Família Nobrega

O Brasil possui uma grande variedade de sobrenomes, graças à imigração de estrangeiros após a colonização do país pelos portugueses.

Um sobrenome muito comum aqui, Nobrega, veio justamente dos nossos colonizadores, os portugueses; e por esta razão, possui uma grande incidência e famílias registradas.

Conheça a origem deste sobrenome, suas curiosidades, variantes do sobrenome e os brasões pertencentes à família Nobrega.

Origem da Família Nobrega

O sobrenome Nobrega é originário de Portugal. Nobrega pode ser considerado em algumas localidades como uma variante de Nóbrega, mas isto varia da localidade.

Nobrega também é uma variante do sobrenome topônimo céltico, Anlubriga. Sobrenomes topônimos são alcunhas originárias de um nome geográfico, que podem ser um município, uma região, vila, rio e logradouro.

Curiosidades

No mundo, Nobrega ocupa o ranking de 7.049° sobrenome mais popular. No total, há mais de 76.800 pessoas registradas com esta alcunha em todo o mundo. Por ser originário de Portugal, Nobrega possui mais registros no país e no Brasil.

Os 10 países com maior distribuição do sobrenome Nobrega são: Brasil (62.310), Portugal (4.063), Angola (3.401), Venezuela (3.061), Estados Unidos (1.123), África do Sul (986), Argentina (433), Inglaterra (350), Canadá (325) e Espanha (221).

Variantes do sobrenome Nobrega

Existem muitas variantes do sobrenome Nobrega pelo mundo. Alguns deles são: Nóbrega, Nobriega, Nobreg, Nobriga, Nobraga, Noberga, Nobregg, Nãbrega, Nobriaga, Noberg, Nabriga, Nebriga, Noberek e Nobrigo.

Brasão da Família Nobrega

A família Nobrega é alguma das famílias que possuem mais de um brasão. Ela possui dois brasões, com características bem diferentes uma da outra.

O primeiro brasão é constituído de um escudo listrado nas cores marrom e vermelho. Acima do escudo, está localizada a cabeça de um cavaleiro medieval, de perfil. Envolvendo a cabeça do cavaleiro e o escudo, há folhas nas cores marrons e vermelhas, tanto ao lado direito quanto esquerdo.

Veja o brasão: https://www.myheritageimages.com/F/storage/site1787311/files/00/01/86/000186_80298150secfhrca82402d.jpg

Já o segundo brasão, é bem simples. Ele possui um escudo listrado muito semelhante ao primeiro brasão, só que nas cores vermelha e amarela. Sobre o escudo, há uma ave marrom pousada, com as asas abertas.

Veja o segundo brasão da Família Nobrega:

https://4.bp.blogspot.com/-SUM93-KD0ZA/UWMnt-E7l8I/AAAAAAAAAOM/RN2ck6JWwLg/s1600/imagesCAH7V839.jpeg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

34 Replies to “Família Nobrega”

  1. Olá. Meu nome é Jean Carlo Nóbrega. Moro no Ceará. Sou Neto de Antônio Adil da Nóbrega. Sei que ele era da Paraíba, acredito que da cidade Catolé do Rocha. Estive em Patos esses dias, fiquei surpreso com a quantidade de comércios que levam nosso sobre nome. Acredito eu, que a Paraíba seja o estado do Nordeste com maior número de parentes.

  2. Sou Nóbrega, filho de Antenor Dias da Nóbrega e meu avô paterno é Sérgio Gustavo da Nóbrega, oficial da Marinha que se aposentou em Ladário MS. Meu pai tem origem na cidade de Parelhas RN. Não conheci meus avós paternos e nem os familiares de meu pai. Moro atualmente na Paraíba. Gostaria de localizar algum parente.

  3. Meus pais são de pernambuco, minha avó tem sobrenome maria alexandrina de Nóbrega , minha mãe foi adotada, ela falava que Manoel de Nóbrega era tio dela, não sei como buscar minhas raizes

  4. Eu sou Nóbrega também, Beatriz Nóbrega, sou de Lisboa, Portugal, gosto muito do nome Nóbrega, tem ar de realeza, ahah .Eu sou Nóbrega por parte do meu pai que nasceu em Vila Real em Portugal. Eu primeiro pensava que era um nome mais raro mas depois descobri que havia muitos Nóbregas.

  5. Sou Nóbrega da Paraíba. Meu pai: Itamar Dantas Nóbrega; Meu avô: Jerônimo Leite da Nóbrega(Leo); Meu Bisavô:Jerônimo José da Nóbrega Neto (Giló): Meu trisavô:Jerônimo José da Nóbrega 2°

    Tenho o livro A Família Nóbrega de Trajano Pires de Almeida.

    No livro consta que Manoel Alves da Nóbrega, filho de José da Nóbrega, mineiro e Isaabel Ferreira da Silva, paraibana, veio de Santa Luzia e aí contraiu casamento com D. Maria José de Medeiros, conhecida na intimidade como Babanca, em 1765 instalando-se no Sítio São Domingos. Constitui família tendo 13 filhos:
    – Anastácio Alves da Nóbrega
    -José Ferreira da Nóbrega
    – Maria José de Medeiros Nóbrega
    -João Alves da Nóbrega
    – Manoel Alvares da Nóbrega Júnior
    – Isabel Ferreira da Silva
    – Jerônimo José da Nóbrega ( Meu tetravô)
    – Francisca Maria de Medeiros
    – Ana Maria de Medeiros
    – Antonio Alves da Nóbrega
    – Francisco Alves da Nóbrega
    – Joaquim Alves da Nóbrega
    -Inácia Maria de Medeiros

  6. Meu nome é Maicon Nobrega, meu bisavô também veio da ilha da madeira e se chamava Adolpho Nobrega,sou do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul

  7. Acredito que todos os Nóbregas chegaram de Portugal através da Paraíba. Não tenho o sobrenome Nóbrega, ele era da minha avó (Francisca de Almeida Nóbrega) ela nasceu em Sousa-PB.

  8. Sou Nóbrega, descendente da Malhada do Umbuzeiro em Junco do Seridó na Paraíba. Sou trineto do Capitão Justino da Salamandra , bisneto de Martinho Alves da Nóbrega, (Capitão Nóbrega), neto de Joana Alves da Nóbrega, e filho de Mário Alves da Nóbrega.

  9. Sou Nobrega, e descobri que veio da ilha da Madeira ,
    Fui até a Madeira e percebi ser muito comum , de Nobrega e da Nóbrega , tem vários comércios , super mercado , açougue, com o nome Nobrega

      1. Muito interessante, também descobri que o Trindade é de Portugal, pois sou Nóbrega Trindade Filho de Maria daguia Nóbrega Trindade de Patos Paraíba

        1. Cecília Nobrega 26/07/2020 Sou nascida em Sousa/Pb mas, resido atualmente nos EUA o nome do meu pai era Francisco Vieira da Nobrega. Fiz o DNA aqui para saber minhas origens e tenho um alto percentual céltico ou seja, Irlandês devido a origem Nobrega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *