Família Maximiliano

É um sobrenome nobre originário da Espanha, da região de Oviedo e Santiago de Compostela, próximo à fronteira com Portugal. Assim sendo, falaremos sobre a origem dessa família, curiosidade, variantes do sobrenome e o brasão da família. Há ramos da família também encontramos em Portugal e na Itália.

Origem da Família Maximiliano

            Sobre a parte italiana, a origem é um pouco obscura e as informações não são precisas. Mas o túmulo datado de 1012 na Basílica de São Bonifácio e Aleixo, em Roma, tem a lápide com a seguinte inscrição: “Aventino lembra Massimo Leone”. É o registro mais antigo do sobrenome da família. Há moedas da Roma Antiga em que há o registro do nome Maximus. VJá a parte espanhola mescla-se com a portuguesa, pela proximidade territorial.

O sobrenome aparece pela primeira vez em documentos portugueses no final do século XVI, durante o reinado de D. Manuel, o Venturoso, e de D. João III (1495 – 1557). Há documentos extraídos de viagem de Portugal do Brasil, mas de acordo com historiadores e pesquisadores, não são precisos e ainda deixam muitas dúvidas. O sobrenome Maximiliano veio para o Brasil junto com os portugueses, e dessa forma se estabeleceu por aqui, gerando descendentes.

Curiosidades

            No Brasil esse sobrenome é pouco comum, e há pouco mais de 2 mil pessoas que pertencem à essa família. Ele se encontra em países vizinhos à Espanha ou que tiveram imigração ou colonização espanhola, tais como: Brasil; Peru; México; Portugal; Argentina; Chile; Venezuela; Estados Unidos e Canadá.

Variantes do Sobrenome Maximiliano

            O sobrenome Maximiliano apresenta algumas variações em sua grafia, como podemos ver a seguir: Maximin (da França); Maxo (da Espanha); Maxu (da Itália); Maxwell (da Inglaterra, região da Escócia); May (da Itália); May (da Inglaterra); May (da Espanha, região da Catalunha); May (da França) e May (da Alemanha). Em português, também encontramos outras variações gráficas, tais como: Max; Maxim; Maximus; Maximis; Massimo; Máximo; Maximo; etc.

Brasão da Família Maximiliano

            O brasão da família possui uma coroa para demonstrar a sua origem nobre, e na parte de baixo vemos dois leões, que simbolizam valentia e bravura.

8 Replies to “Família Maximiliano”

  1. Ola boa noite meu nome e suzana ferreira santos pro curo a família do meu pai justino ferreiris ferreira .filho de idalino Maximiano ferreira e nona julia. eles reside no estado de paraiba quem souber de alguma coisa por favor mi ajudem ..obg sauzana santos

    1. sobrenome da minha bisavó era maximiliano ou maximiano tambm de charqueadas, o nome dela era Constantina casada com Geraldo! vc conhece estes nomes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *