Família Martinez

A família Martinez tem certa incidência entre o povo brasileiro, embora uma de suas variações faça mais sucesso por aqui. Confira abaixo a origem desse sobrenome, curiosidades e modelo de brasão dos Martinez.

O sobrenome Martinez, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Martinez

Este é um sobrenome de origem espanhola, considerado como um patronímico, por derivar do nome próprio do fundador da família. Este nome próprio, que por um acaso também é sobrenome em alguns casos, é Martins. Sendo assim, os filhos do senhor Martins passaram a adotar o sobrenome e disseminar entre seus descendentes.

O Martins, que deu origem ao Martinez é uma derivação Martim ou Martino. Ele tem sua origem do latim Martinici ou Martinus. Seu significado é guerreiro ou inclinado à guerra.

É possível encontrar registros que dizem que Martins seria um diminutivo de Marte, o Deus da Guerra.

Curiosidades

Pelo que foi registrado, a rainha da Espanha, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu o brasão deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560. Dessa forma, por essa informação, pode ser que seja possível o Martinez ser o original. Não se sabe ao certo o que veio primeiro.

Variantes do sobrenome Martinez

O sobrenome Martinez por si só já é uma derivação de Martins. Além desses, podemos encontrar variações como Martim e Martino. Estes também podem ser usados como nome próprio em alguns casos.

No Brasil dentre essas variações e o sobrenome que estamos tratando, o mais comum, com maior incidência é o Martins.

Brasão da Família Martinez

Por terem praticamente a mesma origem, o brasão da família Martinez e Martins são os mesmos. O brasão foi feito da seguinte maneira: cortado ao meio na horizontal. A primeira parte de preto com duas barras de ouro. A segunda parte constituída de ouro, com três flores-de-lis de púrpura, em pala. O timbre contém uma das mesmas flores-de-lis do escudo.

Devido à sua origem patronímica, é possível que se encontre outros modelos de brasões vindos de outras famílias. Esta é uma probabilidade válida e não faz um ser mais original, oficial que o outro.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

76 Replies to “Família Martinez”

  1. Meu avós tbm são espanhóis e vieram de Almeria o meu avô se chamava Fernando Ruiz Molina e minha avó se chamava Maria Martinez parra vieram de navio eu sou Martinez

  2. Informações de ANTONIA GALEGO MARTINS, casada com BENTO GALHARDO DE OLIVEIRA, já falecidos em ARAÇATUBA SP, são meus avós paternos. Ela veio da Espanha, ALMERÍA, casou em Pereira Barreto SP, sendo ele de Mirassol SP. Qualquer informação, sobre data de nascimento dela, filiação ou data de imigração.

  3. Gostaria, se alguém tiver informações de ANTONIA GALEGO MARTINS, casada com BENTO GALHARDO DE OLIVEIRA, já falecidos em ARAÇATUBA SP, são meus avós paternos. Ela veio da Espanha, ALMERÍA, casou em Pereira Barreto SP, sendo ele de Mirassol SP. Qualquer informação, sobre data de nascimento dela, filiação ou data de imigração.

  4. Boa tarde! Meu nome é Sérgio Roberto Martinez e meu Avô, Jenuino Martinez é de Jaguarão Rs e milha Vó, Maria Otilia Spillmann é de Mello no Uruguai, gostaria de saber nomes de parentes.

  5. Oi Rita, meu Avô se chamava Juan Martinez Garcia, os sobrenomes foram invertidos!! E aqui no Brasil ficou JOÃO, Seus pais se chamavam Juan Martinez López e Anna Maria Garcia Gilabert! Moraram e morreram em Mogi Mirim interior de Sao Paulo! Eram de ALMERÍA, ARBOLEAS. Aqui na minha familia todos carregam o sobrenome MARTINEZ com muito orgulho!!! De meus bisavós pra ca ja estamos na SEXTA GERAÇAO?❤

    1. Boa noite! Gostaria de saber se algum de vcs tiveram uma parente que viveu em Petrópolis no rio de Janeiro no século XVIII de nome Maria do Carmo Fonseca Martinez, casada com Carlos Eduardo Fonseca Martinez, os mesmos tiveram dois filhos, Laryssa e Marco Antônio. Grande caso alguém tenha alguma posição .

  6. Provavelmente é erro de grafia… Pesquise sobre seus antepassados se o Martines vier do Espanhol com certeza é com Z É que quando chegaram no Brasil muitos dos emigrantes tinham seus nones e sobrenomes modificados, os brasileiros que os cadastravam escreviam os nomes deles como se falavam e aportuguesavam os nomes.

  7. Procuro por jose Martins Ferreira .português.casado
    Com Maria Raimunda férteis que deve ter
    Chegado ao Brasil 1870.
    Eu.jacy dos santos
    Filho de Edith Ferreira dos santos e blaudino Francisco dos santos e neto de
    Jose Martins Ferreira.

  8. Gostaria de saber se houve algum erro quando colocaram MARTINES como sobrenome, pois, procurei saber sobre o mesmo mas não achei, apenas martinez :/

  9. Sou Lourdes Martin Spaciari, Spaciaripor conta de meu esposo, escrevi um livro sobre minha família, vinda de Cadiz em 1913 o nome do livro e Revivendo o Passado foi publicado pela Editora Autografia. Vão encontrar como autora Lourdes Spaciari. Minha avó Joanna Martinez Cantalejo e meu avo Antonio Martin Perujo. meu email [email protected]

  10. Bom dia .meu nome e.Jose r s martinez. meu avo veio para o brasil em 1910.ele tinha 12 anos. num navio chamado estrela. Minha biz avo se chamva Pacola Gonzalez Alcala.e meu biz avo. era Evangelista Martinez. chegarao no.porto de santos em 1910,

    1. boa noite,me chamo Vanessa, que coincidencia, meu avo se chamava Manoel Martinez Gonzalez, sua mae Pacola Gonzalez Alcala e seu pai João Martinez, moravam em Santos no bairro Marape.

    1. Fabiano, estou procurando meus antepassados e o seu avô nasceu na mesma região que o meu e também era Martinez: João Garcia Martinez. Será que você conhece mais alguém aí da região? Meus bisavôs por parte de vô são: João Garcia Viudes e Encarnação Garcia (parra)

      1. Oi Rita, meu Avô se chamava Juan Martinez Garcia, os sobrenomes foram invertidos!! E aqui no Brasil ficou JOÃO, Seus pais se chamavam Juan Martinez López e Anna Maria Garcia Gilabert! Moraram e morreram em Mogi Mirim interior de Sao Paulo! Eram de ALMERÍA, ARBOLEAS. Aqui na minha familia todos carregam o sobrenome MARTINEZ com muito orgulho!!! De meus bisavós pra ca ja estamos na SEXTA GERAÇAO?❤

      2. Meu nome é Anderson Martinez Duarte;

        Meu avô e meus antecedentes nasceram em Almeria na Espanha o nome dele era Manuel Martins e Martinez

    2. HOJE ESTOU LENDO E PROCURANDO MEUS ANTEPASSADOS …MEUS AVOS VIERAM DE HUERCAL-OVERA SE CHAMAVAM…. INCARNACION GARCIA MARTINEZ E MEU AVO ABTONIO DUARTE PEREZ ….VEIO TIO TAMBEM TIO MARIANO…TIA MADALENA…TIO LUIZ ….

    3. Fabiano, meu tataravô era Mariano Martinez Garcia, casado com Catalina Fernandes Garcia. Vieram de Huercal Overa em 1923, no navio Aquitaine com os filhos Maria Josefa (minha bisavó), Mariano e Jerônimo. No Brasil nasceram os filhos mais novos Jaime e Fernando.
      Ficaram morando na região de São José do Rio preto, Uchôa e Magda.

  11. Mas o Brasil não foi habitado por estrangeiros, ele foi somente colonizado: habitado primeiramente por índios e colonizados pelos Portugueses.

  12. Meu nome é Lourdes Martins, Meus avos vieram de Cádiz p- Espanha MInha avó era Joanna Martinez Cantalejo e meu avo Antonio Martin Perujo

  13. Meu nome é Valéria Ornelas Martins que deriva dos Martinez, meu bisavô se chamava Antonio Martinez Rodrigues, veio para o Brasil com sua esposa Pherfeuta Tascon, residiram em Purilândia.

  14. Os Martínez estão espalhados por vários países como Argentina Eua Uruguay México Espanha Itália e até na França
    Se unirmos nossa família seremos uma nação étnica como os curdos no Oriente.

  15. Meu nome espanhol é José Martinez Nogueira – o nogueira é por conta da minha mãe que não é de origem espanhola mas de judeus holandeses e alemães.

  16. Nossa muito legal, quem sabe todos nós somos parentes!
    Moro no estado do Paraná, meus bisavós vieram da Espanha também.. Alguém aqui já tentou fazer a dupla cidadania? Se sim, quanto tempo demorou?

  17. Cara, minha familia é tudo da regiao de São José do Rio Preto, tem uns la em Londrina também mas a maioria é de Catanduva, Pindorama, Santa Adélia

    1. Olá Diego provavelmente somos parentes, sou nascido em Catanduva e meus avós e bisavós eram de Santa Adélia, meu bisavô se chamava
      Alfonso Martinez Martinez, meu avô José Martinez Navarro.
      Um abraço
      Luís Cláudio Martinez

    2. Que bacana ! Sou de Catanduva…meu avô é Lazaro Martinez Ballestero…cujo nasceu em Santa adélia e foi para Marapoama… bisavós vieram de Cáceres …minha bisavó era Joaquina Martinez Ballestero…meu bisavô era Mateo Martinez

      1. OI ,Gleici meu nome é Sônia , estou tentando contruir a árvore genealógica de minha família , como os mais velhos já faleceram , me faltam informações . Mas ao ler sua publicação achei que você talvez fosse a mais próxima de meu sobrenome , pois tem os mesmos sobrenomes de meu avô .
        Meu avô nascido em 1903 se chamava Angelo Gallo Martins(Martinez) erro de digitação no cartório. Filho de Juan Ballesteros .
        Eu não entendo muito pois na certidão dele , após o nome da filiação antepassada, vem dizendo assim :
        ” passando este,a se Chamar “Angelo Gallo Martins” (Martinez)o primeiro desta linhagem . Estou bastante confusa , na verdade não sei ao certo por onde procurar , se pelo meu Sobrenome que é Gallo ou pelo sobrenome dos antepassados de meu avô que tem outros sobrenomes , como por exemplo : Ballesteros, Ponce de Leon , Mohla , Martinez …. é tanto nome que fico perdida , e tudo isso esta na certidão dele . Será que você teria como me auxiliar atravès da origem de sue nome Martinez.

    3. Show Diogo, o meu avô veio da Espanha pequeno, Pedro Martinez, ele é família se estabeleceram em Santa Fé do Sul, no meu registro o Martinez está com s no final, por erro no cartório..

      1. Meu avo Juan Martinez oriundo de artigas-Uruguai, veio para Anapolis-GO e não conheço meus parentes Martinez de Goias. Meu pai chamava-se Francisco Roberto Martinez. Sou financeiramente estabilizado. Quero apenas conhecer minhas origens.

    4. Diogo a família da minha mãe éde Catanduva ela nasceu lá hoje ela está com 82 anos o pai dela é o Francisco Martinez ele morava em São Paulo a muitos anos mas a família ficou no interior eu me lembro quando criança íamos na casa da tia Paca irmã do meu avô que morava em Catanduva ela morava enfrente a uma praça hoje no local tem um viaduto.

  18. Boa tarde pessoal, olha li todos os comentários e acho que somos parentes por que meus bisavós por parte da minha mãe tambem vieram da Espanha pro Brasi e vieram morar na cidade de São José do Rio Preto só que não sei o ano que vieram pro Brasil meu avô já falecido o nome dele era José Martinez Dias, eu adoro o meu sobrenome tenho 2 filhas que leva o meu sobrenome fiz questão de colocar….
    ABRACO!!!

  19. Boa tarde! Gostaria de saber se alguém conheceu ou tem algum parentesco com: Carlos Eduardo Fonseca Martínez e Maria do Carmo Fonseca Martínez, ambos eram casados viveram em Petrópolis Rio de Janeiro, século XVIII, tinham 2 filhos Larissa e Marco Antônio… Obrigada!

  20. meu pai veio da espanha em 1936e desceu do navio groix em cascadura rj com ele veio 2 irmaõs oscar e prieto ,se alguem souber de algum parentesco entreem contato.f francisco martinez ymartinez, oscar martinez, prieto martinez natural de ponte vedra,vigo santa maria ok…..

  21. Olá, que legal, mês avós vieram de Murcia Espanha, se chamavam cristobal Martínez Gonzales e minha avó era Garcia Martínez , gostaria de saber se alguém aqui tem as mesmas raízes. Tenho os documentos originais que vieram da Espanha

    1. Oii meu Bisavô se chama José Martinez, filho de José Martinez Bravo e Angelina Geleres Martinez. Minha família veio da Múrcia tbm meu tata veio para o Brasil com 1 ano apenas são 4 mulheres e 5 homens tbm tenho os documentos.

  22. meu bisavo chamava-se alonso martinez minha avo chamava-se salustiana avila martinez meus bisavos vieram da espanha para a cidade de pinheiro machado no rio grande do sul hoje sou o ultimo a carregar o sobrenome martinez pois meu filho nao leva o martinez no nome

    1. Sou filha de Arami Lisboa Martínez, avô paterno José Gervásio Martínez, meu avô veio do Uruguai, ele deve ter filhos espalhados no Uruguai e tbm no Brasil.
      Meu nome é Débora Martínez, Porto Alegre, RS

    1. margarethi meu bisavo chamava-se alonso martinez e veio da espanha segundo li ha um tempo atras em uma livraria em livro sobre as origens dos sobrenomes era da regiao da andaluzia que hoje e a regiao basca da espanha e veio para pinheiro machado no rs , na argentina tem muitos martinez que provavelmente tenha algum parentesco com nos

      1. Boa noite! Gostaria de saber se algum de vcs tiveram uma parente que viveu em Petrópolis no rio de Janeiro no século XVIII de nome Maria do Carmo Fonseca Martinez, casada com Carlos Eduardo Fonseca Martinez, os mesmos tiveram dois filhos, Laryssa e Marco Antônio. Grande caso alguém tenha alguma posição .

    1. tainara temos algo em comum carregamos o mesmo sobrenome e possivelmente sejamos parente mesmo que distante pois a minha familia por parte de mae veio da espanha no seculo 19 e se estabeleçeu em pinheiro machado rs ja fiz contato atraves da internet com outras pessoas com o mesmo sobrenome e legal descobrir esses elos familiares perdidos no tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *