Família Monteiro

A família Monteiro é uma das exceções por possuir duas prováveis origens bem reconhecidas. Veja a seguir a história dessa grandiosa família que veio para o Brasil e deu origem a vários descendentes.

O sobrenome Monteiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Monteiro

O sobrenome Monteiro, segundo historiadores, possui duas origens. Podendo ser toponímica, por fazer referência as pessoas que moravam em regiões denominadas monteiro em Portugal.

A outra possibilidade faz alusão a um apelido nobre imposto a caçadores dos montes, guardas da mata e oficiais da casa real. Segundo historiadores, haviam funcionários do rei que ficavam à disposição de organizar as caçadas. Assim, as pessoas que prestavam serviços ao rei ficaram conhecidas pelo apelido Monteiro.

Um dos membros ilustres dessa família foi D. Fernão Rodrigues Monteiro, mestre da cavalaria de Aviz na época de D. Sancho I. Outra figura importante foi o Fidalgo Rui Monteiro no século XII que viveu no tempo de El rei D. Afonso Henriques.

Tomé Monteiro também foi muito importante para propagação deste sobrenome. Ele foi um cavaleiro que se destacou dos demais, ganhou a confiança do rei da época e adquiriu uma propriedade, tornando-se um homem rico e um cavaleiro templário. Tomé Monteiro casou-se e teve quatro filhos que deram origem a vários descendentes.

Curiosidades

Um dos filhos de Tomé veio ao Brasil. Seus sucessores tiveram muito dinheiro proveniente dos cargos que o rei da época os proporcionava. Essa família ficou tão conhecida que seu sobrenome virou sinônimo de poder na época. Eles foram as primeiras pessoas a trazerem negros africanos para serem escravizados na colônia portuguesa (Brasil).

Variantes do Sobrenome Monteiro

O sobrenome Monteiro, apesar de ter duas origens, possui apenas uma variação, sendo escrita como Montero na Espanha.

Brasão da Família Monteiro

A Família Monteiro, diferente de algumas outras famílias, possui um brasão mais simples. Ele é representado por um escudo de esmalte branco e com a representação de três berrantes que fazem alusão à caça.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

259 respostas para “Família Monteiro”

  1. Boa noite, sou descendente da família de Almeida Monteiro de Rio Bonito Lavras Boa Esperança Rio de Janeiro, por favor se tiver alguém da família aqui, entrem em contato comigo.
    crys_bastos@hotmail.com
    +48 578 574 094 watsapp
    Muito obrigada
    Cristina Bastos

  2. Meu nome e Luiz Eduardo Medeiros Monteiro Filho de Paulo Monteiro junior Neto de Paulo Monteiro da Silva e Juana da Silva
    Pofavo entra em contato

  3. Olá, meu nome é Angélica, moro em Fortaleza/CE e nasci em no interior do Ceará (Alto Santo). Não assino com o sobrenome Monteiro. Sou neta de Aprígio Monteiro da Silva e Maria da Conceição Silva (ja falecidos), ambos são naturais da região de Cascavel, Pacajus, Guanasés ou Caponga da Bernarda (não sei definir qual o local certo), RM de Fortaleza/CE. Meus avós tiveram 3 filhas ( Maria Júlia Monteiro (minha mãe), Maria Esther Monteiro e Maria Hilda Monteiro, que ainda vivem e moram no interior do Ceará (Alto Santo), onde meus avós viveram e faleceram. Tenho muita vontade de contato com os familiares da minha mãe, pois não os conheço, apesar de morar não muito distante, mas não conheço nenhum familiar da região. Lembro, ainda pequena, que meu avô Aprígio, saia de Alto Santo para Pacajus, e quando retornava falava muito sobre casas de farinha de sua familia. Pouco antes de seu falecimento (há 10 anos) ele ficou cego e não pode mais vim visitar seus familiares, mas era sua maior vontade reencontrar-los… na época não sabíamos por onde começar a procurar, e acreditávamos que as localidades estivessem muito mudadas. Minha mãe hoje com 84 anos, um pouco debilitada devido ao reumatismo que a impossibilita de nadar bem, já demonstrou muita vontade de rever esses familiares. A dificuldade é que já faz mais de 40 anos que ela não anda nas localidades, e muito provável que não reconheça mais alguns dos parentes. Enfim… já estou emocionada só em narrar esse comentário. Gostaria muito de ter contado de algum familiar de Aprígio Monteiro da Silva, moradores da RM de Fortaleza, região de Cascavel, Pacajus, Guanasés ou Caponga da Bernarda. Por favor, caso alguem tenha interesse enviar mensagem para masa1307@hotmail.com. Abraços!!!

  4. Ola. Doy Enrique Yarza de Montevideu Uruguay. Doy descendente de Francisco Montero nacido en 1820 no Porto filho de Joaquín Montero e de Ana dos Santos.Sousa. Veio para Colonia do Sacramento no URuguay circa 1840. Me mall eyarza@movinet
    Com.uy. Murió obligado.
    Com.uy

  5. Sou tataraneto de Bento José Alves Monteiro, da região de Taubaté, que foi casado com Dona Paula Maria dos Santos, que tiveram como um dos filhos José Otávio Monteiro, nascido em 1898.

  6. Francisco
    Eu sou Elaine Monteiro neta de João Antunes Monteiro de Itanhandu/MG. Meu avô contava que teve 3 irmãos do primeiro casamento de seu pai. Antonio Antunes Sobrinho. Que casou 3 vezes e no todo teve 24 filhos. Então devemos ter algum parentesco.

  7. Sou jorge luiz de Almeida Monteiro
    Filho de almir gomes monteiro
    Neto de sidonio pinto monteiro
    Bisneto de jose pinto monteiros nasci no rj mais eles eram de campos dos Goytacazes

  8. Meu nome Alan Monteiro, meu pai Antonio de Sousa Monteiro nasceu em Pedreiras no Maranhão. O meu avô Antonio Aleixo de Sousa Monteiro e minha avó Alda Mara eram de Picos no Piauí.

      1. Oi… Boa tarde

        Pouco eu ando em minha árvora genealógica, mas tenho que concluí-la. Por isso demorei em sua resposta.

        Sou de Piripiri-PI

        Vou ver com minha mãe suas informações e volto a entrar em contato.

        Mas desde já lhe adianto. Minha família, MONTEIRO, já morou no maranhão.

        Se vc tiver zap me avise…

    1. Oi meu pai é de Picos do Piauí o nome dele era Francisco Monteiro de Souza tem sete filhos o meu irmão mais velho que hoje tem 55 anos também nasceu em Picos do Piauí que é o José Monteiro de Souza

  9. Meu nome é Rafaela, apesar de não ter Monteiro no sobrenome, descobri recentemente ser descendente de DOMINGOS ANTONIO DIAS MONTEIRO e MARIA DE LARA MONTEIRO. Eram os pais da minha bisavó CLARICE MONTEIRO, nascida em 1901 em Jacupiranga-SP.
    Se alguem se interessar, será um prazer compartilhar conhecimentos. (44)99846-4271.

  10. meu Bisavô se chamava José Duarte de Melo, filho de Ladislau Monteiro de Melo e Brasida Fernandes Barbosa. Eles são naturais do Maranhão, quase divisa com o Piauí. Alguem sabe sobre esses monteiros? Meu bisavô teve muitos filhos, alguns eu tenho os nomes que são: José Raimundo, Otaviano, Filomeno, Clodomiro e Fernando( este eu sei que está vivo e que mora no maranhão ainda). Se por acaso alguem tiver alguma informação sobre eu agradeço:
    Segue meu endereço de e-mail: joao_lucas_93@hotmail.com

  11. Oi eu me chamo Kelly Cristina da Silva não tenho sobrenome Monteiro mais minha mãe conheceu um homem Chamado Sebastião Lacerdino Monteiro procurei no fórum de Belo Horizonte me disse que ele morreu a uns três anos nao quero nada só uma foto pra mim ver quem ele era os traços dele se alguem tiver e me enviar eu sou eternamente grata

  12. Pessoal meu Nome é ELISENE, eu nasci em Santo Anastácio interior de sp. Minha mãe se chama Marlene dos Santos monteiro e meu avô que só vi uma vez. Se chama José Augusto Monteiro. Gostaria muito de encontrar minha outra família, pois sei que meu avô teve outros filhos. Dizem que ele morou no RJ e tbm em Aracaju.
    Meu telefone é 11 98211-5174 é meu WhatsApp tbm

  13. Olá!
    Meu nome é Clara Vilma Monteiro .Gostei muito deste brasão pois faz jus ao meu sobrenome.Sou muito feliz e sempre sorrindo. Não existe tempo ruim para mim. Nasci em Natal RN mas vim para Ctba onde resido atualmente com 2 anos de idade. Gosto de saber que existem muitos sobrenomes como o meu e que a familia é Universal portanto todos parentes.

  14. Olá sou nascido em Fortaleza CE meu pai João Faustino Monteiro era de São Gonçalo do Amarante CE distrito Pecém andei por lá quando era pequeno e não lembro e nem conheço ninguém da família por lá minha avó eraTerezinha isidorio Monteiro se alguém conhecer pode entrar em contato

    1. Tbm sou de fortaleza e meu sobrenome é Monteiro esse sobrenome era do me avô paterno não sei de onde ele era natural mais viveu a vida quase toda em aracoiaba morreu por volta do final dos anos 80/90

  15. Olá meu nome é Diego Monteiro dos Santos filho de odete Costa Monteiro neto de Daniel Jose Monteiro.
    Minha mãe herdou o nome do meu avó, eles são da Bahia, alguém sabe se tem alguma ligação ?

    1. É provável que tenha, a família Monteiro na Bahia é muito numerosa, tb tenho o sobrenome Costa Monteiro, será que sua tia é minha parente? Costa é origem da minha mãe e Monteiro do meu pai.

  16. Olá, sou Veralusi Pitanga Monteiro, nasci em Recife, Pernambuco, procuro informações da família de Francisco Monteiro de Lima, ele nasceu em Jaguaribe, Ceará, filho de Luísa do Carmo Monteiro. Sr Francisco nasceu em 10/101909, era caixeiro viajante e andou muito por Maceió, Alagoas, onde conheceu minha família.

    Ele Tambem era romancista e publicou os romances: O Nordeste e Meus Alforges, 1974; O Viajante e o Nordeste, 1975; Evangelina, o Romance do Século,1980: Luísa do Carmo, a Heroína do Sertão, 1982; O Nordeste de Cabo a Rabo, 1985.Membro correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense e da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Sou parente do Sr Francisco, Moro no Rio de Janeiro, e ficamos sem notícias dele. Deve ter falecido, mas queria saber dele, inclusive se tiverem alguma foto, gostaria que me mandasse, e tb algum contato de sua família aí no Ceará. Meu e-mail é vera@weber-tec.com. Se alguém souber, comunique -se comigo, por favor

  17. Se possível, gostaria que os senhores me dessem notícias de um membro da Academia sobralense de Letras, chamado Francisco Monteiro de Lima, nascido em 10/10/1909, em Jaguaribe. Ele foi caixeiro viajante, e publicou os romances: O Nordeste e Meus Alforges, 1974; O Viajante e o Nordeste, 1975; Evangelina, o Romance do Século,1980: Luísa do Carmo, a Heroína do Sertão, 1982; O Nordeste de Cabo a Rabo, 1985.Membro correspondente do Instituto Cultural do Vale Caririense e da Academia Sobralense de Estudos e Letras. Sou parente do Sr Francisco, Moro no Rio de Janeiro, e ficamos sem notícias dele. Deve ter falecido, mas queria saber dele, inclusive se tiverem alguma foto, gostaria que me mandasse, e tb algum contato de sua família aí no Ceará. Meu e-mail é vera@weber-tec.com

  18. Adriana Monteiro
    Gostei dos comentários, sobre a origem dos Monteiro. Sou filha e neta de sobrenome Monteiro, da região de Pernambuco. Desejo boa sorte para todos que estão a procura de seus antepassados e parentesco.

    1. Olá também sou filha e neta de sobrenome Monteiro
      Meu Pai José Olavo Monteiro
      Meu avô Severino Ramos Monteiro
      Ambos de Pernambuco
      Eu sou do RJ
      Ambo já falecidos
      Meu pai faleceu aos 92 anos

  19. Oi, Monteiros

    Meu nome BIANCART JOSÉ MONTEIRO JÚNIOR

    Meu avô, ODILON JOSÉ MONTEIRO veio do PERNAMBUCO, me parece que da cidade de Floresta.

    Moramos hoje em Minas Gerais, cidade de Montes Claros

  20. Olá. Me chamo Edison Augusto Monteiro Junior, filho de Edison Augusto Monteiro.Meu avô chama-se Eraldo Augusto Monteiro, este, nascido em Maceió, Alagoas. Gostaria de saber como poderia ter informações sobre meu avô, pois, na verdade, não o conheco. Caso alguém tenha alguma informação sobre como fazer essa busca, agradeço. Obrigado.

  21. olá sou Leandro Monteiro filho de Noemi Monteiro quero conhecer mais minha origem se alguem for meu parente entre em contato por favor

  22. Olá sou da Paraíba, cidade Monteiro. Meu sobrenome é Monteiro também , não tem haver com a cidade e sim com a família da minha mãe neta de Manoel Monteiro. Queria saber se tem haver com alguns monteiros citados .

    1. Ola Eliel. Tenho grande interesse sobre meus antepassados e de um tempo pra cá venho pesquisando sobre a genealogia de minha família e através dessas pesquisas consegui descobrir que meus bisavós José Monteiro do Livramento e Ana Rodrigues Monteiro são nascidos em Alagoa do Monteiro que posteriormente veio a se chamar Monteiro em Paraíba. Será que existe alguma chance de termos algum parentesco? ou você teria alguma informação que possa me ajudar?

    2. Ola Eliel. Tenho grande interesse sobre meus antepassados e de um tempo pra cá venho pesquisando sobre a genealogia de minha família e através dessas pesquisas consegui descobrir que meus bisavós José Monteiro do Livramento e Ana Rodrigues Monteiro são nascidos em Alagoa do Monteiro que posteriormente veio a se chamar Monteiro em Paraíba. Será que existe alguma chance de termos algum parentesco? ou você teria alguma informação que possa me ajudar?
      meu email mcarolina.lolina@gmail.com

  23. Bom me chamo Roosevelt Freitas Monteiro de Castro gostaria de saber mais história de minha família no Brasil pois não conheço muito só as de Fora do Brasil as conheço

  24. 1 mechamo Luiz Eduardo Medeiros monteiro. Filho de Paulo monteiro junior neto de Paulo monteiro da sival … A preucura ddeles

  25. Olá me chamo
    Marcos Monteiro, filho de Quilda Monteiro
    Meu avô se chamava João Batista Monteiro
    Morava em São Francisco de Paula Rs
    Gostaria de saber mais alguma informação sobre parentes ou algum descendente deste sobre nome!!

  26. Boa Tarde!!! galera fico super feliz em saber que tem outros parentes por ai esparramado: neste imenso mundo abençoado por Deus. então o meu nome BENEDITA MARIA MONTEIRO, nasce São Luiz do maranhão, meus pai são de frecheiras ceara nome deles ( Zacarias Chagas Monteiro, filho de Francisco das Chagas Monteiro, o nome da minha avó era Izabel mas minha mãe ñ lembrar do sobrenome dela. se alguém estive conhecimento fico contende em entrar em contato comigo

  27. me chamo Leandro Monteiro de Siqueira, achei super interesssante saber mais sobre meu sobrenome moro no inteiror de são paulo e nossa familia aqui é bem grande

    1. Olá!,

      Meu nome é Francisco, sou descendente de Jacyntho Monteiro de Siqueira, ele, originalmente imigrou da Espanha para o interior de MG e depois para o ES.

      Um abraço.

  28. Me chamo Eleangela Reis Monteiro meu avô se chamava Sebastião Rodrigues Monteiro e meu bisa Benedito Rodrigues Monteiro eram de Minas Gerais gostaria de conhecer mais pessoas da minha família moramos em Rondônia.

  29. Oi, sou Valquires MONTEIRO de Sousa (1973) filho de Zoraide MONTEIRO Alves de Sousa (1948), neto de Abdon MONTEIRO Alves (1912) e bisneto de Umbelina MONTEIRO (?)
    (provavelmente nascida no CE). Gostaria de conhecer mais gente desta FAMÍLIA.

    1. Oi Valqquires,

      Também tenho um sobrenome MONTEIRO, Joseane Monteiro Lins, meus parentes são de Camocim – CE e faço pesquisa genealógica. Talvez nossas árvores se cruzem. Meu email é joseanemlins@gmail.com; se quiser pesquisar junto comigo, fico à disposição.

  30. Robson Luiz
    4 de dezembro de 2017 às 21:22 / Responder

    Olá ,
    Meu Nome é Robson Luiz Monteiro, sou filho de
    João Monteiro Filho e eu nasci em Rio Branco – Acre
    Meu pai era de Canindé – Ceará

    Oi Robson Luiz
    Meu nome é Tarcísio Monteiro Fernandes, família de Canindé-Ce, inclusive faço a genealogia de nossa família.
    Qualquer coisa entre em contato: tarcisiomfernandes@gmail.com

  31. Bom dia me chamo KATIA DO NASCIMENTO MONTEIRO, meu pai ANTONIO MARQUES MONTEIRO minha avo ROSA ALICE MONTEIRO moro em Brasilia mais nasci no Piaui e meu pai no Maranhão.
    Gostaria de encontrar parentes meus e saber mais sobre nossa família.
    Meu email admkcpiscinas@gmail.com

  32. Eu achei bem interessante, sempre quis saber a respeito, meu pai chama João Monteiro Neto, e esse sobrenome vêm da família de meu avô paterno, Antônio Monteiro da Frota, que hoje já não é mais vivo!
    Eu acredito que todos hajam um parentesco diante de vários monteiros que temos por aí a fora. Tudo no príncipio originário lá atrás foi onde surgiu e eu creio que foi se dividindo pelo o país através dos nascimentos, casamentos e migrações das pessoa, não dá para saber ao certo a matriz do sobrenome exatamente quem era o o Trisavô do meu trisavô, porque todos já morreram.

    enfim,
    Eu sou Jonas dos Santos Monteiro, e amo meu sobrenome, acho lindo, por issso assino com ele!

    beijo a todos
    Monteiro!

  33. Olá!
    Tenho muita curiosidade de saber minhas origens. Meu avô paterno foi Luciano Paz Monteiro, de Moreno em Pernambuco. Queria saber os nomes dos meus bisavôs.

  34. Ola caros Monteiros. Após muita luta consegui achar o nome de meus bisavós paternos são Davi Monteiro de Queiroz e Etelvina Maria Monteiro pelo que meu pai falava eram do interior de São Paulo eu e minha prima estamos buscando informações quem puder ajudar agradecemos.

    1. Olá Osvaldo.
      Minha mãe se chama Marlene dos Santos Monteiro.
      Meu avô se chama José Augusto Monteiro e era do interior de sp. Sei que ele já faleceu.
      Acredito que tenha falecido no Sergipe.
      Entre em contato comigo pois TBM estou a procura de minha família.
      elisantos267@gmail.com

  35. Ola Raquel.
    Meu nome e Edwania Monteiro do nascimento.
    Não e misturado de nome de família e só da família do meu pai que é Ivan monteiro do nascimento filho de ataide monteiro do nascimento. fiquei sabendo que também e da paraíba(monteiro) e também de Alagoas
    e-mail edwaniamonteiro12@gmail.com

    1. Olá eu me chamo Enandia Monteiro Botelho.Gostaria de conhecer a família das raies do meu avô José Antonio Monteiro filho de Elpide Antonio Monteiro

      nomes dos irmãos do meu bisa era: Maria Antonio Monteiro,Pompeu,Augusto, Evaristo e Salustriano todos com sobrenome Antonio Monteiro.

      obs. todos nascidos no Estado do Piaui próximo a cidade de Uruçuí

      só meu bisavô veio morar aqui no Maranhao.

      1. oi. Meu Trisavô se chamava Ladislau Monteiro de Melo, foi casado com Brasida Fernandes Barbosa.será que não somos parentes? não tenho idéia de onde seja o nascumento dele, mas sei que os filhos quase todos nasceram na cidade de Colinas-MA, que fica perto da fronteira com o Piauí, será que temos alguma ligação? hahhaha
        caso queria entrar em contato comigo, segue meu e-mail: joao_lucas_93@hotmail.com.

  36. Oi, sou de Belo Horizonte…também procuro parentes rsrsrsr… Meu avô é de Santa Maria Do Suaçuí… O nome dele é Jalmo Monteiro, e meu bisavô eu não sei o nome, será que somos parentes? Se a cidade não for São Gonçalo Do Sapucaí depois me conta

  37. Olá pessoal, tudo bem? Sou Luiz Antonio Monteiro, Meu Pai Antonio Monteiro Filho e meu Avô Antonio Monteiro de Carvalho, Somos do Estado da Bahia, Senhor do Bonfim, Igara, meu pai teve 4 irmãos e um desapareceu em São Paulo, seu nome é Luiz Monteiro de Carvalho, isso aconteceu há muito tempo, há 20 anos tivemos a noticia que ele tinha sido visto na rua, ainda guardamos esperança, não sabemos se ele teve filhos. Meu e-mail é llantoniomonteiro@gmail.com

  38. SOU DINAIR MONTEIRO COELHO FIRMINO, sou filha de HERMOGENIS MONTEIRO LEITE E MARIA DAS DORES COELHO LEITE, de caxias maranhão hoje moramos em LUIS EDUARDO MAGALHÃES-BA,fizemos nosso primeiro encontro da familia em CAXIAS em abril deste ano e ja estamos organizando outro encontro precisamos de informações dos nossos descendentes …..estamos construindo a ARVORE GENEALOGICA, e quem puder passar informações de nossos antepassados vou deixar os meus dados.

  39. Boa Tarde!
    Meu nome é Mariela Monteiro, filha de Luiz Cesar Monteiro. Meu avô era o Washington Monteiro, filho único de Benedito Monteiro ( esse se eu não me engado nasceu em São Gonçalo do Sapucaí /MG) e Luzia Monteiro …. Procuro parentes???? Sou de Varginha/MG

    1. Oi, sou de Belo Horizonte…também procuro parentes rsrsrsr… Meu avô é de Santa Maria Do Suaçuí… O nome dele é Jalmo Monteiro, e meu bisavô eu não sei o nome, será que somos parentes? Se a cidade não for São Gonçalo Do Sapucaí depois me conta

  40. Boa tarde eu nao tenho ideia de quem são os parentes de minha falecida mãe ,mais gostaria de saber de notícias de alguém da família dela só sei que eles são do rio da zona sul do bairro de Botafogo e o pai dela se chamava Francisco de Oliveira Monteiro e que foi carteiro e a mulher dele se chama Alice monteiro e que a vó de minha querida mãe que já se foi faz muito tempo morava em um apartamento em nota fogo só não sei onde pois era muito menina quando a conheci oque eu quero é só saber a origem da pessoa que mais amo nesta minha vida que é minha mãe que se chamava Sônia Regina Monteiro obrigado .já me sinto feliz em saber que tem pessoas como eu a procura de resposta só isso .

  41. O meu nome é Pedro Daniel Monteiro filho de Florinda Maria Sousa Monteiro neto de João Carlos Alberto Monteiro
    E nos somos a linhagem fundadora de Coimbra Portugal a qual a nossa linhagem existe posterior mente a linhagem de D. Afonso Henriques rei de Portugal e dos Algarves falta alguma informação ao Wikipédia mas é sempre um prazer saber que ainda a ramificações que se importam com o passado e quem mantém a tradição de honra bravura e educação na actualidade dos dias que correm

  42. Meu nome é Jovane Vasconcelos Monteiro Filho, sou filho de Jovane Vasconcelos Monteiro, neto de Jonas Mendonça Monteiro e bisneto de João Monteiro, todos do Estado de Pernanbuco, eu nasci no Estado do Rio. Lendo as várias mensagens deixadas no site percebi que entre todos os Estados, Pernanbuco funcionou como fonte difusora da família Monteiro no Brasil, a grande maioria é descedente de um Monteiro que saiu de lá. Um abraço à todos!

    1. Meu nome é Jacqueline do Nascimento Monteiro , meu pai se chamava João Monteiro, temos parentes que moram no ES (tia Lica), a mãe do meu pai se chamava Constancia da Silva Monteiro.

  43. Boa tarde!!!Familia Monteiro

    Meu nome e Adriano de Jesus Monteiro, gostaria de saber mais sobre essa grande família monteiro.Meu avó Raimundo Paulino Monteiro do Ceara.

    1. Sou Marilena Campos de Lima, filha de Francisco Nobre de Lima, meus avó Joaquim Monteiro de Lima e Maria LudgeraNobre, eram de Quixadá-Ce; atualmente moro no Rio de Janeiro, sou médica

  44. Olá meu nome é Raquel não tenho o sobrenome Monteiro mas o nome da mãe da minha bisavó era Rosalina Monteiro filha de Manoel Monteiro do Nascimento fundador da cidade de Monteiro na Paraíba, porem a historia não diz que Manoel Monteiro teve filhos porque o sua filha Rosalina Fugiu para se casar e toda a herança que ele possuía ficou para os padres da paroquia que ele havia construído perto da sua fazenda. Se alguém também conhece essa historia talvez fazemos parte da mesma descendência. nubiaborgesmonteiro@gmail.com

    1. Ola Raquel.
      Meu nome e Edwania Monteiro do nascimento.
      Não e misturado de nome de família e só da família do meu pai que é Ivan monteiro do nascimento filho de ataide monteiro do nascimento. fiquei sabendo que também e da paraíba(monteiro) e também de Alagoas
      e-mail edwaniamonteiro12@gmail.com

  45. Boa noite , estou a procura de fotos da minha avó que se chamava pelo nome de Terezinha dos santos monteiro que se casou com o senhor Moacir Monteiro .
    A minha mãe filha desse casal citado nasceu no Recife ,mas aos cinco anos vinhero todos para o rio de janeiro . sendo que a minha avó veio a falecer quando minha mãe tinha apenas cinco anos de idade .
    quando minha avó faleceu o meu avô queimou tidas as fotos da minha avó .
    tudo que eu queria era conseguir uma foto da minha avó para da de presente para minha mãe , pois ela não se lembra da fisionomia da mãe .
    E ela sofre muito por não ter sido criada com sua mae e por nunca saber como era o seu rosto.
    Isso corta o meu coração , eu gostaria muito que minha mae pudesse conhecer a mae dela mesmo pela foto .
    quem puder ajudar eu agradeço .
    muito obrigado a todos que tiraram um tempinho para lê essa história real !

  46. Oi sou de Florianópolis! Estou procurando alguma informação sobre Francisca Monteiro, seria minha bisavó. Historia contada pela minha mãe D.Vera da Conceição Martins, sua neta; ela era uma escrava que fugiu para o Rio de Janeiro com seus 9 filhos, não sabemos de onde ela veio. Como foi entre os anos 1851 a 1878, calculei que seja antes da abolição, já que era escrava fugida. Ela morreu aos 99 anos, acredito eu 1939, em Coelho Neto-Rj
    Minha mãe, hoje com seus 90 anos lembra muito pouco da historia de sua avó, até por que ela não gostava de falar sobre seu passado, já que era escrava fugida. Aqui citarei alguns nome de suas Filhas, tias de minha mãe.Olivia(minha avó), sua irmã Albertina, Paulina, Aurora, Joana, entre outras que minha mãe não lembra. Desculpe pelas informação é que a história que temos dela é muito vaga, por isso que estamos pesquisando algo mais.
    Minha mãe é carioca, casou-se com um catarinenses e veio morar em Floripa depois de alguns anos com seus 4 filhos pequenos, aqui teve mais 4 filhos; hoje somos em 8 irmãos. Eu estou pesquisando a origem da minha bisavó Francisca Monteiro, mais tá difícil porque tem muita informação desencontrada. Caso alguém tenha algo sobre sua bisavó que pareça com essas informações entre em contato. ednavcandido@hotmail.com

  47. Benedito Santa Branca (meu bisavô paterno) Felipe Monteiro Leite (meu avô paterno) e alguns irmãos dele : Benjamin Monteiro Leite, Franklin M Leite, e Leopoldo
    Somos da região do Pinheirinho (Taubaté-SP) quem chegar nesses nomes, peço que me procure, estamos montando nossa árvore!
    66999421213

  48. Boa tarde.
    A família Monteiro se espalhou pelo Brasil formando diversos núcleos familiares. De minha parte avancei no passado identificando avós, trisavos e os tios trisavos e bisavos. Estou buscando identificar os pais do meus trisavô que se apresentava como Raimundo Fernandes Martins ou Raimundo Fernandes Monteiro. Tenho informações para compartilhar. Os interessados fazer contato pelo email adv.reinaldomonteiro@gmail.com

  49. Essa origem é muito especial para mim e muito importante.Monteiro é um nome de um grupo e de uma opção de wifi.eu gosto de monteiro porque também é o meu sobre nome

    1. oi. Meu bisavô teve um irmão que chamava Clodomiro, meu bisavô era filho de Ladislau monteiro de melo e Brasida fernandes barbosa, meu bisavô é natural do maranhao.

  50. Meu nome é Kethlyn monteiro minha mãe veio do ciara pra são Paulo minha avó Maria de Lourdes monteiro só herdou o sobrenome monteiro do meu vô Francisco Luiz monteiro mas ninguém vai saber se sou descendente deles monteiro é um sobre nome famoso mas adorei saber.

  51. Sou Gilzete Monteiro, sou de Santa Cruz Cabrália. Meu avô era Manuel Nunes Monteiro Filho nasceu no Brasil em 1900 e pouco e meu bisavô era MANUEL NUNES MONTEIRO nascido em Portugal, provavelmente Lisboa. Estou procurando descobri o lugar certo para tirar a certidão de nascimento do meu bisavô. Meu email: gilzeca@gmail.com

  52. Sou Rivanilda Silva Ferreira!!!(Rhiva) Não tenho Monteiro no sobrenome pois minha mãe ao casar nos finais dos anos 50 para 60,adotou apenas o sobrenome ferreira, herança do meu pai!! Amo esses sobrenomes igualmente: Ferreira e Monteiro, porém prevaleceu, é claro, o sobrenome Ferreira!!!! Sou Monteiro de coração!! Ainda vou lutar na justiça para anexar monteiro ao meu sobrenome!!! Acho chiquérrimo!! Clássico!!! Sou natural de Guarabira , PB!! Meus avós maternos eram: Gracinda Monteiro e João Monteiro!! Algum primo por aí!!!! Identifique-se!!!!!!!!!!

    1. Olá meu nome é Terezinha Monteiro meu Pai se chamava Sebastião Monteiro da Silva era da região de Pernambuco não conheci nenhum parente dele.

  53. Sou VALÉRIA NARESSI MONTEIRO MONTEIRO, neta de VALDEMAR MONTEIRO E GENI MAIA MONTEIRO, sou filha de VALTER NARDEL MAIA MONTEIRO, minha descendência é de JAGUARI/RS onde será realizado o 3° Encontro da família MONTEIRO. Quem quiser add no face MONTEIRO MONTEIRO e quem for MONTEIRO sinta-se convidado para o 3° Encontro da família!

  54. Meu sobrenome Rodrigues ou Rodrigues de Mattos de meu avô ,Jorge Rodrigues de Mattos da região rural de Porto Feliz -SP nada tem a ver com MONTEIRO .Segundo o meu pai Augusto Rodrigues ,ele teria uma avó ou sei lá ,bisavó vinda de Mato Grosso ,com os Bandeirantes ,pois de Porto Feliz saíam os Bandeirantes ,para desbravar novas terras .
    Estes dias vendo pela TV um programa gaúcho ,em que se apresentava um grupo gaúcho de Gilberto Monteiro eis que vi na percussão um rapaz bem parecido com meu filho e neto . Fiquei muito curiosa e fui pesquisar alguma coisa e fiquei sabendo o seguinte . Na época da revolução -1930 ,em que ia correr muito sangue no sul rumo a SP ,muitos gaúchos subiram para Mato Grosso e acho que até MG e é claro foram se esparramando e talvez algumas pessoas tivessem chegado até Porto Feliz pelas Monções e tropeirismo.. Acredito que tenha sido isso ,mas vou continuar na pesquisa ,se esse sobrenome entra na minha genealogia ,

  55. Olá meu nome é Rozelia Bispo Rodrigues filha de Sebastião Monteiro Rodrigues e neta de Civirino Monteiro Rodrigues e Ana Machado Monteiro. Meu pai saiu de casa eu tinha apenas 2 meses de nascida então eu não conheço nenhum parentes por parte de pai, só o que eu sei que são de Uberaba MG. Eu agora. Tenho 39 anos e moro em Maraba no estado do Pará. Espero que me ajude a encontrar meus parentes.

    1. Então Rosélia nossa família na primeira chegada se locaram em Maranhão, Salvador, Pará, e algumas cidades do nordeste. E temos uma família muito grande na cidade de Uberaba, Iturama, Frutal é Uberlândia. Nossa família fez muita riqueza nessa região. Mas a família e descendentes vivem ainda na parte Norte e Nordeste.

      1. Olá Thais Monteiro. Vi seu comentário e achei interessante porque estou procurando informações sobre meu avô e bisavô. Sei que meu avô se chamara Joaquim Monteiro Pereira e morou em Uberaba, Canápolis e em um sítio próximo a Uberlândia.
        Será que temos algum parentesco? Caso queira se comunicar comigo: claudiarosa.rotina@gmail.com.

      2. Tenho de sobrenome Monteiro na família e a possibilidade que sejamos descendente do primeiro que chegou em Salvador depois vieram para chapada diamantina, mas não sabemos quem seja?. Sabemos que se tem relados de uma cidade aqui vizinha de onde morro atual e sou natural de lá. Que foram eles os fundadores dessa cidade. E o que sabemos é que meu bisavô era desse local. E se deslocou para outra área do município.

  56. Olá família MONTEIRO sou de Pernambuco da cidade de Escada , meu bisavô Joaquim MONTEIRO natural da cidade de Cumaru PE família de muitos negros , gosto muito do meu sobre nome se por acaso alguém quiser entrar em contato meu face FABIO MONTEIRO hoje moro em Itupeva SP e aqui encontrei um tio que quando criança saiu de Cumaru agreste de PE e morar em Alagoas estou fazendo algumas pesquisas sobre minha família qualquer informação Acrescento aqui

    1. ola boa tarde meu nome e ADERLANE MONTEIRO RIBEIRO estou a procura do
      meu avÔ que e de pernanbuco dessa mesma cidade que vc falou, o nome dele e IVALDO LEANDRO MONTEIRO, se vc for parente ou conhecer entre em contato comigo pelo faceebok. aderlane monteiro

      1. Nossa até seu sobrenome é igual ao meu wesley monteiro Ribeiro, nasci em Tocantins meus pais nasceram no Piauí Valdemar monteiro e a dersina Ribeiro monteiro avó salustiana monteiro.

  57. gostei muito de saber sobre meu sobrenome, sou Meonardo Monteiro de Almeida
    filho de Maria Mosé monteiro, neto de Melissicima Maria Monteiro, mas não sei o nome da minha bisovó, sou de minas e tbm não sei de onde vieram meus bisavos, mas mi interessei por meu poassado, e vou buscar um pouco dele

  58. Olá gente,sou jose carlos monteiro moreira,moro em serra negra do norte,RN, sou descendente de manoel pereira monteiro,o fundador dessa cidade.seu manoel veio de portugal com sua familia há muito tempo atrás para pernambuco,depois ele com sua familia veio para cá e situou-se por aqui ,como possuia muitas terras por aqui,começaram a construie essa cidade serra negra do norte,é pequena a cidade,mas possui uma grande historia,depois eles começararam a formar uma grande familia,é uma longa história…aqui tem muitos monteiros,e provavelmente todos esses monteiros daqui do nordeste ,principalmente os de pernambuco são descendentes desse mesmo povo,e tambem meus parentes,um abraço a todos vocés,primos…deixo meu email………..JCMONTEIROMOREIRA@GMAIL.COM

  59. Francisco Fernandes monteiro , sou filho de José Antunes monteiro, meu avô José Antunes monteiro. Sou da cidade Itanhandu sul de minas gerais.

    1. Francisco
      Eu sou Elaine Monteiro neta de João Antunes Monteiro de Itanhandu/MG. Meu avô contava que teve 3 irmãos do primeiro casamento de seu pai. Antonio Antunes Sobrinho. Que casou 3 vezes e no todo teve 24 filhos. Então devemos ter algum parentesco.

  60. Ola pessoal Meu nome é Alisson Vargas Monteiro neto de Oswaldo Fernandes Monteiro estado do Mato Grosso do Sul cidade de Jardim, lembro q meu avo tinha uns enfeites com essa imagem do brasão da família, estou interessado em adquirir o brasão como faço? .

  61. Procuro por meu pai Josué R. MONTEIRO, contador morava na zona norte de São Paulo, trabalhou como taxista no final dos anos 70. Nome da minha mãe Erminia Bianca da Silva.

  62. Achei interessante esta família Monteiro ter uma ramificação neste país! Me chamo João Luís Monteiro, herdei este sobrenome por parte da minha mãe! Ela é originária da Cidade de Erebango/RS, antigo distrito de Erechim/RS. Tenho muito orgulho em ter este sobrenome! Minha mãe chama – se Lídia Monteiro e pai João Coutinho de Souza!

  63. TATARAVÓS:
    ***FRANCISCO RIBEIRO E ANA MONTEIRO (AMARANTE,FREGUESIA SALVADOR, PORTUGAL)

    BISAVÓ:
    ***MARIA CANDIDA MONTEIRO (AMARANTE,FREGUESIA SALVADOR, PORTUGAL) CASADA COM JOSÉ PINTO (AMARANTE, FREGUESIA LUFREI, PORTUGAL)

    ***AVÔ: FRANCISCO PINTO MONTEIRO (OLIVAL DA FREGUESIA DE PADRONELO, PORTUGAL), IRMÃO DE ANTONIO PINTO E DE MANOEL PINTO

    ***FILHO: FERNANDO JORGE PINTO MONTEIRO (NOVA IGUAÇU, RJ)
    ***NETA: JULIA MACIEL MONTEIRO (NOVA IGUAÇU, RJ)

    Se seus bisavós ou Tataravós foram esses…talvez haja parentesco.

  64. Meu nome é Gilberto Monteiro, fico muito feliz em saber tantas informações sobre os Monteiro. Meu avô chamava José Pininga Monteiro minha avó Alice Pininga Monteiro seus filhos Josefa Pininga Monteiro, Maria Pininga Monteiro (mariquinha), Josefa Monteiro (nene) e António Pininga Monteiro meu pai eles vieram de Alagoas. Hoje moram no Paraná, meu avô sumiu em 1980 a ultima informação dele diz que foi para em um garimpo em serra pelada. Se alguém se identificar com os nomes meu watts É (44) 99230385 caso haja algum grupo de família me add. Grande abraço a todos os Monteiro assim como eu. Email gilberto_ovale@hotmail.com

  65. Bom dia , sou Fábio Monteiro de Amorim, minha mãe Maria do Carmo Monteiro nascida en Pernambuco, Recife teve um irmão que perdeu o contado ..
    Natural de Lagoa dos Gato Recife , Pernambuco..

    1. Olá,meu nome é Jovane vasconcelos monteiro filho,sou filho de Jovane vasconcelos monteiro,neto de Jonas mendonça monteiro e bisneto de João monteiro,familia Monteiro de recife,ouvi falar que os Monteiros de recife tem uma origem comum,ou seja,a grande maioria é descendente de João Monteiro.

      1. Oi jovane também tenho descendencia dos monteiros de pernambuco,na cidade onde moro,serra negra do norte,há muitos monteiros também descendentes de pernambuco…acho que somos primos…um abraço!

  66. Pessoal. Venho pesquisando a origem do nome Monteiro há um certo tempo. Vocês que estão a busca dos antepassados, siga este roteiro. Identifique o nome do seu avô/avó pela certidão de nascimento de seu pai/mãe; de seu bisavô pela certidão de nascimento do seu avô/avó e assim sucessivamente. Tenho informações da linhagem do meu lado. Quem tiver interesse acesse http://www.genaminas.com.br ou faça contato comigo por email – adv.reinaldomonteiro@gmail.com

    1. Oi Rafaela, meu tataravó se chama João Rodrigues Monteiro (conhecido como João Bento) voce conhece esse nome ou já ouviu falar?Estou em busca do historico da familia.

  67. Olá familia Monteiro, meu nome é Gerço Gomes Monteiro, e estou procurando as minhas origens e família aqui no Brasil.
    Tudo o que sei é que meu avô se chamava Júlio Monteiro, veio de Portugal com seu pai que desembarcaram em Imaruí – SC. Talvez seu pai se chamasse Berto Monteiro, conforme deduzo conversando com moradores antigos de Imaruí. Acontece que sem sabermos o motivo meu avô (Júlio Monteiro) se mudou para Monte Alegre de Minas, próximo de Uberlândia-MG, retornando posteriormente para Imaruí. Segundo me informaram ele deixou família em Monte Alegre. Se tiverem outras informações, por favor, me comunique. Abraços a todos especialmente da familia Monteiro.

    1. Olá. São muitos Monteiro (s) espalhados pelo Brasil afora. Penso que é importante ao fazer um comentário neste espaço, deixe alguma informação sobre os descendentes (nomes do pai, mãe, avós, bisavós….). Coloque também os nomes dos irmãos dos descendentes, se tiver conhecimento. Assim fica mais fácil cruzar as informações e dar um retorno.

  68. Sou bisneta de Henrique Eugênio Monteiro, vindo de Portugal com 5 anos, com seu pai, e foi morar na região de São Bento do Sapucaí, SP, teve escravos e uma fazenda denominada Campo do Monteiro, cujo o nome ainda prevalece num pedaço da cidade.

    1. Boa noite! Minha família também é Monteiro, estamos procurando os parentes para montar a Árvore Genealógica. Eles tinham fazenda no Pinheirinho, próximo do Quiririm Taubate SP!
      Prisciliana Monteiro, José Felipe Monteiro, Benedito Santa Branca (meu bisavô paterno) Felipe Monteiro Leite (meu avô paterno) e alguns irmãos dele : Benjamin Monteiro Leite, Franklin M Leite, e Leopoldo

  69. Tenho na minha certidão de nascimento,filha de Antonio Monteiro,avôs Jose Monteiro e Maria Neves Monteiro de São Paulo.nunca conheci meu pai,gostaria muito de saber sobre minha família,quando nasci minha mãe morava na vila Diva.se alguém puder me ajudar eu ficarei muito feliz,pois nao gostaria de morrer sem ter uma referência paterna.

  70. Sou Eliab Monteiro natural de Porto Calvo – AL, mas resido em Pirassununga interior de São Paulo aproximadamente 28 anos, fiquei muito feliz por saber um pouco sobre minha descendência e origem do meu nome que sempre gostei! Quantos MONTEIROS, rsrsrsrsrsr!

  71. minha família Monteiro vem do Maranhão ,Raça Negra e humilde mas de uma alegria contagiante ao mesmo tempo que é sofrida e meu sonho é saber porque Monteiros de Raça Branca e o tantos Monteiro ricos e pobres .

    1. O motivo é que muitos escravos adotaram nomes do patrões, além da miscigenação natural, como eu, pai branco(Paulo Francisco Monteiro), mãe mulata(Maria Auxiliadora Santos da Silva), não sei os meus avós paternos, pois não conheci meu pai.

    1. olá, Jailson! Sou Jacqueline do Nascimento Monteiro, meu falecido pai João Monteiro, tinha uma tia no ES . Nós a chamavamos de “tia lica” .

  72. Sou Edwania monteiro do nascimento Natural de Recife Pernambuco
    Filha de Ivan monteiro do nascimento Natural de Pontes dos carvalhos Cabo de Santo Agostinho
    descendente de Ataide Monteiro do nascimento e Arcelina do monte Jesus.
    Meu pai tem um irmão que deve morar em ALAGOAS Ivanildo Monteiro Do Nascimento.

    1. Meu nome Renato Silva Monteiro, meu pai também veio do Cabo, seu nome é Paulo Francisco Monteiro, se tiver informações, avisa aqui.

  73. Sou Edwania monteiro do nascimento Natural de Recife Pernambuco
    Filha de Ivan monteiro do nascimento Natural de Pontes dos carvalhos Cabo de Santo Agostinho
    descendente de Ataide Monteiro do nascimento e Arcelina do monte Jesus.
    Meu pai tem um irmão que deve morar em ALAGOAS Ivanildo Monteiro Do Nascimento.

  74. Ola sou Rosemary Monteiro neta de Brasilino Jose Monteiro nascido em Sao Paulo e meu Bisavo se chamava Joaquim Jose Monteiro Casada com Maria Luiza, moro no pará desde 1971 quando muitas familias vieram para altamira no pará. tenho certeza que tenho muitos familiares descendentes do meu Bisavo Joaquim. bjs

  75. Sou um monteiro de origem cearense de Camocim, sou filho de Raimundo Alves Monteiro e neto de Jose Alves Monteiro.

    Hoje moro em Itaituba PARA. e tenho 45 anos

    1. Meu avô tb se chamava Raimundo Alves Monteiro, de Irajá, distrito de Hidrolândia, CE. Meus bisavós paternos eram
      Maria Alves da Anunciação e João Peres Monteiro. Se alguém tiver mais informações serão de grande valia para minha história.

  76. Olá família Monteiro. Sou Antonio Monteiro e minha família vem do Maranhão. Sou nascido em Tocantins. Gosto tanto do nome Monteiro que sou conhecido por esse nome desde quando comecei a estudar. Bem que poderíamos formá um grupo.

  77. Muito interessante!!! Adorei saber, minha família também é Monteiro, um sobrenome bem conhecido em minha cidade, Cunha, interior de SP, uma estância climática conhecida por suas belas montanhas ( que também faz divisa com Paraty -RJ – onde também tenho parentes). Sempre achei um nome forte e bonito! Um abraço a Todos os queridos “parentes” rsrs \O/

  78. O nome do meu bisavó era José Monteiro de Oliveira. Não sei ao certo, mas viviam em torno de uma cidade chamada Bodocó-Pe. Se alguém tiver informações, me informem.

    1. Lairton, o nome do meu pai é Murilo Monteiro de Oliveira (80 anos) e nossa família vive no Ceará. Vou perguntar pra ele se tem alguma coisa a ver com seu bisavô.

    2. Olá lairton sou Fábio MONTEIRO atualmente moro em Jundiaí SP mais minha família é da cidade de Cumaru PE e fica bem próximo de Bodocó meu bisavô chamava Joaquim MONTEIRO

  79. Bem minha família é toda mineira Família Monteiro foram pessoas de muitas posses e sempre com algum cargo de confiança no passado. Nossa família é de origem portuguesa. Estou tirando o passaporte de cidadania para minha família. Na época quando chegavam os emigrantes no Brasil, alguns foram cadastrados em suas certidões como Monteiro, Montero isso faz com que nossa descendência fique mais difícil de ser reconhecida. E minha árvore vem de Jerónimo Monteiro Filho, Jerónimo Alves Monteiro. Sei que os Monteiros quando atracaram o barco no Brasil pela primeira vez foi na Bahia, os que tinham cargos de confianças bebiam muito e se perderam em muitas lutas e jogo e mulheres no passado. Muitos são Monteiro sem ao menos saberem, pois dizem que muitos nasceram sem ser reconhecidos. Algumas famílias ainda conseguiram fazer riqueza no Brasil e outros morreram sem ter o que comer. Monteiro vem de uma história de altos e baixos. Meus passaportes devem de estar saindo em breve eu consegui provar minha descendência em 5 gerações. Tem pessoas que consegue para vcs e trabalham só em resgatar sua história. Espero que eu tenha ajudado.

    1. OI Thais estou procurando saber sobre como Tirar o passaporte vermelhos por descedencia e vi que vc postou que estava tirando. Gostaria que se vc pudesse me instruir pelo menos de onde começar ficaria muito grata.

      1. Oi Lidiane primeira coisa vc terá que saber qual dos seus descendentes eram portugueses, pergunte aos mais velhos que alguns lembraram desses membros no passado, e disse vc terá que chegar a um nome de certidão de nascimento de algum parente. Nisso vc terá que ir resgatar essa certidão no cartório onde ela está. Conseguindo isso vc já terá o grau de parentesco a saber quantas certidões vc terá que reconhecer para chegar a até o grau do seu parentesco. Por exemplo vc descobre que sua tataravó era emigrante quando chegou ao Brasil, vc terá que resgatar esta certidão dela e saber ao certo em que cidade essa sua tataravó ou bisavó nasceram e morreram…da li vc irá chegar aos irmãos e tios e primos e tudo irá lhe ajudar…eu consegui provar resgatando 5 certidões de nascimento até chegar a minha linhagem. Isso me custou 5 mil reais até agora…sei que tem pessoas na capital que fazem isso pra vc do começo ao fim sem vc ter que ir atrás eles te entregam toda papelada na sua mão que foi o que meu amigo fez…mas nisso ele teve que provar 14 certidões. Não é fácil mas se vc conseguir achar o começo de tudo…depois tudo fica mais fácil. Abraços

    2. Meu pai é Alves Monteiro, mas nasceu aqui no Rio, na família dele são ao todo 9 irmãos. Nossa que interessante, vou pesquisa a respeito.

  80. Olá!
    Eu também sou Monteiro e tenho muito orgulho desse sobrenome.
    Meu Monteiro veio daqui da Bahia mesmo.
    Salustiano Monteiro da Silva. Bisavô
    Salustiano Oliveira Monteiro avô
    Ana Marcia de Carvalho Monteiro
    Eu. Caroline Monteiro daSilva que por conhecidência voltou a ficar como o de meu Bisavô.
    Enfim, gostaria de saber mais e também adquirir o Brasão.

    1. Olá, Caroline! Tudo bem?
      Vim aqui pesquisar um pouco sobre a história da minha família e eis que acho que somos parentes distantes! hahaha
      Meu bisavô também se chamava Salustiano Monteiro da Silva e morava na Bahia. Inclusive acho que conheci seu avô, que chamávamos carinhosamente de tio Salu.
      Sou neto de Antônio Oliveira Monteiro.

      Gostaria de saber o máximo possível sobre a história da minha família. Se puder, entre em contato, ok?

      Meu email é jayjunior15.2@bahiana.edu.br

      Abraços!

  81. Olá! Me chamo Mirleno Monteiro, nascido em Caxias, Maranhão. Meu avô materno chamava-se Manoel Monteiro e era casado com Antonia Monteiro Leite, minha avó. Ela era da cidade de Oeiras, no Piauí. Ele, segundo informações, veio de Pernambuco (?) para o Piauí onde encontrou minha avó e de lá foram para Caxias onde nasceram seus filhos. Gostaria de mais informações, por favor! Ah! Meu primo Dorivan Coelho Monteiro postou algo aqui. Prazer lhe ver por aqui, primo. Vamos resgatar essa nossa história!

  82. meu avo saiu a inda joven do estado de pernabuco ,indo para o maranhao se casou com uma piauiense, com o sobre nome leite , formando assim a familia . monteiro leite.

  83. Moro em Brasília, sou Monteiro nascido em Porto Seguro Bahia, meu pai nasceu em Largato em Sergipe. Ser Monteiro para mim é uma grande honra. Gostaria de saber onde faz a aquisição do BRASÃO da família MONTEIRO.

  84. Quando ainda jovem de 20 e poucos anos, ouvi de meu irmão, que éramos descendentes de espanhóis, hoje com esse recurso, vejo que realmente pode ser verdade, a minha família é da Bahia. Não sabia que existia tanto Monteiro pelo Brasil, vejo que é de norte a sul. Quem tem esse sobrenome, deve honra muito, Porque faz parte da nossa história.

  85. Não conheço a história do nome Monteiro.
    Porem venho de uma Família, que é 5 geração de Monteiro, contando com meus Filhos!
    1)Meu Bisavô, Era joão Luiz Monteiro; 2)Meu Avô Manuel Luiz monteiro; 3)Meu pai João Luiz monteiro 92 anos; 4)Eu sou Elizeu Luiz monteiro 48 anos; 5)Meu Filho é Elizeu Luiz monteiro Filho 4 anos.
    Gostaria muito de conhecer as raízes desta família centenária.
    Grato por qualquer informação Genealógica.

  86. A história do nome Monteiro que conheço originou-se da conversão dos árabes para o catolicismo na região de Trás-dos Montes em Portugal.
    Estou começando a traçar a arvore genealógica de minha família vamos ver onde será possível
    chegar. Sei apenas que é o nome de minha avô que vei do interior de São Paulo.

    1. Olá Osvaldo, gostei bastante da sua colocação. Busco informações sobre Monteiros de Trás-dos Montes. Sou do Brasil. Gostaria de saber se vc chegou ao nome Senhorinha Monteiro Ribeiro? Grata

      1. Bom Dia Carol.
        Apenas hoje li sua mensagem. Estou viajando para o interior do Paraná buscar alguns documentos que consegui sobre meu pai. Quanto ao nome Senhorinha Monteiro mão vi nada, se encontrar algo volto a falar.

        1. Sou Maria da Penha monteiro,filha de Manoel Vieira Monteiro, neta de Antonio Vieira Monteiro e Inuminata Vieira Coutinho, bisneta de Pedro Coutinho e Francisca Vieira Barcelos (por parte da avó) e Francisco José Vieira e Ana Monteiro da Conceição (por parte do avô)….quem souber de algo sobre meus antepassados, meu email é pmonteiro@hotmail.com

    2. Caro Osvaldo. Meu nome é Oswaldo Luiz Monteiro, meu avô Joaquim da Quadra Monteiro, veio de Trás-os Montes, e gostaria demais de saber se ainda existe algum remanescente de minha família em Portugal.Pelos meus cálculos ele deve ter nascido por volta de 1900, e deve ter vindo para o Brasil por volta de 1930. Gostaria de manter contato com o amigo para possíveis conversas futuras. Abraço e boa sorte na pesquisa. Meu facebook é Monteiro Menezes. Email olmm@ymail.com

    3. Segundo meu pai conta, e que no Séc XVI, o Rei de Portugal deu uma ordem que todos Judeus de Portugal e Algarve se convertessem, ainda que pela força, e que tomassem nomes ” Não Judaicos”, diante disto os Judeus residentes tomaram nomes de coisas ou de acordo com o meio que viviam como por exemplo: Monteiro, Oliveira, Pereira, entre outros tantos! Um abraço.

  87. nossa nao sabia disso muito legal meu bisavo veio de Portugual para ca e em Minas Gerais criou meu vo que dai se mudou para o Parana e aqui estou no Parana pelo menos e isso que meu pai fala

  88. Muito legal saber nossas origens , meu avô é monteiro de perambuco, e meu pai e eu somos de sampa mesmo, adoro meu sobrenome sou conhecido como monteiro onde moro!

  89. Eu sou de Campos dos Goytacazes, o meu Monteiro tem origem de Muriaé, MG.o meu avô foi da cidade para o espirito santo , Muqui, casou-se depois foi para Campos.

    1. Fiquei muito curiosa em saber que seu,antepassado foi para Campos, pois meus avós foram de lá, será que somos parentes. Vamos conversar por imail ? Vc aceita ? Taí meu imail.

      1. O meu Monteiro vem de Muriaé, embora não assine Monteiro o meu avô materno era Antonio Gomes Monteiro, cuja avó, que o criou, chamava-se Beralda e parece de origem alemã. Agradeço qualquer informação.

    2. Alcimar
      Eu não assino Monteiro, mas meu avô materno era Antonio Gomes Monteiro, também de Muriaé. Ele foi criado por sua avó de nome Beralda e parece que de origem alemã. Gostaria de saber se vc tem alguma referência deles.

  90. Ola, bom eu e minha esposa estamos esperando nosso primeiro filho, porem ja estamos em um dilema,
    ja que ela tem como sobrenome principal “Moreira” e eu quero dar o sobrenome “Monteiro” de minha mae,
    porem temos em comum o Silva e eu o Alves que e de meu pai… como montar um nome com esses sobrenomes tendo como nome principal “Maria julia” ou “Jose pedro”,desde ja agradecido e boa noite.

  91. Este monteiro inicial,seria um judeu que devido uma ordem de um rei de portugal, de que todos os judeus (de portugal) deveriam se converter ao cristianismo e tomar nomes “não judaicos,repare no detalhe não” judaico”,aproveitando este detalhe o nosso antepassado se alto denominou monteiro. OBS:O rei não disse que deveria ser nomes cristãos. Essas são Histórias que eu ouvia quando criança.

    1. Meus parentes mais antigos, falavam de um holandês (judeu?) Monteiro Felipe. Acredito que ele tenha ligação com os Monteiros de Pernambuco e de Caicó. Sou de Patos – PB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *