois João é um dos suspeitos. Porém ninguém sabe quem foi o assassino até hoje.

Variantes do Sobrenome Liberal

O sobrenome Liberal teve sua origem no Brasil, desse modo todos os registros encontrados são escritos da mesma forma.

Brasão da Família Liberal

A família Liberal é recente. Sendo assim, a criação de brasões não é mais um legado deixado pelo portador. Em virtude desse fato o brasão é substituído pela herança deixada pelo fundador que é passada de pai para filho.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

6 respostas para “Família Liberal”

  1. O meu e Deliberal acho que quando foram registrar meu avo (ou quem veio antes dele com esse nome) deve ter escrito errado. Tbm não conheço ninguém com esse sobrenome alem da minha família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *