Família Motta

A família Motta tem sua popularidade no Brasil. Este não é um sobrenome tão popular quando Oliveira ou Souza, mas também não chega a ser raro quanto alguns sobrenomes mais específicos. Confira abaixo a história de origem, modelo de brasão e mais sobre a família Motta.

O sobrenome Motta, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Motta

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geografica. Motta inicialmente era usado para denominar uma pessoa oriunda de uma das doze cidades ou de uma das varias localidades chamadas Motta.

O nome se origina do celta Mutt, que significaria saliência, elevação, colina ou acúmulo de terra, pedras e detritos. Dessa forma, o nome que deu origem ao sobrenome também é classificado como um toponímico.

A primeira pessoa a utilizar este nome para se diferenciar das demais seria um habitante de uma destas localidades, transmitindo posteriormente esta designação aos seus descendentes. Sendo assim, outras famílias também podem ser originarias da mesma região e por isso não pode se dizer que este sobrenome carrega uma família se um sangue só.

Variantes do sobrenome Motta

A variante mais conhecida do sobrenome Motta é Mota. No Brasil, as duas formas são pouco utilizadas. Mesmo assim, existem descendentes como todas essas grafias. Não se sabe ao certo qual delas é mais popular por aqui.

Brasão da Família Motta

Foram encontrados dois modelos de brasão para a família Motta. O primeiro é feito de um escudo partido em quatro partes. A primeira e a quarta parte são feitas em vermelho com um leão de ouro. A segunda e terceira parte são feitas de ouro com cinco flores-de-lis postas em sautor na cor verde.

O outro brasão encontrado, que parece ser bem mais antigo e tradicional é feito de um escudo metade prata, metade azul cum uma faixa roxa na diagonal que divide os dois lados. Na parte azul se encontram três estrelas, aparentemente de oito pontas e feitas de prata. A outra parte não possui nada.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

281 Replies to “Família Motta”

  1. Olá pessoal a minha vó tem sobre nome Mota e está a procura do seus familiares a anos, nosso ajude a encontrá-los o nome dele e Maria Edite Mota da Silva e morou em Teófilo Otoni _ mg em outro verde
    ,

  2. me chamo Wlademir Motta barbosa nascido em Cuiabá, filho de José Motta dos santos nascido em laranjeiras, RJ procuro pessoas do rio de janeiro com ligações com a nossa família de RJ.

  3. eu não sou Mota mas estou fazendo a árvore do meu filho. Pelo que eu li nos comentários abaixo não encontrei algum parentesco. Eu procuro os Motas que são da região do Porto, mais precisamente Gondomar, freguesia de Melres e Aveiro, freguesia de Canedo. Descobri que em Canedo existe um lugar chamado Mota, talvez a origem desse ramo seja toponímico. Os ancestrais que eu consegui mapear até agora (gráfia muda de um para dois T ao longo dos anos):
    – Camilo Sousa Mota (N. 1894)
    – Manuel Sousa Motta (1875)
    – Pedro da Motta (1807)
    – Jacinto da Motta (1760)
    – José da Motta (1728)
    – Agostinho da Mota

    Meu email: [email protected]

    1. Procuro familiares de Mizaelpedro sou neto meu tenho mais parente sei que era de minas gerais participou duma guerra minas com estado de são Paulo Eli era sargento do batalhão

  4. EU AMO MEU NOME NA MINHA ESCOLA SOU CONHECIDA COMO MOTINHA EU AMO Q ME CHAMEM ASSIM , EU VIM AQ PRA ACHAR MEU AVO ELE MORREU A UNS ANOS NEM CONHECI ELE MAS SERIA LEGAL PQ ASSIM U PODERIA CANTAR MINHAS MUSICAS E ELE ESCUTARIA ELAS EU COMPONHO MUSICA DESDE OS MEU SETE ANOS E QUERIA MOSTRA LAS PRA ALGUEM BEIJO E CONCIDEREM MEUS ERROS PRA ESCREVER .

  5. Olá sou Pedro Aloísio da Motta
    Tudo q sei é q meu pai era da região da Boa Vista do Burica o nome dele era Idori alvarenga da Motta meu avô era Domingos Alves da Motta e minha avó era Miguelina Alves da Motta eu moro atualmente em Osório RS

  6. Oii , sou de Bambuí-MG, minha familia Motta é de um arraial aqui de Bambuí , chama Pedra Branca. Meu bisavô chamava Geraldo Rodrigues Motta, o pai dele João Rodrigues Motta e a mãe Sudaria Motta. Se souber de algo, entre em contato comigo pelo meu instagram: @Nanykrvalho ou email: [email protected]

  7. Minha bisavó Josefina Motta De Castro(de castro) nome de casada, Três Passos Rio Grande do Sul.

    Se alguém tiver nomes de irmãos, e filhos… agradeço… Estou montando arvore genealógica.

    whats
    51 98248-1947

  8. Meu nome Rosimeri Schreder
    Meu pai Fernando coutinho Motta
    Meu avô paterno Euclides da cunha Motta
    Minha avó paterna. Dometilia Motta. ( Ambos oriundos de Portugal) meu pai nasceu em Doris de Macaembu

    Procuro meus parentes em Cachoeiro de Itapemirim

    1. Olá boa tarde! Meu nomevde solteira era, Almira Motta dos santos. Moro em Linhares Espírito Santo. Minha mãe se chama Odette Motta da Silva. Meu avô se chamava Manoel Motta e minha avó se chamava Castorina Maria da Conceição Motta. Será que temos algum parentesco?

    2. sou neto de Raimundo Nonato Ferreira da Mota natural de Apodi R G. minha mãe Maria Dalila da Mota filha de Raimundo Nonato ferreira da Mota

  9. Olá, sou Gilson Costa Mota. Meu avô se chamava João Motta, natural de Sergipe, vindo para o Estado do Espírito Santo por volta de 1890 a 1900. Aqui se casou com Leobina de Araujo, também natural de Sergipe, de acordo com informações de parentes. Gostaria de saber algo da família Motta do estado de Sergipe. Se alguém puder informar pode ser pelo e-mail a seguir; [email protected].

  10. Olá Mottas e Motas.. Sou Gaúcho e aqui a família é muito grande… Meu avô por parte de Pai nasceu em Tacuarembó- Uruguai em 1870, Olávio da Silva Motta, Filho de Claro da Silva Motta Jr; Canguçú RS (1853) e de Mariana Nuñes Motta (1854).. Claro da Silva Motta Jr. filho Claro da Silva Motta Canguçu -RS (1826) e de Felisbina Silva Motta (1829). Nossa origem é Portuguesa da região Norte …Braga..

  11. Olá! Sou Sandra da Conceição Mota, Santo André b SP, meu avô Manuel Mota herdou o sobrenome de sua mãe Luiza Tereza Mota, portugueses do concelho de Leiria.

    1. Sou João Carlos De Jesus Mota, filho de João Vieira da Motta Filho, neto de João Vieira da Motta. Meu sobrenome Mota com um T só foi erro de cartório. Sou da cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro.

  12. Olá,
    Meu nome é Mariana e estou procurando por José Cosme da Motta (não sei se realmente sou descendente de italianos), mas estou tentando montar minha árvore genealógica. Ele era do Espírito Santo. Infelizmente não tenho muita informação.
    Se alguém tiver alguma dica para me ajudar.
    Meu email: [email protected]

    Grata.

    1. Olá Paulo
      Meu nome é Elcio Roque Motta, minha família e de Montenegro RGS. Estou tentado montar uma árvore genealógica. Se você poder ajudar agradeço.

      1. Olá Elcio. Me chamo Vicenzo Sulzbach Motta da Silva e também sou de Montenegro. Voce teria algum contato para trocarmos informações sobre as novas árvores genealógicas? Quando vê somos parentes e podemos contribuir para ambas nossas árvores. Abraço!

        1. Procuro familiares de Mizaelpedro sou neto meu tenho mais parente sei que era de minas gerais participou duma guerra minas com estado de são Paulo Eli era sargento do batalhão. Hoje que casei meu nome e Derci Reis Motta da SILVA

      2. Sou Eduardo Souza da Motta, meu pai e meus avós são de Cachoeira do Sul, minha vó carrega o sobrenome, Marina Souza da Motta

  13. Ola sou Claudenor Heleno da Mota, filho de Heleno Fernandes da Mota, ambos nascidos em São Caitano/PE, mas vivendo atualmente em São Paulo, e busco saber se existe algum parente nosso de qualquer nacionalidade que não Brasileira.

  14. Minha esposa descendedas Familias Motta Leal Loyo de Recife Pernambuco, temos interesse de ajudar na pesquisa , a tataravó dela se chamava Maria José Motta Leal

    1. Sou Igor Mota. Sou do Ceará. Tenho família em Tauá, Senador Pompeu, Boa Viagem, Quixadá e em muitos outros lugares que desconheço.

      Sou bisneto de Antônio Paulino Mota (Senador Pompeu); trineto de Paulino de Souza Motta, que com a ajuda de amigos e irmãos (Inclusive Leonardo Ferreira da Motta), alforriou os últimos escravos da vila de Pedra Branca, em 1883;
      tetraneto de João Ferreira da Motta Souza e
      pentaneto de José da Motta Souza.

        1. Olá Flávio .
          Descobri que, toda minha família veio de Recife. Com descendentes em Açoures, Portuga.
          Mas minhas pesquisas descobri que muitos dos Mottas, estão em Campina Grande PB dê uma pesquisada em Campina Grande PB ok
          Vc vai achar muitos parentes lá.

  15. Saudações, meu nome é Tiago Bobela-Motta , nascido em Portugal, descendo dos Mottas que vieram de França com D. Henrique,pai do D. Afonso Henriques , 1º Rei de Portugal, reconquistar o território aos mouros, brasão da familia esta na sala de armas do Palácio Real em Sintra.
    Durante a invasão napoleónica a corte portuguesa fugiu para o Brasil, a então família Bobela-Motta ou Bobela da Mota também foi, alguns ficaram, maior parte foi para Sul Angola vindos de Pernambuco,Brasil, que se juntaram-se à família Silveira Ramos ficando Bobela-Motta Silveira Ramos, todos descendentes do Augusto de Paiva Bobela da Mota, vice rei da India Portuguesa,Tenho conhecimento de Bobela-Motta que residem no Sul do Brasil, esses sim são familiares, já todos Mottas/Motas que não tiverem Bobela, são de origem italiana e não portuguesa, mesmo que tivessem vindo de Portugal

    1. Olá sou Flavio Motta filho de Santos Motta Neto de Caetano Motta moro em porto alegre meus avós moravam em Rio Grande Sul do Rio Grande do Sul

  16. Olá meu chamo Alexandre Carneiro da Motta sou carioca que moro em São Paulo sou filho de joaquim jose carneiro da motta e neto de dagoberto carneiro montar minha árvore genealógica.da motta quero conhecer mais descende do meu nome para eu poder montar a montar minha árvore genealógica.

      1. Também tenho interesse em montar a minha árvore genealogica Sou Karol Silva Mota ,filha de Francisco Fernandes Mota
        Se tiver interesse me procure @kah_nomundo. Meus avós já são falecidos, não consigo colher muitas informações sobre a descendência infelizmente, estou buscando maneiras alternativas de achar

  17. Boa tarde!
    Meu é Deborah Ramalho, minha avó chamava-se Magdalena Motta Oliveira (Nasc. 11/05/1919-falecida) de Caratinga-MG e seus pais chamavam-se (Higino Leandro Motta e Candida Rodrigues Motta), tinha 4 irmãos (Otaviano, Flócil, Joaquim e Margarida).
    Era casada com Antônio Ramalho de Oliveira, nascido em Teófilo Ottoni.
    Ficou viúva e casou-se novamente. Minha mãe e minhas tias são do Cachoeira de Itapemirim.
    Tenho procurado os descentes mas estou encontrando dificuldades, na verdade, estou procurando os bisavôs.
    Meu contato 21 99680892

    1. Sou de Caratinga. Era casada com um Motta. A família é tradicional aqui na cidade. Meus filhos também são Motta. Meu sogro era Mário Motta e minha sogra Maria Ferreira Motta.

    2. Olá Débora td bem…?
      Eu me chamo Wellington da Costa Maia, minha avó ja falecida se chamava Zelly Motta da Costa, Ela tinha parentes em Caratinga-MG, Seu pai se chamava João Jovino Motta e sua mãe Francisca dos Santos Motta, meu bisa o Sr. João Jovino Motta parece q foi um dos primeiros prefeitos de Caratinga. Apesar de não ter o Motta em meu nome, por escolha da minha mãe, toda minha família é Motta. De repente somos parentes rs…
      Meu contato: E-mail :
      [email protected]
      Att….

      1. Olá Débora e Welington, Sou Mariany Motta, e sou de Bambuí- MG, não sei se sabem algo sobre parentes terem vindo por aqui, pórem vocês foram os unicos “Motta” de Minas Gerais que li sobre aqui. Bom, meu bisavô se chamava Geraldo Motta, e somos os únicos Motta da minha cidade. Bambui fica perto de Divinópolis-MG, Piumhi-MG. Quem sabe somos parentes.. haha

        Meu contato: Email: [email protected]

      2. Sou seu primo em 2º grau meu pai o irmâo mais novo de joâo jovino mota sei toda historia da sua vò contada pelos meus pais precisamos encontrar para falar do passado e dos ancestrais

    1. Já houviu falar em Capitão Alfredo Motta, e sua esposa Izabel Lima Motta ?
      Ambos de Recife.
      Tiveram 4 filhos:
      Alice Motta, Alvaro Motta, Alcides Motta e Alzira Motta.
      Alfredo Motta, era Capitão em Recife.
      Ele faleceu em 1918.

    2. Oi eu tb tenho esse sobrenome motta,nunca procurei ninguém nada sobre esse sobrenome,mas agora lendo todos esses comentários fiquei curiosa..Quero fazer parte dessas pesquisas também,e ajudar.ass:[email protected]

    1. Sou neta de Nair Alves Da Mota de Migas Gerais, foi casada com Davino alves de Souza , o sobrenome Mota parou nela, e hoje sou Jaqueline Sousa Oliveira, mas estou montando a árvore e queria saber dos meus antepassados

    2. ola sou fernando araujo da costa filho de hildete araujo mota antiga moradora da feira de santana baia preocuro sua familia e minha tambem gosto de conhecer minha familia filha de sizinia araujo mota com euzebio cujo nao sei o sobrenome

  18. Sou da família mota também, descendente de José Carlos da Mota, fundador de Mundo Novo Bahia. Você tem algum parentesco com ele…?

    1. Olá boa tarde…
      Procuro members da família Mota de Mundo Novo – Bahia… Parentes do senhor Edson Mota e tambem ods Miranda Mota Alguém tem informações?

      Viviana

      1. Opsss erro de digitação…fiquei tão emocionada de poder encontrar algo…
        Procuro membros da Família Motta de Mundo Novo – Bahia , parentesco do senhor Edson Mota , Wilson de Miranda Mota …
        Alguém tem informações? Tenho parentes da Bahia em Jequitibá (próximo a Mundo Novo) e também Salvador e outros interiores…
        Aguardo retorno…
        Obrigada
        Viviana

  19. Olá, boa tarde!
    Me chamo Kleber Da Mota Fernandes, meu avô materno se chamava Antonio Joaquim Da Motta (11/05/1903), infelizmente não tive como saber de onde eram seus familiares. Ele era filho de Joaquim Antonio Da Motta, alguém com algum parentesco?

    1. Sim meu amigo meu nome é Rogério de Souza Mota o avô do meu pai se chamava Joaquim Mota Joaquim Mota

      Se quiser entrar em contato : +55 21966340298

  20. Olá Mottas, pelo que percebi, os nossos ancestrais vieram para o Brasil aportando no Norte/Nordeste e descendo em direção ao Sul …até onde sei o meu bisavô Jacinto João da Motta e seu pai já moravam na região serrana do Rio de Janeiro (Nova Friburgo)…se houver ainda alguém da familia que more lá, gostaria de manter contato…moro em São Paulo…e meu zap é 11965910777

    1. Ola meu nome e José Edinei Motta, sou de Nova Friburgo não tenho muitas informações sobre minha origem, sou do interior de Nova Friburgo de um lugar chamado Vargem Alta mas o que sei sobre a familia meu avô era do on interior de bom jardim de um lugar chamado Brra Alegre e q tem a ver com família jacinto da Motta meu vó era Manoel Pedro Matta família conhecida na região a mas de 100 anos mesta região

  21. Olá, sou novo na pesquisa genealógica na internet, mas fiz uma busca sensacional para os MOTTA do Ceará através do FamilySearch, especialmente para a Cidade de Itapipoca. Encontrei registros até por volta de 1825… Os registros anteriores desta cidade ou não estão disponíveis ou estão muito danificados…
    Se alguém tiver interesse nessas informações que descobri… e se souberem a origem da família MOTTA no Ceará, provavelmente do final de 1700 para o início de 1800, agradeço!

    1. Oi Galdino.
      Tenho muito interesse na sua pesquisa.
      Meu avô materno se chamava José de Souza Mota e nasceu no Ceará. Tenho informações do restante da família dele, mas quero saber dos registros anteriores.

      1. Oi Geovana, por acaso os seus bisavós se chamavam Januário Francisco da Motta e Urçula Maria de Lima? Se sim, então é da linha dos Motta que pesquisei!

          1. Oi Dante… Não creio que seja da minha linhagem, ou seja, não é filho de Januário Francisco da Motta e Urçula Maria de Lima que tiveram 12 filhos.

          2. Oi, Geovana. Meu trisavô chamava-se Paulino de Souza Motta. Eu não sei onde ele nasceu, mas sei que o filho dele, meu bisavô, nasceu em Senador Pompeu, n oCeará. Será que eles não eram parentes?

      2. Olá,
        Meu nome é Mariana e estou procurando por José Cosme da Motta (não sei se realmente sou descendente de italianos), mas estou tentando montar minha árvore genealógica. Ele era do Espírito Santo. Infelizmente não tenho muita informação.
        Se alguém tiver alguma dica para me ajudar.
        Meu email: [email protected]

        Grata.

    2. Olá. Meu avó é da familia mota,nasceu no ceara ,por volta dos anos 1938 e 1941.
      Se chama “Geraldo Fortunato soares da mota”.
      Poderia me enviar o link do acervo que você encontrou no familysearch?
      Obrigado

  22. Olá, alguém tem alguma informação de imigrantes italianos MOTTA erradicados no Ceará, talvez no final dos anos 1700 até a primeiras décadas de 1800?
    Meu pai diz que tem algum antepassado italiano, mas não tem certeza…
    Fiz um levantamento pelo FamilySearch e encontrei documentos de igrejas do século XIX de Itapipoca-CE, em que meus avôs tinham o sobrenome MOTTA nesta grafia… A partir da geração do meu pai, com a abertura dos cartórios, passaram a grafar com um “T”… Ele disse que foi por preguiça do pessoal nos cartórios (rsrsrs)… Parece-me que os padres eram mais cuidadosos neste sentido…

    Alguém tem mais informações detalhadas dos MOTTA no Ceará, em especial em Itapipoca? Como chegaram lá?

    1. Meu trisavô chamava-se Paulino de Souza Motta. Ele casou-se com Antônia Lopes de Oliveira. Acredito que eles sejam de Senador Pompeu, no Ceará, que na época nem era assim chamado. Nasceram por volta de 1875. Esses nomes são familiares?

    2. Olá Galdino sou de Itapipoca e meu pai também é mota porém a grafia com dois T tinha na escrita do seu avô. Meu pentavô e trisavô do meu pai veio de pernambuco mas há uma duvida se ele nasceu lá. Ele nasceu em 1800. Fico pensando como podemos ser descendente de italiano já que eles começaram a chegar no Brasil em 1870.

  23. Sou José Pereira Mota, atualmente moro no Piauí. Minha cidade natal é encruzilhada na Bahia.Gostaria de saber se tenho parentes na cidade de Nova Itarana.
    Peço que quem tiver algun
    ma informação, me comunique

    1. Sou da família mota também, descendente de José Carlos da Mota, fundador de Mundo Novo Bahia. Você tem algum parentesco com ele…?

  24. Olá. Busco mais informações sobre a minha família
    Meu bisasô se chama Catulino José da Motta casou-se com Zulmira da Silva. Meu avô Newton José da Motta casado com Artett Machado da Motta (Arlete). Meu pai se chama Nilson José da Motta seu irmão Newton da Motta.
    Meus outros bisavos se chamam Celso Rosa Machado casado com Claudiana Louzada Machado.
    Se você tiver informações me mande por email
    [email protected]

  25. Boa noite. Sou Ralph Motta. Minha avó e Loudes Carmo da Motta também de Muniz Freire. Temos parente em um lugar chamado de Patrimônio dos Pimenta no ES.

    1. Hola halph boa tarde pois é meu avô é registrado em Muniz freire, nome dele é Antônio germano da Motta nasceu em 1922, o meu bisavô é Manoel germano da motta, entre em contato 62986104721

  26. Ola, boa noite
    Me chamo Ródney Motta, filho de Hamilton Motta e neto de PAulo Motta, região da Serra da Bocaina interior de SP, caso alguém se identifique meu zap é 012 997365807

  27. Bom dia,
    Em pesquisas sobre minha descendência, encontreis até meus bisa avós, que não conheci, meu nome é Maria das Graças Aragão Sodré da Motta, Filha de Láscio Sodré da Motta, Neta de Cléside Sodré da Motta e bisneta de Frederico Sodré da Motta, fiquei sabendo que tinha origem portuguesa do Sodré e Italiana do Motta. meu e-mail para contato é [email protected].

    1. Eu sou da família Motta também, mas por um erro de cartório no registro de minha bisavó acabamos “perdendo” um ‘t’ pois ela nunca foi atrás de concertar o erro, e todos os seus descentes acabaram sendo registrados sem um ‘t’. Os Motta’s da minha família também vêem de Portugal. Minha vó está pesquisando nossa genealogia, quem souber de informações por favor falem comigo. Meu e-mail é [email protected]

  28. Olá , meu nome é Flavio Motta, meu avô é de origem portuguesa, chamava-se Oliveiros Florentino Motta….eram sediados na região do Triângulo mineiro (Sacramento) com São Paulo.

    1. Oi Flavio, sou Mariany Motta, e sou de Bambuí- MG, localizado na serra da canastra, perto de Divinopolis-MG, Piumhi-MG. Meu bisavô se chamava Geraldo Motta…

  29. Oi, meu pai se chama Rômulo Motta Da Costa.
    Nossos parentes são da Cidade Gorvenador Valladares no Estado de Minas Gerais. Minha avó Zelly Chamava meu bisavô de Gico Santos motta .estamos a procura de nossos parentes . O último contato que tivemos com a família foi no falecimento do meu avô Otto Apolinário da Costa no ano de 1982 .Que um dos membro da família motta que tentou entrar em contato c a minha avó Zelly.
    Para entrar em contato é [email protected]
    Whatsapp 24988071075/999184540

    1. Eu sou da família Mota do Ceará e minha avó se chamava: Maria Imperatriz Mota e minha mãe se chama Maria Elvira Gonçalves Mota e eu me chamo : Neide Gonçalves Mota.

  30. Olá!
    Meu nome é Tharcio de Castro Motta Pereira, tenho 27 anos e sou garçom. Meu Avô(falecido) Djalma Motta, caso alguem reconheça com parente. Ele morava no Rio de Janeiro, São Gonçalo/Niterói. Whatsapp:21 98860-3222

  31. Estou a procura de meus avós paterno Antonio de Souza Mota e Maria Soares Pereira. Meu pai e falecido se chamava Albano Pereira da Mota. A última notícia que tenho e que meus avós estavam residindo em Portugal.
    Contato: [email protected]

  32. sou judite maria da mota nascida em ES meu pai Antonio augusto da mota nascido em Muniz-freire
    meus avos ja falecidos Manoel cornélio da mota e maria Jose

    1. Judite TD bem, meu avô é registrado em Muniz freire nasceu em 1922, Antônio germano da Motta, e meu bisavô Manoel germano da Motta, entra em contato 62986104721

  33. Estive em Roma a alguns anos onde me disseram que meu sobrenome é italiano. Em uma pesquisa anterior descobri uma torre em Portugal que seria a origem da família Motta naquele país. Também já ouvi dizer que as famílias Motta e Mota são a mesma família tendo sido separadas por um erro de escrivão em algum cartório. Na verdade acho que esse “da Motta” realmente separou boa parte da família do verdadeiro sangue das pessoas que não tem ligação com a família. Enfim, a origem de nosso sobrenome ainda é um mistério para mim.

  34. Tõ procurando parentes ou a origem de nossa família.
    Minha avó se chamava Adelaide Motta Cardôzo, filha de Guilhermina Rosa da Motta e Leordino Motta Cardôzo. Meus trisavós são João Motta Cardôzo, Maria Rosa da Motta, José Antonio da Motta e Josepha Rosa da Motta.
    O documento mais antigo que tenho deles data de 1919. São certidões de nascimento etc… Segundo o documento, eles viviam em Maracás (sudoeste da Bahia) e eram agricultores.
    Meu bisavô contava que quando aportaram no Rio de Janeiro, ele quase caiu no mar quando desceu do návio. Aqui em casa, ainda temos alguns móveis extremamente antigos e luxuosos que estavam nas fazendas deles e de seus irmãos. Fiz uma pesquisa extensa e percebi que muitas peças foram trazidas da europa quando imigraram… Mas, não sei ainda se vieram da Itália ou de outro país naquela região. Minha avó sempre usava adjetivos italianos para se referir às crianças da família…
    Espero que, algum dia, alguém me ajude a escrever essa história e descobrir de onde vieram.

    1. Boa noite Micheli,meu nome é Amanda e também tenho sobrenome Mota e Cardoso na minha família.Gostaria de saber mais sobre essa semelhança.Minha família é de Juazeiro da Bahia e não tenho muita informação sobre seus antepassados ,mas sei que eles teem origem italiana.Vendo seu relato me chamou muita atenção,quem sabe temos algum grau de parentesco,Meus bisavôs se chamavam Miguel Feliciano da Mota e Francisca Gomes da Mota por parte materna,e por parte paterna João Cardoso e Maria Justina de Oliveira Cardoso.Aguardo sua resposta.

    2. Boa noite Micheli,meu nome é Amanda Cardoso e tenho na minha família o sobrenome Mota e Cardoso.Achei muito semelhante os sobrenomes,minha família é de Juazeiro da Bahia mas moram em Tanque novo,um distrito de Juazeiro,não conheço muito sobre os meus antepassados,mas sei que eles têm origem italiana.Gostaria muito de saber mais sobre,quem sabe somos até parentes.Aguardo resposta!Meu e-mail:[email protected]

      1. Giovane blz meu avô é registrado Muniz freire, Antônio germano da Motta, meu bisavô Manoel germano da Motta, meu amigo se vc puder entra em contaro comigo 62986104721

    3. Minha Bisovó de Maracás se chamava Jardelina Motta e segundo relatos da família, ela veio da Itália junto com sua família para trabalhar na região como agricultores!!!!

    4. Minha família paterna é desta região. Meu pai (João Mota Cardoso Filho) nasceu em Lafaiete Coutinho mas recém-nascido mudou-se p a região Sul do Brasil. Meu avó (João Mota Cardoso) é da região de Maracás e tinha um irmão chamado Leordino. Este faleceu no Paraná e meu avô, no último ano, na Bahia. Muitos familiares estão em São Paulo, Paraná e Bahia.

      1. Meu trisavô se chamava João Motta Cardôzo. Meu bisavô se chamava Leordino Mota Cardozo! Eu também tinha um tio com o mesmo nome (Leordino Mota Cardozo). Ainda jovem, ele foi viver no Paraná. Nunca mais tivemos notícias. A última notícia que a minha avó teve (na época), foi de que ele fora viver no Paraná. Junto com ele, outro tio também partiu (de sobrenome Eloi do Lago). Tenho aqui muitos documentos de Leordino (título de eleitor, etc… Meu pai também nasceu em Lafaiete Coutinho, ele se chama Manoel Mota Cardoso. Na certidão da minha avó Adelaide Motta Cardôzo, os sobrenomes estão escritos com 2 TT e o Cardôzo com Z. Depois, os cartório acabaram simplificando. Todos eles viveram em Maracás (povoado do Caldeirãozinho, entre outros). Ainda temos muitos parentes vivendo em Lafaiete Coutinho (povoado do Marigondo). Na certidão da minha avó, consta os nomes de seus antepassados: Leordino Motta Cardôzo, Guilhermina Rosa da Motta, João Motta Cardôzo, Maria Rosa da Motta, José Antonio da Motta, Josepha Rosa da Motta. Em outro documento, consta Jardelina Motta também… Enfim, precisamos conversar. Eu tenho muitos documentos aqui, móveis que foram trazidos por eles de navio e que herdamos de suas fazendas… Eu fiz um teste de DNA para descobrir a origem da minha família (pela empresa MyHeritage) e foi incrível. Quero muito compartilhar com vocês essas informações. Meu email é [email protected] (nas redes sociais, procurem por Mikeli Hub).

  35. Eu sou Motta tambem, meu bisavo teve uma filha Dina, e meu pai e filho dela. Se original na comunidade de Pedra Branca, Bambuí.

    1. Meu trisavô era de Pedra Branca também. Ele ajudou a alforriar os últimos escravos do município em 1883. Muito provavelmente, somos parentes.

  36. Meu ancestral chamava-se Thomaz Jose da Motta (Coronel & vereador de Franca), falecido em 27/11/1907 em Franca… Creio ser de origem portuguesa, mas não consegui obter maiores evidências… Saudações aos Mottas

      1. Mais recentemente descobri que o ancestral de Thomaz José da Motta, que morava em Franca (SP), veio de Minas Gerais (Curral d’el Rey… atual Belo Horizonte)… chamava- se Joze Justino da Motta… registrei o que encontrei no site FamilySearch (gratuito)

  37. Bom dia! Meu nome é Jameson Motta de Souza Theodoro. Sou filho de Iracy Motta de Souza, neto de João Motta, bisneto de Júlio Motta e trineto de Luiz Motta. Minha família é toda da região sul do Espírito Santo. Estou procurando mais informações sobre minha família. Email.: [email protected]

  38. Família MOTA de origem do Minho Portugal, tem origem de um principado alemão, origem dos MOTA’s europeus, sendo que a família alemã incorporou o brasão dos MOTA portugueses. É isso mesmo?
    E a FAMÍLIA ALVES, também da região do Minho, dizem ser um nome abreviado de origem de ÁLVARES, de Pedro Álvares Cabral. Há vínculos familiares considerando ser da mesma origem e considerando Portugal e sua baixa densidade demográfica? Há similaridade familiar? Interessante a matéria. Ainda há algum distorções históricas, mas todas próximas.

  39. Meu nome é Francklim Mota com um T meus pais e avós são d origem nordestina especificamente Paraíba é mito inserto dizer a origem da nossa família pois meus pais e avós pouco sabe da origem mas uns dizem ter o rugem d imigrantes europeus outros tbm d origem indígena .

  40. Minha mãe Iná Jeronimo Motta, nasceu no Espirito Santo onde temos vários membros da família, também em Minas, Goias, São Paulo e Rio de Janeiro, Miami. Nossos avós Antônio Jeronimo Motta e Zulmira Jeronimo Motta tiveram 12 filhos, 55 netos estamos na quinta geração.
    Adorei encontrar tantos Motta & Mota

  41. Sou Josefa Eurico da Mota, meu Pai era Sergipano de Riachão do Dantas e veio para Itabuna, casando com minha mãe Maria Guimarães, gostaria muito de rever meus parentes em Sergipe. Ele me dizia que andava por Samba e Riachão do Dantas, dp para Itabuna, Barro Preto- Ba. Na minha família tem Mota com um T e com dois TT.
    Meu zap 7199961-2860

  42. Também sou fco mota Lúcio meu avó Manuel mota arruda. Do interior de meruoca ce, chamado santo Inácio é até hj não sei direito de onde vem meu avó falava q era português tem algum por esse lado que sabia algo da nossa mota por essa região e-mail [email protected]

  43. Olá, Sou Ruberval Motta Pena, meu bisavô chamava Marco Motta, Não tenho mais avô e minha mãe era a mais velha da familia faleceu em 2014, gosta de saber mais sobre a minha origem, Ha… Nós somos de origem do sudoeste da Bahia especificamente Vitória da Conquista e região.

  44. Boa noite.Estou em busca de antenatos da familia Ciarlini ,onde localizei os documentos em GRANJA CEARA,
    GALDINA MOTTA (AS VEZES APARECE( Dina Mota)
    casada com PEDRO CIARLINI ( nome italiano> PIERLUIGI CIARLINI)
    casados em granja em 1902.ambos residiam em Oiticicas.CE.
    tiveram 17 filhos:
    maioria nasceram na regiao de granja-Ce.
    GALDINA MOTTA tudo indica que tinha um irmao JOSE PORFIRIO DA MOTTA casado com SALUSTIANA DA COSTA MARINHO.

  45. Oi, sou Elaine da Motta, moro em Ribeirao Pires – SP. Meu avô se chamava José tTolinho da Motta . Ouvi dizer q o sobrenome Motta é o nome de um vilarejo em Portugal.

  46. Sou motta com dois t desde pequeno aprendi que mota com um t só não tem parentesco algum com 2 é italiano e com um é portugues meus bisavos vieram em quatro imãos de minas gerais para são paulo um cursava o ultimo ano de medicina no rio de janeiro e junto com outros treis vieram para piraju sp onde um permaneceu outro foi para prudente e o outro apucarana pr e outro região de assis

    1. Quem disse isso está equivocado. Não se sabe ao certo de onde se originou a família Motta ou Mota, se de Portugal ou da Itália, mas o certo é que os brasileiros Motta ou Mota são todos de origem portuguesa. Apesar de ter antepassados italianos por parte de minha vó materna, orgulho-me e me identifico muito mais com minha origem portuguesa, por parte do meu avô paterno.

      1. Oi pessoal sou Motta com dois t. O meu Motta tem origem portuguesa, mas tem Motta de origem italiana, tenho parentes na Itália que falam ter muito Motta por lá. Fazendo buscas no Arquivo público do Espirito Santo verifiquei a entrada de alguns Motta italianos ( Coleção Canaã livros ” Italianos” e ” Imigrantes “.

        Os meus parentes Motta portugueses, Trás-os-Montes, são meu bisavô Manoel José Avelino da Motta casado com Júlia Leite da Silva, tiveram vários filhos, todos homens: Avelino José da Motta( nasceu em Portugal, seu primeiro filho Pedro da Motta pai de Alexandre Motta – apresentador do jornal do Rio Grande do Sul), José Avelino da Motta (meu avô, segundo minha mãe, ele nasceu no navio vindo para o Brasil-1916), Domingos José da Motta, Antonio José da Motta, Albino José da Motta e Acácio José da Motta(ele sumiu quando os pais faleceram). Sei que desceram no porto de Santos indo para cidade de Taquaritinga onde meu avô José Avelino da Motta(português) casou com Maria Teresa Marino(italiana).

      2. O senhor foi infeliz ao dizer que TODOS os Motta, seja com 1 T ou 2, são de origem portuguesa. Minha família é originaria de Pozzo D’adda, província de Milão, fiz a cidadania por eles, que antes migraram do sul da Itália ate chegar na Lombardia. Minha cidade, que fica no sul de Santa Catarina, foi colonizada basicamente por italianos, alemães, poloneses e alguns portugueses que já habitavam a região.
        Não iria comentar nada, estava apenas pesquisando brasões pra mostrar pra minha mãe, que também é descendente de italianos, mas não pude deixar de corrigi-lo. A princípio, o sobrenome Motta, também existiu em Portugal, mas era uma forma mais arcaica de escrever, o segundo T foi se perdendo com o tempo. Grande parte dos Motta do SUL do Brasil são de origem italiana. Normalmente, Mota, é associado a portugueses, porem, existem pessoas na minha família, que por erro de cartório, acabaram ficando com apenas um T; o que deve ter acontecido com muitos.
        Se alguém estiver com duvidas em relação a descendência italiana, posso ajudar, pesquisei bastante sobre quando reuni meus documentos. A princípio o que percebi é que somos orgulhosos de nossas origens e também bem tradicionais, muitos costumes de épocas passadas, desde a velha bota, foram mantidos. se já ouviu falar de Itália numa reunião familiar, é bem provável que exista um pezinho la dentro na família; comidas tipicas, expressões, também indicam algo do tipo. enfim, são observações minhas, que achava q era metade português, metade italiano, e acabei descobrindo que o que eu achava q era português, era na realidade italiano. Descobri essas coisas com o tempo, buscando a italianidade dentro da família, observando comportamentos, linguagem. A curiosidade sobre minha origem me fez enxergar coisas que passaram batido por tantos anos.
        Minhas raízes italianas levo comigo, no sangue! porem, ser brasileiro pra mim é motivo de grande orgulho, e espero um dia poder ajudar a pátria de maneira mais direta.
        Sangue itlaiano, ma nato in brasile!!

        Saluti a tutti!

  47. Estamos tentando montar a nossa arvore genealogica, Mas até o momento encontrando um pouco de dificuldades… sou bisneta de italiano(Manoel Mota)… deve ter mais sobrenome.Bem nao encontramos nenhum registro do nome do bisavô, a não ser na certidão de inteiro teor da mamae.
    A minha família é do interior de campos dos Goitacazes RJ.um pouco da historia contada pela minha mae, ela é filha de Manoel Ribeiro Moço, filho do Manoel Mota. O vovô teve 26 filhos, dois do primeiro casamento:Silvina e Demétrio, o Demétrio sumiu, ninguém sabe dele até hj. O bisavô Manoel tinha duas irmãs, uma chamava Senhora, Então não sabemos se esse nome realmente era um apelidos a outra Rosa(Rosinha)nasceu cega… Minha mãe conta q ela pescava no rio.Entao, gostaria muito de saber informacoes dos descendente dessas tias, acho que assim seria menos difícil montar toda esse historia.
    Qualquer informação relevante entre em contato:[email protected]

      1. Olá, sou Ezequiel Ramos da Motta, nasci em Nova Friburgo-RJ, o nome do meu avó paterno era João Jacinto da Motta…será que temos algum parentesco proximo?

        1. Oi, meu avô era Dirceu Jacintho da Motta e ele veio de Cordeiro, o pai dele era Euclides Jacintho da Motta. Não sei nada da família do meu avô e bisavô.

    1. Olá Claudia,
      Tudo bem?
      Me chamo Edilene Mota, sou filha de Josefa Mota e meu avo se chamava Jerônimo Dantas da Mota, ele saiu de Sergipe para trabalhar no Sul da Bahia, deixou uns parentes em Minas com esse nome Demetrio. Muitos parentes deles se espalharam pelo Brasil, Sp, Paraná, MG e o Sul da Bahia.
      Meu WhatsApp é 99961-2860, moro em Salvador, mas sou da região Sul/Sudoeste. Entre em contato comigo.
      Te aguardo!

  48. Minha avó Alayde Motta Leite, filha de Ângelo MOTTA da comune de Monza, veio quando criança com imigração italiana em 1876 e outros irmãos, apenas com sua mãe Giuditta Arrigoni viúva de apenas meses antes do embarque para o Brasil.

  49. Olá meu nome é Ivan Motta moro na cidade de. Sobral CE nasci na cidade de Irauçuba CE na qual foi fundada pela família motta por volta de 1896 tenho uma pequena biografia narrada pelos mais velhos da família daqui do Ceará(se alguém enterresar pelo assunto deixe um e-mail [email protected])

    1. Boa tarde, Janete!

      Meu nome é Luana, carioca, filha de “Angela Maria Motta Silva”, nascida em Ubá- MG, veio pro Rio com 3 anos de idade junto com sua irmã mais velha e seus pais. No caso, minha avó “Maria de Lourdes Motta Silva”, era a filha caçula, sua mãe faleceu no parto dela (nascida em 1930). Tinha irmãos mais velhos: “Adão Motta”, “Geraldo Motta”, “Maria da Conceição Motta” e “Sebastião Motta”. Nunca soubemos o paradeiro de Adão e Geraldo. Qto a Sebastião e Maria da Conceição tive contato até o momento que faleceram. Sebastião veio para o Rio tb e teve filhos, 3 homens (um já falecido). Maria da Conceição ficou em MG, foi parar em Bicas e posteriormente em Juiz de Fora, onde viveu até seu óbito. Ela teve 4 filhas, sendo, 2 gêmeas e uma delas faleceu pós parto; ficando assim 3 filhas. A gêmea sobrevivente veio para o Rio morar com minha avó. Nunca se casou, nem teve filhos e faleceu nova em um acidente aos 32 anos. As outras duas irmãs, permaneceram em Juiz de Fora- MG. Uma delas tem filhos e temos contato. A outra não sabemos muito.
      ***O pai da minha avó se chamava “Antônio Catulino Motta”, italiano. Casou no Brasil, minha bisavó era brasileira. Moravam em Rio Branco- MG e mudaram-se para Ubá- MG.
      Não sei como veio para o Brasil, se chegou pelo RJ, SP ou ES. Não sei se veio clandestinamente. Não sei como foi parar em MG. Tão pouco como, onde e qdo faleceu.

      ***Também, busco informações dele. Se mais alguém tiver algum parentesco com meu bisavô ou meus tio-avós desaparecidos Adão e Geraldo Motta. Peço que façam contato.

      Minha mãe, já é idosa, mas, sempre quis saber mais sobre esses três (avô e tios).
      Não sei se essa informação ajuda em algo pra você. Mas, qdo li a cidade de Ubá, julguei pouco provável que não haja parentesco, ou conhecimento entre eles. Muito embora, tem a questão do ano. Mas, Ubá era uma cidade ainda menor do que é hoje. Então, se souber algo sobre meus antepassados e me fornecer a informação, serei grata.

  50. A Casa de Mosqueiros foi berço da família Mota, descendente de Rui Gomes de Gondar, que viveu no séc. XIII, e que, por habitar nas “Terras da Motta”, acrescentou ao seu nome o sobrenome Mota.

    Um dos seus descendentes, D. Jerónimo da Mota, estudou Leis em Siena, na Itália, e de tal forma lá se distinguiu como académico, que foi agraciado com a concessão de um escudo de armas que, depois, veio a juntar às armas da família Mota, sendo nisso confirmado pelo Rei D. João III, a cuja Corte pertenceu.

    Um seu filho, Braz da Mota, tomou o partido de D. António, o Prior do Crato, contra Castela, na crise da Independência de 1580, e terá sido essa a razão pela qual veio de Lisboa refugiar-se em Basto, na Propriedade de Mosqueiros.

    1. Olá Ricardo.
      Em alguns rabiscos da história da origem de minha família, combina com suas informações.
      meu Bisavô Chamava-se Manoel Marcelino Pereira da Motta, tinha fazendas nos sul de Minas Gerais…, segundo outras informações era ligado na rota do Rio de Janeiro, ligando seus ancestrais ao reino de Portugal.
      Hoje fiquei somente com Mota de um T.. Além de tirarem também o D`… poxa! Nem um copo de terra , ou uma semi-joia foi deixado. Tenho que continuar lutando!
      Emanoel campos Mota. Afinal Portugal ou Itália?

  51. Meu nome é Melania, não assino o sobrenome Mota, mas meu pai adotivo é Mota. Meu avô se chamava José Mota, ele veio da Ilha da Madeira e faleceu de câncer em São Paulo. Minha avó se chamava Maria Encarnação Marques, ela veio de Coimbra, e faleceu no estado do Paraná. Ambos os dois eu não tive oportunidade de conhecer infelizmente, mas tenho muita vontade de conhecer mais parentes.

    1. Interessante Melânia!
      Meu pai se chama Hipólito da Mota sergipano, meu avô Pedro Nizio da Mota. Meu pai sempre dizia que o pai dele era filho de português com escrava e seu nome era JOSÉ MOTA.

      1. Ola amigo Robson meu nome é Ricardo meus bisavós eram Mota eram Sergipanos vinheram tentar a vida na Bahia e construíram laços aqui acredito que podemos ser primos.

        1. Olá Ricardo,
          Meus parentes são de Sergipe das cidades de Riachão do Dantas, Lagarto e Samba. Meu Pai se chamava Jerónimo Dantas da Mota,
          Tenho alguns parentes perdidos em São Paulo, mas não conheço. Meu Pai veio para Itabuna tentar a vida no cacau, onde constituiu uma família que até hoje vive lá.

      2. Olá Robson, somos parentes!
        O seu avô Pedro é meu bisavô. Sou neta de Otaviano José da Mota, irmão de seu pai Hipólito.
        Você sabe mais informações sobre o meu bisavô Pedro e sobre José Mota?
        Pode entrar em contato pelo e-Mail: [email protected]
        Obrigada,
        Mayra – SP.

    1. ola meu avô é de muniz freire espirito santo, se chama Antonio germano da motta e meu bisavô se chama manoel germano da motta, se alguem souber dessa familia, entra em contato comigo, whatsap 62986104721 ou [email protected], pretendo tirar a cidadania.

  52. Olá pessoal, sempre soube que o “Motta” da minha família, veio de Portugal. Meu avô ´paterno
    Euclides Motta, aqui no Brasil da cidade de Macaé.

  53. Olá, Pessoal! Meu nome é Jadson S Mota (S = Souza, gosto de abreviar). Há muito tempo faço pesquisas de Internet para saber a origem do Sobrenome MOTA). Moro em Porto Velho-RO, meus pais são Amazonenses. Meu avô paterno era neto de Portugueses. No entanto, o meu MOTA vem da minha vó-paterna. Os pais da minha vó (meus bisavós) vieram do Ceará, mas não sei de qual cidade cearense. E mais sei nada de meus Tataravós! Acredito que o nosso sobrenome é bem arcaico, mais tem uma história universal , pois está espalhado pelo mundo e nações, e muito bonita. Abraços a todos, pois considero todos os MOTAs/MOTTAs parentes ligados por uma História.

    1. Olá Jadson Mota meu nome é Vitória Mota Sousa e eu sou aqui do Ceará. Á família do meu avô materno é da minha avó e toda Mota. Nos somos do Ceará minha família toda é daqui. Creio que o nosso sobrenome originou se daqui do Ceará pois provavelmente desembarcaram navios com italianos e originou a nossa família. Parece que somos primos distantes não é mesmo?! Rsrs gosto muito do meu sobrenome e fico feliz por ter origem italiana.

        1. Henrique, gostaria de mais relatos históricos sobre a origem dos MOTA/MOTTA no Ceará! Meu e-mail [email protected]. Aguardo, e abraços. Consiga contato com. A Vitória Mota, peça a ela pra me contactar no mesmo e-mail. Grato

      1. Olá, Vitória! É um prazer receber tua resposta/comentário. Gostaria de fazer amizades com vc, e saber mais dessa história no Ceará. Estou no Facebook Jason S Gladiador.
        Abraços

      2. Olá Vitória, meu nome é Dayana Romeiro Mota, e a família do meu pai é do Ceará, ele chama João de Souza Mota e meu avô Gumercindo Soares Mota, até onde sei meu avô nasceu em Independência em 1912, mas viveu em Crateús, até falecer. Estou buscando informações pra tentar começar fazer a nossa árvore genealógica.

    1. Ola amigo olá iago meu nome é Ricardo meus bisavós eram Mota eram Sergipanos vinheram tentar a vida na Bahia e construíram laços aqui acredito que podemos ser primos. A tia de minha falecida vó ainda é viva e fala de como foi essa mudança vinheram de Sergipe para Bahia em animais de carga.
      Meu whatsapp 71 996182401

    2. Olá Iago,
      Me chamo Edilene Mota, meu avós se chamava Jerônimo Dantas da Mota, morador de Sergipe que saiu para viver no Sul da Bahia, gostaria de conversar melhor com vc para saber se somos parentes.
      Edilene Mota -7199961-2860(WhatsApp)

    1. Olá sou Mara Mota sou do Para sempre quis sabe a minha origem, a única coisa que foi passada pra nós que meus bisavós fugiram para não serem mortos por perseguição esconderam na mata da Amazônia .

  54. Ola, também sou um Motta não sei qual é meus antepassados, pois meus pais são separados desde que eu nasci. E me avô faleceu, então não tenho como buscar informações. Aí resolvi pesquisar na Internet. Reencontrei esse post. Bom fiquei meio perdido com os comentários, mas pelo oque entendi somos descendência Italiana. É legal saber sobre nossas origens, quando me perguntarem vou saber dizer de onde veio meu sobrenome.
    Vou mandar o link do meu face. https://www.facebook.com/hederson.mazuchi93

  55. ow legal minha mae eh tonini e meu pai motta de familhas italianas,, se vcs procurarem no google dom pedro ll vai ver ele sentado com seu medico comde da motta,,,

  56. Neemias Motta. Em todos os comentários não vi ninguém do ES. Sou nascido em Cachoeiro Do Itapemirim. Meu pai se chamava Zeferino Motta Neto. Não sei nada sobre meu avô. Nasci em 25/02/56, no município de “Jacigua”

    1. Pelo que soube de informação passada por minha mãe o MOTTA dela é originado do pessoal que venho do AÇORES para o RGS e depois foram para o Espirito Santo região de São Mateus ,o nome da avó dela era Camilla Rios MOTTA dizem que foi nome de escola em S. Mateus até hoje tenho retrato dela Camilla guardado e um filho dela Pindaro Rios Motta foi o pai de minha mãe JANICE e mais 3 irmãos dela Julio , Nadyr e Nelson nascidos entre os 1915 e 1920 .Essa é a historia de Motta no E,Santo que conheço praticamente nada.

    2. Bom dia! Meu avó também nasceu em Jaciguá. Após o casamento veio para São Gabriel da Palha, deixando todos os familiares em Cachoeiro. Estou procurando informações sobre meus bisavós e demais familiares. Se puder entrar em contato ([email protected]).

    3. Boa tarde, Neemias! Meus familiares também são do Sul do Estado. Meu avô, João Motta nasceu e se casou em Jaciguá. Meus bisavós também moravam lá.

    4. Meu pai nasceu em Minas, Sebastião Motta.
      Sua mãe Maria e seus pai Antonio Motta.
      Tenho parentes da família do.meunpai em vários lugares de MG.
      Minha mãe sempre diz que minha avó paterna no rt ou em Mantena.
      Moro em Alegre -ES

      1. Oii Cecilia, sou de Bambuí-MG, minha familia Motta é de um arraial aqui de Bambuí , chama Pedra Branca. Meu bisavô chamava Geraldo Motta, o pai dele João Motta e a mãe Sudaria Motta. Se souber de algo, entre em contato comigo pelo meu instagram: @Nanykrvalho ou wapp (37) 998445990.

      2. Olá! Me, chamo Alex Sandro Motta.
        Estava pesquisando sobre parentesco e achei seu comentário interessante, pois estou procurando parentes queria muito saber o seu tinha um irmão com o nome de Antônio Motta? Meu bisavô tinha um filho chamado Vicente Motta no caso meu avô…
        Moro em Curitiba.

      3. Olá!
        Boa noite
        estava vendo o seu comentário sobre parentescos
        sobre família (Motta) achei interessante, pois a mãe do meu avô
        se chamava( Maria da conceição Dias) e seu pai(Antônio Motta)
        O nome do meu avô (Vicente Motta) pelo que sei moraram em
        Mantena MG.
        me chamo (Alex Sandro Motta) -moro em (Curitiba-Paraná)

    5. Somos do ES. Meus avós Purcino Luis da Motta casado com Arlinda Maria Chagas Motta. Temos alguns parentes em Cachoeiro de Itapemirim. (São das familias de Minha tia falecida Estelina Motta, Prachedes Motta).
      Meu pai é de Vitória/ES (Dorialino Luiz da Motta), tinha irmã tb morando em Vitória (Laudelina Motta Fialho) e Joaquim Luiz da Motta, e disse que seus avós moravam em Padua/RJ (?). Não temos quase nenhuma informação tb de nossas origens.

  57. Os sobrenomes em toda Euopa se originaram de localidades, de árvores, de animais, et, etc. Se uma pessoa tem sobrenome igual não sigifica que é parente. Só uma genealogia pode esclarecer se há parentesco de um e de outro. Eu sou Mota/Motta de Portugal eu assino Mota e meu irmão Motta rssss. Mota significa colina, um monte de terra,um aterro etc. Tem tem origem romana e não esqueçam que os romanos dominaram a Península Ibérica deixando o idioma Latino que misturamos com outros como árabe, Celta, Hebraico,Lusitano, Suevo, Vandalos, Fenícios, Godos e Visigodos etc.O Portugues é uma grande mistura de povos. Deixo claro que a palavra mota era de origem Romana mas não significa exatamente que quem usa esse sobrenome tem origem italiana. Tem Motta na Itália, Mota na Espanha, Motte na França, Motter na Alemanha e Mott na Inglaterra. mas não se póde dizer que são parentes entre sí. Até + ou – 1300 só a nobreza tinha sobrenome na Europa. O que havia era tipo João da Mota significando que morava próximo a uma colina João Ferreiro mas como apelido e não sobrenome. No final esses apelidos foram oficializados. Tem João Pessegueiro. Ao acrescentarem oficialmente um sobrenome puseram o que queriam. Rodrigues onde o -es final significa filho de Rodrigo um modo que vem do Celta.Fernandes é filho de Fernando,Peres é filho de Pedro e assim por diante. É como no Ingles onde Davidson significa filho de David. Então em Portugal usaram mais os apelidos que foram oficializados. Pereira por exemplo era de quem planta pereira ou vivia próximo a uma plantação de pera.Sergio Mota [email protected].

  58. Ola a todos, minha mãe ” Maria Victor de Mello” é da família Motta região de MG, nasceu em Pescador antigo distrito de Itambacuri no dia 05 de maio de 1948, sua mãe se chamava Margarida Victor da Motta e seu pai Felipe Pereira de Melo, sendo seus avos maternos Jose Victor da Motta e dona Inocência Victor da Motta teve mais irmãos sendo:
    Maria Guilhermina mora em Ipatinga MG
    Maria do socorro mora em Ipatinga MG
    Geraldo não localizado
    o que minha mãe mais gostaria e de encontrar o irmão e saber alguma noticia da mãe e familiares da sua parte materna, atualmente moramos no estado do PR

    1. Olá Luciano,
      Me chamo Edilene, sou neta de Jerónimo Dantas da mota e Maria Eurico guimaraes, meus avós tinham muitos parentes no PR, Sergipe, minas e no sul da Bahia, onde nasci.
      Minha mãe se chama Josefa Eurico mota, me contou que tinha um tio que havia constituído uma família em PR, ente em contato comigo.
      7199961-2860

    2. Oii, sou de Bambuí-MG, minha familia Motta é de um arraial aqui de Bambuí , chama Pedra Branca. Meu bisavô chamava Geraldo Motta, o pai dele João Motta e a mãe Sudaria Motta. Se souber de algo, entre em contato comigo pelo meu instagram: @Nanykrvalho ou wapp (37) 998445990.

  59. Em 1400 e pouco os portugueses necessitavam de um rota marítima para as indias.
    Inventar a ideia da escola de nsvfgscso de Sagres e chsmsrsm suem sabia navegar. Franceses da Normandia e italianos de Gênova.
    É a origem dos Motta em Portugal. O episódio dos PORTOLANOS. Portugueses e italianos.
    Minha familia Motta veio dos Acores para Mariana MG e depois para São Sepe RGSul.

  60. Olá. Sou um “da Motta” brasileiro de Sampa. Meu avô migrou dos Açores para cá em 1926. Quando estive em Portugal, e passei por lá 6 meses, onde aprendi uma coisa que para nós é meio decepcionante.

    Pessoas pobres ou vassalos da idade média não tinham sobrenomes. Para “se diferenciarem”, já que os nomes eram os mesmos (joão, josé, maria), diziam de onde vinham ou das terras de quem eles eram vassalos. Não só em Portugual, mas na Europa medieval toda. Por isso, em “da Motta”, esse “da” significa que veio provavelmente da terra dos Motta. Portanto, não é uma família pura. É assim, com os “da Silva”, “de Souza” etc.

  61. OLÁ BOA TARDE MEU É: ANTONIO CARLOS MOTA CHAGAS TB FIQUEI CURIOSO EM QUERER SABER A ORIGEM DA FAMÍLIA MOTA E ENCONTREI ESTÁ PAGINA E ACHEI MUITO INTERESSANTE E CONHEÇO MUITAS OUTRAS PESSOAS COM O MSM SOBRENOME MOTA

  62. Meu nome é walter Motta,meu pai se chamava Armando Motta,minhas origens Portugal ,do local chamado traz dos montes,tenho vários parentes no Brasil, com esse sobre nome que tem descendências portuguesas,muitos eu não conheço.
    Meu avo se chamava Leonardo da Motta e minha avó chamava-se Maria Albina,por parte de pai,e meus avós por parte de mãe se chamavam,Leonardo dos Santos e Maria Ismenia.
    Agora posso mandar fazer meu Brasão de família,pois ja o certo das minhas descendências.

  63. Boa noite!
    Sou Joel Mota, 25 anos e estudante de engenharia.
    Fiquei curioso quanto a origem do nome, meu avô veio do PE
    Sou de São Paulo capital z/s
    E gostaria de saber se existe encontro dos Mota?

    Fiquem com Deus

  64. Minha família veio de Portugal com o patriarca chamado Ricardo Fernandes da Mota, em meados de 1860 a 1900 se estabeleceram em Caruaru-PE. Onde ainda tem muitos morando.

    1. Saudações, José Carlos! sou, também, um Mota – Lucas Mota, pra ser mais exato – de Caruaru – PE. Movido pelo interesse em conhecer a origem do sobrenome de forma a traçar uma árvore genealógica, iniciei uma singela pesquisa. Como vi que seu comentário é recente e objetivo quanto à cudade, pensei que pudesse me auxiliar no processo. Caso possa, fico imensamente grato.
      Deixo abaixo dados para contato:

      Facebook: Lucas Mota (https://www.facebook.com/lucas.daniel.5688)
      E-mail: [email protected]
      WhatsApp (81) 9 9173-9639

  65. Sou Mota de Belém do Pará com raízes em Santarém no Pará. Minha descendencia dizem que foi de Português com Francês mas Italiano foi novidade!

  66. Sou Karla Agda Botelho Mota, pensava que meu sobrenome era de origem portuguesa, mas acho que tenho que pesquisar mais um pouco kk.. Me disseram que eles vieram de Portugal juntamente com a corte em 1808 fugindo de Napoleão Bonaparte..

  67. Eu tinha conhecimento que Mota era de origem Portuguesa. Aqui na minha região Sul de Minas, é bem forte esse nome. Muitas familias o carregam. Eu particularmente gosto muito dele.

      1. Sou Edmara Rodrigues mota, meus avós vieram do sul de Minas
        Se chamam Djalma Rodrigues mota e clementina Zulato mota
        Tenho muita vontade de encontrar alguém dessa família

        1. Meu avô por parte de pai que eu não conheci era, Flavio Borges Mota era do PARANÁ, meu pai Luiz Carlos Mota nasceu em Cambé e cresceu em Vitoria da Conquista, vindo jovem pra Salvador, Somos 3 irmãos nessa família, Luiz Carlos Mota Filho, eu Leandro Pacheco Mota e Lea Pacheco Mota, Meu email é [email protected]

        2. Oii , sou de Bambuí-MG, minha familia Motta é de um arraial aqui de Bambuí , chama Pedra Branca. Meu bisavô chamava Geraldo Rodrigues Motta, o pai dele João Rodrigues Motta e a mãe Sudaria Motta. Se souber de algo, entre em contato comigo pelo meu instagram: @Nanykrvalho ou email: [email protected]

  68. Achei que encontraria resultados sobre a França, há uma comuna com um castelo, onde vivem muitas pessoas com este sobrenome em questão, minha bisavó veio de lá, creio que lá é sua real origem já que é mais antigo que a rota no qual foi informada acima dando origens no nome em nosso país. Abraços

  69. OI sou Jose Vitor da Mota , quando minha familia chegou no Brasil era sobrenome Motta , ai passou um tempo coloco Mota so com 1 T , ai quando chegou no ano 1980 come sou a coloca o (Da Mota ) .

  70. É MUITO BOM SABER SOBRE NOSSOS ANTEPASSADOS, MINHA FAMÍLIA VEM DE JUIZ DE FORA MG, BIS AVOS E AVOS PAIS E TIOS SOU DO PARANÁ RADICADO EM BRASILIA DF.PARABÉNS PELO ENRREDO…..

  71. Eu sou Mota tb
    Os meus vieram de Recife,minha mae nasceu em Pernambuco, seus pais ; mae de Goiana PE e pai: Aberardo Batista da Motta , de RN Mossoro ee stes eram de Espanha (Galicia)de onde vieram pelo que soube, voltaram…
    Havia familia na Galicia e uma prima de meu avo foi viver em Portugal : Isaura Motta
    nao sei muita coisa mas gostaria de masdetalles se alguem tem aarvore geneologica dos MOTTA em Rio Grande do Norte.
    Obrigada!

    meu imael e : [email protected]

    Daniele de Andrade Mota

    1. Oi Raquel, sou Mota também
      Nao sei muito sobre minha familia mineira
      Meu pai era de SJ del Rey e meu avô de Ouro Preto
      Nasci e moro em Natal
      O nome do meu avô era Geraldo Vidigal Mota e não conheço nenhum Mota da familia do meu pai
      Queria saber se tenho parentes em Minas
      Meu avô morreu jovem e meu pai foi levado embora de Minas

      1. Oii , sou de Bambuí-MG, minha familia Motta é de um arraial aqui de Bambuí , chama Pedra Branca. Meu bisavô chamava Geraldo Rodrigues Motta, o pai dele João Rodrigues Motta e a mãe Sudaria Motta. Se souber de algo, entre em contato comigo pelo meu instagram: @Nanykrvalho ou email: [email protected]

  72. Adorei saber a origem do sobrenome do meu avô Avelino José da Motta, português, só não sei como e quando chegou ao Brasil, Rio de Janeiro.

    1. Entra no FamilySearch e você monta sua árvore lá, e nos ajudamos um ao outro!
      Minha vó era Olga Alves da Mota, Muniz Freire ES.
      O nome do seu avô aparece lá neste site completamente igual. Pode ser ele. É só se cadastrar e fazer a pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *