O sobrenome Marchena é incomum no Brasil, sendo usado apenas por poucas pessoas. De origem espanhola, significa pessoas naturais da região de Marchena, uma cidade da região de Sevilha, ao sul da Espanha. A família que originou o sobrenome pertencia à nobreza. A seguir, iremos falar sobre algumas curiosidades, o modelo do brasão da família e informações a respeito de sua origem.
Origem da Família Marchena
A origem da família se deu na cidade de Marchena, na Espanha. Tanto que podemos observar variantes do sobrenome nos países vizinhos, como a Itália, Espanha e Alemanha. No arquivo geral da cidade de Sevilha, daCompanhia das Índias, aparecem registros históricos sobre a família Marchena, e os primeiros datam do ano de 1577.
Curiosidades
Anton Martin Marchena, natural da cidade de Marchena, foi nomeado pela Companhia das Índias por um Decreto Real em abril de 1577, e em 1578 partiu para a Nova Espanha (reino da Espanha durante o período colonial, que compreende territórios da América do Norte e Central), mais precisamente no dia 05 de junho.
Ele comprou uma fazenda e se tornou um fazendeiro muito rico, e acabou falecendo aos 69 anos de idade, vítima de fortes febres. Deixou três filhos reconhecidos, e a partir daí, o sobrenome começou a se propagar.
Variantes do Sobrenome Marchena
O sobrenome Marchena possui algumas variações de ortografia, como: Marchesan (da França); Marchenaud (da França, região da Normandia); Marcheneyer (da Alemanha); Marchente (da Itália); Märcher (da Alemanha); Marcherat (da França, região da Bretanha); Marches (da França, região de Auvergne); Marchesa (da Itália); Marchesan (da França); Marchesana (da Itália) e Marchesciano (da Itália).
Brasão da Família Marchena
O brasão da família Marchena tem predomínio das cores azul, verde, branco e cinza. Vemos um cavaleiro com armadura, simbolizando a nobreza da família. Há duas árvores, símbolos da natureza, originárias da cidade de Marchena, e estão ligadas à idéia de perseverança e amabilidade. A cor azul representa a água e a continuidade da vida, além de ser uma cor que representa a nobreza. Além disso, a tonalidade azulada reflete as intenções de prosperidade, sorte, fama e vitória.
Relacionado