Família Lobo

Os Lobo são família conhecida por aqui. Desde que o Brasil passou a existir como país, estes descendentes já haviam se instalado e se disseminado suas raízes por aqui. Veja logo abaixo algumas curiosidades, origem e modelo de brasão da família Lobo.

O sobrenome Lobo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lobo

O sobrenome Lobo vem do português primitivo. Ele é considerado como derivado de uma alcunha, um apelido dado ao fundador da família. A palavra vem do latim lupus (lobo). Na Itália o nome Lupo foi comum nos tempos feudais. Atribui-se sua ascendência a Dona Lopa Gomes, filha do Conde D. Gomes Nunes.

Esta é uma família antiga e tradicional de Portugual. Há registros de que a mesma possa ter surgido por volta do século XI.

No Brasil, existe uma família que criou uma associação da família Lobo a fim de promover a união dos descendentes, encontros para reunião da família.

Curiosidades

Lobo é um sobrenome bastante comum aqui no Brasil, principalmente por ter a sua origem em Portugual, de mesma língua. Além das famílias que surgiram por lá, novas foram formadas aqui por descendentes Europeus.

Variantes do sobrenome Lobo

Não existem variantes para o sobrenome Lobo. Desde que ele surgiu, o nome tem sido tratado dessa forma, comum, simples e pequeno. Esta é uma grafia fácil de escrever, então por isso não devem ter surgido mais alterações.

Brasão da Família Lobo

Um dos brasões reconhecidos da família Lobo é feito de prata, com cinco lobos passantes de negro, armados e lampassados de vermelho, postos em sautor. O timbre do brasão é feito de um dos lobos presentes no escudo.

Este é só um dos modelos de brasão encontrados para esta família. É bem provável que este sobrenome possua mais de uma origem, sendo assim, possua também mais de um brasão. Desse modo, não se pode afirmar qual seria o mais original, mais antigo, mais tradicional. Este sobrenome também pode ter surgido em localidades diferentes, na Europa principalmente.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

68 respostas para “Família Lobo”

  1. Eu procuro por Lori Ferreira Lobo era conhecido por “melico” entre os anos de 1954 a 1957 morou em Ponta Grossa, Curitiba e na Bahia.
    Alguém conhece?

  2. Olá, sou Rosilda meu pai tem origem do ceara seu Wanderley de Arruda Lôbo, ele tinha 1 primo que morava no rio de janeiro seu nome Jaime. Alguem tiver noticias me ajude encontar. grata.

  3. Arrepiei-me quando li o comentário da Senhora Gislene Ferreira Lobo. Tenho imensos apelidos, mas os últimos apelidos do meu nome derivam do meu avô, lousanense (centro Portugal), mas constituem apenas um. Ele chamava-se Ascânio Ferreira Lôbo, filho de Luis Ferreira Lôbo e neto de José Ferreira Lôbo. Eu nasci após o 25 de Abril, mas mesmo assim, o escrivão entendeu que o meu Lobo seria acentuado como o do meu Pai e ascendentes, e assim ficou. Tenho uma familiar, que não é Ferreira Lôbo, mas que se chama Gislene Soares, casada com Osvaldo Barrocal, brasileiro.

  4. Me chamo Christiano Vicente Lobo Correa, filho de Terezinha Ramos Gustavo Lobo (in memorian), neto de Benedito Gustavo Lobo (in memorian) sou editor e proprietário do Blog Olhar Cidadão Silvaniense, moro em Silvânia-Goiás.
    O Médico e Escritor Paulo de Tarso Lira Gouvêa, escreveu o livro “Caçador de Lobos-A Saga da Família Sousa Lobo- De Goiás-Brasil Pelos Séculos”, lançado na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim de Silvânia, em 2014.
    O livro retrata a genealogia da minha família Lobo, com origem em Portugal.
    Livro com vasto, amplo material sobre nossas raízes.

  5. Olá Pessoal ?
    Sou Portuguesa e vim aqui parar por acaso , meu sobrenome também é Lobo, o que gostaria de dizer é que o sobrenome Lobo predomina no Norte de Portugal mais propriamente no Alto Minho e Tras dos montes .
    O sobrenome Lobo tem origem na galiza é no distrito de Viana do castelo, nas aldeias junto a fronteira com a galiza, que vocês encontram muitas familias Lobo ( aldeias como, Melgaço, Castro Laboreiro, Monçao, Ponte da Barca, e muitas outras no Minho mas com o Sobrenome Lobo SEMPRE mais junto a fronteira.
    No passado existiu muita emigraçao do distrito de viana do castelo e de uma forma geral do Norte para Brasil.
    Quase todas as pessoas tem antepassados no Brasil que nunca regressaram era tao normal , que acho que as pessoas nem se questionavam. Tambem gostaria de dizer que o Sobrenome Rocha ta,bem predomina no Norte . ?

  6. Olá me chamo Alex A. Lobo, meu avô paterno e filho de português. Meu avô se chamava Claudionor Rocha lobo, aqui em Salvador Bahia e gostaria de conhecer meus antepassados

  7. Sou da família Lobo proveniente do Pará com origem portuguesa. Existe um brasão da família no salão dos brasões no Palácio de Sintra. O rei D.Manuel I mandou pintar os brasões de 72 famílias nobres da época. A variação do lobo é com o acento circunflexo, grafia utilizada no português arcaico do séc. XVI, principalmente das famílias do Ceará e Sergipe.

  8. Meu Pai: Manoel Pedro de Oliveira Lobo , o pai dele era de Portugal conheceu minha avó no Ceará e migraram para o estado do Pará, atualmente moro em Brasília mais sou natural de Belém PA , minha mãe Claudete C.Silveira meu nome , Paulo Weverton C.Lobo .

  9. Também sou LOBO. Filha de António Marques Rodrigues Lobo. Neta de José Rodrigues Lobo e Maria do Céu Lobo. Somos de Portugal. Meu avó vivia em Oliveira do Hospital, Concelho de Coimbra. Se tiverem dados sobre o nome da família em Portugal gostaria de saber. Obrigado

  10. Sou Vilma LOBO de Brasilia , meu avo Paulo Lobo nascido no Rio de Janeiro, ha 8 anos realizamos encontro da Família Lobo , vem lobos de Brasilia , Minas Gerais , vitoria e Sao Paulo.

    1. OLÁ
      Conhece alguem com descendentes de Manuel Gonçalves Lobo ou ManueL Lobo, Portugues do Distrito de Viana do Castelo, em 1928 chegou a Sao Paulo ?

  11. Sou da Família LOBO de Cuiabá-MT .Meu Avô chamava-se : João Damaceno de Arruda Lobo . Pai do meu Pai : Mário Péricles Tocantins Lobo . Os antigos diziam que um Português
    branco dos Olhos azuis , era Padre da Igreja Católica quando chegou em Mato Grosso .
    Depois de algum tempo Ele deixou a batina , renunciou o sacerdócio para se casar . Após deixar a batina Ele iniciou a carreira do magistério , pois era formado em Filosofia e Letras
    na Europa . Um Homem muito instruído naquele tempo.

  12. Estou a procura do meu pai biológico, não sei se ele pertence a essa árvore dos Lobos ou dos Bonfim, o nome dele é Dionisio Lobo do Bomfim, se alguém conhecer ou já ter visto entrar em contato comigo mesmo.

  13. Eu sou Ana giovanna da Silva Lôbo , filha de Petrônio Lopes Lôbo e somos todos de Recife.
    Temos parentes em São Paulo, Santa Catarina , Rio de Janeiro e algumas vezes no exterior por causa de estudos em geral ( cursos de graduação , Mestrados e Doutorado).
    A nossa Matriarca hoje tem 96 anos de pura alegria , sabedoria e muita vontade de viver !!
    Todos os Natais nos reunimos com todos familiares !!! É uma farra total !!!

        1. Eu me chamo Robson Samuel de Moraes Lobo e minha avó se chamava Nazaré Monteiro Lobo nascida na cidade de Breves no marajó no estado do Pará

  14. Sou Sonia Regina Milne Lobo, meu pai era Herval Ferreira Lobo. Não sei nada sobre a família dele, somente que tinha irmão chamado Moacir. Será que alguém tem alguma informação?

  15. Olá meu nome é Luciene Feitosa Lobo meu pai e Raimundo Rodrigues Lobo a minha avó paterna chama Ana Sobreira Lobo de juazeiro do norte Ceará ,gostaria de saber mais sobre os Lobos.

  16. Boa noite a todos e a todas! Criamos um grupo de WhatsApp com Lobos de diversas localidades, quem estiver interessado é só me add fone 099992202868 Elisangelo Lobo

  17. Olá Sou Yanes Lobo Brabo kkkk Além de ser lobo ainda e Brabo, Vim visitar o site porque sei Pouca coisa da origem do sobre nome que vem do meu avô ‘lucivaldo da cruz lobo’ Sou Paraense de Um pequeno município chamado Portel ..

    1. Tenho a mesma grafia – LÔBO – meu pai tem como origem de sua família Santa Cruz de Goias, lá a família e antiga, ruas, praças contém o sobre nome como homenagem!! Um livro foi recentemente produzido com a história da família “Caçador de Lobos”

      1. Meu nome é Edson Eduardo Araújo Lôbo e o meu avó se chamava Odilon de Souza Lôbo de Propriá – Sergipe , é meu avó saiu de lá com 14 anos veio para o rio de janeiro e nunca mais voltou portanto ninguém conhece nenhum parente da familia do meu avó. será que eles não eram irmãos , veja com seus parentes o nome do pai do seu avó e mãe, vai meu email edsonedulobo@gmail.com , vou ver com meus tios o nome do meu bisavó , mande seu email

  18. Sou Cesar Lobo meu bisavo nasceu em Sao Miquel das Matas gostaria de informaçoes sobre hostoria da familia lobo no Brasil alguem pode ajudar.

  19. Olá pessoal que tem o sobrenome Lôbo .Sou Paraense e nasci em Portel/pa . Gostaria de saber de qual região de Portugal minha família é. A minha avó era Raimunda Lôbo e meu avô Claudiano Ferreira. Ambos descendentes de Portuguese.

    1. Tenho a mesma grafia – LÔBO – meu pai tem como origem de sua família Santa Cruz de Goias, lá a família e antiga, ruas, praças contém o sobre nome como homenagem!! Um livro foi recentemente produzido com a história da família “Caçador de Lobos”

  20. Meu nome é Marco Antonio Lobo Pinto, diz a minha família que nossos colonizadores vieram do arquipélago de Açores. E assim colonizaram a cidade de Florianópolis SC

  21. Luz Poeta – Luiz Gilberto de Barros – neto de Alcino lobo de Souza – Rio de Janeiro ( vovô Toco ). – Pádua, Itaperuna e adjacências .

    1. Gislene me chamo Davi, meu pai se chama Gilberto Lobo porém não o conheço, sou filho da união de uma pessoa chamada Neuza e do Gilberto Lobo e sou nascido em salvador, porém hoje moro em São Paulo. Você reconhece este nome Gilberto Lobo, ou tem alguma informação sobre?

      desde já agradeço

      1. Meu pai: Francisco dos Santos Lobo, nascido em Riachao do Jacuipe.
        Parte da família tem além do Lobo (Articum e casa Nova) no sobrenome.

        Eu Everton Vieira Lobo.

  22. Eu amo aquele lobo eum gatinho extra lindo ai se eu fosse grande ta desculpa
    mais é verdade a eu tenho 9 anos e moro en brusque santa catarina

    1. Tenho a mesma grafia – LÔBO – meu pai tem como origem de sua família Santa Cruz de Goias, lá a família e antiga, ruas, praças contém o sobre nome como homenagem!! Um livro foi recentemente produzido com a história da família “Caçador de Lobos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *