Família Munhoz

Confira abaixo a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da Família Munhoz.

O sobrenome Munhoz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Munhoz

O sobrenome Munhoz possui origem espanhola, mas é considerado como um sobrenome português. Segundo os relatos, Munhoz provem do nome Munho que deriva para Muniz e de acordo com algumas variações passa a ser Munhoz.

Segundo os genealogistas a linhagem dos Munhoz começou com D. Munhon Rodrigues, e passou para D. Rodrigo Munhoz e para D. Diogo Munhoz que trabalhou como mordomo para o rei de castelã e de Leão, D. Afonso VII.

Nesse período só os nobres e o clero tinham sobrenome. Os cidadãos comuns possuíam apenas o nome. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de popularizar os sobrenomes para facilitar na cobrança de impostos. O dinheiro arrecadado pelo rei era destinado à manutenção do exército, uso pessoal e como uma forma de mostrar seu poder diante da maioria.

Curiosidades

Os primeiros Munhoz que vieram para o Brasil eram militares que foram para o sul. No Paraná foi escrito um livro para mostrar a importância de Caetano José Munhoz. A maioria dos Munhoz são seus descendentes.

Caetano foi o primeiro a construir um engenho de erva-mate em Curitiba em 1834. Seu engenho era chamado de Engenho da Gloria e com os altos lucros obtidos ele se transformou anos mais tarde no Imperial Fábricas de Erva-Mate de Francisco Fasce Fontana.

Variantes do Sobrenome Munhoz

O sobrenome Munhoz possui algumas variações e entre elas podemos citar Muni, Muniain, Munibe, Munich, Munhós e Munhoenz.

Brasão da Família Munhoz

O brasão da Família Munhoz tem as cores da bandeira da espanhola. O timbre possui quatro penas e está sobre o virol. Ambos têm as cores vermelho com amarelo. O elmo é todo de metal com uns detalhes amarelo e os paquifes se alongam até os lados do escudo e possuem a mesma cor que o virol.

brasao-sobrenome-familia-munhoz

O escudo é todo detalhado e tem o desenho de duas bandeiras que provavelmente fazem alusão a bandeira espanhola, pois possuem a mesma cor. O outro desenho é representado por duas cruzes iguais às que eram registradas nas cruzadas.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

57 Replies to “Família Munhoz”

  1. Olá, sou Dulcinéia Munhoz, nasci em Uruguaiana RS, venho fazendo genealogia a algum tempo. Tenho o livro José Caetano Munhóz, família ilustre em Paranaguá, muito interessante.
    Quem quiser pesquisar registros antigos de nascimento, falecimento, imigração, batismos, há um acervo gigantesco administrado pela igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e de graça. É só procurar uma unidade e dizer que gostaria de ajuda com sua genealogia, levem pronto um gráfico de 5 gerações isso facilitará bastante (não precisa estar completo) consegui bastante informações. Achei muito legal

  2. Boa noite que legal sou de Bueno Brandao MG perto da cidade de Munhoz MG tem muitos primos por lá tbm interessante saber a origem tbm .

  3. Sou Ariandro Munhoz, filho de José Munhoz filho, neto de José Munhoz, bisneto de Henrique Munhoz, meu bisavô veio da Espanha, se tive algum parente que faz parte dessa Árvore genealógica, quero mais detalhes sobre nossa geração

  4. meu avô foi dado pra uma mulher criar chamada Joaquina Rodrigues na cidade de Campo Alegre SC Mas meu avô era filho de Joaquim Munhoz só não sei onde ele morava.

  5. Eu sou Paulo Rogério Rodrigues de Lima meu sobrenome e Rodrigues de Lima foi dado a mim porque meu avô foi dado pra uma mulher criar chamada Joaquina Rodrigues na cidade de Campo Alegre SC Mas meu avô era filho de Joaquim Munhoz.

  6. Meu sobrenome e Munhós pela variação do sobre nome será que encontro alguma dificuldade em aplicar a cidadania? Meu avô véi da Espanha mais não sei qual região oq faço pra conseguir e detalhe e assinava com Munhoz alguém pode me ajudar?

  7. Sou VITOR MUNHOZ de nova Iguaçu Rio de Janeiro esse sobre nome e diferente no Brasil eu acho q todos nós somos de uma geração de Munhoz família quero conhecer todos vcs

  8. Meu nome é Maria de Lourdes Munhoz.
    Meu avô paterno, pai do meu pai Joaquim, chamava-se Fernando Munhoz. Era de Málaga, Espanha.
    Ao desembarcar no Brasil, foi morar em Gavião Peixoto, Nova Europa, povoados nas proximidades de Araraquara.
    Mais tarde, já casado e pai de muitos filhos, foi morar em
    Marília .
    O filho mais velho dele, o Joaquim, meu pai, é um dos filhos que não foi para Marília.
    Em 1931, esse filho mais velho, já casado com a Albina e pai de quatro meninos, foi para a Noroeste, na regão de Araçatuba e aí morreu e nessa grande cidade, está sepultado.

  9. tambem gostei de saber um pouco mais da origem de meu nome….
    me chamo JANIO MUNHOZ MORTADA.
    MINHA MÃE É MUNHOZ, NASCEU EM BELO HORIZONTE E MEUS AVÓS VIERAM DA ESPANHA.

      1. Ah não consigo ir mais além…
        Minha avó se chama Eva Silva Munhoz…
        …minha mãe é Maria Munhoz…
        Meu pai não me registrou ele é Olegário…
        Mais tenho sobrenome da minha mãe…Sou Alex Sandro Munhoz.
        Minha mãe é natural do Rio Bom-PR

  10. Carlos Severo Munhoz
    Origem Rio Grande do Sul Bage e São Gabriel Gabriel
    Avô paterno Odorico Munhoz
    Gentileza fornecer dados da origem da família
    Munhoz que migrou para o RS.
    No aguardo

    1. Oi. Sou Marcelo Munhoz Alves, natural de Rosário do sul. O nome de solteiro da minha mãe é Marlene Munhoz Rodrigues e ela é natural de São Gabriel/RS.

  11. Meu nome é Wilson Munhoz Jr, meu bisavô veio da cidade de Málaga para Penápolis SP, meu avô se chama Manoel Munhoz e morou no bairro da Mooca e depois foi para o bairro do Parque São Lucas na cidade de São Paulo. Faleceu em 2015 e minha avó mora lá até hoje.

    1. Sou Fernando Munhoz, meu bisavô tbem veio de Málaga-Espanha Raphael Munhoz Galves, meu avô Raphael Munhoz Lavado nasceu em Promissão-SP em 1928.

    1. Ich finde es auch sooft so schade mit Asos. Tolle Schnitte, schöne Farben – aber das Material macht es einem halt immer ungÃm¶lich, den KAUFEN Button zu drücken. Blöd.

  12. Meu nome é Carlos Munhoz e amei saber a história da minha família. Meu Avô desembarcou em Santos vindo segundo eu soube, de Granada na Espanha e ele se chamava Venancio Munhoz!

    1. Meu bisavô também é de granada da cidade de ugijas jose Castilho munhoz e maria Castilho Pastor meu avô Estevão Castilho Castilho.porque seus pais eram primos

  13. Meu nome é Carlos Munhoz , Meu avó Miguel Munhoz , Tinha apenas 14 anos de idade quando embarcou em um navio na Espanha e chegou no Brasil ., Meu avó nasceu na cidade de Málaga localizada no sul da Espanha .

    1. Sou Fernando Munhoz, meu bisavô tbem veio de Málaga-Espanha Raphael Munhoz Galves, meu avô Raphael Munhoz Lavado nasceu em Promissão-SP em 1928.

    1. Sou jonathan munhoz, filho de marilia munhoz que é filha de manoel munhoz, que é filho de jandyra munhoz, que é filha de francklin soares munhoz e elisa reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *