Família Lira

A família Lira tem o seu reconhecimento aqui no Brasil. Mesmo assim, este não é um nome tão comum de se encontrar por aqui. Confira abaixo algumas informações da origem, curiosidades e brasão dos Lira.

O sobrenome Lira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lira

Não se sabe ao certo onde exatamente surgiu este sobrenome. Das informações que temos, podemos destacar que a origem da palavra pode ser grega ou vir do latim. Como origem grega, a mesma é designada a ninfa do Lácio, que é conhecida como a Deusa do silêncio eterno.

De lira ou Lyra (Instrumento musical), substantivo comum. Acredita-se também que a palavra pode ser derivada do latim lira (rego, sulco). Este pode ter sido utilizado como sobrenome inicialmente por um músico ou por um habitante de uma região denominada Lira, fazendo deste um toponímico.

Curiosidades

De todas as origens de Lira, o mais curioso é que todas estão ligadas a sonoridade. Provavelmente esta pode ter sido também uma origem vinda de uma alcunha, apelido, característica do portador inicial, que neste caso, poderia ser músico.

Variantes do sobrenome Lira

Uma das variantes mais conhecidas de Lira é Lyra. Estas duas são muito usadas e por isso não dá para reconhecer uma como mais popular que a outra. Fora essas, é um pouco difícil encontrar grafias diferentes para este sobrenome.

Brasão da Família Lira

Um dos brasões encontrados para a família Lira e, ao que parece, o mais original, é bem simples e fácil de ser reconhecido. Ele se constitui de um escudo de ouro com faixas azuis na diagonal, da esquerda para a direita. O timbre seria um leão que sai do escudo, de ouro, armado e lampassado de azul, também listrado como o escudo.

Outros modelos de brasão podem ser encontrados para esta família, uma vez que não é possível afirmar com certeza que esta possui uma só origem. Além disso, ao longo do tempo, com a disseminação do nome entre os descendentes, algumas famílias acabaram por ganhar identidade própria e terem seus próprios brasões.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

262 respostas para “Família Lira”

  1. Sou Lira de Origem do Rio Grande do norte – região de Vera Cruz , bisneta de Luiz Joao de lira e Maria Josefa , neta de Maria Cirlene de lira , eles vieram para Goiás , moro em Goiania

  2. Tô procurando por parentes em Rio Grande do Norte. Meu bisavô se chamava Fausto Texeira Lira já falecido. Alguem aqui no Rio Grande do Norte? Meu zap: 91981516868

  3. Olá,
    Sou Rafael Francisco Lira, filho de Francisco Lira, neto de Serapião Lira. Meu avô veio de Feira Grande AL. Também Sou músico, é sempre busco saber a origem da minha família.
    Pelas coversas com meu avô, a origem vem da Olanda/Irlanda visto que minha bisavó Sra. MARIA DOS ANJOS era uma senhora baixa, bem branca e de olhos claros. E pelo visto todos os Lira vem da região de Alagoas, Pernambuco é regiões próximas.
    Abraço a todos os Lira.

    1. Meu nome é Salvelina Coêlho Lira, minha avó se chamava Marieta Lira, meu pai Vicente Domingos de Lira, minha irmã mais velha diz que minha avó foi do Sul para o Pará por lá nasceu meu pai, se alguém reconhecer o nome da minha avó no Sul, deve ser meu parente.

    2. Ola.
      Meu nome é Lyane lira e n sei ao certo a origem do meu nome so sei que todos da minha familia são brancos de olhas claros. Sempre estou querendo saber de onde surgi , além do que acho o nome lindo

  4. Sou Lyra.Observei a descendência irlandesa e lembrei-me me do nome de uma tia avó, Brígida Princesa de Lyra.Brigida era nome de uma santa irlandesa . Minha tia avó era loira de olhos claro.

  5. Boa tarde. Isso é muito legal. Eu sou Mauricio Oliveira de Lira, sou do RJ , meu é Manoel Quintino de Lira e meu avô é Severino Lira e são de Pernambuco ( Moreno).

  6. Bom Dia a Família Lira/Lyra. Sou José Antônio Lira, meu Pai Firmino Vieira Lyra. Ele, filho de João Lira, Natural de Alfredo Chaves/ES. Há anos, fiz uma pesquisa sobre a nossa origem e encontrei o seguinte. Não importa se seu Lira é com I ou com Y somos a mesma família. Segundo o que encontrei: Três irmãos saíram da Irlanda destino ao Brasil, 01 ficou a Região Nordeste, outro seguiu ruma a Região Sul e outro tomou destino ignorado. Quanto a vogal i e a consoante y é somente questão de registros nos cartórios. Sou parente de todos os Lira/ Lyra. Somos uma imensa família. Deus abençoe a cada um e a tantos quantos forem chegando.

      1. BOM DIA…
        ME CHAMO “GLAYSSON liraglaysson@gmail.com“. SOU NATURAL DE RECIFE-PE E GOSTARIA MUITO DE SABER MINHA DESCENDÊNCIA.
        ACHEI MUITO LEGAL O TEU COMENTÁRIO.
        O nome do meu pai:
        Francisco Tavares de Lira (paraibano)
        Minha mãe:
        Eunice Bezerra de Lira (Pernambuco)
        PAZ SEJA CONTIGO.

  7. Olá a todos!
    Gostaria de ter mais informações sobre a família Baptista de Lira de Recife, Pernambuco.
    Sou neta de Maria Emilia Baptista de Lira que casou com Mario Guedes Pereira da Paraíba.
    O pai da minha avó se chamava João Alves Baptista de Lira casado com Maria Madalena (não sei o sobrenome dela), eles tiveram muitos filhos: João, Alice, Alzira, Edith, Angelita, Adalgiza, Julita, Lurdinha, Maria das Graças e Luis.
    Se tiver alguma informação sobre essa família, agradeço!
    Juliene

    1. Nome: João Alves de Lyra
      Tipo de evento: Marriage Registration
      Data do evento:
      Local do evento: Teixeira, Paraíba, Brasil
      Local do evento:
      Sexo: Male
      Idade:
      Data de nascimento:
      Ano de nascimento (estimado):
      Data de casamento: 30 Jan 1938
      Data de falecimento:
      Nome do pai: Vijorvino Alves de Souza
      Nome da mãe: Maria Lyra de Oliveira
      Nome do cônjuge: Maria Magdalena Ribeiro
      Sexo do cônjuge: Female
      Idade do cônjuge:
      Ano de nascimento do cônjuge (estimado):
      Nome do pai do cônjuge: José Jeronimo de Barros Ribeiro
      Nome da mãe do cônjuge: Antonia Perepuia Ribeiro
      Número do certificado: 466
      Página:
      CP_MARR_DATE:
      Número da pasta digital: 004116947
      Número da imagem: 130

      Referência do Registro:
      “Brasil, Paraíba, Registro Civil, 1879-2007,” database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGXV-T12K : 9 March 2018), João Alves de Lyra and Maria Magdalena Ribeiro, ; citing Teixeira, Paraíba, Brasil, Marriage Registration, 466, Corregedor Geral da Justicia da Paraíba (Paraíba General Justice Office), João Pessoa.

  8. O nome Lira também tem uma possivel origem Irlandesa donde advem um personagem lendário chamado Mannanam Mar Lyr (Mac Lyr – Filho de Lyr ). Lyr era o Deus dos mares, uma vez que seu nome significa Mar no folclore irlandes. A Irlando é insular e próxima do norte da antiga província Romana da Hispânia, isso significa que há uma possibilidade dos filhos de Lyr terem migrado da Irlanda para o norte da Espanha na Gallicia e Astúrias. O semantismo do significado também está ligado ao brasão das armas da Irlanda, uma Lyra dourada que pertencia ao primeiro Grande Rei da Irlanda, Braian Boru, este havia recebido a arpa mágica de Mannanam Mac Lyr que continha o poder de tocar a musica conforme o sentimento do usuário e também fazer as pessoas dançarem conforme a melodia era tocada.

  9. Meu nome é Elysa Cruz. Tem algum Lira que seja da região do Rio Grande do Norte. Minha bisavó era Amélia Lira da Cruz, esposa de Antonio Amancio da Cruz e ela era do Rio Grande do Norte. Segundo informaçoes, era branca dos olhos azuis.

    1. Bom dia . Minha família e Lira .moramos em Apodi RN.mais minha família Lira são do Ceará que há muitos anos atrás segundo minha avó Maria Moura Lira branca de olhos azuis e todos tem os olhos azuis enverdiados melados que nem gatos kkkk.parentes dela foram para a Paraíba e também para Pernambuco foram morar por lá .e ela nunca mais os viu .por isso acho que somos todos da mesma família.minha avó e louca pra saber notícias de seus parentes.

      1. Meu nome e Jozivan lira Pereira meu avô se chama Nazário viturino lira ate onde sei ele e natural do Maranhão. Era Branco de cabelos lisos e olhos claros.
        Se quiser saber mais detalhes me chama no zap. 62994004965.

    2. Meus bisavós por parte de pai eram do Rio grande do norte da cidade de Vera Cruz – LUIS JOAO DE LIRA e JOAO FELIX DE LIRA , minha avó veio para Goiás juntamente com seus pais Luiz e Maria Josefa

    1. Sou o Leonardo. Também sou descendente dos Pereira de Lira. Minha avó Josefa Pereira Lira era filha de Estevão Pereira de Lira. Pelo que saiba são de PE e PB.

  10. Sou MARLI BARBOZA DE SOUZA, infelizmente nao tenhoLira no sobrenome, minha avo Materna
    Júlia Barboza de Lira, avó Leôncio Custodio dos Santos (já falecidos), meu tio avó Antonio Barboza de Lira (vivo) mora até hoje em Águas Belas PE.
    Meus tios Jose Barboza de Lira, Maria Barboza de Lira, Isaura Barboza de Lira, Francisco Barboza e Tereza Barboza ( mimha mãe).
    Minha mãe veio de Águas Belas – PE era muito pequena.

    1. Marli, gostaria de informações sobre uma fazenda da família Lira em canhotinhos ou em guaranhuns…. minha avó morava nessa fazenda.
      Ela não era Lira, mas morava de favor na fazenda dessa família, ela veio pro rj, mas deixou um irmão.

      Gostaria muito de encontrar algumas pessoas que ficaram por lá 🙁

  11. Olá…. Sou Natural de São Paulo… meu nome é Tiago Tavares de Lira Filho de José Romildo Tavares de Lira que é filho de João Tavares de lira que é filho de Manoel Tavares de lira.
    Cidade de origem Pernambuco… familiares primos e tios em São Bento.

    1. Boa tarde, meu nome é : Elieide Tavares de Lira. Filha de Josenilton Tavares de Lira. Meu avô José Tavares de Lira. Será que somos primos?

    2. Olá Tiago minha tataravó tinha esse sobrenome
      Josefa Pereira de Lira (tataravó)
      Estefania vivente da Silva ( minha bisavó)
      Anália Estefânia da Silva ( minha vó)
      Maria Anália da Silva ( minha mãe)
      Não sei o certo porque desagregarrao o Perreira e o lira somos todos da região do cabo de santo Agostinho Pernambuco!

  12. Olá me chamo Rosana Lira moro no estado de São Paulo.
    O nome Lira vem da família da minha mãe, ela veio de Minas Gerais sabemos que temos muitos parentes por lá, mas quase não os conhecemos

  13. Minha avó materna, Josefa Sorares de Lira, ou Lira Soares, nunca lembro bem a ordem, faleceu em 2014 (com 90 aos +/-), dois meses após a sua irmã mais velha Júlia (102 anos +/-).
    Elas, pelo que me recordo tiveram uma irmã (loira de olhos azuis) minha mãe chama ela de tia Ló, não sei o nome todo, faleceu a muitos anos do coração; também tinha o tio Manuel que se casou com a prima Creusa (q eu conheço) e mudaram p SP, ele já faleceu tbm, e a Creusa mora em Campinas.

    Alguns Liras casaram com Mendes, pelo menos os de Caruaru tem uma ligação.
    Tbm com os Nery e Siqueira (esse ultimo de Agrestina)

    Os pais delas eram Raimundo e Maria (ruiva de olhos azuis), moravam num sítio muito grande perto de Terra Vermelha
    Região de Caruaru/PE.
    Meus primos e meu irmão estão acabando com o Lira, não estão colocando o sobrenome nos seus filhos.. e eu q acho tão lindo não tenho.
    Tenho amigos de sobrenome Lira tbm PB, de Cajazeiras, sertão.
    Moro em SP, região do ABC
    caso queiram entrar em contato
    jaquelineagomes@bol.com.br

    1. Jaqueline minha trisavó mãe na minha bisavó nascida em Pernambuco, Cabo de santo Agostinho tinha o sobrenome lira, descobrir esse ano sei que é uma enorme família há um site que faz a genealogia só por os dados! É interessante preencher!!

    2. Olá, tenho familiares também em Caruarú, os meus trisavós eram Lira, mas o sobrenome vem perdendo força com o nascimento dos filhos, que dá uma mistura decrescente de: Lira, Dantas, Florêncio e Jordão. Muito populares em Caruarú, Pernambuco…

    3. Jaqueline, boa noite.

      Busco informações referente a uma fazenda da família Lira, localizada em Guaranhuns ou em Canhotinho.

      Minha avó morava de favor na fazenda dessa família, ela veio pro rj nova e trouxe sua mãe e tias, deixando apenas um irmão.

      Tenho uma imensa vontade de saber se tenho familiares por lá, e conhece-los.

      Entender um pouco mais da origem da minha avó que jáa faleceu… obrigada

      Thayna Huguenin – Zap (21) 96428-9530.

      1. Boa noite, eu sou Fabíola lira. Sou neta de José Manuel de lira de Caruaru! A família de meu avô surgiu em belo jardim Pernambuco.
        Acho que somos parentes m

        1. Fabiola.minha família lira e de belo jardim.eu sou de paulista.Pernambuco.moro no rio de Janeiro.a famílias lira chegou no brasil em 1535 com duarte coelho Pereira .na primeira capitania hereditária.em pernambuco.meu bisavô está enterrado.dentro da igreja. Sao Vicente de Ferrez em serra dos ventos um distrito de belo jardim.Nascimento 1860-1939.meu email. Anussim5567@gmail.com

          1. Carlos, me interessei pelas tuas informações sobre os Liras. Como sou da família Pereira de Lira, faz muito sentido o que tu falaste relativo à chegada deles ao Brasil. Meu Bisavô se chamava Estevão Pereira de Lira e minha avó, Josefa Pereira Lira.

      1. Minha família mora no Paraná atualmente.
        Lira de Águas Bela – PE
        Meus avós Paternos Júlia Barboza de Lira e Leôncio dos Santos
        Tenho um tio avó Antonio Barboza de Lira que reside até hoje em Águas Belas.

  14. Procuro pessoas descendentes deMaria da Conceição.e José Carlos de lira que sao meus avós.Eles moravam em Nazaré da mata PE.eu moro no PA

    1. Meu pai era de NAzaré da Mata e tinha 16 irmãos ele era o penúltimo filho e o mais novo se chamava João. Ele se chamava Miguel Carlos de lira e nasceu em 1922.Meu avô se chamava José Carlos de lira e minha avó Maria da Conceição ela era paraibana.
      Imagino que meus tios (Alfredo,Amadeu,Marina,Adelfo,…) ja tenham falecido e meus primos tenham em torno de 70,80 anos.
      Aliás me lembro de dois primos Cosme e Damião.
      Se alguem se identificar me procura no zap(91)984881270

    2. A família Lyra (Lira) tem ascendência e descendência muito grande e tem raízes em quase todo o Brasil. Meu nome é Jeová Barboza de Lira Cavalcanti, tenho 75 anos e sou tetraneto do casal Urbano Barboza da Silva Pereira (natural de Nazaré da Mata) e Cândida de Jesus de Almeida Azeredo Coutinho (esta natural de Timbaúba), ambas cidades sitas no Estado de Pernambuco. Desse consórcio, um dos 12 filhos chamava-se Manoel Barboza Pereira de Andrade, que casou com sua prima legítima Anna Joaquina Pereira de Lyra, sendo estes pais de meu avô Urbano Barboza da Silva Lyra, pai de minha mãe Maria Barboza de Lira Cavalcanti, casada com Fortunato Henrique Cavalcanti. Dos quatro filhos do casal dois já faleceram: O José Osmar, que por muitos anos foi funcionário do INSS em Timbaúba e o Gilberto, que foi professor e funcionário da DERE em Nazaré da Mata. Estão vivos eu, que sou aposentado pelo Banco do Brasil e o Jeovani, o mais novo, que há mais de 40 anos está radicado em São Paulo, onde fez sua vida profissional e constituiu família. Acho que apesar das diferenças sociais, ricos e pobres, os LYRA ou LIRA são descendentes da mesma árvore genealógica, bastando para exemplificar, citar o exemplo dos LYRA de Alagoas, que descendem de Carlos Benigno Pereira de Lyra, nascido aqui em Timbaúba, radicando-se posteriormente em São José da Lage (AL), onde foi um dos pioneiros da industrialização daquele Estado. Portanto, gente um abraço fraterno a todos os LYRA (LIRA) existentes por esta imensa terra brasileira ou fora dela.

      1. Olá Jeová,

        Busco informações sobre a linhagem que ascende o Coronel Carlos Benigno e seu pai Capitão João Alves. Você possui alguma informação? Tudo que achei online não condiz, visto que nos nomes de seus ancestrais não há Pereira de Lyra. Esse sobrenome surge nos registros a partir do Capitão João Alvez Camello Pereira de Lyra e sua mulher Feliciana.

        Obrigada

  15. Você tem ascendência judaica? Veja se o seu sobrenome está na lista
    O CIDADÃO6 DE MARÇO DE 2017
    Os sefarditas foram os judeus que viveram na Espanha até 1492 e seus descendentes, que apesar de não residirem no território ibérico, permanecem ligados à cultura hispânica e nós à deles. E é que, se você verificar essa lista de sobrenomes de origem sefardita, descobrirá que há mais coisas que nos unem do que aquelas que nos separam.

    L
    La Barca, Labra, Lacarez, Lacayo, Lafuente, Lago, Lagos, Laguardia, Laguna, Lain, Laine, Lainez, Laitano, Lamas, Lamela, Lamicq, Lamugue, Lamuza, Lancho, Lanco, Landazuri, Landez, Lanuza, Lança, Lanzas , Lapeira, Laporte, Laprade, Lara, Lares, Largaespada, Largo, Larios, Larrabure, Larrad, Larragan, Larragán, Larraguivel, Lhasa, Lasantas, Lascares, Láscarez, Lascaris, Lasso, Lastra, Lastreto, Latiff, Latino, Latorraca, Laurito , Laverde, Lázaro, Lázaro, Lázcares, Bow, Lazzo, L’Calleja, Leal, Leandra, Leandro Ledezma, Ledo, Leitón, Leiva, Lejarza, Lemmes, Lemos, Lemus, Lemuz, Leñero, Leon, Lépiz, Levi, Leyton Leyva, Lezama, Lezana, Lezcano, Lhamas, Lieberman, Lima, Linares, Linarte, bonito, Lines, Lios, Lira, Lizama, Lizana, Lizano, Lizarme, Llabona, Llach, Llado, Llamazares, Llamosas, Llano, Lanos, Llanten , Llaurado, Llerena, Llibre, Llinas,Llobet, Llobeth, Llorca, Llorella, Llorens, Llorente, Llosent, Lloser, Llovera, Llubere, Loáciga, Loáiciga, Loáisiga, Loaissa, Loaiza, Wolf, Loeb, Loew, Loinaz, Lombardo, Londoño, Lope, Lopes, Lopera Lopez, Lopezlage, Loprete, Lora, Loredo, Lorente Lorenz Lorenzana, Lorenzen, Lorenzo, Loria, Iorio, Lorio, Lorz, Losada, Losi, Louk, Louzao, Loynaz, Loža, Lozano, Luarca, Lucas, Lucena, Lucero, Lucke, Lugo, Luis, Luján, Luna, Lunaza, Luque, Luquez.Luis, Luján, Luna, Lunaza, Luque, Luquez.Luis, Luján, Luna, Lunaza, Luque, Luquez.

    Leer en: https://www.elciudadano.cl/tendencias/tienes-ascendencia-judia-mira-si-tu-apellido-esta-en-la-lista/03/06/#ixzz5HNzfD4d7

  16. ola meu nome é André Tavares da Silva,vou deixar aqui minha arvore genealógica para ver se tem alguém q coincida com alguns nomes.
    eu:André Tavares da Silva

    Pai:Antonio tavares da silva

    Avó:Maria Paes de Lira avô:Agripino Tavares da Silva

    bisavó:Felicidade Paes de Lira(por parte de vó) Bisavó:José Pereira da Silva
    bisavô:Cassimiro Ferreira de Lima(por parte de vó) bisavô:Maria Tavares da Silva

    *observação importante:minha bisavó(Felicidade Paes de Lira), foi deserdada da família por ter um romance com um pobre(Cassimiro Ferreira de Lima),sem o consentimento dos pais que não aceitavam o relacionamento com alguém que não estava nos padrão da família.Ela era filha de uma Condessa ,portanto era de Família rica …

    origem : pernambuco(região de garanhuns)
    contate-me pelo e-mail: andresilvatavares@gmail.com ou pelo Facebook:Andre tavares da silva(pontal do parana)

    1. Curioso que tem muita gente com esse sobrenome no nordeste.
      Eu me chamo Adrya Vanessa Lira Costa
      Tenho o sobrenome Lira por parte de mãe que herdou esse nome da minha avó, Elza Tavares Lira.
      Eu sou do Amazonas, mas pelo que sei, meus bisavós vieram do nordeste para o Amazonas na época em que o comércio da borracha estava em alta na época. Portanto, é possível que esse nome tenha origem no nordeste do Brasil.
      PS: é só uma suposição.

    2. Olá André, me chamo Selma e gostaria de conversar com você pois estou em busca de mais informações sobre minha família meu avô materno se chamava João Paes de lira

  17. Olá me chamo Emanuel lira
    e também tenho esse sobre nome que vem em geração na minha família.
    Minha mãe se chama Antónia Maria lira da Silva.e estou grato por sabe que tem muito de nos no Brasil .
    Somos de pernambucano moramos no Pará

    1. Procuro pessoas descendentes deMaria da Conceição.e José Carlos de lira que sao meus avós.Eles moravam em Nazaré da mata PE.eu moro no PA

    2. olá sou Telma LIRA recebi esse nome por parte de pai meu avô se chamava Pedro LIRA e sou da bahia toda a familia de meu pai e baiana procuro por familiares eu moro no Pará.

    1. oi me chamo Edileusa portela de carvalho ! estou procurando minha meia irmã q se chama maria de Fatima carvalho do nascimento – filha de José frederico lira do nascimento q morava em recife ! ja falecido

  18. Boa noite primos ilustres!
    Vou passar as informaçoes que sei do meu sobrenome (LIRA).
    Esse sobrenome vem da minha bisavó da linha martena por parte de mãe. O nome dela era Antônia Maria da Conceição. Mais muito conhecida como Antônia LIRA da serra do teixeira paraiba. Acredito que os pais dela tinha LIRA no sobrenome pois foi passado para os netos da mesma Ela casou com António Mariano Dantas e dessa União nasceu uma única filha que vem ser a minha mminha avó materna Maria Emília da Conceição. Carinhosamente chamada de (Marly). Essa minha minha avó nasceu em santa luzia Paraíba no dia 5 de setembro de 1928. E faleceu em currais novos Rio grande do norte no dia 11 de julho de 2014. Acredito que tenho muitos primos em serra do teixeira e cidades vizinhas da minha querida paraiba. Vamos formar um grupo de whatsapp e tentar interagir com mais pessoas que tem esse mesmo sobrenome o que acham? Esse é o meu whats. 85 987619889

    E-mail janieriovilareal@outlook.com

  19. Olá!

    Me chamo Max Alexandre Lira dos Santos, filho de Ana Maria Lira dos Santos e José Marcos Oliveira dos Santos. Avô de Amando Fernandes Lira e Margarida do Rosário Lira, com descendências de Mamanguape/PB, Campina Grande/PB e Bayeux/PB (nenhum da família nasceu lá, mas adotaram como uma cidade natal). Nasci e moro na capital da Paraíba, João Pessoa, tenho atualmente 40 anos, completados no último dia 13/12. Abc a todos os Liras.

  20. Caríssimo Senhor Jeová de Lira, andei lendo alguns comentários postados por V. Sª e pelos nossos parentes aqui no site e percebo que são apaixonados pelo seu sobrenome LIRA. Por isso Parabéns a todos!!

    O motivo destas observações da minha parte é porque também origino desta descendência dos LIRA, provavelmente da Timbaúba, digo isto porque meu Pai Cornélio Antonio Alves, filho de Jacinta Izabel de Lira, de quem me lembro cantando inos gospel de forma muito afinada, e, de Antonio Euclides Alves, falecidos.

    Pai fala da Timbaúba como se aí estivesse; é muito interessante a forma dele falar. Diz muito que a família de “Mãe Tô” – nome carinhosos como a chamávamos – é originária da Paraíba, que inclusive tem parentes conhecidos no Recife.

    Assim que puder e o Senhor Deus permitir, irei passear aí na região….

    A viajem vai ser divertida, porque sair daqui de Montes Claros/MG e andar pelas terras nordestinas sem nunca ter voltado aos últimos lugares do Nordeste onde estive, Petrolina e Juazeiro, de onde sai aos 11 anos, em 1986, vai ser muito proveitoso e gratificante.

    Obrigado e abraços fraternais a todos os LIRA, sobrenome que gostaria de ter na minha identificação, pois assim o sou também….

  21. José Luís lira procura Emanuel Luís lira e joana Maria da Conceição Espedito Luís de lira carmelita Luís lira de Buíque Pernambuco que moravam no sítio ingazeiro rua da cruz saída para Santa Clara contato:(44)99875-7677

  22. ola, boa noite a todos sou Luis Lira Barbosa filho de Jose Lira Barbosa, meu avo também se chamava Jose Lira Barbosa minha avó se chamava Capitulina, não me recordo muito bem,meu pai era de Palmeirina Pernambuco, perto de Garanhuns ele deixou em Pernambuco 7 ou 8 irmãos,meu pai não falava muito sobre seus parentes, me recordo dele falar sobre seu irmão Manoel , se alguém conhecer entre em contato (034)996851752. meu pai veio para estado de são Paulo e depois Minas quando jovem

      1. Também sou da família Pereira de Lira. Meu Bisavô se chamava Estevão Pereira de Lira e minha avó, Josefa Pereira Lira. Talvez esses têm a mesma raiz.

  23. OLA SOU LUIS LIRA BARBOSA MEU SE CHAMAVA JOSE LIRA BARBOSA MEU AVO TANBEM MEU PAI E NATURAL DE PALMEIRINA PERNANBUCO HJ ELE JA FALEI PROCURO PARENTES ELE ME DISSE Q TINHA 7 OU 8 IRMAOS EM PERNANBUCO MOVARAM NA FAZENDA WATS 034 9 96851752

  24. OLA BOA NOITE A TDS SOU LUIS LIRA BARBOSA MORO EM MINAS GERAIS MEU PAI NASCEU EM PALMEIRINA PERNANBUCO SE CHAVA JOSE LIRA BARBOSA MEU AVO PATERNO TANBEM SE CHAMAVA JOSE LIRA BARBOSA MEU PAI VEIO PARA MINAS E DEIXOU 7 OU 8 IRMAOS MINHA AVO SE CHAVA ANA CAPITULINA DE JESUS OU CAPITULINA ANA NAO ME LEMBRO MUITO BEM SO QUE MEU PAI ME FALAVA DESSE NOME NOS SOMOS 11 IRMAOS .OQ ELE ME FALAVA E Q ELE ERA DE PERTO DE GARANHUMS MEU PAI NAO FALAVA MUITO DA SUA FAMILIA DE DEIXOU LA ME LEMBRO Q ME FALOU UM DIA SOBRE MANOEL E LUZIA OU LUIZA NAO ME LEMBRO MUITO BEM QUEM TIVER INFORMAÇOES OU TALVES SEJA NOSSO PARENTE PODE ME CHAMAR NO WATS 034 996851752 ME LEMBRO DELE FALAR Q ELES MORAVAM NA FAZENDA NA CIDADE DE PALMEIRINA PERNANBUCO

  25. Olá Pessoal, me chamo Helber de Lira, sou filho de Roberto Tavares de Lira e neto de Manoel Tavares de Lira … minha avó Deolinda Gomes… meus avós são de Pernambuco e Paraíba … vi aqui sobrenomes completos da minha família … tenho muita curiosidade de conhecer e saber a origem da minha família … sei que meus avós vieram de Navio aqui para São Paulo e se dividiram… uma parte no Ipiranga e outros migraram para Abc … meu pai diz que temos parentes de 1 grau em Sto. André e São Caetano … mas nunca tive oportunidade de conhecer … deixo meu WhatsApp 11 965719106 … caso alguém souber ou se lembrar desses nomes e quiser se comunicar, terei o maior prazer !! Abraço a todos !!

  26. Oi, sou Marcos Tavares de Lira, natural de Pernambuco, de Santo Antônio das Trempes- Palmares. Filho de José Tavares de Lira e neto de José Tavares de Lira e bisneto de João Tavares de Lira ( nascido no ano de 1840, casado com Raimunda Tavares de Lira).

  27. Olá meu nome é Rosana Maria Lira Alves sou filha de Manoel Francelino de Lira e Quitéria Maria da Conceição Lira, ambos de Pernambuco , Lagedo e canhotinho. Tenho 9 irmãos ,dois já falecidos, e hoje moramos em São Paulo, amo esse sobrenome e gostaria de saber se tem algum Brasão.obrigada desde já

  28. Olá sou da Família Lira do que da Bahia, minha avó se chamava Ana lira e Minha mãe honorina lira eles eram da região de Itapetinga Bahia e do sertão baiano se alguém conheceu essas pessoas por favor entre em contato pois só somos seis pessoas ao todo da minha família não conheço mais ninguém.

    1. Me chamo Manuel Marcos de Souza Lyra, minha avo de origem portuguesa se Chamava Ana Lira e meu pai joaquim Monteiro de souza Lyra, residiu na recife e bahia.

    2. olá sou Telma LIRA filha de NAILTON Lira meu avô se chamava Pedro LIRA sou natural de pau brasil bahia agora moro no para mas todos os parentes de meu pai e daí da Bahia gostaria de descobrir parentes pois é só eu e irmãos

    1. Oi Marcelo, a avó de meu pai é Maria Idalina Lira, depois de casada, Marias Idalina de Freitas, aparentemente ela tem descendencia italiana que estou tentando rastrear e ele são de São José de Mipibu, você tem alguma associação ?

  29. eu gostaria de achar a familia Paz de lira na cidade de pernambuco.
    meu avo paterno se chamava JOAQUIM PAZ DE LIRA e minha avo paterna LUZIA GOMES DO NASCIMENTO.
    meu pai Geraldo Paz de Lira

      1. Wilson,Tudo bem?

        Espero que sim.Eu estou a procura de informações sobre meu bisavô que seria Mariano Paes de Lira,já meu avô é Antonio Mariano de Lira.Vai que somos parentes e não sabemos pois aparentemente meu avô morava ai em PE agora meu bisavô não tenho certeza.Se tiver alguma informação que possa ajudar e compartilhar fico agradecido tenho que confirma se nossos antepassado era mesmo italiano.

        Desde já Grato.

    1. oi me chamo elton da rocha paz de lira nao vejo meu pai a trinta e dois anos tenho trinta e quatro meu pai tambem se chama geraldo paz de lira e meu avo joaquim paz de lira.obrigado se quiser entrar em comtato meu zzap e 67981599526 estou morando no mato grosso do sul pois gostaria muito de poder velo se ele ainda etiver vivo.

  30. Olá! Sou Marcos Tavares de Lira . Procuro parentes da familia Lira de qualquer lugar do país. Ou até de fora do país. Quem tiver interessado pode entrar em contato 011 964604493 watts Zap.

    1. Bom dia, Marcos!
      Meu nome é Jeová Barboza de LIRA Cavalcanti, sou de Timbaúba – PE e um dos muitos Liras espalhados por este imenso rincão brasileiro. Minha origem vem do casamento de Urbano Barboza da Silva Pereira e Cândida de Jesus de Almeida de Azeredo Coutinho, pais de Manoel Barboza Pereira de Andrade, que casou com sua prima legítima Ana Joaquina Pereira de Lira (sendo estes meus bisavós), pais de Urbano Barboza da Silva Lira (meu avô materno), pai de Maria Barboza de Lira Cavalcanti (minha mãe), que casada com Fortunato Henrique Cavalcanti, formaram uma família de quatro filhos: eu, acima nomeado, José Osmar Barboza de Lira Cavalcanti, Gilberto Barboza de Lira Cavalcanti e Jeovani Barboza de Lira Cavalcanti, Meu e-mail é: barbozalira68@hotmail.com.
      Um abraço. Jeová.

  31. Eu sou filho de Pedro Arruda Lira irmão de Antônio Arruda Lira, que é irmão de José Arruda Lira e Inês Arruda Lira e Luiz arruda lira e João Arruda Lira e Maria José Arruda Lira,,,, eles são da região de Timbaúba e Macaparana ,,pe. ?? Eles eram,,7 hoje só tem,2 ,, vivo que é tio,, Antônio Arruda Lira ,, com 83,,ano,,e o meu pai,,, Pedro Arruda Lira,, com 81,,ano,,,, ? eles moram um em, SP, que é tio Antônio,e, outro mora Mua cidade chamada , bezerro PE,,, quem quiser, entrar em contato?(ligar para mim)(81)998313738,,, falar com Pedro Henrique, Lira,,

  32. meu bisavô era LEONEL GOMES DE LIRA nascido em alagoas por volta de 1900 alguém tem algo sobre a familia gomes de lira (gouveiacapoeira@gmail.com) entre em contato.

  33. Olá meu nome é Zuleide Maria de Lira, sou de Pernambuco; moro em Belo Horizonte.
    Meu pai Antônio Amaro de Lira filho de Eusébio Nunes de Lira, meu avô era da Paraíba ou Rio grande do norte.
    Também queria saber se alguém sabe algo mais. EUSÉBIO NUNES De LIRA
    Meu e-mail eidinhalira@hotmail.com

  34. Olá! Boa noite! Sou Kilza Lira, filha de Julio Pedro de Lira e neta de José Pedro de Lira de Joana Alexandrina da Conceição. Nos documentos do meu pai consta que ele foi registrado na cidade de Florania no Rio Grande do Norte. Não conheço ninguém por parte dos Liras. Exceto meus irmãos e o pai que já é falecido. Ele sempre falava em alguns irmãos Antonio Pedro de Lira, Manoel Pedro de Lira e Maria Pedro de Lira. Ele faleceu aos 83 anos em 2005 sem rever nenhum familiar. Gostaria muito de encontrar algum parente das duas familias ( alexandrina da conceiçao e Pedro de Lira) imail kilzapires@hotmail.com.br. zap 084 996403577. Vejo que uma das características dos Liras é de se esconder hem! Tanto Lira procurando Lira. Bj.

  35. Olá, boa noite! meu nome é ANTONIO CARLOS DE LIRA, nasci na cidade de Baraúna/RN em 15/11/1975, filho de Luiz Paz de Lira e de Nerina Merces de Lira. Meu pai é descendente da família lira e nasceu em Currais Novos/RN, mas sempre me falou que nossa família é originária da Paraíba, da cidade de Cuité/PB. No Rio Grande do Norte, principalmente, a região do seridó há muitos “Lira”. Desde cedo que meus pais foram morar na cidade de Baraúna/RN, divisa com o Estado do Ceará. Na cidade de Baraúna/RN há muitos descendentes de meu pai que hoje está com 88 anos de idade e também descendentes de outros familiares dele que vieram morar nessa cidade e as famílias cresceram e se ramificaram por Mossoró/RN e Russas/CE. Quem quiser saber mais informações segue meu número: 84-99158-4344. É muito importante resgatarmos a origem de nossa família, pois LIRA é um sobrenome incomum que só o tem é da mesma árvore geneológica. Tenho orgulho de ser da família Lira.

  36. Eu sou Claudio Leandro Lira , Sou de Bodocó-Pernambuco, Filho De Siene Lira da Silva, Minha Vó é Rita Lira da Silva, Se Alguém Conhecer , Por Favor Entre Em Contato Comigo

    Grato à Família Lira

  37. Sou da dependência dos Liras. Minha avó chamava-se Maria Batista Lira. Da região de Urucui Currais Piauí. Meu avô Augustinho Pereira Luz do município de palmeira do Piauí

  38. EU SOU CLAUDINEIA RODRIGUES DE LIRA FILHA DE JOSE ANTONIO DE LIRA , MEU AVO ERA ANTONIO JOSE DE LIRA MEU PAI TEM UMA IRMA CHAMADA MARIA DAS NEVES LIRA SE ALGUEM CONHECER DEIXAR COMENTARIO ESTAmos em guarulho meu pai e de alagoas

  39. Sou natural de Itaquitinga (engenho tabira) antiga Areias de Goiana, nasci l938, meus pais Luiz Napoleao Casado Arnaud e Joshefa de Lyra Casado. Morei em Itaqutinga, Goiana, Recife e atualmente em Maceio alagoas, sendo meus avos por parte de mae: Antonio Bezerra Pereira de Lyra (Tot) Maria Bezerra Peredira de Lyra (Sinha) Bisavos Jos Alves de Sousa Borges e Josefa de Matos Borges e Vicente Bezerra Pereira de Lyra e Maria de Matos Lyra, tendo parentes em Condado, Nazare da Mata, Vicencia, Timbauba, todos de pernambuco. Sou casado com Maria Benedita Casado, de Rio Largo Alagoas tres filhos Luiz Napoleao , Jose Rogerio e Paulo Angelo Casado de Lira. 11 netos e 4 bisns. Procuro contatos. Jose Casado de Lira.

    1. Caro José:

      Conheço sua terra Itaquitinga (antiga Areia de São Sebastião), quando era distrito de Goiana. De lá é minha sogra, cujo pai segundo ela morava no engenho Terra Preta. Em Aliança existem muitos descendentes da família LIRA, dentre eles o Dr. Frederico Pereira de Lira, que quando foi prefeito construiu o colégio com o nome de “JOAQUINA LIRA”, em homenagem tudo indica a Ana Joaquina Pereira de Lira, que foi casada com seu primo legítimo Manoel Barboza Pereira de Andrade.
      Um abraço e um novo ano de paz e prosperidade!
      Jeová Barboza de Lira Cavalcanti

      1. Sr. Jeová , gostaria de poder entrar em contato com o sr , se possível.
        Minha família eram do engenho tabira em Itaquitinga PE.

        Manoel Gomes da Silva e Josepha Maria de Albuquerque LYRA sua filha era Otávia Josefa de Lyra, se casou com Francisco Joaquim de Lima , este veio a falecer nas matas em aprox 1932/1942 ele tiveram filhas Neuza Otávia , Maria Jose, e Rosa ….por favor se tiver informações nos procure! Grato!
        aldo.spereira@hotmail.com

      2. Saudações a todos! Sou de Caueriras PE e moro em SP. Minha família e de sua região, meu avo José Arlindo de Lira e meu pai José Edson de Lira. Os primos de meu pai são de Aliança PE.

    2. Sr Jose Casado de Lira, achei interessante seu comentário e gostaria de entrar em contato se assim o sr nos permitir.
      Meus trisavós , Sao Manoel Gomes da Silva e Josepha Maria de Albuquerque Lyra, eles eram de Itaquitinga (Areias) e Moravam no Engenho Tabira, tiveram uma filha que se chamava Otavia Josepha de Lyra , esta e minha bisavó , ela tbm morava em Itaquitinga , (Engenho Tabira) por favor , talvez o senhor possa me ajudar , se possível entre em contato conosco! ficarei eternamente Grato! 11979680450 aldo.spereira@hotmail.com

    3. Solicito por gentileza , o autorização para entrar em contato com o sr Jose Casado de Lira,
      Creio que o site pode ajudar no rencontro de parentes e isso e uma gratidão incalculável.

      No aguardo!

      Abraços

    4. Olá! Sou Érica Lira (nome de solteira Erica Pereira de Lira), sou neta de Salustio (ou Salustiano) Pereira de Lira. Ele era filho de dono de de fazenda de engenho na região de garanhuns (ou alagoas..nao sei bem). Meu pai Esmeraldo Pereira de Lira perdeu todo o contato com a família do pai depois que veio com a mãe Josefinha e irmãos embora p Sao Paulo. Meu Facebook está como Érica Lira – Pindamonhagaba

  40. Olá família! Bom dia á todos os LIRA.
    Sou Maria Izaura Lira, filha de Aureliano José de Lira, filho Mariano José de Lira, Neto de José Correia de Lira. Segundo o meu pai, o avô dele teve 30 filhos, de 2 casamentos que no caso meu pai é neto de uma Índia.
    Hoje meu pai está com 83 anos, e por causa da demência não consegue lembrar mais do passado. Meu avô Mariano José de Lira morreu aos 63 anos em 1948. Meu pai veio do estado do Piauí município de Serra Vermelha, paulistana….para São Paulo em 1953, logo vinheram para Mato Grosso, hoje moramos em Campo grande,Mato Grosso do Sul.
    E somos todos Lira com muito orgulho! !! DEUS ABENÇOE TODOS EM NOME DE JESUS…..
    Abraços famílias !!!

    1. É um prazer saber que o nome LIRA espalhou-se por este imenso país. Tenho uma vontade imensa de conhecer essa Região, no entanto meu estado de saúde não me permite realizar longas viagens, daí só saber que nesse belo torrão existe a marca de um LIRA já me torna feliz.
      Um grande abraço, Maria Izaura.
      Jeová Barboza de Lira Cavalcanti

    2. Meu nome é José Paulo Sousa Lira, e em relação a musica eu sou péssimo kkkk
      Mas sempre quero saber mais sobre esse sobrenome, de onde veio, qual a origem, mas nunca encontro uma afirmação de local…

      Será que todos os Lira, tem uma ligação familiar?

  41. Para a Rute:

    A família Arruda Lira é por demais conhecida aqui em Timbaúba, dentre estes a Professora Inez de Arruda Lira, que faleceu solteira avançada dos anos e seu irmão Luiz de Arruda Lira, casado (não lembro no momento muito bem o nome da esposa, mas parece-me Dulcinéia de Vasconcelos Lira), sendo seus filhos: Lamartine de Vasconcelos Lira, Laureano de Vasconcelos Lira e Luciano de Vasconcelos Lira, proprietário de um grande entreposto de peixes e frutos do mar, a empresa LIRA PESCADOS LTDA.
    São pessoas de nossa amizade e muito amigas. Sendo você parente deles é muito bom conhecê-la.
    Um abraço.
    Jeová Barboza de Lira Cavalcanti

  42. Eliane:
    Achei muito bonito o amor com que você de seu pai e o orgulho do nome LIRA. Mais legal ainda é que ele tem suas origens em Timbaúba, minha terra, daí gostaria de saber se ele ainda tem parentes aqui, como era o nome de sua avó, a mãe dele. Como sabe esta árvore é muito frondosa e a ramificação é muito grande, basta observar os galhos: Barboza de Lira, Lira Cavalcanti, Tavares de Lira, Lira Tavares, Pereira de Lira, Andrade Lira, Gomes de Lira, Lira Borba, Lira Maranhão, Vasconcelos Lira e tantos outros, isto espalhado por todo o Brasil. Existe Lira cortando cana e alguns nas Assembleias, Câmara dos Deputados e Senado, numa diversidade muito grande, daí pergunto-lhe: Você nasceu onde? Já estou um tanto maduro, pois estou próximo dos 73 anos, mas se desejar contactar comigo e falarmos mais da família estarei ao dispor: é só me enviar um e-mail, o meu já consta no sistema.
    Um grande abraço.
    Jeová Barboza de Lira Cavalcanti

    “Sou Lira com muito orgulho!! Meu amado pai José Manoel de Lira !! De Timbaúba Recife Pernambuco herdou de sua Mãe esse lindo sobrenome!”

    1. Boa noite, nossa muito legal encontrar esse site minha família tem sobrenome Barboza de Lira, minha mãe Tereza Barboza de Lira é natural de Águas Belas PE.
      Meu tio avô Antônio Barboza de Lira, minha avó Júlia Barboza de Lira (falecidade).

  43. Sou também dos que têm o sobrenome LIRA e a história de minha descendência provém deste desta história iniciada em terras do engenho Pindoba, como segue: HISTÓRICO – ENGENHO PINDOBA – O Engenho “Pindoba”(também conhecido outrora como “PINDOBA VELHA”, é situado em Timbaúba – Pernambuco, entre os engenhos “Sociedade”, “Canto Alegre”, “Jussaral” e “Água Azul”, propriedade esta banhada por grande rio de águas tão belas, segundo dizem, que bem lhe justificam o nome – ÁGUA AZUL.
    Há mais de cento e quarenta anos, era proprietário do citado Engenho “Pindoba”, o avô materno de meu pai e bisavô de minha mãe, o agricultor JOSÉ SEABRA XAVIER DE ANDRADE LIMA, casado com D. JOANA DE ALMEIDA AZEREDO COUTINHO, o primeiro falecido em 1864 e, a segunda, cerca de seis anos depois. Relativamente à origem de um e de outro apenas sei informar que essa minha bisavó e ao mesmo tempo trisavó, foi procedente do Engenho “Trigueiro”, ao passo que o marido foi procedente do Engenho “Coités” para Pindoba, engenhos estes do Município de Timbaúba. Era essa senhora, sobrinha do Padre PEDRO ALMEIDA, o qual, segundo reza a tradição, foi homem muito rico. Do casal houve 12(doze) filhos, dos quais três homens e nove mulheres. Mas vamos nos ater apenas à sexta filha Cândida.

    Cândida Maria de Jesus de Almeida de Azeredo Coutinho, também chamada Cândida Maria de Jesus, irmã gêmea de Cosma, foi casada em segundas núpcias com Urbano Barboza da Silva Pereira, natural do Engenho JUÁ, limítrofe com Manimbu, situado a uma légua de Nazaré da Mata. Era filho de Antônio Luiz Pereira de Lira, casado em segundas núpcias com Rita Caetana de Freitas. Antes fora casado com Ana Joaquina Lyra, de quem enviuvou. Quanto aos filhos de Urbano e Cândida, não existem mais sobreviventes. Todos entre os quais figuravam José Barboza Pereira de Andrade, casado com Maria Madalena de Morais, já citados, e o Ten. Manuel Barboza Pereira de Andrade, que foi casado com sua prima Ana Joaquina Pereira de Lira, faleceram todos, deixando suas famílias (quase sempre numerosas) na pobreza, ficando grande quantidade de netos e bisnetos espalhados por Pernambuco, Paraíba, Pará, Alagoas, Minas Gerais e outros Estados brasileiros. Dentro os filhos do casal Manoel Barboza e Ana Joaquina Lira, um dos que se destacaram em sua época por ter sido um dos mecânicos mais conhecidos, foi o Urbano Barboza de Silva Lira, que trabalhava com montagens de máquinas de algodoeiras e de engenhos de açúcar. Além de Manoel Barboza Pereira de Andrade, acima citado, o casal teve mais os seguintes filhos: Antônio Barboza Pereira de Andrade; José Barboza Pereira de Andrade, Maj; Maria Barboza Pereira de Andrade; Rita Barboza Pereira de Andrade João Barboza Pereira de Andrade, Joana Barboza Pereira de Andrade e Urbano Barboza Pereira de Andrade.
    Urbano Barboza da Silva Lira acima citado, constituiu duas famílias, uma delas do consórcio com Maria Francisca do Espírito Santo, e foram os pais de Antônio Barboza de Lira, Joaquim Barboza de Lira, Euclides Barboza de Lira (meus tios) e Maria Barboza de Lira Cavalcanti (minhã mãe), que casou com Fortunato Henrique Cavalcanti , sendo filhos deste casal pela ordem: Jeová Barboza de Lira Cavalcanti, José Osmar Barboza de Lira Cavalcanti (falecido), Gilberto Barboza de Lira Cavalcanti (falecido) e Jeovani Barboza de Lira Cavalcanti, que reside em São Paulo, já tendo netos.
    Portanto, sou bisneto de Manoel Barboza Pereira de Andrade e Ana Joaquina Pereira de LIra, por estes neto de Urbano Barboza da Silva Lira e filho de Maria Barboza de Lira Cavalcanti. Os LIRA fazem parte da história da genealógica do Brasil.
    Jeová Barboza – Timbaúba (PE)

    1. Eu sou Felipe Lira, moro em Manaus, o meu pai tambem era natural do ceara/sobral, seu no era juvenal lira. quem sabe se não somos parentes em primeiro grau. e ainda é chara, mesmo nome. ksksk.

  44. Eu conheço um senhor por nome de Francisco Gualberto de Lyra, ele é natural de Cariré – Ce. Ele não tem contato nenhum com sua família. Filho de Ana Vitalina de Lyra. Irmã Gilda Gonçalves De Lyra. Irmão Eriberto Gonçalves de Lyra. Hoje ele mora no estado do Rio de Janeiro. Ele morava em fazenda de torroes. Contato: (22) 981331531 whatsapp

  45. Oi eu sou jorge luiz de lira silva tenho 32 anos moro no rio de janeiro, eu erdei o lira da minha mãe meu avô e minha avó era de João Pessoa e eu amo o meu lira eu sou lira com muito orgulho vou deixar meu zap pra quem quiser ser primo ou prima (21)98493-8202 meu facebook jorge luiz lira

    1. Minha avó é do Ceará. Nazaré Lira Machado. Gostaria de encontrar meus parentes. Não conheço ninguém. Só meu pai, Francisco das Chagas Lira Machado.

  46. Olá, Pessoal!
    Meu nome é Carlos Lira da Silva. Sou de Jacaraú/PB, pelo que contaram meus avós sou parente de quase todos os LIRA da Paraíba e Permanbuco. Os detalhes são variáveis que só conto a quem iteressar possa. Bjos do primo, galera.

  47. Olá !! Me chamo Helio Lira , sou Natural de afogados da ingazeira PE. Atualmente moro em Caruaru ,Erdei o sobrenome do meu pai, meu Vô antes de morrer foi para São Paulo e la morou por muitos anos , ate falecer, fiquei sabendo que la ele teria varios irmaos e irmas , um tio meu morrou junto com eles por 40 anos, esses dias ele me disse que nossa familia lá é muito grande … O nome do meu tio é Jose Lira.
    Noticias ????

    1. Olá, a família da minha mãe mora no estado de São Paulo, somos do interior, a minha avó Josefa era da família “Lira”, minha mãe está a procura dos parentes.

      1. Olá Débora!! Vc sabe me dizer se sua mãe é do Pernambuco?? É de qual região daqui.. no nosso estado há várias ramificações da família lira, destaque para os lira de Caruaru Pe.
        Entre eles o ex. Governador do estado João Lira Neto, e sua filha atual Prefeita da Cidade de Caruaru , Raquel Lira.
        Podemos ser família.

      2. Oi Débora, tudo bem?
        Minha avó materna, Josefa Sorares de Lira, ou Lira Soares, nunca lembro bem a ordem, faleceu em 2014 (com 90 aos +/-), dois meses após a sua irmã mais velha Júlia (102 anos +/-).

        Os pais delas eram Raimundo e Maria (ruiva de olhos azuis), moravam num sítio muito grande perto de Terra Vermelha
        Região de Caruaru/PE.

        Meus primos e meu irmão estão acabando com o Lira, não estão colocando o sobrenome nos seus filhos.. e eu q acho tão lindo não tenho.

        Tenho amigos de sobrenome Lira tbm PB, de Cajazeiras, sertão.

        Moro em SP, região do ABC
        caso queiram entrar em contato
        jaquelineagomes@bol.com.br

    1. Olá família Lira mim chamo claudia e estou tentando fazer uma árvore genealogica da toda família Lira. Quem poder mim enviar nomes data de Nascimento e onde nasceu.

      1. Olá, Cláudia!
        Sou José Rodrigues de Lira, não conheço ninguém da família Lira exceto, meu pai, já falecido.
        Faltou o teu contato… Meu whatsapp: 84 9615 3544

        1. Para que a Cláudia tenha conhecimento, se já não o tem, ler o comentário por mim escrito que fala do início da família LIRA daqui de Timbaúba, em PERNAMBUCO, e como ela pede data de nascimento, posso informar os dos mais próximos:
          Maria Barboza de Lira Cavalcanti (minha mãe), nasceu em Timbaúba a 09/04/1919 e faleceu a 01/09/1980; Jeová Barboza de Lira Cavalcanti (eu), nascido em Timbaúba a 24/12/1943; José Osmar Barboza de Lira Cavalcanti (irmão), nasceu em Timbaúba (PE) em 17/10/1945 e faleceu nesta cidade em 06/12/2015; Gilberto Barboza de Lira Cavalcanti, nasceu em Timbaúba a 09/03/1948 e faleceu em Recife em 09/01/2001; e Jeovani Barboza de Lira Cavalcanti, nascico em Timbaúba a 13/03/1950 e reside em São Paulo Capital
          Eu, Jeová, sou casado com Adiles Dinoá Lima Cavalcanti, nascida em Timbaúba a 25/02/1953 e temos um filho, Alysson Kléber Dinoá Lima Cavalcanti, nascido a 19/09/1980 (formado em Letras pela UFPE); O Osmar foi casado com Vera Lúcia César Cavalcanti e deixou dois filhos, o José Osmar barboza de Lira Cavalcanti Filho(Formado em Ciências Contábeis e é funcionário do Banco do Brasil) e David César Barboza de Lira Cavalcanti (recém formado em Administração de Empresas);. o Gilberto foi casado com Gilvanise Pessoa Cavalcanti e deixou dois filhos Gilberto Barboza de Lira Cavalcanti (Técnico em Eletrônica) e Gisele Pessoa Cavalcanti(formada em Fisioterapia): o Jeovani com com Maria Lúcia da Silva Cavalcanti e tiveram quatro filhos: Jefferson Barboza de Silva Cavalcanti (funcionário do IBAMA); Jeovani Barboza de Lira Cavalcanti (Pastor Evangélico), Humberto Barboza da Silva Cavalcanti e Henrique Barboza da Silva Cavalcanti, ambos são autônomos e lidam instalações elétricas, hidráulica e pintura de prédios.
          Vale salientar que entre os Lira desta linhagem destaca-se o figura do Cel. Carlos Benigno Pereira de Lira, nascido em Timbaúba e, tendo se transferido para São José da Laje em Alagoas, tornou-se um dos pioneiros da industrialização daquele estado, tendo construído usinas de açúcar, hidrelétricas, foi dono dos Diários e Emissoras Associados, sendo portanto quem praticamente deu origem a todos os LIRA da terra dos Marechais, onde se destacam figuras de renome no indústria, no comércio, na música e na política alagoana.
          Um abraço a todos os LIRA.
          Jeová Barboza

        2. eu me chamo Felipe Lira, e o sobrenome é semelhante ao do meu pai “Rodrigues de Lira”, quem sabe nao sejamos parente em primeiro grau. ele era natural do Ceara/Sobral.

          1. Felipe,

            Existe um genealogista que se dedicou as famílias de Sobral-CE, procure por Assis Arruda. A origem Lira dessa região é sefardita, ou seja, judaica ibérica. Arruda possui livros publicados e pode te ajudar com a sua pesquisa, principalmente se você busca cidadania europeia por ascendência sefardita.

    2. Igor meu nome e Matusalém Gonçalves de lira,me chamou atenção porque meu pai e avós paternos e da Paraíba meu contato 011952314914 abraço

  48. Oi! Meu nome é Queren Lira, sou de Belém do Pará, meu avô materno se chamava Miguel Carlos de Lira, natural de Pernambuco e tinha um irmão que morava em Carpina, João Carlos de Lira.

  49. Oi pessoal, meu nome é Rina e minha mãe tem esse sobrenome seu nome é. Maria Olívia deLira filha de Jantaria Tavares de Lira e Alfredo Jacinto da Silva, ela nasceu na cidade de Capoeiras no sertão de Pernambuco e tem 6 irmãos. Rodolfo, Alfredo, Lúcio, Maria Quitéria, Maria de Lurdes, Leonor. Alguém conhece algum deles????

  50. Meus pais eram do Ceara. Cidade das Vertente, minha mãe chama Maria Alves de Lira, casou-se com o meu pai Raimundo Farias Filho.
    Tenho vontade de conhecer parentes, que envolvem esses dois sobrenomes.

  51. sou da família lira , meus avós materna da Bahia e paterno do espirito santo tive contato com parentesco no rio de janeiro, são Paulo, espirito santo, Bahia., está família é muito grande. tenho orgulho de fazer parte desta FAMÍLIA

  52. Sou Marcella LIRA Monteiro. Neta de Julia Araújo de Lira e Manoel da Cunha Lira. Nascidos em Itabaiana interior da Paraíba. Criaram seus filhos em Pernambuco casa Araújo. Eram primos e tem alguma história relacionada a ciganos. Gostaria muito de conhecer ou recuperar fotos da mãe Biológica do meu avô. Só sei que ela se chamava Marcela e era de Itabaiana.

    1. Olá mim chamo Lucas Lira da Silva de Freitas e nasci e fui criado em Ribeirão Pernambuco meu avô saiu de casa quando meu pai estava na barriga da minha avó e dela não tivemos mais notícias

  53. Sou neto de Maria Lira de Brito “dona Liu” e João Davi eles eram de Arcoverde PE.meu pai Manoel da Silva lira funcionário do DER em salgueiro.

    1. Ola Maiara sera que seu avô Severino era irmão do meu avô porque ele falava que tinha um irmão que se chamava Severino o nome dele era jose Francisco de lira eu não conheci ninguém da familia dele sei que ele era filho de jose Joaquim de lira E Antônia Alexandre de albuquerque

  54. Olá, eu sou Tarciso Antonio de Lirade Pernambuco. Filho de Maria José de Lira, neto de Antônio Amaro de Lira e Bisneto de Eusébio Nunes de Lira. Queria quem sabe encontrar algum parente da família Lira. Entre em contato comigo: 81981236681

  55. Eu sou Antônio de Sousa Lira da Cidade de Santa Luzia – MA, Filho de Rosendo Lira Neto e Maria das Mercês Lira eles eram de Barras PI, Nos idealizamos o encontro dos liras já é o quarto ano para promover a integração da família, tem sido muito importante os relatos dos participantes. esse grupo tem participantes de Santa Luzia, Bom Lugar, Bacabal , Imperatriz, São Luís, Zé Doca, Buriticupu, São Mateus, Bom Jesus das Selvas, Novo repartimento – PA, Antônio de Sousa Lira. de Santa Luzia – MA.

  56. Olá sou Mesaias Silva de lira e quero sim me.aproximar de familiares. Meu pai José Tito de lira natural de Pernambuco recife. Família dos Dantas
    Que tal um grupo.no Zap? Quem concordar me manda os números que vou adicionando atualmente estou no Ceará, porto do Pecém mais o DDD é da Bahia pois morava em dias Dávila. 71-9.9183-8080

    1. Boa noite aos Lira do Brasil. Meu nome é Suzete Eremitas Araújo, meu sobrenome não tem Lira, mas sou dos Lira da Paraíba. Nasci no Espírito Santo, meu avô Vicente Pedro de Lira veio de navio aqui.no ES. Minha mãe, Francisca Lira de Araújo, tinha irmãos, dois deles na minha adolescência ainda se comunicavam por carta com meu avô, eram eles, Pedro Vicente de Lira e José Vicente de Lira, tio Pedro tinha três filhas, Severina, Izabel e a outra não lembro. Tio José, morava e Sapé, e tinha um filho por nome Aloísio. Gostaria muito de ter alguma notícia destes amados, embora saiba que meus tios possivelmente já partiram, minha mãe era a caçula deles e já se foi há mais de trinta anos. Moro em Colatina ES.

  57. Meus avós são de Casa Amarela, Recife, Pernambuco….. vieram para São Paulo e hoje temos uma grande família e todos adoramos nosso sobrenome.

    1. Minha mãe também é de Casa Amarelo, Recife o nome dela é Severina de Lyra Viana , filha de Augusta de Lyra Viana e de Estacio Cristóvão Viana

  58. Alguem sabe alguma coisa dessa familia de jose Francisco de lira filho de jose Joaquim de lira e Antônia Alexandre de Albuquerque ele dizia que era da serra da arara na Paraíba e veio para o iborepi distrito de lavras da mangabeira ceara eu sou neta dele a minha mae era filha dele ela se chama sufia Maria de lira agente mora em lavras da mangabeira ceara

  59. Ola pessoal eu também sou dos lira meu avo se chamava Francisco jose de lira ele era filho de jose Joaquim de lira e Antônia Alexandre de Albuquerque parece que um dos irmãos se chamava Severino ele era nome da arara da Paraíba eu não conheci ninguém da familia só ele meu nome e zuleide lira minha mae era filha dele ela se chama sufia Maria de lira agente mora em lavras da mangabeira ceara ,

    1. Oi Meu Nome é Maiara de lira moura sou filha de Marselma alves de lira e neta do Severino Lira, tem mais um sobrenome mas não lembro, ele era da Paraíba também agora ele está no Rio de Janeiro

      1. oi maiara satisfação em falar com vc eu me chamo jerri max lira filho de marcos lira e jose lira meu avo e meus pais saõ da paraiba sera que somos parentes kkkk se quiser entrar em contato comigo me liga meu numero é 01512- 996458931 bjo

      2. Meu avo se chamava Francisco jose de lira ele era filho de jose Joaquim de lira e antonia Alexandre de Albuquerque eles eram do estado da paraiba mais eu moro no ceara a minha mae se chama sufis Maria de lira náo chegamos a Conner ninguém da famia alias a minha mae conheceu só um tio que se chamava severino

        1. Caríssima Zuleide: Leia este texto sobre alguns LIRA é verá que nosso nome povoa grande parte deste torrão Brasileiro;

          Sou também dos que têm o sobrenome LIRA e a história de minha descendência provém deste desta história iniciada em terras do engenho Pindoba, como segue: HISTÓRICO – ENGENHO PINDOBA – O Engenho “Pindoba”(também conhecido outrora como “PINDOBA VELHA”, é situado em Timbaúba – Pernambuco, entre os engenhos “Sociedade”, “Canto Alegre”, “Jussaral” e “Água Azul”, propriedade esta banhada por grande rio de águas tão belas, segundo dizem, que bem lhe justificam o nome – ÁGUA AZUL.
          Há mais de cento e quarenta anos, era proprietário do citado Engenho “Pindoba”, o avô materno de meu pai e bisavô de minha mãe, o agricultor JOSÉ SEABRA XAVIER DE ANDRADE LIMA, casado com D. JOANA DE ALMEIDA AZEREDO COUTINHO, o primeiro falecido em 1864 e, a segunda, cerca de seis anos depois. Relativamente à origem de um e de outro apenas sei informar que essa minha bisavó e ao mesmo tempo trisavó, foi procedente do Engenho “Trigueiro”, ao passo que o marido foi procedente do Engenho “Coités” para Pindoba, engenhos estes do Município de Timbaúba. Era essa senhora, sobrinha do Padre PEDRO ALMEIDA, o qual, segundo reza a tradição, foi homem muito rico. Do casal houve 12(doze) filhos, dos quais três homens e nove mulheres. Mas vamos nos ater apenas à sexta filha Cândida.

          Cândida Maria de Jesus de Almeida de Azeredo Coutinho, também chamada Cândida Maria de Jesus, irmã gêmea de Cosma, foi casada em segundas núpcias com Urbano Barboza da Silva Pereira, natural do Engenho JUÁ, limítrofe com Manimbu, situado a uma légua de Nazaré da Mata. Era filho de Antônio Luiz Pereira de Lira, casado em segundas núpcias com Rita Caetana de Freitas. Antes fora casado com Ana Joaquina Lyra, de quem enviuvou. Quanto aos filhos de Urbano e Cândida, não existem mais sobreviventes. Todos entre os quais figuravam José Barboza Pereira de Andrade, casado com Maria Madalena de Morais, já citados, e o Ten. Manuel Barboza Pereira de Andrade, que foi casado com sua prima Ana Joaquina Pereira de Lira, faleceram todos, deixando suas famílias (quase sempre numerosas) na pobreza, ficando grande quantidade de netos e bisnetos espalhados por Pernambuco, Paraíba, Pará, Alagoas, Minas Gerais e outros Estados brasileiros. Dentro os filhos do casal Manoel Barboza e Ana Joaquina Lira, um dos que se destacaram em sua época por ter sido um dos mecânicos mais conhecidos, foi o Urbano Barboza de Silva Lira, que trabalhava com montagens de máquinas de algodoeiras e de engenhos de açúcar. Além de Manoel Barboza Pereira de Andrade, acima citado, o casal teve mais os seguintes filhos: Antônio Barboza Pereira de Andrade; José Barboza Pereira de Andrade, Maj; Maria Barboza Pereira de Andrade; Rita Barboza Pereira de Andrade João Barboza Pereira de Andrade, Joana Barboza Pereira de Andrade e Urbano Barboza Pereira de Andrade.
          Urbano Barboza da Silva Lira acima citado, constituiu duas famílias, uma delas do consórcio com Maria Francisca do Espírito Santo, e foram os pais de Antônio Barboza de Lira, Joaquim Barboza de Lira, Euclides Barboza de Lira (meus tios) e Maria Barboza de Lira Cavalcanti (minhã mãe), que casou com Fortunato Henrique Cavalcanti , sendo filhos deste casal pela ordem: Jeová Barboza de Lira Cavalcanti, José Osmar Barboza de Lira Cavalcanti (falecido), Gilberto Barboza de Lira Cavalcanti (falecido) e Jeovani Barboza de Lira Cavalcanti, que reside em São Paulo, já tendo netos.
          Portanto, sou bisneto de Manoel Barboza Pereira de Andrade e Ana Joaquina Pereira de LIra, por estes neto de Urbano Barboza da Silva Lira e filho de Maria Barboza de Lira Cavalcanti. Os LIRA fazem parte da história da genealógica do Brasil.
          Jeová Barboza – Timbaúba (PE)

          1. Caríssimo Senhor Jeová de Lira, andei lendo alguns comentários postados por V. Sª e pelos nossos parentes aqui no site e percebo que são um apaixonado pelo seu sobrenome LIRA. Por isso Parabéns a todos!!

            O motivo destas observações da minha parte é porque também origino desta descendência dos LIRA, provavelmente da Timbaúba, digo isto porque meu Pai Cornélio Antonio Alves, filho de Jacinta Izabel de Lira, de quem me lembro cantando inos gospel de forma muito afinada, e, de Antonio Euclides Alves, falecidos.

            Pai fala da Timbaúba como se aí estivesse; é muito interessante a forma dele falar. Diz muito que a família de “Mãe Tô” – nome carinhosos como a chamávamos – é originária da Paraíba, que inclusive tem parentes conhecidos no Recife.

            Assim que puder e o Senhor Deus permitir, irei passear aí na região….

            A viajem vai ser divertida, porque sair daqui de Montes Claros/MG e andar pelas terras nordestinas sem nunca ter voltado aos últimos lugares do Nordeste onde estive, Petrolina e Juazeiro, de onde sai aos 11 anos, em 1986, vai ser muito proveitoso e gratificante.

            Obrigado e abraços fraternais a todos os LIRA, sobrenome que gostaria de ter na minha identificação, pois assim o sou também….

  60. Ola sou Lira também herdei do meu avô materno Otacílio Lira da paraíba ele veio pra Campinas-sp, mas soube que deixou filhos ai, Quem tiver mais informações, a família aqui em Campinas ta grande, AMO ESSA GRANDE FAMÍLIA LIRA

  61. Boa tarde também sou um Lira, nascido no Paraná, meu pai era mineiro, meus avôs partenos tinham os nomes de PEDRO GOMES LIRA E ANA MARGARIDA DE JESUS, meu pai se chamava Antonio Pedro Lira, se você é um Lira e busca por algum nome relacionado a estes, me mande um email. juridico.lira@hotmail.com
    beijos a todos.

    1. Sou José Rodrigues de Lira, filho de Júlio Pedro de Lira que, segundo ele, tinha um irmão por nome de Antônio Pedro de Lira. Meu contato (whatsapp 84 9615 3544)

    1. Meu nome é CAMILA LIRA CARDOSO a família da minha avó tbm é da Bahia, o nome deka é Helena Monteiro Lira, foi separada dos irmãos ainda pequena!

  62. Olá , meu nome é Thalita Lyra Corrêa Marcelino , sou de vila velha ,Espírito santo que fica bem ao lado da capital do meu estado , amo esse nome herdei ele do meu avô por parte de mãe que as chamava celeste Lyra.

  63. marino lira de campos meu avo natural do rio grande do sul era chamado pedro lira de campos minha avo naziuzina lira de hahaaia meus bizavos natural da italia…

  64. A ORIGEM DA MINHA FAMILIA VEM DA SERRA DO TEIXEIRA NA PARAIBA ONDE EXISTE MUITAS PESSOAS COM ESSE MESMO SOBRE NOME. EM SEGUIDA MEUS ANTEPASSADOS SE MUDARAM PARA SANTA LUZIA TBM NA PARAIBA. ONDE A MINHA AVÓ NASCEU DEPOIS A MINHA AVÓ SE MUDOU PARA O RIO GRANDE DO NORTE ONDE SURGIRAM MAIS DESCENDENTES MEU NOME E (JANIÉRIO LIRA DANTAS) E FUI O ÚNICO NETO QUE HERDEI O SOBRE NOME DOS MEUS BIZAVÓS DA LINHA MATERNA DE MINHA MAE. QUEM FOR * LIRA DA SERRA DO TEIXEIRA E PARAIBA SAO COM CERTEZA MEUS PARENTES UM FORTE ABRAÇO EM TODOS! QUALQUER NOVIDADE A ACRESCENTAR ESSE E O MEU #WHATS (85) 99380966.

  65. Minha avó se chamava Joana de Brito Lyra e meu bisavô Antônio Francisco Lyra. Meus bisavós também vieram da Paraíba. Já ouvi dizer que o sobrenome Lyra/Lira é Judeu.

  66. SOU DE PRAIA GRANDE LITORAL DE SP HERDEI MEU SOBRENOME DO MEU PAI FRANCISCO DANTAS DE LIRA ELE E DE CAJAZEIRAS PARAIBA OBS; MINHA TODOS OS LIRA QUE CONHEÇO GOSTA MUITO DE UMA GELADA COM CHURRAS ABRAÇO …..

    1. Olá família Lira ,
      Eu moro na de cidade de Eunápolis, Bahia ,pois sou natural de Salvador , a melhoria dos familiares são daqui da Bahia, mais estão morando em São Paulo

  67. Sou Lira, moro em SP mas meus pais são de Pernambuco, estou atras de conhecer minha árvore arqueológica, meu avo era Manuel Carlos Lira é foi dele que herdamos o Lira.
    se tiver alguém onde o sobrenome seja Carlos Lira me chame… bjus

      1. Tô procurando por parentes em Rio Grande do Norte. Meu bisavô se chamava Fausto Texeira Lira já falecido. Alguem aqui no Rio Grande do Norte?

        Rosimeiry sua mãe por acaso tinha algum irmão chamado Fausto Teixeira Lira?

        meu zap: 91981516868

    1. Olá.meu pai se chamava Carlos lira, nunca o conheci morreu antes de eu nascer. Sei que tenho família espalhada pelo mundo mas não conheço. Bjs para todos os Liras.

    2. Oi fernanda , meu nome é Thaynna lira e meu bisavô se chamava Manoel lira eu era muito pequena quando ele faleceu e não o conheci bem, se o nome dele é maior eu não sei , o meu avô filho do Manoel lira se chama Everaldo lira e o meu pai tbm , o meu bisavô era de pernambuco e minha bisavó era de Garanhuns em Pernambuco tbm , ela se chamava Quitéria. Gostaria de conhecer a minha família. Meu whatsapp é 19 993333356 ou thaynnalira16@gmail.com. Bjsss

    3. Oi, Fernanda! Meu nome é Queren Lira, sou de Belém do Pará, meu avô materno se chamava Miguel Carlos de Lira, natural de Pernambuco e tinha um irmão que morava em Carpina, João Carlos de Lira. Talvez sejamos parentes.

  68. Sou de goiás um estado maravilhoso e gosto muito deste sobrenome Lira conheço poucos de nos erdei este sobrenome do meu pai João Lira mais não cheguei a conhecelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *