Família Magalhães

O sobrenome Magalhães é uma das alcunhas mais populares no Brasil, com um alto número de registros.

Mas engana-se quem pensa que o nome tem origem brasileira, afinal, nosso país foi colonizado por portugueses, que trouxeram suas famílias e atraíram estrangeiros de outras nações.

O sobrenome Magalhães é oriundo de Portugal. Veja sua origem, curiosidades, sobrenomes variantes e brasões da família.

Origem da Família Magalhães

O sobrenome Magalhães tem origem portuguesa. A alcunha é considerada um sobrenome toponímico, ou seja, o seu significado é um local geográfico.

No caso de Magalhães a sua origem está relacionada à família que habitava a Torre de Magalhães, que estava localizada na freguesia de São Martinho do Paço Vedro, em Portugal.

Etimologicamente falando, a origem da alcunha Magalhães é um derivado do termo celta “magal”, que tem como significado “grande”.

Curiosidades

Entre as grandes personalidades históricas mais importantes que carregaram o sobrenome Magalhães, destaca-se o navegador português Fernão Magalhães. Ele foi o homem a ter realizado a primeira viagem marítima ao redor do mundo, entre os anos de 1519 e 1522.

Em relação a distribuição da alcunha pelo mundo, os países com maior número de registro Magalhães são o Brasil e Portugal, com 223.134 e 20.344 indivíduos, respectivamente.

Variantes do sobrenome Magalhães

No Brasil e no exterior podem ser facilmente encontradas variantes do sobrenome. Alguns dos registros são: Magal, Magales, Magalães, Magaleas, Magalhos e Magals.

Brasão da Família Magalhães

A Família Magalhães possui dois brasões.

O mais conhecido é o brasão com escudo de prata, que possui três faixas xadrezadas nas cores vermelho e prata. Sobre o escudo há a cabeça de um cavaleiro trajando uma armadura de ferro. Pousado sobre a cabeça do cavaleiro há um abutre com as asas abertas.

O segundo brasão é formado por um escudo de quatro divisões, sendo a primeira e a quarta divisão ilustradas com uma árvore verde em um fundo cinza. Já a segunda e terceira divisão têm o fundo azul escuro e em seu centro uma cruz de outro. Acima do escudo há a cabeça de um cavaleiro trajando a armadura de ferro. Posicionado sobre o cavaleiro, está a mesma árvore presente na primeira e quarta divisão do escudo.

Veja os brasões:

https://3.bp.blogspot.com/-VxNZ6vtqohI/VY1ecRE0fYI/AAAAAAAABXY/WeD-CdG-hNY/s1600/Magalh%25C3%25A3es.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

89 Replies to “Família Magalhães”

  1. Oi Sara.
    Olá. Sou Terezinha Aparecida Magalhães do Paraizo e meu pai era de Minas Gerais. José Magalhães. E tinha um casao de irmãos mais novos. Antonio Magalhães e Acho que a irmã era Ponina Magalhães e ficou órfão de mãe aos 10. Casou com 19 e veio pro Rio de Janeiro ao 40 com a familia. Teve 11 filhos dos quais sou a caçula. Foi casado com Manoelina Severo Magalhães. Hoje falecidos.

  2. Minha mãe se chamava Edna de Oliveira Magalhães e meu avô chamava-se Raimundo da Costa Magalhães e, os meus bisavós, pais do meu avô, chamavam-se Carlos Rodrigues Magalhães e Júlia da Costa Magalhães. Eu não acrescentei em meu comentário anterior, mas segue a informação. Meu avô nasceu no estado do Acre e meus bisavós… eu não sei… eis a questão para continuar minha árvore genealógica. Segue meu email para qualquer contato [email protected]

  3. O sobrenome da minha família materna é Oliveira Magalhães. Estou construindo uma árvore genealógica mas acabei parando no meu avô, que era quem carregava o sobrenome Magalhães, porém alguns documentos se perderam ao longo do tempo e não tenho mais informações, mas creio que os meus bisavós vieram de uma dessas regiões Nordeste, Sudeste ou Centro-oeste para a região Norte.

  4. Me chamo Lauane Karine Magalhães Silva, meu sobrenome Magalhães é de origem materna, meus avós se chamavam Raimundo da Costa Magalhães e Maria Isabel de Oliveira Magalhães. Moro no Acre e estou tentando construir uma árvore genealógica, porém, por não haver documentos que se perderam ao longo do tempo, acabei parando neles.

  5. Olá,por acaso seu avô teria mais dois irmão ,eu sou de sobrenome Acauan,com o pouco que descobri eram três irmãos de sobrenome Magalhães que vieram para o Brasil fugidos e chegando no Brasil se separam para não serem descobertos colocaram os sobrenomes de Acauan se caso seu avô tiver tido três irmão e a história for mais ou menos parecidas me chama obg

  6. Oi Joao Carlos Pereira Magalhães meu avô chamava Sebastião Pereira Magalhães da Bahia e minha avó chamava Angelina Faustina Magalhães de mina gerais já falecidos !!!

    1. Eu sou Magalhães também, o seobrenome vem da minha parte materna. Meu avô materno era quem o carregava. Estou tentando fazer uma árvore genealógica, mas tá bem difícil, pois vários documentos se perderam ao longo do tempo. Enfim, se pudernos trocar informações sobre os nossos familiares para saber se somos parentes, seria uma boa ideia.

  7. olá sou Fernanda Magalhães moro no interior de São Paulo, minha família tem origens indígena, do Mato Grosso< Campo Grande e Corumbá estou pesquisando sobre José Vieira Couto de Magalhães, ele teve muito contato com indigenas mas não se casou, bom ainda estou em pesquisa

    1. Oi Fernanda, também carrego o sobrenome Magalhães, por parte materna. Estou na busca das minhas origens tentando construir uma árvore genealógica, sou da região Norte e, meu avô paterno também, porém estou perdida quanto às suas origens para a construção dessa árvore, porém vários documentos se perderam e sigo na busca. Se pudermos trocar informações sobre nossos antepassados, eu agradeceria.

    2. Magalhães é nome de origem portuguesa… antigamente os nativos adotavam os nomes de família dos padrinhos em que muitos deles eram os padres que os batizavam.

  8. Sou Magalhães também. Meu nome é Claudia Ronise Magalhães. Filha de Carlos Alberto de Magalhães. Meu avô era Walter Magalhães. Ele nasceu em Alto Mutum Preto-MG em 15/02/1908. Casou com Áurea Miranda Magalhães, eram primos e tiveram 7 filhos. Separou, e depois casou com minha avó Thereza. Com ela teve 4 filhos, sendo o meu pai o mais velho. Tenho contato com a primeira família do meu avô. Moram em BH, a maioria dos primos e tios vivos. Meu avô morou em Baixo Guandu, ES. Depois foi morar com minha avó no interior, São Domingos. Lá faleceu há 28 anos. Walter era filho de Afonso Augusto de Magalhães e Maria Cândida de Magalhães. Acho que eles eram de Alto Mutum. Eram em 8 irmãos. Mas não lembro o nome de todos. Tenho que procurar nas fotos aqui. Gostaria de saber se tem mais alguém da família na região de MG ou ES. Obrigada.

    1. Oi Cláudia, tempos atrás eram muito comuns os casamentos entre primos, creio que meu avô fosse filho de primos. Estou tentando construir uma árvore genealógica, mas parei com ele, pois estou tendo dificuldades com relação a documentos, que se perderam ao longo do tempo infelizmente e, na verdade, não sei a origem dos meus bisavós, sou da região Norte, e por aqui vieram muitas pessoas da região Nordeste, Sudeste e Centro-oeste, então, se pudermos trocar alguma informação, eu agradeço

    2. Olá,
      somos mais ou menos primos então. Conheci seu avô Walter como tio Walter, pois era irmão do meu avô paterno, José Afonso Magalhães. Eles se reuniam algumas vezes aqui em Vitória. Walter, José, Orlando e Maria, todos Magalhães.
      Nelson, Olga e Carlos Alberto eram os outros componentes da Família, de Affonso Augusto de Magalhães, mas não os conheci.

    1. Oi me chamo Isabela Magalhães sou filha de Ana Maria Magalhães seu pai se chamava José Bonifácio Magalhães que errou seu sobre nome de Seu pai Albino Magalhães de Bastos somos do estado de Goiás gostaria de saber sabe mais alguma coisa sobre

    2. Oi Helber, também carrego o sobrenome Magalhães, por parte materno, meu avô materno era quem o carregava. Estou tentando construir uma árvore genealógica mas parei com ele, pois muitos documentos se perderam ao longo do tempo e estou tendo dificuldades em colher mais informações. Anos atrás vinham muitas pessoas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-oeste para a região Norte, então creio que meus bisavós pertenciam a uma dessas regiões

  9. Sou Samille Magalhães de Oliveira, BAHIA.
    Meu bisavô se chamava Ulisses Vieira Magalhães, veio do PERNAMBUCO/SERRA TALHADA.
    Há boatos que temos parentesco com Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como LAMPIÃO em todo o sertão brasileiro. O famoso Lampião. Meu bisavô nos contava muitas histórias dele. Quem tem algo em comum, entre em contato em redes sociais. @_samillemagalhaes

    1. Oi Samille, meu avô materno carregava o sobrenome Magalhães e minha avó materna carregava o sobrenome Oliveira. Estou construindo uma árvore genealógica, porém, muitos documentos se perderam ao longo do tempo e parei em meus bisavós. Há anos atrás vinham muitas pessoas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-oeste para a região Norte, então creio que eles procedessem de uma dessas regiões.

    2. Moça,meu bisavô era ulisses, meu pai e Eduardo e minha vó era Matilde,eu tenho uma família que não conheço da Bahia,sou do rio de janeiro,meu número:21966956382

    1. Me chamo Meire Magalhães, esse sobrenome é da parte do meu pai, meu avô se chamava Manoel Magalhães…Meus pais vieram do Interior de São Paulo, meu pai nasceu em Vera Cruz .

      1. Olá,por acaso seu avô teria mais dois irmão ,eu sou de sobrenome Acauan,com o pouco que descobri eram três irmãos de sobrenome Magalhães que vieram para o Brasil fugidos e chegando no Brasil se separam para não serem descobertos colocaram os sobrenomes de Acauan se caso seu avô tiver tido três irmão e a história for mais ou menos parecidas me chama obg

    2. O sobrenome da minha família materna é Oliveira Magalhães. Estou construindo uma árvore genealógica mas acabei parando no meu avô, que era quem carregava o sobrenome Magalhães, porém alguns documentos se perderam ao longo do tempo e não tenho mais informações, mas creio que os meus bisavós vieram de uma dessas regiões Nordeste, Sudeste ou Centro-oeste para a região Norte.

    3. Olá. Sou Terezinha Aparecida Magalhães do Paraizo e meu pai era de Minas Gerais. José Magalhães. E tinha um casao de irmãos mais novos. Antonio Magalhães e Acjo que a irmã era Ponina Magalhães e ficou órfão de mãe aos 10. Casou com 19 e veio pro Rio de Janeiro ao 40 com a familia. Teve 11 filhos dos quais sou a caçula. Foi casado com Mauelina Severo Magalhães. Hoje falecidos.

  10. Sou o Emerson Sebastião Magalhães de ibema Paraná sou filho do senhor Sebastião Beira Magalhães nasceu em 15,02,1918 em Mato Queimado Guaraniaçu Paraná.

    1. Olá Marilene. Eu sou Gonçalo Peixoto de Magalhães, de Portugal. a família Peixoto de Magalhães provém do norte de Portugal, mais concretamente da zona de Braga. é muito provável que sejamos da mesma família!

    2. Oi boa tarde!
      Me chamo Aline, sou neta de Alice Magalhães que nasceu em Mariana, Minas Gerais, em 07 de Novembro de 1909, sendo filha de Henrique Magalhães e Anna Petrina Magalhães minha avó tinha uma irmã, que não me lembro o nome. Tem alguma história na sua família, sobre uma parenta que veio pro Rio de Janeiro?

  11. Boa noite meu nome e Cristiane Rodrigues e meu vô era profiro Rodrigues magalhaes ele morava em Canindé no Ceará e cometeu um crime e foi deserdado ,mais venceu na vida apesar de passar muito tempo preso , quem da familia conheci essa história triste do meu vô , gostaria de conhecer e saber mais

    1. Olá bom dia Cristiane, sou Wagner Magalhães de Araujo, filho de Francisca Maria Magalhães que é filha de Maria Clévis Magalhães e Horácio Rocha, que morou na região de Caridade no Ceará. Provavelmento temos um certo parentesco. Gostaria de saber mais sobre a raiz dessa familia. Abraços.

  12. Me chamo Aislan Viana Magalhães
    Moro no estado do Amapá .
    Meu pai se chama João da Conceição Magalhães . Nao sei muito sobre meus antepassados .

  13. Sou Suelen Magalhães e meu avô chamava-se Augusto Magalhães filho de Chico Pinto de Mesquita Magalhães do Ceará em Santa Quitéria

    1. Olá,
      Meu bisavô chamava-se José Pinto Magalhães, de Viçosa do Ceará, os pais dele: Francisca Pinto de Mesquita e Antônio Magalhães. Reconhece algum desses nomes?

      1. Olá. Sou Terezinha Aparecida Magalhães do Paraizo e meu pai era de Minas Gerais. José Magalhães. E tinha um casao de irmãos mais novos. Antônio Magalhães e Acho que a irmã era Ponina Magalhães e ficou órfão de mãe aos 10. Casou com 19 e veio pro Rio de Janeiro ao 40 com a familia. Teve 11 filhos dos quais sou a caçula. Foi casado com Manoelina Severo Magalhães. Hoje falecidos.

  14. Olá, desejo descobrir se possuo direito a obtenção da cidadania portuguesa e gostaria de ser auxiliado nessa pesquisa.
    Filiação: Nelson Ribeiro de Magalhães e Maria da Conceição Landim de Magalhães; avós maternos: José Landim de Oliveira e Julieta Ribeiro de Oliveira; avós paternos: Romualdo Ribeiro de Magalhães e Julieta dos Santos Magalhães. Desconheço demais descendentes.

  15. Sou neta de EUCLIDES MAGALHAES, ELE ERA DE MAIS OU MENOS 1889. Sei que minha bisa se chamava LUIZA OU MARIA LUIZA MAGALHAES. Vieram de portugal. Teve uma irma chamada ELVIRA MAGALHAES, minha tia avo. Nunca soube o nome do meu bisavo. Viveram em santos sp, meu avo casou e sua esposa morreu no parto, deixando uma menina de nome JUPIRA MAGALHAES portanto minha tia que aos 20 anos casou com alguem que foi prefeito de santos sp, no nascimento de seu filho tbm morreu no parto deixando um menino, nunca soube o nome. La atras qdo meu avo perdeu a esposa muito entristecido caiu no mundo deixando a pequena jupira com os avos maternos. Estabeleceu-se em rio claro sp onde foi um conhecido alfaiate e ai casou com benedita cordeiro do amaral amasiou-se e teve 8 filhos. Sergio, nelson, elcio, gilberto, syrlei, maria luiza, sonia, e mais uma que esqueci agora. Somos os magalhaes vivos e dessa turma nasceram muitos inclusive eu filha de Nelson magalhaes. Realmente ha tempos tento saber sobre meus bisavos etc. Se alguem se identificar??? Agradeco

    1. Meu avô também era nascido nesta época, sabemos muito pouco dele, seu nome era Henrique Magalhães, minha avó dizia que veio das Ilhas, sei que tinha parentes deixados por lá, mas com o falecimento dele perdeu-se o contato

      1. Oi boa tarde!
        Me chamo Aline, sou neta de Alice Magalhães que nasceu em Mariana, Minas Gerais, em 07 de Novembro de 1909, sendo filha de Henrique Magalhães e Anna Petrina Magalhães minha avó tinha uma irmã, que não me lembro o nome. Tem alguma história na sua família, sobre uma parenta que veio pro Rio de Janeiro?
        Responder

    2. Olá
      Sou Ana Paula Campos Magalhães
      Campo Grande MS
      Magalhães vindo de MG
      Meu bisavô veio de lá sozinhopara conseguir terras e voltar…com9 naquele tempo tudo era muito difícil,ele acabou não voltando a MG
      Constituiu nova Famila em MT
      Minha bisavô se chamava Luiza Magalhães…..
      Temos Elvira tbm na família….
      067992675981
      Vamos conversar….quem sabe descobrimos mais sobre ESSA família tão Gigante que são os Magalhães

      1. Minha bisavó é Maria Ivone de Magalhães Teixeira (nascida em Corumbá-MS).
        Os pais dela (meus tataravós) são Eudocio Jose de Magalhães e Maria Teixeira de Magalhães que vieram de MS pra MT.
        Meus tetravós são Antonio Jose de Magalhães e Candida Teixeira de Magalhães.
        Sou de MT e lembro da minha bisavó falar muito do Rio Paraguai.
        Meus tata-tetravós eram primos (um costume marrano / cristãos novos) que estou pesquisando sobre.

      2. Olá. Sou Terezinha Aparecida Magalhães do Paraizo e meu pai era de Minas Gerais. José Magalhães. E tinha um casao de irmãos mais novos. Antonio Magalhães e Acho que a irmã era Ponina Magalhães e ficou órfão de mãe aos 10. Casou com 19 e veio pro Rio de Janeiro ao 40 com a familia. Teve 11 filhos dos quais sou a caçula. Foi casado com Manoelina Severo Magalhães. Hoje falecidos.

  16. Olá meu nome é Milena Magalhães, venho procurando minha vó Oneide Barbosa Magalhães. Ela veio com a a família de Portugal para o Brasil, especificamente para o Rio de Janeiro e aqui conheceu meu avô Antônio. Ele teve dois filhos Tenira e meu pai Luís Magalhães Pereira. As brigas entre minha vó Oneide e meu avô Antônio eram constantes então foi aí que o pai dela decidiu que ela deveria ir embora com eles levando apenas a menina Oneide. Meu país devia ter uns 3 anos na época e foi então deixado com a avó paterna. Ele nunca conheceu sua mãe e nunca soubemos seu paradeiro, ele gostaria muito de conhecer sua irmã.

    1. Oi Sara.
      Olá. Sou Terezinha Aparecida Magalhães do Paraizo e meu pai era de Minas Gerais. José Magalhães. E tinha um casao de irmãos mais novos. Antonio Magalhães e Acho que a irmã era Ponina Magalhães e ficou órfão de mãe aos 10. Casou com 19 e veio pro Rio de Janeiro ao 40 com a familia. Teve 11 filhos dos quais sou a caçula. Foi casado com Manoelina Severo Magalhães. Hoje falecidos.

  17. Meu nome é Ana Cristina dos Santos Araújo , sou filha de Izabel dos Santos e neta de Ana Francisca Magalhães de minas Gerais não tenho mais informações ela se casou com Aristides dos Santos e foi morar em São Paulo.

    1. Oi boa tarde!
      Me chamo Aline, sou neta de Alice Magalhães que nasceu em Mariana, Minas Gerais, em 07 de Novembro de 1909, sendo filha de Henrique Magalhães e Anna Petrina Magalhães minha avó tinha uma irmã, que não me lembro o nome. Tem alguma história na sua família, sobre uma parenta que veio pro Rio de Janeiro?
      Responder

  18. Bom diaaa!
    Meu nome é Vanessa Magalhães, sou de Tubarão Santa Catarina gostaria de saber mas sobre a familia. Aqui na cidade somos uma família pequena, sou neta de Euclides Magalhães,filho único de Luiz Antônio Pinto Magalhães Neto.

  19. Sou Raquel Magalhães, a família é muito grande dos parentes que conheço todos se estabeleceram em Minas Gerais, minha bisavó se chamava Alice Magalhães dos Passos, nunca soube o nome de seus pais…

    1. Oi boa tarde!
      Me chamo Aline, sou neta de Alice Magalhães que nasceu em Mariana, Minas Gerais, em 07 de Novembro de 1909, sendo filha de Henrique Magalhães e Anna Petrina Magalhães minha avó tinha uma irmã, que não me lembro o nome. Tem alguma história na sua família, sobre uma parenta que veio pro Rio de Janeiro?
      Responder

  20. Eliane Santos Magalhães

    Ola,
    Meu sobrenome é Magalhães e gostaria de encontrar antepassados falecidos para fazer minha árvore genealógica.
    Obrigada!

    1. Oi meu nome é Ana Magalhães meu avô era João Firmino Magalhães natural de Viçosa do Ceará. Gostaria de saber mais sobre essa família.

    2. Boa noite! entrei no portal da Família Magalhães achei louvável a iniciativa e gostaria de sugerir criar um posta ou banner no portal onde possa constar o mome completo e local de nascimento e pais e avos para sabermos se há possibilidades de encontrar alguém que possa ser nossos parentes.
      Eu vou identificar meu nome: Elias Alves Magalhães tenho 47 anos e sou natural de Palminópolis-GO, meu pai chamava-se Felisberto Alves Magalhães nascido em Inhumas-GO no ano de ‘1941 ele era filho de Clemente Alves Magalhães nascido em Santa Maria da Vitoria -BA e/ou Santana dos Brejos-BA no ano de 1896.
      Espero que posso encontrar alguns parente meu dessa linhagem do meu avó paterno que não conheço ninguém. tenham todos um bom final de Semana que se aproxima
      Atenciosamente,
      Elias Alves Magalhães – Palmeiras de Goiás- Brasil.

  21. Meu nome é Adriano Magalhães, meu pai Valdir Luiz de Magalhães, meu avô Abel Luiz de Magalhães é meu bisavô Antônio Luiz de Magalhães que era português e se estabeleceu na região de Pescador MG.

  22. Oi tudo bem meu nome é Eliane Magalhães Bueno Vila .Meu pai Eduardo Magalhães Bueno está procurando parentes que não conhece da parte de sua mãe: minha avó Juraci de Magalhães Bueno nascida em mais ou menos em 1930 em laranjal de MG falecida aos 24 anos de idade em 1954 em Assis sp. Deixando 2 filhos meu pai Eduardo e Isaura Magalhes ambos vivos Casada com Ottoniel de Godoy Bueno .Seus pais se chamava :ANTONIO CANDIDO DE MAGALHAES E DONA LEONTINA FERNANDES DE OLIVEIRA. Queria achar alguém da familia meu pai tem vontade de conhecer .Pois meu avô os não permitia o contato das crianças na época meu pai tinha 1 ano e 8 meses e minha tia com quase 3 aninhos.com os familiares da minha vó Juraci.Se poder ajudar serei grata .Sempre escuto meu pai dizer que vai morrer e não vai conhecer ninguém da família da mãe. Quero fazer um agrado a ele .Obrigada por enquanto.

    1. Oi,bom dia,quero drscobrir as origens dos Magalhães, arvore genealógica, e queria ajuda,renato magalhaes,o pai era Joaquim, a mãe Júlia, parece que tinha sobrenome de Magester, e melo no meio. Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *