Família Marçal

Muitos são os sobrenomes registrados no Brasil. Mas se você pensa que eles são originalmente brasileiros, e aí que você se engana.

Como sabemos, a nossa terra foi colonizada pelos portugueses, que ao fixarem moradia aqui, trouxeram seus familiares. Sendo assim, estes estrangeiros formaram família no país, passando a povoar a região e popularizar seus sobrenomes.

A maioria das alcunhas presentes no Brasil é de origem europeia: Sobrenomes portugueses, espanhóis, franceses e italianos; são só alguns exemplos.

Origem da Família Marçal

O sobrenome Marçal foi originário do nobre britânico Dom James Marshall, que mudou-se para Lisboa, Portugal.

Morando em um novo país, o Dom James Marshall constituiu família e seus filhos, adotaram o sobrenome do pai, mas adaptado para a língua portuguesa, “Marçal”. Nasce assim a alcunha Marçal.

O novo sobrenome deu início a uma geração. Podemos citar por exemplo como membro da família Marçal, o cavalheiro Ataíde Marçal.

Etimologicamente falando, o sobrenome Marçal tem como significado no idioma latim “guerreiro marcial”.

Curiosidades

O país com o maior número de membros da família Marçal é o Brasil, devido o fato de a nação ter sido colonizada pelos portugueses. Atualmente, há aproximadamente 30.495 indivíduos registrados no país.

O país de origem do sobrenome, Portugal, está em terceiro lugar, com 1.718 membros familiares.

A alcunha também possui bastante popularidade no Timor-Leste (que está em segundo lugar, com 4.032 registros Marçal), Estados Unidos, França, Indonésia, África do Sul e Espanha.

Variantes do sobrenome Marçal

As variantes da alcunha Marçal mais populares pelo mundo são os sobrenomes: Marshall, Marçalo, Margal, Markal, Marçall e Marçola.

Brasão da Família Marçal

O brasão da família Marçal tem como principais cores o vermelho, o prata e o dourado. O escudo se decompõe em quatro divisórias.

A primeira e q quarta divisória possuem o fundo prateado. Em seus centros há a figura de um leão vermelho, com uma coroa de ouro na cabeça.

Já a segunda e terceira divisória do escudo possuem o fundo vermelho. No centro de cada uma das divisórias há a estampa de uma asa de ouro. Esta asa possui uma mão, que segura firmemente uma espada.

Vejo o brasão da Família Marçal:

https://1.bp.blogspot.com/-Mu-h5QlYbuE/Td7kVTBKl3I/AAAAAAAAD9o/w_HjR8MN5-c/s1600/marcal.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

23 Replies to “Família Marçal”

  1. Olá, boa noite. E gratificante ler os comentários e ver o quanto o sobrenome e espalhado. Sou do interior do Espirito Santo. Minha avó Maria de Aguilar Marçal é mineira, ela que possui o nome.

  2. Eu fico tão feliz e honrado em pertencer genética e genealógicamente parte deste Sobrenome, herdando esse sobrenome que não é um mero acaso, que Deus abençoe a todos .
    Sou Pastor e membro do corpo de Cristo, e sei que em breve veremos nesta terra para os que foram chamados por Cristo Jesus para fazerem parte do plano Celestial, grandes coisas da Parte do nosso Deus Criador dos Céus e da terra aconteceram. Um forte abraço a todos.

  3. Eu fico tão feliz e honrado em pertencer genética e genealógicamente parte deste Sobrenome, herdando esse sobrenome que não é um mero acaso, que Deus abençoe a todos .
    Sou Pastor e membro do corpo de Cristo, e sei que em breve veremos nesta terra para os que foram chamados por Cristo Jesus para fazerem parte do plano Celestial, grandes coisas da Parte do nosso Deus Criador dos Céus e da terra aconteceram. Um forte abraço a todos.

  4. Ola pessoal, minha familia procura por 2 irmaos a muito tempo desaparecidos Enio Marçal e Alercito valdevino Marçal do estado de Mato grosso

  5. Meu nome: Leonardo Marçal vieira junior
    Nome do pai: Leonardo Marçal Vieira
    Nome avô: João Marçal Vieira
    Nome do bisavô: Evaristo Marçal
    Minha familia de antepassados começou em Morrinhos-GO.

  6. Tem nomes estrangeiro de origem quê pela geografia TEVE alteração em Cartorio no sufixo + comum outros poucos foram total retificado; um exemplo é Marçal, agora o curioso dos Nomes originário é Inglaterra e França no domínio de Portugal um deles é o acordo dado à Família Real para o mundo na divisão que ocorreu de dois grandes império, e o determinado Ir para o BRASIL. O mundo é Velho assim como Vírus, é demográfica para reequilibrar As Economias que há Domínios Dirigentes.

  7. Olá a todos, sou Alfredo Marçal do bairro de Santo Amaro, zona de sul de São Paulo. Meus avós eram João Marçal e Umbelina Marçal que eram do interior de São Paulo, da cidade Jaú e depois viraram também moradores de Santo Amaro. Sou filho mais novo de Luis Marçal, já falecido. Deixo aqui um abraço a todos!

    Alfredo Marçal Sobrinho

  8. Sou Helena Mendes Marçal, filha de Paulo Martins Marçal, neta de Enos Marçal Moreira e de Analha Martins Marçal. Minha família hoje paulistana mas de origem mineira e descendentes de portugueses e espanhóis.

  9. Meu Marsal…com S
    Filho de Fidelcino Marsal e neto de Manoel Marçal

    Meu avo (falecido em 1972)baiano da região de poções e casou em Condeúba ba

  10. Meu Nome: Nascimento Marçal de Jesus
    Meu Pai: João Marçal de Jesus
    Meu Avô: Joaquim Marçal de Jesus

    Minha origem e de todos os citados da minha família é de Cotegipe – Ba

  11. Meu nome é Robson André Marçal de Almeida, minha mãe que é Marçal, filha de Alfredo, Marçal é Mari a Antônia Muzzi Marçal- é a família tem origem em Bagé, Rio Grande do Sul, nos anos 40 vieram para o Rio de Janeiro, onde tenho vários primos..

  12. Sou Ana claudia tabosa marçal gostaria de achar alguns parentes q ainda nao conheco,sou filha de maria da conceicao marcal,neta de maria marcal do nascimento,e de severino marçal do nascimento.

    1. Meu bizovo chamava gonsallo Marçal , meu avô filho de gonsallo ,Antônio Marçal eu filho de Ilda da Penha Marçal , e um prazer em conhecer familiares da família Marçal um abraço a todos Sebastião Rogério .

    2. Boa noite .
      Meu nome : Cláudio Marçal
      Meu Pai : Benedito Marçal Filho
      Meu Avô : Benedito Marçal
      Meu Bisavô: Marçal Joaquim Da Costa
      Meus antepassados eram de região de Jundiaí SP mas vieram para esta região do RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *