Família Lima

A família Lima tem certa popularidade no Brasil. Ela não está entre as mais populares, mas pode ser encontrada em diversos cantos do País. Se você é um Lima, vai gostar de saber mais informações sobre origem, curiosidades e como se constitui o brasão. Veja tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Lima, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lima

O sobrenome Lima surgiu em Portugual e é considerado de origem toponímica, ou seja, de origem geográfica. O nome vem do rio Lima e de outras localidades com o nome lima. Provavelmente as comunidades vindas destes lugares foram as primeiras a adotar o sobrenome

A origem da palavra Lima vem do latim limes que significa cercas destinadas a proteger a fronteira ou fortificações militares romanas. Esta era uma palavra utilizada no sentido de limite, fronteira, cerca.

Curiosidades

O Rio Lima, que deu origem ao sobrenome, tem uma certa lenda que diz que quem atravessa este rio ficaria esquecido de tudo.

No Brasil existe uma banda bem conhecida chamada família Lima.

Variantes do sobrenome Lima

Não é possível encontrar muitas variantes do sobrenome Lima. Na verdade, desde sua origem, este nome não sofreu alterações válidas. Deste modo, ou é Lima ou é derivado de outro sobrenome.

Brasão da Família Lima

O brasão mais antigo dos Lima é constituído de ouro, com quatro palas de vermelho. Mais atualmente, usa-se: Terciado em pala. A primeira de ouro, com quatro palas de vermelho (Lima); A segunda cortada em dois: o primeiro de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho e o segundo de prata, com três faixas em xadrez de vermelho e de ouro, com três tiras. A terceira cortada de Soto maior e de Silva. O timbre é composto pelo mesmo leão do escudo.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

243 respostas para “Família Lima”

  1. Olá tenho esse maravilhoso sobrenome mas infelizmente não sei nada dos meus ancestrais o nome da minha falecida avó era Benedita Rodrigues de Lima e do meu avô e Ermilindo Paes de Lima o q sei e q eram do Paraná Cascavel

  2. Olá ! Sou Viviany Lima Santos de São Julião Piauí, o meu Lima é materno mas são Cirino Lima duas famílias que se tornaram uma queria muito saber minha árvore genealógica, só sei que uns parentes vieram da Itália e Portugal para o Brasil trabalhar nas lavouras desembarcaram no CE em missão velha passaram um tempo e foram embora para o PI por conta da seca .

  3. …boa noite, por acaso alguém, conhece, conheceu ou tem parentesco com Vicente Pedro de Lima, Maria Cândida da Conceição, José Pedro de Lima, Joaquina Maria da Conceição, Amaro José do Nascimento, Cândida Maria da Conceição e Josefa Maria de Lima?… talvez sejam de São José das Lajes, Alagoas

  4. Estou procurando a origem da minha família, tenho curiosidade em saber se meu bisavô veio do sul, pois meu vô Antônio Romualdo de Lima e meu pai Geraldo Alves de Lima nasceram e se criaram aqui. Qualquer coisa chamem aí @weslleykaroll19
    (83)998066495

  5. Meu nome é Elizangela Vidal de Lima, nasci no Paraná hoje vivo em Santa Catarina, meu avô Paterno que carregava o sobrenome Lima, tenho muita curiosidade e vontade de montar nossa árvores, saber minha descendência e tudo mais.

    1. Também sou Lima. Tenho muita bondade de saber si Lima é uma família do. Pois onde eu moro não tem mais ninguém com esse sobrenome

  6. Oi gostaria de conhecer meu avô Waldemar Medeiros de Lima pai de José Henrique Ferreira de Lima. Não conheci meu avô meu pai ja falecido perdeu o contato com ele quando era vivo.

  7. Olá, estou a procura da origem da minha família aqui no Paraná. Meu avô se chamava PEDRO FARIAS DE LIMA, nasceu em Campo Alegre SC mas morou muito tempó em Tijucas do Sul PR . Sei que meu bisavô veio do RS para Canoinhas SC e depois em Campo Alegre em meados de 1890, só o chamavam de vovô Lima, não sei seu nome, no único retrato que temos dele ele está com lenço gaúcho branco, dos pica-paus da Revolução Federalista. thaizawarlima@gmail.com

  8. Olá Tamires, estou procurando a origem da minha família, meus avôs já são falecidos, mas o que se sabe que meu bisavô do RS Canoas ( regiao) para a região de Campo Alegre SC lá por 1890. Qual região é sua família?

  9. lucineide matos bezerra
    13 de julho de 2016 às 21:24 / Responder
    Boa Tarde
    Me chamo Lucineide Matos Bezerra,e estou ajudando minha mae que se chama Maria Lucia Matos de Lima,á localizar seus familiares que ela perdeu o contato há quase 35 anos.Segue o nome dos irmaos e irmas que ela procura:FRANCISCO MATOS DE LIMA NETO,JOÃO RAMIRO MATOS DE LIMA OU JOÃO MATOS DE LIMA,INACIO RAMIRO MATOS DE LIMA OU INACIO RAMIRO DE LIMA DALVANIRA MATOS DE LIMA,CONCEIÇÃO MATOS DE LIMA OU MARIA DA CONCEÇÃO MATOS DE LIMA,IVONETE MATOS DE LIMA,LUCIMARA MATOS DE LIMA.Todos eles nasceram em Pombal-Paraiba -Sitio Retiro.TODOS SAO FILHOS DE SEVERINO RAMIRO DE LIMA E DELVINA MATOS DE LIMAMinha mae atualmente mora aqui em Sao Paulo,mas os irmãs alguns foram para Brasilia e outros para Bahia.Se alguem conhecer alguns desses nomes por favor me avise é muito importante:luci-gonsales@hotmail.com
    Ou por whatsaap (12)98810-3125

  10. olá, meu sobre nome veio do meu pai, gostaria de encontrar antescedentes ou parentes distantes, ele chamava-se Luiz Humberto de lima, filho de Isabel Maria de Lima (natural de Flores-Pe), e João Augostinho de Lima, minha avó nasceu em 1906, seu nome de solteira provavelmente era Conceição, minha bisa chamava-se Vicencia Maria da Conceição, não tinha registro de pai, minha avó falava que nunca conheceu os pais, foi criada por outra familia e era talvés filha de cangaceiros lucianajplima@gmail.com

  11. olá, meu sobre nome veio do meu pai, gostaria de encontrar antescedentes ou parentes distantes, ele chamava-se Luiz Humberto de lima, filho de Isabel Maria de Lima (natural de Flores-Pe), e João Augostinho de Lima, minha avó nasceu em 1906, seu nome de solteira provavelmente era Conceição, minha bisa chamava-se Vicencia Maria da Conceição, não tinha registro de pai, minha avó falava que nunca conheceu os pais, foi criada por outra familia e era talvés filha de cangaceiros.

    1. Meu nome é David de Lima, Minha familia também veio do pernambuco, aproximadamente serra talhada. mesma historia de que temos parentescos de cangaceiros.

      Nome do meu vô era Joaquim tavares de Lima.

  12. Meu nome é Taís de Oliveira Viana, sou neta de Julia Lima do Nascimento, minha vó viveu no Pernambuco, no Ceará e no Maranhão, nasceu em Recife e foi registrada em Fortaleza, filha de José Lima do Nascimento e Maria Joana da Conceição, tendo por avós paternos João Lima do NAscimento e Maria Augusta do Nascimento; tendo por avós maternos Raimundo Alves da Conceição e Joaquina da Conceição! Meu email é taisviana1@gmail.com!Ela faleceu sonhando em encontrar seus irmaos e irmãs! Agradeco a ajuda e peço que se vocês encontrarem me contactem! Estarei em Fortaleza dia 17, indo aos cartorios em busca de familiares! Para nós será um sonho realizado! Aguardo contato!

  13. Procuro por familiares de minha Avó materna .

    Data de nascimento da vó, Rosa Pereira de Lima
    25/08/1926 país dela , meus bisavós,
    Tributo pereira de lima
    Ana Maria da Conceição
    A vó Rosa nasceu em Princesa Isabel Paraíba não tem número de registo.

  14. Boa tarde!! Me chamo Revolucia lima Guarani Gostaria de saber se alguém conhece a família Gomes Lima. O nome de minha mãe era Lindaura lima gomes, filha de Joaquim e joaquina de Juazeiro da Bahia.

  15. Meu avô se chamava Sebastião Moreira Lima, era conhecido como Sabá. Mudou-se para Roraima muitos anos atrás. Seu sobrenome Lima é da sua mãe Almerinda Lima (não sei o nome completo dela.). Eles eram de Crato-Ceará. Acho q eles já não estão mais vivos, mas gostaria de saber se tem algum parente por ai q esteja vivo. Ah e minha bisavó, Almerinda, era casada com Júlio Moreira Franco.

  16. bisneto de Lauvelino Pereira Lima – Neto de Luis Pereira lima – Filho de Helio Pereira Lima – sei que meu bisavô era Pernambucano …imigrou na cidade de itabuna Bahia la nasceu meu avo Luis Pereira Lima … uma Irma chamada Bahia Pereira Lima … e outros Filonina Pereira Lima …e outros filhos …. meu avo Luis pereira lima imigrou em São Paulo
    00214917632613918 WhatsApp

  17. MEU PAI É DO INTERIOR DE TIANGUA -CE. ( LUGAR CHAMADO ANTIGAMENTE DE RIACHAO, ) ELE TEM HOJE 90 ANOS, DA FAMILIA LIMA E MARQUES, MEU PAI SE CHAMA, INACIO LIMA DE SOUSA E MEU NOME E INACIO LIMA FILHO, GOSTARIA DE ENCONTRAR ALGUNS PARENTE DO CEARA OU DE OUTROS LUGARES ZAP 86 9 9931-8199

    1. Bom dia Inácio, meu avô se chamava Gonçalo Bezerra de Souza e minha Avô se chama Francisca Lima de Souza. Eles nasceram no Ceará e casaram-se lá, foram para o Pará na década de 70.

  18. Olá, gostaria de saber mais sobre minha familia , Meu pai Isaac Ferreira de Lima, meu avô Joaquim Alexandre de Lima e minha vó Herminia Rosa Bomfim.
    Eles eram se nao mim engano de Santa Maria no estado da Bahia. Ba. meus avós , meu pai e meus tios vieram para o estado de Goias quando meu pai era ainda crianca.Nao sei nada da familia do meu pai . So sei que ficaram la na Bahia.

  19. Sou filho de Benedita Rodrigues Lima, da cidade de Pão de Açúcar em Alagoas. Sou neto de Acidália Rodrigues Lima também de Alagoas.
    Minha vó se mudou com os filhos: Antônio, Cícero, Maria, Benedita e Pedro para cidade de Itanhaém-SP.
    Gostaria de conhecer a origem de minha família.

    1. Alguém sabe se essa historia é verdadeira?

      Existe uma lenda que diz que quem atravessasse este rio Límia ficaria esquecido de tudo. Provavelmente, a primeira pessoa a utilizar tal sobrenome deveria ter sua morada próxima a este rio. Essa Família descende dos Reis godos e dos suevos com apelido tomado do rio Lima, em cuja ribeira viveram. Procedem de João Fernandes, o bom da terra de Lima, em Galiza , noroeste da Espanha. Esteve na batalha de Vavas de Talosa e D. Pedro II de Aragão, lhe deu armas D. Fernando Aues de Lima, mudou-se para Portugal no tempo de D. João I, sendo dessa família Lima os Viscondes de Vila-nova de Cerveira. Em poucos anos, possuíram o território depois chamado Portugal, pois a invasão Arábe o destruiu quando habitava além do Alba e invadira a península ibérica no ano 405. Houve grandes lutas, em ocuparam os suevos a região entre Lisboa e o Minho, tendo Braga por capital. Leovigildo Rei dos godos sentou-se no trono suevo em 585, uma das principais famílias de Portugal que teve em Dom João Fernandes de Lima o iniciante da Geração. Senhor de terras de Limia, daí a origem do nome, juiz da corte, conselheiro do Reino, comendador da ordem de Santa Maria. Seus descendentes ocuparam lugar de importância na corte portuguesa. O brasão de armas foi concedido à família em 1485.Os Limas remontam a D. Fernão Aires Barticele, cunhado do Rei D. Afonso Henriques. Nas lutas de Aragão e Castela, que formaram os países ibéricos, D. João Fernandes de Lima, o primeiro do nome, tomou Límia, na Galizia, onde lutaram contra os reis godos de Aragão.
      No Brasil, partiram para o sul, passando pelo Paraná guerreando índios e colonizando sertões até Rio Grande do Sul. Participaram na Guerra do Paraguai,de outros movimentos nativistas, eram nobres em Portugal e foram aguerridos no sul do Brasil. Esses Limas do sul, dedicaram-se primeiramente à política regional, depois às artes, principalmente à música e ao trabalho agrícola. Os Lima do norte e nordeste dedicaram-se à formação de fazendas, à criação de gado e ao comércio, além dos que atuam como médicos, advogados, professores e outras ocupações profissionais liberais; alguns são políticos, juízes e cartorários, profissões de destaques dessa família tanto no litoral quanto no sertão nordestino. No caso de Pernambuco há família Lima em todo o estado, principalmente em Recife, Petrolina, Terra Nova, Salgueiro, Ouricuri, Bodocó e Parnamirim.

    2. Hola!!! Mi nombre es Anabella Lima, soy de Rosario, Argentina. Mi padre se llamaba Héctor Lima y mi abuelo paterno Antonio Lima. No conozco mi familia paterna y por lo tanto no sé de dónde provenía mi bisabuelo. Me gustaría saber cómo puedo hacer para averiguar algo de mis ancestros. Gracias

  20. Boa tarde.
    Estou a procura dos familiares de Clarice Alves lima e José Souza lima.
    Pós os mesmos são meus bisavós materno.
    Meu facebook e Kelvys Mendes.

  21. Meus bisavós : ANTÔNIO DE FARIAS LIMA e MARIA GONÇALVES DE LIMA….tinham 3 ou 4 filhos, não sabemos, pois meu avô, JOSÉ DE FARIAS LIMA, só falava na irmã “ROSINHA” , que suponho ser , na época, ROSA DE FARIAS LIMA.
    Meu bisavô era fazendeiro em CAMPINA GRANDE, PARAÍBA.
    Busco encontrar os familiares .Se alguem conhece , por favor, entre em contato

  22. Procuro irmãos e/ou sobrinhos de JOÃO FERREIRA LIMA já falecido. Resida na cidade de Paranavaí – Paraná, nascido em Minas Gerais. Um dos irmãos, EMANUEL FERREIRA LIMA, residia na região de Cianorte – Paraná (Sta Isabel do Ivaí). Pais: BELCHIOR FERREIRA LIMA e JOANA.

  23. Olá,gostaria de saber mais sobre a familia do meu pai. Meu pai se chama Derci Cardoso de Lima, filho de Altamiro Antonio de Lima e Romana Cardoso de Lima. Os pais do meu avô se chamavam: Félix Antonio de Lima e Maria Inês de Melo. Félix era filho de Sérvulo (Sérvolo ou Servillo) Antonio de Lima. Dizem que Sérvulo era imigrante,chegou ao Brasil por navio e se instalou em MG nas redondezas de Tiros-Mg ou Patos de Minas-Mg. Quem tiver alguma informação que possa me ajudar sobre parentescos ficarei imensamente agradecida… queria descobrir se Servulo era mesmo imigrante e saber a vdd.

    1. meu nome é joão batista de lima, meu pai nasceu em pernambuco, palmares, em 1918, desapareceu em 1948, sua mãe chamava-se maria dionisia. nasci em 1947, irei a pernambuco, fazer um rastreamento.

    2. Minha avó Isabel Augusta de Lima que nasceu em Tiros/MG era descendente do senhor Sérvolo! Minha avó se mudou para o interior de Goiás e depois para Brasília-DF na década de 60. É verdade sim!

  24. sou jose nivaldo de lima,filho de luiz pereira de lima cupira pernambuco,meu avô sebastião pereira de lima,senhor de engenho em capim de cheiro,lagoa dos gatos pernambuco,casado com senhorinha maria da conceição e tiveram doze filhos,lembro apenas do tio pedro que faleceu em são paulo tio cosmo em cupira e tião em são caetano PE perto de caruaru PE tendo em vista que meu avô faleceu dinamitando uma pedra que atrapalhava o curso da água para moer a cana de açúcar e veio de portugal não sei qual cidade ou região e que necessito muito da sua certidão de nascimento alguém pode me ajudar por favor fones 3738 2230 ou 79106734 gracias

  25. meu nome e marco antonio pereira dias sou neto de maria luiza de lima meu bisavo era antonio de lima casado com ana de lima meu tio avo era antonio de lima filho tia avo de nome vicentkna del lima. e outra tia avo maria tdos da cidade de amparo no estado de sao paulo

  26. ola sou da familia lima tambem, meunome; marcos lima de andrade,lima e da minha mae e andrade do meu pai, meu avo por parte de mae e Raul ferreira lima e alcemina de castro lima, algum parente conhece esses nomes?

    1. ola meu nome e Zoraia sou bisneta de Raul Ferreira Lima e Alcemina de Castro Lima. Minha avo era filha deles ela se chamava Noemia. Não sei se somos parentes kkkkkk mas sei que a família e muito grande, abços

  27. Olá a todos, sou descendente da família COSTA LiMA da cidade de TIMBAÚBA-PE. Bisavô: Benvenuto da Costa Lima, Avô: Josué da Costa Lima (nascido em 1905), Pai : Josenildo dá Costa Lima ( nascido em 1952. Família COSTA LIMA presente na zona da mata de Pernambuco). Recentemente ao falar com meu irmão que mora em Portugal, descobriu que um fundador de uma vinícola VENÂNCIO DA COSTA LIMA( nascido em 1892) é nosso parente. Esses informações podem servir também como fonte de pesquisa a todos.

    1. Olá, meu nome é Alberico da Costa Lima e queria saber mais da família costa lima, segundo informações que tenho este Costa Lima tem origem na Bahia, moro em Minas Gerais, meu bisavô : Ludgerio da Costa Lima, Avô: Benil da Costa Lima, Pai: Eudoro da Costa Lima (nascido em 1915)

    2. Olá Júlio Cesar. Gostei muito desta informação. Sou Marinalva Pereira de Lima, meu Pai Urbano Alves de Lima e meu bisavô era Aprígio de Lima Alves, somo da Bahia, região de Mairi, Morro do Chapéu e região de Irecê. Gostaria muito de saber se tenho algum parente em Portugal. Vou investigar a história dos proprietários desta vinícola. Obrigada!

    3. Júlio, acredito que sou sua parente. Meu tetravô chamava-se João da Costa Lima, casado com Feliciana. Ele nasceu por volta de 1845 em Itambé, Pernambuco. Um de seus filhos chamava-se Benvenuto da Costa Lima nascido por volta de 1877. Eu descendo do irmão de Benvenuto, Felipe da Costa Lima. Gostaria de mais informações sobre este meu tetravô João da Costa Lima (pai de Benvenuto e Felipe). Vamos trocar figurinhas? E também fiquei bem curiosa sobre esse parente Venâncio. Meu e-mail: victoria.lima92@hotmail.com

      1. ola ! sou João paulo da costa lima …filho…neto e bisneto de costa lima de onde deu origem ao nome da nossa rua em porto alegre rio grande do sul…sabe de mais alguma informação que possa compartilhar pretendo garimpar para dupla cidadania…obrigado.

    4. ola ! sou João paulo da costa lima …filho…neto e bisneto de costa lima de onde deu origem ao nome da nossa rua em porto alegre rio grande do sul…sabe de mais alguma informação que possa compartilhar pretendo garimpar para dupla cidadania…obrigado.

    1. Bom, em algumas aulas de história meu professores me explicaravam que quando acompanho do “de” “dos”… era porque era um sobrenome atribuído a escravos (passado) e o “de” era para classificar de quem era posse desse. No caso, na arvore genealógica alguém pode ter sido escravo “de” uma família Lima, exemplo “Antonio (de) Lima” pq ele era da casa “LIMA”

  28. Oi sou dá família lima Maceió nas Alagoas, cidade de Fernão velho, procuro por algum parente vivo,sou filha de Áurea de Lima, já falecida,sei que tinha um primo por nome Fernando, não sei se a mãe dele era Edith ou alta , irmãs dá minha mãe,minha vó,se chamava Maria Honorata Oliveira, avó Antônio lima,por favor aguardo notícias

  29. oi meu pai e de pernambuco da cidade de águas belas, quero saber dos meus avos e tios, o nome do meu pai Manoel alves de lima, meu avô Venancio alves de lima e minha avó Cecilia Maria das Graças e só o que sei, poderia me ajudar a encontrar meus familiares desde já agradeço

  30. que legal meu nome tem teixeira e lima interessante as vezes fico viajando pensando nos ancestrais da minha familia em pensar que de alguma forma todos aqui temos alguma ligacao

  31. ola boa noite estou em busca dos parentes do meu avo. Ele nao ve eles a mas de 71anos eles moram em pricesa isabel-PB mas ate hoje nao conseguimos encontralos. por favor me ajude? o nome dos pais do meu avo sao Cicero Henrique de lima e Antonia Barbosa de lima o meu avo de chama Miguel henrique de lima. Qualquer coisa pode me contactar pelo meu email nubia-buba@hotmail.com obrigada

  32. Olha minha família por parte de mãe era Ferreira de Lima. Meeus avos chamava Antônio Ferreira de lima tinha os filhos Francisco .Adriana . expedito e tervina.Gercina nascoda Crato .Ceará
    Procuro por parentes.Me chamo Maria Aparecida.

    1. Olá, conheço a família ferreira de lima, o pai da minha filha tem esse sobrenome, atualmente ele mora em goiânia, mas a família moro no ceará e rio grande do norte. O pai dele se chama erasmo e a mãe julia,

  33. Oii,procuro por parentes de José Zeferino de Lima ele é meu bisavô,morava em Mg e veio para o interior de SP,casou com Brasilina Maria de Carvalho com quem teve 7 filhos,entre eles minha avó Florizia,quem souber dessa família entre em contato pelo facebook ThaeDe Carvalho sou de Catanduva sp!

  34. Boa tarde, Moro no Rio de Janeiro, Meu Pai Mario Moreno de Lima, Nascido no Recife, meu Avô Paterno Antonio Alvarez de lima, gostaria muito de conhecer algum parente ou pessoas proximas!!!!!

  35. Oi gente! Mais uma Lima. Herdei esse sobre nome de meu bisavô: Manoel de Souza Lima que faleceu a um pouco mais de 15 anos, no caso ele era avô paterno de minha mãe. Não sei muito sobre ele, mas sr alguem reconhecer este nome parem falar comigo. Beijos a todos adorei a “page”.

    1. Bom dia, o nome de meu avô parteno era Manoel de Souza Lima, procuro parentes dele a anos, ele nasceu em Campina Grande -PB, morou alguns anos em Olinda e veio para a Bahia.

  36. Olá, meu sobrenome é TIAGO DE LIMA e toda a minha família materna se chama da mesma forma. O Tiago nunca se separa do Lima.
    O avô de meu avô materno era português se chamava Macário Tiago de Lima e, foi amigado com uma índia conhecida como Maria da Caçela. Não sei muito mais que
    Isso! Alguém saberia a origem dos TIAGO DE LIMA?

  37. Estou procurando parentes do meu falecido marido, fiquei sabendo esta semana que ele tem mais 02 irmãos do primeiro casamento do pai dele, os meus filhos querem conhecê-los.
    O nome do meu sogro Francisco Lourenço Lima e morava no Ceará, deixando 02 filhos Francisco Lourenço Lima Filho que disseram que talvez esteja morando na França e o nome da irmã é Francineide ou Francilene que ainda mora no Ceará. Sr. Francisco Veio para a Bahia com sua segunda esposa Virginia Laura Sampaio Maia e tiveram 02 filhos Francisco Lourenço Lima Júnior (In Memoriam) e Maria Rita também In Memoriam.

  38. irei procelos a todos por roubarem meu nome. a justiça há de ser feita… onde ja se viu… absurdo… estão avisados seus descarados

    1. Sou Luiz Alves de Lima. Estou no Espirito Santo. Segundo meu pai (falecido) meus avos vieram pra cá de barco por volta de 1900 a 19010. Tenho muita vontade de retornar ao meus antepassados, in memoriam é claro. Pro enquanto não kkk.

  39. Oi eu tenho meu sobrenome lima eu erdei de toda a minha familia de parte de pai eu queria saber se todo mundo que tem o mesmo sobrenome é familia ?

    1. eu me chamo maria elane de abreu lima, respondendo sua pergunta eu creio que todos somos parentes de muito longe ou de perto, bom o que eu acredito é que ninguém escolhe seu próprio sobrenome mas sim herdamos o sobrenome dos pais e antepassados e agora possui uma grande família lima aqui no Brasil

  40. Sou Analú da Cruz Lima, estou procurando parentes dos meus avós paternos Manoel de Souza Lima (João Pessoa – PB) e Josefa Soares Lima (Campina Grande – PB), pelo que sabemos eles perderam o contato com os parentes quando vinheram embora para a Bahia. Deixarei meu e-mail para que quem tiver informações entre em contato analu.fsa@hotmail.com

  41. Olá. A minha avó materna era de Cabedelo, na Paraíba. A minha bisavó era Maria Teixeira Lima. Eu tinha um tio, que se chamava António Teixeira Lima. Era sono da Farmácia Central no Ponto de Cem Réis em João Pessoa. Tenho alguns parentes donos da Farmácia Teixeira em João Pessoa. Gostaria de conhecer os meus parentes. Depois, a minha avó Eudóxia Teixeira Lima casou _se com João da Costa e Silva. O meu avô era pescador em Cabedelo.

  42. Sou Pedro Luiz Lima, filho de Lourival da Rosa E. Lima, neto de João Feliciano Franco Lima, que tinha um irmão chamado Antonio Lima. somos do RS, mais precisamente das cidades de Sta. Cruz do Sul, Venâncio Aires, e de Rio Pardo de onde vieram os mais antigos.
    contato lima@regulariza.cim.br

  43. Bom dia…..meu nome Junior marcos pereira…. Acabei de saber que o sobre nome do meu bisavô e Lima então não sou Pereira e sim Lima….o meu avô Geraldo Pereira……veio de Minas…..e nós não sabemos de nem um parente do meu avô….o nome do meu bisavô Antônio cacheita de Lima…..da bisa Maria Adelina Pereira……. Sou do Paraná e gostaria muito de saber mais da minha família…..43 96131007…..se alguém souber nos ajude…..

  44. Sou mirian de lima luz da silva, minha mãe se chama :marluce Inácio de lima e tenho alguns tios que minha mãe perdeu contato quando veio para o rio de janeiro, ela é do estado de Pernambuco , só sei que 1 irmão se chamava :marcos e a outra irmã se chama: marlene .Quem souber de alguma coisa por favor me ajudem. …obrigada !!!

  45. olá, sou o joecio LIMA carvalho, paraense, o Lima veio de minha mãe que tem origens maranhenses, cearense e não sei mais de onde. fico feliz em ‘conhecê-los’.

  46. Sou Maria de Fátima da Silva Peixoto de Lima, uma das minhas irmãs também casou com um “Lima” também tenho várias amigas que se tornaram”Lima” pelo casamento, porém os maridos nem se conhecem. Boa idéia de uma reunião entre os LIMA! Abraços a todos

  47. Boa Tarde
    Me chamo Lucineide Matos Bezerra,e estou ajudando minha mae que se chama Maria Lucia Matos de Lima,á localizar seus familiares que ela perdeu o contato há quase 35 anos.Segue o nome dos irmaos e irmas que ela procura:FRANCISCO MATOS DE LIMA NETO,JOÃO MATOS DE LIMA,INACIO MATOS DE LIMA,DALVANIRA MATOS DE LIMA,CONCEIÇÃO MATOS DE LIMA OU MARIA DA CONCEÇÃO MATOS DE LIMA,IVONETE MATOS DE LIMA,LUCIMARA MATOS DE LIMA.Todos eles nasceram em Pombal-Paraiba -Sitio Retiro.Minha mae atualmente mora aqui em Sao Paulo,mas os irmãs alguns foram para Brasilia e outros para Bahia.Se alguem conhecer alguns desses nomes por favor me avise é muito importante:luci-gonsales@hotmail.com

  48. Quero saber mais sobre a familia Lima no nordeste, mais precisamente no Rio Grande do Norte, meu Avô Antonio Lima era de lá, se alguem é da região por favor entre em contato jblima77@gmail.com, ou mande um whats ==> 95 98118-1182, obg!!

    1. Oi Jon
      Tudo bem?
      Seu avô por acaso tinha algum irmão chamado Severino Ramiro de Lima??Tem como você verificar???
      Fico no aguardo
      Até mais

  49. Pelo que li da origem do sobrenome LIMA, existe um engano! O rio se chama LIMIA e não LIMA. E quem deu usou e deu força ao ao sobrenome foi DOM JOÃO FERNANDES DE LIMA, que foi conselheiro das armas de Portugal nos idos de 1.450.

    1. Minha avó era Idalina Augusta Fernandes de Lima e teve um irmão que foi para o Rio Grande do Sul. Era oficial de Marinha e provavelmente participou da Guerra do Paraguai. Quanto à origem de Lima ( Limia ) seria Braga.

  50. Meu nome é Ricardo Oliveira de Lima, sou filho de Márcio Alberto de Lima e neto de Gercino de Lima, todos de Uberlândia-MG. Saudações a todos os Limas.

      1. Bom dia!

        Meu avô se chamava Jorge Ferreira Lima era de Nanuque trabalhava com linhas de trem…e mudou para Minas Gerais por causa das linhas de ferro…

    1. Boa noite Ricardo!

      Eu não sou Lima, mas minha Avó Paterna era – Messias Longo Lima (sobrenome de solteira) … parece que era de Minas tb. não sabem ao certo… vc já ouviu falar … seria parente de algum de vcs…
      Gostaria de fazer minha árvore genealógica .. queria chegar nas minhas origens indígenas…
      Pois dizem que a minha bisavó ou taravó era uma índia que foi laçada pelo meu bisavô(taravô) que chegou de Portugal ( não que eu me orgulhe disso , desse história de laçar….. muito pelo contrário) mas gostaria muito de saber de qual etnia.. se alguém sabe… os nomes são Albertina e Silvestre…

      Se puder me ajudar Obrigada!!! 🙂

  51. Olá, Sou Marineide Vargas de Lima, filha de Lucidio Vargas de Lima e Zenaide Franchini, residentes em Santa Helena -PR. Meus avós paternos são Horácio Vargas de Lima e Luci Barcé, naturais de Santa Rosa- RG. Meus bisavós são Lucidio Vargas e Josefina de Lima, naturais de Rio de Janeiro. Meus pai só conheceu dois tios, Adão e Guermina de Lima. Gostaria muito de saber mais sobre esta ramificação. Abraços

      1. Andressa eu vim do parana para Hortolandia sp com um ano de idade meu pai e minha mãe (falecidos)não comentava sobre seus familiares tudo que sei e que eles fugirão juntos o porque eu não sei ja que na epoca deles era comum.Seu pai e natural de onde.

    1. Boa noite Cicero Ferreira de Lima.Por acaso o seu pai era do Estado do Ceará? Meu tio chamava Francisco Ferreira de Lima . Não o conheci.minha Mãe chamava Gercina Ferreira de Lima.tinha outros irmãos. Adrina.Tervina e Expedito.se quiser comunicar melhor meu email.cidinhalimas@hotmail.com

  52. Meu nome :cicero ferreira de lima natural de Jesuítas parana,Pai Francisco ferreira de lima,Mae cleuza queiroz de lima ambos falecido e ambos de pernamboco procuro tios e tias desconhecido primos etc.vinhemos do parana para ribeirão preto hoje moro em Hortolândia sp procuro também pelos ferreiras de lima, e pelos Queiroz meu pai e minha mae forão cafeeiros no parana trabalharaõ sempre em lavouras…

    1. …And from what I hear, German police are very polite, everyone just has the Gestapo stereotype stuck in their headY”.eah, consider the following thought experiment: You are arrested. Would you prefer to be arrested by a.) A german cop, b.) a chinese cop, or c.) a mexican cop?I think most people would choose option a.

    2. Boa noite Cicero minha familia veio de Pernambuco tb e possuem o Ferreira de Lima sobrenome de meus avos maternos
      Eu me chamo Patricia e não possuo o Ferreira pois minha mãe retirou qd se casou com meu pai e fiquei so com o Lima

  53. EU SOU AMARILDO LIMA DA SILVA ,PAIS JA FALECIDOS ,SINVAL MARQUES DA SILVA E BENVINDA LIMA DA SILVA ,SOU NATURAL DE PETROPOLIS MAIS FUI CRIADO EM MINAS ,NA CIDADE DE ALEM PARAIBA ,ATUALMENTE RESIDO NO ESTADO DO PARA ,SE TIVER ALGUMA CONSCIDENCIA POR AI ESTOU DEIXANDO MEU ENDERECOS ,ZAP 94]992321484 EMAIL,amarildosmsst@gmail.com

  54. Oi parentes de sobrenome Lima, amei saber a origem do meu sobrenome, tenho maior orgulho de fazer parte desta herança de sobrenome, já que vem de minha mãe ” Maria Lima dos Santos” e ela faleceu há um tempo, nasceu na cidade de Ruy Barbosa na Bahia, região da chapada Diamantina, onde por sinal vivem uma boa parte de meus familiares. Gostaria de deixar aqui minha satisfação em ter essa herança da família Lima de Portugal, Bjos a todos!

  55. Olá, me chamo socorro de A.Lima

    Moro no Pará ilha do marajó herdei o sobrenome lima da minha avó materna
    gostaria muito de conhecer minhas origens.

  56. Minha Bisavó se chamava Adelaide Thomaz de Lima e meu Bisavô Francisco José Thomaz eles vieram do espírito santo gostaria de saber se ainda mora alguém por la.

    1. Olá, tudo bem? Me chamo Laerte Thomaz de Lima, meu avô se chamava José Thomaz de Lima, fiquei interessado em saber a história da sua família.
      Sou de SP, meu avô era do interior de SP e trabalhou na usina de cana de Tamoios, em São Carlos se não me engano. Hoje moro no Rio. Meu email é llthomaz@yahoo.com.br

  57. Minha Bisavó se chamava Thomaz de Lima e meu Bisavô Francisco José Thomaz eles vieram do espírito santo gostaria de saber se ainda mora alguém por la.

  58. Boa tarde, meu nome é Cicero José Gonçalves de Lima, meu pai Manoel Almino de Lima (in memoriam), meu avô João Erminio de Lima (in memoriam), paraibano, minha mão Lindalva Gonçalves de Lima, resido em Juazeiro do Norte-Ce, gostei da definição do sobrenome Lima

  59. Boa noite…
    Estou procurando os tios do meu pai q s chama Francisco lima e Milton lima… A mãe do meu pai chama Maria Benedita de lima Pereira (in memorian) casada com Valdivino Pereira (in mememorian). Os nomes dos filhos Maria Benedita de lima Pereira Hananias Pereira (Nico), sirlei Pereira, Madalena Pereira, Ivone tonon, narge, Helio…
    Aguardo resposta

  60. Eu sou Marinalva Lima. Meu sob renome vem do meu pai que é Urbano Alves de Lima da Bahia. Gostaria de saber mais a respeito do sobrenome.

  61. Oiii…meu nome e Heloisa lima, o nome da minha mãe e:maria quadros de lima… os avós maternos sao: Luiza quadros de lima e João Batista de lima…

    1. Meu nome é: Carlos Alberto Alves de Lima, minha mãe é Marinalva Alves de Lima e meu pai é José Roberto Rodrigues de Lima eles moram em Alagoas e eu em Florianópolis

  62. Resido em Santana de Cataguases MG, cidade vizinha de Cataguases, Mirai, Muriaé, Laranjal e a mais ou menos 2 hrs de Juiz De fora.

  63. Boa tarde a todos, me chamo Raul Antonio Muniz Lima, sou filho de Raul Zelada Lima. Sou natural de Santa Maria/RS, moro hj em Porto Alegre. Meus avós paternos se chamavam Sadi Prado Lima e Isabel Zelada Lima. Se alguém tem alguma relação com estes nomes gostaria de poder trocar informações e aprofundar mais estas buscas. Grande abraço a todos.

  64. Sou de João Pessoa, Pb

    Herdei o Fernandes da minha mãe que é Fernandes da Silva e o Lima do meu pai que é Inácio de Lima

    1. Oi
      Tudo bem
      Deixa eu te perguntar,minha mae esta a procura dos familiares dele,deixa eu te perguntar.O nome do seu pai é Inacio Lima ou Inacio Matos de Lima.Porque minha mae que se chama Maria Lucia Matos de Lima,também nasceu na Paraiba,sitio Retiro.
      Aguardo o seu retorno
      Obrigada.

    1. Caro José Pinto de Lima,

      Será que você ou o seu pai teriam alguma pista sobre o seguinte:

      Eu procuro pelos ancestrais de minha trisavó, MARIA JOSÉ DE LIMA (OU PINTO DE LIMA).

      Ela passou a se chamar Maria José de Aguiar, depois de casada com o Engenheiro Ferroviário Pedro Severiano de Aguiar.

      A Maria José era filha de JOAQUIM PINTO DE LIMA e VIRGINIA MARIA DE LIMA.

      Um dos filhos da Maria José nasceu na Fazenda Canadá, em Cataguarino.

      O Dr. Pedro deveria estar em Cataguases por causa da construção da ferrovia Juiz de Fora-Ponte Nova. O meu bisavô nasceu em Carandaí, também na região!

      Um dos irmãos do Dr. Pedro de Aguiar, Alberto Belmonte de Aguiar, se casou com Rosalina Souza Lima. Filha de Carlota Raquel de Souza Barroso, depois de Souza Lima, falecida em 1894, Cataguarino, MG, e do o tenente João José de Souza Lima (irmão de Ana Joaquina de São José), doador do patrimônio e construtor da primeira capela do Empoçado, f. 1874, no Empoçado, Cataguases, MG, onde foi fazendeiro, juiz de paz e delegado de polícia, foram donos de fazendas, no Empoçado, que tinham os mesmos nomes das fazendas do pai dela, onde já teriam adquirido terras em 1850, provavelmente originários da região de Cipotânea, filho de Domingos José de Souza Lima, nascido em Espera, e Eusébia Joaquina de Jesus, de São José ou de Souza Lima, nascida em Itaverava, neta paterna de Domingos de Souza Lima e Antônia de Rosa de Andrade, naturais de Espera, neta materna do Furriel José de Souza Lima e Anna Rosa do Espírito Santo.

      Então, se você tiver alguma pista de MARIA JOSÉ DE LIMA (OU PINTO DE LIMA), por favor, eu ficari muito grato em recebê-las.

      Atenciosamente.

      Sandro de Aguiar Costa

      1. Apenas uma correção:

        O tenente João José de Souza Lima foi filho de Domingos José de Souza Lima, nascido em Espera, e Eusébia Joaquina de Jesus, de São José ou de Souza Lima, nascida em Itaverava, NETO PATERNO de Domingos de Souza Lima e Antônia de Rosa de Andrade, naturais de Espera, NETO MATERNO do Furriel José de Souza Lima e Anna Rosa do Espírito Santo.

  65. Sou filha de Manuel Dias De Lima que nasceu em Itabuna-BA. Seus pais meus avós se chamam Marcolino Evangelista De Lima e Catarina Dias De Souza moravam em Prado-BA gostaria de me comunicar com filhos e netos deles.

      1. “M” de MARIELIA a primogênita do meu pai. Por favor só entrar em contato quem for filhos, netos e bisnetos meu Imail marieliadesouza@hotmail.com
        Sou grata por qualquer informação.
        Manoel Dias De Lima saiu de Prado-BAH para trabalhar na fazenda Estrela do Guaporé em Comodoro-MT na época ele voltou a Bahia para buscar a vó Catarina para passar um tempo conosco lá na fazenda tínhamos um contato q a minha mãe falava com uma irmã é uma sobrinha do pai.

    1. Manoel Dias de Lima, um dos filhos de Marcolino saiu da Bahia e foi para o Mato Grosso e depois Vilhena Rondônia onde faleceu em 1981 com 41 anos. Deixou 2 filhos e 2 filhas. Sou filha dele.

  66. ja que estamos falando da familia lima ,alguem conhece anacilta rodrigues de limase estiver viva deve ter mais ou menos 86 anos. o nome dos pais é jose rodrigues de lima e izabel maria da conceição e um irmão artur rodrigues de lima e uma irmã de criacão de nome tereza do ceara.

  67. BOM DIA, MEU NOME E JAIMEN RENE DE LIMA, MINHA AVÓ DA QUE LEVO O SOBRENOME VEIO DO BRASIL, EU SOU ARGENTINO, ELA SE CHAMAVA JUANA DE LIMA, FILHA DE VICENTE DE LIMA, E MEU PAI SE CHAMA VALENTÍN DE LIMA, GOSTARIA SABER MAIS SOBRE A NOSSA HISTORIA, SE ALGUEM TIVER INFORMACAO AGRADECERIA.

    1. wow – what a way to narrate a story and at the same time present a message so clear. It is one of the many challenges that we scientists face, when looking for a drug target – how to cure the insane. There might be drugs available for the syptoms, but the core mechanism for prevention or cure still needs idlyTifning.thoroughey enjoyed the post.

  68. Alguém da “linhagem” da família DA COSTA LIMA da Bahia? O Fundador do vinho Jurubeba Leão do Norte é irmão da minha bisavó. Gostaria de mais informações sobre a origem.

    1. Olá Celso, meu avô era costa Lima da bahia. Ele veio para o RJ é conheceu a minha vó. Já os dois falecidos. Nome dele era circuncisão costa lima

    2. Sou Alberico da Costa lima e meu bisavô Ludgerio da costa lima era da Bahia, também gostaria de saber mais sobre a familia Costa Lima;

    3. Olá,
      Meu avô chamava-se Mario Pessoa da Costa Lima, nasceu em Ilhéus e segundo minha mãe era primo do fundador do Atalaia Jurubeba.

    1. Paint cracks can be caused by a variety of reasons. Poor priming, poor base material and other issues. Polystone is a not so paint friendly material and a very expensive and fragile one to boot. The clothes as I can see, are made of cloth, am I right? The figure is made as if it came out of the comic book it seems. Best of luck for your reneeclmapt figure. Maybe you could do some repairs for the later, hehe

    1. minha família de lima é do nordeste no Maranhão também, meu pai se chama Raimundo da Conceição de lima, e meu avô falecido Deocrécio de lima tambem é de lá

  69. olá , sou da familia costa lima , pois vou colocar meus ascendente paternos e se alguem já ouviu falar , vamos trocar informaçãoes, meu pai chama vicente da costa lima meu avô marcolino da costa lima , bisavô silvestre da costa lima natural de poços de caldas mg nasceu em 1864 e faleceu 15/09/1942 as 21 horas está sepultado em general salgado sp.e o meu tataravô se chama hipolito jose de lima, que preciso mais informação. se alguem tiver ,eu consegui por certidão de obito e de familiares.

    1. Eliamar, se não fosse pela diferença geográfica (em termos da origem do seu Lima) eu ficaria extremamente feliz pela coincidência que li. Na verdade meu avô que era de origem alemã, perdendo seu sobrenome original devido aos enlaces, falecera em 1982 com 81 anos, isto é, nasceu na virada do século, recebendo o nome de “Adolfo José de Lima” em Itabuna ou Ilhéus na Bahia (meu pai não sabe ao certo), mas são cidades vizinhas que recebeu imigração alemã. Bom, a complicação reside no fato de que minha avó (a mulher dele) se chamava Júlia Pereira Lima e havia nascida em Portugal. Acima (no texto) informa que o rio Lima, uma das prováveis origens do sobrenome Lima, coroou com seu nome os descendentes celtas, isso significa que talvez estes limas sejam brancos calcasianos, o que poderia fazer supor que se o Lima é da minha avó (daí a retirada do nome estrangeiro do meu avô, já que havia uma tendência em “abrasileirar” estes estrangeiros, que não encontraram as mesmas possibilidades de cumplicidade que houve no sul, garantia de perpetuação do sobrenome) e meu pai jura que é, ela muito provavelmente seria uma cristã nova. Ou podemos concluir que existem Lima’s no centro-sul de Portugal, pois meu pai afirma que ela era morena. Precisamos trocar e-mail’s. Eu demoro a respondê-los mas pode ter certeza que responderei (coloque no assunto SOBRENOME jOSÉ DE LIMA que ficará mais fácil) meu e-mail é gladstonelima@gmail.com, Abraços.

    2. Elianar
      Talvez essa informação te ajude , existe no Google um levantamento genealógico dessa família Costa Lima onde existem alguns Silvestre da Costa Lima. Essa família veio de Portugal do arcebispado de Braga e vieram em meados do século 18 para o Brasil . A família se instalou em uma cidade de Minas de nome Santana do Sapucai em MG , próximo de Poços de caldas , pode ser que encontre algo , é bem didático procurar, é só digitar Silvestre da Costa Lima no Google que vc encontra o site árvore.net.br
      Espero ter ajudado

  70. Gostaria de saber se alguém tem algum parente LIMA distante no interior do amazonas…ou alguém parente vivo ou falecido que tenha ido para o amazonas ou interior do amazonas ???????????

    1. moro em manaus capital do amazonas o nome da minha mãe de solteiro é Edilza Luciana de Lima ela nasceu na paraíba e se criou em salvador hoje ela mora em manaus capital do amazonas

    2. A família da minha mãe que vieram de sobral-ceará, no ciclo da borracha.
      meu bisavô José Aprígio de Lima, sei que a esposa dele era chamada de Sinhá que segundo informações era portuguesa. E moravam parte em Cruzeiro do Sul no Acre, depoismudou para Eirunepé no Amazonas. Tem outros familiares entrelaçada ferreira de souza não sei o nome de todos eles, mas sei que todos sairam do ceará. Quem tiver qualquer informação o meu contato: terezinhaaprigiogmail.com, moro em Manaus.

  71. se vc realmente quer saber mais de seus antecedents procure no LDS. COM FAMILY SEARCH ABRA 1 CONTA E PONHA TRADUCAO EM PORTUGUES OU NA LINGUA PREFERIDA . E DE GRACA NAO SE PAGA NADA E MUITO UTIL PORQUE LA TEM SE O MAIRO ARQUIVO DE REGISTRO DO MUNDO .

    1. Boa noite meu nome e Silvia Lima Santos sou de Santo André SP meu avô era Waldemar dias de Lima e gostaria de saber se eu sou atecedentes de português meu avô ja e falecido do tenho essas informações

    1. oi Igor Daniel da Costa Lima, eu também faço parte da familia Costa Lima, na verdade minha bisavó se chama Raimunda Costa Lima e sei que Costa Lima é um Sobrenome Composto e todo Costa Lima são da mesma Família!! irei deixar meu e-mail admjuliolima@gmail.com, espero que vc possa entrar em contato comigo para agente trocar informações
      meu whats é 86 99487-6027. abraço espero resposta.

      1. Boa noite, moro em Bragança Paulista-SP, meus avós maternos são dá Paraíba, região de Conceição, Ibiara. José e Luiza Vieira de Lima

        1. Boa noite,Julio,gostaria de saber se vc é parente de Deolindo Vieira e Francisca de Lima ! Ele era da Bahia,ela de Santa Cruz do Rio Pardo! No ano de 1945 residiram em Pres/Prudente!

        1. …boa noite, por acaso você conheceu ou tem parentesco com Vicente Pedro de Lima, Maria Cândida da Conceição, José Pedro de Lima, Joaquina Maria da Conceição, Amaro José do Nascimento, Cândida Maria da Conceição e Josefa Maria de Lima?…grato Wilson… acho que eram de São José da Laje, Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *