A família Martinez tem certa incidência entre o povo brasileiro, embora uma de suas variações faça mais sucesso por aqui. Confira abaixo a origem desse sobrenome, curiosidades e modelo de brasão dos Martinez.
O sobrenome Martinez, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.
Origem da família Martinez
Este é um sobrenome de origem espanhola, considerado como um patronímico, por derivar do nome próprio do fundador da família. Este nome próprio, que por um acaso também é sobrenome em alguns casos, é Martins. Sendo assim, os filhos do senhor Martins passaram a adotar o sobrenome e disseminar entre seus descendentes.
O Martins, que deu origem ao Martinez é uma derivação Martim ou Martino. Ele tem sua origem do latim Martinici ou Martinus. Seu significado é guerreiro ou inclinado à guerra.
É possível encontrar registros que dizem que Martins seria um diminutivo de Marte, o Deus da Guerra.
Curiosidades
Pelo que foi registrado, a rainha da Espanha, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu o brasão deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560. Dessa forma, por essa informação, pode ser que seja possível o Martinez ser o original. Não se sabe ao certo o que veio primeiro.
Variantes do sobrenome Martinez
O sobrenome Martinez por si só já é uma derivação de Martins. Além desses, podemos encontrar variações como Martim e Martino. Estes também podem ser usados como nome próprio em alguns casos.
No Brasil dentre essas variações e o sobrenome que estamos tratando, o mais comum, com maior incidência é o Martins.
Brasão da Família Martinez
Por terem praticamente a mesma origem, o brasão da família Martinez e Martins são os mesmos. O brasão foi feito da seguinte maneira: cortado ao meio na horizontal. A primeira parte de preto com duas barras de ouro. A segunda parte constituída de ouro, com três flores-de-lis de púrpura, em pala. O timbre contém uma das mesmas flores-de-lis do escudo.
Devido à sua origem patronímica, é possível que se encontre outros modelos de brasões vindos de outras famílias. Esta é uma probabilidade válida e não faz um ser mais original, oficial que o outro.
Relacionado