Família Nascimento

A família Nascimento é bastante conhecida no Nascimento. Por aqui é possível encontrar descendentes dos Nascimento em todos os cantos. Este nome chega a ser popular na América do Sul e também em alguns cantos do mundo. Isso se dá pelo fato de sua origem que acaba abrangendo a história de muitos países. Confira logo abaixo como surgiu o sobrenome Nascimento e um pouco da história e curiosidades deste sobrenome.

Origem da Família Nascimento

A origem deste sobrenome é religiosa e faz referência ao nascimento de Jesus Cristo. Antigamente era comum que os bebês que nasciam no dia de Natal recebessem o sobrenome nascimento mesmo que sua família não o carregasse. Hoje em dia a prática não é tão comum, mas ainda é possível conhecer casos de pessoas muito religiosas que prestam essa homenagem através de seus filhos.

Com o passar do tempo, o sobrenome que foi criado somente para homenagem, passou a ser disseminado entre os descendentes. Algumas famílias se firmaram com este sobrenome, enquanto outras tinham algum sobrenome que se sobressaia sobre o Nascimento.

Há também uma possível origem toponímica deste sobrenome. Alguns acreditam que os povos de Nassau possam ter utilizado o mesmo sobrenome para alguns de seus filhos, que acabaram se espalhando pelo mundo carregando o nome da família. No entanto, a origem certa que mais prevalece é a portuguesa religiosa.

Curiosidades do sobrenome Nascimento

Como já foi falado, o sobrenome Nascimento é uma forma de homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. O sobrenome que inicialmente era utilizado como segundo nome passou a dar o nome à diversas famílias tanto em Portugual quanto em outras regiões do mundo.

Por ter surgido de uma homenagem, deve-se deixar claro que os Nascimento não são incialmente do mesmo tipo sanguíneo e nem necessariamente da mesma região. Dessa forma, há mais de uma família com este sobrenome.

Brasão da Família Nascimento

A família Nascimento possui dois brasões que são basicamente bem parecidos um com o outro. O primeiro e mais comum é feito de um escudo azul que carrega ao centro um leão bípede dourado. A diferença do primeiro para o segundo se dá pelo fato de que o escudo de fundo é quadriculado com as cores azul e ouro.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

42 respostas para “Família Nascimento”

  1. Eu me chamo Taloana lima, estou procurando alguns parentesco de Marina Nascimento de Carvalho Salvado Bahia, minha avó ElinaNascimento de Carvalho

  2. Bom dia gostaria de saber qual o estado no Brasil tem mais Famílias nascimento, pois gostaria de encontra minha descendência,meu nome é Silviane gomes do nascimento, sou de Belém PA.espero mais noticias.

  3. Bom dia gostaria de saber qual o estado tem mais famílias com esse sobrenome,pois meu nome é Silviane Gomes do Nascimento e nã
    o sei nada da minha descendência,obrigada e espero noticias .

    1. Boa noite!!!
      Minha tem este mesmo sobrenome, e veio para o Rio de Janeiro sem nenhum parente, gostaria de saber mais sobre o mesmo. Encontra alguns parentes da mesma.

  4. Boa noite Nascimentos , Ao ler os comentários,notei que existem muitos “Nascimetos” no Nordeste e Sudeste.Meu nome é Gerson do Nascimento,filho de Jaime do Nascimento,este natural de Laguna /SC,e neto de Vergilho do Nascimento,natural de Imarui/SC.Se porventura algum de vcs saberem de algum parente que veio para o Sul,mande um alo..Pode ser que descubra a origem da familia.Obrigado.

  5. Olá boa tarde,meu nome é José Edivaldo do Nascimento,meus avós eram Antônio Juvenal do Nascimento e Ana Maria de Jesus,já meus pais eram ,José Juvenal do Nascimento e Terezinha Ferreira da Silva,eu sou Nascido no Poço das Trincheiras Alagoas.
    Gostaria de encontrar meus parentes pelo mundo, quem obtiver alguma informação me chamem no e-mail: Edivaldo.jen@gmail.com

  6. Olá, minha família Nascimento, até onde conheço, por parte do meu avô materno (Antonio José do Nascimento), que residia em Curral de Cima – Paraíba, cidade de Mamanguape.

  7. Olá sou Fabiano Antônio do Nascimento o nome do meu avô é Geraldo Antônio do Nascimento e meu pai é Sérgio Antônio do Nascimento natural de três Pontas Minas Gerais e gostaria de obter informações sobre meus familiares Moro em Mogi das Cruzes São Paulo pois não tenho nenhuma informação de meus familiares como primos de meu pai pois meus avós já faleceram e meu Pai já está bem debilitado, meu avô era moreno meu pai negro pois minha avó era negra dona Vitalina.

    Contato pelo whatsapp: 11 97520 – 5507 Fabiano

  8. Meu pai é negro, ou melhor, toda sua família é negra. Sobrenome “do Nascimento”. Minha mãe é branca,ou melhor, toda sua família também. Sobrenome “Silva”.

  9. Sou Nascimento, de Minas Gerais Brasil.. Procuro por meus parentes distantes de São Francisco e arredores, em Espirito Santo. Alguns nomes: Bernardina, Bertulina, Belarmina, Júlio e Julieta. Manuel, Antenor e Eliziara. Maria, Moacir e Geci. Nestor, Teodora e Paulo. Esses são alguns dos que procuro no Espirito Santo. Se tiver alguém na família de vocês com um desses nomes e mais de 70 anos, me contate. Pode ser um dos nossos Nascimento’s.

  10. Tornar-se cavaleiro templario era durante a formacao da nossa nacionalidade uma opcao muito vatajosa porque se ingressava na melhor das escolas de artes marciais ,porque estes cavaleiros nada fazia

    m para alem de orar e treinar tecnicas de combate ensinados pelos mestres (como os actuais monges budistas de Schaolin na chjna) .Depois participavam nos saques das cidades mouras que eram as mais ricas do seu tempo (os templarios portugueses ficaram com o saque de cidades como Toledo Cordova Sevilha entre outras ) Este tipo de vida atraia muitos segundos filhos de toda a nobreza europeia porque nao eram obrigados a tomar o lugar do pai como os primogenitos porque tambem nao recebiam a fortuna e os dominios dos pais . Contudo ao ingressar na ordem perdiam o nome de familia e teriam de adoptar um nome relegioso (do nascimento e um deles assim como da trindade ou da assuncao ) podiam contudo manter o brazao de familia (seria elegitimo usar um escudo de familia que nao fosse a sua assim como uma grande desomra e poderia sofrer perseguicao pelos legitimos detemtores do brazao ) .tambem e notoria a semelanca dos nomes Nassao e Nascimento .

    1. Meu tataravô era João Batista do Nascimento pai de Antenor Batista do Nascimento e Cristiano Batista do Nascimento, são da região Leste de Minas Gerais ( Caratinga/Dom Modesto/ Muriaé) estou a procura de parentes meu e-mail é kamilakivia.rosa@gmail.com. Segue alguns nomes que estou a procura: Sebastião Batista do Nascimento, Alberto Batista do Nascimento, Antônio Batista do Nascimento, Joaquim Batista do Nascimento,José Batista do Nascimento,Maria Batista do Nascimento, Marina Batista do Nascimento, Nestor Batista do Nascimento, Ninervina Batista do Nascimento( todos irmãos).

  11. Osvaldo nascimento. meu pai e de feijó no acre, ele saiu muito cedo de casa e eu não conheci os parentes dele. meu pai se chamava Higino Lopes do Nascimento, filho de Rufino Lopes do Nascimento e Antonia nascimento

  12. Eu Valdir Dias do Nascimento nasci em São Paulo em,outubro de 1956 meu pai João dias do nascimento é natural de Itiuba Bahia nascido na cidadezinha por nome Andorinha,filho de Sinplicio dias do nascimento que era casado com Maria Isabel ,minha avó que tinha mais filhos tais como Adão,Nicolau,Antonio ,Amancio,Cilirio, bebé, hoje moro no mato grosso telefone entyre em contato pelo imail anexo. obrigado

  13. Bom dia, pessoal alguém pode me ajudar, meu sobrenome tambem é Nascimento, fiquei muito curioso, a respeito da história dos meus antepassados, como faço pra montar minha arvore genealógica?, alguem pode me ajudar, meu pai nasceu em minas, meu avo em pernambuco.

  14. Meu nome é Deimes do Nascimento Gomes, sou do Piauí, filho de Teresinha de Jesus do Nascimento Gomes e Cesario Pereira Gomes. Gostaria de saber mais sobre a descendência desta familia por aqui e pelo Brasil.

    1. Olá “Prima”,

      Pois estou percebendo a quantidade de Nascimento não só em Portugal, mas também no Brasil.
      O meu ramo, até onde consegui recuar (1820), vem dos concelhos de Vila do Bispo e de Aljezur.
      O costume de apelidar de Nascimento os nascidos no Natal (data) veio a dar origem a vários ramos sem afinidade.

      Vou continuar a minha investigação que, não se prevendo nenhuma ascendência nobre, isto é, não somos de linhagem fidalga mas sim da gleba, pode dificultar o encontro e descodificação dos registos paroiquiais.

      Abraço

      Carlos Nascimento

  15. Caro “primo” Manuel,

    Por favor explique melhor como é que concluiu que o nosso mais distante antepassado tenha sido templário?

    O senhor tem alguma recolha sobre a origem da família? Em Portugal?

    E a relação com os Nassau, como é que apareceu?

    Obrigado.

    Carlos (em Almada)

    1. compare os brazoes das familias Nassau ,Do Nascimento e Castelo Branco (ou castelo dos Brancos} este ultimo foi um cavaleiro templario que se destinguio na tomada de Ceuta recebendo a cidade como recompenca e adoptando o seu nome mas nao abandona o brazao dos Nassau ,Do Nascimento

  16. normalmenre os nomes relegiosos eram adoptados pelos segundos filhos de familias nobres pois que nao iriam herdar os pertences e ingressavam em ordens relegiosas mikitares pela antiguidade do nome a primeira destas ordens em Potugal foi a ordem do templo .
    os escudos exibem normalmente as armas em que os seus dignatarios eram especialistas : espadas , machados ,matracas o leao e simbulo de bravura portanto o primeiro dos Do Nascimento tera sido um destemido templario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *