Família Montes

A família Montes tem uma origem muito interessante. Vale a pena conferir sua história, curiosidades, variantes e o famoso brasão dessa família.

O sobrenome Montes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Montes

O sobrenome Montes é de origem espanhola e se espalhou rapidamente para outras localidades. A palavra Montes na Espanha significa colinas arborizadas ou terras altas.

Dessa forma, o patriarca dessa família provavelmente vivia em uma região com montanhas. Nesse contexto, o sobrenome passa a ser considerado toponímico, pois provém do nome do local em que o patriarca vivia e constituiu família.

A família Montes é considerada uma das mais antigas em Portugal, sendo encontrada em várias épocas e localidades. Ainda não há registros de quem foi o fundador desse sobrenome, sendo assim algumas informações a respeito de sua trajetória até os dias de hoje não foram encontradas.

Curiosidades

Alguns historiadores relataram que a família Montes veio para o Brasil em um navio italiano e nesse navio também vieram a Família Ramón. Dessa viagem surgiu uma história de amizade entre as famílias. Entre os emigrantes da família Montes que desembarcaram no Brasil devemos destacar Juan Montes Aguilart e seus três filhos.

Eles foram trazidos para o Rio de Janeiro e depois migraram para a região sul. Desse modo, a maioria das pessoas que tem o sobrenome Montes descendem da família de Juan.

Variantes do Sobrenome Montes

As principais variantes do sobrenome Montes encontradas em outros países são: Montoya, Monte, Montez, Mont, Montana e Montecillo. No Brasil, a principal grafia encontrada nos registros históricos é Montes.

Brasão da Família Montes

O brasão da Família Montes tem seu escudo com o formato arredondado nas laterais e uma ponta no centro. O esmalte que o recobre é de cor vermelha e há oito cruzes de ouro envoltas ao escudo. O centro do quadrado formado pelas cruzes tem o desenho de dois lobos negros e a cor desse quadrado é amarelo. Provavelmente esses lobos fazem alusão aos animais que viviam nos montes.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

20 Comentários

  1. marcos antonio de vasconcelos montes says:

    ola meu nome é. Marcos Antonio de Vasconcelos Montes.
    Sou de Garanhuns Pernambuco
    Filho de Antonio de Barros Montes
    Meu pai é natural de Cacimbinha, Alagoas.

  2. Barbara de Oliveira Montes says:

    Meu avo se chamava, Jose Montes Perez, do Rio de Janeiro.

    Mas moro em Santos, onde ele contruiu a sua família.

  3. José Adriano Montes says:

    Sei que no livro esperança uma nova vida tem informações sobre o começo pois meu avô José montes tinha maior parte dos documentos até fotos do navio colombo que todos devemos ver pois é nossa história antes de mais nada prazer e satisfação em saber que pessoas do mesmo sangue tenham interesse em conhecer nossa história valeu família quem vós fala é José Adriano Montes

  4. Queria mesmo é minha cidadania portuguesa… rs…
    Aí, Montes, bora se conectar… Esse tanto de Montes aqui só procurando…
    Segue meu insta @leandromonttes e meu face fb.com/leandromontes0

  5. cleide vieira montesda silva says:

    Quero encontrar parentes de meu pai sei q o avo dele eraj francisco goncalves montes naskcido em minas gerais perto de nova ponte

  6. cleide vieira montesda silva says:

    Tambem tenho sobrenome montes meu pae tem sobrenome goncalves montes de minas gerais

  7. Ruth Antunes says:

    Olá meu nome é : Ruth Antunes Monte e Silva. Minha mãe era Antunes e meu pai Do monte e Silva. Você poderia me dá algumas informações sobre meu sobrenome. O Antunes veio de Taubaté e o Monte e Silva do meu pai do Ceará. Obrigada.

  8. Helson Monte says:

    Olá sou de Buriti dos Montes Piauí, temos uma cidade inteira só de Montes, estou terminando o segundo livro sobre a família Monte.

    • Thaila Peres Montes says:

      Meu avôs os dois tinham Montes, Almerinda Peres Montes e João Montes, sei que viviam em Patrocínios MG, Depois Monte Carmelo. Se alguém tiver informações gostaria de fazer uma árvore genealógica da família Montes.

  9. Olá, sou do PR, Cianorte, tenho uma grande família Montes aqui, diz minha vó que ela e meu avô vieram do interior de SP, cujo não me recordo o nome da cidade.

  10. Julio Cesar Do Monte says:

    Olá meu nome é Julio Cesar do Monte meus familiares vieram de Pernambuco alguém tem alguma direção par eu procurar a descendência para conseguir tirar a cidadania de qual pais

  11. Mikael says:

    olá, meu nome é Mikael Rodrigues Monte Blanco, gostaria de saber se meu nome descende da família Montes.
    pelo que já pesquisei Blanco é espanhol também.

  12. Silvio montes da Silva jr says:

    Ola meu nome é Silvio montes Jr, nascido em são Paulo capital e neto de assumpção montes nascida no interior de são Paulo próximo a bauru !

  13. Ricardo Montes says:

    Ola,
    Meu sobrenome também é Montes, gostaria de saber mais sobre esse sobrenome, quem sabe ate descobrir algum parente em comum. Sou nascido na cidade de Jau/SP, e hoje moro em Peruíbe/SP.

  14. Marcia Antonia Montes Da Silva says:

    Estou tentando descobrir meus antepassados,para fazer cidadania. Adoro meu sobrenome

  15. Elisabete Montes says:

    Boa tarde,
    Tenho muito orgulho de meu sobrenome e da história de minha família, sei que meu bisavô paterno chamava-se José Montes e veio fugido da guerra civil espanhola, minha família fixou residência em Petrópolis, onde existe uma grande concentração dos Montes.

  16. jose Carlos Montes says:

    Ola, como consigo uma imagem do brasão da familia de boa qualidade, meu avó paterno se chamava Ricardo Montes Montes, impossível não ser um Montes.

Deixe um comentário