Família Mendes

No Brasil existem variados sobrenomes. Alguns são mais desconhecidos, raros, enquanto outros são bem populares, como os sobrenomes Silva, Souza e Oliveira. A Família Mendes está entre as trinta famílias mais conhecida do Brasil. Este é um sobrenome que carrega muitas curiosidades. Veja algumas delas logo abaixo.

O sobrenome Mendes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Mendes

Ele é um sobrenome é de origem portuguesa. É classificado como patronímico, ou seja, é derivado de um nome próprio de um antepassado. Geralmente este é derivado do nome do pai, do fundador da família, que neste caso se chamava Mendo.

Os filhos dos Homens chamados Menendo, Mendel e Mem eram conhecidos como os filhos de Mendo. E com as alterações gráficas transformou-se em Mendes. A terminação “es” presente nesse e alguns outros sobrenomes de origem patronímica tem significado de “filho de”.

Curiosidades

Uma das curiosidades mais interessantes sobre este sobrenome são os registros de que o sobrenome Mendes pode ser de origem judaica. Ele seria proveniente das comunidades judaicas da Espanha e Portugal que foram enviadas para a Península Ibérica quando os romanos conquistaram a nação judaica.

Existe também a possibilidade de uma origem Egípcia, onde Mendo era nome de uma divindade mitológica, cuja forma arcaica seria Mêendiz ou Menindiz.

Outra informação curiosa sobre os Mendes é o fato de alguns historiados considerarem que o sobrenome Mendes já poderia ter sido adotado por famílias hispânicas antes mesmo da independência de Portugal.

Variantes do sobrenome Mendes

Este sobrenome pode ser encontrado de duas maneiras: Mendes ou Mendez. A segunda é mais popular em países de língua espanhola, embora os dois possuírem a mesma origem. No Brasil o mais comum é se encontrar Mendes.

Brasão da Família Mendes

Foram encontrados vários brasões relacionados à família Mendes. Isso se dá pelo fato de ele se tornar um nome popular e algumas famílias criarem a sua própria identidade. A maioria deles possuem características semelhantes.

As cores na maioria das vezes são vermelho, amarelo e azul. Ele é constituído de um escudo dividido, às vezes em dois, outras vezes três. Uma característica comum para todos é mão segurando uma espada de ouro, com a ponta voltada para baixo.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

237 respostas para “Família Mendes”

  1. Sou Eulalia Mendes Ferreira. Filha de JÚLIO MENDES Ferreira e DORALICE DOS SANTOS Ferreira.Amo ser Mendes Ferreira. Moro em Anápolis Goiás.

  2. OLA MEU MONE MARCIA PROCURO PELOS PARENTES DE MEU AVO EDUARDO MENDES CUSTODIO DO VALLE CASADO COM MARIA SATURNINA DA SILVA OUALGUEM QUE CONHECA MINHA AVO AGRADECO DESDE JA!

  3. Olá meu nome é José Mendes Justino, estou pesquisando sobre os Mendes Machado de Boa Viagem, no Ceará. JA consegui saber o patriarca dos Mendes Machado, que primeiro chegou em Boa Viagrm foi Manoel Mendes Machado. O mesmo chegou na Fazenda Carnauba no município de Quixeramobim vindo de Baturite lá pelos os anos 1850. Em 1852 cuasou com a filha do fazendeiro Francisco Bernardino Nunes, ela se chamava Maria Ana Francisca do Espírito Santo. Desse casamento nasceram vários filho.
    Jacinto Mendes Machado
    José Mendes Machado
    Manoel Melchiades Mendes Machado
    Cesário Mendes Machado
    Josino Mendes Machado
    Antônio Mendes Machado
    Noberto Mendes Machado
    Maria e provavelmente FranciscoMendes Machado.
    Quem tiver informações completas me acione no Facebook de José Mendes Justino.
    Obrigado e Boa noite.

    1. Bom dia,eu moto na belgica é trabalho nul à casa de repouso,un dia vi dois Nîmes de familia Mendes ai,eu me perguntei so pode ser portugais ou espanha, ela Sao belga mais o pai era do Porto Portugal!

  4. Me chamo Reijiane Mendes Soares de Brito sou do interior da Bahia, cidade chamada São desiderio e toda a minha família tem esse sobrenome MANDES

  5. Olá estou a procura de meu trisavó Gabriel Mendes casado com Inácia Queiroz eles viviam em Santa Maria RS, partiram para o Mato Grosso do Sul com uma de suas filhas Anna Francisca Queiroz Mendes(minha bisa) ainda com 6 meses de idade, não sei nome dos seus irmãos! Tudo que sabemos é que a Bisa Anna Francisca era italiana mas não sei quem é o italiano Inácia ou Gabriel se alguém tiver algo incomum com esses nomes me mande um e-mail para trocar informações
    camila.meheddine@gmail.com

  6. Me chamo Patrick Mendes
    Sou de Esmeralda RS
    Estou tentando fazer a arvore genealógica.
    Sou parente do falecido Cantor José Mendes que era irmão de minha falecida Vó Mariana Mendes da Costa.
    Meu Bisavô chama-se Joaquim Francisco Mendes.
    Acreditamos que meus antepassados antes do meu Bisavô vieram de SP para SC e RS.
    Email: patrickmendesdnb@hotmail.com

    1. Olá sou Vitória Ferreira Mendes da Silva, meu avô materno se chama Francisco Ferreira Mendes. Eles vieram de Portugal. Só sei essas informações. A família nunca mais nos procurou depois da morte de meu avô. Muito obrigada pela ajuda

    2. Eu sou Kellen Cristina de Freitas Mendes,sou neta de Maria Mendes de Lima e José Vieira Mendes. Sou de Goiânia,meus avós vieram da Paraíba para Goiânia. Também gostaria de fazer minha árvore genealógica. Será que tem algum parente meu aqui? ?
      kellen_nunes@hotmail.com

  7. Olá. Meu nome é Michely Mendes Roma. Sou neta de Maria da Conceição Mendes de Roma e Jesuíno Bispo Roma. Os dois são de MG, moram no PR atualmente. Algum parente perdido?

  8. Olá, eu sou Paulo Mendes, moro em Formosa-Go.
    Procuro por parentes dos irmaos do meu avô Ramiro Antonio Mendes. Meu avô é filho de João Mendes e Francisca e são do interior da Bahia, Ibitiara e Ibipitanga. Os irmãos dele são Virginia Mendes, Maria Joana, Américo, Cassiano, Juvenal, Adelino, Antonio, Alexandrina e Liô. Destes ai eu conheço os descendentes de Vírginia e Alexandrina. Se tiver alguém aqui que conheça algum ou seja descendente de outro desses irmãos dele entre em contato comigo pelo email paulomendes41@yahoo.com.br.
    Abraços aos Mendes de todos os cantos do Brasil!!

    1. Olá,minha avó também é de uma dessas cidades do interior da Bahia. Maria Mendes de Lima. Mas,se casou com meu avô José Vieira Mendes e moraram na Paraíba. Depois vieram para Goiânia-GO. Será que somos parentes?

  9. Meu nome é Jose Mendes do Carmo,meus avós paternos Francisco Eutiquiano da Conceição e Joana Mendes do Carmo,gostaria de saber a origem e se existem parentes deles em alguma parte .

  10. Eduardo Mendes, onde você mora atualmente? Li sua postagem de 15 de novembro de 2017, somente hoje. Mas acho que pelo menos por coincidência temos algo em comum. O nome do meu avô paterno era Pedro Alves Bezerra Mendes. Só desconheço essa história do sobrenome Alves. A mulher dele( minha avó) Se chamava Domicilia Correia Lima, também de descendência portuguesa. Ele era senhor de engenho e nasceu em 1894. Teve 8 filhos com a minha avó e quando ela faleceu casou-se novamente e teve mais 7 ou oito filhos. Não sei muito bem. Essa nova mulher dele se chamava Nadir.

  11. Olá, me chamo Josiene Mendes Pimentel
    Sou do Maranhão nascida no município de Bacuri-ma minha avó se chama Lídia Mendes ,mãe de 8 filhos e filha de Beatriz Mendes mais conconhecida como (biata)e já falecida , minha tataravô se chamava Laura.

  12. Olá ,me chamo Josiene Mendes Pimentel
    Minha família é do Maranhão do município de Bacuri-Ma, minha Avó é Lídia Mendes tem 8 filhos com Matias de Sousa , o nome da minha bisavó já falecida era Beatriz Mendes mais conhecida como (biata) tenho muitos parentes que não conheço , a minha tataravô se chamava Laura…

  13. Olá, a todos o Mendes!

    Meus avós paternos eram de Recife/Pe, Alberico José Mendes da Silva e Maria José Mendes da Silva.
    Tenho poucas informações sobre eles, pois meu pai já não está vivo.

    Sou nascido em Recife tbm, mas saí da cidade ainda criança e tenho poucas lembranças.
    Gostaria de ter notícias de parentes!

  14. oi EDUARDO MENDES SOU NILVA MENDES DALMOLIM E TOU A PROCURA DA FAMILIA DA MINHA MAE Q SE CHAMA FLORENCIA MENDES DO SANTOS Q ERA DE CORRENTINA BANHIA MEU AVOS SE CHAMA ALEXANDRE MENDES DOS SANTOS E MARIA FRANCICAE EU TENHO UM TIO Q CHAMA JOAO MENDES DO SANTOS Q NAO SEI ONDE SE ENCONTRA

    1. Oi!
      Sou Jerdean Mendes e o nome da minha bisavó era Sebastiana Mendes dos Santos e pelo que sei da história de família a avó da minha bisavó veio da Bahia. Será que há ligação parental? Vou me informar sobre o nome de minha tataravó.

  15. Meu nome é Edinei Muniz Mendes, estou tentando fazer a Genealogia da família do pai (Mendes).
    Meu pai: Félix Antônio Mendes
    Avô: João Paulo Mendes
    Bisavô: Isaac Brasileiro Mendes ( filhos – João Paulo, Clarindo, Maria e Anita)
    Trisâvo: Davi Mendes – (Filhos Isaac, Sebastião Tomé, Antônio Aristides)

    O que meu pai me contou foi que o meu Trisavô, Sr Davi Mendes, veio de Portugal para o Brasil com seus irmãos e o Sr Davi se estabeleceu no Vale do Ribeira no Estado de São Paulo, uns foram para os municípios de Jacupiranga, Eldorado e Pariquera-Açu, só não sei dizer quantos irmãos vieram com o Sr Davi Mendes, se alguém souber de algum parentesco

  16. Bom dia

    Também sou uma Mendes do litoral do Paraná,
    Minha avó chamava-se Antônia Mendes
    OS pais dela chegaram aqui e se instalaram em
    Itaqui hoje município de Guaraqueçaba, na época
    fazia parte de São Paulo.
    Poderiam me fornecer informações de algum antepassado.

    1. Boa noite. Minha avó a chamava Antônia Mendes, morava em São José do Cerrito, Santa Catarina. Meu pai, foi registrado, somente com o sobrenome dela. Sou do Paraná, Mas atualmente moro em Minas Gerias. A Família do meu pai, alguns moram em Curitiba e outros em Santa Catarina.

  17. Oi sou maria lucia mendes da paixao.gostaria muito de encontrar a familia do mei pai.nome dele era jose mendes de oliveira. Morava em itumbiaria goias faleceu em 24 de outubro de 1960 eu apenas tinha 5 anos de idade fui mora com minha avo e ate hj nao sei o paradero de minha familia .mendes….

    1. Olá! Minha avó tem o sobrenome Mendes de Oliveira, ela herdou do pai João Mendes de Oliveira e mãe Maria de Jesus e do avô José Mendes de Oliveira e avó Maria Bazilia. Meu e-mail é schaienne@gmail.com

      Caso encontre alguma informação relacionada a essa que passei.

  18. Minha mãe Maria Aparecida Mendes quarta geração da família Mendes de Varginha Minas Gerais, Ela é neta de um Barão de lá… Gostaria de ter mais informações sobre este assunto, minha mãe está com 92 anos.. obrigada

    1. Olá Maria,meu nome é Dália Ferreira Mendes,meu pai se chama Geovane Mendes,a primeira esposa dela se chamava Maria Aparecida Mendes,mas faleceu,olha que coincidência.Minha família é de Minas Gerais (Januária)Meu bisavô paterno se chamava Ramiro Mendes (fundador da cidade de Umbuzeiro-MG)

  19. Gostaria de saber mais sobre meus antepassados. Minha avó materna chamava-se Lecticia Mendes, e foi casada com Paulo de Carvalho Pereira Cardoso, ferroviário.
    Residiram no bairro de Andaraí, no Rio de Janeiro, e seus filhos chamavam-se Hilma, Mirthes, Ivanette (minha mãe, casada com Joaquim Pereira), Everaldo, Helcio e Dalva.
    Muito grato por qualquer ajuda.

  20. Olá! Alguém aí é Ferreira Mendes da Paraíba, cidade Princesa Isabel? Gostaria de rastrear a genealogia dele, meu bisavô foi Isaías Ferreira Mendes, nasceu por volta de 1870 e veio para o Rio de Janeiro e residiu em Manguinhos. Meu avô Jeronymo Ferreira Mendes e meu pai Jorge Ferreira Mendes.

    1. Bom,sou de Eldorado SP! Minha a familia é formada por
      ANTONIO NELSON DE OLIVEIRA MENDES
      DULCE DE ALMEIDA MENDES – MEUS AVÓS PATERNOS
      MEUS PAIS:
      ANTONIO JESUEL MENDES
      SORAIA APARECIDA FERREIRA MENDES
      MINHA FAMILIA TBM É FERREIRA MENDES

  21. Olá! Me chamo Carolina e sou de Curitiba e procuro informações sobre minha família. O nome de solteira da minha vó é REGINA SORDO MENDES, ela nasceu em 1920, aqui em Curitiba.

    Seus pais eram MANOEL JOAQUIM MENDES (tenente do exército na época) e ANA SORDO MENDES (Nascidos em Alagoas), mas não sei a data de nascimento destes.

    Os pais de meu bisavô se chamavam MANOEL JOAQUIM MENDES e FRANCISCA DA SILVA MENDES.

    Se alguém tiver alguma informação, por gentileza enviar no e-mail Carolpg1@yahoo.com.br. Minha avó ainda é viva e muito lúcida, então se tiver alguns nomes posso perguntar para ela se confirma o vínculo.

  22. Sou um Mendes com muito orgulho ,pois nas minhas pesquisas descubro que o primeiro rei de português era um Mendes,e velho da espalha por sua vez oriondo da Grécia ,como falaram acima sabe-se que já chegamos ao velho Egito.

    1. Olá meu nome é Marco Lecio Mendes. Minha familia Mendes tem raizes no Ceará. E creio eu em Paraipaba também. O nome de meu avó materno era Jaime Mendes Brasil.

  23. Meu nome é José Menes Justino, gostaria de responder a pessoa que pergunta sobre Pedro Mendes Sobrinho, casado com Maria Cota Cavalcante. Nascidos em Boa Viagem – Ceará.
    O nome do pai dele era: Manoel Melchiades Mendes Machado.
    Mãe: Maria Salvina Mendes
    Avô Paterno: Manoel Mendes Machado
    Avó: Maria do Espirito Santo.
    Os pais de Maria Cota Cavalcante eram: Manoel Cosme Cavalcante e Francisca Pereira Queiroz.

  24. Meu nome : Leon Denis mendes 1949
    Pai Adão mendes dos Santos 1925
    Avô Pedro Mendes ouriques 1990 aprox.
    Bisavô leopoldo mendes Ouriques 1860 aprox.
    Tataravô José Mendes Ouriques ??? 1815 APROX.
    Todos de Viamão ,Rio Grande do Sul.
    Se houver interessados ,podemos trocar idéias.

  25. Olá família… Meus avós paternos se chamavam Júlio Mendes de Jesus e Maria Rosa de Jesus.. meus bisavós José Honório Mendes e Anna Rosa de Jesus da Cidade de Macaúbas, milagres Bahia… gostaria muito de ter notícias das origens do meu avô,já tá que ele era um homem muito mistérioso rs

  26. Meu nome Bruno Mendes, meus avós maternos viviam em ponte nova raymundo mendes e anistia sena mendes será que os mendes mineiros rs tem alguma ligação????

  27. Olá Mendes… sou Mendes por parte de avô e mãe! Meu avô era Antonio Mendes casado com Maria da Conceição será que existem ainda parentes do meu avô? Deixe seu comentário! ?❤

  28. Meus avós paternos se chamavam Manoel Batista Mendes e Matilde Maria de Jesus da região de Araçuaí/Itinga – MG. Meu pai se chama Pedro Batista Mendes, nascido em 1936. Sei o primeiro nome de alguns tios ( Antônio , Geraldo(falecido), José Maria ).

  29. Olá pessoal eu estou procurando os parentes do meu pai, José Mendes da Silva, o meu avo si chamavam, Firmino Mendes da Silva é a minha avó Antónia Mendes da Silva, ja falecidos.ele tem um irmão chamado Gonçal Mendes da Silva, meu pai nasceu na cidade de batalha no estado do Piauí, si alguém notícias min procure. Zap (93)992012112.(62)99947796.

    1. Oi, minha meu avô materno José Benedito mendes de Itaperuna ele ja éfalecido, mas sei q ele tem filhos, estou procurando por algum parente da parte dele

  30. Olá eu sou da família Mendes do Ceará, meu pai se chamava João Alves Bezerra Mendes sendo q o Bezerra foi adicionado ao seu nome por conta própria pois ele falava q naquela época a pessoa podia acrescentar Qualquer outro sobrenome, se não me engano ele é de 1926 mas foi registrado bem depois quando ja era rapaz. Com certeza tenho parentes espalhados pelo mundo inteiro pois só meu pai deixou 13 filhos, imagina as outras famílias rs.

      1. Olá Marcos Lecio, meu nome é José Mendes de Boa Viagem no Ceará. Se sua família for de Boa Viagem no Ceará? Entre em contacto comigo, esto com uma pesquisa sobre os Mendes Machado que mais tarde entrou a família Brasil. Esses Mendes Machado e os Ferreira Brasil são de Baturité no Ceará, vieram para boa Viagem em 1852.

    1. oi EDUARDO MENDES SOU NILVA MENDES DALMOLIM E TOU A PROCURA DA FAMILIA DA MINHA MAE Q SE CHAMA FLORENCIA MENDES DO SANTOS Q ERA DE CORRENTINA BANHIA MEU AVOS SE CHAMA ALEXANDRE MENDES DOS SANTOS E MARIA FRANCICAE EU TENHO UM TIO Q CHAMA JOAO MENDES DO SANTOS Q NAO SEI ONDE SE ENCONTRA

    2. também sou Eduardo Mendes Feitosa, a minha família e do Ceara, Mendes e da minha avó e Feitosa do meu Avô os dois do Ceara, quero saber mais das duas familia

  31. Gente por favor se conhecerem Paulo Mendes de Souza, Maria Mendes de Souza, Isaura Mendes de Souza, Antônio Mendes de Souza, Elias Mendes de Souza, João Mendes de Souza, Pedro Mendes de Souza..
    Me ajudem

    094 992442110 meu whatsapp.

  32. O nome do meu avô era jaoa Paulo Mendes e da minha avó era Maria José Conrado Mendes. eles eram do Ceará vinheram para manaus. E o do meu pai Francisco das chagas Conrado Mendes somos de Manaus .

  33. Olá galera Mendes eu só Paulo Francisco Ferreira Mendes ou Paulo Mendes eu só de Manaus mas meus avós eram de fortaleza.ceara gostei de saber que a tantos Mendes assim Félix mesmo quem sabe que algum parente aí legal.

  34. ola meu nome é MICHEL JANSEN MENDES DO AMARAL sou de três lagoas ms
    meu vô é LUIZ MENDES DO AMARAL pois venho buscando e rastreando paradeiros de sua família porque ele nunca revelou a ninguém logo estarei colocando mais informações sobre o assunto porem sei que ele era de São Roque Município em São Paulo. desde já obrigado!

  35. JOSUE MENDES, sou do Paraná, mas soube que meus antecessores vieram do Sul de MG, Itajubá, em 1857 tem alguem que tem na faília, algum parente dessa época por nome de João Mendes, José Caetano Mendes, se conhece entre em contato, estou tentando fazer a arvore genealogica, pode entrar pelo 42 9-8419-8024 .

  36. Meu nome é Manuella Mendes de Almeida e meu bizavo se chamava Rock Gallucci Mendes e minha mae descobriu um primo dela que sabia um pedaço da nossa arvore genealógica eu sou de origem Italiana e queria saber se sou de Nacionalidade Portuguesa

    1. Olá ,sou de SP Brasil , meu paí era de Portugal da cidade de Penamacor e chamava João Mendes de Almeida ,tenho mesmo nome com Junior no final , o pai dele se chamava Jose de Almeida , você tem algum parente em Penamacor ?

  37. Olá grande família Mendes.
    Sou Michel Mendes da Silva, nascido em São Carlos, interior de São Paulo.
    Meu falecido pai, João Mendes da Silva, era natural de Ribeirão Bonito, também no interior de São Paulo mas, meu avô, o sr. José Mendes, ainda vivo, é nascido no estado de Pernambuco, mas não sei a cidade e nem os nomes de meus bisavós.
    Se tiver Mendes em Pernambuco que tem parentes no estado de São Paulo, entre em contato:
    011981791604 (whatsapp)

  38. Muito bom ouvir falar dos Mendes, minha familia. Sou Mendes nascido no Piauí e atualmente moro no Goiás. Sou filho de Raimunda Mendes de Oliveira e neto de de Lourenço Mendes.

  39. Olá queria muito saber sobre o meu avó Gabriel Mendes Sales ele é do Ceará mais foi morar no Rio de Janeiro tem uma filha chamada Lucineide Pinheiro Sales nome de solteira da filha e tem um filho falecido chamado Luiz Carlos pinheiro Sales ele é pai da minha mãe Lucilene pessoa de Sales filha de Maria pessoa de Sales…meu bisavó chamava-se Francisco Mendes Sales
    Família Mendes do Ceará

    1. Olá meu nome é Marco Lecio Mendes. Minha familia Mendes tem raizes no Ceará. Atualmente moro em Fortaleza. O nome de meu avó materno era Jaime Mendes Brasil.

  40. J.Mendes Gostaria de saber dos mendes . eu sou de Brasilia de Minas MG meu pai Joao Mendes de Araujo e mae Generosa Pereira de Aquino avos paternos Horacio Jose de Araujo e Hernestina Mendes. E dai para tras na sei quase nada meu pai dizia apenas que eram tres que vieram de portugal e se espalharam e nao sei mais nada. Gaostaria de ter imformacoes

  41. Olá a todos! Estou à procura de informações sobre a(s) família(s) Mendes do Ceará, porque o meu avô por parte de pai se chamava Francisco Mendes Barbosa, natural do Careiro da Várzea – AM, mas a mãe dele (minha bizavó) se chamava Alzira Mendes Barbosa, ela veio do Ceará, mas o pai dela era português, se chamava Julio, e se seguir a lógica do nome dela, herdou o Mendes dele. Se alguém tiver alguma informação, ficarei muito agradecida. Email: uversa.lulu@gmail.com

    1. Olá meu nome é Marco Lecio Mendes. Minha familia Mendes tem raizes no Ceará. Atualmente moro em Fortaleza. O nome de meu avó materno era Jaime Mendes Brasil.

  42. Alguém sabe me dizer se os Mendes no Rio Grande do Sul cidade de Cachoeira do sul descendem de judeus serfaditas?? Sou Mendes tbm e gostaria muito de saber!

  43. Eu, José Duarte Martins Pinto dos Santos sou descendente da família Mendel de origem judaica. As origens são da Torre de Moncorvo e para dar vida ao passado sou mais conhecido por Mendel Pinto dos Santos. A saber:
    . Sendo a família anterior, porque razão atribuíram o nome Morgadio de Mendel em 1470 e a Quinta de Mendel ? Existe algum significado…
    .O médico e grande escritor Dr. Campos Monteiro cita a familia em Ares da minha serra .Porquê?
    .O meu avô António José Martins era Delegado Procurador da República e pertencia à família Mendel.
    . Ainda hoje a família Martins é apelidada pelo povo como os Mindeis.
    Pintor Mendel Pinto dos Santos com os brasões da família Mendel e Martins.
    Obs. Esta família ficou quase completamente destruída com as guerras intestinas em França e periferia, bem assim como o holocaustro e etc.
    Respeitosos cumprimentos.
    Mendel

  44. Boa noite meu nome é Rodrigo de abreu mendes somos natural. do rio de janeiro .nome do meu pai é jorge mendes e do meu avo é Antônio mendes. Ja falecido . procuro por familiares com o mesmo sobre nome mendes .em campos no interior do rio de janeiro

      1. Meu pai nasceu dia 06-06-1949. As vezes ele diz que é de 1946.
        Que a mãe dele Raimunda Mendes de Souza, já era falecida é que o pai dele tinha uma outra mulher.
        Mas creio que meu pai tenha mudado algo na data… Ele chegou no Pará por volta de 1979 e casou se c minha mãe.
        Sempre sem falar muito, quando pequena ele nos contava histórias de fazenda do pai dele, que eram muito trabalhadores. E criavam gado.
        Se alguém tiver o contato de alguma emissora ou de grupos de ZAP local. Ou se conhecer alguém Mendes Ribeiro ou Mendes de Souza da região de Nova Friburgo, por favor entre em CTT comigo.
        Ele saiu de casa na década de 70 eu creio. Hoje ele já está com 68 anos. Mas segundo ele quando chegou no Pará refez todos os documentos que havia perdido, e que o documento dele ao invés de 1949 era de 1946… Não sabemos ao certo se ele tem 68/71..
        Se vcs tiverem algum caso na família de um desaparecido com estas características entrem em contato por favor. Meu ZAP 94 992442110.
        Telefone 094 992254630.
        Desde já agradeço.

  45. Sou Mendes pela família de meu pai, minha família descende do tronco de Pedro Mendes Ourique, um português açoriano natural da localidade Biscoitos da Ilha Terceira-Açores, casado com Tereza de Jesus em 21-02-1745 na localidade de Biscoitos na Ilha Terceira-Açores – Portugal, ele era filho do Sargento Manuel Álvares Ourique e Maria Mendes ambos casados na Ilha Terceira-Açores, na localidade de Biscoito em 02-07-1709, Pedro Mendes Ourique era neto paterno de Domingos Vaz Ourique e Maria Pamplona, e neto materno de Manuel Gato e Águeda Mendes. O tronco do português açoriano Pedro Mendes Ourique a qual eu descendo, deixa hoje inúmeros descendentes espalhados pelo litoral de SC, PR, e RS.

    1. Ola! Sou Leon Denis Mendes,natural de Porto Alegre. Meu pai se chamava Adão Mendes dos Santos,Santos por parte de mãe, como era costume na época, Meu Avô se chamava PEDRO MENDES OURIQUES, de Viamão Rs. Alguém conhece?

  46. Olá,me chamo Adriano José Mendes,moro em Curitiba- Pr.
    Alguém,saberia me dizer como descobrir minha árvore genealógica???

  47. Bom dia, meus avós por parte de mão são Mendes, e de origem portuguesa, o nome de minha avó era Maria Batista Mendes, e a biza era Maria Paulina Mendes, eles eram do sul de Minas Gerais – Itamonte (bairros Lavra-Capelinha-Sobradinho)

  48. Olá sou Evandra Mendes, meu avô paterno se chamava João Mendes e nasceu na Romênia, veio jovem para o Brasil e se casou com minha avó Maria Tscrovan que veio da Iugoslávia. Firmaram residência no interior de São Paulo, onde vivemos nos dias atuais.Só conheci um irmão do meu avô quando eu ainda era muito pequena que se Chamava José Mendes e morava no paraná.
    Amei saber a origem do nome – Judaica.

    1. Eu respondi a sua pergunta mas não foi no lugar de resposta..
      O me nome é José Mendes Justino. O meu avô materno era irmão do seu avô, e a a minha avó materna era irmã da sua avó.
      Os pais do seu avô eram: Manoel Melchiades Mendes Machado e Maria Salvina Mendes.os avós paternos do seu avô eram: Manoel Mendes Machado e Maria do Espírito Santo.
      Os meus avós maternos eram: Francisco Melquiades Mendes e Luíza Maria de Queiroz Cavalcante.
      A maior fonte de documentos sobre família está com a igreja católica.

  49. meu tataravô chamava-se Manuel Mendes da silva, casado com Josefa Taveira da silva
    ambos moravam em Sobral-CE,
    meu bisavô veio para Manaus casou-se, e tiveram meu Avô paterno, chamava-se Antonio Mendes da Silva tiveram cinco filhos todos manauaras. ficaria muito feliz em saber sobre os familiares de Sobral.

    1. Oi.
      Sou Jerdean Mendes e o nome da minha tataravó era Severa Mendes da Silva vinda de Sobral-CE se instalou em Araioses -MA pelo ano de 1880.
      Lembro que em algum momento minha avó citou o nome Josefa contandoa história da família.

  50. procuro por parentes de meu pai que fugiu de nova friburgo na decada de 70 seu nome e JOSE MENDES DE SOUZA

    SEUS PAIS: RAIMUNDO MENDES RIBEIRO E RAIMUNDA MENDES DE SOUZA
    IRMÃOS: JOÃO, PAULO, PEDRO E ISAURA EU ACHO
    MINHA AVO FALECEU E QUANDO ELE SAIU DE CASA MEU AVO JA ESTAVA MORANDO COM OUTRA MULHER. NAO SEI O NOME DELA. NEM SE TIVERAM OUTROS FILHOS.
    MEU ZAP 094 992631447

  51. Meu Avô era da Bahia e se chamava PÉRICLES MENDES MORENO, meu pai tinha o mesmo nome dele. Gostaria mt de saber as origens e saber se tem algum parente aqui.

  52. boa noite ,apesar de eu ser Alves
    mas também tenho sangue mendes,pois minha avó paterna se chamava
    Maria mendes Alves

    casada com Hemógenes Alves
    de esplanada bahia,a única coisa que sei.
    pois meu falecido pai falava pouco deles

  53. Sou de Paranagua – Paraná. Me chamo Neusi Mendes. descendo da familia Martins e Mendes. se houver alguem do Parana ai, entra em contato . email: neusimds@hotmail

  54. Meu avô paterno se chama Bernadino Leite Mendes e infelizmente meu pai perdeu contato com ele na adolescência; somos naturais do RJ e se alguém tiver alguma informação por favor entre em contato no número: 021 975385771 ou 021 27828680 muito obrigado!!

  55. Quero encontrar parentes Portugueses meu tio ia em Portugal para Buscar a herança e a cobra com a cruz na cabeça mordeu ele é ele faleceu minha mãe se chama Reni Mendes Campelo meu Watzap se alguém poder me dá aonde estão eu vou lá 984491848 por favo

  56. Meu pai era português. ele veio para o Rio de Janeiro e casou com minha mãe. Ele se chamava José Martins Mendes. Seu pai chamava-se Antonio Martins Mendes e ele tinha três irmãos: Serafim, Manoel e Laurinda. Tenho duas primas; Neuza do Céu, que foi morar em Porto Velho, e Irene. Há muitos anos que não as vejo.Meu pai era de Viseu..Gostaria de noticias…

  57. Bom dia me chamo Lucas Mendes , sou de Manaus – AM meu pai paraense e minha avó cearense nascida em Ubajara em parque laranjeiras , chamada francinete Mendes da silva e meu avô Antonio Vieira da silva , os dois são do ceara Ubajara parque laranjeira , Se alguem souber o paradeiro dessa familia entre em contato 92 992911805

  58. Boa noite, gostaria de saber se alguém conhece Tumasia,Ângela, Inês, Lerina,Pascolina,Lúcia, Francisca, André, Vicente, João e Raimunda… eles são filhos de Alexandre Mendes dos Santos e Maria Francisca de Souza de Correntina (BA).

  59. Meu nome é kamilla Mendes ,a origem do meu mendes vem do interior do Ceará de lavras da mangabeira ,minha vo rosa mendes ,meu pai Vicente mendes ,residimos hoje em Natal RN ,foi muito interessante ,vou fazer uma pesquisa sobre esses mendes.

      1. oi Suzyanne me chamo Alessandra Mendes Carvalho percebi que nossos avos tem semelhança de sobrenome o meu se chamava Leonardo Gonçalves Mendes
        Prazer …. sou Belém mais atualmente estou morando em Roraima..

    1. 0i kamilla mendes eu tenho um tio q se chama vicente mendes nao sei se e o mesmo mas tou a procura deles q sao muitos joao vicente andre ines lerina tem mas se for filho de alexandre mendes do santos e maria francisca me liga 65 992618907

  60. na verdade eu sou persin minha mae é persin e meu avo tbm ,mas meu bisa era perschim ele registrou o nome do filho dele no saco meu avo ,ele registrou o sobrenome dele errado era pra ser perschim mais acabou ficando persin , se alguem ai tem persin ou perschim por favor adiciona no face “junior mendes persin”

  61. Valdemir Mendes de ilhota sc, meu pai ernesto tarquino Mendes casado com Londrina Cardoso Mendes, meu avô Tarquínio Leopoldina Mendes, casado com eufrasia Pereira Mendes, é normina dos Santos, meu bisavô leopolino cypriano mendes casado com Maria Mendes a Maria Florinda de Jesus, trisavo: cypriano mendes.

  62. Achei muito boa a matéria sobre as possíveis origens dos Mendes. Minha linhagem não é judaica. Minha família descende de Manuel Mendes que foi vice-rei da Índia em nome de Portugal.

    1. Gente, ando curiosa para saber sobre minhas origens. Meu tio afirma que em Macaúbas na Bahia teria como procurar registros dos meus ascendentes. Meu avô já é morto, mas mas meus tios dizem que eram portugueses. Somos Mendes. Fui à Portugal e fui a um cemitério e vi muitas lápides de Mendes, já na Espanha vi muito Méndez. Alguém desse grupo é da Bahia?

      1. Oi…meu avô era de Macaúbas Bahia,ele já faleceu mas tbm tenho muitas curiosidades pra saber das origens dele…o nome de era Júlio Mendes de Jesus. tenho um RG bem antigo dele… milagres ba…. não tenho Mendes no meu nome mas meu pai tem rs

    2. Olá Gean, tudo bem? então em conversa com pai que se chama Pedro Soares Mendes, me contou que a mãe dele falava muito sobre palmeiras dos indios. eles são de alagoas. meu contato whats 84996138118. vlw!

    3. Que coisa eu sou Mendes de Alagoas, mas nasci em Arapiraca, Palmeira dos índios foi onde começou a família de minha mãe que é Tereza Mendes, meu avô era português e Mendes Antonio Mendes, minha avó era de Palmeira dos índios, Maria da Conceição. Minha mãe tinha muitos irmãos só que faleceram todos inclusive ela, porém restam dois Silvrestre Mendes e Cicera Mendes. Pode ser que não temos nenhum parentesco.

  63. Vejo aqui que nossa família Mendes é muito grande, graças a Deus, somos de linhagem Judaica, o povo escolhido por Deus, nosso criador. Fico feliz em saber que somos um povo grande assim como Deus falou para Abraão. Meu nome é DAVI MENDES

  64. Vejo aqui que nossa família Mendes é muito grande, graças a Deus, somos de linhagem Judaica, o povo escolhido por Deus, nosso criador. Fico feliz em saber que somos um povo grande assim como Deus falou para Abraão.

  65. Tbm sou um Mendes…adorei saber sobre o meu sobrenome e acho q tenha chances de todos Mendes terem algum parentesco.

  66. Oi, grande família Mendes. Já pensaram em reunir todo esse pessoal? Encheria toda Minas Gerais que é um grande estado. Tenho dois sobrenomes portugueses, Patrício ( da minha mãe- que é do sul da Bahia, Monte Alto ) e Mendes,( do meu pai – que é do norte de MG – Rio Pardo de Minas.) Meu nome é Josefina Patrício Mendes, e Moro em Belo Horizonte MG

    1. Interessante! Estive procurando saber dos meus antepassados e descobri uma série de Mendes no norte de Minas. Estou tentando montar uma árvore genealógica, mas informações são escassas. Segundo me contaram, Francisco Mendes Teixeira veio de Portugal com dois irmãos. Este foi para Minas, outro irmão para o nordeste, possivelmente Bahia, e outro irmão para o Sul do Brasil. Aqui chegando, casou-se com Ana Maria, tiveram João Mendes em 1818. Este após se casar teve uma filha, Joana Maria. Esta teve Adrião (meu bisavô), Jovita Secundina Rego (1873-1973, bastante influente em Taiobeiras-MG), Antera, Clemência, Eufrásia, Joaquim, Paulina, Roberta e Teodoro. E por aí segue, com muuuuuita gente.

  67. meu nome e dilson mendes minha mae e rosangela mendes ela saiu muito nova do sul da baia por perda dos seus pais ela foi separado dos 2 irmaos quando era criança na cidade de itabuna ela foi levada pra casa da tia em almenara mg e ate hoje nao tem mais informaçoes sobre os irmaos dela ela ta com 71 anos ela lembra que sua tia em almenara tinha uma pensao perto da rodoviaria se alguem tiver alguma informaçao por favor de noticia obrigado

    1. Olá amigo.
      Achei interessante sua história. Meu nome é Edilson José Mendes, nasci no estado de São Paulo, mas meu pai, José Mendes, hoje já falecido, mas se tivesse vivo estaria com 79 anos, nasceu em Almenara. Meu avô se chamava Elpídio Mendes.
      Qualquer outra informação que você puder passar acho interessante para nós dois.
      Abraço.

    2. Oi Pessoal, meu nome é Marco Mendes, sou de São João del Rei- MG, meu avô, Antônio Mendes Abraão era de Almenara também, meu pai Antônio de Hollanda Mendes, sempre falava de nossos parentes em Almenara. Provavelmente todos que tem raizes em Almenara tem parentesco!!

      1. Marcos. Meu tataravô era Mendes de São João del Rei. Minha bisavó chamava Alice Augusta Mendes foi a primeira mulher quem tirou carteira em Minas Gerais. Tem até foto deles. Não tenho informação de outros Mendes em SJDR

  68. Meu avô materno se chamava Manuel Mendes Soares, irmão de Alexandrino Mendes Soares, residia no Rio de Janeiro. Quem sabe algo a respeito dele?

    1. Meu nome é Zaira Zarif Mendes meu pai José Geraldo Mendes nasceu e grão Pará em Santa Catarina. Queria saber sobre minha raízes de qual país Portugal ou Espanha qual a minha origem? Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

  69. Ola família Mendes boa noite, meu nome é GUSTAVO MENDES DE SOUZA e foi otimo saber da historia do nosso sobrenome, sou de recife PE foi ótima a ideia de criar um grupo no zape e buscar todos os mendes possível, quem criar pode mim add no grupo 081995458773. Abraço pra todos

    1. Gustavo, sou Michel Mendes da Silva.
      Por um acaso a sua família de nosso sobrenome são de Pernambuco?
      Pois meu avô paterno, José Mendes, é de Pernambuco, só não sei qual a cidade.

  70. eu sei que o bisavô do meu finado avô materno era de origem portuguesa…tanto o meu sobrenome Siqueira como o meu Mendes são de origem portuguesa.

  71. bem interessante a historia de nossos sobre nome, meu nome é Agamenon Mendes, sou SP, mas minha mãe é de Queimadas da Paraíba, meu Avô Benizio Mendes também Paraibano, e hj atualmente moMero em Natal RN, tenho tres filhas cujas os sobre nomes das mesmas também leva Mendes; a pergunta que não quer calar, será que todos os Mendes do Brasil tem algum parentesco de alguma forma? poderíamos criar um grupo no face so dos mendes .oque vocês acham?

      1. Boa noite. Minha avó a chamava Antônia Mendes, morava em São José do Cerrito, Santa Catarina. Meu pai, foi registrado, somente com o sobrenome dela. Sou do Paraná, Mas atualmente moro em Minas Gerias. A Família do meu pai, alguns moram em Curitiba e outros em Santa Catarina.

      2. Meu pai foi registrado somente com o sobrenome da minha avó. Maria Antônia Mendes. O pai dele tem.sobrenome Mota, mas não o registrou. Não há conheci. Queria saber mais sobre ela. Será que tem alguma ligação?

  72. Oi! Sou pernambucano de Arcoverde, radicado no Espírito Santo. Tudo que sei sobre minhas origens é que meu avô paterno chamava-se Manoel Izidoro Mendes e meu pai diz que ele era de um lugar denominado Olho D’Água dos Mendes”. Gostaria se saber se é possível identificar esse núcleo.

  73. Dayana mendes da Silva tb gostaria de saber mas um pouco da árvore genealógica da família meu avô e de Alagoas e o nome dele e Sebastião mendes da silva se alguém souber meu e-mail e dayana88 @Outlook.com.BR obrigada.

  74. Olá estou procurando a irmã do meu Avô que mora aqui no Brasil há muitos tempos… O meu avô se chama Felisberto Mendes ele é de Portugal a irmã dela Chama se Ana Maria Mendes eu acho ela casou com um brasileiro e levou pra cá. Será que existem os filhos e netos dela? Eu queria tanto de conhecer vos… Pessoas a Deus possa dar uma luz no caminho para encontrar minha família do meu avô paterno.

  75. Olá pessoal!
    Meu nome é DECKAFFIT SANTOS MENDES, sou de Pernambuco e tenho uma curiosidade em saber a origem do nossos ansestraz. Qual foi o primeiro semeador dos Mendes aqui em Pernambuco e também em outros estados, se alguém souber deixe seu comentário, abracso s família!

    1. Simone ribeiro Mendes eu tenho um tio de minha mãe que se chamava jose Mendes da silva eu não o conheci mais a minha mãe fala muito nele só sei que seus pais era Izabel Mendes da silva e vitorino guerra ambos moravam no sul da Bahia

      1. Oi Simone Ribeiro Mendes, acho bem possível a gente ser parente. Esses nomes tem na minha familia. Queria saber sobre minha árvore genealógica.Minha bisa se chamava Izabel Mende da silva. Acredito ser descendentes de índios. Sou de uma cidade bem próxima da Bahia..

    2. Meu sogro se chama José Mendes da silva natural de Pernambuco e hoje reside no rio grande do sul estou tentando localizar algum parente dele através das redes sociais meu whats 051984797699

  76. Gostei muito minha família também e Mendes meu bisavô Antônio Napoleão Mendes e Rita Mendes eles moravam no espírito santo meu avô no rio de janeiro Arlindo Napoleão Mendes eu em santos são Paulo queria saber sobre a árvore gênio lógica

    1. Oi,Carlos roberto
      tudo bem?
      Me chamo maria lucia
      e o nome do meu avo foi candido mendes,
      e gostaria de poder conversar melhor com voce
      boa noite!!!

    2. boa noite meu avo materno se chamava ari mendes dos dos santos tambem de saquarema..minha mãe se casou em saquarema e afamilia toda veio mora em são gonçalo onde nasci. e vivo ate hoje minha mãe ainda esta viva graça adeus. se chama maria iva mendes . nascida em rio seco saquarema..zap 021992724949

  77. Gostaria de saber como adquirir o Brasão da Família Mendes com 2 escudos nas cores vermelhas e amarelo com 2 dragões. Sou de Araranguá – SC.

    1. Me chamo Reijiane Mendes Soares de Brito sou do interior da Bahia, cidade chamada São desiderio e toda a minha família tem esse sobrenome MANDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *