Família Montagner

Se você pertence à Família Montagner, vai gostar de aprender um pouco mais sobre sua origem, as curiosidades, as variantes e a forma que o brasão foi constituído.

O sobrenome Montagner, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Montagner

O sobrenome Montagner trata-se de um toponímico, ou seja, tem origem geográfica. O país de origem do sobrenome Montagner é a Itália e faz referência a Montagna, uma região com muitas montanhas.

Marinho é uma forma reduzida de Montagnero ou Montagnaro, que seria um montanhês, pessoa que habitava essa região montanhosa na Itália. Provavelmente, o fundador desse tronco familiar viva perto desse lugar, adotou o sobrenome e posteriormente transmitiu a seus descendentes que ficaram conhecidos como “Filho do montanhês”.

Curiosidades

Segundo os genealogistas. a Família Montagner tem suas raízes ligadas a três italianos que vieram para o Brasil entre 1883 e 1886. De acordo com os registros da época foram Giacinto Montagner, Francesco Montagner e Giovanni Battista Montagner.

Esses fundadores provavelmente deixaram um legado importante para seus descendentes. Clara Luiza Montagner escreveu um livro chamado “Origens” no qual retrata a história dessa grandiosa família. No Brasil, os Montagner formam uma família de mais ou menos 700 pessoas.

Variantes do sobrenome Montagner

As principais variantes do sobrenome Montagner são Montagner, Montagnette, Montagneux, Montagni, Montagón e Montagu.

Brasão da Família Montagner

O Brasão da Família Montagner tem uma coroa no timbre, que desse modo subtende-se que o fundador tinha sua origem ligada à nobreza da época. O elmo é todo metálico, os paquifes são representados pelas cores cinza, amarelo e vermelho. Eles possuem o formato de folhas e se alongam até os lados do escudo.

O escudo tem o formato em ogiva, sendo considerado um dos mais antigos. Na sua transversal é encontrada uma faixa amarela com vermelho e na parte superior dela há o desenho de uma águia negra e na outra parte o símbolo das cruzadas. O esmalte desse escudo é todo cinza.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

42 Replies to “Família Montagner”

  1. Olá sou Angela Montagner Zauk. Sou bisneta do Giuseppe Montagner. Vindo da região de Treviso final do século 19. Vibeu na região de Ajuricaba no interior do Rio Grande do Sul. Muito orgulhosa desta linda história.

  2. OLA. PROCURO OS FAMILIARES DE ANGELO MONTAGNER CASADO COM AMABILE DE DAVID, QUE TIVERAM AO FILHO FRANCISCO MONTAGER CASADO COM GRACIOSA ZANUSO EM JULIO DE CASTILHOS-RS. E DEMAIS FILHOS DE ANGELO E AMABILE.

  3. Olá! Meu nome é Roberta Montanheri, sou neta de Daniel Montanheri que nasceu em Monte Mor e residia em Piracicaba, hoje falecido.
    Meu avô era filho de Mario Montanheri e Angelina Bruson. Gostaria de informações sobre meus bisavós para providenciar documentação para cidadania.
    Se alguém souber algo, por favor entre em contato. Obrigada pela atenção!
    Meu e-mail: [email protected]

  4. Olá Iranilda, Eliete…De fato, creio que sejamos da mesma família Montagner. Por acaso, faz uns 2 meses o cartório da região de Treviso nos enviou a certidão de batismo…não do nosso bisavô Eugenio Montagner ( do qual haviamos solicitado o certificado ), mas nos chegou do irmão dele, no caso, nosso tio-bisavô GIOVANI MONTAGNER, irmãos de LUIGIA. Caso alguém aqui seja descendente do GIOVANNI, estamos com o documento dele…para nós, talvez o que ajuda é a localização do nascimento…ainda assim, o nosso bisavô não foi batizado no mesmo lugar que GIOVANNi.

    1. Oi, Maristela! Tudo bem? Que legal que somos da mesma família! De qual comune de Treviso eles eram? Sempre soube que eram de Treviso, mas nunca soube ao certo qual comune. Você pode me mandar a cópia do Giovanni também? Sabendo onde um foi batizado, sabemos que os outros irmãos estavam por perto. Meu email é: [email protected]

  5. Minha tia Josephina “Amarfi” era casada com SANTO ÂNGELO MONTAGNER moravam em Severínia-SP, desde 1987 perdemos o contato , espero de ter a sorte de encontrar alguém da família dela.

  6. Meu tiu chamava-se Ivan Montagner. Eu o conheci muito pouco já que ele faleceu com pouco mais de 40 anos. O que sei é que ele foi goleiro do C A IPIRANGA na epoca. Seu filho , também já falecido ,chamava-se Norival Montagner e, também atuou como goleiro juvenil do Ipiranga e por ultimo na várzea de Carapicuiba, no extinto Ferroviaria.

  7. Sou Montagner , isso é tão lindo !
    Amo meu nome, tds da minha familia que tem esse sobrenome é muito esforçado e corajoso, parece que esse sobrenome carregamos brilho e sucesso.

  8. Eu também sou Montagner, meu nome é Neide e me orgulho muito do sobrenome Montagner, minha família sempre foi trabalhadora, honesta,de muitos filhos, e muito unida. Meus pais são Angelo e Amélia, meu avô Giovani Montagner. minha família está radicada em São Paulo.

    1. Olá, minha bisavó era de Santa Rita do Passa Quatro, inclusive casou-se lá. Seu nome era Catarina Montagneri. Segundo a certidão de casamento ela era natural de lá e seus pais eram Vicenzo Montagneri e Santa Montagneri. Se possuírem alguma informação que possam nos ajudar por favor entrem em contato.

  9. Olá meu avô também era de Santa Rita de Passa Quatro se chamava Luiz Montagnieri. … o sobrenome era esse mesmo

  10. Sou neta de Ricardo Montagner nascido no ano de 1913 no Brasil e filho de Eugênio Montagner ou Montanher pois alguns assinam com gn e outros com NH, que veio da Itália com +-12 anos. Gostaria de saber de que região e cidade da italia vem minha família?

    1. Iranilda, td bem?
      Estamos fazendo pesquisa também e me chamou atenção sua mensagem. Meu bisavô tb se chamava Eugenio Montagner, vindo em 1888 para o Brasil., com 13 anos. Será que estamos falando da mesma pessoa? Meu avô, filho dele, se chamada Orlando Montanheiro.
      Aguardo.

      1. Ola Maristela.

        Minha mae tem seu sobrenome, é da mesma familia dos Montagner, mas o cartorário errou no registro. Ela é nascida no interior do PR, regiao de Paranavaí. O Avô da minha mae se chamava FIORAVANTE MONTAGNER.

        1. Olá, Maristela e Iranilda. Minha bisa era Luigia Montagner, irmã de Eugênio. Nasceu na Italia e faleceu em Socorro. Ela dizia ao meu pai que era de Treviso.
          Abraços.

          1. Minha bisavó era Luigia Manzan Montagner, casada com Giovanni Batista Montagner, e emigraram para o RS, Região da 4ª Colônia, para a localidade de Novo Treviso, hoje município de Faxinal do Soturno, RS. Vieram de Treviso.

      2. Olá, Maristela e Iranilda. Minha bisa era Luigia Montagner, irmã de Eugênio. Nasceu na Italia e faleceu em Socorro. Ela dizia ao meu pai que era de Treviso.
        Abraços.

    2. Iranilda, Seu avô era irmão de João Montagner e de Isabel Montagner Tonon? se for , seu bisavô veio de Musile de Piave Veneto Italia, somos primos em terceiro grau

  11. gostaria de saber da familia do avó de criação da minha mãe Gerônimo Montanher
    minha mãe se chama Neusa tinha 4 anos de idade quando foi morar com eles em 1948 A esposa do Sr Geronimo Monthaer se chamava Antônia Montanher
    estou enviando meu face para que entrem em contato a minha espera noticias
    grata Fabiana Rodrigues Neves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *