Família Motta

A família Motta tem sua popularidade no Brasil. Este não é um sobrenome tão popular quando Oliveira ou Souza, mas também não chega a ser raro quanto alguns sobrenomes mais específicos. Confira abaixo a história de origem, modelo de brasão e mais sobre a família Motta.

O sobrenome Motta, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Motta

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geografica. Motta inicialmente era usado para denominar uma pessoa oriunda de uma das doze cidades ou de uma das varias localidades chamadas Motta.

O nome se origina do celta Mutt, que significaria saliência, elevação, colina ou acúmulo de terra, pedras e detritos. Dessa forma, o nome que deu origem ao sobrenome também é classificado como um toponímico.

A primeira pessoa a utilizar este nome para se diferenciar das demais seria um habitante de uma destas localidades, transmitindo posteriormente esta designação aos seus descendentes. Sendo assim, outras famílias também podem ser originarias da mesma região e por isso não pode se dizer que este sobrenome carrega uma família se um sangue só.

Variantes do sobrenome Motta

A variante mais conhecida do sobrenome Motta é Mota. No Brasil, as duas formas são pouco utilizadas. Mesmo assim, existem descendentes como todas essas grafias. Não se sabe ao certo qual delas é mais popular por aqui.

Brasão da Família Motta

Foram encontrados dois modelos de brasão para a família Motta. O primeiro é feito de um escudo partido em quatro partes. A primeira e a quarta parte são feitas em vermelho com um leão de ouro. A segunda e terceira parte são feitas de ouro com cinco flores-de-lis postas em sautor na cor verde.

O outro brasão encontrado, que parece ser bem mais antigo e tradicional é feito de um escudo metade prata, metade azul cum uma faixa roxa na diagonal que divide os dois lados. Na parte azul se encontram três estrelas, aparentemente de oito pontas e feitas de prata. A outra parte não possui nada.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

98 Comentários

  1. Adalberto says:

    Só sei que sou Adalberto C.da Motta. E que ha diferença diferença entre Motta e Mota.

  2. Rogerio H Motta says:

    Meu ancestral chamava-se Thomaz Jose da Motta (Coronel & vereador de Franca), falecido em 27/11/1907 em Franca… Creio ser de origem portuguesa, mas não consegui obter maiores evidências… Saudações aos Mottas

  3. Jameson Motta says:

    Bom dia! Meu nome é Jameson Motta de Souza Theodoro. Sou filho de Iracy Motta de Souza, neto de João Motta, bisneto de Júlio Motta e trineto de Luiz Motta. Minha família é toda da região sul do Espírito Santo. Estou procurando mais informações sobre minha família. Email.: [email protected]

  4. Afonso Alves da Mota Filho says:

    Família MOTA de origem do Minho Portugal, tem origem de um principado alemão, origem dos MOTA’s europeus, sendo que a família alemã incorporou o brasão dos MOTA portugueses. É isso mesmo?
    E a FAMÍLIA ALVES, também da região do Minho, dizem ser um nome abreviado de origem de ÁLVARES, de Pedro Álvares Cabral. Há vínculos familiares considerando ser da mesma origem e considerando Portugal e sua baixa densidade demográfica? Há similaridade familiar? Interessante a matéria. Ainda há algum distorções históricas, mas todas próximas.

  5. Francklim Mota says:

    Meu nome é Francklim Mota com um T meus pais e avós são d origem nordestina especificamente Paraíba é mito inserto dizer a origem da nossa família pois meus pais e avós pouco sabe da origem mas uns dizem ter o rugem d imigrantes europeus outros tbm d origem indígena .

  6. Jussara says:

    Minha mãe Iná Jeronimo Motta, nasceu no Espirito Santo onde temos vários membros da família, também em Minas, Goias, São Paulo e Rio de Janeiro, Miami. Nossos avós Antônio Jeronimo Motta e Zulmira Jeronimo Motta tiveram 12 filhos, 55 netos estamos na quinta geração.
    Adorei encontrar tantos Motta & Mota

  7. Josefa Mota says:

    Sou Josefa Eurico da Mota, meu Pai era Sergipano de Riachão do Dantas e veio para Itabuna, casando com minha mãe Maria Guimarães, gostaria muito de rever meus parentes em Sergipe. Ele me dizia que andava por Samba e Riachão do Dantas, dp para Itabuna, Barro Preto- Ba. Na minha família tem Mota com um T e com dois TT.
    Meu zap 7199961-2860

  8. Fco says:

    Também sou fco mota Lúcio meu avó Manuel mota arruda. Do interior de meruoca ce, chamado santo Inácio é até hj não sei direito de onde vem meu avó falava q era português tem algum por esse lado que sabia algo da nossa mota por essa região e-mail [email protected]

  9. Ruberval Mota Pena says:

    Olá, Sou Ruberval Motta Pena, meu bisavô chamava Marco Motta, Não tenho mais avô e minha mãe era a mais velha da familia faleceu em 2014, gosta de saber mais sobre a minha origem, Ha… Nós somos de origem do sudoeste da Bahia especificamente Vitória da Conquista e região.

  10. MARLI CORA CIARLINI says:

    Boa noite.Estou em busca de antenatos da familia Ciarlini ,onde localizei os documentos em GRANJA CEARA,
    GALDINA MOTTA (AS VEZES APARECE( Dina Mota)
    casada com PEDRO CIARLINI ( nome italiano> PIERLUIGI CIARLINI)
    casados em granja em 1902.ambos residiam em Oiticicas.CE.
    tiveram 17 filhos:
    maioria nasceram na regiao de granja-Ce.
    GALDINA MOTTA tudo indica que tinha um irmao JOSE PORFIRIO DA MOTTA casado com SALUSTIANA DA COSTA MARINHO.

  11. Elaine da Motta says:

    Oi, sou Elaine da Motta, moro em Ribeirao Pires – SP. Meu avô se chamava José tTolinho da Motta . Ouvi dizer q o sobrenome Motta é o nome de um vilarejo em Portugal.

  12. Erasmo motta macedo says:

    Sou motta com dois t desde pequeno aprendi que mota com um t só não tem parentesco algum com 2 é italiano e com um é portugues meus bisavos vieram em quatro imãos de minas gerais para são paulo um cursava o ultimo ano de medicina no rio de janeiro e junto com outros treis vieram para piraju sp onde um permaneceu outro foi para prudente e o outro apucarana pr e outro região de assis

    • J Mota says:

      Quem disse isso está equivocado. Não se sabe ao certo de onde se originou a família Motta ou Mota, se de Portugal ou da Itália, mas o certo é que os brasileiros Motta ou Mota são todos de origem portuguesa. Apesar de ter antepassados italianos por parte de minha vó materna, orgulho-me e me identifico muito mais com minha origem portuguesa, por parte do meu avô paterno.

  13. claudia mota says:

    Estamos tentando montar a nossa arvore genealogica, Mas até o momento encontrando um pouco de dificuldades… sou bisneta de italiano(Manoel Mota)… deve ter mais sobrenome.Bem nao encontramos nenhum registro do nome do bisavô, a não ser na certidão de inteiro teor da mamae.
    A minha família é do interior de campos dos Goitacazes RJ.um pouco da historia contada pela minha mae, ela é filha de Manoel Ribeiro Moço, filho do Manoel Mota. O vovô teve 26 filhos, dois do primeiro casamento:Silvina e Demétrio, o Demétrio sumiu, ninguém sabe dele até hj. O bisavô Manoel tinha duas irmãs, uma chamava Senhora, Então não sabemos se esse nome realmente era um apelidos a outra Rosa(Rosinha)nasceu cega… Minha mãe conta q ela pescava no rio.Entao, gostaria muito de saber informacoes dos descendente dessas tias, acho que assim seria menos difícil montar toda esse historia.
    Qualquer informação relevante entre em contato:[email protected]

    • Vera motta says:

      Sou vera Lúcia da Motta sou carioca do RJ de janeiro, gostaria de saber qual influência francesa tem no nosso sobrenome

    • Edilene Mota says:

      Olá Claudia,
      Tudo bem?
      Me chamo Edilene Mota, sou filha de Josefa Mota e meu avo se chamava Jerônimo Dantas da Mota, ele saiu de Sergipe para trabalhar no Sul da Bahia, deixou uns parentes em Minas com esse nome Demetrio. Muitos parentes deles se espalharam pelo Brasil, Sp, Paraná, MG e o Sul da Bahia.
      Meu WhatsApp é 99961-2860, moro em Salvador, mas sou da região Sul/Sudoeste. Entre em contato comigo.
      Te aguardo!

  14. Mario Sergio Leite says:

    Minha avó Alayde Motta Leite, filha de Ângelo MOTTA da comune de Monza, veio quando criança com imigração italiana em 1876 e outros irmãos, apenas com sua mãe Giuditta Arrigoni viúva de apenas meses antes do embarque para o Brasil.

  15. Ivan says:

    Olá meu nome é Ivan Motta moro na cidade de. Sobral CE nasci na cidade de Irauçuba CE na qual foi fundada pela família motta por volta de 1896 tenho uma pequena biografia narrada pelos mais velhos da família daqui do Ceará(se alguém enterresar pelo assunto deixe um e-mail [email protected])

  16. Meu bisavô italiano chegou sozinho,procuro por familiares dele . Pedro pires da Motta .ele casou e morreu em uba MG.

    • Luana says:

      Boa tarde, Janete!

      Meu nome é Luana, carioca, filha de “Angela Maria Motta Silva”, nascida em Ubá- MG, veio pro Rio com 3 anos de idade junto com sua irmã mais velha e seus pais. No caso, minha avó “Maria de Lourdes Motta Silva”, era a filha caçula, sua mãe faleceu no parto dela (nascida em 1930). Tinha irmãos mais velhos: “Adão Motta”, “Geraldo Motta”, “Maria da Conceição Motta” e “Sebastião Motta”. Nunca soubemos o paradeiro de Adão e Geraldo. Qto a Sebastião e Maria da Conceição tive contato até o momento que faleceram. Sebastião veio para o Rio tb e teve filhos, 3 homens (um já falecido). Maria da Conceição ficou em MG, foi parar em Bicas e posteriormente em Juiz de Fora, onde viveu até seu óbito. Ela teve 4 filhas, sendo, 2 gêmeas e uma delas faleceu pós parto; ficando assim 3 filhas. A gêmea sobrevivente veio para o Rio morar com minha avó. Nunca se casou, nem teve filhos e faleceu nova em um acidente aos 32 anos. As outras duas irmãs, permaneceram em Juiz de Fora- MG. Uma delas tem filhos e temos contato. A outra não sabemos muito.
      ***O pai da minha avó se chamava “Antônio Catulino Motta”, italiano. Casou no Brasil, minha bisavó era brasileira. Moravam em Rio Branco- MG e mudaram-se para Ubá- MG.
      Não sei como veio para o Brasil, se chegou pelo RJ, SP ou ES. Não sei se veio clandestinamente. Não sei como foi parar em MG. Tão pouco como, onde e qdo faleceu.

      ***Também, busco informações dele. Se mais alguém tiver algum parentesco com meu bisavô ou meus tio-avós desaparecidos Adão e Geraldo Motta. Peço que façam contato.

      Minha mãe, já é idosa, mas, sempre quis saber mais sobre esses três (avô e tios).
      Não sei se essa informação ajuda em algo pra você. Mas, qdo li a cidade de Ubá, julguei pouco provável que não haja parentesco, ou conhecimento entre eles. Muito embora, tem a questão do ano. Mas, Ubá era uma cidade ainda menor do que é hoje. Então, se souber algo sobre meus antepassados e me fornecer a informação, serei grata.

  17. Ricardo Motta Leães says:

    A Casa de Mosqueiros foi berço da família Mota, descendente de Rui Gomes de Gondar, que viveu no séc. XIII, e que, por habitar nas “Terras da Motta”, acrescentou ao seu nome o sobrenome Mota.

    Um dos seus descendentes, D. Jerónimo da Mota, estudou Leis em Siena, na Itália, e de tal forma lá se distinguiu como académico, que foi agraciado com a concessão de um escudo de armas que, depois, veio a juntar às armas da família Mota, sendo nisso confirmado pelo Rei D. João III, a cuja Corte pertenceu.

    Um seu filho, Braz da Mota, tomou o partido de D. António, o Prior do Crato, contra Castela, na crise da Independência de 1580, e terá sido essa a razão pela qual veio de Lisboa refugiar-se em Basto, na Propriedade de Mosqueiros.

  18. Melania says:

    Meu nome é Melania, não assino o sobrenome Mota, mas meu pai adotivo é Mota. Meu avô se chamava José Mota, ele veio da Ilha da Madeira e faleceu de câncer em São Paulo. Minha avó se chamava Maria Encarnação Marques, ela veio de Coimbra, e faleceu no estado do Paraná. Ambos os dois eu não tive oportunidade de conhecer infelizmente, mas tenho muita vontade de conhecer mais parentes.

    • Robson G. da Mota says:

      Interessante Melânia!
      Meu pai se chama Hipólito da Mota sergipano, meu avô Pedro Nizio da Mota. Meu pai sempre dizia que o pai dele era filho de português com escrava e seu nome era JOSÉ MOTA.

      • Ricardo says:

        Ola amigo Robson meu nome é Ricardo meus bisavós eram Mota eram Sergipanos vinheram tentar a vida na Bahia e construíram laços aqui acredito que podemos ser primos.

        • Josefa Mota says:

          Olá Ricardo,
          Meus parentes são de Sergipe das cidades de Riachão do Dantas, Lagarto e Samba. Meu Pai se chamava Jerónimo Dantas da Mota,
          Tenho alguns parentes perdidos em São Paulo, mas não conheço. Meu Pai veio para Itabuna tentar a vida no cacau, onde constituiu uma família que até hoje vive lá.

    • Evelyn says:

      Meu avô se chama José Mota tb ❤️

  19. Fernando da Silva Motta says:

    Complementando, sou de Vila Velha – ES. Membros da família em Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

    • Jeferson motta dos reis says:

      ola meu avô é de muniz freire espirito santo, se chama Antonio germano da motta e meu bisavô se chama manoel germano da motta, se alguem souber dessa familia, entra em contato comigo, whatsap 62986104721 ou [email protected], pretendo tirar a cidadania.

  20. Fernando da Silva Motta says:

    Olá pessoal, sempre soube que o “Motta” da minha família, veio de Portugal. Meu avô ´paterno
    Euclides Motta, aqui no Brasil da cidade de Macaé.

  21. Jadson Mota says:

    Olá, Pessoal! Meu nome é Jadson S Mota (S = Souza, gosto de abreviar). Há muito tempo faço pesquisas de Internet para saber a origem do Sobrenome MOTA). Moro em Porto Velho-RO, meus pais são Amazonenses. Meu avô paterno era neto de Portugueses. No entanto, o meu MOTA vem da minha vó-paterna. Os pais da minha vó (meus bisavós) vieram do Ceará, mas não sei de qual cidade cearense. E mais sei nada de meus Tataravós! Acredito que o nosso sobrenome é bem arcaico, mais tem uma história universal , pois está espalhado pelo mundo e nações, e muito bonita. Abraços a todos, pois considero todos os MOTAs/MOTTAs parentes ligados por uma História.

    • Jadson Mota says:

      A Prova dessa História são os diferentes Brasões da Família Mota/Motta

    • Olá Jadson Mota meu nome é Vitória Mota Sousa e eu sou aqui do Ceará. Á família do meu avô materno é da minha avó e toda Mota. Nos somos do Ceará minha família toda é daqui. Creio que o nosso sobrenome originou se daqui do Ceará pois provavelmente desembarcaram navios com italianos e originou a nossa família. Parece que somos primos distantes não é mesmo?! Rsrs gosto muito do meu sobrenome e fico feliz por ter origem italiana.

  22. Laira Motta says:

    olá ? eu sou Laira Roberta Motta, adorei saber que meus sobre nome tem valor e vou comprá o título está 68. 80€

  23. Iago says:

    Sou Iago Motta sou de origem Francesa. Que veio ao Brasil e residiu em Sergipe.e depois migrou pra Bahia. Nascir por aqui.

    • Ricardo says:

      Ola amigo olá iago meu nome é Ricardo meus bisavós eram Mota eram Sergipanos vinheram tentar a vida na Bahia e construíram laços aqui acredito que podemos ser primos. A tia de minha falecida vó ainda é viva e fala de como foi essa mudança vinheram de Sergipe para Bahia em animais de carga.
      Meu whatsapp 71 996182401

    • Edilene Mota says:

      Olá Iago,
      Me chamo Edilene Mota, meu avós se chamava Jerônimo Dantas da Mota, morador de Sergipe que saiu para viver no Sul da Bahia, gostaria de conversar melhor com vc para saber se somos parentes.
      Edilene Mota -7199961-2860(WhatsApp)

  24. LEONIDAS MOTA says:

    sou Leonidas mota agora entendo pq amo Israel ,sera que sou decendentes de algum deles. Ou portuguesa ou romana srsrsr …

  25. Washington Mota says:

    Boa noite
    Sempre acreditei que Mota é de origem portuguesa.
    João Pessoa PB

  26. Ederson W. Motta says:

    Ola, também sou um Motta não sei qual é meus antepassados, pois meus pais são separados desde que eu nasci. E me avô faleceu, então não tenho como buscar informações. Aí resolvi pesquisar na Internet. Reencontrei esse post. Bom fiquei meio perdido com os comentários, mas pelo oque entendi somos descendência Italiana. É legal saber sobre nossas origens, quando me perguntarem vou saber dizer de onde veio meu sobrenome.
    Vou mandar o link do meu face. https://www.facebook.com/hederson.mazuchi93

  27. osni motta says:

    ow legal minha mae eh tonini e meu pai motta de familhas italianas,, se vcs procurarem no google dom pedro ll vai ver ele sentado com seu medico comde da motta,,,

  28. Neemias Motta says:

    Neemias Motta. Em todos os comentários não vi ninguém do ES. Sou nascido em Cachoeiro Do Itapemirim. Meu pai se chamava Zeferino Motta Neto. Não sei nada sobre meu avô. Nasci em 25/02/56, no município de “Jacigua”

    • guilherme motta says:

      Pelo que soube de informação passada por minha mãe o MOTTA dela é originado do pessoal que venho do AÇORES para o RGS e depois foram para o Espirito Santo região de São Mateus ,o nome da avó dela era Camilla Rios MOTTA dizem que foi nome de escola em S. Mateus até hoje tenho retrato dela Camilla guardado e um filho dela Pindaro Rios Motta foi o pai de minha mãe JANICE e mais 3 irmãos dela Julio , Nadyr e Nelson nascidos entre os 1915 e 1920 .Essa é a historia de Motta no E,Santo que conheço praticamente nada.

    • Jameson Motta says:

      Bom dia! Meu avó também nasceu em Jaciguá. Após o casamento veio para São Gabriel da Palha, deixando todos os familiares em Cachoeiro. Estou procurando informações sobre meus bisavós e demais familiares. Se puder entrar em contato ([email protected]).

  29. Sergio Mota e Silva says:

    Os sobrenomes em toda Euopa se originaram de localidades, de árvores, de animais, et, etc. Se uma pessoa tem sobrenome igual não sigifica que é parente. Só uma genealogia pode esclarecer se há parentesco de um e de outro. Eu sou Mota/Motta de Portugal eu assino Mota e meu irmão Motta rssss. Mota significa colina, um monte de terra,um aterro etc. Tem tem origem romana e não esqueçam que os romanos dominaram a Península Ibérica deixando o idioma Latino que misturamos com outros como árabe, Celta, Hebraico,Lusitano, Suevo, Vandalos, Fenícios, Godos e Visigodos etc.O Portugues é uma grande mistura de povos. Deixo claro que a palavra mota era de origem Romana mas não significa exatamente que quem usa esse sobrenome tem origem italiana. Tem Motta na Itália, Mota na Espanha, Motte na França, Motter na Alemanha e Mott na Inglaterra. mas não se póde dizer que são parentes entre sí. Até + ou – 1300 só a nobreza tinha sobrenome na Europa. O que havia era tipo João da Mota significando que morava próximo a uma colina João Ferreiro mas como apelido e não sobrenome. No final esses apelidos foram oficializados. Tem João Pessegueiro. Ao acrescentarem oficialmente um sobrenome puseram o que queriam. Rodrigues onde o -es final significa filho de Rodrigo um modo que vem do Celta.Fernandes é filho de Fernando,Peres é filho de Pedro e assim por diante. É como no Ingles onde Davidson significa filho de David. Então em Portugal usaram mais os apelidos que foram oficializados. Pereira por exemplo era de quem planta pereira ou vivia próximo a uma plantação de pera.Sergio Mota [email protected].

  30. Luciano Barbosa says:

    Ola a todos, minha mãe ” Maria Victor de Mello” é da família Motta região de MG, nasceu em Pescador antigo distrito de Itambacuri no dia 05 de maio de 1948, sua mãe se chamava Margarida Victor da Motta e seu pai Felipe Pereira de Melo, sendo seus avos maternos Jose Victor da Motta e dona Inocência Victor da Motta teve mais irmãos sendo:
    Maria Guilhermina mora em Ipatinga MG
    Maria do socorro mora em Ipatinga MG
    Geraldo não localizado
    o que minha mãe mais gostaria e de encontrar o irmão e saber alguma noticia da mãe e familiares da sua parte materna, atualmente moramos no estado do PR

    • Edilene Mota says:

      Olá Luciano,
      Me chamo Edilene, sou neta de Jerónimo Dantas da mota e Maria Eurico guimaraes, meus avós tinham muitos parentes no PR, Sergipe, minas e no sul da Bahia, onde nasci.
      Minha mãe se chama Josefa Eurico mota, me contou que tinha um tio que havia constituído uma família em PR, ente em contato comigo.
      7199961-2860

  31. Milton da Rocha Motta says:

    Em 1400 e pouco os portugueses necessitavam de um rota marítima para as indias.
    Inventar a ideia da escola de nsvfgscso de Sagres e chsmsrsm suem sabia navegar. Franceses da Normandia e italianos de Gênova.
    É a origem dos Motta em Portugal. O episódio dos PORTOLANOS. Portugueses e italianos.
    Minha familia Motta veio dos Acores para Mariana MG e depois para São Sepe RGSul.

  32. Ivo da Motta says:

    Olá. Sou um “da Motta” brasileiro de Sampa. Meu avô migrou dos Açores para cá em 1926. Quando estive em Portugal, e passei por lá 6 meses, onde aprendi uma coisa que para nós é meio decepcionante.

    Pessoas pobres ou vassalos da idade média não tinham sobrenomes. Para “se diferenciarem”, já que os nomes eram os mesmos (joão, josé, maria), diziam de onde vinham ou das terras de quem eles eram vassalos. Não só em Portugual, mas na Europa medieval toda. Por isso, em “da Motta”, esse “da” significa que veio provavelmente da terra dos Motta. Portanto, não é uma família pura. É assim, com os “da Silva”, “de Souza” etc.

  33. ANTONIO CARLOS MOTA CHAGAS says:

    OLÁ BOA TARDE MEU É: ANTONIO CARLOS MOTA CHAGAS TB FIQUEI CURIOSO EM QUERER SABER A ORIGEM DA FAMÍLIA MOTA E ENCONTREI ESTÁ PAGINA E ACHEI MUITO INTERESSANTE E CONHEÇO MUITAS OUTRAS PESSOAS COM O MSM SOBRENOME MOTA

  34. walter motta dos santos says:

    Meu nome é walter Motta,meu pai se chamava Armando Motta,minhas origens Portugal ,do local chamado traz dos montes,tenho vários parentes no Brasil, com esse sobre nome que tem descendências portuguesas,muitos eu não conheço.
    Meu avo se chamava Leonardo da Motta e minha avó chamava-se Maria Albina,por parte de pai,e meus avós por parte de mãe se chamavam,Leonardo dos Santos e Maria Ismenia.
    Agora posso mandar fazer meu Brasão de família,pois ja o certo das minhas descendências.

  35. Joel Mota says:

    Boa noite!
    Sou Joel Mota, 25 anos e estudante de engenharia.
    Fiquei curioso quanto a origem do nome, meu avô veio do PE
    Sou de São Paulo capital z/s
    E gostaria de saber se existe encontro dos Mota?

    Fiquem com Deus

  36. Motta says:

    Muito legal saber mais sobre meu sobre nome: “MOTTA” (risos). Parabéns, excelente trabalho de edição.

  37. José Carlos Mota says:

    Minha família veio de Portugal com o patriarca chamado Ricardo Fernandes da Mota, em meados de 1860 a 1900 se estabeleceram em Caruaru-PE. Onde ainda tem muitos morando.

    • Lucas Mota says:

      Saudações, José Carlos! sou, também, um Mota – Lucas Mota, pra ser mais exato – de Caruaru – PE. Movido pelo interesse em conhecer a origem do sobrenome de forma a traçar uma árvore genealógica, iniciei uma singela pesquisa. Como vi que seu comentário é recente e objetivo quanto à cudade, pensei que pudesse me auxiliar no processo. Caso possa, fico imensamente grato.
      Deixo abaixo dados para contato:

      Facebook: Lucas Mota (https://www.facebook.com/lucas.daniel.5688)
      E-mail: [email protected]
      WhatsApp (81) 9 9173-9639

  38. CRISTIANO CUNHA SIMOES DA MOTA says:

    Sou Mota de Belém do Pará com raízes em Santarém no Pará. Minha descendencia dizem que foi de Português com Francês mas Italiano foi novidade!

  39. Karla Agda Botelho Mota says:

    Sou Karla Agda Botelho Mota, pensava que meu sobrenome era de origem portuguesa, mas acho que tenho que pesquisar mais um pouco kk.. Me disseram que eles vieram de Portugal juntamente com a corte em 1808 fugindo de Napoleão Bonaparte..

  40. Isaias Mota says:

    Legal saber disso, haha

  41. joyce says:

    Aqui onde eu moro não é comum ter este sobrenome na hora em que falam ficam MOTA haaaa eu é bom ser diferente

  42. Francisco Reno Viana Mota says:

    Sou Francisco Mota e me falaram que meu mota vinha dos Portugueses

  43. Renato Mota says:

    Eu tinha conhecimento que Mota era de origem Portuguesa. Aqui na minha região Sul de Minas, é bem forte esse nome. Muitas familias o carregam. Eu particularmente gosto muito dele.

    • Tatiana says:

      Renato, minha família também é do Sul de minas, de que cidade são, quero montar minha árvore genealógica.

      • Edmara says:

        Sou Edmara Rodrigues mota, meus avós vieram do sul de Minas
        Se chamam Djalma Rodrigues mota e clementina Zulato mota
        Tenho muita vontade de encontrar alguém dessa família

  44. Aryel Motta says:

    Achei que encontraria resultados sobre a França, há uma comuna com um castelo, onde vivem muitas pessoas com este sobrenome em questão, minha bisavó veio de lá, creio que lá é sua real origem já que é mais antigo que a rota no qual foi informada acima dando origens no nome em nosso país. Abraços

  45. Daniel mota says:

    Na minha familia tem primos com mota e Motta com dois t

  46. Daniel mota says:

    Muito legal saber

  47. Daniel says:

    Mota com orgulhoo

  48. DANILO MOTTA says:

    LEGAL SABER DE ONDE VIM

  49. OI sou Jose Vitor da Mota , pensei que meu sobre nome tinha vindo da Franca mais to errado kk

  50. josevitordamota says:

    OI sou Jose Vitor da Mota , quando minha familia chegou no Brasil era sobrenome Motta , ai passou um tempo coloco Mota so com 1 T , ai quando chegou no ano 1980 come sou a coloca o (Da Mota ) .

  51. Sheila Mota says:

    Existe um encontro da família Mota/Motta. Alguém sabe dizer algo a respeito?

  52. Alcides Motta says:

    ALCIDES MOTTA, filho de Afranio Raphael Motta, meu pai nasceu em Pindamonhangaga S.P. viveu em São Paulo – São Paulo.

  53. Meu nome tem oliveira e mota minha familia é um pouco estranha bom acho porque meu pai é da area rural e minha mae ė da cidade poço disser que
    Minha familia é de uma grande linha de antepassados!!

    #Minhafamilia arrebenta

  54. Márcio Araújo Motta Filho says:

    É MUITO BOM SABER SOBRE NOSSOS ANTEPASSADOS, MINHA FAMÍLIA VEM DE JUIZ DE FORA MG, BIS AVOS E AVOS PAIS E TIOS SOU DO PARANÁ RADICADO EM BRASILIA DF.PARABÉNS PELO ENRREDO…..

  55. DANILO MOTTA says:

    GOSTEI MUINTO DE SABER DE ONDE EU VIM SOU BISNETO DE ALVARO F MOTTA EM ALTO JEQUITIBA MG

  56. Daniele says:

    Eu sou Mota tb
    Os meus vieram de Recife,minha mae nasceu em Pernambuco, seus pais ; mae de Goiana PE e pai: Aberardo Batista da Motta , de RN Mossoro ee stes eram de Espanha (Galicia)de onde vieram pelo que soube, voltaram…
    Havia familia na Galicia e uma prima de meu avo foi viver em Portugal : Isaura Motta
    nao sei muita coisa mas gostaria de masdetalles se alguem tem aarvore geneologica dos MOTTA em Rio Grande do Norte.
    Obrigada!

    meu imael e : [email protected]

    Daniele de Andrade Mota

  57. maria aparecida da silva motta says:

    muito bom saber minha origem.maria aparecida da silva motta

  58. RAQUEL MOTTA CHAVES says:

    Muito bom saber sobre o meu sobrenome.Sera que temos muitos parentes por ai? Minha mae veio de Sao Joao Del Rei.

    • Kyvia says:

      Oi Raquel, sou Mota também
      Nao sei muito sobre minha familia mineira
      Meu pai era de SJ del Rey e meu avô de Ouro Preto
      Nasci e moro em Natal
      O nome do meu avô era Geraldo Vidigal Mota e não conheço nenhum Mota da familia do meu pai
      Queria saber se tenho parentes em Minas
      Meu avô morreu jovem e meu pai foi levado embora de Minas

  59. Delso Almeida da Motta says:

    Adorei saber a origem do sobrenome do meu avô Avelino José da Motta, português, só não sei como e quando chegou ao Brasil, Rio de Janeiro.

  60. Bruno Motta says:

    Bom, mais podia ter mais conteúdo. Mais obrigado

  61. Evelyn Mota says:

    Adorei saber sobre a origem do meu sobrenome mais o meu e só com um T o testo da minha família e com dois

  62. Marcos mota says:

    Não sabia q mota .tinha um significado tão forte

  63. André Motta says:

    Por isso eu tenho uma atração pela Itália. Legal saber a origem da familia da minha mãe.

  64. Carol Motta says:

    Adorei saber sobre meu sobrenom!!! Amo os MOTTA !!!

  65. alcides motta says:

    Muito bom saber a origem

  66. alcides motta says:

    Legal saber

Deixe um comentário