Família Menezes

Os Menezes ou Meneses têm uma historia bastante interessante. É certo dizer que seus descendentes tem muito orgulho das origens, uma vez que elas são bem tradicionais. Se você possui este sobrenome e ainda não sabe, veja aqui curiosidades sobre a história da família Menezes.

O sobrenome Menezes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Menezes

Este sobrenome tem duas origens diferentes. Ambas classificadas como toponímica, ou seja, de origem geográfica. Seus países de origem são Portugual e Espanha.

Como uma variação de Meneses, este sobrenome surgiu na Espanha na cidade de Mena. Dessa forma, seus habitantes eram considerados Meneses, o que posteriormente passou a ser um sobrenome e começou a ser disseminado através dos descendentes.

Em Portugual, os Meneses procedem de Dom Pedro Bernardo de Sahagun, o qual recebeu a Vila de Meneses da qual resultou o sobrenome para seus descendentes e habitantes nativos da Vila.

No Brasil, a família Menezes começou a se propagar desde os tempos da colonização.

Curiosidades

A família Meneses é uma das mais nobres e antigas linhagens da Espanha. Ao longo de sua historia existiram Condes e Duques com o sobrenome Meneses.

Variantes do sobrenome Menezes

O sobrenome Menezes é uma variação de Meneses. Ao que se sabe, só foram encontrados estes dois tipos que são usados com bastante frequência tanto no Brasil, quanto em Portugual e na Espanha.

Brasão da Família Menezes

Não foi encontrado um brasão oficial da família Menezes e nem de sua variante Meneses. Provavelmente esta é uma família sem brasão, o que é bem curioso, visto que ela parece ser bem tradicional e ter até mesmo certa origem nobre na Espanha. Há algumas informações de que pode existir um brasão constituído de ouro e rubi, mas nada oficial que possa ser confirmado.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

236 respostas para “Família Menezes”

  1. OS MENEZES

    Para contarmos a história da velha e nobre família MENEZES, temos que recuar ao tempo do Rei Ordonho II de Leão, cuja filha D. Ximena casou com Telo Perez, senhor das terras de Mena, na província de Palencia, em Burgos na Espanha.

    Através deste casamento, Telo Perez foi agraciado com o titulo de nobreza de 1º senhor de MENEZES.

    O casal gerou dois filhos gêmeos, Afonso Telo, que veio a ser o 1º senhor de ALBUQUERQUE e Soeiro Telo, que passaram a adotar o apelido (sobrenome) MENEZES.

    A união da filha herdeira de D. Afonso Teles de MENEZES com o Infante D. Afonso de Molina, irmão de D. Fernando, Rei de Castela, ligou a linhagem primogênita dos MENEZES a família real de Castela.

    Em Portugal, os MENEZES mantiveram fortes laços com a família real, tendo D. Leonor Teles contraido matrimônio com o Rei D. Fernando I.

    A irmã de D. Leonor, Dona Maria Teles em resposta ao pedido de casamento do Infante D. João, escreveu: “Senhor; eu me maravilho muito de vós mandardes-me cometer vossa bem-querença e amor, do jeito que mandastes; o qual deverá ser para casar comigo e doutra guisa não que bem vedes vós eu sou irmã da Rainha, de pai e de mãe, assim dos TELES como dos MENEZES, que vêm da linhagem dos reis. Tenho um filho que é mestre de Cristo, como vedes, que é um dos honrados senhores de Portugal”.

    Quando da morte do cardeal-rei D. Henrique, era um dos regentes do Reino, D. João Telo de MENEZES.

    O capitão de Beçaim, D. Francisco de MENEZES, venceu a batalha do campo de Nizamora;

    Aires Teles de MENEZES – Escritor, que serviu como mordomo-mor da rainha D. Leonor, esposa de El Rei D. João III, faleceu nos primeiros anos do século XVI, num claustro franciscano, onde se recolheu;

    Nobres que participaram da campanha portuguesa em terras de África: D. Simão de MENEZES; D. Aleixo de MENEZES; D. Duarte de MENEZES; D. Henrique de MENEZES e D. Felipe de MENEZES;

    D. Duarte de MENEZES acompanhou o Rei D. Afonso V, O Africano, no século XV;

    D. Diogo de MENEZES – Antigo governador da Índia. Bateu-se contra a dominação espanhola. Faleceu no cárcere em 1580;

    João Rodrigues de Sá e MENEZES – Primeiro conde de Penaguião. Camareiro dos reis D. João IV e D. Afonso VI, conselheiro de estado e embaixador em Londres;

    D. João de MENEZES – Camareiro do príncipe D. João;

    D. Antonio Luiz de MENEZES – Cooperou para a restauração da Casa de Bragança, em 1640. Fez parte da embaixada que negociou a paz com a Espanha;

    Gonçalo da Costa MENEZES – Provedor-mor do reino de Angola, em 1692, pediu ao governador-geral do Brasil, Câmara Coutinho, reforços para enfrentar os rebeldes angolanos comandados pelo negro Ambrule;

    Manuel de Magalhães de MENEZES – Conselheiro real em 1674;

    Tenente-General Francisco da Cunha e MENEZES – Marquês de Abrantes, participou da Regência que governou o reino de Portugal, quando do embarque da corte portuguesa para o Brasil, em 1807;

    Pedro Francisco Bacelar de Antas e MENEZES – Governador da Ilha da Madeira em 1807;

    João Rodrigues de Sá e MENEZES – Visconde e Conde de Anadia. Pelo aviso de 1º de outubro de 1801, quando ministro do Reino, recomendou ao vice-rei, a inoculação da vacina antivariólica a população.

    NO BRASIL

    A família MENEZES marcou presença no Brasil desde o inicio da colonização.

    O 1º que se tem noticia documentada, foi D. Jorge de MENEZES, fidalgo de elevada nobreza, que iniciou carreira militar na Índia em 1520. Participou com bravura de vários combates, tendo a mão direita decepada em uma batalha. Em reconhecimento, foi nomeado por D. João III, governador das ilhas Malucas (como os portugueses chamavam as ilhas Molucas). Durante a viagem da Índia para as ilhas, D. Jorge de MENEZES, descobriu a Nova Guiné.

    Não foi um bom governador, tendo cometido várias arbitrariedades. Uma certa noite convidou os chefes nativos locais para uma reunião e quando estavam todos presentes, comandou um ataque, chacinando os chefes.

    Quando o Rei D. João III tomou conhecimento do ocorrido, mandou aprisionar o fidalgo e condenou-o a pena de degredo em terras brasileiras.

    Por volta de 1535, D. Jorge de MENEZES chegou ao Brasil a bordo da nau GLORIA, em companhia do donatário Vasco Coutinho, fixando-se na capitania do Espírito Santo.

    Não demorou muito e meteu-se em novas confusões, sendo novamente preso e condenado à morte.

    A Bahia foi a principal capitania onde os MENEZES se estabeleceram.

    Um dos primeiros que ali residiu foi o governador-geral D. Diogo de MENEZES e Siqueira, que conquistou o Maranhão e o Ceará.

    No dia 27 de março de 1625 a esquadra comandada por D. Fradique de Toledo Osório, que veio libertar a Bahia, tinha várias naus comandadas por membros dos MENEZES. Podemos citar D. Manuel de MENEZES, Rui Barreto de Moura MENEZES, D. Diogo Teles de MENEZES, D. Antonio de MENEZES e Francisco de Sá e MENEZES e seus filhos.

    Ainda na Bahia, encontramos Antonio Teles de MENEZES, Conde de Vilapouca de Aguiar; ANTONIO Furtado de Mendonça Castro do Rio e MENEZES, conhecido como ‘O BRAÇO DE PRATA’; Antonio Luis de Souza Teles de MENEZES, segundo marquês das Minas: Vasco Fernando César de MENEZES, quarto vice-rei e D. Luis Pedro Peregrino de Carvalho MENEZES de Ataide, sexto vice-rei.

    Na batalha dos Guararapes D. Francisco Barreto de MENEZES, comandou as tropas luso-brasileiras.

    Quando desempenhava o cargo de alcaide-mor, na Bahia, Francisco Teles de MENEZES foi assassinado na Rua-atrás-da-sé por oito mascarados.

    Também exerceu o cargo de alcaide-mor, Antonio Teles de MENEZES.

    Foram provedores da Santa Casa da Misericórdia em Salvador, Rodrigo José de MENEZES e Manuel Coelho de São Payo e MENEZES.

    Depois que a capital da colônia foi transferida para o Rio de Janeiro, os seguintes MENEZES governaram a Bahia: Manuel da Cunha MENEZES; Manoel Inácio da Cunha MENEZES, senador do Império e presidente da província da Bahia.

    Antonio de Brito Freire de MENEZES governou São Paulo;

    Nas Minas Gerais, encontramos D. Rodrigo César de MENEZES e quando da conjuração mineira, era governador D. Luis da Cunha e MENEZES.

    No período de 1697 a 1703, o Rio de Janeiro foi governado por Artur de Sá e MENEZES.

    Ainda no Rio de Janeiro, sucederam-se por hereditariedade no juizado de Órfãos, D. Diogo Lobo Teles de MENEZES, sendo substituído após sua morte por seu filho Francisco Teles Barreto de MENEZES, que foi substituído por Luis Teles Barreto de MENEZES, que deu sucessão a seu filho, Francisco Teles Barreto de MENEZES e após breve hiato, outro membro da família, Antonio Teles Barreto de MENEZES, assumiu o cargo.

    Nos jornais da época foi noticiado que na madrugada de 20 de junho de 1790, um incêndio destruiu a casa do juiz Francisco Teles Barreto de MENEZES. Esta residência localizava-se na atual praça XV de novembro, defronte da também atual igreja de N.S. do Carmo. O local da antiga casa e conhecido hoje em dia como Arco do Teles.

    Nas crônicas de 1810, encontramos a história do alferes da linha de Moçambique, Augusto César de MENEZES. Conhecido como um terrível arruaceiro, era o terror da cidade, brigando sem qualquer motivo e dando muito trabalho a policia.Tantas fez que o príncipe D. Pedro ordenou por decreto de 02 de abril de 1810, sua demissão do exército e seu degredo para o presídio de Angoche, na África, de onde não poderia mais voltar, sob pena de condenação à morte.

    O Maranhão foi governado por Francisco de Sá e MENEZES, que foi acusado de ser aliado de Manuel Beckman, no movimento nativista conhecido como “Revolta de Beckman” em 1684.

    Os MENEZES são conhecidos por seu amor à arte. Encontramos nos inúmeros galhos da frondosa árvore da família, vários nomes ligados à literatura, poesia e música.

    Entre os condes de Ericeira destacou-se D. Luis de MENEZES, autor da obra ‘Historia de Portugal Restaurado.’ Sua esposa D. Joana Josefa de MENEZES, foi uma renomada escritora e poliglota.

    No Brasil, Agrário de MENEZES e Emílio de MENEZES, são grandes nomes da nossa poesia.

  2. Ola, boa tarde a todos.
    Meu sobrenome é Menezes, sei que minha familia é oriunda do Pernambuco.
    Mas em tentativa de criar a árvore genealogica da minha família, conseguimos chegar somente até meu bisavô. Dele para trás não conseguimos aprofundar, devido ele ser desertor na época, e nunca ter revelado seu verdadeiro nome nem sua cidade natal.
    Talvez alguns dos Menezes da cidade de Limoeiro, em Pernambuco possam ser meus parentes.
    Se houver alguém desta cidade e quiser entrar em contato, estou a disposição. Sou do interior de São Paulo, Itapetininga, telefone 015-99140-0997 Marco

  3. Sou neta de Napoleão Bernardo de Menezes… meu avô era Paraibano, teve, acredito que, 9 irmãos…esse nome realmente é forte tanto quanto as pessoas que o carregam. E já ouvi falar que todos os Menezes que existem no território brasileiro vêm da mesma família que se instalou no Nordeste Brasileiro e depois migrou para outros estados.

  4. Me chamo Bruno São Paio de Menezes de Melo, tenho muito orgulho de ter sobre nome Menezes da minha bisavó que era da Espanha.
    Meus outros sobrenomes também são portugueses e a família é grande, gostaria de conhecer meus parentes.

  5. Claro que é muito interessante saber nossas origens!
    Li todos os comentários mas não encontrei pessoa conhecida.
    Meus avós e biso, moraram em MG na região Teófilotone e migraram para o Paraná onde nasci.

  6. Gina meu nome é Nilton. Sou Neto de Domingos Telles de Menezes, Era comerciante na cidade de Nossa Sra, Das Dores e Gado Bravo/Sergipe, Teve 12 filhos. Alguns possui o sobrenome Costa Menezes,

    1. Meu nobre, sou da família Teles de Menezes, que residem em João Lisboa, Maranhão. Essa família veio do Ceará para o Maranhão há pelo menos 60 atrás (1957).
      Minha Mãe é Creuza Teles de Menezes, filha de Maria Teles de Menezes.

  7. Sou Neiva Maria de Menezes, filho de Nelson Pinheiro de Menezes, neta de Horácio Marques de Menezes. Sou gaúcha, Brasil, da região do Caaró, Missões RS

    1. Oi. Meu nome é Keila da Cruz de Menezes. (Cruz da minha mãe, Menezes do meu pai)
      Meu pai é Romario Marques de Menezes, meu avô é Osório Marques de Menezes.
      Sou gaúcha, Brasil, cidade natal Santo Ângelo, Missões RS.
      Possivelmente somos parentes.
      Me chama no whats 55 991436945

  8. Ola galera meu nome e daniel menezes de haro sinto muito orgulho de ser menezes queria poder um dia conhecer algums parentes que nao conheco e poder sempre contatalos para conversarmos se um dia quiserem me chamar no whats esta ai 11969487813

  9. Eu só nao encontro o meu . O meu é Venezes com V . Com este sobrenome só tem a minha familia. Sei que meu bizavô era Portugues. Sempre quando vou em algum lugar e pronuncio meu nome as pessoas perguntam : é Maria Luisa Menezes? E eu sempre corrigo

    1. Talvez erraram desde o início, acho que era pra ser Menezes, já que não tem origem. Porque tenho uma irmã que erraram a letra do sobrenome dela.

      1. Erraram o de uma das minhas filhas e colocaram Memezes…com m* no meio ao invés de n*.
        O meu avô era de Sergipe, seu nome é João Soares de Menezes nascido em +1915, casado com Quitéria Silva. Tiveram 5 filhos legítimos, (4 homens e 1 menina), e adotaram mais 1.
        Uma hora ainda vou para essas bandas saber mais sobre eles…

    2. O conde Menezes fez uma barbárie em portugal, matou algumas pessoas, dentre eles nobres e pegou as terras deles, por isso nossa família era odiada em Portugal, talvez sua família tenha ficado por lá mais tempo e trocou o nome como uma forma de segurança, esse conde se refugiou no Br e era conhecido por ter muitas mulheres e muitas amantes incluindo suas escravas, eu acredito descender de uma dessas escravas.

  10. Olá, sou da cidade de Frei Paulo/Se e segundo a minha árvore genealógica minha família vem das regiões do entorno do Pov. Serra do Machado ou Nossa Senhora de Aparecida, (região norte do Estado de Sergipe) tenho parentes certamente no Rio de Janeiro, Brasília e Rondônia. Caso alguém se assemelhe a essas informações, entrem em contato. Variações familiares: Lima, Oliveira e dos Santos.

  11. Me chamo Delmo Menezes e nasci em Santarém- Pará, porém meu pai nasceu em Itapipoca- Ceará e conta que seus avós eram holandeses e tiveram que mudar o sobrenome quando chegaram ao Brasil. Se alguém souber o sobrenome dos Holandeses me informe.

  12. Olá, tudo bem com todos, eu me chamo Juliana Menezes de Andrade, porém minha mãe é Rosa Alves de Menezes, e minha vó materna Rosa Ferreira, do Ceará, é meu avô de origem alemã, tenho familiares de origem espanhola. Amo meu Nome Menezes

  13. Sou da família Meneses meu avô nasceu em Cartagena na Espanha o nome dele era Felipe Iborra Meneses, eu gostaria de Saber mais sobre meu Sobrenome.

  14. Sou filho de Etelvino Menezes e Busco meus irmãos por parte de Pai, ele viveu muitos anos na cidade do rio de janeiro advindo de Pernambuco pra onde jaz.

  15. euJoel menezes de souza, meu pai Faustino menezes de souza, meu avô paterno Boaventura menezes de souza,eles de minas gerais região de moncões mg.

    Eu Joel menezes de Souza, sou de santa fé do sul sp, filho de Faustino Menezes de Souza, avô paterno Boaventura Menezes de Souza, eles de \minas gerais região de poçoes mg., tenha alguns tios em mato grosso região de Rondonópolis Mt

  16. Sou Sybele Menezes, meu avô paterno era o Otil Menezes, seu Pai era pasto da Assembeia de Deus José Menezes, foi pasto em Santarém Pá, quem souber de algo me avise por favor 91992326147

  17. Ola sou Rosangela Cruz dos Santos filha de Alexandre Meneses dos Santos,filho de José Paixao dos Santos e Maria Feitosa de Meneses,ela india e ele filho de escravos,todos da Bahia,interior,se alguem se tem alguma informaçao por favor entrar em contato.roseegolden@gmail.com

    1. Meu nome é Maria veronica minha avó Francisca Figueiredo de Menezes somos aqui da Bahia do interior de uma cidade chamada inhambupe.

    1. Gina meu nome é Nilton. Sou Neto de Domingos Telles de Menezes, Era comerciante na cidade de Nossa Sra, Das Dores e Gado Bravo/Sergipe, Teve 12 filhos. Alguns possui o sobrenome Costa Menezes,

  18. Meu nome e Robson Menezes Boaventura natural da cidade de Uberaba MG filho de irene Menezes avô materno dorvalina Menezes
    Minha mãe é natural de Araxá MG eu sei que temos alguns familiares e perdizes MG quando criança fui até lá

  19. Ricardo Menezes
    Sou de alagoas.
    Meu pai Lauro santa cruz de menezes era de Quebrangulo alagoas.
    Meus avos eram francisca de menezes e antonio menezes.

    1. Ola,sou Rosangela Cruz dos Santos filha de Alexandre Meneses dos Santos,filho de Maria Feitosa de Meneses e José Paixao dos Santos,todos da Bahia,possivelmente somos parentes.Inf,roseegolden@gmail.com

      1. Ola Rosangela!
        Infelizmente não conheço ninguem que vc mencionou,provavelmente por ser o sobrenome Meneses com “S” ,o meu sobrenome é Menezes com “Z”. Espero que vc encontre seus parentes! Boa sorte

  20. Me chamo Maria do Carmo Menezes e fiquei encantada com a origem dos Menezes! Meu avô materno se chamava Joaquim Arruda de de Menezes.Morava num interior dá Bahia chamado: Rio real.nao sei muito a história dele só sei que amo o meu sobrenome.um grande abraço a todos os Menezes.!!!!

  21. Meu nome é Joel Menezes de Souza; O sobrenome Menezes vem de meu Avô materno que se chamava Jose Menezes de Souza, seus irmãos se chamavam; Massir Menezes, Geraldo Menezes, eram de Minas Gerais e Vieram para o Paraná e interior de São Paulo creio que pelo que sei da historia la pelos anos 40, parte da família retornou pra Minas Gerais, gostaria muito de ter contato com estes, se tiverem alguma informação ficaria grato: viva a vida, sejamos todos muito felizes!!! Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.

  22. Sou Raquel Meneses.
    Meu pai, Waldir Pires Meneses, hoje com 70 anos, nascido em Salgueiro, veio do Pernambuco para São Paulo na década de 1960. Pouco sabemos sobre ele, e ele não gosta de comentar muito.
    Mas tenho vontade de conhecer sua história e descobrir de onde ele veio e quem é a família dele.
    Os pais dele, segundo ele conta, são Palmira Ferreira da Conceição e Edvaldo Pires de Menezes.
    E ele tem alguns irmãos Vanda, Virgínia, Vilson e mais alguns que não me lembro dos nomes.
    Acredito que o S no nome dele tenha sido um erro de grafia. E deve ser Menezes com Z.
    Se alguém conhecer essas pessoas e puder me ajudar, por favor, entre em contato.

    Obrigada.

  23. olá meu nome josé menezes filho moro em sao vicente litoral de sp mas nasci em PE taz 50 anos q estou em sp minha familia é grande e tem ainda muitos meeennnneeezzzzeeeesssss

    1. José Menezes, era também o nome de meu avô, nome dado pelo meu bisavô oriundo da cidade de Limoeiro em Pernambuco. Por acaso era essa a sua cidade?

  24. Oii meu nome E dioclecio da silva menezes nasido no ceara municibio redenção procimo fortaleza moro en sao paulo fone 980672178 oi disse:

    Oi meu nome E dioclecio da. Silva menezes nacido no ceara municipio redenção procimo de fortaleza moru en sao paulo fone 980672178 oi

  25. Olá,
    Será que alguém poderia me informar se existe alguém da família de Maria Laura Menezes Santana. Ela era de Maceió após ter casado porém, ela tinha o pai português. Obrigada.
    Também tenho parentes em Aracajú, da família de meu Mildes luiz Gama.

  26. eu sou da familia menezes nasci no estado do rio de janeiro esse sobre nome era do meu avo materno que e de algum lugar do norte ou baiha nao estou certa do lugar de sua origem estamos procurando por algum de seus familiares o nome de era nelson jose menezes eu sei que ele prestou servico militar na marinha se alguem souber gostariamos muito de conherce alguem da parte dele

  27. Muito legal…
    Não tenho sobrenome, mas minha avó e bisa…
    Bisa Aurora Correa de Menezes Correa e avó Terezinha de Jesus Menezes
    Minha avó (83) passa procurando por familiares???

  28. Sancho de Medeiros Menezes (talvez vindo da Bahia) casou-se com Carolina Zica (descendente do Alferes Joaquim José da Silva Xavier – vulgo: Tiradentes), na cidade de Dores do Indaiá, e Minas.Tiveram descendentes, dentre eles: Lúcia de Oliveira Menezes – Carioca.

  29. Sou Alcioneida de Meneses Costa meu Meneses é da minha mãe Joaquina Teles de Meneses ela sempre falava que a família era cearense. Somos uma grande família tenho 13 irmãos sendo 10 mulheres e 3 homens moramos em Teresina PI.

      1. Oi! Também sou Meneses e sou de Fortaleza/CE, mas descendo dos Meneses da região do Crato – terra do padre Cícero. Meu avô era Geraldo Gonçalves de Meneses e meu bisavô Francisco Gonçalves de Meneses.

  30. Eu gostaria muito de saber sobre a família de meu pai: Raymundo Francisco de Menezes o meu avô Francisco Henrique de Menezes, minha avó eram Gertrudes da Conceição. tenho noticia que foram do ceará cidade de Maranguape para Amazônia.

    1. se vinheram para a amazonia, aqui na amazonia meu bisa se chamava Braz filgueira de Menezes e minha bisa era Francisca Pongitori de Menezes tiveram 5 filhos 3 homene e duas mulheres.

  31. Olá, sou Derick Meneses, por parte de meu pai, viveram meus bizavos e avos na parte central do maranhão, na historia do maranhão mostra que muitos governantes tinham esse sobrenome, na epoca dos descobrimentos. muito interessante, vou pesquisar mas sobre isso. forte abraço aos Meneses. Nasci em São Luis, mas sempre morei em Joselândia-MA

    1. Também sou Menezes, minha família também é de Minas.
      Sou Raquel Menezes Meirelles.
      Meu avô materno José Carlos de Menezes.
      Fizemos um encontro da família Menezes por duas vezes em são Vicente de Minas, em 2014 e 2015.
      Me mande mais notícias de sua família.
      Abraços.

      1. Também sou Menezes. Meu bisavô veio de Minas para Varre-Sai. Era Jerônimo Vicente Vieira de Menezes. Tem alguma ligação com você Raquel?

  32. EDILSON MENEZES DA SILVA

    Nasci no Amazonas, não conheci meu avô VICENTE ALEXANDRE DE MENEZES, nenhum membro da família possui foto dele, porem sei que ele nasceu no Ceará – Serra de Baturité, veio para o Amazonas com 15 anos. Seus pais se chamavam JOÃO ALEXANDRE DE MENEZES e sua mãe MARIA ANGELINA DA CONCEIÇÃO MENEZES. Pretendo escrever um Livro contando a História da Família Menezes a partir dos nossos avós, para isso estou desenvolvendo a Árvore Genealógica da família, se alguém souber ou tem alguma relação com as informações acima por favor fazer contato. ed_botafogo@yahoo.com.br ou 99171-9836, ficarei eternamente grato.

    1. FAMÍLIA MENEZES DE BATURITÉ CEARÁ

      BOA NOITE EDILSON, MEU NOME É IRAN MENEZES, NETO DE UM CEARENSE TAMBÉM ORIUNDO DAS SERRAS DO MACIÇO DE BATURITÉ NO CEARÁ, E O NOME DELE ERA FRANCISCO PONCIANO DE MENEZES, E MEU BISAVÔ CHAMAVA-SE MANOEL ARCELINO DE MENEZES…MEU PAI ONOFRE OLIVEIRA DE MENEZES, HOJE FALECIDO CONTAVA AS HISTÓRIAS QUE MEU AVÔ JUNTO COM A SUA FAMÍLIA VIERAM DO CEARÁ APÓS UMA GRANDE SECA (NÃO SEI QUAL DELAS, POIS FORAM 3 GRANDES SECAS), E SE DESLOCARAM PARA A REGIÃO DO AMAPÁ,QUE NAQUELA ÉPOCA PERTENCIA AO ESTADO DO PARÁ, E CONSEGUIRAM ESTABELECER MORADIA NA REGIÃO DO RIO MARACÁ, HOJE ESTADO DO AMAPÁ. E ALI VIVERAM POR MUITOS ANOS DO EXTRATIVISMO DA BORRACHA E CASTANHA-DO-PARÁ, SISTEMA DO AVIAMENTO, PENSO QUE LÁ PELOS IDOS DE 1920, ÉPOCA DOS CORONÉIS DA BORRACHA, E NAQUELA REGIÃO ENTRE ALMEIRIM(PA) E JARI(AP) O CORONEL ZÉ JÚLIO ERA O GRANDE “PROPRIETÁRIO” DAS TERRAS. PORTANTO, VEJA QUE EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE SERMOS PARENTES, POIS UMA IRMÃ DO MEU AVÔ E PENSO QUE TAMBÉM MINHA BISAVÓ CHAMAVA-SE ANGELINA, INCLUSIVE TENHO UMA PRIMA COM ESTE NOME, BEM COMO ALVINA E CORINA,,, ENTÃO SE LEVARMOS EM CONSIDERAÇÃO ALGUMAS COINCIDÊNCIAS, COMO NOMES DE PARENTES E A LOCALIDADE NO CEARÁ DE ONDE VIERAM, FAVORECEM ESTA MINHA OPINIÃO..SE VOCÊ PRETENDER CONVERSAR LIGUE PARA (96) 99147-8883 (VIVO) OU 98111-1988 (TIM)

      FORTE ABRAÇO

  33. Oie sou da família Menezes
    Recebi esse sobre nome da minha mãe que recebeu do pai dela …. Sou de são Luis do Maranhão … Seria bom um dia todos os parentes Menezes ou Meneses se encontrasse aí meu número caso alguém queira entra em contato 098982572738

  34. Gente estou a procura de meu avô Ou parentes dele o nome dele e Manoel Menezes da Silva acho que nasceu Pernambuco morou em Belém do Pará e são Paulo meu pai é Manoel Menezes da Silva filho

    1. Oi gente estou procurando a primeira família do meu biza avô ele nasceu no Ceará mas assim ele teve uma família primeiro e outros filhos ai se separou eu axo da primeira esposa ai ele conheceu minha biza avó e casou com ela e teve outros filhos ela se chamava maria de Nazaré paulina ele se chamava Antônio Teodósio de Menezes o pai dele era Teodósio de menezes meu avô veio mora na cidade de Santarém do PARÁ estamos a procura dos filhos netos que ele deixou no Ceará so não sabemos em qual cidade eles estão o nome da filha dele casula que mora aqui em Santarém e maria zulene menezes de Castro

      1. Meu nome é jackson Lopes Nogueira moro no Ceará meu pai se chama Manoel Messias Menezes Nogueira minha avó por parte de pai se chamava Maria Helena Menezes nogueira

  35. Olá ! Também faço parte desta tao grande família e fico muito feliz, meu Menezes recebi do meu pai, que era natural de Muritiba -BA ,também tenho outro sobrenome ilustre e que gosto muito Antunes, que são oriundo de Portugal . Interessante!!!

  36. Olá caros amigos. Sou Douglas Menezes e também estou em busca das raízes da família. Há um registro de Judeus de Amsterdam que aviam sido convertidos ao cristianismo e se disseminado em virtude das perseguições, mas que mantiveram as tradições. O Nordeste brasileiro está cheio de menezes. Já vi até quw o sobrenome seria uma variação de Ab-Menash.

    1. Olá gente estou a procura da família do meu avô Antônio Teodósio de menezes ele nasceu numa cidade do estado do Ceará mas não sei o nome ele teve uma primeira família lá casou-se com uma mulher só que ai ele casou com dona Maria de Nazaré paulina de Andrade e teve outros filhos.estou a procura da primeira família dele e dos outros filhos e netos entre em contato

    2. Os Meneses descendem dos Afonsos, família senhora das terras do Vale do Rio Mena. Seu ancestral mais antigo é Pedro Martínez, filho de Martin Pérez de Tordesillas, no sec. XI. Armas, de ouro, pleno.

  37. Boa Tarde a Todos!!!

    Até onde pude ver na minha genealogia, meu Menezes chega ao no meu nome pelo Ceará, de Pacajus. Nasci em Recife, minha mãe, que tem esse sobrenome Menezes, nasceu em Pacajus e foi registrada em Aquiraz, sendo criada em Fortaleza. O pai dela, meu avô, era de Sousa Menezes. Sousa Menezes não era sobrenome composto, apenas a mãe dele (minha bisavó) era Sousa e o pai dele (meu bisavô) era De Menezes. Anterior a ele o sobrenome aparece isolado, sem o sobrenome das mães, como se De Menezes fosse mais importante.

    Alguém em situação semelhante aqui nessa discussão?

    Att.,

  38. Bom dia familia Menezes… Saudações.

    Gosto de viajar e conhecer a historia de meu sobrenome.
    Se alguém do Sul me receber, será uma honra e irei compartilhar pessoalmente as historias da minha familia. É meu sonho conhecer o Rio Grande do Sul.
    Abraços. Adilson Ramos-Menezes.

    1. Oi Juliano.
      Sou do Rio Grande do Sul também, cidade Natal Santo Ângelo. Meu sobrenome Menezes vem do meu avô paterno também (Osório Marques de Menezes, 93 anos, ainda vivo).

      1. Oi keila e Juliano! Também sou do Rio Grande do Sul Menezes de Santana do livramento fronteira com o Uruguai.. Deixo meu contato para vocês (55)984377285

    1. Meu vô era do rio grande do sul o nome dele era Aristides Menezes Martins não sei muito sobre sua história pois peguei só o Martins não assino Menezes mas tenho curiosidade para saber um pouco da história da família

  39. joao menezes estou muito orgulhoso dos meu antipassados ser de origem espanhola ….parabéns a familia menezes espalhada em todo o nosso portugal e no brasil e na ilha da madeira…

  40. Boa tarde.

    Meu avô materno era Geraldo Tenório de Menezes.

    Nascido em Nossa Senhora da Glória – Sergipe.

    Temos parentes em Canindé de são Francisco – Bahia.

    Também na região rural de Santa Brígida – Bahia.

    A família tinha fazenda nessa região.

    Ao norte da Bahia, dividindo com Sergipe.

    Alguns parentes mudaram para o Mato Grosso, há tempos atrás.

    Meu avô foi para o Paraná, depois Brasília e depois para o Pará.

    Casou-se com Maria José de Menezes.

    Se tiver algum parente, fineza entrar em contato.

    Abraços.

    1. Oi me chamo adriane meu avô se chamava Antônio Teodósio de menezes ele morava no Ceará só que ele ja tinha outra família primeiro só que nós não sabemos quem é os filhos dele e netos com essa outra mulher

    2. Cirino, meu avó paterno era de Sergipe. Cidade de Cumbe. Anôtnio Lima de Menezes, por usa vez, filho de Ozias Ávila de Menezes. Ele veio para o interior de SP, Tupi Paulista onde meu pai nasceu. Meu pai é Paulo Cezar de Menezes.

  41. Meu pai veio com 9 anos do Uruguai, por volta de 1935, e se chamava Galarsa de Oliveira Menezes e Minha mãe Ana Maria de Souza Menezes natural do Brasil, ele veio com mais tres irmãos mais velhos e uma irmã mais nova, e vieram a morar em Santa Barbara do Sul-RS.

  42. Meu pai e Júlio César de Menezes e ele morou toda a infância em Porto Alegre. Agora moramos no sul. Mais ele queria reencontrar a família dele.

  43. Antes de morrer, minha avó me disse que o nossa família na realidade era Holandesa e mudou de nome para não ser expulsa do Brasil. Aí nossos ancestrais passaram a usar o Menezes. Eu sou de Belém do Pará, mas sei que minha família veio do Nordeste. Eu tenho muita curiosidade de saber qual era o nome Holandes da nossa família, mas parece impossível. Se alguém tiver alguma informação sobre o assunto, por favor, comente ou entre em contato! Ficarei muito grata!

    1. Também já ouvi está história. Me chamo Delmo Menezes e nasci em Santarém- Pará, porém meu pai nasceu em Itapipoca- Ceará e conta que seus avós eram holandeses e tiveram que mudar o sobrenome quando chegaram ao Brasil

  44. Oi moro no interior de São Paulo em Cassia dos Coqueiros divisa de Minas Gerais. O sobrenome Menezes vem do meu avô paterno que tem 90 anos de idade com muita saúde, segundo ele o meu bisavô veio de Minas Gerais.

  45. Ola, Meu nome Tiago Menezes Bonfim, neto do João Luiz Teles de Menezes, descobri por estes dias que minha familia vem da Rainha Leonor Teles de Menezes em portugal.
    vindo para cá um de seus bisnetos veio morar em Minas dono das terras onde meus avos vivem ate hoje, uma região denominada Piteiras, alguem aqui possui alguma relação com nossa familia?, por favor comentem

  46. Sou Juarez Menezes, natural de Sergipe, este sobre-nome vem dos meus avós paternos, que são sergipanos. Amor ter recebido este sobre-nome. Acho lindo. Somos a grande família Menezes. Eu, Juarez de Souza Menezes

    1. Juarez, sou Rosangela Souza de Menezes, me orgulho de ser uma Menezes, este sobrenome herdei da parte de meu avô paterno que também era sergipano.
      Achei muito curioso as coincidências de nossos nomes; Moro em Rondonopolis/MT

  47. Meu Avô se chamava Antero Teles de Menezes, veio da região de Jequié, Itamaraju e Porto Seguro, Bahia. Algum parente por aqui?

      1. Sou Sarah Cézar de Menezes neta de Gumercino cezar de menezes e filha de manoel cezar de menezes. Todos das redondezas de pompeu, abaeté e poçoes.

      2. boa tarde, Mateus. tive correlacao de DNA com a familia menezes. minha familia chegou na regiao de pompeu por volta de 1850. qual antepassado mais antigos vc possui por ali

    1. Meus avós falavam do nome Antero, eles eram do ES Vitoria e da familia de sobrenome Faria tanto que minha tataravó tinha o sobrenome Menezes;

  48. Jean Vergílio Acácio de Menezes!!! (Jean Menezes)

    Sou Natural Município de Linhares ES

    Meu Pai Aguinaldo Acácio de Menezes, Natural Município de Iconha ES

    Meu Avô Vicente Acácio de Menezes, Natural Estado do Ceará .

    Tenho Orgulho de Ter esse Sobre – Nome Menezes

    Nas Redes Sociais Facebook Jean Menezes / Instagram jeanmenezesproducoes

    1. oi Rodrigo! Ha muitos anos que minha familia pesquisa sobre isso e lemos por varias vezes que menezes, meneses, menez, menes….sao a mesma familia. Tenho um primo em sao paulo que reuniu alguns conhecidos de todos os estados brasileiros com o sobrenome menezes e efetuou o exame de DNA…e adivinhe? Todos com imensa compatibilidade… Somos todos a mesma familia indeppendente do estado que moramos ou nascemos.

  49. Olá…sou á Silma Menezes…ja conheço á historia dos Menezes…porém venho á procura do meu tio Francisco Menezes da Silva…filho de Maria Filgueira Menezes se alguém poder compartihar…há muitos anos não temos contatos porém obtemos noticia que ele esteve á procura do meu avõ Otacilio Menezes da Silva…na cidade de origem….

    1. Meu bisavo se chamava Braz Filgueira de Menezes e casou com Francisca Pongitori de Menezes talvez sua avô era irmã dele, pois ambos tem os mesmos sobrenomes, tenho no facebook uma pagina só da família Menezes daqui da amazonia minha pagina gilmar menezes

  50. Amo meu sobrenome, agora ainda mais, ganhei ele da minha avó por parte de mãe, Darcy Menezes, filha de Durval Menezes, ela tem/tinha mais dois irmãos que nunca mais viu, quando saiu de Sergipe. Se alguém achar familiar. Só procurar no facebook. Minha vózinha tem face kkkkkk
    Ah, somos do RJ

  51. A origem do nome provém, efectivamente, da vila de Mena. O nome aparece em Portugal aquando o casamento do rei D. Fernando com Leonor Telles de Menezes.

    Também existe um brasão de família. Ainda tenho um faqueiro antigo que tem esse mesmo brasão nos cabos das colheres, facas e garfos.

    O nome foi, também, viajado até ao Brasil no tempo dos Descobrimentos.

  52. cara muito bom saber sobre nosso sobrenome e da nossa linhagem muito bom pena q nao mostra os brasoes mais achei alguns por ai mais tenho curiosidade de conhecer mais ….

  53. Meu avós Francisco Lopes Menezes e Arlinda Maria Jesus Menezes, vieram da Bahia por volta dos 1940 a 1950.
    Vieram de macaubas.
    Meu avó Francisco Lopes Menezes era filho de Lourenço Lopes de Menezes e Jovina Maria de Jesus.
    Até hoje não conhecemos seus irmãos e ou parentes de macaubas.
    Mas é interessante conhecer o significado e origem de nossos sobre nomes.

    1. Meu bisavô chama Teodoro Lopes Menezes eles sairão de Bahia em 1960 e veio para o mato Grosso com família, filhos que são 10 e netos, eu não sei dos outro parentes que ficou em Bahia. Sera que somos parentes?

    1. Ola Antonio,
      Meu avô veio da Paraíba também, só que perdeu contato com os irmãos.
      Ele é filho de João Soares de Menezes e Quitéria Silva de Menezes.
      Não sei o nome do meu bisa.
      ATT
      JAQUELINE MENEZES

      1. Meu pai chama-se Esmeraldo Silva de Menezes, nasceu em Pernambuco e é filho de João Soares de Menezes que nasceu na Paraíba.

      2. Olá, Jaqueline.

        Meu nome Menezes vem de Pacajus-CE, escrevo pra vc pq está mais perto (o seu vem da Paraíba). Sabe se ele tinha parentesco no Ceará?

    2. Olá, Antônio,
      Meu nome Menezes vem de Pacajus-CE, escrevo pra vc pq está mais perto (o seu vem da Paraíba). Sabe se ele tinha parentesco no Ceará?

      1. Meu nome é jackson Lopes Nogueira moro no Ceará meu pai se chama Manoel Messias Menezes Nogueira minha avó por parte de pai se chamava Maria Helena Menezes nogueira

  54. meu avo paterno chamava-se joão francisco de menezes cujos pais chamava joâo francisco e maria da luz residentes em limoeiro pernambuco com certeza tenho parentes por la já que meu avô veio quando ainda era solteiro para angatuba interior de são paulo em meados de 1898 pois casou-se com minha avó em 1900

  55. Dos meus bem 20 sobrenomes, esse é um dos que mais adoro e acho lindo, além de Brito…………..

    Achava que vinha de “menesses”………………..

  56. Otimo, meu menezes vem do meu pai que inclusive o sobre nome dEle Nunes de Menezes , são de origem portuguesa e espanhola, e ainda o Antunes de origem também portuguesa que é da minha mãe. puxa é forte !

  57. nao e atoa que o site fala que a familia menezes seja hogulhosa eu mesmo tomeu poder de da meu sobrenome completo para minha filha em vez de da so o menezes, de o jesus tambem e assim ficou menezes de jesus. pensando eu que se um dia ela casar o futuro esposo so tiraria um dos sobrenomes

  58. Eu não conheço lugar do Brasil que tenha mais Menezes do que o Estado de Sergipe, com destaque para Aracaju. É família muito antiga e muito grande. Notícias alcançam a quarta geração de “cristãos novos”, que imigraram à Recife e de lá se disseminaram, tendo mantido pelas mulheres características próprias da cozinha kosher e hábitos judaicos passados de mãe pra filha.

    1. sou de alagoas la tabem existe minha familia que e muito antiga meu avó era dono de uma imensa quantidade de terras onde na epoca dele nao existia essa de fazer cercas era marcados com arvores frutiferas, mais infelizmente outros o assassinaram e tomaram uma grande quantia de terras hoje so temos mesmo oque restou de erança, mais creio eu que isso tenha cido la pelos anos de 1930

      1. Olá Josevel. Eu nasci em são Paulo, mas meus pais são de Alagoas. Eles nasceram nas redondezas de Arapiraca, Quebrangulo e Palmeira dos Indios. Meu pai João Lima Menezes e meu avo Pedro Esposo de Menezes, lhe soam familiar?

        Poderias compartilhar a sua arvore genealógia, estou procurando meus descendentes e não consigo encontrar o link que iga meu avô Pedro Esposo de Menezes com meu bisavo os quais eu não tenho nenhuma informação a respeito.

        1. Olá Jose Menezes,

          Também estou buscando minhas origens, risos!
          Sou bisneto de Pedro Esposo de Menezes!

          Pelas minhas contas, você é primo da minha mãe. Maria das Graças de Menezes, filha de José Lima de Menezes!

          Tem algum contato em que podemos falar?

  59. Uau !!!! Descendo então do tronco original da Família, que teve o seu inicio na cidade de Mena na Espanha, inicialmente chamados de meneses.

  60. Sou cidadão sergipano,meu nome é: Ricardo Souza de Menezes
    Na literatura: Ricardo SouMen(o último poeta de DEUS)
    Herdei o sobrenome Menezes de meu antepassado paterno.
    E mail: ricsoumen@gmail.com
    Comunique-se comigo,família Menezes.

    1. Como vai Ricardo, minha vó materna era sergipana, de Itabaiana, dela herdei o nome por minha mãe. Já visitei Aracaju, mas faz muitos anos. Parece que aí somos realmente muitos. Resolvi fazer contato por curiosidade, pois creio que tenho muitos parentes ainda aí.

  61. Olá, Newton Júlio.
    No município de Uauá – Bahia, além de concentrar-se muitos sobrenome Menezes, existe temblem muitos com sobre nome Cardoso. Menezes e Cardoso em Uauá é são muitos.

    Osmilton Menezes

  62. Menezes é sobrenome da minha mãe, o nome da mãe dela Adelaide da Silva Menezes, que viveram entre Monte Santo, Uauá, Euclides da Cunha e Chorrochó na Bahia. Á maior concentração dos Menezes, esta no município de Uauá e Chorrochó. segundo pesquisa é que a origem da minha família Menezes, vem do município de Mata de São João – Bahia. Mata de São João – Bahia é Onde esta localizado o Castelo Garcia D! vila, residência da família Da vila. Que era cunhado de Tomé de Souza, era dono das terras da Bahia até Pernambuco. dai vem a origem da família Menezes da minha mãe, veio com os Portugueses, na época do descobrimento do Brasil.

  63. Menezes é o sobrenome do meu pai, o nome da mãe dele é Jesuína, mas Menezes é do pai dele que eu não sei o nome, pois não convivi com ele morreu antes de eu ter nascido. Certamente o nome dele está na minha certidão, guardada em algum lugar na casa da minha mãe. Meu pai era Ubaldino Teles de Menezes. Nascido em Irará, na Bbahia.

    1. Osmilton da Silva Menezes 8 de março de 2015 às 09:34

      Menezes é sobrenome da minha mãe, o nome da mãe dela Adelaide da Silva Menezes, que viveram entre Monte Santo, Uauá, Euclides da Cunha e Chorrochó na Bahia. Á maior concentração dos Menezes, esta no município de Uauá e Chorrochó. segundo pesquisa é que a origem da minha família Menezes, vem do município de Mata de São João – Bahia. Mata de São João – Bahia é Onde esta localizado o Castelo Garcia D! vila, residência da família Da vila. Que era cunhado de Tomé de Souza, era dono das terras da Bahia até Pernambuco. dai vem a origem da família Menezes da minha mãe, veio com os Portugueses, na época do descobrimento do Brasil.

  64. Sonival de Oliveira Menezea, Nascido em pernabuco, avô Antonio Correia de Menezes.Boca da Mata..FIlhos Sebastião Correia de MEnezes, mais 22 FILHOS . Espalhados por Goias, São Paulo, Pernabuco e MIAMI

    1. O nome Boca da Mata não me é estranho… Sou filha de Antônio Correia de Meneses Filho, residente em Queimadas de Jurema (Pernambuco); somos em 7 irmãos. Sei que meu pai vem de uma família numerosa. Em nosso núcleo (tios, primos) existem membros registrados como Menezes/Meneses, o que dificulta muito poder afirmar nossas origens com exatidão.
      Ouvi há muito tempo que nossa tataravó era portuguesa, mas infelizmente as informações são vagas e acabaram por se perder ao longo do tempo.
      Recentemente li a respeito dos cristãos novos, no qual também muitos assumiram o sobrenome Menezes em sua “transição” (religiosa e até mesmo geográfica, pois muitos deles vieram para o Brasil). E acho até que seria possível essa ligação com o judaísmo visto algumas peculiaridades em nossos costumes.
      Enfim, quem puder compartilhar informações e ajudar nesse resgate de nossa história, fico muito agradecida.

        1. Sou Manoel Batista de Menezes Filho meu pai era de Aracaju e veio para o Rio de Janeiro quando eu nem sonhava nascer.Hoje tenho 63 anos e gostaria de conhecer Menezes de todo Brasil principalmente do nordeste

          1. Manoel Menezes. Sou neta de José Baptista de Menezes que sasou-se com Anna Ngélica do Amaral em 1912. Moravam no Sitio Garagnta em Florânia RN.
            Meu bisavô era Francisco Baptista de Menezes e era casado com Maria Snhorinha de Araújo.Os mais antigos me disseram que a família dele era de recife e ue tinha vindo de Portugal, da região do Minho. Gostaria de saber de quem era filho Francisco Baptista de menezes;

  65. Se alguem com sobre nome menezes pertencer a esta familia for desta regiao, deixe um comentario.espero encontrar meus relativos.desde ja agar deco.luiz paulo de menezes.luiz_pmenezes&hotmail.com

  66. Legal,sou menezes,meu avo se chamava luiz adriano de menezes,meu pai Helio Antonio de menezes.nascido em areias de baixo,antiga fazenda misongue ou campahan,atualmente justinopolis.cidade proxima de Ribeirao de neves.detalhe minha avo materna se chamava Maria Madalena de menezes.agora sei da decendencia luso espanhola.

  67. eu já tinha ouvido falar q eu era descendente de português e agorq sei q o de Menezes vem da Espanha para Portugal e por fim Brasil minha vó paternaera de Santa Ba,rbára – BA, meu pai migrou para a regiaõ de Irecê em Barro-Alto e eu e meus irmãos somos de lá.

  68. A origem da minha vó é do rincão dos menezes, denilso vê se teus pais conheceram sozelita menezes da silva, era minha vó…..meu nome é jerri adriani menezes da silva, moro em caxias do sul……

  69. sou denilso menezes filho de derocy rodrigues de menezes filho de serafin menezes nascidos no rincao dos menezes em rosario do sul proximo divisa com cacequi rs!!!

    1. A família por ser a primeira família portuguesa a ter brasão, não precisou de ter elementos figurativos. Isso explica ter só uma figura feminina em topo e um anel.

      1. Devo acrescentar ao texto acima escrito neste blog que o Brasil foi colonizado por estrangeiros sim mas eles eram portugueses que ajudaram a que o Brazil fosse o maior país da América do Sul. Os bandeirantes que alargaram as fronteiras de forma impressionante, eram de origem ou nacionalidade portuguesa.

      1. Nilcedes Soares de Magalhães, mais conhecida como Glória Menezes (Pelotas, 19 de outubro … Brito, realizado quando ela tinha dezoito anos. Seu nome, Nilcedes, é resultado da junção entre o nome de seus pais: Nilo e Mercedes.
        Nome completo‎: ‎Nilcedes Soares de Magalhã… Nacionalidade‎: ‎brasileira
        Nascimento‎: ‎19 de outubro de 1934 (84 anos); … Parentesco‎: ‎Tarcísio Filho‎(filho)
        ‎Tarcísio Meira · ‎Tarcísio Filho · ‎Lolita Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *