Família Malcher

O sobrenome Malcher é de origem polonesa e pouco comum no Brasil, ou seja, poucas pessoas o possuem em seu registro. A seguir, falaremos mais sobre a sua origem, curiosidades, suas variantes gráficas e o brasão da família.

Origem da Família Malcher

A origem do sobrenome Malcher é polonesa, e no Brasil já se encontram há muitos anos. Há pessoas com esse tradicional nome na cidade de Guararema – SP (interior paulista), em Belém – PA e em Manaus – AM. Um dos membros mais notáveis foi José da Gama Malcher (1814 – 1882), foi um político e médico brasileiros.

Ele foi vice-presidente da Província do Pará três vezes, quando o Brasil ainda não era um país com os estados unificados. Foi casado com Anna Cândida da Gama e Silva, e foi pai de José Cândido da Gama Malcher (compositor importante, regente e pianista) e José Carneiro da Gama Malcher (político, foi governador e deputado federal e estadual). Na Praça Viscond do Rio Branco, no centro de Belém, há um monumento em homenagem à ele, com inauguração em 1889.

Curiosidades do sobrenome Malcher

O sobrenome Malcher, além do Brasil e da Polônia, possui membros nos seguintes países:

  • Alemanha;
  • México;
  • Áustria;
  • Inglaterra;
  • Austrália;
  • França;
  • República Tcheca;
  • Estados Unidos.

Variantes do sobrenome Malcher

Existem algumas variações gráficas para esse sobrenome, como podemos observar em:

  • Malicher (da Eslováquia);
  • Malacher (da França e da Suíça);
  • Malcheor;
  • Malechera (da Tanzânia);
  • Mailucher;
  • Melcher (da Alemanha e da Áustria);
  • Molcher (da Suíça);
  • Milcher (dos Estados Unidos e da Geórgia);
  • Malchar (da República Tcheca);
  • Malchor (dos Estados Unidos).

Brasão da Família Malcher

O brasão da família Malcher não é especialmente da família, e sim um brasão polaco usado por várias famílias com descendência polonesa. Ele é o Brasão Nacional da Polônia, com predomínio das cores branca, vermelha e amarela. O fundo é vermelho, e ao seu centro vemos uma água branca coroada e com bico dourado. A primeira versão desse brasão data do ano de 1295, e a última é de 1990.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

12 Replies to “Família Malcher”

  1. O nome da minha avó era Nair da Silva Malcher. Uma enfermeira na Legião da Boa vontade em Belém do Pará. Ela faleceu de tuberculose em 1948. Deixando 4 filhos.
    Um do primeiro casamento: Carlos Alberto, o Carlito, que morava no Rio de Janeiro, criado pelo irmão dela Bené Malcher.
    E outros 3 filhos do segundo relacionamento em Belém do Pará: Ruth, Elza e Joel (6 mêses de idade)
    Cuja família não aceitava o segundo casamento com Regeneraldo Pereira Viana, meu avô. Os 3 eram bem pequenos na época de sua morte.
    Não a conheci. Mas soube da sua história agora em 2020.

  2. *** Sou Luiz Carlos MALCHER da Silva, casado, com 60 anos de idade, natural de Parintins Am (Capital Nacional e Mundial do Folclore), sou 2 Ten QOAPM da Reserva da Pm do Amazonas. Nome de Guerra Malcher. Sou neto de FRANCISCO CAETANO MALCHER, nascido em Janeiro de 1900 e falecido em Fevereiro de 1992. Foi pracinha da Seg Guerra e o seu nome de Guerra MALCHER. Meu irmão mais velho Fco Paulo serviu no Cosac hoje CIGS em 1978 em Manaus, e seu nome de guerra foi MALCHER. Irmãos do meu avô: ANTONIO, INÁCIO, RAIMUNDO, PEDRO, ANTENOR, JOSÉ, JOAQUIM… De qualquer lugar do Brasil que Vc, fizer parte da Honrosa Família Malcher, e se identificar com um desses nomes citados, favor, vamos nos comunicar, faça contato. Meu Avô foi casado com ZEILA OLIVEIRA SILVA MALCHER, faleceu aos 85 anos de idade, em 1987. Tiveram duas filhas: Maria Rosa Malcher fará 90 anos dia 27/07/2020. E a minha Mãe Maria Juracy Malcher da Silva, completou 89 anos de vida em 29/04/2020. Somos 8 irmãos todos vivos. Ela tem 20 netos e 14 bisnetos. Somos muitos unidos e solidários entre sí. Ingressei na Pm em Fev de1983 e fui para a Reserva em Fev de 2013. Exerci as funções de Delega do de Polícia em Maués de 1991 a 1993. Em Barrerinha de 1995 a 1996. Em Boa Vista do Ramos Cmt do Destacamento de 1997 a 1999. Em Nhamundá Delegado de 2000 a 2001 e 2005 a 2006. No Facebok LUIZ CARLOS MALCHER DA SILVA, me adicionem. Podem me ligar Contato (92)99103-0800. Um Forte Abraço a Todos e Deus nos Abençoe.

  3. Nome do meu avô era João Batista Malcher, avó Vicência Botelho Malcher, mãe Zenilda Malcher Bentes.
    Eu amo esse sobre nome♡

  4. Meu avô, Alberto Monard da Gama Malcher, foi o primeiro juiz a apitar o 1o tempo do 1o jogo no Maracanã. Busco por mais informações ^-^

    1. *** Boa Noite, sou Luiz Carlos Malcher da Silva, casado, 60 anos de idade, Tenente aposentado da Pm do Amazonas, sou de Parintins Am. Meu Avô se chamava FRANCISCO CAETANO MALCHER( Carpinteiro dos bons ) faleceu em 1992 aos 92 anos de idade em Parintins, ele tinha vários irmãos, creio que 6. Minha Mãe completou 89 anos de idade dia 29/04/2020…Meu Contato (92)991030800 pode me ligar. Forte Abraço. Deus nos Abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *