Família Nery

Um sobrenome muito comum aqui no Brasil, a família Nery vem da França. Conheça sua origem, curiosidades, variantes do sobrenome Nery e o brasão oficial que representa a família.

Origem da Família Nery

Muita gente tem dúvidas quanto a origem do sobrenome Nery. Muitos acreditam que a alcunha seja originária da Itália. A verdade, é que apesar de equivocados, este erro possui um certo sentido.

Isso porque o sobrenome Neri escrito com a letra “i” surgiu na Itália. Já a alcunha escrita com a letra “y” é de origem francesa.

Como podemos ver, os nomes podem passar por alterações devido à localização, influência cultural e até mesmo linguística.

Curiosidades

Nery é um sobrenome bastante comum aqui no Brasil, com uma incidência de 77.272 pessoas registradas com o nome. Ele também pode ser encontrado nas Filipinas, no México, na Guatemala, em Portugal, Estados Unidos, dentre outros países localizados em continente americano.

No Brasil, no ano de 1770, o francês Jacques Nery chegou ao Brasil, se estabelecendo em uma região de Minas Gerais. O homem que possuía muitas terras acabou se envolvendo com uma de suas escravas, que engravidou. Começa então a descendência de Nerys pelo país.

Variantes do sobrenome Nery

Existem muitas variantes deste sobrenome ao redor do mundo. Podemos citar por exemplo, os apelidos:

– Neri;

– Nero;

– Neres;

– Neery;

– Neroy;

– Neery;

– Newry;

– Nerey;

– Nuriel;

– Neria;

– Nerya.

Os sobrenomes possuem variantes por conta de alguns fatores, que vão desde cultura a linguística. Por isso, é muito comum ver o mesmo nome escrito de formas diferentes.

Brasão da Família Nery

O brasão da família Nery tem como cores predominantes o preto, o prata, o vermelho e o dourado. O escudo é dividido nas cores preto e prata e sobre eles há um leão em posição de ataque.

Sobre o escudo, há o timbre, que é representado pela cabeça de um cavaleiro medieval. Sua armadura é prateada, com detalhes em ouro e vermelho. O cavaleiro tem sobre sua cabeça uma tiara de ouro e outras pedras preciosas, além de um leão dourado. Cercam o timbre e o escudo penas nas cores preto e prata.

Veja o brasão: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/f6/db/28/f6db28b09df8c0ae32c4dd2a994e2a84.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

27 Replies to “Família Nery”

  1. Sou Marcos, filho de Iraci Nery Nogueira, filha de Maísa Nery Nogueira, filha de Maria de Lourdes Nery Santos…..Somos da região de Itagi-Bahia, gostaria de reencontrar mais parentes….

  2. Boa tarde Família Nery,carrego esse sobre Nome com muito orgulho,minha Vó Joana Nery deixou essa herança maravilhosa pra mim e para os meus . Forte abraço a todos

    Luciano Nery

  3. Sou José nery carneiro, nome do meu avô é Francisco Nery da Conceição filho,o nome do meu bisavô é Francisco Nery, veio da cidade do Crato do Ceará para o Amazonas em 1910….

  4. Meu nome e Arthur Vinícius Nery Mendes e o Nery veio da minha mãe que é paranaense, a minha avó, o meu avô e os outros seis irmãos da minha mãe saíram de Minas gerais para o Paraná há muito tempo. E o Nery da minha mãe veio do meu avô.

  5. Mds, minha família toda tem. O por exemplo Karoline Rebeca Nery Da Silva, isso foi uma pesquisa pra escola, a princípio achei que fosse uma pesquisa chata mas…abriu meus olhos nossa!!! Amei❤️

  6. Existem documentos ( falo isso por conta do meu processo de cidadania italiana ) comprovando q tbm vieram Nery da Itália . Alguns navios atracaram na Bahia e outros em SP , isso tudo em Abril de 1.885 .
    Alguns mativeram o sobrenome Nery e outros foram adicionados o “Del” na frente , ficando o sobrenome “Del Nery” .

    1. Sou José nery carneiro, nome do meu avô é Francisco Nery da Conceição filho,o nome do meu bisavô é Francisco Nery, veio da cidade do Crato do Ceará para o Amazonas em 1910….

  7. Meu nome é jonatas d. S. Nery o nery que veio do meu pai Gilson Nery que veio do meu avô Waldonier B. nery e ambos nasceram no Rio de Janeiro!!!

  8. Meu nome Donilson S. Nery, e meu avô se chamava Luiz Gonzaga Nery…pulei a parte de meu pai que se chamava Almir Almeida Nery.. sou de manaus e meu pai também, mais não sei a origem de meu avô…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *