Família Meireles

Conhecer a origem dos sobrenomes é sempre um passatempo divertido. Muita gente não para pra pensar de onde vem o seu sobrenome e suas características, e quando toma conhecimento, se surpreende.

Sobrenome de origem espanhola, Meireles é considerado um sobrenome toponímico. Isso quer dizer que, o sobrenome de procedência geográfica.

Mesmo oriundo de terras europeias, o sobrenome Meireles é muito popular no Brasil. A seguir, conheça a origem deste sobrenome, suas variações, curiosidades e brasões.

Origem da Família Meireles

De acordo com a história do sobrenome, Meireles seria um morador de Meira, nome de uma região espanhola. Sendo assim, acredita-se que a família Meireles teve início por meio da família Meira, a qual origina “o velho” Pedro de Novaes, gomem rico de El-rei D. Sancho II.

Os sobrenomes de origem toponímica são geralmente mais fáceis de serem reconhecidos, justamente pelo fato deles serem relacionados a uma determinada localidade ou ponto de referência regional.

Curiosidades do sobrenome Meireles

Apesar da origem espanhola, boa parte das famílias registradas em cartórios brasileiros descende mais de Portugal (e da Espanha), sendo assim, é um sobrenome comum neste território.

Em outras localidades latinas, o sobrenome também possui grande número de registro, o que é um dado bem interessante.

Variantes do sobrenome Meireles

Das variantes do sobrenome Meireles, podemos citar Meirelles, Meira, Meire, Meirão, Meiroz, Meirinho, Meirieu, Meirele e Meireli. O sobrenome também conta com formas antigas. São elas: Mayareles e Maioreles.

Algumas das variantes citadas acima são usadas como primeiro nome em muitas pessoas brasileiras.  Por exemplo, no país há registros de mulheres chamadas Meire, Meira e Meireli.

As variantes deste sobrenome mostram que nas regiões de Açores, na Espanha, na Alemanha e na França; onde existir descendência de Meireles, sempre haverá a adequação do mesmo, de acordo com o idioma e a vontade da família de identificar sua descendência, a partir daquele matrimônio, por exemplo.

Brasão da Família Meireles

Quase todas as famílias possuem um Brasão, e a família Meireles não fica de fora deste grupo.

A família Meireles possui não um, mas três brasões. O mais conhecido, e tido como Brasão oficial é o brasão de cor azul, em seu interior, possui seis luas crescentes de ouro, divididas em duas fileiras com três luas cada.

O segundo Brasão, também de cor azul e semelhante ao primeiro escudo difere na posição das luas revestidas de ouro, que nesta segunda variação estão deitadas.

Já o terceiro Brasão, as luas douradas também estão deitadas, mas viradas para cima. Outra distinção deste escudo são os detalhes ao seu redor, que são na cor vermelha.

Mesmo nos dias de hoje, muitas famílias gostam de comprar a imagem do Brasão representante pra poder enfeitar suas casas, casas de parentes etc.
Os brasões da família Meireles podem ser facilmente encontrados a venda na internet, em lojas online.

Para conhecer a origem, variação, curiosidade e brasões de outros sobrenomes, continue lendo o nosso site. Diariamente atualizado, nós sempre trazemos novas informações sobre diversos sobrenomes registrados em território brasileiro.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

60 Replies to “Família Meireles”

  1. Sou Cláudia Meireles, filha de Márcia Meireles. Meu avô era José Meireles de Oliveira. Nasci e moramos em Aracaju- Sergipe. Gostaria de saber mais sobre a nossa origem. Abraços a todos os Meireles citados aqui.

  2. Sou Cláudio MEIRELES, de Aracaju, Sergipe. A família Meireles do meu pai é toda de são Cristóvão, Sergipe. Não sei dizer como chegou nesta cidade. Tenho parentes em vários Estados, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Amo meu sobrenome e quando né chamam de Meireles fico muito honrado. Qdo conheço algum Meireles e o tenho como parente.
    Um detalhe: vim frequência as pessoas escrevem com dois L, MEIRELLES. Acho mais bonito. Já pensei retificar no cartório mas ficará diferente dos meus familiares

  3. Meu tetra avô veio de Portugal, sou nativa do Amazonas e o mais engraçado de tudo é que nunca havia pesquisado meu sobrenome e muito menos um brasão dele, porém tive um sonho em que via a parte de cima de uma armadura em cores nude e azul, o tocava, quando toquei desmaiei e ao acordar por curiosidade fui pesquisar e vi que sonhei com exatamente o mesmo brasão

  4. Meu nome Marcos , a minha avó se estou

    Meu nome e Marcos , a minha avó se estivesse viva teria 120 anos, ela tinha o sobrenome Meireles ,era mineira , de Pirapetinga e alguns dos seus parentes foram para para Norte do Estado do RJ

  5. Bom dia a todos principalmente os da família MEIRELLES ou Meireles eu também gostaria conhecer mais a origem da família o meu nome e: Sebastião Carlos Meirelles meu pai se chamava Sebastião Meirelles e meu avô Francisco Meirelles. Naturais de MG de uma cidade chamada Beijamim segundo me bisavô chamava -se Nicolau Meirelles de origem turca.

  6. Bom dia,eu me chamo Fábio Meireles(L),Moro no Rio De Janeiro aqui na minha cidade existem poucos Meireles,Gostaria muito de conhecer mais sobre a chegada da familia Meireles no Rio de Janeiro,caso alguem saiba e poder me informar eu agradeço,um forte abraço a todos da família Meireles e que Deus nos abençoe

  7. Meu Deus, quantos Meirelles !!! difícil chegar a uma conclusão a determinar de onde viemos?!!
    Pelas pesquisas que fiz minha origem vem desde São Salvador de Filgueiras, 1745, Bispado do Porto, PORTUGAL, conforme árvore genealógica, a qual segue:

    Manoel de Meirelles Freire *
    Baependí, 21/12/1817
    Guaratinguetá,  18/07/1868
    Doutor em Direito (1834)
    1º.Juiz de Direito de Guaratinguetá
    Vereador da 1ª. Câmara Municipal
    Deputado Provincial (1866/67)

    Cap. Francisco de Meirelles Freire
    Guaratinguetá, 06/03/1849
     17/04/1913 Teresa Marcondes de Moura
    Militar 1817
    Agro Pecuarista, Cafeicultor

    Benedito Meirelles Freire
    Guaratinguetá, 26/10/1879
     19/12/37
    Doutor em Medicina

    Maria Francina Ferreira
    Francisco Meirelles Freire Guaratinguetá, 14/10/1853
    Guaratinguetá, 19/09/1907 +12/09/1944
    São Paulo,  13/11/1973
    Bacharel em Direito Ondina de Magalhães Corrêa
    Procurador de Justiça/SP Rio de Janeiro, 22/10/1878
    Guaratinguetá,  09/05/1951
    MEIRELLES FREIRE,
    GERALDO CESAR
    Aparecida do Norte.SP Benedito L. Leme Barbosa
    23/12/1940 Guaratinguetá , 05/02/1983
    advogado  10/02/1940
    Maria D. Leme Barbosa
    Guaratinguetá, 10/08/10
    São Paulo.  20 /03/1992

    Adelaide Papaterra Limongi Guaratinguetá 18/01/1876  16/04/1944

    Cap. José Joaquim de Meirelles Freire
    São Salvador de Filgueiras, 1745
    Bispado do Porto, PORTUGAL
     idem, 1802
    Com. Joaquim José de Meirelles Freire –
    “BARÃO DE CURVELO”
    Portugal, 1792
     Portugal, 11/07/1877
    *

    Antonia Flora de Almeida Barradas
    + Portugal, 23/08/1861

    1. Meu avo foi Alipio Meirelles Couto, nascido no Prado -Bahia, mas a sua familia eh de Caravelas-Bahia, que dista cerca de 40 km do Prado.

  8. Olá.Sou Simone Carla Meireles.Na verdade seria com duas letras L mas meu pai teve seu registro errado.Ele nasceu no interior de Morungava distrito de Gravataí/ RS.Acho incrível saber sobre a história da minha famìlia e neste caso já li coisas diversas, nunca que seria de origem espanhola.Vou me informar mais.Legal saber que tem muitos Meireles por todo o Brasil.

    1. Olá, sou do Maranhão e faço parte da família Meireles também! Queria descobrir os ancestrais da minha família, minha avó falou que o meu bisavô contava que os Meireles chegaram aqui no Maranhão depois de uma briga que aconteceu no Ceará com a família Carcará

  9. Boa noite! Sou Meireles de Luziânia/GO. Aqui somos uma família muito grande e tradicional pois chegaram com s bandeirantes e fundaram a cidade depois de terem fundados Paracatu/MG. Meus antepassados dizem que somos descendentes de portugueses e temos como características pele, cabelos e olhos claros.

    1. Somos da mesma linhagem, meus familiares são meireles, somos poucos no sul de Minas mas meu avô contava que éramos muitos em Paracatu, eu não mais meu pai tios e avós tbm são bem branquinhos dos olhos Claro

      1. Oi! Sou do Pará tbm. Na verdade, nasci em Santarém. Minha avó que nasceu em Monte Alegre. Atualmente moramos em Roraima.
        Faz bastante tempo que viemos do Pará.
        Será que seu pai não é irmão da minha avó ou parente?

  10. Olá, fico feliz quando encontro alguém com o mesmo sobrenome meu. Me chamo Afonso Claudio de Meireles, meu avô se chamava Afonso Fernandes Meireles Junior, meu bisavô, Afonso Fernandes Meireles. Gostaria muito de conhecer mais sobre a família, os antepassados, que são da Zona da Mata mineira.

    1. Meu nome é Géssica Nayara Fernandes Meireles ,a família do meu avô é tudo Meireles com um L ,família de pessoas altas,cor parda e alguns olhos claros,esverdeado,meu pai fala que somos descendentes de libaneses

  11. Meu nome é Pablo Junio Meireles com muito orgulho sou de governador valadares, atualmente moro em Sertãozinho, sp, abraço a todos!!!

  12. Me orgulho de ter esse sobrenome sou de conselheiro pena mg e meu bisavô tem Meireles com dois ll já nós temos Meireles com um l só

  13. Caros Meireles (com 1 ou 2 eles):Vamos nos encontrar esse ano?O encontro poderá ser o embrião da Associação da familia Meireles.Caso nada der certo pelo menos vamos nos conhecer ;contar estórias,fazer turismo e tomar algumas cervejas.Gostaram da idéia?Espalhem!!!Abraços.

  14. MUITO INTERESSANTE, A FAMÍLIA MEIRELES É IMENSAAAAAAA, GOSTO DESSE NOME E PREZO POR ELE, MEU PAI FICOU ÓRFÃO AOS 2 ANOS, SEU PAI CHAMAVA SE JOÃO CAMILO DE MEIRELES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,GOSTARIA DE TER CONHECIDO O MEU AVô E SEUS PARENTES, QUEM SABE EM OUTRO PLANO

  15. Eu sou Meireles a minha família é de descendência espanhola, os mais velhos contam muitas historias do meu bisavó que era um mercador. Tenho muita vontade de descobrir mais sobre a minha família e descobrir supostos parentes na Espanha.

  16. Meu nome é Gláucio Meireles da Silva me orgulho de ser Meireles. O meu bisavô Agustín correia de Meireles tinha trassos Eropeu.

  17. Não tenho o menor orgulho de descender dos Meireles, portugueses que usurparam o que puderam do nosso país por séculos e ainda hoje discriminam os imigrantes brasileiros. Já morei em Portugal, fui respeitada porque entrei como estudante de pós graduação, mas os outros q estão lá a trabalho, constantemente humilhados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *