Família Paiva

Veja a seguir a possível origem da Família Paiva que está entre as cinco grandiosas linhagens portuguesas. Se você possui o sobrenome Paiva, vai gostar de saber mais sobre passado desta família.

O sobrenome Paiva, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Paiva

O sobrenome Paiva tem origem toponímica. Segundo genealogistas, a árvore genealógica dessa família revela que seu surgimento foi antes de Cristo. Os primeiros fundadores moravam na Península Ibérica e tiveram o território invadido inúmeras vezes.

Os que restaram ao norte de Portugal foram para a única região que ainda não tinha sido conquistada o “Condado de Portugal”. Assim, os membros da população que restaram se estabeleceram neste local no qual foi possível difundir fé cristã a outros países. Vale ressaltar que os descendentes dos Paiva foram uma peça chave na reconquista desse território.

Os relatos antigos sustentam a ideia de que o sobrenome Paiva tenha surgido a partir de Dom Arnaldo Baião, primogênito de João Soares de Paiva, Senhor da Quinta de Paiva. Sendo assim, João transformou o nome Paiva em sobrenome e o repassou a seus descendentes.

Curiosidades

Antigamente era comum a conquista de castelos, vilas, povoados e cidades por meio de guerras. Só possuíam sobrenome quem pertencia à nobreza. Nessa linha de raciocínio, membros da família Paiva participaram dessas guerras com o propósito de conseguir territórios para o rei.

Desse modo, o rei da época como forma de gratidão, concedeu a essa família um brasão e a aprovação do uso do nome do castelo conquistado. Assim, surgiram os primeiros descendentes da família Paiva.

Variantes do Sobrenome Paiva

O sobrenome Paiva não possui nenhuma variação. Sendo assim, sua grafia permaneceu a mesma ao longo dos séculos.

Brasão da Família Paiva

O brasão da família Paiva possui três flores-de-lis de ouro alinhadas na transversal. A flor-de-lis representa o poder, lealdade e soberania. O primeiro escudo a ser representado por essa flor pertence ao rei Luís VIII.

40 Comentários

  1. Cícero says:

    Muito prazer parentes, meu nome Cícero Ferreira de Paiva, sou de Sobral Ceará e tenho orgulho de fazer parte dessa família.

  2. Maria Eduarda Paiva da Silva says:

    Também carrego esse lindo sobre nome, meu nome é Maria Eduarda Paiva da Silva erdei o Paiva da minha mãe e de toda a familia dela que mora no Ceará é uma familia enorme com esse nome, na escola tem mais duas pessoas com o nome Maria Eduarda então as pessoas só me chamam de Paiva

  3. Douglas de Paiva says:

    Gostei muito de conhecer a história do meu nome, meus bisavós eram portugueses e herdei o nome deles de filhos mais velhos, Obg.

  4. Marcos Paiva says:

    meu avô se chamava FRANCISCO PAULINO DE PAIVA, eu procuro parentes dele.

  5. Jefferson says:

    Muito feliz em saber da origem e história dos Paiva, carrego esse sobrenome com muito orgulho, por ser um sobrenome forte.
    Meu nome é Jefferson Paiva

  6. Jaqueline Evangelista de Paiva says:

    sou Jaqueline Evangelista de Paiva, também gosto do Paiva. Minha filha e meu irmão também são chamados pela comunidade pelo sobrenome, ” Ah! vc é irmã do De Paiva!”. Meu sobrenome vem do meu pai, os dois. Não conheço minha familia por parte de pai. Ele nos deixou muito pequenos. Acredito virem de Minas. Em Volta Redonda tem muitos Paivas e quando pergunto, sempre descendem de Minas.

  7. Aparecida Pava says:

    Oi..

    Sou Aparecida #PAIVA
    Sou do Ceará e tenho mto orgulho do meu sobrenome .

  8. Minha mãe era Athaides Pereira Paiva, filha de Joaquim Pereira Paiva e Laurinda Ferreira Neves, sou resultado genetico dessas familias com a familia de meu pai Pedro Paulo Laskoski. Na minha região existem por parte de mãe mais de 300 pessoas com esse sobrenome, que teve no Paraná seu inicio com Francisco Pereira Paiva(chico Ruivo), Maria do Prado e Blandina do Espirito Santo, Eurias Ferreira Neves, José Laskoski, pai de Mateus Laskoski, Rosa Dembiski Ligmann.

  9. Cristiano Paiva da Silveira says:

    Meu avô se chamava João Paiva Silveira, meu pai se chama Luiz Paiva da Silveira, eu, Cristiano Paiva da Silveira e meu filho, Mateus Paiva da Silveira, adoro meu sobrenome Paiva, tanto que todos meus amigos me chamam por PAIVA. Segundo meu pai, meu avô veio criança de Portugal. Quem quiser conversar comigo no Facebook é só procurar pelo meu nome completo que achará.

  10. Celso E. Paiva says:

    Saber nossas origens , é saber nossa história , parabens ao google.

  11. abel says:

    Sou abel Paiva gosto muito do meu sobrenome .abs a todos Paiva do Brasil

  12. Eliana Paiva dos Santos. says:

    O meu sobrenome E Paiva, como devo fazer para conseguir minha cidadania Portuguesa

  13. Reinaldo de Paiva says:

    Boa Tarde meus parentes Paiva, sou Reinaldo de Paiva meu pai Antonio de Paiva, ja falecido era da Região de Itapeva – SP ele sempre me dizia sobre os Sefarditas e de que seus pais eram Portugueses e se um dia ele tivesse condições iria atras da Família para pedir a Cidadania Portuguesa e consequentemente um dia voltar a viver nestas terras maravilhosas, o tempo passou e agora eu estou animado em saber mais sobre nossa familia, Se alguem for da Região de Itapeva SP ou saber de como obteve a a cidadania gostaria de conhece los
    Abraços Paivas

  14. Mirian Paiva Tavares says:

    Gostei muito de saber a origem do meu sobrenome ??? para Paiva geral

  15. DORA DE PAIVA INACIO says:

    Estou procurando saber mais sobre minha familia PAIVA, para obter
    nacionalidade portuguesa. e tambem relação com os sefarditas que os Paiva tem na historia.

  16. Adriana Paiva says:

    Olá “primos”, prazer conhecer vcs! A família de meu avó paterno era de origem espanhola e portuguesa. Rodriguez Paiva.

  17. RAMON PAIVA says:

    SOMOS PAIVA… NA MINHA CIDADE TEMOS FAMA DE POVO BONITO….RS

  18. Saulo Paiva says:

    Olá Paivas , já gosto de vocês akakka

  19. orianne paiva says:

    Prazer em conhecer meus antepassados meu none é Orianne Oldmise Lopes Paiva

  20. wellington martins de paiva says:

    gostei

  21. Paulo César says:

    Prazer em conhecer meus novos “parentes” kkkkkk meu nome é Paulo César Paiva

  22. Valmir says:

    Meu pai. Teve nome Aureliano Ferreira Paiva , Eu sou Valmir Pereira Paiva , Honra , honestidade , amor paixao , este sobre e tudo. Isso e mais

  23. Tamiris Raquel de Paiva says:

    Muito interessante

  24. Matheus Paiva says:

    Interessante saber sobre nossos antepassados.
    importante para todos.

  25. Adriana f Paiva says:

    Sou Adriana Ferreira Paiva ,gosto muito do meu sobrenome.

  26. Ludmila Vieira dos Santos Paiva says:

    Gosto muito de meu sobrenome.Acho imponente..

  27. Ana Géssica Paiva says:

    Gostei da historia do meu sobrenome

  28. Ana Géssica Paiva says:

    Gosto de ter esse subrenome

  29. Anan Géssica Paiva says:

    Gosto de ter esse subrenome

  30. PC says:

    SOU PAULO C COSTA PAIVA

  31. José Wellington Paiva says:

    José Wellington Paiva tenho orgulho de ter esse sobrenome.

  32. Felipe Takasawa Paiva says:

    Só vem.

  33. Domingos Sávio Paiva de Oliveira says:

    Gostei da origem histórica.

  34. Patrícia Savariego says:

    Gostaria de saber o significado do meu sobrenome que é Savariego, meus bisavós vieram da Espanha.

Deixe um comentário