Família Lovato

A família Lovato tem seus descendentes também aqui no Brasil. Mesmo não sendo um nome tão popular por aqui, é possível se obter informações sobre origem, história, variantes, curiosidades e modelo de brasão dos Lovato. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Lovato, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lovato

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele tem também sua origem derivada de uma alcunha, ou apelido. Nesses casos, o apelido é dado inicialmente ao portador inicial, fundador da família e depois é passado aos seus descendentes na forma de sobrenome. Muitas vezes, devido à semelhança dos mesmos com o pai.

A palavra Lovato é formada pelo substantivo Lovo acrescido do sufixo ato (que indica uma situação, grau ou distinção, em português corresponde aos sufixos -ato ou -ado). Lovo é a forma dos dialetos venetos para o latim lupus, que significa lobo. Este, em outras regiões da Itália, também é utilizado como lupo. Um animal sagrado entre os antigos que designado como sobrenome indica, na maioria das vezes, um caçador de lobos ou um apelativo que rememora os atributos deste nobre animal na pessoa do cidadão assim denominado, como a esperteza, a destreza, a ferocidade.

Curiosidades

Em alguns casos (mais raros) este sobrenome pode recordar o nome do fundador deste tronco familiar, pois as palavras Lupo e Lovo também foram utilizadas como nomes próprios, porém devido à existência do sufixo “ato” neste sobrenome, tal hipótese pode ser descartada. Dessa forma, não podemos o classificar como um patronímico.

Existe uma cantora bastante famosa que leva este sobrenome: Demi Lovato. Por ter uma quantidade significativa de fãs devotos a cantora, é possível que se encontre muitos Lovatos nas redes sociais. Estes não são descendentes da família e apenas prestam uma homenagem à cantora.

Variantes do sobrenome Lovato

Não existem muitas variantes válidas, ou conhecidas para este sobrenome. Desde que se formou este do qual estamos tratando tem se disseminado e tornado popular entre seus descendentes.

Brasão da Família Lovato

Não foram encontradas informações suficientes para se descrever um brasão original da familia Lovato. No entanto, encontramos um modelo de escudo com um lobo no que aparentemente seria um campo. Estas são caracteristicas que podem ser designadas a este brasão, devido a sua historia de origem.

35 Replies to “Família Lovato”

  1. Me chama Cristina Lovato sou filha de João Aldo Lovato, neta de Bernardo Lovato e bisneta de Fiarovante Lovato, procuro por informações para cidadania italiana.

    1. Olá pessoal, me chamo Lucas Lovatti.
      Sou descendente de italianos também. Conheço minha linhagem da Itália, no qual o sobrenome inicial era Lovat e foi sendo aportuguesado.
      O sobrenome Lovat veio inicialmente de Treviso, na Itália.
      Se alguém quiser mais informações para que eu possa ajudar mande um email para [email protected]
      Ficarei grato em ajudar.

      1. Olá Lucas, minha espossa é Lovatte e confirmo sua história do sobrenome Lovat.
        Inclusive alguns parentes dela abriram processo para nacionalização italiana.

        Família de Iconha e Vila Velha/ES

  2. ME CHAMO KEZIA LOVATO, MINHA BISAVÓ REGINA LOVATO ERA ITALIANA, VEIO COMO IMIGRANTE PARA PIRAJU ( SP ), PROCURO INFORMAÇÕES SOBRE MAIS FAMILIARES E SUA ORIGEM NA ITÁLIA. QUEM TIVER ALGO EM COMUM PODE ME CONTACTAR.

    1. Ola, Kezia. Me chamo Nanci Lovato. Sou neta de Angelo Lovato e bisneta de Joao Batista Lovato, ambos de Colombo/PR. Meu bisavô fez descendentes nesta cidade. Se tiver interesse, podemos manter ctt? Meu cel é (41) 98430-2984.

      1. Olá Nanci tudo bem? Gostaria da sua ajuda para entender mais sobre nossa família em Colombo. Sou Bisneto de Domingos Daniel Lovato e Pia Romana Cavassin, e neto de Francisco Lovato e Felomena Wotecoski, e filho de Maria Lucia Lovato (Nome de casamento Maria Lucia do Nascimento)… Os irmãos da minha mãe são: Abelardo, Armando, Mario, Glorita, Carlito, Ciro, Maria, Célia, Cesar… todos Lovato. Você tem mais informações de quem eram os antenatos da família? De onde vieram? Tentei contato contigo pelo tel mas não consegui. Segue o meu contato: (41) 999035457. Muito obrigado.

  3. Depois de anos de pesquisas, descobri sobrenome correto dos meus antepassados, aqui postado como Castagnaro más é Castegnaro. Meu bisavô Sante Castegnaro, casado com Maria Lovato. Procuro por parentes deles na Itália. Infelizmente, n sei a comune de nascimento, vieram de Vicenza para Barra Mansa-RJ em 14/03/1889 navio solferino. Quem tiver mais informações sobre minha família por favor me contate no [email protected].

  4. Sou Luciano Lovatto Martini, meu bisavô Italiano Pietro Paolo Lovato, nascido em Sarego Vicenza- Italia em 1866, casado com Thereza Malesan.
    Se alguém se identificar com este Italiano e quiser mais informações, só me contatar.

    1. São meus bisavós. Avós da minha mãe e do meu pai( meu pai e minha mãe eram primos irmãos). Se quiseres me passar as informações que tu tens sobre eles ficarei agradecida. Abraço

  5. Meu nome é Rodrigo Otávio Lovato, sou ator e nas redes sociais estou como Rodrigo Lovato, quem quiser me conhecer vai ser facil encontrar, E É MEU NOME REAL!!

  6. Minha bisavó, era Maria Lovato, nascida em 1858 em Veneza-Itália. Procuro seus descendentes no Brasil. Ela foi casada com Santo Castagnaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *