Família Loureiro

Se você pertence à família Loureiro, vai gostar de aprender e conhecer mais sobre a história dos seus antepassados.

O sobrenome Loureiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Loureiro

O sobrenome Loureiro tem origem portuguesa, sendo classificado como toponímico. Segundo os genealogistas, este sobrenome deriva de uma árvore de louro, que é cultivada em regiões com o clima temperado e subtropical.

Os relatos da época mostram que as folhas dessa árvore eram usadas para construir coroas para homenagear os atletas que participavam das competições promovidas pelos reis da época como uma forma de distração e na escolha de guerreiros.

A outra finalidade era na culinária, como tempero, sendo utilizado até os dias de hoje. Provavelmente o fundador dessa família tinha uma criação de louro que era muito conhecida na região e as pessoas o chamavam pelo nome dessa planta.

Sendo assim, o fundador transformou o nome desta planta em sobrenome e passou para seus descendentes como uma forma das futuras gerações serem conhecidas pelos feitos do patriarca.

Curiosidades

A Família Loureiro teve algumas descendentes importantes em diferentes épocas. Entre eles podemos destacar: Gabriel Loureiro Bernardes um advogado, político e diretor presidente da primeira revista semanal do Brasil, “O Cruzeiro”. Outro membro foi José Loureiro, um pintor português da nova geração. Manuel Pires de Azevedo Loureiro também foi outro conhecido que se formou para Direito Canónico, pertenceu ao clero, assumiu o cargo de bispo e foi um político português.

Variantes do Sobrenome Loureiro

Não foi encontrada nenhuma variante do sobrenome Loureiro. Provavelmente a grafia permaneceu a mesma. No Brasil, os registros são escritos como “Loureiro”.

Brasão da Família Loureiro

O brasão da Família Loureiro é constituído por um escudo arredondado na parte inferior. O esmalte que recobre todo o fundo é vermelho. No centro desse escudo tem a representação de cinco folhas de louro duas de cada lado e uma ao centro.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

116 Replies to “Família Loureiro”

  1. Procuro a origem ,em Portugal,de meu bisavô José Pedro D’Loureiro,filho de José Maria D’Loureiro e Joaquina Rosa Loureiro.Ele , português, casou com Alice Xavier Loureiro.Acredito que chegou ao Rio Janeiro no séc.XIX visto que eu tenho75 anos. . . meu pai era José Carlos Loureiro Filho. Esse bisavô abandonou a esposa com filhos pequenos(3)e foi pra Bahia.Nunca voltou.

  2. SOU LUIZ ROGÉRIO LOUREIRO DA SILVA, FILHO DE LUIZ LOUREIRO DA SILVA, NATURAL DE RECIFE E MORO ATUALMENTE EM SERRA TALHADA – PE

  3. Bom dia, já enviei 2 comentários… mas nunca foram publicados… até agora… envio em seguida um endereço de um site que pertence a região onde teve origem o Sobrenome Loureiro e que fala do local onde Nasceu a primeira pessoa que utilizou como sobrenome, de Loureiro… que teve Origem / foi Adotado da Quinta do Loureiro…. antigas terras de Loureiro que incluía varia vilas e aldeias no seu interior… hoje em dia é só a Quinta. http://www.freguesiadesilgueiros.pt/quintadoloureiro

  4. SOU CARLOS ALBERTO LOUREIRO, MEU PAI ERA FILHO DE PORTUGUES MANOEL LOUREIRO, ERAM EM 11 IRMÃOS TODOS NASCIDOS NO BRASIL EM DESCALVADO/SP. TENHO MAIOR ORGULHO DESSE SOBRENOME, POIS PASSEI PARA MINHA ESPOSA COM 43 DE CASADOS, MEUS DOIS FILHOS ADRIANO RIBEIRO LOUREIRO/GISELE RIBEIRO LOUREIRO E TREIS NETOS GABRIEL LOUREIRO DO CARMO/VITORIA LOUREIRO SARAIVA E JOÃO PEDRO SANCHEZ LOUREIRO, SOU CONSULTOR DE PLANOS DE SAUDE PARA TODAS AS OPERADORAS EM NIVEL BRASIL ; 11-93354-6851

    1. Boa tarde eu TB sou da família Loureiro com muito orgulho meu avô se chamava Pedro loureiro meu pai se chama José loureiro minha mãe Creuza Alves loureiro meus irmãos Luan Alves loureiro e Priscila Alves loureiro e eu me chamo JOSE ROBERTO ALVES LOUREIRO É MUITO BOM SABER A ORIGEM DO NOSSO SOBRENOME….

      1. Bom dia a todos.

        Tenho sobre nome Loureiro.

        Minha Bisavó. ANNA LOUREIRO
        E da . Freguesia de Martins, Conselho de Barcelos
        Filha de. DANIEL LOUREIRO e NARCISA FERREIRA
        NATURAL DE. Freguesia de Martins, Conselho de Barcelos

        Se alguém tiver Noticias deste Loureiro, ficarei grata

      2. Sou Daniela Paula Loureiro de Melo sei que meu Loureiro vem de ascendentes de MG.Moro em SP. Meu tio Vander Loureiro, primo Vanderlei e Vanderli Loureiro, mae Herondina Loureiro de Melo, avó Maurisa Loureiro entre outros.

    2. Chamo-me Paulo Jorge Pacheco Loureiro, do Ribatejo Lisboa, sou de uma das Famílias Loureiro em Portugal, da Região da Figueira da Foz, mas com familiares espalhados por várias regiões de Portugal e 1 Tio-Avô que foi para o Brasil nos anos 40 a 50… Chamava-se João Loureiro, o qual perdemos totalmente o contacto, possivelmente devo ter família no Brasil…

      Vou vos deixar a informação da Origem das Famílias Loureiro… que descendem Directamente de uma única Família… Todos os Loureiros descendem do mesmo antepassado…

      O Primeiro registo que existe é de ter sido Fundada por João de Loureiro, Cavaleiro e Fidalgo, Senhor das Terras de Loureiro (nasceu no ano de 1343), mas sem Titulo de Nobreza na época, a Família passou a ter Titulo e Brasão só a partir de 1550…

      ilustre e antiga família da Beira, que tem o seu solar na Quinta do Loureiro, situada na freguesia de Santa Maria de Sirgueiros, termo de Viseu. Aí viveu João de Loureiro, pai de João Anes de Loureiro, fidalgo dos reis D.Pedro I de Portugal, D.Fernando e D.João I, que fundou a Igreja da dita freguesia cujo Padroado os seus descendentes mantiveram. Casou com D.Catarina de Figueiredo, de quem teve vários filhos e filhas: uma casada com Gil de Carvalho, outra com Fernão Soares de Albergaria e uma outra mulher de Álvaro Gil Cabral, senhor de Azurara e Belmonte (dos quais Descende Pedro Alvares de Cabral descobridor oficial do Brasil).. . Do filho primogénito, Luís Anes de Loureiro, O Velho, fidalgo da Casa de D.joão I, veio a ser bisneto o grande herói africano Luís do Loureiro, que em 1534 defendeu Safim do cerco que os mouros lhe puseram, tendo-se batido ainda em Mazagão, Azamor, e Tanger. Foi Adaíl-Mor do Reino em tempo de D.João III que o fez Fidalgo da sua Casa, como seu pai já o fora e dando-lhe em Julho de 1551 Carta de Brasão com as armas aqui indicadas, em que se acrescentaram as dos Loureiros e Figueiredos. A chefia desta família estava nos Almeida Loureiro e Vasconcelos da Casa de Ferronhe, em Vizeu da qual descendem outros antigos Solares portugueses. …

      1. Olá, me desculpe mas eu não compreendi, seria correto dizer que Pedro Álvares Cabral tem antepassados distantes Loureiros? É só uma curiosidade minha, mas achei muito interessante sua história e gostaria de compreende-la melhor.

      2. Ah, e só para acrescentar, minha tatara avó é Gaúcha, do Rio Grande do Sul (Brasil) e ela tem dois sobrenomes iguais aos seus, Pacheco e Loureiro.

    1. sou neto da segunda geração de joão batista loureiro natural da freguesia de cabreiro distrito de braga portugal , imigrante no brasil,no rio de janeiro tinha uma familia muito bem estruturada ,onde numa rua que disiam ser toda dele e , que tinha uma fabrica de moveis , fêz desessete viagens entre brasil e portugal o que pressupõe ter sido ele da marinha mercante , ao ficar viuvo no rio de janeiro foi prá portugal por volta de 1900 + ou – onde casou em segundas nupcias com minha avó , natural da freguesia da pousa conselho de barcelos e , já por volta dos seus setenta ou setenta e cinco anos onde tiveram seis filhos dessas segundas nupçias e das quais sou neto . se por acaso algum descendente da primeira geração ainda for vivo e souber alguma coisa sobre as idas e vinda de joão batista loureiro agradeço qualquer informação .

      1. Sou da família Loureiro que vem da freguesia de Martins conselho de barcelos………meu Bisavó. Daniel Loureiro……..avo. Anna Loureiro…tenho a certidão de casamento Anna Loureiro……………….nao se se são os mesmo

        1. Meu avo era…..Francisco da silva Loureiro……………..tenho todos os dados dele aqui e em Portugal…..Francisco se casou com Maria Dellanina filha de Italianos

    2. olá, o meu Tio-Avô e o meu avô eram Da Silva Loureiro, o meu Tio-Avô emigrou para o Brasil ainda novo… eles eram da Região da Figueira da Foz, Portugal

    3. Boa Tarde, também me chamo Loureiro e o meu Avô e o meu Tio-avô chamavam-se Da Silva Loureiro… o meu Tio-avô emigrou ainda novo para o Brasil possivelmente entre os anos 40 a 50… mas nunca mais a família teve contacto com ele, portanto é Possível que exista família nossa aí no Brasil, descendentes de João da Silva Loureiro, da Região da Figueira da Foz Portugal.

  5. Procuro saber Sobre meu bisavô , Epaminondas Loureiro, minha Bisa se chama Neni Cananeia
    Minha avó se chama Sueli da Rocha por parte de pai!
    Gostaria de saber mais sobre

  6. Meu nome de solteira é Elza Barbosa Loureiro e meu pai era Joel Barbosa Loureiro, minha avó paterna Edith Barbosa Loureiro, já falecidos. Meu pai foi vereador em Teresina. Moro em São Paulo mas sou de Teresina-PI. Sei que meus antepassados (bisavós) vieram de Portugal. Algum Loureiro também piauiense?

  7. Meu nome é Marcelo de Braga Loureiro Filho, Meu avô era Antonio Loureiro nascido em Quintella-Portugal no dia 24 de outubro de 1900 filho de Antonio Joaquim De Loureiro e Maria do Carmo de Loureiro, gostaria de saber mais sobre minha família em Portugal

  8. Boa tarde família Loureiro

    Sou Davi Sousa Loureiro ,
    Filho de Paulo César Almeida Loureiro e , Neto de Paulo Afonso Loureiro e Maria Almeida Loureiro
    Minha avó nasceu em Minas gerais e o meu avô não sei nada
    Gostaria de mais informações.
    Existe um grupo no Facebook chamado família Loureiro.
    Estou aguardando me adicionarem abraços

  9. Um Loureiro é sempre do bem, aceite isso ou troque de nome.

    Algumas invenções dos Loureiros de Portugal:
    – Antonio Loureiro = ferramenta de retirada de filtro de óleo de motores – atualmente muito popular e de modelos variados;
    – Manuel Loureiro (Manuel da Cola) = cola (adesivo instantâneo) “bond”, seu nome original era Loureicol.

    Os Loureiros se espraiaram pelo mundo levando conhecimento moderno para as Américas, África, e Ásia, regiões carentes tecnologicamente, principalmente nas áreas da mecânica, metalurgia, marcenaria, química, construção civil, agricultura, navegação, entre outras.

  10. Meu nome é Clara Maria Mendes Brandão Loureiro meu pai era José Carlos Brandão Loureiro a mãe dele se chamava Maria Clara e o pai dele Antonio lembro dele falar de uma irmã Suzana Maria e me lembro de uma irmã chamada Clara gostaria de saber sobre meus parentes acho que são de Lisboa e me lembro do Nome Póvoa de Varzim se alguém souber de alguma coisa

    1. Meu nome de solteira. Maria Lúcia Brandão Loureiro. Tenho muitos parentes com o nome José Carlos. Mas só pelo lado da família Brandão. O Loureiro vem da Bahia. Acredito portugueses que foram p lá

    2. Minha avó paterna, que se chamava Lisette Brandão, se casou com meu avó José Loureiro da Siva, e virou Lisette Brandão Loureiro.
      O avó Loureiro foi prefeito de Porto Alegre, RS, Brasil.

    3. Saudações a todos ! Chamo-me Rui Carlos da Silva Loureiro nascido e crescido em Luanda – Angola, o meu Avô José Ribeiro Loureiro era portugués da familia Loureiro em Mangualde – Viseu – Portugal .

  11. Olá mundo,
    Eu sou Vitor Loureiro de Portugal , Ribatejo.O meu avô paterno era João Loureiro. É muito fixe ver que o nosso nome está espalhado pelo mundo fora.

    Saudações

  12. eu me chamo Creusa Loureiro, tbem amo ser Loureiro meus avos paterno se chamavam(Ernesto Loureiro e Getulia Ambrozina Loureiro) eles ja são felecidos.

    1. Adriana, sou katia filha de Bibiano neta de dona isola e seu rosalvo. Já falecidos.
      Mais meu pai ainda vive, mora em canavieiras ba

  13. Olá!!
    Me chamo Lisa Paola Loureiro Souza. Meu avô se chamava Domingos Rodrigues Loureiro. Meu bisavô chamava Laudimiro Loureiro Nina e meu Tataravô também se chamava Domingos Rodrigues Loureiro. Meu avô contava que ele era Português, participava da monarquia. Gostaria de descendencia portuguesa, mas não tenho documentos suficiente para provar. Alguem sabe o que fazer?

    1. e so vc ir no consulado portugues e pedi para puxar nos documento de resgistro que eles tem .. ai vc mostra o que vc tem como vc acina loureiro como eu ele vao fazer ou se vc pedi um dna para provar q vc tem sangue loureiro tbm rsrsrs

    2. oi Lisa conheci seu bisavô Laudemiro Loureiro Nina, sou sobrinha-neta dele e conheci seu avô Domingos que era primo do meu pai (João Loureiro de Oliveira)

      1. Este NINA , TEM ALGUMA COISA HAVER COM OS DELLA NINA?
        MINHA BISAVÓ ERA FILHA DE ITALIANOS. MARIA DELLA NINA, EM MUITOS DOCUMENTOS QUE TENHO, TEM VARIAÇÕES COMO
        DELLA NINA
        NINA
        DELLA MINA

        MEUS BISAVÓS MOROU POR.
        PORTO ALEGRE.
        SANTOS,
        BAGE .RS
        MAR DE ESPANHA MG
        RO DE JANEIRO
        OS TATARAVÓS ERAM
        ALEXANDRE DELLA NINA e ELIZA DELLA NINA

    3. Ola, sou Alessandra do Rocio Loureiro sou filha de Eliseu Rodrigues Loureiro e Jorgina Batista Loureiro, meu avô Laudimiro Loureiro Nina e Rosa Cordeiro de Jesus. Como é o nome do seu Pai? Ele é irmão do meu pai. Sou do Paraná 41 9 9638 2258

    4. Meu pai se chama Eliseu Rodrigues Loureiro, é irmão do seu avó Domingos Rodrigues Loureiro. filhos de Laudimiro Loureiro Nina, Irmaos de meu pai Domingos, João, José, Zacarias, Rosa, Laurencia, Raimunda, Tereza, Maria. 41 9 9638 22 58

  14. Oi,meu nome é Tânia, não tenho o sobrenome Loureiro mas sou da família Loureiro,meu pai Francisco das Chagas Loureiro Lima,minha avó e Maria de Jesus Loureiro Lima,é meu bisavô e Cezário Loureiro

  15. Boa noite
    Hj eu encontrei no facebook uma moça que tmb e loureiro e conversamos decidimos pesquisar pra descobrir se somos parentes mesmo que distante
    Se alguem quiser se juntar a nos e so nos procurar
    Nome milene cristina Loureiro de oliveira
    Minha mãe e marta Loureiro e Silva
    E meu avô cezario Loureiro e Silva

  16. Olá a todos, a minha avó chamava Isolina Ribeiro Loureiro. Meu avô Rosalvo Ribeiro Loureiro. De Canavieiras- Bahia. Meu pai mora lá e chama Bibiano Ribeiro Loureiro.

    1. Será que nosso sobrenome consegue cidadania portuguesa?

      Att,

      Logan Oliveira Loureiro

      Rio grande do Sul

      eu sei que tem muitos Loureiros no Sul e em São paulo, meu pai é natural de Bagé e os avós do meu pai vieram de Portugal, tem até a historia de umas terras em portugal que pertencia a Familia, mas nessa altura do campeonato vai saber, pelo que eu sei tinha um que voltou pra Portugal pra ver as terras e nunca mais voltou, dizem que alguns eram muito ricos

      1. Sou da familia Loureiro e meu pai sempre dizia que os avós dele vieram de São Borja e Itaqui no RS…de carreta com os filhos pequenos para o MS. Você conhece algum Loureiro dessas cidades? Acho que o nome do meu bisavô era marciano loureiro.

  17. sou alexandre loureiro filho de helio loureiro meu avô era antonio nunes loureiro e a minha avó era isabel nunes loureiro meu bisavô era antonio de moraes loureiro

  18. Sou filho de Manuel Pedreira Loureiro, natural da Venda Nova do Bolho (Cantanhede)
    Veio para o Brasil em 1931, casou-se com Carmina Pereira Loureiro e teve 5 filhos a saber:
    Rubens, Manuel, Dario, Ruth e Daniel (falecido). – Foi padeiro (entregador de pão) por vários anos e, antes de falecer morava em São Paulo, na rua Beatriz 75 próximo do bairro de Pinheiros.
    Rubens

  19. Sou bisneta de Teresa Maria de Jesus loureiro e de João Loureiro, residente desde sempre em Portugal. Sei que os meus bisavós nasceram, casaram e moraram durante uns tempos em Portugal concelho de Amares, freguesia de Bouro Santa Maria. A dada altura foram para o Brasil com três filhos, mas a minha bisavó resolveu regressar para Portugal com os filhos e o meu bisavô ficou no Brasil. Umas décadas depois o meu bisavô regressou a Portugal já velhote vindo a falecer pouco depois. Sei que deixou família no Brasil, não sei em que região ou cidade mas gostaria muito de saber.
    Talvez me possam dizer alguma coisa.
    Obrigada!

    1. RO DE JANEIRO TEM MUTOS LOUREIRO.

      NO CEMENTÉRIO SÃO FRANCISCO XAVIER TEM UM JAZIDO DOS LOUREIRO, E CONTEM ESTE NOME.

      ANTONIO LOUREIRO. NASC. 20/06/1882 ÓBITO. 30/08/1961

      JOÃO LOUREIRO . NASC. 23/04/1907 ÓBITO. 04/02/1987

    1. Opa sou Adriana Loureiro também, neta de Edmundo de Sena Loureiro e Julieta Rocha Loureiro e toda minha família é de Canavieiras Bahia.

  20. Meu nome é Allan Pereira Loureiro estou indo pra Portugal será que encontro algum parentesco lá sou neto de dermival deriva de Deus Loureiro zap;27996421145

  21. Meu Bisavô, Fortunato Loureiro, teve 12 filhos… Aristeu, Ascelino, Altivo, Almerindo, Manuel, Chico, Alvaro, Noca, Ide, Otilia e Maria. Meu avô Almerindo loureiro, meu pai, José ìtalo Loureiro.

    1. olá amigo José Ítalo, por acaso seu bisavô Fortunato Loureiro, n é o mesmo que foi intendente do município de santa maria em 1925? abraços ronnie..

    2. Boa tarde seu José Ítalo Loureiro estou pesquisando a respeito de um Fortunato Loureiro que morou aqui em Santa Maria sendo vice Intendente aqui da cidade na década de 20, pergunto será que estamos falando da mesma pessoa? meu contato é
      [email protected]

      Um abraço

      Alexandre Soares

  22. Os meus avós nasceram em Beira Alta – Portugal, depois imigraram para o Brasil onde seus seis filhos nasceram. O meu pai Mário Loureiro era o filho mais velho.
    O meu avô se chamava Antônio Loureiro e minha avó Natividade Rodrigues Loureiro.
    Eu amo a minha descendência.

    1. Marília, meu bisavô veio de Portugal, local desconhecido e residiu em Pelotas e Bagé, RS, o que em torno de 1940 retornou para Portugal, sem deixar rastro. Seu nome: Manoel Victorino Loureiro.

    2. Nasci na Beira Alta – Portugal, e tenho sobrenome Loureiro. O meu avô Alberto Loureiro e o meu pai Alfredo Machado Loureiro.
      Família com muita dignidade e honestidade.

    1. Meu bisavô veio de São Borja com esposa e filhos para o MS na década de 20.. não sei o nome dele mas vou perguntar para os mais antigos. Creio que seja Marciano Loureiro

  23. Me chamo José Loureiro e meu pai era Portugues, veio de Viseu mas precisamente de Castro Daire. Gostaria muito de me encontrar parentes do meu pai que moram no RJ. o nome do meu pai era Armenio pereira Loureiro e os seus parentes eram Marina loureiro Mendes é uma esposa do seu primo chamada Maria Virginea que é viúva d Antônio loureiro. Meu e-mail [email protected]

  24. Sou Thiago Loureiro do RJ, sou neto de português, meu avô veio da cidade de Viseu em Portugal, consegui tudo o que precisava pra dar entrada na cidadania portuguesa, talvez eu tenha parentes distantes em SP, pois dois irmão do meu avô ao entrarem no Brasil, desembarcaram no porto de Santos.

  25. Como é bom saber dessa família abençoada…gosto muito do meu sobrenome….parabéns para os meus parentes loureiros……..abraços…..

    1. Olá que coincidência de sobrenome, tb sou loureiro, meu avô era Pedro Alves Loureiro, ele veio de SP para MS onde atualmente vive toda família!

  26. Os loureiros são criaturas especiais que possuem maior criatividade, inteligência, espírito empreendedor, habilidade, visão do mundo e entendimento da sociedade do que os seres humanos normais. Obrigado! Por nada! Parabéns por serem Loureiros!

    1. Que legal!! tbm sou Loureiro e é um orgulho ter essas descrições que vc falou… Obrigada a todos e muita saúde e prosperidade pra todos nós.
      (Maiara Loureiro Silva)

  27. Prazer em fazer parte desta família, muito orgulho de ser um Loureiro, sou filho de Marcos Antônio Loureiro Da Cruz e Neto de José Loureiro da Cruz e sou pai de Matheus Luiz Loureiro da Cruz

  28. hoje sabemos que temos um sobre nome tão conhecido dentro do brasil como em portugal e muito bom minha origem vem de joão loureiro , meus avos jose loureiro com maria ramos loureiro ,hoje sabemos que somos a primeira geração que veio da provincia portugal chamada
    tras os montes portugal .

  29. Não é Freguesia de Salgueiros. É freguesia de Silgueiros, eu sou natural desta terra e por sinal tenho também como sobrenome Loureiro 🙂

    Saudações….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *