Família Medrado

A família Medrado tem duas prováveis origens. São elas: Portuguesa e espanhola. Medrado não é um sobrenome comum no Brasil, chegando a ser raro encontrar. Se você é descendente dessa família, confira abaixo algumas informações e curiosidades interessantes que envolvem este sobrenome.

O sobrenome Medrado, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Medrado

É um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como patronímico, sou seja, sobrenome que faz referencia ao sobrenome do pai, fundador, patriarca desta família. Este sobrenome vem de medrar que significa crescer, desenvolver-se. Considera-se que este sobrenome é relativo a uma qualidade ou em algum falto do Pai.

Outra provável origem para este sobrenome é espanhola. Onde inicialmente o sobrenome era Medrano e só depois de algum tempo, tornou-se medrado.

Curiosidades

Uma curiosidade bem interessante é de que esse sobrenome possa ser de origem Judaica. Quando os judeus foram obrigados a se converter ao catolicismo, no tempo em que houve inquisição, muitos não quiseram se converter e foram para Portugal.

Estes mudaram o nome que incialmente era Medrano para Medrado. Quando a inquisição chegou a Portugal, eles vieram para o Brasil.

Variantes do sobrenome Medrado

Existem três variantes para o sobrenome desta família. São elas: Medrado, Medardo e Medrano. Medrado não é um sobrenome muito comum no Brasil, porém a variante mais conhecida por aqui é Medrado.

Brasão da Família Medrado

O brasão da família Medrado é constituído pelas cores vermelho e branco. As duas cores estão em destaque por todo o brasão. É um brasão simples quando comparado aos brasões de outras famílias.

brasao-sobrenome-familia-medrado

No centro do Brasão tem-se o escudo vermelho com uma cruz branca no centro. No timbre tem uma armadura branca, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal. Acima da armadura tem a mesma cruz que tem no centro do escudo. A margem do brasão é rica em detalhes, com fitas envolvem toda a sua volta.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

68 respostas para “Família Medrado”

  1. minha bisavo era medrado nome de solteira mas casou com jose cardoso de oliveira, minha avo e de juazeiro bahia tambem

  2. Preciso de informações sobre a ligação da família Landulfo com a Medrado
    Em especial: Anizio Landufo Medrado
    Caso alguém posso ajudar… se tiver ligações com o sobrenome pergunte as pessoas de idade se lembram desse nome por gentileza. Desde de ja agradeço.

  3. Meu nome.e edevaldo medrado .fico feliz em ter uma historia tao interessante sobre essa grande familia nascir em itabuna bahia filho de edson rocha medrado

  4. Sou neto de Medrado. Meu avô Salustiano Medrado. Disseram que todos Medrado de Juazeiro da Bahia são parente. Gostaria de conhecê- los……..Moro em Gurupi -Tocantins .

    1. Olá , eu sou da família Medrado,nasci em Juazeiro da Bahia , embora por briga de família meu pai tirou o sobrenome da minha mãe, mais todos são medrado.

    1. Apesar de não ter no meu registro tal sobrenome, toda a minha família possui, no qual herdou o sobrenome de meu avô materno: Arineu da Rocha Medrado. Sou de Aparecida de Goiânia-Goiás.

  5. SOU ESCRITOR, ESCREVI RECENTEMENTE UM LIVRO SOBRE A MINHA TERRA,, intitulado: “DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DE MISSÃO VELHA” (CEARÁ) e o curioso é que o nosso fundador ao chegar a estas paragens por volta de 1707, aqui encontrou um Vaqueiro da Casa da Torre de nome Medrado. Sei que tem alguns Medrados em Juazeiro-Bahia.

  6. Sou Pedro da Rocha Medrado de Santa Rita de Cassia – BA. esta Cidade foi o meu bisavô que dou a terra pra dazer a Cidade de Ibipetuba, mais tarde veio a chamar Santa Rita de Cassia

    1. Apesar de não ter no meu registro tal sobrenome, toda a minha família possui, no qual herdou o sobrenome de meu avô materno: Arineu da Rocha Medrado. Sou de Aparecida de Goiânia-Goiás.

    1. minha bisavo era medrado nome de solteira mas casou com jose cardoso de oliveira, minha avo e de juazeiro bahia tambem

  7. Sou Medrado de Salvador -Bahia, meus pais Antônio Bittencourt da Rocha Medrado e de Edna de Albuquerque Medrado, sei que somos uma grande família.

    1. Apesar de não ter no meu registro tal sobrenome, toda a minha família possui, no qual herdou o sobrenome de meu avô materno: Arineu da Rocha Medrado. Sou de Aparecida de Goiânia-Goiás.

  8. Olá me chamo kleyton gabriel santos medrado e sou de santa maria da boa vista e pra quem n sabe os primeiros medrado do Brasil foram portuguêses por nome de Beevenuthe jose medrado,Bruno jose medrado, João jose medrado e Maria das virgens medrado. Se apossaram de terras pernabucanas q hj se emcotra como municipio de Santa Maria da boa vista nome das terras jardineira jardin,cupira e dessas terras possuiram outras duas na bahia q ficava do outro lado nas margems do rio são francisco e etc…

    1. Meu avô Acúrcio Da Rocha Medrado se casou com minha avó Ana da Luz, Medrado, na Bahia, mas ele dizia que sua família e nome vinham das Guianas Francesas. Não ganhei o nome mas o estimo mt pois era sobrenome do meu avô.

      1. Gostaria de ter mais informações sobre parentes mai velhos. Nomes, e localidade do Brasil para que pudéssemos nos conhecer melhor. Por exemplo: sou filho de José de Sousa Medrado que era de picos – PI, filho de Manoel de Sousa Medrado que era de Crato – Ceará.

    1. Apesar de não ter no meu registro tal sobrenome, toda a minha família possui, no qual herdou o sobrenome de meu avô materno: Arineu da Rocha Medrado. Sou de Aparecida de Goiânia-Goiás.

  9. Eu moro em vitoria no espirito santo ,e aqui ,nosso sobrenome chega a ser raro tanto que muitos falam que nunca virão esse sobrenome na vida

  10. sou filho de joao avelino macedo, que nasceu Bom Conselho na Bahia, seus pais eram Manoel Avelino de Medrado e Maria Avelino Macedo, nao sei mais nada sobre a minha origem, Sou claro de olhos verdes. Solicitei ao cartorio de Bom Conselho sobre os avos d meu pai.Meu nome Valter de Freitas Macedo e resido em Belo Horizonte.

  11. sou filho de joao avelino macedo, que nasceu Bom Conselho na Bahia, seus pais eram Manoel Avelino de Medrado e Maria Avelino Macedo, nao sei mais nada sobre a minha origem, Sou claro de olhos verdes. Solicitei ao cartorio de Bom Conselho sobre os avos do meu pai.Meu nome Valter de Freitas Macedo e resido em Belo Horizonte.

  12. Sou Medrado por parte de pai e mãe. Somos de Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco. Aqui a familia Medrado é numerosa. Mas na Bahia também ha um imenso numwro de Medrado. Tenho muito prazer em ser Medrado. Pra mim é uma honra.

  13. Sou Medrado por parte do meu avô materno e não mudei meu nome quando casei tenho orgulho desse. Nome meu avô era da Bahia gostaria de saber da origem do nome

    1. Carlos Augusto, olá, como faço pra ter mais informações sobre os Medrados? Minha avó Aurora saiu de Pernambuco há mais de 60 anos. Nasceu na divisa com o Ceará. Como era mulher, o sobrenome não perpetuou. É o único lado da família que não sei a origem. Sou do Paraná. Santa Maria da Boa Vista é bastante longe. Queria saber a verdadeira origem do sobrenome e ter mais informações.

    1. Conta-se que foi uma família que veio de Portugal e se instalou-se às margens do São Francisco, porém mais tarde o sobrenome se popularizou porque os escravos dessa família levavam o sobrenome, entretanto, eles começaram a adotar Landuf como sobrenome e poucos continuaram a assinar por Medrado.

  14. Faço parte dessa grande família. E principalmente saber sobre ela .são tantas histórias ,estou tentando fazer a história ou seja ligar todos em uma árvore. Quero descobrir o nome do primeiro Medrado até chegar até mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *