Família Lourenço

O sobrenome Lourenço tem certa popularidade no Brasil. Ele não chega a ser um daqueles com maior incidência por aqui, mas também não é raro de se encontrar. Confira abaixo algumas informações de origem, variantes e brasão dos Lourenço.

O sobrenome Lourenço, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lourenço

Este é um sobrenome português de origem patronímica. Por esse motivo, não se sabe ao certo quantas origens o mesmo pode ter, visto que esse tipo, derivado de um nome próprio, pode ser mais fácil de surgir em vários lugares.

A origem patronímica de um nome pode ser derivada do nome do fundador da família, que é o mais provável, ou de qualquer outro nome próprio, em alguns casos. Este sobrenome vem do latim Laurentius cujo significado seria Natural de Laurento, cidade do Lácio. O nome Lauro é uma variação deste, este sobrenome provavelmente também tem origem portuguesa.

João L., amo do Conde de Faro, foi quem prestou grandes serviços a D. Afonso V, tanto em seu Reino como na África e outras partes. Ele prestou serviços por mar e por terra e a ele foi concedido o brasão das armas da família Lourenço.

Curiosidades

Há alguns indícios de que este sobrenome foi registrado oficialmente, com brasão e tudo, no ano de 1475.

Variantes do sobrenome Lourenço

Dentre as variantes, podemos reconhecer como uma bem famosa em países hispânicos os Lorenzo. Este provavelmente advém da mesma origem da família Lourenço e foi traduzido para a língua espanhola. Na França também encontramos a tradução Laurent. Este também é muito utilizado como nome próprio, até mesmo aqui no Brasil.

Brasão da Família Lourenço

brasao-sobrenome-familia-lourenco

O brasão da família Lourenço é demasiado simples e sem muitos detalhes. Ele é constituído de azul, com três estrelas de ouro, de oito pontas. No escudo também se encontra a parte superior de ouro e as duas partes são divididas por uma linha ondulada.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

112 respostas para “Família Lourenço”

  1. Sou Janaina Fernanda Lourenço,filha de Armando Lourenço nascido em Ibitinga, interior de São Paulo, e neta de Manoel Lourenço, nascido em Juiz de Fora MG.Não tenho os nomes dos bisavôs nem tetravôs.Será que consigo encontrar algum parente apenas com essas poucas informações?

  2. É uma pena, que o sobrenome esteja diminuindo, pois aqui na minha cidade, devido as uniões de e casamentos, muita gente está perdendo o sobrenome, inclusive meus primos, a maioria não se assina mais Lourenço de Lima. Obrigado a todos, qualquer informações sobre o nosso sobrenome, por gentileza publiquem, para descobrirmos os parentescos. Abraço a todos…

  3. Olá, me chamo Luiz Fernando Lourenço de Lima, moro em Lagoa Vermelha RS, gostaria de saber sobre alguém que se assine Lourenço de Lima. Pois o meu tataravô se chamava Ildefonso Alves Lourenço de Lima, ele e seus pais e alguns irmãos vieram de Portugal, e desembarcaram no Porto de Paranaguá. Devido aos negócios de gado e mulas, que ele negociava, acabou vindo aqui para a região de Lagoa Vermelha RS. Mas se tem informações que outros irmãos dele, porém com o mesmo sobrenome, ficaram no estado do Paraná. Por esse motivo gostaria de saber de alguém que se assine Lourenço de Lima, pois com certeza somos parentes. Aqui na região da minha cidade, tem bastante gente com esse sobrenome e somos todos parentes. O meu tataravô constituiu família aqui nesta cidade, onde teve vários filhos: Priminio Alves Lourenço de Lima (meu bisavô), Erico Alves Lourenço de Lima, Garibaldino Alves Lourenço de Lima, Kalimeiro Alves Lourenço de Lima, Severina Alves Lourenço de Lima, Plínio Ponciano Alves Lourenço de Lima, Isidoro Alves Lourenço de Lima, José Alves Lourenço de Lima, (todos falecidos). Houve um boato que o pai do meu tataravô, estava em uma tropeada de mulas na região de São Sebastião do Caí RS, onde acabou ficando doente e falecendo, existe relatos que ele esteja enterrado no cemitério desse município.

  4. Meu nome é Valdecir Lourenço Martins. Meus pais Pedro Lourenço Martins e Alverina Lourenço Martins. Meus avós paternos Antonio Lourenço Martins e Maria Luciano Paulino e avós maternos Izalino Lourenço da Cruz e Enedina Rosa da Cruz. Todos vieram para o Paraná da região de Muriaé, Rosário da Limeira , Pirapanema-MG.

  5. Meu nome é Valdecir Lourenço Martins . Meus pais Pedro Lourenço Martins e Alverina Lourenço Martins. Meus avós paternos Antonio Lourenço Martins e Maria Luciano Paulino e meus avós maternos Izalino Lourenço da Cruz e Enedina Rosa da Cruz. Todos vieram para o Paraná da região de Muriaé -MG,Rosario da Limeira -MG e Pirapanema-MG.

  6. Moro em Franca sp, meu pai chama Eurípedes Lourenço de Capetinga Minas Gerais seus país se chamavam Geraldo Maria Lourenço e Maria Domingos.

  7. Boa noite meu nome é Eric a Fernanda Lourenço da silva, não sei qual a origem da minha família mais carrego o sobrenome Lourenço

  8. Bom dia Adilson,
    Meu nome é Luís Alberto Lourenço de Matos. Sou neto de José Lourenço Neto (São Joaquim da Barra, São Paulo). Tenho muitos parentes em Franca, Batatais e São Joaquim da Barra que têm o sobrenome Lourenço. Também sou membro da Igreja e trabalho na genealogia da minha família.

  9. Roseléya Maria Campos Lourenço hj resido em Araraquara- SP, neta de Alexandre Lourenço que constituiu família em são Simão SP tenho contato com muitos primos,familiares mas gostaria de saber mais sobre a origem.

  10. Boa noite estou buscando pela família da minha Mãe ela se chamava Josefa Lourenço dos Santos ,mas segundo minha irmã mais velha na verdade o sobrenome final é Silva mas nós meus documentos tá Santos e no da minha mãe tb mas minha irmã diz q no cartório eles erraram enfim Santos ou Silva eu estou buscando por notícias dos meus tios e tias ele eram de Pernambuco Garanhuns e Correntes meus avós eram José Lourenço da Silva e Quitéria Antonia da Silva lembrando q pode ser Santos o sobrenome final tenho pouca informações minha mãe falava mto pouco deles sei q meus avós faleceram e tds seguiram viajem para São Paulo onde cada um tomou uma direção e acabaram perdendo contato me lembro o nome de alguns ,Cícero, José e Antônia minha mãe quando veio embora pro estado de Sao Paulo ela já tinha se casado e tinha uma filha q carrega o nome da minha avó Quitéria era bebezinha nasceu em Correntes se alguém souber de uma história parecida com essa entre em contato hj minha mãe já faleceu e a anos busco pela família dela infelizmente ñ consegui encontra_los antes dela partir mas ñ desistir continuo na busca .

  11. Sou de Americana/SP e sou filha de Antônio Lourenço e tenho 2 irmãos Maurí Antônio Lourenço e Carlos Alberto Lourenço e meu nome é Mary Elaine Lourenço. Meus avós paternos Antônio Lourenço e Maria Margato Lourenço.

  12. Paulo Luiz B. Lourenço de Santos/SP, sou filho de Alvaro Lourenço neto de Maria Julia Campos Lourenço e Benjamin Lourenço (Portugueses) tenho tios chamado Carlos Lourenço, Antonio Lourenço, Osmar Lourenço e com orgulho carrego o sobrenome Lourenço segundo uns dos meus tios eu sou o unico homem da familia a carregar esse sobrenome lindo.

  13. Não conheci meu pai ,porém Sei que seu nome é Moacir Lourenço da Silva,teve um relacionamento com minha mãe em 1986 neste tempo ele era motorista ou cobrador na cidade de São Paulo zona sul ,trabalhava junto com um tio meu Derivaldo Moreira da Silva na antiga viação bola branca; Após meu parto minha mãe teve algum desentendimento com meu pai e acabou por ir embora ,até então ele já havia me registrado e acabou ficando com meu registro antigo,e minha mãe me registrou de novo como papel da saída da maternidade ,gostaria muito de conhecer ,pelo menos meus irmãos….

  14. Olá, me chamo Luiz Fernando Lourenço de Lima, moro em Lagoa Vermelha RS, aqui havia muita gente com o sobrenome Lourenço de Lima, descendentes do meu tataravô Ildefonso Alves Lourenço de Lima, que veio de Portugal. Alguem descendente deste sobrenome para entrar em contato?

    1. Sou Wanderlei Lourenço dos anjos e morei em lagoa vermelha, estou fazendo uma pesquisa científica pra minha faculdade de história e será sobre a vinda da família Lourenço pra região de Lages no século XVII.

  15. Meu biso era Napoleão José Lourenço a filha dele minha avó é Jacirda Lourenço minha mãe é Paula ap. Lourenço e meu filho é Miguel Lourenço Alves, tenho muito orgulho desse sobre nome,, não conheço muito a historias dos Lourenço, única informação concreta é que meu avo veio da cidade de Roncador no Paraná para Campo mourão no Paraná e nossa Família se estendeu. muito bom saber dos Lourenço kkk talvez tenhamos todos os mesmo traços genealógicas

  16. Sou José. Wilson David- Avô:i Manoel Lourenço David, Avó: Luiza Maria da Conceição. Meu pai Joaquim Lourenço David nasceu em Angelim de Caiçara -PB, casou-se com Maria da Conceição Pequeno, filha de Martiliano Pequeno de Melo e Josefa da Silva de Carvalho. Um dos meus tios Pedro Lourenço ingressou como enfermeiro em uma Companhia da Estrada de Ferro, logo após meus pais mudaram-se da Paraíba para o Rio de Janeiro e depois para o Paraná, e perdeu-se o contato com os familiares.Moro atualmente em Rondônia.

      1. Caramba, meu avô se chamava Ivo Lourenço, meu nome veio dele pelo fato de ter nascido na mesma data, porém o meu se acrescenta o Neto

  17. Meu Nome é Edileuda de Oliveira Pinto, filha de Zuleida Holanda de Oliveira e Franciné Rodrigues Pinto. Meu avó materno chamasse JOAQUIM LOUREÇO e casou-se com LUIZA HOLANDA DE OLIVEIRA.
    Meu avó tinha muitos irmão, na minha infância vinha muitas pessoas da familia dele para visitar e lembro de muitos nomes citados por VALDETE. VALTETE ONDE VC ESTÁ? PRECISO SABER MAIS.

    TENHO MUITAS LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA, POIS FUI CRIADA POR MEUS AVÓS E ELE SEMPRE DIZIA QUE DESCENDIA DE UMA TEREZA LOUREÇA QUE FOI AMANTE DE UM HOMEM MUITO IMPORTANTE E SOBERANO.

  18. Meu Nome é Edileuda de Oliveira Pinto, filha de Zuleida Holanda de Oliveira e Franciné Rodrigues Pinto. Meu avó materno chamasse JOAQUIM LOUREÇO e casou-se com LUIZA HOLANDA DE OLIVEIRA.
    Meu avó tinha muitos irmão, na minha infância vinha muitas pessoas da familia dele para visitar e lembro de muitos nomes citados por VALDETE. VALTETE ONDE VC ESTÁ? PRECISO SABER MAIS. (Oi minha sogra chama se Nair Lourenço e ela tinha um irmão por Mário Lourenco Moacir Lourenço Arlindo lourenço Suzana Lourenço e a mãe dela se chamava cesariana Lourenço Correia o pai dela Francisco lourenço e faz mais de cinquenta anos que ela não ver mais e perdeu o contato ela gostaria de saber notícias nos morramos em vilhena ro Telefones 069984119395 069 981122217).

    TENHO MUITAS LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA, POIS FUI CRIADA POR MEUS AVÓS E ELE SEMPRE DIZIA QUE DESCENDIA DE UMA TEREZA LOUREÇA QUE FOI AMANTE DE UM HOMEM MUITO IMPORTANTE E SOBERANO.

  19. Meu avô Joaquim Vitor Lourenço
    Meu pai Vitor Joaquim Lourenço
    Eu marcos Vitor Lourenço
    Meu filho Caetano Vitor Lourenço
    Meu neto Matheus Barros Lourenço.

    E vem mais por aí ., Portuguesaiada UAI.

  20. minha avó por parte da minha mãe chamava se Joana Lourenço da Silva e moravam na cidade de Belém é um município brasileiro do estado da Paraíba. Pertence à Mesorregião do Agreste Paraibano e está inserido na Região Metropolitana de Guarabira. Localiza-se a 123 quilômetros da capital João Pessoa e a 17 quilômetros do município Guarabira. Sua fundação ocorreu em 6 de setembro de 1957 casada com Cicero gomes da Silva tiveram filhos Maria do Carmo,Teresina,Josefa gostaria localizar as irmãs da minha mãe

  21. Olá sou debora Lourenço, neta de José Lourenço filho e bisneta de José Lourenço da silva família vinda de Pernambuco para um interior do Ceará chamado barro vermelho tenho uma tia avó que voltou para Pernambuco após casada e meu avô nunca mais a viu chamava-se de Cecília Lourenço os irmãos de meu avô eram tia Cecília, tio Emília tio gino e só os que eu me lembro,gostaria de um dia conhece-los.

  22. ola meu nome iraci lourenço de Paula herdei sobrenome de meu avo paterno que era natural do estade são Paulo meu avo salvador lourenço de Paula descendentes portugueses gostaria muito encontrar alguns parentes adorei visitar esta pagina sou de jales sp

    i

  23. Olá pessoal, adorei as informações que tive através de vocês; meu nome e Adilson José Lourenço, sou de Franca SP e tenho muitos parentes aqui e em Itirapuã SP; meus pais, avós, tios e muitos de meus primos, tem o sobre Lourenço.

    Sou membro de a Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias e temos um trabalho de história da família e árvore genealógica.
    Fizemos algumas pesquisa e descobrimos Lourenço de Portugal poderíamos nos juntar, procurar para montarmos a nossa árvore genealógica. gostaria de conhecer mais os nossos antepassados. não há necessidade de ser membro para fazer a pesquisa; é só procurar a igreja mais próxima que há pessoas preparadas para ajudá-los

    foi bom conhecê-los e espero continuar com a troca de informações. Obrigado e boa noite!

  24. ola pessoal adorei as informaçoes que tive por voces meu nome e Adilson Jose Lourenço, sou de Franca sp e tenho muitos parentes aqui e Itirapua sp meus pais avos tios e muitos de meus primos tem o sobre Lourenço

    Sou membro de a Igreja deJesus Cristo do Santos dos Ultimos Dias e la temos um trabalho de historia da familia e arvore genealogica.
    fizemos algumas pesquisa e descobrimos lourenço de Portugal poderiamos nos juntar procurar para montarmos a nossa arvore genealogica

    foi muito bom conhecelos obrigodo

    1. Bom dia!

      Meu amigo, meu avô paterno é de Franca, veio pra Goiás ainda jovem. Ele se chamava Domingos Lourenço, provavelmente possa ter ligação entre nossos familiares. Abraço!

    2. Bom dia Adilson,
      Meu nome é Luís Alberto Lourenço de Matos. Sou neto de José Lourenço Neto (São Joaquim da Barra, São Paulo). Tenho muitos parentes em Franca, Batatais e São Joaquim da Barra que têm o sobrenome Lourenço. Também sou membro da Igreja e trabalho na genealogia da minha família.

  25. Minha avó Maria das Dores Lourenço nasceu aqui em Goiás, porém seus pais, avôs são todos de Minas Gerais. Monte carmelo e cidades arredor.

  26. Eu soi Rafael Lourenço das Neves, filho de dazinha Lourenço das Neves que é filha de sabina Lourenço das Neves que é filha de Francisco Lourenço das Neves quê é filho de Manuel Lourenço das Neves do sei até ai minha árvore genealogica

  27. Bom dia me chamo Anderson Lourenço da Silva, procuro por informações dos meus avós maternos e tios…
    Minha mãe nasceu em Palmacia,CE.
    Nome do Pai dela: Jose Bezerra da Silva
    Nome da Mãe dela: Francisca Lourenço da Silva
    Nome da Minha Mãe: Ana Maria Lourenço da Silva.

    De acordo com a minha mãe, ela saiu muito nova do Ceara, e perdeu totalmente o contato com todos os parentes.

  28. Ola!

    Estou a procura de informações sobre meu bisavo Sr Antônio Lourenço Netto, e os pais do meu bisavo são: Antônio Lourenço Sobrinho e D. Joaquina Madalena de Jesus, e tendo como avo do meu bisavo o Sr Jeronymo Lourenço de Borba e Ignez Cyrina da Silva.
    se alguem tiver informações ficarei agradecido.

    Flaviano

  29. Estou a procurar da origem do nome Lourenço , meus avós e bisavós são de Pernambuco.
    Meu Boss se chamava José Lourenço de Souza mas não sei se ele é de Pernambuco meu avô e Cícero Lourenço de Souza. Flores PE

    1. Olá Nadine, como vai? Achei muito interessante seu comentário… Também estou procurando parentes da família Lourenço, sou neto de João Lourenço da Silva. Meu pai se chama Genival Lourenço da Silva e daí que surgiu a curiosidade, porque ele é de Flores/PE. Sou de Jundiaí/SP. Espero que vc retorne…

  30. Ola queria saber também sobre meus antepassados
    Meu nome João paulo Lourenço da Silva
    Meu pai Sebastião Lourenço da Silva
    Minha vo Daria Lourenço da silva

  31. Meu pai é do Ceará e seu sobrenome é Lourenço Mororo,gostaria de algo a mais de minha família.
    É importante saber sobre nosso antepassado.Fico grata.

  32. Olá Pessoal. Sou Lourenço também, meu sobrenome vem do meu Pai que segue: Fernando C. Lourenço > Jose Lourenço dos Santos > Fernando Lourenço dos Santos > ???.

    Seria legal poder achar algum vinculo de algum “Lourenço” lá fora.

  33. no meu nome tem lourenço herdeidodo meu pai, que herdou do meu avõe por ai vai… adorei saber de tudo. alguém de pernambuco ai que seja lourenço tbm além dos primos que já conheço?

    1. Caline , Sou Lourenço e sou de Pernambuco, quero saber o nome de seu avô e pai…o meu pai se chama Manoel Benedito Lourenço e o pai dele se chamava Benedito Lourenço dos Santos.

    2. Caline, sou de Pernambuco e Lourenço…Meu pai se chama Manoel Benedito Lourenço e meu avô se chamava Benedito Lourenço dos Santos…talvez sejamos parentes como todos aqui são.

  34. Meu nome é Renata Santos de Oliveira filha de Eunice Lourenço dos Santos seu pai era José Lourenço dos Santos que era filho de Zacharias Lourenço dos Santos neto de Pedro Lourenço dos Santos queria encontrar documentos dos meus antepassados..

  35. Estou procurando os tios dos meus filhos. Seu pai chamava-se Francisco Lourenço Lima (In memoriam) do Ceará, separou de sua primeira família que tinham 02 filhos: Francisco Lourenço Lima Filho e Francilene ou era Francineide não sei bem o nome da irmã. Construiu outra família com Virgínia Laura Sampaio Maia e tiveram mais 02 filhos, O meu marido chamava-se Francisco Lourenço Lima Júnior (In memoriam) e morava na Bahia e a irmã também In Memoriam Rita que era cadeirante. Somente fiquei sabendo da existência deles esta semana e meus filhos gostariam de conhecer os tios. Informaram que o Francisco é advogado e talvez esteja morando na França.

      1. Oi minha sogra chama se Nair Lourenço e ela tinha um irmão por Mário Lourenco Moacir Lourenço Arlindo lourenço Suzana Lourenço e a mãe dela se chamava cesariana Lourenço Correia o pai dela Francisco lourenço e faz mais de cinquenta anos que ela não ver mais e perdeu o contato ela gostaria de saber notícias nos morramos em vilhena ro Telefones 069984119395 069 981122217

  36. Olá procuro por Augusto Lourenço de Souza e Otilio Lourenço de Souza,irmãos de Domingos Lourenço de Souza,Manuel Lourenço de Souza e Olívia,filhos de Filomena e António Lourenço de Souza.Eram todos do Ceará ,e foram separados quando criança ,

    1. Meu Avô se chamava Francisco Lourenço de Souza, Meu Nome é Michel Rodney Lourenço de Souza, toda minha familia por parte de Mãe é lourenço de Souza, Antes de falecer meu avô contou uma história sobre que a origem dos lourenços no Ceará ser uma só, e que na época da guerra do Paraguaí muitos para não irem a guerra se espalharam por alguns estados como Paraíba, piauí, Pernambuco, Acre …, ele também comentou que seria de origem de uma região serrana daqui do ceará, e que no caso dele especificamente nasceu e foi batizado com o nome de sua mãe de origem portuguesa, que se chamava Francisca Lourenço Alves, no entanto com a morte dela ele ficou aos cuidados de uma tia que mudou o seu nome para a terminação “de Souza”. são muitas histórias , más é sempre bom conhecer.

      1. Olá, tudo bem? Meu nome é Irineia Sinfronio Vindoca e estou a procura do meu pai Francisco Lourenço de Souza, eu não fui registrada com o sobrenome dele, e não me lembro dele,pois ele se separou de minha mãe quando ainda eu era bebê. tenho muita vontade de conhece-lo e pelas características aqui descritas pensei que poderia ser ele o meu pai.

  37. Gosto muito deste sobrenome, pena não te-lo recebido, meu pai tem Lourenço em seu sobrenome originado de meu avô, descendente de portugueses, nascido em Franca-SP. Algum Lourenço de Franca por aqui, quem sabe possamos ser parentes. Rsrs

    1. Consegui as informações sobre meus bisavós. Bisavô paterno: Antonio Lourenço Neto, bisavó paterna: Maria Augusta de Melo, ambos de Franca SP. Se alguém tiver parentesco ou ascendentes com estes nomes é só chamar, meu nome é Kássio e sou de Goiânia-GO. Abraços!

  38. Meus avós eram Lourenço!
    Mais sempre gostei do sobre nomes deles
    Mais meus pais nao colocaram em mim…
    Mais tenho a intenção de prolongar mais esse sobre nome na minha geração!
    Adorei a história!

  39. Meu sobrenome é Lourencim . E sem o erro de cartório, minha família quase que de modo geral tem Lourencin no sobrenome . Será que viemos dos Lourenço ???

  40. Somos todos parentes aeeoo ,minha cidade é de colonizadores italianos e minha família tem todos os traços correspondentes.

  41. Meu bisavô Sr Lourenço era italiano, era era todo orgulhoso por ter um personagem Padre Lourenço no romance Romeu e Julieta. Ele sempre disse que era de origem Italiana. Agora to confusa.

    1. Ola! Eu tambem sempre tive a mesma informação que meus trisavos eram Italianos como Lourenço da região de França-SP.

      Você consegiu novas informações sobre a familia Lourenço vinda da Italia?

      Flaviano

  42. Sempre tive duvida sobre a origem agora ficou claro rsrs

    Não gostava muito do meu sobrenome mas por motivos pessoais agora ja me acostumei rsrs

    1. Eu me arrependo de não ter colocar o lourenço no meu filho eu gosto muito , ele veio da minha mãe e eu tenho o mesmo problema que vc tem mas com o do meu pai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *